QUARTA-FEIRA, 21/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Atividade Recreativa do Grupo Terapêutico do Caps Infantojuvenil encerra programação do ano com inspiração natalina do Parque da Cidade

O encerramento foi marcado por atividades lúdicas e lanche compartilhado na tarde desta quarta-feira (18)

Por Daniela Castelo Branco

Publicado em 

Foto: Felipe Ribeiro/ Ana Flávia Venâncio/ Wesley Pontes

Promover a experiência mágica do Natal e proporcionar um ambiente divertido de socialização foi o intuito do encerramento da programação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps I), na tarde de quarta-feira (18), realizada no Parque da Cidade. Com todas as luzes e uma decoração que inspira magia e encantamento, crianças e adolescentes, de 5 a 16 anos que já fazem tratamento no Caps, encerraram a programação deste ano com atividades lúdicas com foco em psicomotricidade e socialização com muita alegria e cheios de otimismo para continuar sua jornada em busca do progresso de seus diagnósticos.

Um dos assuntos mais sérios que assolam a humanidade neste século, a saúde mental é interesse de todos. De fundamental importância de avaliação desde os primeiros anos, pais que têm filhos que apresentam alguma especificidade incomum, podem encontrar ajuda no Caps de Porto Velho.

O centro é referência no atendimento especializado de crianças e adolescentes de 5 a 16 anos e 11 meses, com transtorno mental moderado ou grave que passam por atendimento de uma equipe multidisciplinar reforçada composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, médicos e enfermeiros empenhados no acolhimento e tratamento desses jovens. Criado para ser uma rede de apoio para crianças que passam por atendimento no centro, essa equipe multidisciplinar formou o Grupo Terapêutico com foco no acompanhamento do tratamento de crianças e adolescentes de 2 a 16 anos, e que atende atualmente cerca de 50 pacientes.

Crianças e adolescentes podem aproveitar para entrar na árvores natalina de 35 metros de altura

Muito animados pelo cenário do Parque e maravilhados com todas as atrações, crianças e adolescentes participaram também das atividades lúdicas realizadas pelo Grupo Terapêutico, com brincadeiras que além de contribuir com o tratamento, divertiram a criançada, contado ainda com um piquenique com bolos, sanduíches, sucos e muitas guloseimas.

Leide Santos, uma mãe feliz em ver o progresso do seu filho de 15 anos em apenas oito meses de acompanhamento no Caps I, diagnosticado há pouco tempo com autismo nível II, contou que não acreditava que o tratamento iria dar certo no começo. “Como foi um diagnóstico tardio, eu imaginei que não faria diferença, mas com o acompanhamento do Grupo Terapêutico, foi o ano que ele mais evoluiu, tanto na escola, como em casa e com os amigos. Lembro que meu filho não gostava de socializar, qualquer barulho o incomodava, mas hoje está mais controlado. Ele consegue ajudar nas atividades de casa e em coisas que ele não fazia antes. Meu filho está evoluindo muito graças à terapia ocupacional e aos outros profissionais que estão envolvidos”, falou emocionada.

Da mesma emoção compartilha Rodrigo de Macedo, pai de um menino de 8 anos, que há um ano faz o tratamento de TDH. “Meu filho tinha muita dificuldade de concentração e ouvir barulhos e ruídos. Tudo o estressava e ficava bravo. Hoje com o tratamento, ele está melhorando muito com o auxílio dos remédios e do acompanhamento multidisciplinar. A rede também tem nos ajudado muito em casa, com os deveres da escola, com as atividades em casa. Hoje aqui no parque estamos muito felizes com essa experiência e com a melhora dele”.

​Larissa Martins, terapeuta ocupacional, fala da importância da ação no ambiente natalino

Larissa Martins, terapeuta ocupacional, que já integra o grupo há dois anos, explicou detalhadamente como funciona o centro, destacando a importância da saúde mental para a sociedade e especificamente para quem enfrenta algum distúrbio psiquiátrico.

