TERÇA-FEIRA, 21/10/2025

Em destaque

L

Saúde

Rondônia registra redução de 72% nos casos de dengue em 2025

O estado acompanha o cenário nacional quando foram registrados 281.049 casos prováveis nas seis primeiras semanas de 2025, contra 698.482 no mesmo período do ano passado

Por Ministério da Saúde - 010

Publicado em 

Foto: Divulgação

Nas primeiras seis semanas de 2025, o número de casos prováveis de dengue no Brasil é aproximadamente 60% menor em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde. Em 2025, até o dia 13 de fevereiro, foram registrados 281.049 casos prováveis, contra 698.482 casos no mesmo período do ano passado. O estado de Rondônia acompanha o cenário nacional e registra uma redução de 72% na comparação entre os dois períodos, passando de 923 casos em 2024 para 258 neste ano. O resultado é parte do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado pelo Governo Federal em setembro de 2024.

“Essa redução substancial do número de casos de dengue no país é um reflexo da mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde, de forma conjunta com estados e municípios de todo o país, com participação ativa da população. O objetivo do Governo Federal é salvar vidas e proteger a saúde dos cidadãos e, para isso, é fundamental fortalecer as ações de preparação da rede de assistência, mantendo os esforços necessários para evitar adoecimentos”, destaca a ministra Nísia Trindade.

Para o pesquisador da Fiocruz Brasília, Claudio Maierovitch, “temos as tarefas de sensibilização da população para as atividades de prevenção e de organização da rede de saúde, para que as pessoas tenham acesso fácil, saibam onde e quando procurar, e o que fazer no caso de qualquer sintoma”, disse.

Entre os estados, 17 registraram redução nos casos prováveis da doença e 10 apresentaram aumento no comparativo entre as seis primeiras semanas epidemiológicas. As maiores reduções foram registradas no Distrito Federal (97%), Rio de Janeiro (91%), Minas Gerais (88%), Amapá (79%) e Paraná (74%).

Circulação do sorotipo 3 preocupa em São Paulo

Em relação à incidência, os estados que registram o maior número de casos prováveis por 100 mil habitantes são Acre, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. São Paulo é o estado que registra o maior número do país, com 164.463 mil casos prováveis de dengue em 2025 até o momento, o que representa um aumento de aproximadamente 60% em relação ao ano passado.

“Essa elevação contínua no estado de São Paulo nos preocupa devido a maior presença do sorotipo 3, que não circulava no país há mais de 15 anos. Estamos em estreito diálogo com a secretaria estadual de saúde, conselho de secretarias municipais do estado e secretarias municipais de saúde daqueles municípios com maiores números de casos de dengue, com visitas e apoio técnico”, alerta Rivaldo Venâncio, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente. Neste momento, por exemplo, a Força Nacional do SUS mantém equipe em São José do Rio Preto, no interior do estado.

Na opinião do infectologista e pesquisador da Fiocruz no Rio de Janeiro, André Siqueira, “a prontidão com que a rede assistencial é estruturada e promove o adequado manejo dos casos suspeitos de dengue é o que define se uma epidemia, uma vez instalada, resultará em baixo ou alto número de óbitos”.

Para o infectologista, há que se reconhecer e saudar as inúmeras iniciativas da ministra Nísia Trindade desde o lançamento do Plano, em 2024. “Ela tem ouvido diversos setores direta e indiretamente envolvidos na gestão da saúde, como governadoras e governadores, prefeitas e prefeitos, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias de Estado de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, bem como centrais sindicais, associações e sociedades das diversas categorias profissionais e de especialistas”, disse.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), os casos de dengue são registrados em vários países da América. Um alerta para risco de surtos devido à circulação do sorotipo DENV-3 foi emitido pela instituição no início de fevereiro. Segundo a Opas, além do Brasil, o sorotipo 3 da dengue está presente na Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Porto Rico.

Plano de controle da dengue do Ministério da Saúde

O plano de ação do Governo Federal brasileiro foi construído com base nas evidências científicas mais atualizadas, novas tecnologias e representa um pacto nacional para o enfrentamento a essas doenças. A articulação com estados e municípios – em todas as unidades da federação, além de entidades representativas de diversas categorias profissionais, instituições públicas e privadas da sociedade civil, foram fundamentais para garantir o controle do Aedes aegypti no território nacional.

De maneira preventiva, o Ministério da Saúde também instalou, em janeiro de 2025, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses, buscando ampliar o monitoramento das arboviroses, orientar a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e o controle de vetores. Por meio do COE, a pasta realiza a Caravana da Saúde, intensificando o controle da dengue pelo Brasil. Em 2025, o Ministério da Saúde já enviou equipes para 22 municípios de 12 estados para aprimorar a assistência à população e reorganizar os serviços de saúde.

Nesse cenário, a população brasileira também representa importante papel na prevenção da doença, aderindo à campanha “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir contra o contra o Aedes aegypti é agora”, praticando a limpeza adequada dentro das residências. O Ministério da Saúde reitera que 75% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Os Agentes de Saúde, que realizam visitas e orientações de casa em casa, também contribuíram para que o resultado fosse alcançado.

