QUINTA-FEIRA, 12/02/2026

Em destaque

L

Saúde

OMS faz recomendações temporárias para situações de surto por mpox

Países devem se preparar para introduzir a vacina contra a doença.

Por Paula Laboissière / Agência Brasil - 25

Publicado em 

OMS faz recomendações temporárias para situações de surto por mpox
Foto - REUTERS/Denis Balibouse/Proibida reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta segunda-feira (19) uma lista de recomendações, temporárias, direcionadas a países que enfrentam surtos de mpox, incluindo, mas não de forma restrita, as seguintes nações: República Democrática do Congo, Burundi, Quênia, Ruanda e Uganda.

Dentre as recomendações, a OMS pede melhor coordenação da resposta à emergência por mpox, tanto em nível local quanto nacional, além do envolvimento de organizações humanitárias que possam prestar apoio em áreas de refugiados e de insegurança.

Outro item da lista envolve melhorar a vigilância à doença, por meio da expansão do acesso a diagnósticos precisos e acessíveis, capazes de diferenciar as variantes de mpox em circulação na região. A OMS pede ainda reforço no transporte de amostras e descentralização de centros de diagnóstico para a doença.

“Identificar, monitorar e apoiar os contatos de pessoas com mpox para prevenir a transmissão; intensificar os esforços para investigar minuciosamente casos e surtos da doença, de forma a elucidar os modos de transmissão e prevenir a transmissão a familiares e comunidades; notificar à OMS casos suspeitos, prováveis ​​e confirmados em tempo hábil e semanalmente”, recomenda a OMS.

A organização também recomenda que os países forneçam apoio clínico, nutricional e psicossocial para pacientes com mpox, incluindo, quando justificado e possível, isolamento em unidades de saúde e orientação para cuidados domiciliares. Dentre os grupos citados estão pessoas que vivem com HIV, crianças e gestantes.

Outro pedido inclui estabelecer ou reforçar acordos de colaboração para vigilância e gestão de casos de mpox em regiões de fronteira, com destaque para o fornecimento de orientações a viajantes, mas sem recorrer “de forma desnecessária” a restrições gerais envolvendo fluxos de viagem e de comércio.

A OMS pede ainda que os países se preparem para introduzir a vacina contra a mpox como resposta de emergência a surtos. As campanhas, de acordo com a entidade, devem incluir grupos de risco para a infecção, como parceiros sexuais de pacientes com a doença, crianças e profissionais de saúde.

“Isso requer a adaptação ágil de estratégias e planos de imunização em áreas específicas; a disponibilização de vacinas e suprimentos; o envolvimento proativo da comunidade para manter a procura e a confiança na vacinação; e a coleta de dados durante a imunização, conforme protocolos em andamento”, diz a OMS.

Outra recomendação é que países reforcem a comunicação, envolvendo comunidades e profissionais de saúde, para a prevenção de surtos e como estratégia de vacinação, sobretudo por meio do mapeamento de grupos vulneráveis ​​e de alto risco, da escuta social e do feedback das comunidades, mantendo sob controle o que a OMS chama de “desinformação” acerca do tema.

“Abordar o estigma e a discriminação, de qualquer tipo, por meio do envolvimento significativo da comunidade, especialmente nos serviços de saúde”, reforçou a entidade.

Por fim, a OMS pede que os países apresentem relatórios trimestrais sobre o cenário local de mpox e os desafios relacionados à implementação da lista de recomendações temporárias, utilizando ferramentas e canais padronizados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasileiros aprovam SUS acima da média da América Latina

Brasileiros aprovam SUS acima da média da América Latina

Pesquisa da OCDE aponta que a satisfação com o sistema público de saúde no Brasil subiu para 45%, superando os índices de países vizinhos após avanços nos serviços.
L
Vacinação contra dengue começa para profissionais de saúde

Vacinação contra dengue começa para profissionais de saúde

Governo inicia a imunização de 1,2 milhão de trabalhadores do SUS com a vacina nacional do Instituto Butantan para reforçar a proteção na linha de frente.
L
Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Estrutura municipal permanece ativa para atender foliões no Carnaval

Semusa reforça atendimentos de urgência, prevenção a ISTs e suporte especializado a vítimas de violência durante o período festivo.
L
Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam dia 19

Governo Federal oferece 1,2 mil vagas para médicos especialistas em regiões remotas do país com bolsas que podem chegar a 20 mil reais mensais pelo SUS.
L
Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Imunizante passa a incluir proteção contra tumores de orofaringe, cabeça e pescoço.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes: inscrições abertas

Cursos profissionalizantes remotos do Idep ampliam qualificação em Rondônia com inscrições abertas para estudantes que buscam atualização e inserção no mercado.
L
Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Ruas Humaitá e Cantuária: drenagem em obras

Obra nas ruas Humaitá e Raimundo Cantuária amplia drenagem em Porto Velho para reduzir alagamentos, melhorar mobilidade e garantir mais segurança no período chuvoso.
L

