SEGUNDA-FEIRA, 22/09/2025

L

Saúde

Câncer infantil muda rotina de pais e crianças em busca da cura

Casal de músicos em Brasília defende falar abertamente sobre a doença.

Por Luiz Claudio Ferreira / Agencia Brasil - 25

Publicado em 

Foto - Wilson Dias/Agência Brasil

Flora, de 9 anos, garante que é tagarela somente fora da escola. A menina tem muito o que falar. Na escola, fica quietinha porque gosta de matemática e até acha fácil. Adora as aulas de português, de redação e também de inglês. As palavras se misturam ao olhar doce e sorridente. Em casa, devora os gibis da turma da Mônica. Diverte-se também em contar as suas histórias, das amigas da escola, das viagens que fez para o Nordeste e dos filmes e desenhos que assiste na TV. A tagarela também sabe que está em um longo tratamento para cuidar de um “dodói”, como os pais explicam.

A mãe, Cris Pereira, e o pai, Guto Martins, ambos músicos de Brasília e pais também da jovem Poema, de 15 anos, aprenderam que é necessário falar e dar visibilidade a esse dodói. “É fundamental falar sobre o câncer infantil”, diz a mãe, sambista. Além disso, fazem questão de divulgar que os sistemas públicos de saúde, desde o diagnóstico, e de educação têm sido fundamentais na luta por Flora.

Primeiros sinais

Cris solta a voz porque sabe que pode ajudar outras pessoas a prestarem atenção em sinais que podem fazer toda a diferença no tratamento. “Não pode haver tabu”, diz Guto. Cris recorda que o primeiro sinal em Flora foi aos seis meses, um pequeno estrabismo do olho esquerdo. Eram os primeiros sinais do astrocitoma pilocítico, um tumor na cabeça que, no caso de Flora, pressiona a parte anterior ao olho.

Depois da menina apresentar outros momentos de indisposição, e de tentarem encontrar o que estava ocorrendo, um ano depois, o casal recebeu a notícia que ninguém queria receber. O dia era 3 de outubro de 2016, uma sexta-feira, quando pediram que fosse feito um exame mais detalhado em função do olhinho estar um pouco mais saltado. O casal, quando se viu rodeado por diferentes profissionais, sabia que algo havia sido descoberto.

“Foi como se a gente tivesse passado por um portal e que nunca nada seria como antes”, recorda a mãe. O tumor na cabeça da criança já tinha seis centímetros. Três dias depois a criança passou pela primeira cirurgia.

Um mundo de pensamentos surgiu. Mas, inicialmente, descobriram que era necessário se resignar e lutar. “Foi muito importante não nos sentirmos sozinhos. Eu conto essa história que foi vivida em 72 horas em que tudo mudou”. Inclusive o olhar deles para outras pessoas. Ao observar a vida hospitalar, conheceram histórias de pessoas em situações ainda mais delicadas.

Vivendo depois do “portal”

A primeira cirurgia seria apenas o começo de uma jornada intensa que está no caminho de completar uma década. Em novembro daquele ano começaram as sessões de quimioterapia. Os ciclos foram acompanhados, inicialmente, com muita surpresa para os pais. A rotina fez com que eles parassem de contabilizar quando chegou ao número 120. “Entendemos que os protocolos são para fragilizar o tumor a ponto que essas células parem de se produzir”.

O casal, no caminho, decidiu que era necessário divulgar o que ocorria na família. Até uma página no Instagram (@mamaetocomcancer) foi criada. No canal, dividem experiências com outras famílias, falam das pequenas vitórias de todos os dias ou compartilham os desafios que aparecem.

Ao longo desse processo, não foi raro para o casal ver mães abandonadas com seus filhos doentes. Mulheres que, literalmente, vivem em hospitais. Guto vê menos homens acompanhando os seus filhos em tratamento. “Acho muito triste isso. A gente sempre se revezou muito. Há mulheres cuidando de crianças sem nenhuma rede de apoio, são pessoas em vulnerabilidade real sem dinheiro para fazer um lanche”.

Os dias são diferentes uns dos outros, mas acostumaram-se que é necessário viver com pragmatismo e intensidade cada momento. Atualmente, por causa da agressividade do tumor, Flora passa por um tratamento chamado de “terapia-alvo”, feito através de mapeamento genético. Medicamentos custam caro. São necessárias duas caixas por mês (cada uma custa cerca de R$ 6 mil). Atualmente, a família tem sido atendida por decisão judicial que garante o pagamento por parte do plano de saúde.

