SÁBADO, 15/11/2025

Em destaque

L

Saúde

Prefeitura de Porto Velho e USP oferecem atendimento inédito à comunidade de União Bandeirantes

Prefeitura de Porto Velho e USP levam atendimento inédito a União Bandeirantes

Por Leandro Morais\SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Foto: Leandro Morais

Desde a última segunda-feira (3), o distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, vivencia um momento inédito na área da saúde. Pela primeira vez, a comunidade está recebendo o projeto FOB USP, que oferece atendimentos gratuitos nas áreas de Odontologia, Fonoaudiologia, entre outras. A ação, fruto da parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e a Universidade de São Paulo (USP), trouxe profissionais de excelência e equipamentos de última geração para atender a população local.

>>>CONTINUA APÓS A PUBLICIADE<<<

Na tarde de quarta-feira (5), o prefeito Léo Moraes esteve presente para acompanhar de perto os atendimentos, conversar com moradores e reforçar o compromisso da gestão municipal com a saúde pública. Ele estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, e do coordenador geral da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli, que, embora não faça parte da parceria, esteve presente para conhecer a realidade da saúde no distrito.

VISITA TÉCNICA

Rodrigo Stabeli destacou a importância de entender as necessidades locais para construir soluções eficazes

Durante a visita, o prefeito Léo Moraes e o secretário Jaime Gazola levaram Rodrigo Stabeli para conhecer a estrutura de saúde do distrito e identificar possíveis melhorias para o atendimento à população. O coordenador da FN/SUS destacou a importância de entender as necessidades locais para construir soluções eficazes.

“Estamos aqui a convite do prefeito Léo Moraes e do secretário Jaime Gazola para entender de perto a realidade da saúde no município e nos distritos, como União Bandeirantes. Nossa missão é observar, conversar com os profissionais e a gestão local, e identificar onde podemos colaborar para fortalecer ainda mais o sistema de saúde. Ver de perto as estruturas, como as unidades básicas e os serviços de urgência e emergência, é fundamental para termos uma visão clara das necessidades da população”, afirmou Rodrigo.

Ele também ressaltou a importância da integração entre diferentes esferas da saúde. “É essencial que todos os níveis – municipal, estadual e federal – trabalhem juntos para reduzir os vazios assistenciais. A visita de hoje é parte desse processo de aproximação e de entendimento, para que possamos, futuramente, apoiar a construção de soluções que melhorem o atendimento à população de Porto Velho e seus distritos”, concluiu.

SALA DE ESTABILIZAÇÃO

Prefeito fez questão de visitar a unidade de saúde do distrito

Além de acompanhar os atendimentos do projeto FOB USP, o prefeito fez questão de visitar a unidade de saúde do distrito, com o nome de Fábio Júnior Pereira de Sousa. A unidade, que já está em funcionamento com atendimentos em uma escala reduzida, ainda não foi inaugurada oficialmente, no entanto, a expectativa é que, após a conclusão dos ajustes finais, a estrutura seja entregue à população em breve.

Uma das novidades será a instalação de uma sala de estabilização, que deve fortalecer o atendimento de urgência na região. As salas de estabilização são espaços equipados para prestar os primeiros socorros a pacientes em estado crítico, antes de serem transferidos para unidades hospitalares de maior complexidade. Esse tipo de estrutura é essencial para salvar vidas em situações de emergência, oferecendo suporte imediato e adequado.

“Essa unidade de saúde é uma conquista importante para o distrito e, com a sala de estabilização, teremos condições de oferecer um atendimento ainda mais rápido e eficiente para a população. Sabemos dos desafios da saúde, especialmente nos distritos, mas estamos trabalhando para mudar essa realidade”, destacou o prefeito.

Magali Caldana, destacou a importância dessa nova etapa do projeto

FOB USP: 23 anos de compromisso com a Amazônia chega a União Bandeirantes

O projeto FOB USP, idealizado pela USP de Bauru, já atua há 23 anos em comunidades da floresta amazônica, mas esta é a primeira vez que chega ao distrito de União Bandeirantes. Magali Caldana, professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru, destacou a importância dessa nova etapa do projeto.

“Nós estamos trabalhando no estado de Rondônia há 23 anos, em diferentes municípios, e é a primeira vez que estamos em União Bandeirantes. Estamos com uma equipe de 65 pessoas, sendo 30 alunos de graduação, 12 alunos de pós-graduação, dez professores e técnicos administrativos. Estamos atendendo nas áreas de Odontologia, Medicina e Fonoaudiologia”, explicou Magali. Ela também ressaltou o papel fundamental da gestão municipal para a realização da ação. “Tivemos apoio e parceria da Prefeitura de Porto Velho, da Secretaria Municipal de Saúde e do coordenador local. Espero que possamos continuar esse trabalho nas próximas vindas”, completou.

