TERÇA-FEIRA, 23/09/2025

L

Saúde

Entenda o surto de mpox na África que preocupa a OMS

Casos da doença estão em ascensão há mais de 2 anos

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda o surto de mpox na África que preocupa a OMS
Dado Ruvic/REUTERS

Os casos de mpox na República Democrática do Congo (RDC) estão em ascensão há mais de 2 anos. O cenário, de acordo com a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), se agravou ao longo dos últimos meses em razão do uma mutação que levou à transmissão da doença de pessoa para pessoa, além da notificação de casos suspeitos na província de Kivu do Norte.

Transmitida por contato próximo entre indivíduos ou com animais infectados, a mpox é considerada endêmica na África Central e na África Ocidental, com duas cepas diferentes, desde a década de 1970. Entre os anos de 2020 e 2023, a doença se espalhou rapidamente pelo mundo, com milhares de casos ligados à variante da África Ocidental relatados em mais de 110 países.

No último fim de semana, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que considera convocar o comitê de emergência da entidade para avaliar o cenário de surto de mpox na África.

“À medida em que uma variante mais mortal da mpox se espalha por diversos países africanos, a OMS, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África, governos locais e parceiros intensificam suas respostas para interromper a transmissão da doença”, escreveu Tedros Adhanom em seu perfil na rede social X.

“Estou considerando convocar o Comitê de Emergência de Regulamentos Sanitários para me aconselhar sobre se o surto de mpox deve ser declarado uma emergência em saúde pública de interesse internacional”, completou Tedros.

Mutação

De acordo com o MSF, a mpox é classificada como endêmica em pelo menos 11 de um total de 26 províncias da RDC. Em razão de um aumento acentuado de casos ao longo de mais de 2 anos, autoridades sanitárias do país declararam epidemia da doença em dezembro de 2022. Em 2023, o número de infecções triplicou, chegando a 14,6 mil notificações e 654 mortes.

“Em 2024, a situação piorou ainda mais. Entre janeiro e meados de julho, mais de 12,3 mil casos suspeitos foram relatados e 23 províncias foram afetadas”, alertou a organização humanitária.

“A aceleração da epidemia é preocupante, especialmente porque uma mutação genética foi identificada na província de Kivu do Sul, com transmissão de humano para humano agora ininterrupta por meses. Isso ainda não havia sido identificado com a cepa da Bacia do Congo, ao contrário da cepa da África Ocidental, que causou a epidemia global em 2022”, explicou a MSF.

Maior letalidade

No fim de junho, a OMS chegou a alertar para uma variante mais perigosa da mpox. A taxa de letalidade pela nova variante 1b na África Central chega a ser de mais de 10% entre crianças pequenas, enquanto a variante 2b, que causou a epidemia global de mpox em 2022, registrou taxa de letalidade de menos de 1%. A entidade contabilizava, em junho, mais de 95 mil casos confirmados da doença em 117 países, além de mais de 200 mortes.

“É um número impressionante quando se considera que apenas alguns milhares de casos de mpox haviam sido relatados até então em todo o mundo e, de repente, estamos nos aproximando de 100 mil casos”, destacou a líder técnica sobre varíola dos macacos do Programa de Emergências Globais da OMS, Rosamund Lewis.

Outro motivo de preocupação, segundo a MSF, é que a doença foi registrada em acampamentos de pessoas deslocadas em torno da cidade de Goma, em Kivu do Norte, onde a extrema densidade populacional torna a situação ainda mais crítica. “Existe um risco real de agravamento da situação, dados os enormes movimentos populacionais dentro e fora da RDC”, alerta.

Nos últimos dois anos, o país registra movimentos regulares de pessoas que fogem de conflitos na província do Kivu do Norte e, mais recentemente, do Kivu do Sul. Famílias deslocadas procuraram refúgio, sobretudo, em acampamentos rudimentares nos arredores de Goma, onde o vírus foi identificado.

“A identificação de casos, o acompanhamento dos pacientes e os cuidados disponíveis permanecem extremamente limitados, enquanto a falta de vacinas dificulta ainda mais a situação. Em algumas comunidades, a desinformação sobre a doença também complica a adesão das pessoas às medidas de saúde pública. Isso ilustra a necessidade de trabalhar em estreita colaboração com os líderes comunitários para que todos passem a aderir às medidas”, defende a organização humanitária.

Vacina

A RDC já validou pelo menos duas vacinas contra a mpox mas, no momento, nenhuma das doses está disponível, segundo o MSF. “As negociações estão em andamento com certos países, e as áreas prioritárias estão sendo identificadas. Esperamos que as coisas sejam resolvidas em breve e que vacinas suficientes sejam fornecidas ao país para atuar nas principais áreas epidêmicas”.

“Estamos trabalhando de várias maneiras para ajudar a conter esse surto. Essa não é a primeira vez. As atuações de emergência já foram realizadas em 2021 na província de Mai-Ndombe, depois em 2023, e no início de 2024 na província de Equateur. Mas estamos intensificando nossos esforços devido aos desenvolvimentos recentes”, informa a MSF.