Diagnóstico precoce

Segundo o neurocirurgião pediátrico Márcio Marcelino, do Hospital da Criança de Brasília – que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – é muito importante a iniciativa de trazer visibilidade e falar sobre o câncer infantil. Principalmente porque as primeiras manifestações podem passar despercebidas e não se pode fugir dessa possibilidade.

“Essa família ficou frequentando emergências e emergências de diversos hospitais. Não é só no Brasil. A gente tem documentado inúmeras iniciativas fora do país de conscientização e de alerta dos serviços de saúde para isso”, afirma o especialista.

Ele explica que o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença. O motivo é simples: quando se encontra uma lesão nas fases iniciais, há três benefícios para a criança. “O primeiro é que o tumor tem uma dimensão menor”. Isso facilita o procedimento cirúrgico, se for o caso. O segundo benefício é que diminui a possibilidade de encontrar uma doença já com disseminação. O terceiro motivo é que evita situações em que a criança passe meses mais debilitada. Isso não quer dizer, conforme destaca, que não exista tratamento se houver diagnóstico tardio.

O especialista explica que o avanço da ciência é fantástico no que diz respeito ao tratamento do câncer. “Nós estamos conseguindo diferenciar dentro de um mesmo tipo de tumor os vários subtipos. E com esses subtipos geneticamente determinados desses tumores, a gente está conseguindo definir melhor quais são os prognósticos e qual o melhor tratamento”, argumenta.

Esse avanço da ciência tem se mostrado revolucionário, segundo Márcio Marcelino. O diagnóstico precoce é o início da caminhada. “Pode ser um baque para a família. Mas é importante que eles saibam que nunca estão sozinhos”. No caso de Flora, o médico já foi responsável por quatro cirurgias. “Estamos na luta. A última cirurgia foi o que ajudou muito na lesão dela”.

Nesse caminho de Flora, a mãe ensina a ser intensa em todas as horas. Os dias de internação até serviram de inspiração para compor um hino de levante feminista. Entre os versos está: “resistência em mim se acendeu”. Mas a menina também ensina, mesmo com o dodói e tão criança, que é necessário tagarelar, sorrir e lutar a cada dia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Uma nova diretriz brasileira para hipertensão arterial agora considera a medida de 12 por 8 como pré-hipertensão, com o objetivo de identificar riscos e atuar com medidas preventivas de forma mais proativa.
L
Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

A dor na região lombar é a segunda maior razão para buscas por atendimento médico no mundo, superada apenas por resfriados. O fisioterapeuta Fábio Luciano Arcanjo de Jesus explica as causas e a importância do movimento para evitar o problema.
L
SUS 35 anos: a maior conquista social do Brasil, diz ministro

SUS 35 anos: a maior conquista social do Brasil, diz ministro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, celebrou os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando-o como o maior sistema público do mundo. Ele ressaltou as conquistas do sistema, como a universalização da saúde, mas também reconheceu o histórico desafio do tempo de espera por atendimentos especializados.
L
SUS completa 35 anos e atende 76% da população brasileira

SUS completa 35 anos e atende 76% da população brasileira

O Sistema Único de Saúde (SUS) celebra seu 35º aniversário nesta sexta-feira. O sistema, considerado o maior do mundo, é o responsável por 2,8 bilhões de atendimentos anuais e tem um corpo de 3,5 milhões de profissionais de saúde.
L
Decisão do STF sobre planos de saúde gera críticas

Decisão do STF sobre planos de saúde gera críticas

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) afirmou que a decisão do STF que validou a cobertura de tratamentos fora do rol da ANS, mas estabeleceu novos critérios, vai prejudicar os usuários.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

CCJ pauta PEC da Blindagem com expectativa de rejeição

CCJ pauta PEC da Blindagem com expectativa de rejeição

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado pautou a PEC da Blindagem para esta quarta-feira, com expectativa de rejeição após protestos e manifestações de líderes partidários contra a medida.
L

NOTA DE PESAR: da familia Tolotti pelo falecimento de José Vidal Hilgert

Vidal era casado com a sra Sonia Hilgert, deixa 4 filhos e 11 netos
L

Tiger Sport 660 combina desempenho esportivo com praticidade no uso diário

Modelo conta com motor tricilíndrico, pacote tecnológico e autonomia ampliada por R$ 59.190,00
L

Sorteio do RondônCap agitou o domingo dos rondonienses, neste 21 de setembro; e já tem ganhadores

O sorteio tão aguardado já aconteceu e garantiu momentos de alegria para dezenas de pessoas que tiveram os seus títulos sorteados.
L
Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Inclusão: Governo de RO apoia atleta paralímpico convocado para o Pan-Americano

