QUINTA-FEIRA, 22/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Médicos comemoram avanço da vacinação infantil no Brasil

Movimento Nacional pela Vacinação é o responsável, diz ministra

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Médicos comemoram avanço da vacinação infantil no Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil

Especialistas em vacinação e no cuidado de crianças e adolescentes apontam que avanços recentes na cobertura vacinal são resultado de ações do governo, sociedades médicas e de pais e responsáveis. E garantem que o maior grau de imunização tem o efeito imediato de salvar vidas e evitar doenças grandes.

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada nesta segunda-feira (15) revelou que diminuiu o número de crianças não vacinadas no Brasil. Os números tiram o Brasil da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, atribuiu a melhoria brasileira na vacinação ao Movimento Nacional pela Vacinação, lançado pelo governo em fevereiro de 2023, primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao comentar o resultado do estudo global, Nísia disse que 2023 marcou uma inflexão no comportamento da cobertura vacinal do país.

“Desde 2016, o Brasil enfrentava quedas crescentes nas coberturas vacinais de vários imunizantes do calendário infantil. Depois de conquistas tão importantes como a erradicação da varíola e a eliminação da circulação do vírus de poliomielite, o Programa Nacional de Imunizações encontrou forte risco”, assinalou.

“Mas conseguimos reverter esse cenário”, comemorou a ministra. “O movimento pela vacinação venceu com a volta da ciência e da confiança da população brasileira nas vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirmou.

A ministra disse que recebeu com “alegria e esperança” a notícia do aumento da cobertura vacinal de 13 das 16 principais vacinas do calendário infantil. Nísia destacou ainda o empenho das “famílias que levaram as crianças para atualizar a caderneta de vacinação”.

Entre os destaques de crescimento estão as vacinas contra a poliomielite (VIP e VOP), pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, meningocócica C (1ª dose e reforço), pneumocócica 10 (1ª dose e reforço), tríplice viral (1ª e 2ª doses) e reforço da tríplice bacteriana (DTP).

Nos 13 imunizantes que apresentaram recuperação, a média de alta foi de 7,1 pontos percentuais.

Efeito imediato

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Flávia Bravo, explicou à Agência Brasil que a reversão da queda na cobertura vacinal tem um efeito imediato e direto. “Aumentar a chance de melhorias de saúde, evitar doenças infecciosas preveníveis. Proteção é salvar vidas, evitar doenças graves”.

A integrante do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) Melissa Palmieri destacou que a maior proporção de vacinados se reflete também na maior proteção das crianças que, por algum motivo de saúde, não podem tomar determinadas vacinas.

“Esse aumento da cobertura vacinal também impacta naquelas – que é um percentual muito pequeno – que por algum motivo médico não podem ser vacinadas para algumas doenças. Isso faz com que a alta cobertura diminua a circulação desses agentes infecciosos e haja uma proteção indireta para aquelas crianças que não puderam se vacinar”, explicou à Agência Brasil.

Confiança

Flávia Bravo, da Sbim, aponta três agentes responsáveis pelos números positivos de 2023, o Ministério da Saúde, as sociedades médicas e as famílias, que, destaca, recuperaram a confiança nas vacinas mesmo estando expostas a notícias falsas e comentários não verdadeiros sobre riscos e efeitos adversos dos imunizantes.

A diretora da Sbim entende que um dos motivos que fizeram com que a cobertura vacinal tivesse caído nos anos anteriores a 2023 foi a junção de notícias falsas e um desconhecimento da gravidade das doenças.

“É muito complicado para a população lembrar do impacto dessas doenças que a gente tinha controlado exatamente com a vacinação. Você não tem o medo da doença, você tem um desconhecimento, não sabe sequer o que essas doenças são”, disse.

Essa “falta de medo da doença” se associava, segundo ela, “ao medo da vacina, a ver os eventos adversos falsos e a risco propagados que não são verdadeiros”.

Melissa Palmieri, da SBP, também reconhece os efeitos negativos da circulação de informações falsas. Ela recomenda que país e responsáveis busquem informações confiáveis sobre a importância dos imunizantes.

“Eles devem se informar com pediatras, que estão atualizados com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações e da SBP, bem como agências ou instituições idôneas, as secretarias municipais e estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde, que vem trabalhando para disseminação de informações importantes para que os pais tenham a melhor decisão em vacinar”, orienta.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o papel do personagem Zé Gotinha. “O Zé Gotinha viajou pelo Brasil levando a mensagem de que vacinas salvam vidas”.

