SEGUNDA-FEIRA, 01/09/2025
Publicidade
SICRED

L

Saúde

Rondônia amplia acesso à saúde com 61 pontos de telemedicina para consultas especializadas

Ao lado do paciente fica um clínico geral, e do outro lado da tela, de forma online e ao vivo, um especialista, que dá apoio ao diagnóstico e tratamento

Por Vanessa Moura/Secom/Gov - RO -010

Publicado em 

Rondônia amplia acesso à saúde com 61 pontos de telemedicina para consultas especializadas - News Rondônia
Foto: Leandro Morais e Arte: Larissa Vieira

O encontro entre paciente e médico especialista é facilitado em Rondônia por meio do Programa Telemedicina, uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com execução do projeto TeleAMES (voltado a ampliar o acesso a consultas médicas com especialistas nas regiões norte e centro-oeste do país), governo do estado e municípios. De 2021 até 2024, somam-se mais de 66,7 mil consultas, alcançando 61 pontos de acesso nas cidades.

Uma mistura de felicidade e apreensão tomou conta da recepcionista Lori Boringer, moradora de Vilhena, ao aceitar a consulta por videoconferência. ‘‘Foi uma boa consulta, o médico foi muito atencioso. Eu precisava me consultar com um reumatologista por estar com muitas dores. Com o tratamento que ele passou estou bem melhor e terei retorno para apresentar o exame que foi pedido’’, contou. O atendimento aconteceu 15 dias após o agendamento.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o esforço integrado ajuda a diminuir a fila de espera por atendimentos especializados, com mais agilidade no fluxo, complementando o atendimento feito na rede estadual de saúde, e dando ainda mais dignidade à população.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, ressaltou que o governo de Rondônia incentiva o projeto como impulsionamento para melhorar os atendimentos em saúde e salvar vidas. ‘‘O que se percebe é uma boa recepção pelos pacientes e uma evolução do programa no estado, pois, no começo, em 2021, o estado tinha 12 pontos de acesso e chegou a 61″.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) da Sesau, Tamires Oliveira, o governo auxilia os municípios a fazerem a adesão ao programa e realiza o acompanhamento do Diário de Bordo, com o monitoramento de onde e quantos atendimentos foram realizados, para assegurar o bom andamento do programa.

FLUXO DE ATENDIMENTO

O agendamento do paciente em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa dá início ao fluxo de atendimento, e a partir daí, os municípios agendam vagas disponibilizadas no Sistema de Telemedicina.

É em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que a consulta acontece: ao lado do paciente fica um clínico geral, e do outro lado da tela, de forma online e ao vivo, um especialista, que dá apoio ao diagnóstico e tratamento. Integram o programa, especialistas de unidades de algumas das melhores instituições especializadas de saúde do país.

O caso é discutido entre os dois médicos e é feita a recomendação de conduta pelo especialista. O médico presencial prescreve os pedidos de exames e receituários. Se houver alteração do quadro clínico, avaliação de exames ou necessidade de nova opinião especializada, é feito o agendamento de retorno na Telemedicina.

Em Rondônia, as principais demandas da Telemedicina concentram-se nas seguintes especialidades:  endocrinologia clínico (adulto); neurologia clínico (adulto); cardiologia clínico (adulto); psiquiatria clínico e neurologia pediátrica.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

A Telemedicina em Rondônia abrange as seguintes especialidades:

  • Psiquiatria;
  • Cardiologia clínico;
  • Pneumologia clínico;
  • Endocrinologia clínico;
  • Endocrinologia pediátrica;
  • Reumatologia clínico;
  • Neurologia clínico;
  • Neurologia pediátrica;
  • Infectologia adulto;
  • Gastroenterologia adulto;
  • Gastroenterologia pediátrica; e
  • Pediatria.

