QUARTA-FEIRA, 11/03/2026

Em destaque

L

Saúde

COM A EBSERH: Prefeitura de Porto Velho inspeciona unidades hospitalares para implantação do Hospital Municipal

Técnicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares vão vistoriar três estruturas privadas que já manifestaram interesse em venda

Por Luciane Gonçalves/SMC/PMPV-010

Publicado em 

Foto: Leandro Morais

A convite da Prefeitura, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está em Porto Velho para a segunda etapa de visitas aos hospitais privados. O objetivo é encontrar o melhor estabelecimento para ser adquirido pela gestão municipal e transformado no Hospital Municipal Universitário, atendendo aos anseios da população e da comunidade acadêmica.

Na manhã desta quinta-feira (20), antes da equipe seguir para as vistorias, uma reunião de boas-vindas e alinhamentos aconteceu na reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir) com a presença do prefeito, Léo Moraes, do secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, da reitora da Unir, Marília Pimentel, e demais membros da comissão que acompanha as tratativas de compra do hospital.

Léo Moraes reforçou o compromisso da gestão com a implantação do Hospital Municipal em Porto Velho, uma reivindicação antiga da população. “O Município tem vontade, interesse e vai avançar nessa área o quanto antes. Nesse propósito, contamos com a Ebserh para seguirmos firmes nessa tratativa e fazer acontecer”, pontuou o prefeito.

Léo Moraes reforçou o compromisso da gestão com a implantação do Hospital Municipal em Porto Velho

Com a implantação do primeiro Hospital Municipal Universitário (HMU) do estado, a Prefeitura busca ampliar a capacidade de atendimento especializado, promovendo o acesso da população da capital aos serviços de maior complexidade.

A Prefeitura de Porto Velho conta com o apoio e parceria fundamental da Unir, que terá a unidade hospitalar como campo de estudo e pesquisa, voltado para a formação de profissionais da área da saúde.

EBSERH EM PORTO VELHO

O cronograma de trabalho da equipe da Ebserh contempla visita técnica em três hospitais privados que manifestaram interesse na venda de suas estruturas.

Cronograma de trabalho da equipe da Ebserh contempla visita técnica em três hospitais privados

O coordenador de Gestão da Rede de Trabalho da vice-presidência da Ebserh, Adriano Souza, presente na força-tarefa em Porto Velho, explica que as avaliações levam em consideração toda a estrutura da unidade, o perfil assistencial e a possibilidade de implantação de espaços de ensino.

“É muito importante que essas unidades, além da assistência, também ofereçam boa estrutura aos alunos. Espero que a gente consiga sair daqui com uma boa impressão dessas novas unidades que serão avaliadas e que a gente consiga trazer o tão sonhado hospital universitário para o município de Porto Velho”, desejou Adriano.

TRATATIVAS E BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO

Tão logo a Ebserh emita o parecer favorável para a compra de alguma das estruturas avaliadas, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia as tratativas para concretizar a aquisição, com recursos próprios e parcerias com parlamentares que já manifestaram apoio financeiro ao projeto.

Estudo técnico de viabilidade e impacto está sob a coordenação da Semusa

A proposta é que a estrutura hospitalar seja mantida pela Ebserh, responsável pela gerência de hospitais universitários federais em todo o país.

Com essa gestão qualificada, o HMU poderá oferecer exames e consultas especializadas, procedimentos cirúrgicos, leitos de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e demais atendimentos de média e alta complexidade, não disponibilizados hoje pelo município.

O estudo técnico de viabilidade e impacto está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O secretário Jaime Gazola explica que “o diferencial dessa aquisição é que o hospital atenderá os pacientes de Porto Velho, que sofrem sem uma unidade hospitalar e que há muito tempo esperam por essa conquista”.

CAMPO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Conforme Marília Pimentel, HMU deve ampliar o número de vagas para estudantes de medicina

Além de referência do atendimento especializado à população de Porto Velho, a implantação do Hospital Municipal Universitário deve ser ainda um ambiente de aprendizado prático e realista para os estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e outras áreas da saúde, por meio das parcerias com as universidades privadas. A unidade também servirá como campo de estágio, possibilitando aos alunos a vivência direta com pacientes e ainda com os serviços e atendimento voltados à sociedade.

Conforme a reitora da Unir, Marília Pimentel, (HMU) deve ampliar o número de vagas para estudantes de medicina.

“Eu fico muito feliz que a atual gestão tenha essa sensibilidade de compreender que a universidade é uma parceira, quem forma os profissionais da área de saúde que vão atender a nossa população. Estamos confiantes na concretização desse trabalho para a universidade ter um hospital, que vai ser administrado por uma estatal, a Ebserh, que tem excelência nos serviços que faz na área de saúde”, destacou a reitora.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho reforça saúde com contratação de 102 novos profissionais

Porto Velho reforça saúde com contratação de 102 novos profissionais

Assinatura de contratos marca mais uma etapa do processo seletivo, que já integrou mais de 400 profissionais
L
Projeto Mobiliza TB leva ações comunitárias para prevenção da tuberculose em Porto Velho

Projeto Mobiliza TB leva ações comunitárias para prevenção da tuberculose em Porto Velho

O projeto surgiu diante dos desafios epidemiológicos enfrentados na capital rondoniense, que ainda registra casos da doença.
L
Anvisa aprova novos medicamentos para diabetes, câncer e doença rara

Anvisa aprova novos medicamentos para diabetes, câncer e doença rara

Publicação no Diário Oficial da União autoriza o registro de três terapias biológicas inovadoras para pacientes com condições graves no Brasil.
L
Profissionais da saúde assinam contrato e reforçam atendimento em Porto Velho