O Ministério da Saúde e Flávia Bravo, da Sbim, apontam que uma das estratégias adotadas em 2023 e que permitiram a expansão da vacinação pelos mais diversos cantos do país foi o microplanejamento, método recomendado pela OMS que leva em conta as diferentes características das cidades. Consistem em atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

“Quem executa as ações de imunização, no fim das contas são os municípios”, esclarece Flávia Bravo. Ela exemplifica regiões em que a grande parte dos pais e responsáveis trabalham no horário comercial, e a campanha de vacinação precisa ser realizada em horário diferenciado.

De acordo com o Ministério da Saúde, R$ 150 milhões foram repassados em 2023 aos estados e municípios, em apoio às ações de imunização, com foco no microplanejamento, ou seja, nas ações de comunicação regionalizadas. Para este ano, está sendo destinado o mesmo valor.

Programa

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações disse que o avanço do Brasil no cenário global é também um recado para o mundo. “É uma comprovação que o programa nacional sabe trabalhar, tem vontade e, tendo condições e apoio, a gente recupera aquilo que a gente sempre soube fazer e voltar a ser uma história de sucesso”, afirmou, se referindo ao protagonismo do Brasil na imunização da população.

Flávia Bravo enfatizou ainda que as imunizações para cada doença devem ser todas tratadas como prioridades. “Qualquer uma delas, se você não atinge a meta cobertura, que para algumas vacinas é 80%, para outras é 95%, você vai acumulando suscetíveis”, disse.

“Basta um caso para virar um surto, um aumento no número de casos de doenças que são preveníveis, então não existe um calcanhar de Aquiles”, alerta.

Ela cita algumas doenças que podem voltar ao cenário epidemiológico, caso haja baixa da cobertura de imunização. “A poliomielite tem o vírus derivado do vírus vacinal circulante e fazendo surtos ao redor do mundo, que pode chegar ao Brasil e encontrar suscetíveis. O sarampo e a coqueluche são a mesma coisa”, assinala.

A especialista lembra que, recentemente, o Ministério da Saúde emitiu uma nota de alerta para a coqueluche em território brasileiro.

Melissa Palmieri, do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, lembra que, assim como o governo, pais e responsáveis têm a obrigação de atuar para garantir a segurança das crianças.

“Além da garantia em legislação pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os pais devem assegurar de oferecer todas as ferramentas para manutenção de saúde de seus filhos, prevenção e manutenção”, afirma.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Pesquisa de Satisfação do Ensino revela que a imensa maioria de residentes e professores recomenda os hospitais universitários da rede federal no Brasil.
L
Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Agência determina apreensão de produtos irregulares anunciados no Instagram e alerta para riscos à saúde dos consumidores.
L
Semusa amplia vacinação em UBS neste sábado para atender alta demanda

Semusa amplia vacinação em UBS neste sábado para atender alta demanda

Ampliação ocorre devido à exigência do cartão de vacinas atualizado para matrícula escolar em Porto Velho
L
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro

Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro

A medida atinge produtos à base de tirzepatida e retatrutida comercializados irregularmente, conhecidos como canetas do Paraguai, devido à falta de garantias sobre segurança e qualidade.
L
Janeiro Branco orienta população a identificar sinais de esgotamento emocional

Janeiro Branco orienta população a identificar sinais de esgotamento emocional

A população pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Açaí de Porto Velho é destaque na merenda escolar municipal

Açaí de Porto Velho é destaque na merenda escolar municipal

Mais de 43 mil alunos recebem o alimento duas vezes por semana, com inclusão que valoriza cultura local e agrega valor nutricional, seguindo orientações de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.
L
Novo piso do magistério gera impasse entre professores e prefeitos

Novo piso do magistério gera impasse entre professores e prefeitos

A medida provisória que eleva o salário mínimo dos professores para 5.130,63 reais garante ganho real à categoria, mas é contestada por municípios devido ao impacto fiscal.
L
Caixa libera pagamento do Bolsa Família para NIS final 4

Caixa libera pagamento do Bolsa Família para NIS final 4

Os beneficiários recebem nesta quinta-feira a parcela de janeiro com valor médio de 697,77 reais, incluindo os adicionais destinados a mães e crianças.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 55 milhões de reais

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de 55 milhões de reais

O concurso 2.963 acontece nesta quinta-feira em São Paulo e as apostas podem ser realizadas até o início da noite em lotéricas ou canais digitais.
L
Horóscopo de terça-feira (20/1): clareza orienta decisões

Horóscopo de quinta-feira (22/1): foco no essencial

Previsões para quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, indicam um dia favorável para decisões objetivas, organização da rotina e escolhas conscientes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano recebe liderança da Omeron na Presidência da Assembleia Legislativa

