QUARTA-FEIRA, 12/11/2025

Em destaque

L

Saúde

Monckey Pox, Coqueluche e Dengue: como essas doenças podem ser evitadas no Brasil

A vacinação e mudanças de hábito podem ser fundamentais para a proteção contra as doenças

Por Daiana Napoleão

Publicado em 

Imagem de Freepik

Muitas doenças acabam chegando ao conhecimento da população apenas quando já está em surto em determinado país ou região, ou quando é registrado óbito e altos níveis de contágio. Mas assim como a Monkeypox, a dengue e a coqueluche podem ser evitadas através da ampla vacinação. O imunizante protege indivíduos diretamente ao reduzir a chance de contrair doenças graves e atua na imunidade de rebanho, o que é essencial para proteger aqueles que não podem ser vacinados, explica Fábio Argenta, diretor médico da Saúde Livre Vacinas, rede de clínicas focadas em vacinas que oferecem  o que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção.

Monkeypox 

Chamada anteriormente de ‘varíola dos macacos’, ela é causada por um vírus da mesma família da varíola, o Orthopoxvirus. Apesar de ter recebido atenção recentemente, surtos da doença têm ocorrido na República Democrática do Congo há mais de uma década. A preocupação atual ocorre devido ao aumento do número de casos importados da variante 1b da Monkeypox, que se concentravam na África e agora também estão na Europa. Esse subtipo é 10 vezes mais letal do que o anterior, o 2b. No Brasil, houve 709 casos de mpox neste ano, com 16 óbitos – o mais recente ocorreu em abril de 2023.

Essa é a segunda vez que a mpox atinge o status de emergência global. Entre 2022 e 2023, já houve um alerta da OMS. Isso não quer dizer que uma pandemia é iminente: a poliomielite, por exemplo, também tem essa classificação, assim como tiveram a zika, ebola e H1N1 em outros anos.

“A vacina oferece proteção cruzada para a monkeypox, e algumas regiões têm campanhas específicas. Há dois imunizantes disponíveis no mundo contra o vírus: a ACAM2000, da Sanofi Pasteur, e a Jynneos, do laboratório dinamarquês Bavarian Nordic. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de um mês entre elas.

No entanto, essa vacina não está amplamente disponível. O imunizante não chegou ainda às clínicas particulares, e a rede pública está priorizando os grupos mais atingidos: pessoas com mais de 18 anos com HIV/Aids, imunossuprimidos, profissionais que atuam em contato com o vírus em laboratórios e pessoas que tiveram contato direto com infectados.”, explica o médico. 

Enquanto a vacina não chega para todos, lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel é uma forma de se proteger.

Coqueluche

A coqueluche é uma doença infecciosa que pode ser grave e potencialmente fatal em crianças com menos de um ano de idade. Também chamada de tosse convulsa, é uma infecção bacteriana das vias respiratórias causada pela Bordetella pertussis, altamente contagiosa que pode ser evitada com a vacinação.

“A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva, espalhadas durante a fala, tosse ou espirro, e os sintomas começam a aparecer entre 5 a 10 dias após o contato, chegando até a 42 dias. O tratamento é feito com antibióticos, e exige internação no caso de bebês. Quanto mais novo for o bebê infectado, mais grave é a doença. Por isso, a prevenção começa ainda durante a gravidez, com a vacina dTpa. As gestantes devem receber uma dose de dTpa, a cada gestação, a partir da 20ª semana. Dessa forma, a placenta transmite os anticorpos ao feto”, explica Dr.Fábio Argenta.

Quando não há administração da vacina antes do nascimento, a puérpera deve receber uma dose logo após o parto, o mais precocemente possível. Recomenda-se que todos os adultos que terão contato com o recém-nascido também sejam imunizados. Na infância, deve-se tomar uma vacina com proteção contra coqueluche aos 2, 4 e 6 meses de idade, com nova aplicação entre os 12 e 18 meses e dose de reforço entre os 4 e 5 anos.

Dengue

O Brasil registrou mais de 6,5 milhões de casos de dengue em 2024. A doença viral é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, comum em regiões tropicais. Há quatro sorotipos da dengue, e a infecção por um deles não protege dos outros, podendo causar formas graves da doença em reinfecções.

