SEGUNDA-FEIRA, 22/09/2025

L

Saúde

Atividade Recreativa do Grupo Terapêutico do Caps Infantojuvenil encerra programação do ano com inspiração natalina do Parque da Cidade

O encerramento foi marcado por atividades lúdicas e lanche compartilhado na tarde desta quarta-feira (18)

Por Daniela Castelo Branco

Publicado em 

Foto: Felipe Ribeiro/ Ana Flávia Venâncio/ Wesley Pontes

Promover a experiência mágica do Natal e proporcionar um ambiente divertido de socialização foi o intuito do encerramento da programação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps I), na tarde de quarta-feira (18), realizada no Parque da Cidade. Com todas as luzes e uma decoração que inspira magia e encantamento, crianças e adolescentes, de 5 a 16 anos que já fazem tratamento no Caps, encerraram a programação deste ano com atividades lúdicas com foco em psicomotricidade e socialização com muita alegria e cheios de otimismo para continuar sua jornada em busca do progresso de seus diagnósticos.

Um dos assuntos mais sérios que assolam a humanidade neste século, a saúde mental é interesse de todos. De fundamental importância de avaliação desde os primeiros anos, pais que têm filhos que apresentam alguma especificidade incomum, podem encontrar ajuda no Caps de Porto Velho.

O centro é referência no atendimento especializado de crianças e adolescentes de 5 a 16 anos e 11 meses, com transtorno mental moderado ou grave que passam por atendimento de uma equipe multidisciplinar reforçada composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, médicos e enfermeiros empenhados no acolhimento e tratamento desses jovens. Criado para ser uma rede de apoio para crianças que passam por atendimento no centro, essa equipe multidisciplinar formou o Grupo Terapêutico com foco no acompanhamento do tratamento de crianças e adolescentes de 2 a 16 anos, e que atende atualmente cerca de 50 pacientes.

Crianças e adolescentes podem aproveitar para entrar na árvores natalina de 35 metros de altura

Muito animados pelo cenário do Parque e maravilhados com todas as atrações, crianças e adolescentes participaram também das atividades lúdicas realizadas pelo Grupo Terapêutico, com brincadeiras que além de contribuir com o tratamento, divertiram a criançada, contado ainda com um piquenique com bolos, sanduíches, sucos e muitas guloseimas.

Leide Santos, uma mãe feliz em ver o progresso do seu filho de 15 anos em apenas oito meses de acompanhamento no Caps I, diagnosticado há pouco tempo com autismo nível II, contou que não acreditava que o tratamento iria dar certo no começo. “Como foi um diagnóstico tardio, eu imaginei que não faria diferença, mas com o acompanhamento do Grupo Terapêutico, foi o ano que ele mais evoluiu, tanto na escola, como em casa e com os amigos. Lembro que meu filho não gostava de socializar, qualquer barulho o incomodava, mas hoje está mais controlado. Ele consegue ajudar nas atividades de casa e em coisas que ele não fazia antes. Meu filho está evoluindo muito graças à terapia ocupacional e aos outros profissionais que estão envolvidos”, falou emocionada.

Da mesma emoção compartilha Rodrigo de Macedo, pai de um menino de 8 anos, que há um ano faz o tratamento de TDH. “Meu filho tinha muita dificuldade de concentração e ouvir barulhos e ruídos. Tudo o estressava e ficava bravo. Hoje com o tratamento, ele está melhorando muito com o auxílio dos remédios e do acompanhamento multidisciplinar. A rede também tem nos ajudado muito em casa, com os deveres da escola, com as atividades em casa. Hoje aqui no parque estamos muito felizes com essa experiência e com a melhora dele”.

​Larissa Martins, terapeuta ocupacional, fala da importância da ação no ambiente natalino

Larissa Martins, terapeuta ocupacional, que já integra o grupo há dois anos, explicou detalhadamente como funciona o centro, destacando a importância da saúde mental para a sociedade e especificamente para quem enfrenta algum distúrbio psiquiátrico.

“Eu estou na unidade há dois anos, e nesse período, a gente começou esse trabalho juntamente com a equipe multidisciplinar, entre a terapia ocupacional e a psicologia e aí a agente foi atendendo conforme fomos vendo a necessidade de alguns pacientes específicos, já que muitas vezes, temos pacientes que não conseguem realizar as atividades básicas diárias, como escovar os dentes, tomar banho, trocar de roupa, e pela demanda ser muito grande, nós pensamos em fazer um grupo terapêutico para estimular algumas questões específicas desses pacientes. Todo grupo tem uma temática de estimulação sensorial, psicomotora, de AVDs (Atividades da Vida Diária ), dentro das necessidades voltadas para as crianças e adolescentes. A partir daí, nós fizemos um vínculo terapêutico e conseguimos alavancar. Hoje, nós temos um grupo de cerca de 50 crianças efetivas participando do grupo e aí, como atividade de encerramento de fim de ano, a gente propôs essa atividade aqui no Parque da Cidade, tendo em vista que muitas dessas crianças têm dificuldade de socializar”.