Políticas públicas fortalecem acessibilidade e esporte adaptado em Rondônia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Lula discute a Palestina em encontro global na ONU

Lula discute a Palestina em encontro global na ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa em Nova York de uma reunião para tratar da questão da Palestina, com foco no reconhecimento de um Estado palestino.
L

Samuel Costa critica PEC da Blindagem em ato que reuniu mil manifestantes na EFMM

Manifestação na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré reúne cerca de mil pessoas contra a PEC da Blindagem e a anistia para golpistas em defesa da democracia brasileira.
L
Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Anistia para quem matou, torturou e assaltou banco. Mas para a mulher do batom, só redução de pena

Histórico de anistias no Brasil contrasta com resistência atual em conceder benefício a condenados do 8 de Janeiro.
L
Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Alero garante novos direitos e fortalece programas voltados à pessoa com deficiência

Inclusão e igualdade pautam iniciativas recentes do Legislativo de Rondônia, que aprovou leis, destinou recursos e ampliou benefícios sociais
L

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Publicidade

POLÍCIA

Furto de motocicleta em Jaru resulta em prisão

Furto de motocicleta em Jaru resulta em prisão

Dois homens foram presos pela PRF em Rondônia após uma perseguição na BR 364, depois de tentarem fugir em uma motocicleta furtada em Jaru.
10
Casal é preso após tentativa de homicídio contra CB da PM durante briga em conveniência

Casal é preso após tentativa de homicídio contra CB da PM durante briga em conveniência

Segundo a PM, durante uma confusão, um indivíduo desferiu três golpes que atingiram pescoço e costas do militar, depois os suspeitos fugiram em um carro modelo Celta de cor vermelha.
16
Imagem de capa da categoria de Polícia do News Rondônia

Homem é agredido a pauladas durante invasão de apartamento na zona sul

Um homem teve seu apartamento invadido por cerca de três criminosos e foi agredido com pauladas no bairro Eletronorte, em Porto Velho
16

BR-364: Ação conjunta apreende 130 kg de drogas e prende traficante em Porto Velho

Uma operação do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na prisão de um homem e na apreensão de mais de 130 kg de entorpecentes em Porto Velho
14

Acidente entre carro e moto deixa casal ferido em Porto Velho

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta deixou um casal ferido na noite deste sábado (20) no cruzamento da Avenida Campos Salles com a Rua Petrópolis, no bairro Conceição, zona sul de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com fortalecimento da gestão, governo de Rondônia é referência nacional em governança previdenciária

Com fortalecimento da gestão, governo de Rondônia é referência nacional em governança previdenciária

Estado é o primeiro do país a conquistar e manter certificação máxima do Pró-Gestão.
L
PNAE perde poder de compra sem reajuste

PNAE perde poder de compra sem reajuste

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) enfrenta uma perda de 8,8% no seu poder de compra, afetando a qualidade da merenda para 40 milhões de estudantes por falta de reajustes regulares.
L
Mega-Sena acumula prêmio de R$ 48 milhões

Mega-Sena acumula prêmio de R$ 48 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do último sorteio da Mega-Sena, levando o prêmio a acumular para R$ 48 milhões no próximo concurso, que será realizado nesta terça-feira (23).
L
A saúde da pele negra exige atenção especializada

A saúde da pele negra exige atenção especializada

Especialistas em dermatologia, como o médico Cauê Cedar, defendem que a formação médica e o mercado de produtos se adaptem às necessidades da pele negra, que possui características únicas.
L

Recebimento da Licença Ambiental: VAPOR PORTO VELHO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00053.003/2025-SUL
L
Aliados dos EUA reconhecem Estado da Palestina

Aliados dos EUA reconhecem Estado da Palestina

Em um movimento coordenado, Canadá, Reino Unido e Austrália formalizam o reconhecimento do Estado da Palestina, condenando as ações de Israel em Gaza e do Hamas em 2023.
L
Netanyahu reage a reconhecimento de Estado palestino

Netanyahu reage a reconhecimento de Estado palestino

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que não haverá Estado palestino e criticou países ocidentais que reconheceram a soberania da Palestina, como Reino Unido e Austrália.
L
Ataque cibernético afeta check-in em aeroportos europeus

Ataque cibernético afeta check-in em aeroportos europeus

Um ataque cibernético de ransomware causou interrupções em sistemas de check-in, afetando aeroportos como o de Bruxelas e Londres Heathrow, e prejudicando milhares de passageiros na Europa.
L
Fase final do JIR 2025 será realizada em Ji-Paraná

Fase final do JIR 2025 será realizada em Ji-Paraná

Competição reunirá atletas de 32 municípios entre 9 e 22 de outubro em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.