RELATOS

Casal de sitiantes Genesi Soares e Maximiliano Soares, fez questão de compartilhar a importância desse momento

Desde o início da semana, moradores de União Bandeirantes têm comparecido em massa para aproveitar os atendimentos especializados. Entre eles, o casal de sitiantes Genesi Soares, de 57 anos, e Maximiliano Soares, de 59, fez questão de compartilhar a importância desse momento. Eles passaram por consultas com gastroenterologistas e dentistas e saíram satisfeitos com o atendimento.

“Foi um atendimento que a gente não esperava encontrar aqui. Eu me senti feliz de poder ser atendido com tanto cuidado e atenção. Não é sempre que temos essa chance de passar por um especialista sem precisar sair daqui da nossa comunidade”, contou Maximiliano, com um sorriso de alívio no rosto.

Genesi também fez questão de elogiar a rapidez do atendimento. “Eu gostei muito da agilidade. Chegamos cedo e logo fomos atendidos, tudo muito organizado. Saí satisfeita, me senti bem cuidada. Espero que venham mais vezes, porque precisamos muito disso aqui”, destacou.

COMPROMISSO COM A SAÚDE

Prefeitura de Porto Velho segue o ano de 2025 priorizando os atendimentos básicos na saúde municipal

Durante a visita, o prefeito Léo Moraes expressou sua satisfação com o impacto da ação e destacou a importância desse momento para a comunidade. “Essa é uma ação inédita, a primeira vez que conseguimos trazer um projeto dessa magnitude para União Bandeirantes. Estou muito feliz em ver que, com trabalho conjunto, conseguimos não só trazer profissionais de excelência, mas também toda a estrutura e os equipamentos necessários para atender quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

Léo também reconheceu os desafios enfrentados na área da saúde, especialmente nas regiões mais afastadas. “A gente sabe que a saúde está em situação difícil, e que os distritos, como União Bandeirantes, foram deixados de lado por muitos anos. Temos plena consciência de que não vamos resolver tudo da noite para o dia, mas posso garantir que estamos trabalhando incansavelmente para mudar essa realidade”, destacou.

Com um olhar no futuro, o prefeito reforçou o compromisso de estender esse tipo de ação para outras comunidades. “E não vamos parar por aqui. Nosso objetivo é garantir que essa parceria se estenda para mais localidades, levando atendimento de qualidade para quem mais precisa. Dessa forma, vamos conseguir alcançar várias outras comunidades que, por muito tempo, ficaram sem esse tipo de assistência. Esse é só o começo”, concluiu.

A Prefeitura de Porto Velho segue o ano de 2025 priorizando os atendimentos básicos na saúde municipal. O sucesso da parceria com o projeto FOB USP demonstra que, com planejamento e união de esforços, é possível levar saúde de qualidade até mesmo às comunidades mais distantes, promovendo inclusão e bem-estar para toda a população.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Mais de 13 milhões de brasileiros convivem com a doença e encontram na UBS a porta de entrada para prevenção, diagnóstico e cuidado contínuo.
L
Dia D de vacinação contra a Influenza será descentralizado em Porto Velho e ocorrerá em vários sábados

Dia D de vacinação contra a Influenza será descentralizado em Porto Velho e ocorrerá em vários sábados

A nova estratégia da Semusa distribui o Dia D ao longo de vários sábados para ampliar o acesso à vacinação contra a Influenza em todas as regiões da capital.
L
Samu Porto Velho reforça importância das manobras corretas de desengasgo

Samu Porto Velho reforça importância das manobras corretas de desengasgo

Com ações educativas e atendimento especializado, o serviço orienta a população sobre como agir em situações de emergência e destaca a importância dos primeiros socorros.
L

Avanços no combate ao diabetes: novas terapias e tecnologias transformam o tratamento

Terapias inovadoras, insulinas semanais e dispositivos inteligentes melhoram o controle do diabetes e elevam a qualidade de vida dos pacientes no Brasil.
L
Plano de Saúde Climática brasileiro recebe doação de US$ 300 milhões na COP30

Plano de Saúde Climática brasileiro recebe doação de US$ 300 milhões na COP30

A Coalizão para o Clima e o Bem-Estar da Saúde, composta por instituições filantrópicas globais, anunciou o aporte para o Plano de Ação de Belém, focado em adaptar sistemas de saúde aos impactos do aquecimento global.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazonia Gente e Justiça: Almeida Casseb

ele falará sobre os desafios, conquistas e o potencial científico que Rondônia carrega para os próximos anos.
L

POVOADO NERD: Alan Franco e Elly Macedo falam sobre o sucesso da banda Forró Duz Boys

Com um repertório vibrante e letras que falam de amor, festa e cotidiano, o Forró Duz Boys vem lotando agendas e conquistando novos públicos. No estúdio, a conversa mistura humor, lembranças e aquele toque musical que só o Povoado Nerd sabe proporcionar.
L
Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

