SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Entenda o surto de mpox na África que preocupa a OMS

Casos da doença estão em ascensão há mais de 2 anos

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda o surto de mpox na África que preocupa a OMS
Dado Ruvic/REUTERS

Os casos de mpox na República Democrática do Congo (RDC) estão em ascensão há mais de 2 anos. O cenário, de acordo com a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF), se agravou ao longo dos últimos meses em razão do uma mutação que levou à transmissão da doença de pessoa para pessoa, além da notificação de casos suspeitos na província de Kivu do Norte.

Transmitida por contato próximo entre indivíduos ou com animais infectados, a mpox é considerada endêmica na África Central e na África Ocidental, com duas cepas diferentes, desde a década de 1970. Entre os anos de 2020 e 2023, a doença se espalhou rapidamente pelo mundo, com milhares de casos ligados à variante da África Ocidental relatados em mais de 110 países.

No último fim de semana, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que considera convocar o comitê de emergência da entidade para avaliar o cenário de surto de mpox na África.

“À medida em que uma variante mais mortal da mpox se espalha por diversos países africanos, a OMS, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África, governos locais e parceiros intensificam suas respostas para interromper a transmissão da doença”, escreveu Tedros Adhanom em seu perfil na rede social X.

“Estou considerando convocar o Comitê de Emergência de Regulamentos Sanitários para me aconselhar sobre se o surto de mpox deve ser declarado uma emergência em saúde pública de interesse internacional”, completou Tedros.

Mutação

De acordo com o MSF, a mpox é classificada como endêmica em pelo menos 11 de um total de 26 províncias da RDC. Em razão de um aumento acentuado de casos ao longo de mais de 2 anos, autoridades sanitárias do país declararam epidemia da doença em dezembro de 2022. Em 2023, o número de infecções triplicou, chegando a 14,6 mil notificações e 654 mortes.

“Em 2024, a situação piorou ainda mais. Entre janeiro e meados de julho, mais de 12,3 mil casos suspeitos foram relatados e 23 províncias foram afetadas”, alertou a organização humanitária.

“A aceleração da epidemia é preocupante, especialmente porque uma mutação genética foi identificada na província de Kivu do Sul, com transmissão de humano para humano agora ininterrupta por meses. Isso ainda não havia sido identificado com a cepa da Bacia do Congo, ao contrário da cepa da África Ocidental, que causou a epidemia global em 2022”, explicou a MSF.

Maior letalidade

No fim de junho, a OMS chegou a alertar para uma variante mais perigosa da mpox. A taxa de letalidade pela nova variante 1b na África Central chega a ser de mais de 10% entre crianças pequenas, enquanto a variante 2b, que causou a epidemia global de mpox em 2022, registrou taxa de letalidade de menos de 1%. A entidade contabilizava, em junho, mais de 95 mil casos confirmados da doença em 117 países, além de mais de 200 mortes.

“É um número impressionante quando se considera que apenas alguns milhares de casos de mpox haviam sido relatados até então em todo o mundo e, de repente, estamos nos aproximando de 100 mil casos”, destacou a líder técnica sobre varíola dos macacos do Programa de Emergências Globais da OMS, Rosamund Lewis.

Outro motivo de preocupação, segundo a MSF, é que a doença foi registrada em acampamentos de pessoas deslocadas em torno da cidade de Goma, em Kivu do Norte, onde a extrema densidade populacional torna a situação ainda mais crítica. “Existe um risco real de agravamento da situação, dados os enormes movimentos populacionais dentro e fora da RDC”, alerta.

Nos últimos dois anos, o país registra movimentos regulares de pessoas que fogem de conflitos na província do Kivu do Norte e, mais recentemente, do Kivu do Sul. Famílias deslocadas procuraram refúgio, sobretudo, em acampamentos rudimentares nos arredores de Goma, onde o vírus foi identificado.

“A identificação de casos, o acompanhamento dos pacientes e os cuidados disponíveis permanecem extremamente limitados, enquanto a falta de vacinas dificulta ainda mais a situação. Em algumas comunidades, a desinformação sobre a doença também complica a adesão das pessoas às medidas de saúde pública. Isso ilustra a necessidade de trabalhar em estreita colaboração com os líderes comunitários para que todos passem a aderir às medidas”, defende a organização humanitária.

Vacina

A RDC já validou pelo menos duas vacinas contra a mpox mas, no momento, nenhuma das doses está disponível, segundo o MSF. “As negociações estão em andamento com certos países, e as áreas prioritárias estão sendo identificadas. Esperamos que as coisas sejam resolvidas em breve e que vacinas suficientes sejam fornecidas ao país para atuar nas principais áreas epidêmicas”.

“Estamos trabalhando de várias maneiras para ajudar a conter esse surto. Essa não é a primeira vez. As atuações de emergência já foram realizadas em 2021 na província de Mai-Ndombe, depois em 2023, e no início de 2024 na província de Equateur. Mas estamos intensificando nossos esforços devido aos desenvolvimentos recentes”, informa a MSF.

