TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

L

Saúde

Rondônia registra redução de 72% nos casos de dengue em 2025

O estado acompanha o cenário nacional quando foram registrados 281.049 casos prováveis nas seis primeiras semanas de 2025, contra 698.482 no mesmo período do ano passado

Por Ministério da Saúde - 010

Publicado em 

Rondônia registra redução de 72% nos casos de dengue em 2025 - News Rondônia
Foto: Divulgação

Nas primeiras seis semanas de 2025, o número de casos prováveis de dengue no Brasil é aproximadamente 60% menor em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde. Em 2025, até o dia 13 de fevereiro, foram registrados 281.049 casos prováveis, contra 698.482 casos no mesmo período do ano passado. O estado de Rondônia acompanha o cenário nacional e registra uma redução de 72% na comparação entre os dois períodos, passando de 923 casos em 2024 para 258 neste ano. O resultado é parte do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado pelo Governo Federal em setembro de 2024.

“Essa redução substancial do número de casos de dengue no país é um reflexo da mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde, de forma conjunta com estados e municípios de todo o país, com participação ativa da população. O objetivo do Governo Federal é salvar vidas e proteger a saúde dos cidadãos e, para isso, é fundamental fortalecer as ações de preparação da rede de assistência, mantendo os esforços necessários para evitar adoecimentos”, destaca a ministra Nísia Trindade.

Para o pesquisador da Fiocruz Brasília, Claudio Maierovitch, “temos as tarefas de sensibilização da população para as atividades de prevenção e de organização da rede de saúde, para que as pessoas tenham acesso fácil, saibam onde e quando procurar, e o que fazer no caso de qualquer sintoma”, disse.

Entre os estados, 17 registraram redução nos casos prováveis da doença e 10 apresentaram aumento no comparativo entre as seis primeiras semanas epidemiológicas. As maiores reduções foram registradas no Distrito Federal (97%), Rio de Janeiro (91%), Minas Gerais (88%), Amapá (79%) e Paraná (74%).

Circulação do sorotipo 3 preocupa em São Paulo

Em relação à incidência, os estados que registram o maior número de casos prováveis por 100 mil habitantes são Acre, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. São Paulo é o estado que registra o maior número do país, com 164.463 mil casos prováveis de dengue em 2025 até o momento, o que representa um aumento de aproximadamente 60% em relação ao ano passado.

“Essa elevação contínua no estado de São Paulo nos preocupa devido a maior presença do sorotipo 3, que não circulava no país há mais de 15 anos. Estamos em estreito diálogo com a secretaria estadual de saúde, conselho de secretarias municipais do estado e secretarias municipais de saúde daqueles municípios com maiores números de casos de dengue, com visitas e apoio técnico”, alerta Rivaldo Venâncio, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente. Neste momento, por exemplo, a Força Nacional do SUS mantém equipe em São José do Rio Preto, no interior do estado.

Na opinião do infectologista e pesquisador da Fiocruz no Rio de Janeiro, André Siqueira, “a prontidão com que a rede assistencial é estruturada e promove o adequado manejo dos casos suspeitos de dengue é o que define se uma epidemia, uma vez instalada, resultará em baixo ou alto número de óbitos”.

Para o infectologista, há que se reconhecer e saudar as inúmeras iniciativas da ministra Nísia Trindade desde o lançamento do Plano, em 2024. “Ela tem ouvido diversos setores direta e indiretamente envolvidos na gestão da saúde, como governadoras e governadores, prefeitas e prefeitos, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias de Estado de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, bem como centrais sindicais, associações e sociedades das diversas categorias profissionais e de especialistas”, disse.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), os casos de dengue são registrados em vários países da América. Um alerta para risco de surtos devido à circulação do sorotipo DENV-3 foi emitido pela instituição no início de fevereiro. Segundo a Opas, além do Brasil, o sorotipo 3 da dengue está presente na Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Porto Rico.

Plano de controle da dengue do Ministério da Saúde

O plano de ação do Governo Federal brasileiro foi construído com base nas evidências científicas mais atualizadas, novas tecnologias e representa um pacto nacional para o enfrentamento a essas doenças. A articulação com estados e municípios – em todas as unidades da federação, além de entidades representativas de diversas categorias profissionais, instituições públicas e privadas da sociedade civil, foram fundamentais para garantir o controle do Aedes aegypti no território nacional.