A iluminação natalina volta às principais avenidas da capital após mais de uma década e, pela primeira vez, chega também aos distritos, ampliando o clima de celebração.
L
STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

A Primeira Turma do STF rejeitou os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, abrindo caminho para a decretação de prisão pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.
L

Uma brusca mudança no tempo trará chuvas torrenciais e volumosas para Porto Velho

O Inmet lançou um alerta de nível 3 para a região, incluindo a capital, recomendando precaução devido ao risco de chuvas fortes.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L

POLÍTICA

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo para que a Câmara dos Deputados vote o projeto de lei que visa punir o devedor contumaz. Segundo o ministro, a medida é essencial para asfixiar financeiramente o crime organizado.
L
Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

O líder do PT na Câmara protocolou um Projeto de Resolução (PRC) que busca a instauração imediata do procedimento de perda de mandato para deputados federais que acumularem faltas injustificadas.
L
Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projetos de lei que alteram a lei orçamentária para autorizar a criação de 8,6 mil novas vagas e criticou a elite por não permitir o acesso do povo à educação.
L
Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Município reforça apoio aos pequenos produtores durante visita da Comissão do Senado Federal.
L
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

A Primeira Turma do STF decidiu tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo, após denúncia relacionada à sua atuação junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra exportações brasileiras.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 5º BPM estoura boca de fumo em residencial de Porto Velho

Força Tática do 5º BPM estoura boca de fumo em residencial de Porto Velho

Durante a Operação Força Total, a Polícia Militar prendeu um jovem de 24 anos em um apartamento no Residencial Orgulho do Madeira, onde foram encontrados maconha, cocaína, MD (droga sintética) e balança de precisão.
12
Denarc fecha "boca do Polaco" e apreende drogas e munições em Porto Velho

Denarc fecha “boca do Polaco” e apreende drogas e munições em Porto Velho

Em atuação na Operação NARKE/MJ, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em imóvel ligado a traficante, resultando na prisão em flagrante da companheira dele.
10
Onze pessoas são presas por furto de energia em Porto Velho

Onze pessoas são presas por furto de energia em Porto Velho

A Polícia Militar prendeu onze pessoas em um único dia, em duas operações distintas nos bairros Socialista e Embratel, em Porto Velho, em Rondônia, por realizarem ligações clandestinas de energia elétrica.
10
Polícia do RJ relata "cenário de guerra" em operação que resultou em 121 mortes

Polícia do RJ relata “cenário de guerra” em operação que resultou em 121 mortes

A Polícia Civil do Rio de Janeiro enviou um relatório circunstanciado à Justiça, no qual descreve a Operação Contenção como um “cenário de guerra” devido ao intenso tiroteio.
L
Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

De acordo com testemunhas, duas mulheres seguiam na moto pela Mamoré em direção a Avenida Imigrantes, quando o ônibus avançou a preferencial e atropelou as vítimas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dunlop celebra legado e futuro em reencontro com apaixonados por carros

Marca aposta em inovação, sustentabilidade e performance para engajar público no Salão do Automóvel 2025
L
Brasil avança às oitavas do Mundial Sub-17 após vitória dramática nos pênaltis

Brasil avança às oitavas do Mundial Sub-17 após vitória dramática nos pênaltis

A Seleção Brasileira masculina Sub-17 garantiu sua vaga nas oitavas de final ao vencer o Paraguai por 5 a 4 na disputa de pênaltis. O goleiro João Pedro (Santos) foi o herói da partida, realizando três defesas nas penalidades.
L
Quarto leilão do Eco Invest Brasil terá foco exclusivo em projetos na Amazônia

Quarto leilão do Eco Invest Brasil terá foco exclusivo em projetos na Amazônia

O programa de mobilização de capital privado para sustentabilidade lançou seu edital na COP30, em Belém, com o objetivo de levantar até US$ 4 bilhões e destinar recursos exclusivamente para a região amazônica, priorizando a bioeconomia e o turismo ecológico.
L
Nota de pesar: Tomaz Garcia

Nota de pesar: Tomaz Garcia

Tomaz Garcia, nascido em 22 de setembro de 1930 e falecido em 14 de novembro de 2025, foi um homem cuja vida se confunde com a história e a força da Amazônia.
L
ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

A ARDPV reforça ações de fiscalização, aprimora a ouvidoria e intensifica o acompanhamento de contratos para garantir serviços públicos mais eficientes à população.
L
Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Evento reforça integração, alinhamento estratégico e encantamento no atendimento aos pequenos negócios.
L
Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

A Justiça da Inglaterra agendou audiências para os dias 17 e 18 de dezembro para definir as próximas etapas e prazos do processo de responsabilização da mineradora anglo-australiana BHP pelo desastre de Mariana (MG).
L
PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

A Polícia Federal (PF) sugeriu ao ministro Alexandre de Moraes (STF) a inclusão de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, no Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.