A terapeuta também destacou que a ideia de fazer essa atividade especial no Parque, além de divertir as crianças, foi fazer com que eles pudessem vivenciar essa experiência do Natal, já que muitas famílias atendidas estão em vulnerabilidade social e promover um momento que eles possam socializar e aprender ao mesmo tempo, facilitando o acompanhamento com às famílias.

Equipe Multidisciplinar

Rodrigo de Macedo disse que o atendimento mudou o comportamento do filho

Formada por terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros, numa grande rede de apoio, a equipe multidisciplinar serve para alinhar o atendimento, para que todos juntos, possamos conversar para atender melhor as diferentes necessidades de cada criança e para isso, precisa ser composta por vários profissionais juntos. Além do acolhimento da rede de apoio, o grupo também atende e acompanha as famílias.

Importante observar os sinais de comportamento

Mesmo se falando muito atualmente de saúde mental, o tema ainda é considerado tabu por muita gente e muitas vezes, mascarado por quem sofre. A terapeuta ocupacional explica que por vivermos em uma sociedade que dita regras rígidas e pelo preconceito acerca do tema saúde mental, muitos pacientes acabam por vergonha e por temerem ser vítimas desse preconceito, não procurando atendimento nas unidades de saúde especializada.

Ela ainda fez um alerta importante para os pais, para que passem a observar melhor os sinais característicos dos diversos transtornos que podem estar passando despercebidos e que é de fundamental importância para o desenvolvimento psicossocial dos jovens e ao constatar esses sinais, procurar imediatamente o atendimento especializado.

COMO O SERVIÇO FUNCIONA

Leide Santos considera os resultados positivos da terapia ocupacional

Os Caps são equipamentos específicos de apoio à saúde mental que funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não há a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio. Eles são divididos em várias modalidades, de acordo com o público acolhido e os serviços oferecidos. O Caps Infantojuvenil funciona para atendimentos de crianças de 5 a 16 anos.

“Os pais que notarem comportamentos específicos das crianças, devem se dirigir à unidade, levando os documentos pessoais do responsável legal e a partir daí, é feito um acolhimento feito especialmente por um profissional especialista, que vai ver se a criança se insere no perfil Caps, porque muitas vezes ele precisa de atendimento ou de neurologista ou outro especialista e a partir desse momento, será feito o acolhimento por um profissional especialista que vai encaminhar o paciente para o atendimento específico”, complementou a terapeuta.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na avenida Dom Pedro II, nº 2687, bairro São Cristóvão – 1º Andar. “O Caps infantil oferece apoio e acolhimento para os pais que também necessidade desse apoio psicológico para ajudarem seus filhos no dia a dia . Somos uma equipe que acolhe os pacientes e familiares”, acrescentou a gestora, Luzia Viana.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Uma nova diretriz brasileira para hipertensão arterial agora considera a medida de 12 por 8 como pré-hipertensão, com o objetivo de identificar riscos e atuar com medidas preventivas de forma mais proativa.
L
Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

A dor na região lombar é a segunda maior razão para buscas por atendimento médico no mundo, superada apenas por resfriados. O fisioterapeuta Fábio Luciano Arcanjo de Jesus explica as causas e a importância do movimento para evitar o problema.
L
SUS 35 anos: a maior conquista social do Brasil, diz ministro

SUS 35 anos: a maior conquista social do Brasil, diz ministro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, celebrou os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando-o como o maior sistema público do mundo. Ele ressaltou as conquistas do sistema, como a universalização da saúde, mas também reconheceu o histórico desafio do tempo de espera por atendimentos especializados.
L
SUS completa 35 anos e atende 76% da população brasileira

SUS completa 35 anos e atende 76% da população brasileira

O Sistema Único de Saúde (SUS) celebra seu 35º aniversário nesta sexta-feira. O sistema, considerado o maior do mundo, é o responsável por 2,8 bilhões de atendimentos anuais e tem um corpo de 3,5 milhões de profissionais de saúde.
L
Decisão do STF sobre planos de saúde gera críticas

Decisão do STF sobre planos de saúde gera críticas

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) afirmou que a decisão do STF que validou a cobertura de tratamentos fora do rol da ANS, mas estabeleceu novos critérios, vai prejudicar os usuários.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Tiger Sport 660 combina desempenho esportivo com praticidade no uso diário

Modelo conta com motor tricilíndrico, pacote tecnológico e autonomia ampliada por R$ 59.190,00
L

Sorteio do RondônCap agitou o domingo dos rondonienses, neste 21 de setembro; e já tem ganhadores