O trabalho dos conselhos de Secretários de Saúde (CONASS) e de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) evidenciaram o esforço nacional para o combate ao mosquito e cuidado com a população.

Nessa direção, o Ministério da Saúde reforça, ainda, o envio de insumos aos entes federados como larvicidas, inseticidas e testes rápidos para diagnóstico de dengue, além da implantação de outras tecnologias para controle do mosquito Aedes aegypti, como Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), monitoramento entomológico por ovitrampas, Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) e inseto estéril por irradiação.

Em janeiro de 2025, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos inéditos para dengue. Todos os estados brasileiros já receberam os insumos que, agora, seguem para os municípios. É a primeira vez que a pasta envia esse tipo de teste para detectar a dengue. A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. O investimento nesse tipo de teste somou mais de R$ 17,3 milhões.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hospital de Jaru registra nascimento de gêmeos de parto natural

Hospital de Jaru registra nascimento de gêmeos de parto natural

Alanna e Adson chegaram ao mundo com saúde e atenção humanizada da equipe médica.
L
Gordura "invisível" no abdômen e no fígado pode causar danos silenciosos nas artérias

Gordura “invisível” no abdômen e no fígado pode causar danos silenciosos nas artérias

Um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, revela que o acúmulo de gordura visceral e hepática aumenta o risco de obstrução arterial, mesmo em pessoas com peso normal, o que desafia o IMC como única medida de saúde.
L
Azeite Ouro Negro é proibido pela Anvisa por fraude e origem desconhecida

Azeite Ouro Negro é proibido pela Anvisa por fraude e origem desconhecida

O governo federal, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu a venda e uso de todos os lotes de azeite Ouro Negro, que foi desclassificado por fraude e teve sua origem classificada como desconhecida.
L
Rondônia tem 2º maior índice de mortes por choque elétrico e Energisa alerta para prevenção.

Rondônia tem 2º maior índice de mortes por choque elétrico e Energisa alerta para prevenção

Levantamento nacional aponta 25 mortes em 32 acidentes em 2024 e reforça importância da conscientização sobre segurança elétrica.
L
Alta Floresta d’Oeste e Porto Velho registram mais de 240 bolsas de sangue coletadas

Alta Floresta d’Oeste e Porto Velho registram mais de 240 bolsas de sangue coletadas

Ações itinerantes da Fhemeron reforçam estoques da hemorrede e ampliam cadastro de doadores de medula óssea em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Anwar Daoud Badran

Homenagem a Anwar Daoud Badran, palestino jordaniano radicado em Porto Velho, lembrado pela bondade, fé e amor à família, inspiração para amigos e comunidade.
L

Jovem News entrevista Marcos Bruno nesta segunda-feira

Com presença marcante nas redes e participação em diversas campanhas, Marcos Bruno compartilha experiências sobre sua trajetória.
L

Unir promove corrida para universitários, servidores e comunidade

I Corrida Cross – Circuito Campus UNIR, um evento dedicado à promoção da saúde e do bem-estar.
L

In Foco: Noite do Bicho está de volta em edição histórica com DJ Daniel Campos e Ricardo Jr

DJ Alex Marcks, vindo diretamente de Manaus – AM, reconhecido como um dos melhores DJs do Brasil, será o convidado especial da noite.
L
Prazo para diploma médico do Revalida 2025/2 começa hoje

Prazo para diploma médico do Revalida 2025/2 começa hoje

Candidatos da primeira etapa do Revalida 2025/2 devem enviar o diploma médico até sexta-feira (24) para avançar à próxima fase do exame nacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

Vaga de emprego para Analista de Marketing e Design em Porto Velho, Salário R$ 2.413,42

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando um Analista de Marketing e Design para integrar sua equipe criativa em Porto Velho, Rondônia.
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L

POLÍTICA

Alto Paraíso substitui ponte de madeira por tubos de aço corrugado com emenda de Pedro Fernandes

Alto Paraíso substitui ponte de madeira por tubos de aço corrugado com emenda de Pedro Fernandes

Obra garante mais segurança e trafegabilidade para moradores e produtores rurais do município.
L
Lula lança Programa Reforma Casa Brasil e foca em moradias para "invisíveis"

Lula lança Programa Reforma Casa Brasil e foca em moradias para “invisíveis”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta segunda-feira (20 de outubro de 2025) o Programa Reforma Casa Brasil, uma iniciativa que prevê financiamento de a partir de R$ 5 mil para reformas e ampliações de moradias.
L
Deputado Alex Redano prestigia comemoração dos 48 anos de Ariquemes

Deputado Alex Redano prestigia comemoração dos 48 anos de Ariquemes

Evento contou com shows nacionais, festival gastronômico, feira de artesanato e reforçou o desenvolvimento cultural e turístico da cidade.
L
Brasil reafirma compromisso com a Coalizão Global pela Justiça Social.

