QUINTA-FEIRA, 17/04/2025

L

Saúde

Periodicidade de mamografias divide médicos e autoridades de saúde

Especialistas recomendam diagnóstico precoce para curar câncer de mama

Por TÂMARA FREIRE – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Periodicidade de mamografias divide médicos e autoridades de saúde
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

A partir de quantos anos se deve fazer a mamografia de rastreio, ou seja, como um exame de rotina, mesmo sem sintomas? Para autoridades públicas, como o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o ideal é que a mamografia seja feita a cada dois anos por todas as mulheres entre 50 e 69 anos. Algumas entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), entretanto, recomendam exame anual a partir dos 40 anos.

As divergências ganharam notoriedade há alguns dias, depois que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fez consulta pública sobre as atualizações do Manual de Boas Práticas em Atenção Oncológica, usado no Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde. Órgão regulador dos planos de saúde, cabe à ANS fiscalizar o serviço prestado e criar normas e outras iniciativas que melhorem o atendimento à população.

Entre os critérios para que as operadoras de planos de saúde sejam certificadas, está a realização de exames de rastreamento de diversos tipos de câncer, o que contribui para o diagnóstico precoce. No caso do câncer de mama, a minuta elaborada pela ANS estabelece o rastreamento organizado, com a convocação de todas as beneficiárias dentro da faixa etária para fazer a mamografia e outros exames complementares que forem necessários.

Até esse ponto, há consenso. “A melhor maneira de desenvolver a linha de cuidados do câncer é tentar fazer o diagnóstico da doença o mais precocemente possível. Porque quanto mais precoce for o diagnóstico, o tratamento é mais efetivo e é menos dispendioso”, diz o diretor-geral do Inca, Roberto Gil.

A mastologista Rosemar Rahal, que integra a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), complementa: “Este é o caminho, não tenho dúvida. Os países que reduziram a mortalidade por causa de câncer de mama conseguiram fazendo o rastreamento organizado.”

Divergências

A ANS decidiu, entretanto, seguir em sua minuta o protocolo do Inca, que também é adotado no Sistema Único de Saúde (SUS) e preconiza a realização de mamografia de rastreio apenas a partir dos 50 anos, com intervalo de dois anos entre os exames, caso nenhum problema seja encontrado. “O rastreamento do câncer deve ser direcionado às mulheres na faixa etária e periodicidade em que há evidência conclusiva sobre redução da mortalidade por câncer de mama e em que o balanço entre benefícios e possíveis danos à saúde dessa prática seja mais favorável”, diz a minuta.

A escolha motivou protestos de várias entidades médicas, que defendem a inclusão de pessoas de 40 a 50 anos e a realização anual dos exames. “Esse já é um posicionamento das sociedades médicas há alguns anos. Nós já temos três diretivas publicadas pela SBM, pela Febrasgo [Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia] e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia nos anos de 2012, 2017 e 2023, colocando o que essas três sociedades médicas consideram como sendo ideal para o rastreamento mamográfico no Brasil. (…) Porque nós temos no Brasil 25% dos cânceres de mama entre 40 e 50 anos de idade. Então, se nós fazemos esse rastreamento só a partir dos 50 anos, estaremos postergando o diagnóstico. Essa lesão prolifera dentro desse tecido mamário e chega para gente em um estágio mais avançado”, afirma Rosemar Rahal.

O diretor-geral do Inca enfatiza que o protocolo do instituto está de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer: “A informação científica que temos hoje não é da opinião de um especialista, é da literatura médica, avaliada com o nível de evidência 1, meta-análise e estudo randomizado, que é o maior nível de evidência que se tem. Grande parte dos trabalhos não conseguiu mostrar nenhum aumento de sobrevida na faixa dos 40 aos 50 anos. Só houve aumento de sobrevida na faixa de 50 a 69 anos.”

Roberto Gil explica por que esses estudos consideram que os 50 anos são a idade certa para o início do rastreamento na população em geral: “Não estamos negando que mulheres abaixo de 50 anos tenham câncer de mama. Estamos falando que, abaixo dos 50 anos, acumulam-se outros problemas e o rastreamento populacional é menos eficiente. A mamografia é um exame de raio X, que vai ser mais efetivo na medida que a mama seja menos densa e que se tenha mais contraste na imagem, para não se confundir o parênquima normal com um nódulo. Então [antes dessa idade], aumenta muito mais a possibilidade de ter falsos positivos e ter que fazer mais exames. Posso fazer uma biópsia e ser mais difícil interpretar e levar a uma cirurgia desnecessária.”