Pelas Trilhas de Rondon, Até o Céu de Roraima

Relato sensível e histórico sobre a subida ao Monte Roraima, unindo memória, pesquisa e emoção para manter viva a trajetória de Rondon e a identidade amazônica.
L
Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Programação prevê desfile no circuito da avenida Pinheiro Machado, com concentração às 22h e expectativa de grande público na capital.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Beneficiários com NIS final 1 recebem nesta quinta-feira; crédito será unificado em oito estados devido a situação de emergência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Carnaval: Ieda Chaves reforça cartilha de proteção

Carnaval: Ieda Chaves reforça cartilha de proteção

Cartilha da Alero reforçada por Ieda Chaves orienta mulheres sobre assédio, violência e canais de ajuda para um Carnaval mais seguro em Rondônia.
L
Educação: Eyder Brasil destina R$ 5 milhões a escolas

Educação: Eyder Brasil destina R$ 5 milhões a escolas

Emendas garantidas nos primeiros meses de 2026 contemplam cerca de 20 unidades de ensino em Rondônia com melhorias estruturais, equipamentos e manutenção.
L
RO-205: Pedro Fernandes cobra obras estruturantes

RO-205: Pedro Fernandes cobra obras estruturantes

Deputado defende pavimentação total, nova ponte de concreto e integração logística como prioridades para garantir segurança, mobilidade e desenvolvimento regional.
L
MPRO: agenda debate segurança em Brasília

MPRO: agenda debate segurança em Brasília

MPRO participa de reuniões em Brasília com autoridades federais para discutir segurança pública, PEC 18 e fortalecimento institucional do sistema de Justiça.
L
Triunfo conectada: Cristiane Lopes viabiliza torre de telefonia e internet

Triunfo conectada: Cristiane Lopes viabiliza torre de telefonia e internet

Cristiane Lopes viabiliza torre em Triunfo, levando internet e telefonia ao distrito de Candeias do Jamari, ampliando serviços, comércio e segurança.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Polícia Civil prende dois suspeitos de abuso infantil em Itapuã do Oeste

Operação foi realizada na zona rural e investigações seguem em andamento.
16
Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Colisão durante retorno deixa motociclista ferido na Avenida Maringá

Acidente ocorreu no bairro Novo Brasília e mobilizou equipe do SAMU.
14
Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Homem é preso pela PM por mandado relacionado a furto

Suspeito foi localizado no bairro Duque de Caxias e encaminhado ao presídio.
10
Acidente na saída de posto deixa motociclista com fratura grave em RO

Acidente na saída de posto deixa motociclista com fratura grave em RO

Colisão ocorreu na Avenida Edson Lima do Nascimento; vítima foi socorrida pelo SAMU.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MARIA GORETT FERNANDES

LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE  LAMP , LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA E LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
RESENHA POLÍTICA - Rondônia: justiça, política e tensão atual

RESENHA POLÍTICA – Rondônia: justiça, política e tensão atual

Justiça e política: decisão judicial, cenário eleitoral, Carnaval e investigações expõem tensões institucionais no debate público em Rondônia e atual hoje.
L
Prefeitura capacita servidores no uso do SEI com apoio da Polícia Civil

Prefeitura capacita servidores no uso do SEI com apoio da Polícia Civil

Treinamento busca qualificar equipes da Semias, reduzir uso de papel e tornar a tramitação administrativa mais ágil e econômica em Porto Velho.
L
Energisa: alertas digitais sobre desligamentos

Energisa: alertas digitais sobre desligamentos

Clientes da Energisa podem receber avisos com 72 horas de antecedência sobre manutenções programadas ao manter cadastro atualizado nos canais digitais da concessionária.
L
Inovação industrial: jornada reúne setor em RO

Inovação industrial: jornada reúne setor em RO

Jornada Nacional de Inovação da Indústria mobiliza Sebrae e FIERO em Porto Velho para integrar empresas, startups e academia em soluções tecnológicas e sustentáveis.
L
Conselheiros tutelares: tablets reforçam atuação

Conselheiros tutelares: tablets reforçam atuação

Entrega de tablets fortalece conselheiros tutelares em Rondônia, ampliando registros em tempo real, integração institucional e proteção de crianças e adolescentes.
L
Dia do Atleta: July inspira pelo esporte

Dia do Atleta: July inspira pelo esporte

Dia do Atleta destaca trajetória de July Maciel em Porto Velho, mostrando como incentivo público, disciplina e esporte transformam vidas e geram oportunidades.
L
Trabalho infantil: ações reforçadas no Carnaval

Trabalho infantil: ações reforçadas no Carnaval

Ações contra o trabalho infantil no Carnaval mobilizam Porto Velho com orientação, denúncias e proteção para evitar exploração de crianças e adolescentes.
L
Coronel Chrisóstomo é eleito vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara

Coronel Chrisóstomo é eleito vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara

A Comissão de Minas e Energia tem papel fundamental na discussão de políticas públicas relacionadas aos setores de energia elétrica, petróleo, gás, mineração, combustíveis e fontes renováveis, áreas consideradas essenciais para o crescimento sustentável do Brasil.
L
Família Acolhedora: plataforma digital fortalece serviço

Família Acolhedora: plataforma digital fortalece serviço

Família Acolhedora ganha site informativo em Porto Velho para orientar voluntários, ampliar transparência e reforçar a proteção de crianças e adolescentes.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.