SÁBADO, 13/09/2025
Publicidade
SICRED

L

Saúde

Estudantes da área rural recebem kits de higiene bucal no início do ano letivo

Ideia é orientar quanto aos cuidados e prevenção de doenças causadas pela falta de higienização

Por Meiry Santos\SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Estudantes da área rural recebem kits de higiene bucal no início do ano letivo - News Rondônia
Foto: Semed

Durante o evento de abertura do ano letivo, na Escola Joaquim Vicente Rondon, em Jaci-Paraná, na tarde de segunda-feira (10), a Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Saúde Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), fez a entrega de diversos kits de saúde bucal, a serem distribuídos para alunos da rede municipal de ensino, como forma de promover a saúde oral.

“O objetivo é, além de entregar os kits, fornecer orientações sobre os cuidados e as medidas preventivas necessárias para evitar doenças decorrentes da falta de higienização dental, especialmente durante a infância dos alunos”, disse Gracilene Pimenta, diretora do Departamento.

Durante esta semana, a equipe do Departamento de Saúde Escolar entregará os kits nas demais unidades da rede municipal de educação, tanto na área urbana quanto na área ribeirinha e distritos no eixo da BR.

A Prefeitura atenderá, este ano, mais de 43 mil alunos, distribuídos em 139 escolas, sendo 84 urbanas e 55 rurais. A abertura do ano letivo na zona urbana ocorreu na Escola Rio Madeira, pela manhã, com a presença do prefeito Léo Moraes. Na zona rural, a abertura aconteceu na Escola Joaquim Vicente Rondon, em Jaci-Paraná.

Estudantes da área rural recebem kits de higiene bucal no início do ano letivo - News RondôniaA equipe da Semed deu as boas-vindas aos educadores

No distrito, a vice-prefeita, Magna dos Anjos, e o secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, recepcionaram os alunos e a comunidade, acompanhados do adjunto da Semed, professor Walter Nascimento, da diretora do Departamento de Políticas Educacionais, Vera Lúcia Borges, da gerente de Ensino Rural, Adomice Maria, da diretora do Departamento de Saúde Escolar, Gracilene Pimenta, e pelo diretor da unidade, Valciney Ugalde.

Para a vice-prefeita, este é o início de um novo ciclo educacional, e a gestão do prefeito Léo Moraes quer fortalecer a parceria entre a escola e a comunidade, promovendo uma gestão participativa e integrada do ensino e da aprendizagem. “Reafirmamos nosso compromisso com uma educação de qualidade, moderna, inclusiva e com resultados efetivos. Para isso, nossa equipe tem trabalhado com dedicação para implementar ações que garantam melhores condições às escolas, sempre focando no desenvolvimento pleno dos estudantes”, destacou Magna dos Anjos.

Para o secretário da Semed, o ano de 2025 será cheio de novas oportunidades e desafios. “É a chance de continuarmos escrevendo juntos uma história de aprendizado, inclusão e transformação. Este ano será marcado por práticas pedagógicas inovadoras, projetos transformadores e um olhar atento às necessidades de cada aluno, valorizando a diversidade e promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades”, disse o secretário.

BOAS-VINDAS

A equipe da Semed deu as boas-vindas aos educadores, agradecendo pelo trabalho essencial que desempenham. “Que este ano seja uma oportunidade para aprender, crescer, fazer amigos e explorar novos caminhos. Contem com o apoio de toda a equipe para alcançar seus sonhos e superar desafios”, disse o professor Walter Nascimento.

“Vocês são agentes de transformação, inspirando os estudantes a sonhar e construir um futuro melhor”, enfatizou Vera Lúcia Borges. “Vocês são fundamentais no processo educativo, e juntos podemos garantir que cada criança e jovem alcance seus objetivos com determinação”, completou Adomice Maria. “Que seja um ano de conquistas, aprendizado e celebração da educação como base de uma sociedade mais justa e igualitária”, reforçou Gracilene Pimenta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fiocruz e Panamá assinam acordo para produção de vacinas

Fiocruz e Panamá assinam acordo para produção de vacinas

Parceria firmada em memorando de entendimento visa fortalecer a capacidade de pesquisa e desenvolvimento de imunobiológicos na região.
L
Com R$ 34 milhões investidos, Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias em 10 meses

Com R$ 34 milhões investidos, Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias em 10 meses

Investimento da Sesau garantiu cirurgias de alta complexidade, reduziu filas de espera e fortaleceu o atendimento público no SUS em Rondônia.
L
Campanha Vacinação Sem Fronteira reforça imunização em 13 municípios e fortalece cooperação com Bolívia