Nesse caso, a prevenção vai além do imunizante. É preciso evitar acúmulo de água parada em vasos, garrafas, pneus e outros recipientes, que podem servir de criadouro para o mosquito. Aplicar repelentes adequados à pele, principalmente em áreas com alta incidência do mosquito, também é uma forma de se proteger. Usar roupas compridas e de cores claras, além de instalar telas em janelas e portas também são opções.

A campanha gratuita teve início em fevereiro, priorizando as idades com um maior risco de um cenário grave da doença, o público-alvo de 10 a 11 anos, expandindo para os adolescentes de até 14 anos devido à baixa procura.

“Acredito que alguns fatores podem prejudicar a adesão à vacina. Entre elas estão a liberação para uma faixa etária baixa e as fake News disseminadas na internet. Na rede privada é possível tomar o imunizante em todas as idadades e é de extrema importância se proteger contra a doença, já que todos os anos temos um período de maior incidência de dengue”, comenta o diretor médico da Saúde Livre Vacinas.

Sobre o Saúde Livre Vacinas 

Fundada em 2012, em Lucas do Rio Verde (MT), pelo casal Dr. Fábio Argenta, cardiologista, e a Dra. Rosane Argenta, dentista, a Saúde Livre Vacinas, rede de clínicas focadas no que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção a saúde de doenças imunopreveníveis. Com vacinas para todas as faixas etárias, ou seja, para bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e vacina ocupacional. Com 170 unidades, entre abertas e em implantação, espalhadas pelo Brasil, a marca pretende fechar em 2024 com 230 operações e faturar R$ 44 milhões.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença e evitar complicações graves, alerta a Secretaria Municipal de Saúde.
L
Anvisa determina retirada do mercado de duas marcas de suplementos alimentares

Anvisa determina retirada do mercado de duas marcas de suplementos alimentares

Produtos da Proteus/Whey Isolate Protein Mix e da Bugroon foram suspensos por falta de regularização e licenciamento sanitário.
L
Consumo de café pode reduzir em 39% o risco de recorrência de arritmia cardíaca

Consumo de café pode reduzir em 39% o risco de recorrência de arritmia cardíaca

Estudo conduzido por universidades dos EUA e Austrália sugere que a cafeína é segura e pode ter efeito protetor contra a fibrilação atrial.
L
Setor público concentra 61,9% dos profissionais de Enfermagem, aponta Ministério da Saúde

Setor público concentra 61,9% dos profissionais de Enfermagem, aponta Ministério da Saúde

Estudo revela que o país teve aumento de 44% nos postos de trabalho no setor entre 2017 e 2022; mulheres representam 85% da força de trabalho.
L
Porto Velho reduz casos de dengue em mais de 50% com ações integradas

Porto Velho reduz casos de dengue em mais de 50% com ações integradas

Trabalho conjunto entre equipes de saúde e população garante resultados expressivos no combate à dengue e ao vírus Zika.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Depile-se oferece drenagem linfática com toque terapêutico

Além da estética, a técnica promove relaxamento, melhora o sono e ajuda no rendimento físico e mental.
L

Robótica Educacional transforma horta escolar em Rio Pardo e inspira economia de água com inovação sustentável

Projeto “Rega Inteligente”, desenvolvido na Escola Fernando de Souza Gomes, une ciência, tecnologia e sustentabilidade para otimizar o uso da água e incentivar o pensamento computacional entre estudantes da zona rural de Rondônia.
L
Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

O ministro Alexandre de Moraes esclareceu na terça-feira (11), durante o julgamento dos réus do golpe, que há incompatibilidade entre o uso do uniforme e o direito constitucional do investigado ao silêncio.
L

Momento Empresarial: Cassuli Advogados e as Soluções Jurídicas do Agronegócio

O público poderá compreender como a assessoria jurídica pode ser uma aliada fundamental para reduzir riscos e promover o desenvolvimento econômico da região amazônica.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

POLÍTICA

Alero aprova crédito de R$ 1,47 milhão para a regularização fundiária em Rondônia

Alero aprova crédito de R$ 1,47 milhão para a regularização fundiária em Rondônia

Projeto realoca recursos para fortalecer ações de legalização de propriedades urbanas e rurais no estado.
L
Lula sanciona lei que garante repasses para alimentação e transporte escolar na Rede Federal

Lula sanciona lei que garante repasses para alimentação e transporte escolar na Rede Federal