De maneira preventiva, o Ministério da Saúde também instalou, em janeiro de 2025, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses, buscando ampliar o monitoramento das arboviroses, orientar a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e o controle de vetores. Por meio do COE, a pasta realiza a Caravana da Saúde, intensificando o controle da dengue pelo Brasil. Em 2025, o Ministério da Saúde já enviou equipes para 22 municípios de 12 estados para aprimorar a assistência à população e reorganizar os serviços de saúde.

Nesse cenário, a população brasileira também representa importante papel na prevenção da doença, aderindo à campanha “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir contra o contra o Aedes aegypti é agora”, praticando a limpeza adequada dentro das residências. O Ministério da Saúde reitera que 75% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Os Agentes de Saúde, que realizam visitas e orientações de casa em casa, também contribuíram para que o resultado fosse alcançado.

O trabalho dos conselhos de Secretários de Saúde (CONASS) e de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) evidenciaram o esforço nacional para o combate ao mosquito e cuidado com a população.

Nessa direção, o Ministério da Saúde reforça, ainda, o envio de insumos aos entes federados como larvicidas, inseticidas e testes rápidos para diagnóstico de dengue, além da implantação de outras tecnologias para controle do mosquito Aedes aegypti, como Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), monitoramento entomológico por ovitrampas, Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) e inseto estéril por irradiação.

Em janeiro de 2025, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos inéditos para dengue. Todos os estados brasileiros já receberam os insumos que, agora, seguem para os municípios. É a primeira vez que a pasta envia esse tipo de teste para detectar a dengue. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. O investimento nesse tipo de teste somou mais de R$ 17,3 milhões.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CPF passa a ser o novo número do cartão do SUS

CPF passa a ser o novo número do cartão do SUS

Ministério da Saúde unifica o cartão do SUS com o CPF para integrar informações e modernizar o sistema, com previsão de inativação de 111 milhões de cadastros.
L
Alunos da EMEI Nova República participam de ação de saúde com consultas de rastreio em Porto Velho

Alunos da EMEI Nova República participam de ação de saúde com consultas de rastreio em Porto Velho

Iniciativa promovida em parceria com Unir, Fimca e unidades de saúde permite avaliação do desenvolvimento infantil e cuidados clínicos.
L
Governo de RO abre inscrições para 2ª Corrida da Saúde com doação de sangue em Porto Velho

Governo de RO abre inscrições para 2ª Corrida da Saúde com doação de sangue em Porto Velho

Evento ocorre em 25 de outubro e une solidariedade, prevenção ao câncer e incentivo a hábitos saudáveis no Espaço Alternativo.
L
Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

II Programa Nufis Itinerante acontece de 16 a 18 de setembro, capacitando cerca de 250 profissionais de saúde da região central do estado.
L
Lei Federal cria campanha de conscientização sobre câncer de pulmão

Lei Federal cria campanha de conscientização sobre câncer de pulmão

Agosto Branco será dedicado a ações em todo o Brasil para alertar sobre os sintomas da doença e seus tratamentos, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer de pulmão.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Parlamentares debatem anistia a golpistas do 8 de janeiro

Parlamentares debatem anistia a golpistas do 8 de janeiro

Presidente da Câmara, Hugo Motta, pauta reunião para discutir urgência de PL que perdoa condenados por tentativa de golpe de Estado; oposição apoia proposta.
L

Comunidade News: Entrevista com Luiz Henrique

Nesta terça-feira, dia 16, às 15h, o programa Comunidade News recebe Luiz Henrique.
L
Moraes mantém restrições a Mauro Cid no STF

Moraes mantém restrições a Mauro Cid no STF

Ministro Alexandre de Moraes nega pedido de ex-ajudante de Bolsonaro para extinguir pena e ter passaportes, tornozeleira e bens devolvidos.
L
Bolsonaro condenado por racismo em Brasília

Bolsonaro condenado por racismo em Brasília

Ex-presidente terá que pagar R$ 1 milhão por comentários racistas feitos em 2021; a União também foi condenada a pagar o mesmo valor pela decisão.
L

Alertas de demonstração do Defesa Civil Alerta na região Norte serão no sábado: News Rondônia entrevista Armin Braun, diretor do Cenad

Ferramenta envia alertas de desastres diretamente para celulares e já tem testes marcados em quatro cidades de Rondônia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L

POLÍTICA

Deputados pautam PEC que dificulta denúncias criminais

Deputados pautam PEC que dificulta denúncias criminais

Presidente da Câmara, Hugo Motta, pauta proposta para dificultar denúncias contra parlamentares e conceder foro a líderes de partidos com o apoio da oposição.
L
Novo Horizonte recebe 50 manilhas por emenda da deputada Gislaine Lebrinha