Prioridades

A organização humanitária destaca que a epidemia de mpox na RDC se espalha em áreas com realidades demográficas e geográficas, muitas vezes, diferentes. Por isso, a resposta deve ser multissetorial e adaptada a cada contexto.

“Enquanto se aguarda a chegada das vacinas, o maior número possível de parceiros deve apoiar outros aspetos-chave da resposta, como análises laboratoriais, vigilância, apoio ao isolamento e autoisolamento, sensibilização”, avalia.

“Hoje, todos esses aspectos sofrem de deficiências e exigem enormes recursos para funcionar adequadamente”, pontuou o MSF. “Só podemos pedir que as vacinas cheguem ao país o mais rápido possível e em grandes quantidades, para que possamos proteger as populações nas áreas mais afetadas. Particularmente, as populações mais em risco, como os profissionais de saúde congoleses, que estão na linha de frente do combate à infecção, assim como outras populações em risco, como profissionais do sexo e pessoas deslocadas nos acampamentos”.

A doença

A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

De acordo com a MSF, a mpox requer tratamento de suporte, de forma a controlar os sintomas da forma mais eficaz possível e evitar mais complicações. A maioria dos pacientes tratados se recupera dentro de um mês, mas a doença pode ser fatal quando não tratada. Na RDC, onde a taxa de mortalidade da cepa existente é muito maior do que na África Ocidental, mais de 479 pessoas morreram desde o início do ano.

Primeira emergência

Em maio de 2023, quase uma semana após alterar o status da covid-19, a OMS declarou que a mpox também não configurava mais emergência em saúde pública de importância internacional. Em julho de 2022, a entidade havia decretado status de emergência em razão do surto da doença em diversos países.

“Assim como com a covid-19, o fim da emergência não significa que o trabalho acabou. A mpox continua a apresentar desafios de saúde pública significantes que precisam de resposta robusta, proativa e sustentável”, declarou, à época, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

“Casos relacionados a viagens, registrados em todas as regiões, demonstram a ameaça contínua. Existe risco, em particular, para pessoas que vivem com infecção por HIV não tratada. Continua sendo importante que os países mantenham sua capacidade de teste e seus esforços, avaliem os riscos, quantifiquem as necessidades de resposta e ajam prontamente quando necessário”, alertou Tedros em 2023.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka

A agência suspendeu a comercialização do lote após erro na rotulagem que omitia a presença de glúten, representando risco para consumidores com restrições alimentares.
L
Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

Cemetron recebe reforma e ampliação com novos leitos de UTI e clínica

O Governo entrega nesta sexta-feira (23) as novas instalações do Cemetron investimento de R$ 19 milhões ampliou a unidade com 31 novos leitos.
L

Prefeitura de Jaru oferece Implanon gratuito para mulheres de 14 a 49 anos

Método anticoncepcional com duração de até três anos é disponibilizado pelo SUS na rede municipal de saúde.
L
RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

RO intensifica combate à dengue com foco em prevenção e vacinação

Governo estadual reforça vigilância, eliminação de criadouros e campanhas educativas; vacinação de crianças e adolescentes é destacada como estratégia essencial para reduzir casos graves.
L
Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

Conselho de Saúde: Edital define eleição para mandato 2026

O Conselho Municipal de Saúde define regras para escolha de entidades do mandato 2026-2029, garantindo transparência e participação social na gestão local.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Receita Federal nega aumento de imposto para professores com novo piso

Receita Federal nega aumento de imposto para professores com novo piso

O Fisco esclareceu que o reajuste salarial do magistério será acompanhado por uma redução na carga tributária devido às novas faixas de isenção vigentes.
L
Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 63 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 63 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.963 e o montante principal segue sem ganhadores para o próximo sorteio que ocorre neste sábado.
L
Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 5

Caixa paga parcela de janeiro do Bolsa Família para NIS final 5

Beneficiários com Número de Inscrição Social terminado em 5 recebem o pagamento nesta sexta-feira com valor médio de 697,77 reais devido aos novos adicionais.
L
Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

O processo seletivo deste ano oferece o maior número de vagas da história e permite o uso das notas das últimas três edições do Enem para a classificação.
L
Inmetro orienta sobre segurança no uso do bebê conforto

Inmetro orienta sobre segurança no uso do bebê conforto

O instituto alerta para a obrigatoriedade do selo de certificação e as normas técnicas de instalação para garantir a proteção de crianças em veículos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA – TCE analisa compra de hospital; eleições 2026 se definem; alagamentos afetam Porto Velho

OPINIÃO DE PRIMEIRA – TCE analisa compra de hospital; eleições 2026 se definem; alagamentos afetam Porto Velho

Fiscalização de R$ 67 milhões para Hospital de Urgência deve levar 70 dias; cenário eleitoral tem Flori, Hildon e Marcos Rocha; chuvas causam alagamentos na capital
L
Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master

