SÁBADO, 01/11/2025

Em destaque

L

Saúde

Programa de residência médica em Medicina de Emergência é implementado pelo governo de RO

Governo de Rondônia anuncia Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência, com duas vagas anuais.

Por Camila Lima - 25

Publicado em 

Foto - Frank Néry e Arquivo Sesau

Com o objetivo de contribuir para formação de médicos especialistas no atendimento de situações críticas e emergenciais no estado, garantindo melhorias na qualidade da atenção à saúde, o governo de Rondônia anunciou a implantação do Programa de Residência Médica (PRM), em Medicina de Emergência. Com credenciamento provisório aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em 16 de outubro, o programa conta com duas vagas para cada ano de residência (R1, R2 e R3), e trata-se de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o Instituto de Educação e Saúde Pública de Rondônia (Iespro) e Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Continua após a publicidade

Os médicos selecionados para o programa passarão por três anos de treinamento teórico e prático, em ambientes vinculados à Rede de Atenção às Urgências (RUE), como a Sala de Trauma e Sala de Emergência do Hospital João Paulo II, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), transporte aeromédico, emergências pediátricas no Hospital Infantil Cosme e Damião, além de emergências em infectologia e medicina tropical no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). Os estágios vão ocorrer em cenários fundamentais para formação do médico emergencista.

A residência é aberta aos médicos de todo o Brasil, com registro profissional ativo e regular, permitindo a inclusão de profissionais que desejam se especializar na área, sendo que as atividades do programa de residência em Medicina de Emergência tem previsão de início para março de 2025. O programa visa assegurar que os médicos selecionados tenham uma formação técnica, científica e profissional sólida,  consistente e abrangente em cenários desafiadores.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da iniciativa para saúde. “Os investimentos do governo do estado na capacitação do corpo médico de Rondônia e de outros estados para lidar com as situações mais desafiadoras ligadas à saúde, são fundamentais para promoção dos atendimentos e bem-estar da população.”

MEDICINA DE EMERGÊNCIA

Vinícius Ortigosa, professor e supervisor do PRM juntamente à médica portuguesa Maria Beatriz Barroca | Foto – Frank Néry e Arquivo Sesau

O professor-adjunto de Medicina de Emergência da Unir e supervisor do PRM de Medicina de Emergência da Sesau/Iespro, Vinicius Ortigosa Nogueira,  destacou a relevância do programa. “A especialidade de Medicina de Emergência abrange o diagnóstico e tratamento de qualquer paciente que necessite cuidados diante de uma situação imprevista de doença aguda ou lesão que exija atendimento imediato.”

De acordo com o professor, a implementação do programa ocorre em um momento em que a demanda por profissionais habilitados e especializados na área de Medicina de Emergência é crescente, fazendo com que o estado atue ativamente na necessidade de um sistema de saúde mais eficiente e preparado para atender a população.

“Estamos confiantes que, ao formar médicos especialistas, estaremos contribuindo para melhoria da saúde pública em Rondônia, visando assegurar ao usuário do SUS, um conjunto de ações e serviços em situações de emergência, com resolutividade e em tempo oportuno”, enfatizou o supervisor do PRM de Medicina de Emergência da Sesau/Iespro.

REFERÊNCIA EM CAPACITAÇÃO

O programa também tem ganhado reconhecimento internacional, com a recente vinda da médica portuguesa Maria Beatriz Barroca Bartillotti Matos, especialista em Medicina de Família e Comunidade, da região do Litoral de Alentejo, em Portugal. Durante o mês de outubro, a médica participou de um estágio optativo no Serviço de Medicina de Emergência do Hospital João Paulo II, com o objetivo de aperfeiçoar as habilidades em ultrassonografia point-of-care; técnica voltada para o atendimento de pacientes graves. A escolha de Rondônia ao intercâmbio reforça a posição do programa como referência em capacitação médica especializada.

O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, afirmou que o Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência é um reflexo do empenho do estado em oferecer serviços de saúde com profissionais bem preparados. “Estamos trabalhando na qualificação dos serviços de saúde estaduais, visando não apenas a formação de especialistas, mas também quanto à melhoria do atendimento de saúde à população em geral.”

