SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Prefeitura de Porto Velho registra redução nos casos de Covid-19, mas destaca a importância da vacinação e de outras medidas preventivas

A vacina, somada às ações de saúde pública, são as principais formas de prevenir casos mais graves

Por Humberto Oliveira\SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Foto: SMC/ Leandro Morais/ Wesley Pontes

Apesar do cenário de queda nos casos de covid-19, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta à população que é essencial manter as medidas preventivas. A vacina continua sendo a principal estratégia para proteger contra a contaminação, principalmente no caso das variações mais recentes.

Além da vacinação, a Semusa reforça a importância de manter medidas de prevenção, como o uso de máscaras, higienização das mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel. Outra dica é a testagem em caso de sintomas, quando a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para realizar o teste e, caso positivo, receber o tratamento adequado. O diagnóstico é fundamental para evitar complicações da doença.

A chegada do inverno amazônico potencializa o aumento das síndromes gripais, incluindo a covid-19. Como forma de prevenir o aumento de casos da doença, a Prefeitura reitera a necessidade de manter atualizado o calendário vacinal, bem como outras medidas de prevenção.

Os casos mais graves, como problemas respiratórios, devem procurar as UPAs

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, ressaltou que todo cuidado é pouco em relação à higiene e às outras medidas de proteção. “Temos os testes de covid nas nossas unidades de saúde. Os casos mais graves, como problemas respiratórios, devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento. Estamos trabalhando com o intuito de diminuir a superlotação das UPA e, por isso, conseguindo entregar esses atendimentos também nas unidades básicas de saúde”, explicou.

Todas as unidades básicas de saúde da rede municipal estão preparadas para vacinar a população contra a covid-19 e demais imunizantes. São 19 unidades na zona urbana e 19 na área rural.

Segundo o secretário da Semusa, Jaime Gazola, a secretaria elencou estrategicamente algumas unidades de saúde para a realização dos exames que detectam a doença. Pessoas que com tosse, dor de garganta e coriza, seguido ou não de perda de olfato, perda do paladar, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia há mais de dois dias podem fazer o teste, basta apresentar o cartão do SUS e um documento oficial com foto.

Todas as UBS estão preparadas para vacinar a população contra a covid-19

“É importantíssimo que as pessoas se vacinem, seja contra a gripe, seja contra a covid-19, pois assim diminuímos a incidência das infecções respiratórias e, com isso, as pessoas deixam de procurar as unidades de pronto atendimento e se expor ainda mais”, finalizou Gazola.

A coordenadora de Imunizações da Semusa, comentou que é fundamental que as pessoas procurem as unidades para buscar a proteção contra as síndromes gripais. “A vacina de reforço contra a covid é específica para os grupos preconizados pelo Ministério da Saúde. Pedimos a esse público que procure a unidade mais perto de casa para atualizar o cartão de vacina. Também reforçamos àqueles que não iniciaram o esquema, que vacinem o quanto antes, pois é uma proteção a mais contra as formas graves da covid”, alerta Elizeth Gomes.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

A vacinação contra a covid-19 entrou no Calendário Nacional de Vacinação como rotina para grupos específicos, sendo crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e os grupos especiais.

A vacinação contra a covid-19 entrou no Calendário Nacional de Vacinação como rotina para grupos específicos

Idosos – Quem tem 60 anos ou mais deve atualizar a vacina duas vezes por ano, com intervalo de seis meses entre as doses.

Gestantes – Para as gestantes, a vacina é recomendada a cada gestação e em qualquer período, independente da quantidade de doses recebidas anteriormente.

Grupos Especiais – As pessoas que integram o grupo especial devem receber anualmente uma dose de reforço da vacina contra a covid-19, independente da quantidade de doses recebidas anteriormente.