Presidente do STF defende atuação de Toffoli no caso do Banco Master

Em nota oficial, o ministro Edson Fachin afirmou que o tribunal não se curva a pressões e destacou a importância do devido processo legal nas investigações.
L
Vereadora Sofia Andrade se une à caminhada até Brasília

Vereadora Sofia Andrade se une à caminhada até Brasília

Durante o trajeto, a parlamentar reforçou pautas de Rondônia, como o alto valor do pedágio na BR-364, cobrado mesmo sem a duplicação da rodovia
L
Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para notebooks em Seringueiras

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para notebooks em Seringueiras

Recurso de emenda parlamentar será destinado à aquisição de equipamentos de informática para fortalecer a tecnologia na educação municipal
L
Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para compra de notebooks em Seringueiras

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para compra de notebooks em Seringueiras

O investimento em tecnologia educacional atende ao pedido da vereadora Jéssica da Saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminoso se passa por gerente e aplica golpe de 49 mil reais em RO

Criminoso se passa por gerente e aplica golpe de 49 mil reais em RO

Vítima acreditou estar cancelando transferências suspeitas via WhatsApp, mas acabou confirmando seis transações financeiras para contas de estelionatários.
10
Homem preso por agredir esposa faz serenata dentro de viatura em Mato Grosso

Homem preso por agredir esposa faz serenata dentro de viatura em Mato Grosso

Suspeito foi detido em Boa Esperança do Norte após invadir residência e puxar vítima pelos cabelos; vídeo do detido cantando clássico sertanejo viralizou.
16
Esteticista nega culpa em acidente que vitimou idoso em RO

Esteticista nega culpa em acidente que vitimou idoso em RO

A condutora afirmou que prestou socorro à vítima e apresentou provas de que seguia na preferencial quando o ciclista de 83 anos cruzou a via central.
12
Polícia Militar prende suspeito de furto em igreja no bairro Mato Grosso

Polícia Militar prende suspeito de furto em igreja no bairro Mato Grosso

A guarnição realizou a prisão após cerco tático e uso de munição não letal para conter indivíduo escondido no forro do templo religioso em Porto Velho.
14
Polícia Federal investiga desvios no Rioprevidência e Banco Master

Polícia Federal investiga desvios no Rioprevidência e Banco Master

A Operação Barco de Papel cumpre mandados de busca para apurar investimentos de 970 milhões de reais da autarquia fluminense em instituição financeira liquidada.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hacker invade Pague Menos e desvia Pix para conta particular

Hacker invade Pague Menos e desvia Pix para conta particular

Rede de farmácias identifica “instabilidade pontual” no site com ofertas suspeitas e chave Pix desviada; clientes serão ressarcidos ou receberão pedidos entregues
L
Star Wars: Maul – Shadow Lord traz Wagner Moura em nova série animada

Star Wars: Maul – Shadow Lord traz Wagner Moura em nova série animada

Ator indicado ao Oscar por O Agente Secreto dubla detetive que persegue o vilão; série chega ao Disney+ em 6 de abril com 10 episódios e dois lançamentos semanais
L
Axé Folia Mix 2026: A Magia da Bahia Invade Porto Velho

Axé Folia Mix 2026: A Magia da Bahia Invade Porto Velho

Bloco celebra 16 anos com atrações como Babado Novo e Juninho Alê; desfile na Avenida Pinheiro Machado acontece em 21 de fevereiro, com concentração às 22h e festa até às 4h
L
Porto Velho avança com obras de drenagem que eliminam pontos históricos de alagamento

Porto Velho avança com obras de drenagem que eliminam pontos históricos de alagamento

Ações da Prefeitura resolvem problemas antigos e garantem mobilidade; investimento superior a R$ 200 milhões já foi aprovado para intervenções no perímetro urbano
L
Brasil condena demolição de sede da agência da ONU por Israel

Brasil condena demolição de sede da agência da ONU por Israel

O Itamaraty classificou a destruição do escritório da UNRWA em Jerusalém Oriental como uma violação do direito internacional e dos privilégios das Nações Unidas.
L
"O cinema brasileiro está em um dos melhores momentos de sua história", diz Lula ao celebrar indicações de O Agente Secreto ao Oscar

“O cinema brasileiro está em um dos melhores momentos de sua história”, diz Lula ao celebrar indicações de O Agente Secreto ao Oscar

Longa de Kleber Mendonça Filho recebe quatro indicações; diretor de fotografia Adolpho Veloso também é indicado; cerimônia será em 15 de março
L
Polícia Civil prende três suspeitos de tortura em Rondônia

Polícia Civil prende três suspeitos de tortura em Rondônia

A segunda fase da Operação Arur Betach foi deflagrada pela Draco nesta sexta-feira em Porto Velho para prender integrantes de uma facção criminosa que agrediram vítimas.
10
Investimentos em tecnologia e novos peritos fortalecem a Politec em Rondônia

Investimentos em tecnologia e novos peritos fortalecem a Politec em Rondônia

Com equipamentos de ponta e reforço no quadro de servidores, instituição celebra 10 anos consolidada como pilar essencial na elucidação de crimes.
L
Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.