A Sesau conta com outros programas de residência médica, incluindo:

  • Clínica Médica
  • Pediatria
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Cirurgia Geral
  • Infectologia
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Psiquiatria
  • Medicina da Família e Comunidade
  • Urologia
  • Cirurgia Plástica
  • Neonatologia
  • Medicina Intensiva
  • Medicina Intensiva Pediátrica
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Metanol preocupa autoridades sanitárias em nove estados

Metanol preocupa autoridades sanitárias em nove estados

Brasil registra 59 casos confirmados de intoxicação e 15 mortes, segundo o Ministério da Saúde.
L
Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro

Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro

População pode dar sugestões sobre novas doses de vacinas que ampliam a proteção contra doenças graves como pneumonia e meningite.
L
Acolhimento no luto por bebês previne piora da saúde mental

Acolhimento no luto por bebês previne piora da saúde mental

Política de humanização do luto expõe carência de psicólogos e alerta para a necessidade de apoio para evitar depressão e ansiedade nas famílias.
L
Campanha Nacional de Multivacinação encerra nesta sexta-feira

Campanha Nacional de Multivacinação encerra nesta sexta-feira

Vacinação de rotina segue disponível durante todo o ano; pais e responsáveis devem manter a caderneta das crianças atualizada.
L
Outubro do luto materno e parental reivindica atendimento humanizado

Outubro do luto materno e parental reivindica atendimento humanizado

Nova política nacional busca garantir acolhimento e respeito às famílias que sofrem o luto materno e parental após a perda gestacional ou neonatal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tank 300 2026 tem conforto, tração, potência e condução híbrida inteligente

Modelo reforça a estratégia da GWM Brasil no segmento de utilitários eletrificados
L

GOSPEL NEWS: 74 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil

Durante a entrevista, ela vai relembrar momentos marcantes da fundação, os desafios enfrentados e as conquistas que consolidaram a IEQ como uma das igrejas evangélicas mais influentes do país, presente em todos os estados e com milhões de fiéis.
L

SINTONIA 360: A paixão pelo futebol feminino com Ronan Costa

Durante a entrevista, Ronan vai compartilhar sua trajetória, experiências em campo, desafios da gestão esportiva e a importância da mídia na valorização das atletas e equipes femininas.
L
Moraes se reúne com prefeito do Rio na segunda-feira

Moraes se reúne com prefeito do Rio na segunda-feira

Ministro do STF também ouvirá o governador Cláudio Castro sobre a Operação Contenção.
L

Do tráfico de drogas ao púlpito: a guinada de Pedro Montenegro, preso por tráfico no Brasil, para a vida religiosa, levanta questionamentos na Bolívia

A divulgação recente de vídeos gravados, nos quais Montenegro aparece visivelmente mais magro e com uma rotina semelhante à de um “tiktoker”, atraiu a atenção da Justiça boliviana. O narcotraficante se converteu e hoje atua como pastor evangélico em uma igreja no Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego no Brasil atinge menor taxa da série histórica

Desemprego no Brasil atinge menor taxa da série histórica

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em setembro repete o menor índice desde 2012, e número de empregados com carteira assinada é recorde.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos de trabalho formal em setembro

O estado de Rondônia registrou 1.171 novos empregos com carteira assinada, contribuindo para o saldo positivo nacional de 213 mil vagas no mês.
L
Prefeitura de Jaru convoca candidatos para vagas de cozinheiro e zelador

Prefeitura de Jaru convoca candidatos para vagas de cozinheiro e zelador

Nova convocação faz parte do Processo Seletivo Nº 002/2025 e é destinada à zona urbana do município.
L
Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

POLÍTICA

Pedro Fernandes denuncia insegurança jurídica para produtores rurais em Rondônia

Pedro Fernandes denuncia insegurança jurídica para produtores rurais em Rondônia

Deputado alerta para casos em Alvorada do Oeste, Campo Novo e Monte Negro, onde produtores enfrentam ações de órgãos federais e sobreposição de terras.
L
Pedro Fernandes critica decreto federal e defende direito de defesa dos produtores rurais

Pedro Fernandes critica decreto federal e defende direito de defesa dos produtores rurais

Deputado participou de audiência pública em Rondônia sobre embargos ambientais aplicados a propriedades na Amazônia Legal.
L
Presidenta do México pede apoio de Lula para produção de etanol

Presidenta do México pede apoio de Lula para produção de etanol

Claudia Sheinbaum também demonstrou interesse nos programas sociais brasileiros de combate à pobreza.
L
Movimento negro exige investigação independente sobre operação no Rio

Movimento negro exige investigação independente sobre operação no Rio

Protestos em várias capitais pediram federalização das investigações e responsabilização do governo fluminense.
L
DPU defende rejeição de denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro

DPU defende rejeição de denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro

Defensoria argumenta que manifestações do deputado se enquadram no exercício da liberdade de expressão.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM recupera Hilux furtada e apreende pistola na zona rural