Alex Redano recebe liderança da Omeron na Presidência da Assembleia Legislativa

Encontro reforça diálogo institucional, respeito à liberdade religiosa e reconhecimento ao trabalho da Omeron em Rondônia
L
Dra. Taíssa participa da inauguração do Terminal Rodoviário de Itapuã do Oeste

Dra. Taíssa participa da inauguração do Terminal Rodoviário de Itapuã do Oeste

Entre os presentes, esteve a vereadora Kenia Carvalho (PL), responsável por apresentar a demanda que deu início ao processo de regularização e homologação do terminal.
L
Deputada Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias urgentes na BR-425

Deputada Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias urgentes na BR-425

Em resposta às cobranças, o superintendente do DNIT informou que o orçamento federal já foi aprovado, o que permitirá o início imediato das obras.
L
Alex Redano cobra substituição do telhado do Colégio Tiradentes em Ariquemes

Alex Redano cobra substituição do telhado do Colégio Tiradentes em Ariquemes

Deputado reitera pedido à Seduc e ao Governo de Rondônia após meses de espera por reformas na unidade escolar
L
Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

O presidente dos EUA cometeu gafe ao trocar os nomes das ilhas durante fala no Fórum Econômico Mundial, em Davos, repetindo o erro pelo menos quatro vezes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Equipe do sgt Machado prende traficante e fecha boca de fumo no Centro de Porto Velho

Equipe do sgt Machado prende traficante e fecha boca de fumo no Centro de Porto Velho

Ação policial ocorreu durante a manhã chuvosa desta quinta-feira e resultou na apreensão de drogas, dinheiro e materiais usados no tráfico.
14
Piloto inabilitado fica ferido em acidente em frente ao Porto Velho Shopping

Piloto inabilitado fica ferido em acidente em frente ao Porto Velho Shopping

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no cruzamento da avenida Rio Madeira com a rua Petúnia; veículos estavam com licenciamento atrasado.
14
Mulher é presa após furtar bolsa e xícaras em loja Havan

Mulher é presa após furtar bolsa e xícaras em loja Havan

Suspeita foi flagrada por câmeras de segurança após tentar furtar bolsa e itens de cozinha na loja Havan da avenida Jorge Teixeira
10
PF desarticula grupo que lavava dinheiro com criptomoedas

PF desarticula grupo que lavava dinheiro com criptomoedas

Operação “Narco Azimut” investiga movimentação de R$ 39 milhões em esquema que envolvia transporte de valores em espécie e ativos digitais.
16
Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Homem estava foragido e deve cumprir pena de 14 anos de reclusão determinada pela Justiça maranhense.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Itamaraty monitora impasse jurídico no acordo Mercosul-UE

Itamaraty monitora impasse jurídico no acordo Mercosul-UE

O Ministério das Relações Exteriores acompanha a decisão do Parlamento Europeu de enviar o tratado ao Tribunal de Justiça, medida que pode paralisar a integração comercial.
L
FIERO sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria em Rondônia

FIERO sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria em Rondônia

Evento promovido pelo SENAI-RO em parceria com SEBRAE e FIERO reúne empresários e especialistas para debater transição ecológica e digital, com painéis temáticos e oficinas práticas marcadas para 11 de fevereiro na capital rondoniense.
L
Trump anuncia recuo e aponta acordo sobre a Groenlândia

Trump anuncia recuo e aponta acordo sobre a Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos descartou o uso de força militar e a imposição de tarifas contra a União Europeia após reunião estratégica no Fórum de Davos.
L
Brasil aguarda anúncio dos indicados ao Oscar 2026

Brasil aguarda anúncio dos indicados ao Oscar 2026

A Academia de Hollywood revela nesta quinta-feira os filmes que disputarão a estatueta, com produções brasileiras e Wagner Moura entre os favoritos.
L
Conab: Preços da laranja caem nas Ceasas em dezembro

Conab: Preços da laranja caem nas Ceasas em dezembro

Levantamento da Conab mostra queda de 0,68% no preço da laranja nas principais Ceasas do país em dezembro, enquanto hortaliças como batata e cebola registram altas superiores a 20% devido a fatores climáticos e de oferta.
L
Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na sexta

Lula participará de encerramento do Encontro Nacional do MST na sexta

O evento ocorre em Salvador com a presença de mais de 3 mil camponeses para discutir a reforma agrária e a produção de alimentos saudáveis no campo.
L
Liquidação do Banco Will exige atenção de clientes com faturas

Liquidação do Banco Will exige atenção de clientes com faturas

O Banco Central decretou a intervenção na financeira nesta quarta-feira, e especialistas alertam que obrigações contratuais e pagamentos de dívidas devem ser mantidos rigorosamente.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.