Prioridades

A organização humanitária destaca que a epidemia de mpox na RDC se espalha em áreas com realidades demográficas e geográficas, muitas vezes, diferentes. Por isso, a resposta deve ser multissetorial e adaptada a cada contexto.

“Enquanto se aguarda a chegada das vacinas, o maior número possível de parceiros deve apoiar outros aspetos-chave da resposta, como análises laboratoriais, vigilância, apoio ao isolamento e autoisolamento, sensibilização”, avalia.

“Hoje, todos esses aspectos sofrem de deficiências e exigem enormes recursos para funcionar adequadamente”, pontuou o MSF. “Só podemos pedir que as vacinas cheguem ao país o mais rápido possível e em grandes quantidades, para que possamos proteger as populações nas áreas mais afetadas. Particularmente, as populações mais em risco, como os profissionais de saúde congoleses, que estão na linha de frente do combate à infecção, assim como outras populações em risco, como profissionais do sexo e pessoas deslocadas nos acampamentos”.

A doença

A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

De acordo com a MSF, a mpox requer tratamento de suporte, de forma a controlar os sintomas da forma mais eficaz possível e evitar mais complicações. A maioria dos pacientes tratados se recupera dentro de um mês, mas a doença pode ser fatal quando não tratada. Na RDC, onde a taxa de mortalidade da cepa existente é muito maior do que na África Ocidental, mais de 479 pessoas morreram desde o início do ano.

Primeira emergência

Em maio de 2023, quase uma semana após alterar o status da covid-19, a OMS declarou que a mpox também não configurava mais emergência em saúde pública de importância internacional. Em julho de 2022, a entidade havia decretado status de emergência em razão do surto da doença em diversos países.

“Assim como com a covid-19, o fim da emergência não significa que o trabalho acabou. A mpox continua a apresentar desafios de saúde pública significantes que precisam de resposta robusta, proativa e sustentável”, declarou, à época, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

“Casos relacionados a viagens, registrados em todas as regiões, demonstram a ameaça contínua. Existe risco, em particular, para pessoas que vivem com infecção por HIV não tratada. Continua sendo importante que os países mantenham sua capacidade de teste e seus esforços, avaliem os riscos, quantifiquem as necessidades de resposta e ajam prontamente quando necessário”, alertou Tedros em 2023.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Referência no tratamento da fissura labiopalatina, o Nufis garante atendimento multiprofissional em Porto Velho e amplia qualidade de vida dos pacientes.
L

Nova brinquedoteca do Hospital Infantil Cosme e Damião promove alegria e acolhimento durante a internação

Espaço lúdico reforça o cuidado integral à saúde das crianças internadas em Porto Velho.
L
Dez anos de chikungunya e preocupações persistem no Brasil

Dez anos de chikungunya e preocupações persistem no Brasil

A chikungunya completa uma década no país e, segundo especialistas, ainda apresenta desafios como a falta de controle do vetor e a necessidade de adequação dos serviços de saúde.
L
Obesidade e sobrepeso: nova diretriz foca no risco cardiovascular

Obesidade e sobrepeso: nova diretriz foca no risco cardiovascular

Uma nova diretriz, elaborada por associações de saúde do Brasil, orienta a avaliação obrigatória do risco cardiovascular em todos os pacientes com sobrepeso ou obesidade, com foco na prevenção.
L
por-que-o-governo-trump-quer-ligar-o-uso-de-tylenol-ao-autismo-em-criancas-e-por-que-especialistas-contestam

Por que o governo Trump quer ligar o uso de Tylenol ao autismo em crianças, e por que especialistas contestam

Comunicado da Casa Branca reacende debate científico sobre a segurança do paracetamol na gravidez, enquanto especialistas e entidades médicas reforçam que não há provas de que o medicamento cause autismo.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Emoções, identidade e a travessia da perimenopausa

No próximo Agenda News, a conversa é especialmente para você, mulher 40+.
L

17ª Brigada de Infantaria de Selva celebra 93 anos com homenagens a personalidades de Rondônia

Comandante destaca legado histórico e reforça missão de integração do Exército na Amazônia Ocidental durante cerimônia que reuniu autoridades civis, militares e representantes da imprensa
L
CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

O presidente da comissão, Otto Alencar, e o relator, Alessandro Vieira, se posicionaram contra a proposta que exige autorização para processar parlamentares.
L
Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

A Agência Nacional de Mineração esclareceu que a estrutura Jacaré Superior, mesmo com processos erosivos, não apresenta perigo à população, pois está desativada.
L

Giro News: entrevista Jair Coelho, gerente de educação do SESI, SENAI e IEL

No Giro News desta terça-feira, vamos entrevistar Jair Coelho, gerente de educação do SESI, SENAI e IEL, que apresentará o novo programa nacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma iniciativa que será lançada com apoio do Ministério do Trabalho para ampliar oportunidades de formação e qualificação profissional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Vereador Dr. Santana solicita emenda de R$ 500 mil à deputada Silvia Cristina para fortalecer a AMA em Porto Velho

Vereador Dr. Santana solicita emenda de R$ 500 mil à deputada Silvia Cristina para fortalecer a AMA em Porto Velho