“Eu estou na unidade há dois anos, e nesse período, a gente começou esse trabalho juntamente com a equipe multidisciplinar, entre a terapia ocupacional e a psicologia e aí a agente foi atendendo conforme fomos vendo a necessidade de alguns pacientes específicos, já que muitas vezes, temos pacientes que não conseguem realizar as atividades básicas diárias, como escovar os dentes, tomar banho, trocar de roupa, e pela demanda ser muito grande, nós pensamos em fazer um grupo terapêutico para estimular algumas questões específicas desses pacientes. Todo grupo tem uma temática de estimulação sensorial, psicomotora, de AVDs (Atividades da Vida Diária ), dentro das necessidades voltadas para as crianças e adolescentes. A partir daí, nós fizemos um vínculo terapêutico e conseguimos alavancar. Hoje, nós temos um grupo de cerca de 50 crianças efetivas participando do grupo e aí, como atividade de encerramento de fim de ano, a gente propôs essa atividade aqui no Parque da Cidade, tendo em vista que muitas dessas crianças têm dificuldade de socializar”.

A terapeuta também destacou que a ideia de fazer essa atividade especial no Parque, além de divertir as crianças, foi fazer com que eles pudessem vivenciar essa experiência do Natal, já que muitas famílias atendidas estão em vulnerabilidade social e promover um momento que eles possam socializar e aprender ao mesmo tempo, facilitando o acompanhamento com às famílias.

Equipe Multidisciplinar

Rodrigo de Macedo disse que o atendimento mudou o comportamento do filho

Formada por terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros, numa grande rede de apoio, a equipe multidisciplinar serve para alinhar o atendimento, para que todos juntos, possamos conversar para atender melhor as diferentes necessidades de cada criança e para isso, precisa ser composta por vários profissionais juntos. Além do acolhimento da rede de apoio, o grupo também atende e acompanha as famílias.

Importante observar os sinais de comportamento

Mesmo se falando muito atualmente de saúde mental, o tema ainda é considerado tabu por muita gente e muitas vezes, mascarado por quem sofre. A terapeuta ocupacional explica que por vivermos em uma sociedade que dita regras rígidas e pelo preconceito acerca do tema saúde mental, muitos pacientes acabam por vergonha e por temerem ser vítimas desse preconceito, não procurando atendimento nas unidades de saúde especializada.

Ela ainda fez um alerta importante para os pais, para que passem a observar melhor os sinais característicos dos diversos transtornos que podem estar passando despercebidos e que é de fundamental importância para o desenvolvimento psicossocial dos jovens e ao constatar esses sinais, procurar imediatamente o atendimento especializado.

COMO O SERVIÇO FUNCIONA

Leide Santos considera os resultados positivos da terapia ocupacional

Os Caps são equipamentos específicos de apoio à saúde mental que funcionam em regime de porta aberta, ou seja, não há a necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio. Eles são divididos em várias modalidades, de acordo com o público acolhido e os serviços oferecidos. O Caps Infantojuvenil funciona para atendimentos de crianças de 5 a 16 anos.

“Os pais que notarem comportamentos específicos das crianças, devem se dirigir à unidade, levando os documentos pessoais do responsável legal e a partir daí, é feito um acolhimento feito especialmente por um profissional especialista, que vai ver se a criança se insere no perfil Caps, porque muitas vezes ele precisa de atendimento ou de neurologista ou outro especialista e a partir desse momento, será feito o acolhimento por um profissional especialista que vai encaminhar o paciente para o atendimento específico”, complementou a terapeuta.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na avenida Dom Pedro II, nº 2687, bairro São Cristóvão – 1º Andar. “O Caps infantil oferece apoio e acolhimento para os pais que também necessidade desse apoio psicológico para ajudarem seus filhos no dia a dia . Somos uma equipe que acolhe os pacientes e familiares”, acrescentou a gestora, Luzia Viana.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro

A medida atinge produtos à base de tirzepatida e retatrutida comercializados irregularmente, conhecidos como canetas do Paraguai, devido à falta de garantias sobre segurança e qualidade.
L
Janeiro Branco orienta população a identificar sinais de esgotamento emocional

