SÁBADO, 27/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Prefeitura de Porto Velho e USP oferecem atendimento inédito à comunidade de União Bandeirantes

Prefeitura de Porto Velho e USP levam atendimento inédito a União Bandeirantes

Por Leandro Morais\SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Foto: Leandro Morais

Desde a última segunda-feira (3), o distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, vivencia um momento inédito na área da saúde. Pela primeira vez, a comunidade está recebendo o projeto FOB USP, que oferece atendimentos gratuitos nas áreas de Odontologia, Fonoaudiologia, entre outras. A ação, fruto da parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e a Universidade de São Paulo (USP), trouxe profissionais de excelência e equipamentos de última geração para atender a população local.

Na tarde de quarta-feira (5), o prefeito Léo Moraes esteve presente para acompanhar de perto os atendimentos, conversar com moradores e reforçar o compromisso da gestão municipal com a saúde pública. Ele estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, e do coordenador geral da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli, que, embora não faça parte da parceria, esteve presente para conhecer a realidade da saúde no distrito.

VISITA TÉCNICA

Rodrigo Stabeli destacou a importância de entender as necessidades locais para construir soluções eficazes

Durante a visita, o prefeito Léo Moraes e o secretário Jaime Gazola levaram Rodrigo Stabeli para conhecer a estrutura de saúde do distrito e identificar possíveis melhorias para o atendimento à população. O coordenador da FN/SUS destacou a importância de entender as necessidades locais para construir soluções eficazes.

“Estamos aqui a convite do prefeito Léo Moraes e do secretário Jaime Gazola para entender de perto a realidade da saúde no município e nos distritos, como União Bandeirantes. Nossa missão é observar, conversar com os profissionais e a gestão local, e identificar onde podemos colaborar para fortalecer ainda mais o sistema de saúde. Ver de perto as estruturas, como as unidades básicas e os serviços de urgência e emergência, é fundamental para termos uma visão clara das necessidades da população”, afirmou Rodrigo.

Ele também ressaltou a importância da integração entre diferentes esferas da saúde. “É essencial que todos os níveis – municipal, estadual e federal – trabalhem juntos para reduzir os vazios assistenciais. A visita de hoje é parte desse processo de aproximação e de entendimento, para que possamos, futuramente, apoiar a construção de soluções que melhorem o atendimento à população de Porto Velho e seus distritos”, concluiu.

SALA DE ESTABILIZAÇÃO

Prefeito fez questão de visitar a unidade de saúde do distrito

Além de acompanhar os atendimentos do projeto FOB USP, o prefeito fez questão de visitar a unidade de saúde do distrito, com o nome de Fábio Júnior Pereira de Sousa. A unidade, que já está em funcionamento com atendimentos em uma escala reduzida, ainda não foi inaugurada oficialmente, no entanto, a expectativa é que, após a conclusão dos ajustes finais, a estrutura seja entregue à população em breve.

Uma das novidades será a instalação de uma sala de estabilização, que deve fortalecer o atendimento de urgência na região. As salas de estabilização são espaços equipados para prestar os primeiros socorros a pacientes em estado crítico, antes de serem transferidos para unidades hospitalares de maior complexidade. Esse tipo de estrutura é essencial para salvar vidas em situações de emergência, oferecendo suporte imediato e adequado.

“Essa unidade de saúde é uma conquista importante para o distrito e, com a sala de estabilização, teremos condições de oferecer um atendimento ainda mais rápido e eficiente para a população. Sabemos dos desafios da saúde, especialmente nos distritos, mas estamos trabalhando para mudar essa realidade”, destacou o prefeito.

Magali Caldana, destacou a importância dessa nova etapa do projeto

FOB USP: 23 anos de compromisso com a Amazônia chega a União Bandeirantes

O projeto FOB USP, idealizado pela USP de Bauru, já atua há 23 anos em comunidades da floresta amazônica, mas esta é a primeira vez que chega ao distrito de União Bandeirantes. Magali Caldana, professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, destacou a importância dessa nova etapa do projeto.

“Nós estamos trabalhando no estado de Rondônia há 23 anos, em diferentes municípios, e é a primeira vez que estamos em União Bandeirantes. Estamos com uma equipe de 65 pessoas, sendo 30 alunos de graduação, 12 alunos de pós-graduação, dez professores e técnicos administrativos. Estamos atendendo nas áreas de Odontologia, Medicina e Fonoaudiologia”, explicou Magali. Ela também ressaltou o papel fundamental da gestão municipal para a realização da ação. “Tivemos apoio e parceria da Prefeitura de Porto Velho, da Secretaria Municipal de Saúde e do coordenador local. Espero que possamos continuar esse trabalho nas próximas vindas”, completou.