Novo Horizonte recebe 50 manilhas por emenda da deputada Gislaine Lebrinha

Emenda parlamentar viabilizou melhorias em linhas rurais, beneficiando mais de 50 famílias e facilitando o escoamento da produção agrícola.
L
Deputada Gislaine Lebrinha participa de encontro nacional sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Deputada Gislaine Lebrinha participa de encontro nacional sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Evento reuniu parlamentares de todo o país para discutir políticas públicas de proteção e ampliar a participação feminina na sociedade.
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1,9 milhão para a saúde de Castanheira

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1,9 milhão para a saúde de Castanheira

Recursos garantirão custeio, medicamentos, transporte de pacientes e contratação de especialistas no município.
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina emenda para construção de banheiros na Escola Lázara Alves de Lima

Deputada Gislaine Lebrinha destina emenda para construção de banheiros na Escola Lázara Alves de Lima

Em São Miguel do Guaporé, unidade que atende cerca de mil alunos será beneficiada com melhoria na infraestrutura escolar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ex-delegado Ruy Ferraz é executado em Praia Grande, e assassinos deixam carregadores de fuzil

As autoridades trabalham com a hipótese de vingança do PCC
18

Filha aprendeu “mata-leão” na internet e mata a mãe com ajuda de comparsas

Uma adolescente de 16 anos confessou ter matado a própria mãe com um “mata-leão”, golpe que aprendeu na internet, em Colíder (MT)
18

Pastor é preso por abusar de fiéis em “ritual de purificação”

A Polícia Civil apurou que o suspeito manipulava as fiéis, forçando-as a praticar atos sexuais em supostos “rituais espirituais”
16

Neto chora ao ser obrigado por avó a comer em tigela de cão

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma criança de 6 anos sendo obrigada a comer em uma tigela de cachorro, enquanto é ameaçada pela avó
16
PF deflagra operação contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia

PF deflagra operação contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade de Porto Velho, por decisão da Vara das Garantias da Justiça Estadual
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): D B FERREIRA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PEQUENO PORTE (LAPP)
L
Recuperação da camada de ozônio é destaque na ONU

Recuperação da camada de ozônio é destaque na ONU

A OMM credita a melhora a políticas internacionais, com o buraco na Antártida sendo o menor dos últimos anos e previsão de recuperação total até 2066.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): AGROSOLO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA – LAP, LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO – LAI E LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L
Professores da rede municipal de Jaru recebem capacitação em matemática infantil

Professores da rede municipal de Jaru recebem capacitação em matemática infantil

Formação reuniu cerca de 30 docentes e destacou o uso da ludicidade no processo de aprendizagem.
L
Homem perde casa em incêndio e ganha uma nova em rifa beneficente no Canadá

Homem perde casa em incêndio e ganha uma nova em rifa beneficente no Canadá

Músico investiu US$ 50 em bilhete e foi premiado dias após perder tudo no fogo.
L
Obra de Silvio Persivo resgata a poesia infantil

Obra de Silvio Persivo resgata a poesia infantil

Livro Trinta e Um Poeminhas e Uma Cantiga de Roda reúne textos do escritor paraense radicados em Rondônia para seus netos, com ilustrações em colagem da artista Isnar Rocha.
L
Prefeitura de Jaru conclui pavimentação da Rua Anita Garibaldi, no Setor 06

Prefeitura de Jaru conclui pavimentação da Rua Anita Garibaldi, no Setor 06

Investimento por meio de emenda parlamentar melhora trânsito e qualidade de vida da população
L
Ícone de Hollywood, Robert Redford morre aos 89 anos

Ícone de Hollywood, Robert Redford morre aos 89 anos

Aclamado ator e ativista ambiental, Robert Redford, astro de filmes como Golpe de Mestre e fundador do Instituto Sundance, faleceu em sua casa nos EUA.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: L. REINALDO DA SILVA

DISPENSA DE LICENCIAMENTO Nº 016.01802.007/2025-SUL
L
Comissão da ONU acusa Israel de genocídio em Gaza

Comissão da ONU acusa Israel de genocídio em Gaza

Relatório independente encomendado pela ONU aponta que Israel cometeu quatro dos cinco atos definidos como genocidas e demonstra a intenção de destruir o povo palestino.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.