QUINTA-FEIRA, 20/03/2025
Publicidade

L

Saúde

Entenda o surto de mpox na África que preocupa a OMS

Casos da doença estão em ascensão há mais de 2 anos

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda o surto de mpox na África que preocupa a OMS
Dado Ruvic/REUTERS

Os casos de mpox na República Democrática do Congo (RDC) estão em ascensão há mais de 2 anos. O cenário, de acordo com a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), se agravou ao longo dos últimos meses em razão do uma mutação que levou à transmissão da doença de pessoa para pessoa, além da notificação de casos suspeitos na província de Kivu do Norte.

Transmitida por contato próximo entre indivíduos ou com animais infectados, a mpox é considerada endêmica na África Central e na África Ocidental, com duas cepas diferentes, desde a década de 1970. Entre os anos de 2020 e 2023, a doença se espalhou rapidamente pelo mundo, com milhares de casos ligados à variante da África Ocidental relatados em mais de 110 países.

No último fim de semana, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que considera convocar o comitê de emergência da entidade para avaliar o cenário de surto de mpox na África.

“À medida em que uma variante mais mortal da mpox se espalha por diversos países africanos, a OMS, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África, governos locais e parceiros intensificam suas respostas para interromper a transmissão da doença”, escreveu Tedros Adhanom em seu perfil na rede social X.

“Estou considerando convocar o Comitê de Emergência de Regulamentos Sanitários para me aconselhar sobre se o surto de mpox deve ser declarado uma emergência em saúde pública de interesse internacional”, completou Tedros.

Mutação

De acordo com o MSF, a mpox é classificada como endêmica em pelo menos 11 de um total de 26 províncias da RDC. Em razão de um aumento acentuado de casos ao longo de mais de 2 anos, autoridades sanitárias do país declararam epidemia da doença em dezembro de 2022. Em 2023, o número de infecções triplicou, chegando a 14,6 mil notificações e 654 mortes.

“Em 2024, a situação piorou ainda mais. Entre janeiro e meados de julho, mais de 12,3 mil casos suspeitos foram relatados e 23 províncias foram afetadas”, alertou a organização humanitária.

“A aceleração da epidemia é preocupante, especialmente porque uma mutação genética foi identificada na província de Kivu do Sul, com transmissão de humano para humano agora ininterrupta por meses. Isso ainda não havia sido identificado com a cepa da Bacia do Congo, ao contrário da cepa da África Ocidental, que causou a epidemia global em 2022”, explicou a MSF.

Maior letalidade

No fim de junho, a OMS chegou a alertar para uma variante mais perigosa da mpox. A taxa de letalidade pela nova variante 1b na África Central chega a ser de mais de 10% entre crianças pequenas, enquanto a variante 2b, que causou a epidemia global de mpox em 2022, registrou taxa de letalidade de menos de 1%. A entidade contabilizava, em junho, mais de 95 mil casos confirmados da doença em 117 países, além de mais de 200 mortes.

“É um número impressionante quando se considera que apenas alguns milhares de casos de mpox haviam sido relatados até então em todo o mundo e, de repente, estamos nos aproximando de 100 mil casos”, destacou a líder técnica sobre varíola dos macacos do Programa de Emergências Globais da OMS, Rosamund Lewis.

Outro motivo de preocupação, segundo a MSF, é que a doença foi registrada em acampamentos de pessoas deslocadas em torno da cidade de Goma, em Kivu do Norte, onde a extrema densidade populacional torna a situação ainda mais crítica. “Existe um risco real de agravamento da situação, dados os enormes movimentos populacionais dentro e fora da RDC”, alerta.

Nos últimos dois anos, o país registra movimentos regulares de pessoas que fogem de conflitos na província do Kivu do Norte e, mais recentemente, do Kivu do Sul. Famílias deslocadas procuraram refúgio, sobretudo, em acampamentos rudimentares nos arredores de Goma, onde o vírus foi identificado.

“A identificação de casos, o acompanhamento dos pacientes e os cuidados disponíveis permanecem extremamente limitados, enquanto a falta de vacinas dificulta ainda mais a situação. Em algumas comunidades, a desinformação sobre a doença também complica a adesão das pessoas às medidas de saúde pública. Isso ilustra a necessidade de trabalhar em estreita colaboração com os líderes comunitários para que todos passem a aderir às medidas”, defende a organização humanitária.

Vacina

A RDC já validou pelo menos duas vacinas contra a mpox mas, no momento, nenhuma das doses está disponível, segundo o MSF. “As negociações estão em andamento com certos países, e as áreas prioritárias estão sendo identificadas. Esperamos que as coisas sejam resolvidas em breve e que vacinas suficientes sejam fornecidas ao país para atuar nas principais áreas epidêmicas”.

“Estamos trabalhando de várias maneiras para ajudar a conter esse surto. Essa não é a primeira vez. As atuações de emergência já foram realizadas em 2021 na província de Mai-Ndombe, depois em 2023, e no início de 2024 na província de Equateur. Mas estamos intensificando nossos esforços devido aos desenvolvimentos recentes”, informa a MSF.