PONTOS DE TELEMEDICINA NOS MUNICÍPIOS

  1. Alta Floresta d’Oeste – UBS Edmilson Lima;
  2. Alto Alegre dos Parecis – UBS Jardim América;
  3. Alto Paraíso – UBS São Lucas;
  4. Alvorada do Oeste – UBS Maria Lúcia Rodrigues;
  5. Ariquemes – Estratégia e Saúde da Família Rural;
  6. Buritis – Centro de Saúde Buritis;
  7. Cabixi – UBS São Francisco;
  8. Cacaulândia – UBS ESF Urbano;
  9. Cacoal – UBS Cristo Rei;
  10. Campo Novo do Rondônia – UBS Pacaás Novos;
  11. Candeias do Jamari – UBS União Palheral;
  12. Castanheiras – UBS Albino Alves da Silva;
  13. Cerejeiras – PSF-A Maria J N de Carvalho 4;
  14. Chupinguaia – USF Olaia Alves da Silva;
  15. Colorado do Oeste – Centro de Saúde Natália Fabiano Lopes;
  16. Corumbiara – UBS Francisco Soares dos Santos;
  17. Cujubim – UBS Vanildo Chagas Hadman;
  18. Espigão do Oeste – Centro de Saúde Arlindo Cristo;
  19. Governador Jorge Teixeira – Centro de Saúde da Mulher;
  20. Guajará-Mirim – UBS Carlos Chagas/ UBS Altamiro Barroso;
  21. Itapuã do Oeste – UBS Edson Cavalheiro;
  22. Jaru – UBS Carlos Chagas/ UBS Rute de Souza/ Tarilândia (Distrito) – USF Izaltino Lopes de Andrade;
  23. Ji-Paraná – Centro de Saúde L1 Maringa;
  24. Machadinho d’Oeste – UBS Jorge Balbino de Oliveira;
  25. Ministro Andreazza – UBS Eloi de Lima Machado;
  26. Mirante da Serra – UBS Samuel Paulo Thomas;
  27. Monte Negro – Centro de Saúde de Monte Negro;
  28. Nova Brasilândia d’O◘este – Centro de Saúde Setor Quinze;
  29. Nova Mamoré – UBS Centro de Saúde Eleniza Felix do Carmo;
  30. Nova União – UBS Maria Luiza;
  31. Novo Horizonte d’Oeste – UBS Novo Horizonte;
  32. Ouro Preto do Oeste – Centro de Saúde Boa Esperança;
  33. Parecis – UBS Lauro;
  34. Pimenta Bueno – UBS Madre Teresa de Calcutá/ UBS Maura Ferreira;
  35. Pimenteiras do Oeste – UBS Justino Maciel Leite;
  36. Porto Velho – Unidade José Adelino/ Centro de Especialidades Médicas Dr. Alfredo Silva/ Centro de Saúde Maurício Bustani/ Centro de Saúde Areal da Floresta /USF Extrema (Dist)/ USF Jacy Paraná (Dist)/ USF União Bandeirantes (Distrito)/ USF Maria N da Silva (Distrito Nazaré);
  37. Presidente Médici – UBS Pedro Beck;
  38. Rio Crespo – UBS Emilio Gavioli;
  39. Rolim de Moura – UBS Boa Esperança Policlínica;
  40. Santa Luzia d’Oeste – UBS Dr. Amaury Jose da Rocha;
  41. São Felipe d’Oeste – UBS 1 – ESF São Felipe;
  42. São Francisco do Guaporé – UBS Augusto Rodrigues dos Santos/ UBS Anestino de Almeida;
  43. São Miguel do Guaporé – UBS Ilza Elias;
  44. Seringueiras – UBS Nova Vida;
  45. Teixeirópolis – UBS Ester da Silva Zotesso;
  46. Theobroma – ESF Urbano;
  47. Urupá – UBS Francisco Ramires;
  48. Vale do Anari – UBS Zona Urbana
  49. Vale do Paraíso – UBS Ana Regina Cordeiro; e
  50. Vilhena – UBS Afonso Mansur de França.
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pesquisa sugere que vacina de herpes-zóster previne doenças do coração

Pesquisa sugere que vacina de herpes-zóster previne doenças do coração

Pesquisa sugere que vacina de herpes-zóster previne doenças do coração
L
Unidades de saúde para caminhoneiros serão instaladas em rodovias