O médico afirma também que a mudança da faixa etária pode atrapalhar o rastreamento da população atualmente incluída. “Hoje, 30% das mulheres brasileiras nunca fizeram uma mamografia. Então, para dar um exemplo, seria como se eu estivesse fazendo um salto em altura. Eu botei o meu sarrafo em 2 metros e não estou conseguindo pular. A minha próxima medida vai ser tentar melhorar e treinar muito para pular os 2 metros, ou elevar o sarrafo para 2,50?”

A mastologista Rosemar Rahal, porém, ressalta que o aumento da demanda não seria um problema por si só. “No Brasil, não temos déficit de aparelho de mamografia, temos déficit de mamografias. O aparelho está lá, mas não é usado. E aí tem uma série de questões que vêm à tona. Talvez esse exame não seja solicitado, ou quando é solicitado a paciente não faz por medo do exame e do diagnóstico. A nossa questão não é de falta de equipamento, a nossa questão é de comunicação.”

Cobertura

Quando a discussão chegou às redes sociais, muitos usuários começaram a dizer que a ANS pretendia mudar as regras de cobertura, impedindo mulheres mais jovens de fazer a mamografia pelos planos A agência esclareceu que os critérios do manual se referem apenas ao programa de certificação, que é de adesão voluntária das operadoras, e não tem nenhuma relação com o chamado rol obrigatório: uma lista com todas as consultas, exames, cirurgias e tratamentos que as operadoras devem cobrir.

Atualmente, o rol garante direito à mamografia bilateral para mulheres de qualquer idade, conforme indicação médica, e mamografia digital, dos 40 aos 69 anos. Até a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota enfatizando que os planos de saúde não podem negar mamografia, sob pena de multa.

Mesmo assim, a mastologista Rosemar Rahal teme que a adoção do manual com a redação atual possa embasar negativas de cobertura por parte dos planos de saúde: “Se a Agência Nacional coloca um selo de qualidade e considera como qualidade realizar mamografia a partir dos 50 anos, de 2 em 2 anos, toda a saúde suplementar vai considerar aquilo como ideal. O que a gente acredita é que, se o documento for publicado desse jeito, os planos de saúde vão assumir isso como regra.”

Na última segunda-feira (27), a ANS realizou reunião com representantes de diversas entidades médicas para esclarecer dúvidas sobre a consulta pública e concedeu prazo de 30 dias para que s apresentem os estudos científicos e dados técnicos que embasam o pedido de mudanças nos critérios de rastreamento. Além disso, a ANS recebeu mais de 63 mil contribuições por meio da consulta pública e informou que vai analisar todas as propostas recebidas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero

Resolução do CFM revisou critérios éticos e técnicos de atendimento
L
Dia Mundial da Atividade Física é marcado por oferta de serviços essenciais à comunidade

Dia Mundial da Atividade Física é marcado por oferta de serviços essenciais à comunidade

Pensando no bem-estar e no entretenimento da população, o evento contará com corte de cabelo, serviços de estética, ações lúdicas para crianças, brincadeiras, sorteio de brindes e atividades educativas sobre o trânsito.
L
Anvisa torna obrigatória a retenção de receita médica na venda de canetas emagrecedoras como Ozempic, Saxenda e Wegovy

Anvisa torna obrigatória a retenção de receita médica na venda de canetas emagrecedoras como Ozempic, Saxenda e Wegovy

Para agência, retenção é necessária para aumentar o controle do uso
L

Rondônia avança na gestão hospitalar com novo modelo de contratação

Processo seletivo busca empresa especializada para fortalecer atendimento em três unidades de saúde.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Gazin Porto Velho conquista o pentacampeonato Rondoniense com brilho de Digão nos pênaltis

Gazin Porto Velho conquista o pentacampeonato Rondoniense com brilho de Digão nos pênaltis

Com o resultado, o clube iguala o número de títulos do Vilhena Esporte Clube (VEC), segundo maior campeão estadual.
L

Reposição de 5%: Marcos Rocha sanciona aumento salarial para servidores do TCE

A medida contempla também os inativos que possuem direito à paridade, estabelecendo uma revisão geral anual conforme previsto na legislação federal. O reajuste, porém, está condicionado à análise da capacidade financeira do Estado.
L

Promoção Solta o Som: Conheça o grande vencedor!