Prioridades

A organização humanitária destaca que a epidemia de mpox na RDC se espalha em áreas com realidades demográficas e geográficas, muitas vezes, diferentes. Por isso, a resposta deve ser multissetorial e adaptada a cada contexto.

“Enquanto se aguarda a chegada das vacinas, o maior número possível de parceiros deve apoiar outros aspetos-chave da resposta, como análises laboratoriais, vigilância, apoio ao isolamento e autoisolamento, sensibilização”, avalia.

“Hoje, todos esses aspectos sofrem de deficiências e exigem enormes recursos para funcionar adequadamente”, pontuou o MSF. “Só podemos pedir que as vacinas cheguem ao país o mais rápido possível e em grandes quantidades, para que possamos proteger as populações nas áreas mais afetadas. Particularmente, as populações mais em risco, como os profissionais de saúde congoleses, que estão na linha de frente do combate à infecção, assim como outras populações em risco, como profissionais do sexo e pessoas deslocadas nos acampamentos”.

A doença

A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

De acordo com a MSF, a mpox requer tratamento de suporte, de forma a controlar os sintomas da forma mais eficaz possível e evitar mais complicações. A maioria dos pacientes tratados se recupera dentro de um mês, mas a doença pode ser fatal quando não tratada. Na RDC, onde a taxa de mortalidade da cepa existente é muito maior do que na África Ocidental, mais de 479 pessoas morreram desde o início do ano.

Primeira emergência

Em maio de 2023, quase uma semana após alterar o status da covid-19, a OMS declarou que a mpox também não configurava mais emergência em saúde pública de importância internacional. Em julho de 2022, a entidade havia decretado status de emergência em razão do surto da doença em diversos países.

“Assim como com a covid-19, o fim da emergência não significa que o trabalho acabou. A mpox continua a apresentar desafios de saúde pública significantes que precisam de resposta robusta, proativa e sustentável”, declarou, à época, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

“Casos relacionados a viagens, registrados em todas as regiões, demonstram a ameaça contínua. Existe risco, em particular, para pessoas que vivem com infecção por HIV não tratada. Continua sendo importante que os países mantenham sua capacidade de teste e seus esforços, avaliem os riscos, quantifiquem as necessidades de resposta e ajam prontamente quando necessário”, alertou Tedros em 2023.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cremero marca presença na posse da Comissão de Saúde da Câmara Municipal

Cremero marca presença na posse da comissão de saúde da câmara municipal

Durante seu discurso, Dr. Lucas Levi destacou a importância da realização de concursos públicos para evitar a saída de médicos para outros estados devido à remuneração.
L

COM A EBSERH: Prefeitura de Porto Velho inspeciona unidades hospitalares para implantação do Hospital Municipal

Técnicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares vão vistoriar três estruturas privadas que já manifestaram interesse em venda
L

Prefeitura de Porto Velho oferece atendimento odontológico gratuito

A rede municipal de saúde disponibiliza desde atendimentos básicos até os procedimentos especializados
L

Jaru sedia capacitação sobre descentralização do atendimento a pacientes com Hanseníase

Promovida pela Coordenação Estadual de Hanseníase, a formação é dividida em duas etapas
L
Vacina da gripe entra no calendário nacional para grupos prioritários; AROM incentiva imunização

Vacina da gripe entra no calendário nacional para grupos prioritários; AROM incentiva imunização

Com essa mudança, a imunização contra a influenza passa a ser oferecida regularmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
L
Publicidade
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

No Dia Mundial da Agricultura, secretário de Rondônia destaca: “Pilar econômico e símbolo de superação do estado”

Em sua mensagem, o secretário enfatizou a dedicação dos produtores rurais, que transformam o campo em uma fonte de riqueza e sustento para a população. 
L

#AgendaNews | Dr. Marcelo Almeida: A evolução da cirurgia plástica

Nesta quinta-feira, às 17h, uma entrevista imperdível! O cirurgião plástico Dr. Marcelo Almeida compartilha sua trajetória, inovações na cirurgia plástica e técnicas revolucionárias como Total Definer, Espartilho Triplo e R24R. Não perca essa conversa sobre transformação, autoestima e tecnologia! 💎✨ #FiqueLigado
L

#ComunidadeNews | Entrevista Fernando Parente, diretor-presidente da Soph

Nesta quinta, às 15h, o Comunidade News recebe Fernando Parente, diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph).
L

Rio Madeira atinge cota de emergência e Defesa Civil reforça ações de monitoramento

Nível do rio ultrapassou os 16 metros nesta segunda-feira
L

Rondônia apresenta suas belezas naturais na principal Feira de Turismo da Europa

Rondônia se destacou entre os estados brasileiros por sua oferta diferenciada de pesca esportiva, ecoturismo e turismo cultural, valorizando suas belezas naturais e tradições indígenas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025

Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025

Inscrições para novo concurso ainda não estão abertas
L
Concurso Internacional de Redação de Cartas

Concurso Internacional de Redação de Cartas: Última chance para jovens talentos

Inscrições abertas até 28 de março para estudantes de até 15 anos.
L
TCE-RO abre seleção para cargo com salário acima de R$ 8 mil

TCE-RO abre seleção para cargo com salário acima de R$ 8 mil

O cronograma completo, com as datas de cada fase, pode ser conferido no Anexo I do edital.
L
Governo inclui 27 candidatos sub judice nos resultados do Concurso Público Nacional Unificado

Governo inclui 27 candidatos sub judice nos resultados do Concurso Público Nacional Unificado

Retificação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga 72 vagas de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30
L
Publicidade

POLÍTICA

Lebrão e Lebrinha Destacam-se em Parceria para Garantir Recursos para a Saúde em Rondônia

Lebrão e Lebrinha destacam-se em parceria para garantir recursos para a saúde em Rondônia

Investimento em saúde: uma parceria que faz a diferença.
L
Senador Jaime Bagattoli: A luta pela liberação de crédito rural

Senador Jaime Bagattoli: A luta pela liberação de crédito rural

Restrições ambientais e fundiárias: um desafio para os produtores rurais.
L

Deputada Dra. Taíssa destaca mais de R$ 5 milhões investidos no setor agropecuário de Rondônia

Parlamentar ressalta a importância dos investimentos para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento econômico do Estado
L

Deputada Dra. Taíssa destina R$ 300 Mil para o esporte em Guajará-Mirim pela Associação Grande Família

Recurso garantirá competições ao longo de 2025, beneficiando atletas da cidade, dos Distritos e comunidades indígenas.
L

Presidente Alex Redano solicita recuperação urgente de bueiros na RO-470

O tráfego nessa região é intenso, tanto para os moradores quanto para produtores rurais que dependem da via para o escoamento de sua produção.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso por furtar chocolate na Americanas

Segundo apurado pelo site, o suspeito foi visto pela equipe de segurança enquanto pegava várias barras de chocolate.
10

PROCURADOS: Polícia Civil busca por família acusada de matar homem a facadas em Porto Velho

Os quatro são acusados de participação na morte de Alexsander Martines de Figueiredo, de 38 anos.
10
Briga de vizinhos termina em tentativa de homicídio a facadas na zona sul

Briga de vizinhos termina em tentativa de homicídio a facadas na zona sul

A PM foi acionada e faz buscas pelo autor da agressão.
16
Operação conjunta apreende 85 kg de droga escondidos em tubos de ferro

Operação conjunta apreende 85 kg de droga escondidos em tubos de ferro

A ocorrência foi encaminhada às autoridades competentes para as devidas providências.
10
Foragido de Guajará-Mirim, com prisão até 2038 é preso em Porto Velho

Foragido de Guajará-Mirim, com prisão até 2038 é preso em Porto Velho

A equipe fazia patrulhamento pela Rua Aruba, bairro Socialista, quando avistou o suspeito que deitou no chão para disfarçar, mas foi abordado.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru investe em iluminação pública

Prefeitura de Jaru investe em iluminação pública

Melhorando a qualidade de vida em Bom Jesus.
L

MPRO leva serviços essenciais a Parecis com o MP itinerante

Fortalecendo a Inclusão Social e os Direitos da População.
L
STF mantém limite para dedução de gastos com educação no IR

STF mantém limite para dedução de gastos com educação no IR

Atualmente, o valor máximo permitido é de R$ 3.561,50.
L

Edital de Convocação – Assembleia Geral Extraordinária: SESC – Administração Regional no Estado de Rondônia

A assembleia será realizada no dia 28/03, nas dependências do SESC, sito à Av. Presidente Dutra, 2765, Centro, município de Porto Velho, estado de Rondônia
L

Prefeitos de Rondônia: Conheça Edinho da Rádio

Prefeito de Colorado do Oeste.
L

Recebimento da Licença Ambiental: SESC ESCOLA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00020.004/2025-SUL
L
Morre Eddie Jordan, ex-chefe de equipe da Fórmula 1, aos 76 anos

Morre Eddie Jordan, ex-chefe de equipe da Fórmula 1, aos 76 anos

Fundador da Jordan Grand Prix, ele foi responsável por lançar grandes nomes no esporte, incluindo Michael Schumacher, que fez sua estreia na equipe em 1991, e Rubens Barrichello
L
Senado aprova isenção de visto para turistas dos EUA, Austrália e Canadá

Senado aprova isenção de visto para turistas dos EUA, Austrália e Canadá

Exigência foi determinada em maio de 2023 por reciprocidade
L

Pastora Marcela celebra aniversário com fé e dedicação ao ministério

Advogada e pastora, Marcela reforça seu compromisso com o chamado de Deus e a força das mulheres na fé
L

Inovação no judiciário: TRT-14 participa de encontro em Rondônia

Modernização e Práticas Inovadoras em Foco.
L