Profissionais da saúde assinam contrato e reforçam atendimento em Porto Velho

Prefeitura oficializa a contratação de novos servidores aprovados em processo seletivo para ampliar a assistência na rede municipal de saúde.
L
Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de epilepsia de difícil controle

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de epilepsia de difícil controle

Cenobamato é indicado para adultos farmacorresistentes e demonstrou redução significativa na frequência de crises em estudos clínicos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Ator baiano, que concorre à estatueta de Melhor Ator, dividirá o palco com estrelas como Pedro Pascal e Nicole Kidman na cerimônia deste domingo.
L
Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Proposta permite que delegados determinem monitoramento em cidades sem juiz e cria alerta simultâneo para vítimas e polícia.
L

Em Cima da Hora : Wagner Sodré e Jeffeson Muniz falam sobre eleição do SINPOL

A entrevista promete trazer informações importantes para os filiados e para todos que acompanham o debate sobre a organização e a representatividade da categoria no estado.
L
Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Na capital Porto Velho, a previsão indica chuva em toda a área urbana, com maior possibilidade de ocorrência de descargas elétricas, especialmente em áreas ao noroeste da cidade, conforme apontam as imagens do satélite GOES-19.
L

Estreias da semana no cinema trazem suspense, terror e promoção especial

Filmes Missão Refúgio, POV: Presença Oculta e Iron Lung chegam às telonas, enquanto o Cine Araújo prepara promoções especiais em Porto Velho com ingressos a preços reduzidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Ministro foi sorteado pelo sistema do STF mesmo após deixar inquérito sobre o banco devido a citações em mensagens de investigado.
L
Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Encontro com equipe da OCB abordou proposta legislativa e alinhamentos técnicos para impulsionar cooperativas no estado.
L
STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

Oficiais condenados a 16 anos de reclusão serão encaminhados para a “Papudinha”, onde cumprirão pena por falha na contenção dos atos golpistas.
L
STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

Ministro Flávio Dino nega pedido da defesa e mantém convocação da presidente do Palmeiras e da Crefisa como testemunha.
L
Fundador da Reag Investimentos nega elo com o PCC em depoimento à CPI do Crime

Fundador da Reag Investimentos nega elo com o PCC em depoimento à CPI do Crime

Empresário João Carlos Mansur afirma que gestora foi auditada internacionalmente e atribui liquidação do Banco Central ao tamanho da companhia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Acusado de homicídio de policial em 2013 reagiu a abordagem em Machadinho do Oeste e morreu; histórico de violência doméstica e criminalidade complica perfil do infrator.
16
PM faz cerco e prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

PM faz cerco, prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

Durante varredura os policiais encontraram dois celulares roubados, 8 porções de maconha, 6 de crack e 17 de cocaína, dinheiro do tráfico e objetos de procedência duvidosa.
14
Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Ação em Porto Velho termina com dois presos e apreensão de cocaína, crack e maconha após rastreamento em tempo real.
12
Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Motociclista vítima de grave acidente morre em hospital na capital

Após quase uma semana lutando pela vida, Gabriel acabou não resistindo e foi a óbito.
18
MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré

MPRO deflagra Operação “Eco” em Nova Mamoré

A ação é um desdobramento da Operação Godos, deflagrada no dia 12/11/2025, e visa instruir investigação que apura a suposta prática do crime de obstrução de justiça, especificamente no que tange ao embaraço de investigações envolvendo organização criminosa armada.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia discute estratégias para atrair turistas estrangeiros durante oficina do Plano Brasis em Porto Velho

Rondônia discute estratégias para atrair turistas estrangeiros durante oficina do Plano Brasis em Porto Velho

Representantes do setor turístico, instituições públicas e entidades empresariais participaram, em Porto Velho, de uma oficina de diagnóstico sobre a implementação do Plano Brasis, iniciativa que busca fortalecer a presença do estado no turismo internacional.
L
Jornada Tech.RO apresenta soluções para a transformação tecnológica estadual

Jornada Tech.RO apresenta soluções para a transformação tecnológica estadual

Governo lança assistente virtual “Rô” e compartilha ferramentas de modernização pública com municípios em evento na capital
L
IPAM esclarece que não tem investimentos no Banco Master

IPAM esclarece que não tem investimentos no Banco Master

Instituto de Previdência de Porto Velho reforça que quase todo o patrimônio está aplicado em instituições públicas e títulos federais, garantindo segurança financeira.
L
ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

Governo do Estado institui benefício fiscal que reduz carga tributária para 4% nas saídas interestaduais destinadas ao abate
L
Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Governo do Estado apresenta o Sistema Sicarf para modernizar e agilizar o ordenamento territorial em municípios rondonienses
L
Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferece vagas para cursos remotos até este domingo, 15 de março
L
Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Programa Sebrae Delas promove capacitação e reflexões sobre liderança, gestão e equilíbrio entre vida pessoal e profissional em alusão ao Mês Internacional da Mulher.
L

Requerimento da Licença Ambiental: M. F. DAS NEVES SILVA

Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO
L
Governo e setor produtivo discutem logística para fortalecer agroindústria em Rondônia

Governo e setor produtivo discutem logística para fortalecer agroindústria em Rondônia

Reunião debate infraestrutura logística, rotas bioceânicas e medidas para ampliar competitividade das cadeias agroindustriais.
L
Rondônia inicia planejamento do turismo com reunião do Consetur para 2026

Rondônia inicia planejamento do turismo com reunião do Consetur para 2026

Governo reúne Conselho Estadual de Turismo e representantes do trade em Porto Velho para definir ações estratégicas do setor para 2026.
L