Campanha Vacinação Sem Fronteira reforça imunização em 13 municípios e fortalece cooperação com Bolívia

Ação do governo de Rondônia alcançou áreas remotas, promoveu bloqueio sanitário e estreitou parceria com autoridades bolivianas na fronteira.
L
Surto de sarampo em 2025 alerta a Opas sobre a baixa vacinação

Surto de sarampo em 2025 alerta a Opas sobre a baixa vacinação

Casos da doença aumentaram 34 vezes nas Américas, com dez países registrando ocorrências e o Brasil reforçando campanhas de vacinação.
L
Fiocruz alerta para alta de casos de SRAG no Brasil

Fiocruz alerta para alta de casos de SRAG no Brasil

O rinovírus, que afeta principalmente crianças, e o Sars-CoV-2 estão por trás do aumento de casos de SRAG em dez estados nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, segundo boletim da Fiocruz.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Hidroponia Porto Verde com Fernando Veneiro

Programa Momento Agro | Sábado, 13, às 11h, uma conversa prática e objetiva com o empresário Fernando Veneiro sobre cultivo hidropônico, inovação no campo e produção sustentável
L
Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados podem ser presos no fim do ano se recursos forem rejeitados pelo STF, aponta reportagem de Andre Richter.
L

Sintonia 360 | Esporte, Saúde, Lazer e Cidadania com Everaldo Caetano

Um papo direto e inspirador sobre a força da atividade física na qualidade de vida, na integração comunitária e na formação cidadã. Dicas práticas, mitos e caminhos para começar hoje.
L

Amazônia, Gente e Justiça | Governança e Desafios na Amazônia – Dr. Erasmo Moreira de Carvalho

Nesta sexta-feira (12 de setembro), às 18h, uma conversa imperdível com o Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, especialista em administração pública e políticas públicas.
L

Povoado Nerd | Entrevista com Daniel Almeida Silva

Empreendedor e “viciado em pipa”, Daniel Almeida Silva comanda a Daniel Pipas PVH e vive o universo das linhas, rabiolas e ventos desde cedo. No Povoado Nerd, vamos falar de paixão, técnica, mercado e segurança, do hobby que virou empresa e comunidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Ação deflagrada pelo Departamento Antidrogas da Polícia Civil prendeu um foragido e apreendeu diversas porções de entorpecentes no município.
12
Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Uma mulher perdeu o controle de sua moto e caiu após evitar colisão com outro veículo, recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros.
10
Homem fica ferido em acidente na zona rural de Theobroma

Homem fica ferido em acidente na zona rural de Theobroma

Um homem sofreu lesões graves, incluindo suspeita de fratura, após um acidente na Linha 605, sendo resgatado e levado para o hospital.
14
Homem é preso por tentar matar enteado em RO

Homem é preso por tentar matar enteado em RO

Acusado agrediu a esposa e pisoteou a cabeça de seu filho de 3 anos, que está em estado grave após sofrer traumatismo craniano.
16
Ciclista fica ferido após ataque de cão em Jaru

Ciclista fica ferido após ataque de cão em Jaru

Homem foi mordido por uma cadela enquanto pedalava em via pública e a dona do animal foi localizada pela Polícia Militar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Sepog representou o estado no 35º Fórum Regional, que debateu gestão pública, parcerias com a União e uso de tecnologias na administração.
L
Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Iniciativa beneficiou formandos dos cursos de costura e confecção, com investimento de R$ 63,6 mil para incentivar empreendedorismo e renda.
L
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Unidade realizou 1.817 cirurgias complexas entre janeiro e agosto, reforçando sua importância como referência em urgência e emergência em Rondônia.
L
Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

DER-RO executa roçagem mecanizada em 66 km da rodovia, beneficiando motoristas, produtores e moradores da região.
L
Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Acordo prevê integração de forças policiais, compartilhamento de dados e operações conjuntas para combater tráfico e facções criminosas.
L
Nota de falecimento: José Martins

Nota de falecimento: José Martins

O cortejo sairá às 08h00 do dia 14/09/2025, rumo ao Cemitério Santo Antônio.
L
Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Projeto ofereceu aulas práticas e teóricas para jovens de bairros periféricos, com bolsa de incentivo.
L

Requerimento da Licença Ambiental: EDUARDO MARQUEZ MOURA MONTEIRO DE BARROS

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP , Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L

Recebimento da Licença Ambiental: JOTA ALVES COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 225 SOL/DLA
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.