A proposta busca ampliar a estrutura da Associação de Mães de Autistas, garantindo atendimento especializado e apoio a famílias de pessoas com TEA em Rondônia.
L
Lebrinha destina R$ 405 mil para compra de motos em Colorado do Oeste

Lebrinha destina R$ 405 mil para compra de motos em Colorado do Oeste

Deputada garante 30 motocicletas para agentes comunitários de saúde, em parceria com a vereadora Tatiane Inácio.
L
Brasil investe US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Brasil investe US$ 1 bilhão em fundo para florestas tropicais

Lula fez o anúncio em Nova York, reforçando que o país irá liderar pelo exemplo e convidando nações a participarem da iniciativa.
L
Lula critica sanções dos EUA e defende a democracia brasileira

Lula critica sanções dos EUA e defende a democracia brasileira

Em discurso na ONU, o presidente afirmou que o Brasil tem resistido a ataques à sua soberania e instituições.
L
Principais pontos do discurso de Lula na Assembleia da ONU

Principais pontos do discurso de Lula na Assembleia da ONU

O presidente brasileiro abordou temas como a crise em Gaza, sanções dos EUA, regulação de big techs, democracia, pobreza e o clima.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com espingarda e drogas escondidas em freezer na zona su

Homem é preso com espingarda e drogas escondidas em freezer na zona sul

Polícia Militar encontrou crack, maconha, arma de fogo e munições durante ação da Força Tática do 9º BPM no bairro Caladinho.
12
Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Uma testemunha disse ter ouvido uma discussão dentro do apartamento, depois viu um indivíduo saindo do local guardando uma faca na cintura, em seguida, a vítima foi encontrada caída em meio a muito sangue.
18
Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Ação de prevenção e combate ao crime foi realizada na manhã desta terça-feira (23) em um ponto estratégico de trânsito.
10
FAB intercepta avião sem identificação vindo do Peru

FAB intercepta avião sem identificação vindo do Peru

A Força Aérea Brasileira, em parceria com a PF, realizou a ação no estado do Amazonas para combater o narcotráfico.
L
PF deflagra Operação Rota 429 contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia e Espírito Santo

PF deflagra Operação Rota 429 contra tráfico interestadual de drogas em Rondônia e Espírito Santo

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia conquista medalha de ouro e bronze no badminton nos Jogos da Juventude 2025

Rondônia conquista medalha de ouro e bronze no badminton nos Jogos da Juventude 2025

As atletas Lara Rita e Lara Michelato garantiram o ouro nas duplas femininas, enquanto Arthur Losse conquistou o bronze no individual masculino.
L
Lei Lucas: Profissionais da rede de educação de Jaru recebem capacitação em primeiros socorros

Lei Lucas: Profissionais da rede de educação de Jaru recebem capacitação em primeiros socorros

Formação reuniu professores e servidores municipais, com aulas teóricas e práticas sobre atendimentos emergenciais.
L
Mulheres que Plantam o Futuro: protagonismo feminino no campo ganha palco em Rondônia

Mulheres que Plantam o Futuro: protagonismo feminino no campo ganha palco em Rondônia

Encontro promovido por Sebrae, Emater e Sicoob Credip será realizado em Cacoal e reunirá 150 produtoras rurais da região com palestras e talk show.
L
Lula e Trump confirmam conversa na próxima semana

Lula e Trump confirmam conversa na próxima semana

O encontro breve e inesperado na ONU entre os presidentes Lula e Trump abriu a possibilidade de um novo diálogo para amenizar a crise diplomática entre Brasil e EUA.
L
3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo valoriza tradições afro-brasileiras em Pimenteiras do Oeste

3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo valoriza tradições afro-brasileiras em Pimenteiras do Oeste

Evento reuniu oficinas, exposições, rodas de conversa e shows para celebrar memória, resistência e diversidade cultural da comunidade quilombola de Santa Cruz.
L

3º Campeonato de Jiu-Jitsu da Família Marcio Frank celebra 22 anos de tradição

Evento une esporte, história e comunidade com torneio no dia 26 de outubro em Porto Velho
L
Arrecadação federal supera 2024, apesar da queda em agosto

Arrecadação federal supera 2024, apesar da queda em agosto

Apesar da retração em agosto, a arrecadação acumulada de 2025 atinge o melhor resultado em 25 anos, segundo a Receita Federal.
L

Recebimento da Licença Ambiental: NUTRI AMAZON FOODS DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS) n° 016.00419.002/2025-SUL
L
No mês da Amazônia, Rondônia celebra 1 milhão de toneladas de CO₂ evitadas

No mês da Amazônia, Rondônia celebra 1 milhão de toneladas de CO₂ evitadas

Desligamento de 13 termelétricas reduziu impactos ambientais e fortaleceu transição energética no estado.
L
Ícone do tênis de mesa, Hugo Hoyama sofre infarto e passa por cirurgia

Ícone do tênis de mesa, Hugo Hoyama sofre infarto e passa por cirurgia

O ex-atleta Hugo Hoyama, dono de dez medalhas de ouro em Pan-Americanos, está internado em São Paulo e se recupera bem após cirurgia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.