RELATOS

Casal de sitiantes Genesi Soares e Maximiliano Soares, fez questão de compartilhar a importância desse momento

Desde o início da semana, moradores de União Bandeirantes têm comparecido em massa para aproveitar os atendimentos especializados. Entre eles, o casal de sitiantes Genesi Soares, de 57 anos, e Maximiliano Soares, de 59, fez questão de compartilhar a importância desse momento. Eles passaram por consultas com gastroenterologistas e dentistas e saíram satisfeitos com o atendimento.

“Foi um atendimento que a gente não esperava encontrar aqui. Eu me senti feliz de poder ser atendido com tanto cuidado e atenção. Não é sempre que temos essa chance de passar por um especialista sem precisar sair daqui da nossa comunidade”, contou Maximiliano, com um sorriso de alívio no rosto.

Genesi também fez questão de elogiar a rapidez do atendimento. “Eu gostei muito da agilidade. Chegamos cedo e logo fomos atendidos, tudo muito organizado. Saí satisfeita, me senti bem cuidada. Espero que venham mais vezes, porque precisamos muito disso aqui”, destacou.

COMPROMISSO COM A SAÚDE

Prefeitura de Porto Velho segue o ano de 2025 priorizando os atendimentos básicos na saúde municipal

Durante a visita, o prefeito Léo Moraes expressou sua satisfação com o impacto da ação e destacou a importância desse momento para a comunidade. “Essa é uma ação inédita, a primeira vez que conseguimos trazer um projeto dessa magnitude para União Bandeirantes. Estou muito feliz em ver que, com trabalho conjunto, conseguimos não só trazer profissionais de excelência, mas também toda a estrutura e os equipamentos necessários para atender quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

Léo também reconheceu os desafios enfrentados na área da saúde, especialmente nas regiões mais afastadas. “A gente sabe que a saúde está em situação difícil, e que os distritos, como União Bandeirantes, foram deixados de lado por muitos anos. Temos plena consciência de que não vamos resolver tudo da noite para o dia, mas posso garantir que estamos trabalhando incansavelmente para mudar essa realidade”, destacou.

Com um olhar no futuro, o prefeito reforçou o compromisso de estender esse tipo de ação para outras comunidades. “E não vamos parar por aqui. Nosso objetivo é garantir que essa parceria se estenda para mais localidades, levando atendimento de qualidade para quem mais precisa. Dessa forma, vamos conseguir alcançar várias outras comunidades que, por muito tempo, ficaram sem esse tipo de assistência. Esse é só o começo”, concluiu.

A Prefeitura de Porto Velho segue o ano de 2025 priorizando os atendimentos básicos na saúde municipal. O sucesso da parceria com o projeto FOB USP demonstra que, com planejamento e união de esforços, é possível levar saúde de qualidade até mesmo às comunidades mais distantes, promovendo inclusão e bem-estar para toda a população.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa proíbe venda de produtos com alulose no Brasil

Anvisa proíbe venda de produtos com alulose no Brasil

Alulose tem comercialização proibida pela Anvisa.
L
Consumo de álcool nas festas eleva riscos à saúde e às relações

Consumo de álcool nas festas eleva riscos à saúde e às relações

Especialista alerta que bebida não deve ser o centro das celebrações.
L
Ministério da Saúde anuncia Rede D’Or no Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde anuncia Rede D’Or no Agora Tem Especialistas

Hospitais privados realizarão cirurgias cardíacas para o SUS visando reduzir filas de espera em unidades de alta complexidade.
L
UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

Obras iniciadas em setembro avançam na infraestrutura da unidade na zona Leste; atendimentos continuam sem interrupções em sede provisória no bairro Juscelino Kubitschek.
L
Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Comércio de remédios das marcas é suspenso, mas produtos de beleza seguem à venda.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Robótica de baixo custo propõe nova forma de ensinar Física e impulsiona desenvolvimento cognitivo

Artigo publicado em revista nacional de prestígio apresenta solução sustentável e acessível para melhorar o aprendizado de eletromagnetismo, unindo inovação tecnológica, ciência clássica e reaproveitamento de materiais
L

Tarifas de mototáxi, motocar e aluguel de motocicletas são reajustadas em Guayaramerín

Embora o custo dessas viagens possa ser elevado, ele não desincentiva o turismo, que se mantém forte em uma das áreas mais visitadas entre Rondônia e a Bolívia.
L

Com as fortes chuvas que atingem Rio Branco, acumulando 70 milímetros em poucas horas, o Rio Acre elevou o alerta da Defesa Civil