A Lei nº 15.255/2025 amplia o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para instituições federais de ensino.
L
Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Fiscalização da Seinfra é intensificada e multa pode chegar a R$ 750 mil por falhas na coleta de lixo.
L
Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

O relator Guilherme Derrite negou que seu texto enfraqueça a atuação da Polícia Federal ou equipare facções a terrorismo, e prometeu a votação do novo “marco legal do combate ao crime organizado” nesta quarta-feira (12) em Brasília.
L
Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

O ministro das Cidades, Jader Filho, apoiou a criação de um Conselho Climático nas Nações Unidas para garantir que líderes subnacionais, como prefeitos e governadores, tenham voz e contribuam nas negociações globais de implementação de ações climáticas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminoso morre e esposa é baleada durante confronto da PM com a LCP em Porto Velho

Criminoso morre e esposa é baleada durante confronto da PM com a LCP em Porto Velho

Segundo a Polícia, o bando é envolvido em diversos crimes, entre esbulho possessório, porte ilegal de armas, homicídio entre outros.
18
PF deflagra Operação Nêmesis para apurar obstrução em investigações de desvio de verba da covid-19

PF deflagra Operação Nêmesis para apurar obstrução em investigações de desvio de verba da covid-19

Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em Palmas e Santa Tereza do Tocantins. A ação visa interromper a destruição e ocultação de provas da Operação Fames-19.
10
Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Um homem de 67 anos foi encontrado com um ferimento grave na cabeça após efetuar um disparo em uma propriedade na Linha 94. A vítima foi socorrida pelo SAMU em estado crítico.
16
Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Alexandre Moreira de Miranda foi flagrado pelas câmeras de segurança e contido por seguranças após tentar deixar um atacadista com produtos escondidos em uma mochila.
10
Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Um homem procurado pelo crime de estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itapema (SC) durante uma fiscalização de rotina.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Decreto moderniza vale-alimentação e vale-refeição e amplia liberdade de escolha dos trabalhadores

Decreto moderniza vale-alimentação e vale-refeição e amplia liberdade de escolha dos trabalhadores

Medida publicada no DOU estabelece limites de taxas, fortalece pequenos comerciantes e garante mais transparência e segurança jurídica ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
L
Iveco apresenta veículos, soluções financeiras e serviços conectados na Fetranslog 2025

Iveco apresenta veículos, soluções financeiras e serviços conectados na Fetranslog 2025

Feira reúne transportadores e frotistas em Chapecó e destaca estratégias da montadora para o setor.
L
XI Mostra Cultural dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar destaca talentos da rede municipal

XI Mostra Cultural dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar destaca talentos da rede municipal

Evento celebra o potencial artístico dos estudantes com apresentações de música, dança, teatro e artes visuais.
L
Conexão Tech.RO encerra programação com debates sobre inovação e cidadania digital nesta quarta-feira, 12

Conexão Tech.RO encerra programação com debates sobre inovação e cidadania digital nesta quarta-feira, 12

Evento promovido pelo Governo de Rondônia reúne especialistas e estudantes em Porto Velho para discutir o futuro da tecnologia e da gestão pública.
L
Inscrições para cursos profissionalizantes remotos encerram nesta quinta-feira, 13

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos encerram nesta quinta-feira, 13

Oportunidade abrange os 52 municípios de Rondônia e oferece capacitação gratuita em diversas áreas profissionais.
L
Ducati apresenta a sétima geração da Panigale V4 no Brasil

Ducati apresenta a sétima geração da Panigale V4 no Brasil

Superesportiva italiana chega ao País com avanços técnicos e eletrônicos derivados da MotoGP.
L
Pedreiro viraliza em vídeo ao improvisar ventilador em andaime no meio da rua em RO

Pedreiro viraliza em vídeo ao improvisar ventilador em andaime no meio da rua em RO

Um trabalhador na construção civil chamou a atenção em Ji-Paraná ao usar um ventilador em cima do andaime para amenizar o forte calor, e o vídeo da cena já alcançou mais de 100 mil visualizações nas redes sociais.
L
Cobra é flagrada dentro de ar-condicionado de rádio em RO

Cobra é flagrada dentro de ar-condicionado de rádio em RO

Uma cobra-cipó não venenosa foi encontrada por funcionários de uma rádio em Ji-Paraná. O biólogo explicou que o animal provavelmente estava em busca de alimento, e não se “refrescando”.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.