Unidades de saúde para caminhoneiros serão instaladas em rodovias

Iniciativa do Ministério da Saúde visa levar atendimento do SUS a pontos de apoio e descanso de caminhoneiros, facilitando o acesso à saúde para a categoria.
L
Teste do olhinho deve ser repetido três vezes ao ano até os 3 anos

Teste do olhinho deve ser repetido três vezes ao ano até os 3 anos

Recomendação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica reforça a importância de exames de rotina para detectar problemas de visão em crianças.
L
Acidentes infantis levam 14 crianças por hora para internação no Brasil

Acidentes infantis levam 14 crianças por hora para internação no Brasil

Um estudo da Aldeias Infantis SOS revela que o número de hospitalizações de crianças e adolescentes por acidentes cresceu 2% em 2024, com quedas e acidentes de trânsito entre as principais causas.
L

Oficina sobre leishmaniose visceral da Agevisa fortalece vigilância em saúde em Rondônia

Evento reuniu mais de 70 profissionais e contou com apoio do Ministério da Saúde, Fiocruz e instituições locais após identificação de casos suspeitos em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Datas, fatos e feriados de setembro de 2025

Datas, fatos e feriados de setembro de 2025

O mês de setembro traz o feriado da Independência, campanhas importantes como o Setembro Amarelo e Verde, além de fatos históricos e efemérides culturais.
L
Julgamento de Bolsonaro sobre tentativa de golpe começa na terça e terá oito sessões

Julgamento de Bolsonaro sobre tentativa de golpe começa na terça e terá oito sessões

O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus são julgados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, em ação que apura suposta articulação golpista em 2022.
L
Jornalista de Rondônia participa de curso em área de conflito com o Exército no RJ

Jornalista de Rondônia participa de curso em área de conflito com o Exército no RJ

Fabiano Coutinho, CEO do News Rondônia, é o único representante da imprensa do estado a ser convidado para o curso de jornalismo em áreas de guerra, no Rio de Janeiro.
L
Horóscopo de 01/09/2025: Semana começa com foco, disciplina e novos desafios

Horóscopo de 01/09/2025: Semana começa com foco, disciplina e novos desafios

Sol em Virgem e Lua em Touro favorecem organização, estabilidade e praticidade nas decisões.
L

Sorteio do RondonCAP já movimentou Rondônia neste domingo

Último dia de agosto premiou dezenas de ganhadores e reforçou apoio às APAEs de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

CNU 2025 divulga resultados de pedidos de cotas e atendimento especial

A Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do Concurso Nacional Unificado, publicou a homologação das inscrições de autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e PCDs, além de pedidos de atendimento especial.
L

Leitura Porto Velho Shopping está contratando vendedor

Oportunidade para integrar a equipe da Leitura: vaga de vendedor com horário das 13h40 às 22h. Entregue seu currículo diretamente na loja.
L
Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Capacitação do Coletivo Coca-Cola Jovem é 100% online, já formou mais de 400 jovens no estado e segue com inscrições abertas.
L
Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L

POLÍTICA

Eyder Brasil

Mais de 2 mil pessoas participaram do projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil

3ª edição do projeto em Porto Velho levou serviços de saúde, assistência social, orientação jurídica e atividades culturais à população do Bairro Nacional
L
Deputada Sílvia Cristina participa mais um ano da Festa do Leite em Nova Mamoré

Deputada Sílvia Cristina participa mais um ano da Festa do Leite em Nova Mamoré

Evento no distrito de Palmeiras contou com a produção de um queijo de 555 quilos e anúncio de R$ 1 milhão para fortalecer a pecuária leiteira da região.
L
 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

Governador terá poder de indicar candidato ao governo em 2026 e deve disputar vaga ao Senado.
L
Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Ministro do STF autorizou vistoria em carros e reforço na segurança externa da residência do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar.
L
Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Parlamentar enviou ofício a Hugo Motta, presidente da Câmara, pedindo autorização para trabalhar de forma remota, alegando perseguição política.
L
Publicidade