PM recupera Hilux furtada e apreende pistola na zona rural

Ação policial resultou na localização de caminhonete sem partes da dianteira e na apreensão de pistola Taurus 9mm, munições e peças automotivas, além da prisão de um suspeito de receptação.
14
Sete integrantes do Comando Vermelho morrem em troca de tiros no Ceará

Sete integrantes do Comando Vermelho morrem em troca de tiros no Ceará

Membros da facção Comando Vermelho entraram em confronto com equipes policiais na madrugada desta sexta-feira (31) em Canindé, no interior do Ceará, resultando na morte dos sete suspeitos.
18
Comando Vermelho usa arsenal de guerra e drones em confrontos no Rio

Comando Vermelho usa arsenal de guerra e drones em confrontos no Rio

Facção Comando Vermelho moderniza táticas de combate no Rio de Janeiro, utilizando armas europeias, uniformes camuflados e drones para vigilância e ataque contra a polícia e facções rivais.
10
Casal de moto é socorrido após colisão com caminhonete em RO

Casal de moto é socorrido após colisão com caminhonete em RO

Casal que estava em uma motocicleta foi lançado ao solo com ferimentos após ter o veículo atingido por caminhonete no bairro Beira Rio, em acidente Rolim de Moura.
12
Forças de segurança fazem operação contra desmatamento em terras indígenas

Forças de segurança fazem operação contra desmatamento em terras indígenas

Polícia Civil, Funai e Ibama realizam operação desmatamento Comodoro em área indígena entre Rondônia e Mato Grosso para combater a extração ilegal de madeira e inutilizar maquinários.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Título: Ninão, o homem mais alto do Brasil, passa por nova amputação de perna: ‘Mais difícil, mas vou seguir’

O paraibano Joelison (Ninão), de 40 anos e 2,37 metros, precisou amputar a perna esquerda devido a uma infecção causada pelo diabetes.
L
Energisa investe mais de R$ 520 mil em eficiência energética no Hospital Cemetron em Porto Velho

Energisa investe mais de R$ 520 mil em eficiência energética no Hospital Cemetron em Porto Velho

Projeto da Energisa Rondônia moderniza estrutura do Cemetron e deve gerar economia anual de 350 MWh, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
L
Homem é preso por ameaçar mulher com garrucha em bar de RO

Homem é preso por ameaçar mulher com garrucha em bar de RO

Guarnição do PATAMO prendeu um homem de 45 anos com uma garrucha calibre .22 em boteco do bairro Embratel, após prisão por ameaça Vilhena com arma de fogo e visível estado de embriaguez.
10
Paciente acusa oftalmologista de “furar” olho durante atendimento em RO

Paciente acusa oftalmologista de “furar” olho durante atendimento em RO

Mulher acionou a Polícia Militar e fez acusação médica Vilhena grave contra o profissional que a havia operado. A clínica, por sua vez, afirma que a paciente já ameaçava processo judicial.
14
ACEMDA oferece oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes em Vilhena

ACEMDA oferece oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes em Vilhena

Projeto “Arte na Periferia: Raízes Criativas Amazônicas” vai promover atividades de arte, cultura e valorização da identidade amazônica.
L
Cliente bebe R$ 1.500 e tenta pagar conta sem saldo em Rondônia

Cliente bebe R$ 1.500 e tenta pagar conta sem saldo em Rondônia

Proprietária de bar aciona a polícia após um cliente consumir alto valor em bebidas e alegar não ter dinheiro para quitar a dívida em bar, na Avenida Vitória Régia.
12
Denúncia de mãe leva a flagrante de jovens fumando vape em escola de RO

Denúncia de mãe leva a flagrante de jovens fumando vape em escola de RO

Quatro adolescentes, com idades entre 13 e 14 anos, foram flagrados fumando cigarro eletrônico no banheiro da Escola Estadual Wilson Camargo em Vilhena, após a denúncia de uma mãe.
10
Gol City 2014 com excelente custo-benefício na Zé Veículos

Gol City 2014 com excelente custo-benefício na Zé Veículos

Um clássico da Volkswagen, perfeito para quem busca economia e confiabilidade.
L
HB20 Sense 2021 em excelente estado na Zé Veículos

HB20 Sense 2021 em excelente estado na Zé Veículos

Conforto, economia e design moderno para o seu dia a dia.
L
PM faz cerco e prende traficante com drogas na zona norte

PM faz cerco e prende traficante com drogas na zona norte

A equipe foi ao local depois de receber denúncias de populares informando as características dos suspeitos, em seguida, vários indivíduos saíram em fuga após avistarem a chegada da viatura.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.