Foi com muita expectativa que o público aguardava o resultado da “Promoção Solta o Som”, do News Rondônia, e hoje temos o prazer de anunciar o ganhador da incrível caixa de som portátil duplo sem fio H’Maston!
L

Renault Kardian Evolution MT é mais que uma versão de entrada

O objetivo foi entender como esse conjunto se comporta em diferentes condições de uso e que tipo de entrega ele proporciona em termos de desempenho, conforto e eficiência.
L

Flávio Dutka no Agenda News: A arte como essência e resistência

O artista plástico e visual compartilhou sua trajetória, inspirações e o papel transformador da arte em entrevista com Renata Camurça, marcada por reflexões e descontração.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Operação Cidade Limpa tem acompanhamento do vereador Márcio Pacele em Nova Califórnia

Atuante nos distritos da capital, Pacele reafirmou seu compromisso com a população local.
L

Deputado Edevaldo Neves reforça liderança com vitória da Chapa 2

A vitória da chapa 2 representa uma mudança significativa no cenário sindical da categoria, demonstrando o forte apoio dos policiais penais à liderança do Deputado Edevaldo Neves.
L

RISCO NO CAMPO: Jaime Bagattoli solicita à Abin relatórios sobre a atuação do MST e da PNRA

País assistiu, nos últimos tempos, o aumento de invasões de terras rurais
L

Jaime Bagattoli pede à Abin relatórios sobre ações do MST e da PNRA

País assistiu, nos últimos tempos, o aumento de invasões de terras rurais
L
Sílvia Cristina participa da entrega de certificados de cursos do Cidadania Plena em Buritis

Sílvia Cristina participa da entrega de certificados de cursos do Cidadania Plena em Buritis

Programa do Ifro tem a parceria da deputada, que assegura o recurso para levar a qualificação aos municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia deflagra operação para capturar suspeito de tortura e homicídio de motoboy

Polícia deflagra operação para capturar suspeito de tortura e homicídio de motoboy

As ordens de busca e apreensão e a prisão temporária foram autorizadas pela Justiça a partir dos indícios levantados no inquérito.
14
Casal investigado por fraudes em RO é preso por golpe semelhante

Casal investigado por fraudes em RO é preso por golpe semelhante

A ação aconteceu em Cuiabá e Várzea Grande, onde residem, respectivamente, S. (22) — apontado como mentor do esquema — e C. (19), que teria recebido os valores em sua conta.
12
Arma usada no homicídio segue desaparecida após condenações de três réus

Arma usada no homicídio segue desaparecida após condenações de três réus

Apesar dos testes balísticos confirmarem que os projéteis que mataram C.P., eram de calibre 9 mm, as buscas não conseguiram recuperá-la.
10

Homem espanca a coronhadas e tenta matar a tiros a esposa grávida de 8 meses

O suspeito de cometer o crime é o marido de 35 anos.
16

Motorista de caminhão boiadeiro é preso transportando mais de 5 kg de folha de coca em RO

O flagrante aconteceu no distrito de Nova Mamoré, em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS libera consulta à antecipação do 13º salário para 34,2 milhões de beneficiários

INSS libera consulta à antecipação do 13º salário para 34,2 milhões de beneficiários

Benefício extra começa a ser pago no dia 24 para quem ganha um mínimo
L
Produção industrial da China cresce 7,7% em março e PIB avança 5,4% no 1º trimestre de 2025

Produção industrial da China cresce 7,7% em março e PIB avança 5,4% no 1º trimestre de 2025

Equipamentos e alta tecnologia lideram produção industrial
L
Pesquisa revela que 9 em cada 10 estudantes LGBTI+ sofreram agressões verbais em escolas brasileiras em 2024

Pesquisa revela que 9 em cada 10 estudantes LGBTI+ sofreram agressões verbais em escolas brasileiras em 2024

Pesquisa mostra que 86% deles ficam inseguros no ambiente de ensino
L
Haddad critica tarifas dos EUA e defende Lei da Reciprocidade aprovada pelo Congresso

Haddad critica tarifas dos EUA e defende Lei da Reciprocidade aprovada pelo Congresso

Postura brasileira é a melhor possível ante um parceiro histórico, diz
L
Arsenal elimina Real Madrid e avança à semifinal da Liga dos Campeões após vitória por 2 a 1 no Bernabéu

Arsenal elimina Real Madrid e avança à semifinal da Liga dos Campeões após vitória por 2 a 1 no Bernabéu

Time inglês triunfa por 2 a 1 em pleno Santiago Bernabéu
L
Caixa paga parcela de abril do Bolsa Família e Auxílio Gás a beneficiários com NIS final 3

Caixa paga parcela de abril do Bolsa Família e Auxílio Gás a beneficiários com NIS final 3

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,73
L
Bancos fecham nos dias 18 e 21; serviços essenciais e transporte terão funcionamento especial

Bancos fecham nos dias 18 e 21; serviços essenciais e transporte terão funcionamento especial

Confira serviços disponíveis em Brasília no feriadão da Páscoa
L
Caixa encerra apostas para Dupla de Páscoa com prêmio recorde de R$ 45 milhões no sábado (19)

Caixa encerra apostas para Dupla de Páscoa com prêmio recorde de R$ 45 milhões no sábado (19)

Sorteio será no sábado; prêmio está estimado em R$ 45 milhões
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.