POLÍCIA

Automóvel é incendiado em caso de violência doméstica em Ji-Paraná

Automóvel é incendiado em caso de violência doméstica em Ji-Paraná

O crime foi motivado por ciúmes e o agressor fugiu após atacar a companheira com socos e atear fogo no carro da família.
10
PATAMO prende homem por tráfico de drogas em Ji-Paraná

PATAMO prende homem por tráfico de drogas em Ji-Paraná

A prisão ocorreu no bairro JK, após a polícia receber denúncias sobre intensa movimentação em uma residência; suspeito já tinha antecedentes criminais.
12
Mulher tenta engolir droga e acaba presa pelo BPTAR na zona Sul de Porto Velho

Mulher tenta engolir droga e acaba presa pelo BPTAR na zona Sul de Porto Velho

Durante patrulhamento, os policiais flagraram um homem de 55 anos comprando entorpecentes. Após a abordagem, os militares chegaram até a suspeita, identificada como a responsável pela venda da droga.
14
Homem é encontrado morto em Santo Antônio do Matupi

Homem é encontrado morto em Santo Antônio do Matupi

Sandro dos Santos, de 31 anos, foi assassinado e as autoriades tentam localizar seus familiares para a liberação do corpo.
18
Residência em Machadinho D'Oeste é invadida e furtada

Residência em Machadinho D’Oeste é invadida e furtada

Criminosos arrombaram a porta da cozinha e levaram eletrônicos, uma bicicleta e semijoias. A Polícia Civil investiga o caso.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: LUCIANA POSSER RAMOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Polícia apreende cocaína escondida em partes íntimas e desmantela ponto de tráfico em Jaru

Polícia apreende cocaína escondida em partes íntimas e desmantela ponto de tráfico em Jaru

Ação da Polícia Militar levou à prisão de um homem e uma mulher e à apreensão de drogas e objetos ilícitos em uma residência no Setor 7.
12
PM recupera iPhone furtado em Jaru após rastreamento

PM recupera iPhone furtado em Jaru após rastreamento

O aparelho foi encontrado no Setor 3 da cidade em posse de um homem que alegou ter comprado o celular sem saber da origem ilícita.
10
Jovem foge da polícia em alta velocidade e é contido após perseguição em Jaru

Jovem foge da polícia em alta velocidade e é contido após perseguição em Jaru

O condutor desobedeceu a ordem de parada e praticou direção perigosa; a Polícia Militar precisou usar munição de impacto para contê-lo.
14
Foragido da Justiça é capturado pela Polícia Militar em Jaru

Foragido da Justiça é capturado pela Polícia Militar em Jaru

A prisão ocorreu durante um patrulhamento na rua Euclides da Cunha; outros dois indivíduos foram flagrados com entorpecentes no mesmo local.
12
Bebê de 8 meses é transferida para Porto Velho após acidente em Theobroma

Bebê de 8 meses é transferida para Porto Velho após acidente em Theobroma

Uma queda de motocicleta na zona rural deixou a criança e a mãe feridas; o pai, que conduzia o veículo sem habilitação, foi autuado.
10
Ciclista fica inconsciente após acidente em Jaru

Ciclista fica inconsciente após acidente em Jaru

O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após perder o controle de sua bicicleta e cair na rua Plácido de Castro.
14
Jovem é preso por dirigir embriagado após cair de motocicleta em Jaru

Jovem é preso por dirigir embriagado após cair de motocicleta em Jaru

O rapaz de 18 anos apresentava sinais de embriaguez e foi detido em flagrante pela Polícia Militar, que o encaminhou para a delegacia.
10
Mulher de 22 anos é morta a tiros em Buritis; marido é o principal suspeito

Mulher de 22 anos é morta a tiros em Buritis; marido é o principal suspeito

A vítima, Fabrícia, deixa dois filhos pequenos. O caso está sendo investigado como feminicídio pela Polícia Civil, que procura o autor do crime.
18
Moto furtada em Cacoal é recuperada e suspeito é preso em Rolim de Moura

Moto furtada em Cacoal é recuperada e suspeito é preso em Rolim de Moura

A Polícia Militar de Rolim de Moura recuperou uma motocicleta que seria levada para a Bolívia e prendeu o criminoso, identificado como José A.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.