O sorteio tão aguardado já aconteceu e garantiu momentos de alegria para dezenas de pessoas que tiveram os seus títulos sorteados.
L
Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Políticas públicas fortalecem acessibilidade e esporte adaptado em Rondônia
L
Operação Leviatã: PF destrói 138 embarcações usadas no garimpo ilegal em Rondônia

Operação Leviatã: PF destrói 138 embarcações usadas no garimpo ilegal em Rondônia

Ação integrada causou prejuízo de R$ 30 milhões e reforça combate ao crime ambiental no Rio Madeira.
10
Porto Velho celebra 111 anos com o PVH Pesca Show 2025

Porto Velho celebra 111 anos com o PVH Pesca Show 2025

Festival em Vila Nova de Teotônio resgata tradição da pesca esportiva, movimenta turismo e integra cultura, lazer e economia da capital rondoniense.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Samuel Costa critica PEC da Blindagem em ato que reuniu mil manifestantes na EFMM

Manifestação na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré reúne cerca de mil pessoas contra a PEC da Blindagem e a anistia para golpistas em defesa da democracia brasileira.
L
Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Histórico de anistias no Brasil contrasta com resistência atual em conceder benefício a condenados do 8 de Janeiro.
L
Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Inclusão e igualdade pautam iniciativas recentes do Legislativo de Rondônia, que aprovou leis, destinou recursos e ampliou benefícios sociais
L

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre carro e moto deixa casal ferido em Porto Velho

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta deixou um casal ferido na noite deste sábado (20) no cruzamento da Avenida Campos Salles com a Rua Petrópolis, no bairro Conceição, zona sul de Porto Velho.
14

VÍDEO: Câmera flagra fuga de criminosos do presídio 470 em Porto Velho

Uma câmera de segurança registrou, na noite de sábado (20), a fuga de dois detentos do presídio Milton Soares de Carvalho, conhecido como 470, em Porto Velho.
10
Operação Boiuna: PF coleta cabelo de ribeirinhos para investigar contaminação por mercúrio no Amazonas

Operação Boiuna: PF coleta cabelo de ribeirinhos para investigar contaminação por mercúrio no Amazonas

Amostras serão analisadas pela Superintendência da Polícia Federal em Manaus para verificar impacto do garimpo.
L
Motociclista fica desacordado após arrancar placa em acidente na zona sul

Motociclista fica desacordado após arrancar placa em acidente na zona sul

Homem de 43 anos sofreu ferimentos gravíssimos após perder o controle na Estrada do Areia Branca, em Porto Velho.
10
VÍDEO: Bandidos são filmados fazendo em furto em residência na capital

Casal é preso após deixar filha de 3 anos sozinha em casa para beber em bar

Pais foram detidos na madrugada deste domingo (21), no bairro São Francisco, zona leste de Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um grande número de portovelhenses foi às ruas protestar contra a PEC da Blindagem

A ativista Neide Cardozo, representante da Kanindé, agradeceu o apoio da população de Porto Velho: “Orgulhosa da minha cidade”.
L
Congresso tenta recriar PL do Licenciamento Ambiental com emendas

Congresso tenta recriar PL do Licenciamento Ambiental com emendas

Levantamento do Observatório do Clima aponta mais de 800 propostas, 80% consideradas retrocessos ambientais
L
Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Papa denuncia exílio forçado de civis em Gaza; ataques matam 31

Pontífice afirmou que “não há futuro baseado na violência” durante oração no Vaticano.
L
Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Manifestação ocupou as seis faixas da Esplanada dos Ministérios e reuniu movimentos sociais de todo o país.
L
Grave acidente com capotamento de caminhonete deixa vítima presa às ferragens na BR-319

Grave acidente com capotamento de caminhonete deixa vítima presa às ferragens na BR-319

Ocorrência foi registrada na manhã deste domingo (21), na altura do km 38 da rodovia.
12
Nota de falecimento: Maria Lúcia Alves do Carmo

Nota de falecimento: Maria Lúcia Alves do Carmo

Sua partida deixa uma imensa saudade, mas sua memória, repleta de amor e ternura, será uma luz a guiar todos aqueles que tiveram a alegria de conviver com ela.
L

Homem é atacado com enxada e marreta na zona Leste de Porto Velho

Vítima de 45 anos sofreu tentativa de homicídio no bairro Socialista; agressor fugiu após o crime
14
Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Porto Velho recebe primeiro alerta do novo sistema de Defesa Civil

Notificação de demonstração foi enviada neste sábado (20) e marcou o início do uso da ferramenta que avisará a população em situações de risco
L
Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Porto Velho celebra o Dia da Árvore com programação gratuita no Parque da Cidade

Evento reúne plantio de mudas, feira de produtos naturais e apresentações culturais neste sábado (20), com entrada aberta à comunidade
L

Setembro Amarelo é o mês que nos convida à reflexão sobre um tema delicado: o suicídio

Yellow September is the month that invites us to reflect on a delicate subject: suicide
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.