Brasil reafirma compromisso com a Coalizão Global pela Justiça Social

Ministro Luiz Marinho destaca políticas de trabalho decente, igualdade salarial e justiça fiscal em reunião da OIT.
L
STF derruba decisão de Barroso sobre aborto legal por enfermeiros

STF derruba decisão de Barroso sobre aborto legal por enfermeiros

O placar de 8 a 1 formado nesta segunda-feira (20) suspendeu a autorização para enfermeiros realizarem abortos legais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem assassinada com tiro na cabeça e corpo desovado é identificada

Jovem assassinada com tiro na cabeça e corpo desovado é identificada

A vítima, identificada como Yriane Carletto do Nascimento, de 22 anos, foi morta em um bar na Linha 21 e seu corpo foi abandonado próximo a uma ponte na Linha 35, em Candeias do Jamari.
18
Grave acidente entre viaturas da PRF deixa policiais feridos na BR-364

Grave acidente entre viaturas da PRF deixa policiais feridos na BR-364

Um gravíssimo acidente envolvendo duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi registrado na tarde desta segunda-feira (20 de outubro de 2025) na BR-364, no trecho entre Itapuã do Oeste e Ariquemes. Pelo menos três policiais ficaram feridos, e uma das viaturas capotou, ficando destruída.
16
PRF recupera caminhonete roubada e adulterada em Ariquemes

PRF recupera caminhonete roubada e adulterada em Ariquemes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia recuperou uma caminhonete com registro de roubo e furto, que apresentava sinais de adulteração de identificação veicular. O veículo havia sido subtraído no Rio de Janeiro e foi interceptado na BR-364, em Ariquemes.
12
Jovem é assassinada com tiro na cabeça em Candeias do Jamari

Jovem é assassinada com tiro na cabeça em Candeias do Jamari

O crime ocorreu na tarde desta segunda-feira, na região conhecida como Linha 21, no distrito de Rio Verde. De acordo com as primeiras informações apuradas, a jovem foi executada com um tiro na cabeça dentro de um bar.
18
PF desarticula fraude no Enamed; criminosos cobrariam R$ 140 mil

PF desarticula fraude no Enamed; criminosos cobrariam R$ 140 mil

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação R1 para desmantelar uma organização criminosa que tentou fraudar a prova do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025 no último domingo (19). O grupo cobraria R$ 140 mil por candidato aprovado na residência médica.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do Dia da Alegria em Campo Novo de Rondônia

Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do Dia da Alegria em Campo Novo de Rondônia

Circuito Tarde de Lazer reuniu crianças, famílias e atividades culturais no município.
L
Pré-venda do Renault Boreal começa com bônus, vantagens exclusivas e reservas online

Pré-venda do Renault Boreal começa com bônus, vantagens exclusivas e reservas online

O SUV marca o segundo lançamento do plano global International Game Plan 2027 e pode ser reservado por R$ 1.000,00
L
Liberdade de imprensa se deteriora nas Américas, diz SIP, com piora nos EUA

Liberdade de imprensa se deteriora nas Américas, diz SIP, com piora nos EUA

Um relatório da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) aponta uma deterioração da liberdade de imprensa em quase todo o continente, destacando que a situação é especialmente alarmante nos Estados Unidos devido à pressão governamental.
L
Nazista de foto icônica de 1941 é identificado após mais de 80 anos

Nazista de foto icônica de 1941 é identificado após mais de 80 anos

Historiadores confirmam que Jakobus Onnen, da SS, aparece apontando arma para judeu na imagem do Holocausto.
L
Donald Trump ameaça taxar China em 155% e sinaliza nova negociação

Donald Trump ameaça taxar China em 155% e sinaliza nova negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, volta a pressionar Pequim com a ameaça de tarifas pesadas, mas indica que pode visitar a China em 2026 para retomar o diálogo.
L
Ambientalistas acionam Justiça contra licença de petróleo na Foz do Amazonas

Ambientalistas acionam Justiça contra licença de petróleo na Foz do Amazonas

Pesquisadores e ONGs criticam a autorização do Ibama para a Petrobras perfurar na Foz do Amazonas, alertando que a exploração de petróleo agrava a crise climática e prejudica a imagem do Brasil na COP30.
L
Colômbia convoca embaixador dos EUA após ameaças de Donald Trump

Colômbia convoca embaixador dos EUA após ameaças de Donald Trump

Em meio a uma disputa escalonada por ataques a supostos barcos de drogas, a Colômbia convocou seu embaixador nos Estados Unidos após o ex-presidente Donald Trump ameaçar aumentar tarifas e interromper pagamentos ao país sul-americano.
L
TRT-14 promove 3ª Semana de Integração da SETIC com foco em inovação.

TRT-14 promove 3ª Semana de Integração da SETIC com foco em inovação

Evento destaca uso de inteligência artificial e fortalece governança e cultura organizacional.
L
Prefeitura qualifica primeiros administradores distritais eleitos em Porto Velho

Prefeitura qualifica primeiros administradores distritais eleitos em Porto Velho

Capacitação envolve gestão, ética, controle de gastos e liderança para fortalecer a administração nos 13 distritos da capital.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.