Janeiro Branco orienta população a identificar sinais de esgotamento emocional

A população pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
L
Campanha "Influ Sangue Bom" mobiliza influenciadores digitais e reforça importância da doação de sangue

Campanha “Influ Sangue Bom” mobiliza influenciadores digitais e reforça importância da doação de sangue

Iniciativa do governo de Rondônia incentiva doação voluntária durante janeiro; uma bolsa pode beneficiar até quatro pessoas e salvar vidas em emergências.
L
Prefeitura busca imóvel para manter atendimento da UPA Ana Adelaide durante reforma

Prefeitura busca imóvel para manter atendimento da UPA Ana Adelaide durante reforma

Medida garante a continuidade dos serviços de urgência e emergência nas zonas Central e Norte da capital; proprietários têm 10 dias para enviar propostas.
L
Anvisa suspende suplementos alimentares de duas marcas por falta de segurança

Anvisa suspende suplementos alimentares de duas marcas por falta de segurança

A agência reguladora proibiu a venda e determinou o recolhimento de produtos da Cycles Nutrition e da Mushin devido ao uso de ingredientes não avaliados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo recompõe orçamento para educação e ciência e tecnologia

Governo recompõe orçamento para educação e ciência e tecnologia

A medida garante o repasse de R$ 977 milhões para o Ministério da Educação e R$ 186 milhões para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, revertendo cortes feitos no Congresso.
L
Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem abertas até domingo em Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem abertas até domingo em Rondônia

As oportunidades contemplam todos os 52 municípios do estado, fortalecendo o acesso à educação profissional.
L
Cesta básica registra queda de 6,89% em Porto Velho no segundo semestre de 2025

Cesta básica registra queda de 6,89% em Porto Velho no segundo semestre de 2025

Tomate, arroz e óleo foram os itens que mais contribuíram para a diminuição do custo dos alimentos na capital de Rondônia.
L

Momento Empresarial: Artur Quintela Junior fala sobre tradição, parcerias e 15 anos no ramo vidreiro

A edição desta quarta-feira, dia 21, às 09h, do Momento Empresarial destaca a história de quem construiu uma marca sólida apostando em confiança, relacionamento e qualidade.
L
Presidente do Inep nega erro em resultado final do Enamed

Presidente do Inep nega erro em resultado final do Enamed

Manuel Palacios afirmou que inconsistências apontadas por universidades ocorreram apenas em comunicações prévias e não afetaram os indicadores oficiais de qualidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Azul amplia malha aérea em Rondônia: Novos voos conectam interior ao centro-sul

Azul amplia malha aérea em Rondônia: Novos voos conectam interior ao centro-sul

Senador Jaime Bagattoli consegue ampliação da Azul com três novas rotas diretas de Cuiabá para Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal, além de voos diários entre Confins e Porto Velho a partir de abril. Medida impulsiona turismo e economia do estado com mais opções de conexão.
L
Com apoio de Cláudia de Jesus, escola de Teixeirópolis recebe R$ 65 mil em computadores

Com apoio de Cláudia de Jesus, escola de Teixeirópolis recebe R$ 65 mil em computadores

A iniciativa reforça a importância da atuação parlamentar na destinação de recursos para a educação básica, especialmente em municípios do interior.
L
Governo federal anuncia projeto para participação popular no orçamento da União

Governo federal anuncia projeto para participação popular no orçamento da União

A iniciativa Orçamento do Povo permitirá que cidadãos escolham prioridades para seus municípios, como ambulâncias do Samu e climatização de escolas.
L
Psol aciona STF contra gratificação a policiais por mortes em serviço

Psol aciona STF contra gratificação a policiais por mortes em serviço

A ação foi designada ao ministro Alexandre de Moraes e contesta o bônus de produtividade aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
L
A Caminhada Quixotesca de Nikolas Ferreira em Busca de Visibilidade Política

A Caminhada Quixotesca de Nikolas Ferreira em Busca de Visibilidade Política

A caminhada do deputado de Minas Gerais até Brasília é vista como estratégia de autopromoção, distante de causas nacionais urgentes como emprego e combate à miséria.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende mototaxista por estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil prende mototaxista por estupro de vulnerável em Porto Velho