O nível do rio Acre está em elevação e requer atenção nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri e em Rio Branco, a capital do estado.
L

Agenda News: O som do trio que move o Carnaval de Porto Velho

Carlinhos Camurça e seus trios elétricos fazem história no Carnaval de rua, levando estrutura, paixão e música de qualidade para os foliões da capital.
L
Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

Servidor público: Lula cobra expulsão após agressão no DF.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

AGU derruba liminar e mantém novas regras para CNH

AGU derruba liminar e mantém novas regras para CNH

Decisão garante continuidade do programa CNH do Brasil e redução de custos.
L
Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia de hérnia em Brasília

Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia de hérnia em Brasília

Ex-presidente recebe fisioterapia e medicação para prevenir trombose.
L
Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratar hérnia bilateral

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratar hérnia bilateral

Servidor público: Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia bilateral.
L
Toffoli mantém acareação no caso Banco Master

Toffoli mantém acareação no caso Banco Master

Banco Master: audiência segue marcada para terça-feira (30).
L
Moraes autoriza visitas de filhos a Bolsonaro durante internação

Moraes autoriza visitas de filhos a Bolsonaro durante internação

Visitas autorizadas enquanto Bolsonaro se prepara para cirurgia.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia conduz casal preso no Amazonas por homicídios

Polícia Civil de Rondônia conduz casal preso no Amazonas por homicídios

Investigados respondem por homicídios qualificados e ocultação de cadáver.
14
Polícia Civil e MP deflagram Operação Vil Metal em Buritis

Polícia Civil e MP deflagram Operação Vil Metal em Buritis

Investigação mira grupo criminoso ligado a homicídio e tráfico de armas.
10
Polícia Civil de Rondônia registra queda histórica de incêndios em 2025

Polícia Civil de Rondônia registra queda histórica de incêndios em 2025

Crimes ambientais caem com ações integradas da Polícia Civil e parceiros.
L
Motociclista fica ferida após linha de cerol causar queda na zona Leste de Porto Velho

Motociclista fica ferida após linha de cerol causar queda na zona Leste de Porto Velho

Acidente na Rua Plácido de Castro destaca perigo do uso de cerol.
14
Três mulheres são presas com drogas ao tentar visitar presídio em Porto Velho

Três mulheres são presas com drogas ao tentar visitar presídio em Porto Velho

Duas são flagradas com entorpecentes nas partes íntimas; terceira será submetida a exame.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jirau Energia abre Programa Trainee com vagas em RO e RJ

Jirau Energia abre Programa Trainee com vagas em RO e RJ

Oportunidades de trainee Jirau Energia buscam jovens talentos em diversas áreas.
L

Requerimento da Licença Ambiental: BINGOOL COMERCIO E SERVICOS LTDA

LAS – Licença Ambiental Simplificada
L

Por trás da coleta, histórias de trabalho, dignidade e recomeço em Porto Velho

Mais de 300 trabalhadores encontram na limpeza urbana uma oportunidade de emprego, renda e valorização profissional.
L

Dólar sobe e Bolsa fecha estável em pregão pautado por cenário eleitoral e crise na Azul

Na primeira sessão após o Natal, o dólar encerrou em leve alta de 0,16%, cotado a R$ 5,544, refletindo a cautela do mercado com a disputa presidencial de 2026.
L

Bebê Reborn: Tendência no Google em 2025 tem preços que chegam a R$ 9 mil

As bonecas hiper-realistas conhecidas como bebê reborn lideraram as buscas por preços no relatório Year in Search 2025 do Google.
L

De rejeito a recurso: estudo sobre a viabilidade do condensado de ar-condicionado em água reutilizável

Pesquisadores de Porto Velho apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilidade e economia hídrica
L
Após fuga, autoridades procuram 12 detentos de prisão em Maués (AM)

Após fuga, autoridades procuram 12 detentos de prisão em Maués (AM)

Forças de segurança reforçam operação após 14 presos escaparem da unidade prisional.
14

Homem é preso por estuprar sobrinha de 4 anos e oferecer R$ 2 pelo silêncio da vítima

O crime ocorreu no município de São Paulo de Olivença, no Amazonas, onde o suspeito de 29 anos aproveitou o momento em que ficou sozinho com a criança para cometer o abuso.
16
Adolescente autista morre de fome após ficar oito dias sozinho em BH

Adolescente autista morre de fome após ficar oito dias sozinho em BH

Menino de 13 anos dependia totalmente da mãe, morta em feminicídio.
18
Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai após romper tornozeleira e tentar fuga

Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai após romper tornozeleira e tentar fuga

Silvinei Vasques foi detido em Assunção ao tentar embarcar com passaporte falso.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.