Pessoas imunocomprometidas – Aqueles indivíduos acometidos por doenças preexistem, com o sistema imunológico enfraquecido, a partir de 6 meses de idade, devem receber duas doses de reforço anualmente, com intervalo de seis meses entre as doses.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Projeto EmagreCER amplia acesso ao tratamento da obesidade em Vilhena.
L
Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Brasil registra alta de mortes por picadas de escorpião; saiba como agir se você for picado

Acidentes com escorpiões já causaram mais de 200 óbitos em 2025.
L
Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

A variante do influenza detectada no Pará é considerada um caso importado e não indica a existência de um surto ou transmissão local no país.
L
Unaids afirma que combate às desigualdades é chave para reduzir pandemias

Unaids afirma que combate às desigualdades é chave para reduzir pandemias

O relatório lançado em português destaca que as disparidades sociais alimentam um ciclo vicioso, tornando surtos como o de Covid-19 e Aids mais longos e letais.
L
Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O prognóstico aponta para o retorno de chuvas intensas ao estado de Rondônia

A expectativa é que o volume de chuvas aumente com a chegada do verão amazônico no sábado (20), período caracterizado pelo aumento da pluviosidade na região. Para o noroeste, o satélite Goes-19 registra rios voadores de nível 3.
L

Ministra do STJ, condena Gladson Cameli a 25 anos de prisão, perda do mandato e o pagamento de uma multa milionária

Decisão da ministra Nancy Andrighi no STJ é baseada em investigações da PF que apontam o governador do Acre como líder de esquema criminoso com desvio de milhões de recursos públicos.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Edição especial destaca homenageados do Troféu Cacau de Ouro e grandes nomes do empreendedorismo em Rondônia

A coluna destaca a entrega da Revista Marisa Linhares e homenageia empresários, profissionais e personalidades reconhecidas no Troféu Cacau de Ouro em Rondônia.
L
STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

Por 6 votos a 5, os ministros decidiram manter o cálculo da reforma de 2019 que limita o benefício a 60% da média de contribuições em casos não acidentários.
L
Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

O ministro Alexandre de Moraes permitiu que o ex-presidente realize tratamentos médicos diários e conceda sua primeira entrevista após o início do cumprimento da pena.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Deputado afirma que esquema é maior e cobra aprofundamento das investigações.
L
Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

A sessão conjunta para análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual foi transferida para que a comissão técnica finalize o parecer do relator.
L
Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vetará o texto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
L
Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

O presidente Lula relatou que a primeira-ministra Giorgia Meloni demonstrou apoio ao tratado, mas solicitou tempo para superar a resistência de agricultores italianos.
L
Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

O presidente Lula afirmou que todos os envolvidos no esquema de descontos ilegais em aposentadorias devem ser punidos, incluindo familiares caso haja comprovação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Polícia apreende porções de maconha durante patrulhamento na zona leste de Porto Velho.
14
“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

Suspeito era alvo da Operação Audácia VII e morreu após troca de tiros em Porto Velho.
14
Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Caso é investigado como intolerância religiosa no interior de Rondônia.
12
Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

O suspeito, conhecido como Conexão, foi localizado por policiais militares escondido em um apartamento no residencial da zona leste de Porto Velho.
10
Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Um acidente envolvendo um Hyundai Creta e uma motocicleta Honda na rua Panamá resultou em uma vítima com corte profundo e encaminhamento hospitalar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Vendas ao mercado chinês crescem 28,6% e reduzem impacto das sobretaxas americanas.
L

Justiça do Trabalho e parceiros visitam Catanorte em Porto Velho

Visita técnica com MPT, DPU, UNIR e prefeitura busca fortalecer inclusão de catadores.
L
CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

Entidade inicia novo ciclo com foco no conceito CDL 360.
L
Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Visita técnica busca inclusão socioeconômica de catadoras e catadores.
L
Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Evento celebra resultados e projeta novas ações para 2026.
L
LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

Sistema processa cálculos de IA diretamente no veículo, sem conexão com servidores externos
L
Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Direita livre em Porto Velho passa a operar em cruzamentos estratégicos e busca reduzir filas e tornar o trânsito mais ágil
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): ARTHUR OLIVEIRA SANTOS

Licença Ambiental Simplificada-LAS.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.