O homem de 32 anos foi detido pela delegacia especializada após investigações apontarem abusos cometidos contra três vítimas durante o exercício de sua profissão.
16
Ex-prefeito de Colorado do Oeste morre atropelado pela própria caminhonete

Ex-prefeito de Colorado do Oeste morre atropelado pela própria caminhonete

Anedino Carlos Pereira, conhecido como Anedino da Farmácia, foi atingido pelo veículo em movimento após estacionar em uma ladeira no centro da cidade.
18
Acidente entre moto e carro deixa motociclista ferido na avenida Mamoré

Acidente entre moto e carro deixa motociclista ferido na avenida Mamoré

A vítima foi socorrida pelo Samu com diversas escoriações após uma colisão durante uma tentativa de conversão no sentido BR-364.
14
PRF apreende mais de 13 kg de droga com passageira em Vilhena

PRF apreende mais de 13 kg de droga com passageira em Vilhena

O entorpecente do tipo skunk estava escondido na bagagem de uma mulher de 31 anos e tinha como destino final a cidade de Cuiabá.
12
Homem é esfaqueado pela esposa após flagrar vídeo de traição em Porto Velho

Homem é esfaqueado pela esposa após flagrar vídeo de traição em Porto Velho

A vítima foi atingida no braço durante uma discussão em uma residência no bairro Parque Amazônia e a suspeita fugiu logo após o crime.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: Antônio Nogueira de Queiros

Licença Prévia e Licença de Instalação (LP e LI)
L
Lições de uma boa esfirra

Lições de uma boa esfirra

Restaurante no centro da capital une gerações com receita milenar e filosofia simples: trabalho honesto traz felicidade em qualquer lugar
L

Requerimento da Autorização Ambiental: ROZILEA CUESTA DAMASCENO

AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL SIMPLIFICADA- AAS
L
Lula instituiu há 18 anos o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Lula instituiu há 18 anos o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Dia 21 de janeiro marca luta histórica: lei de 2008 criou data nacional contra violência religiosa
L
Esther Dweck defende integração da América Latina em Davos

Esther Dweck defende integração da América Latina em Davos

A ministra da Gestão e Inovação destacou que a união regional em infraestrutura e políticas sociais é o caminho para superar a estagnação econômica e ampliar o potencial de crescimento.
L
Conab divulga 1º Boletim Prohort 2026 nesta quinta-feira

Conab divulga 1º Boletim Prohort 2026 nesta quinta-feira

Levantamento apresenta preços de frutas e hortaliças comercializadas nas Ceasas do país e será transmitido ao vivo pelo canal da Conab no YouTube.
L
Ejud-14 promove palestra sobre direitos das comunidades quilombolas

Ejud-14 promove palestra sobre direitos das comunidades quilombolas

Evento telepresencial do TRT-14 acontece em 5 de fevereiro, com foco nos aspectos históricos, culturais e trabalhistas, e inscrições abertas até o dia 4.
L
Ouvidoria do MPRO fortalece integração com Ouvidoria-Geral do Estado

Ouvidoria do MPRO fortalece integração com Ouvidoria-Geral do Estado

Visita institucional em Porto Velho reforçou atuação conjunta, capacitação de servidores e ações voltadas à cidadania, incluindo projetos sobre TEA.
L
MPRO articula ação contra violência à mulher no Carnaval de Porto Velho

MPRO articula ação contra violência à mulher no Carnaval de Porto Velho

Ministério Público de Rondônia reúne Polícia Militar, prefeitura e conselho municipal para campanha “Não é Não” durante desfile da Banda do Vai Quem Quer. Ação integrada prevê pit stops educativos, distribuição de materiais e patrulhamento especializado em 14 de fevereiro de 2026.
L
Trump defende compra da Groenlândia e justifica intervenção na Venezuela

Trump defende compra da Groenlândia e justifica intervenção na Venezuela

Em discurso no Fórum Econômico Mundial, o presidente dos Estados Unidos afirmou que a aquisição do território ártico é uma questão de segurança estratégica e celebrou os resultados da presença militar em solo venezuelano.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.