SÁBADO, 27/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Médicos comemoram avanço da vacinação infantil no Brasil

Movimento Nacional pela Vacinação é o responsável, diz ministra

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Médicos comemoram avanço da vacinação infantil no Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil

Especialistas em vacinação e no cuidado de crianças e adolescentes apontam que avanços recentes na cobertura vacinal são resultado de ações do governo, sociedades médicas e de pais e responsáveis. E garantem que o maior grau de imunização tem o efeito imediato de salvar vidas e evitar doenças grandes.

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada nesta segunda-feira (15) revelou que diminuiu o número de crianças não vacinadas no Brasil. Os números tiram o Brasil da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, atribuiu a melhoria brasileira na vacinação ao Movimento Nacional pela Vacinação, lançado pelo governo em fevereiro de 2023, primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao comentar o resultado do estudo global, Nísia disse que 2023 marcou uma inflexão no comportamento da cobertura vacinal do país.

“Desde 2016, o Brasil enfrentava quedas crescentes nas coberturas vacinais de vários imunizantes do calendário infantil. Depois de conquistas tão importantes como a erradicação da varíola e a eliminação da circulação do vírus de poliomielite, o Programa Nacional de Imunizações encontrou forte risco”, assinalou.

“Mas conseguimos reverter esse cenário”, comemorou a ministra. “O movimento pela vacinação venceu com a volta da ciência e da confiança da população brasileira nas vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirmou.

A ministra disse que recebeu com “alegria e esperança” a notícia do aumento da cobertura vacinal de 13 das 16 principais vacinas do calendário infantil. Nísia destacou ainda o empenho das “famílias que levaram as crianças para atualizar a caderneta de vacinação”.

Entre os destaques de crescimento estão as vacinas contra a poliomielite (VIP e VOP), pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, meningocócica C (1ª dose e reforço), pneumocócica 10 (1ª dose e reforço), tríplice viral (1ª e 2ª doses) e reforço da tríplice bacteriana (DTP).

Nos 13 imunizantes que apresentaram recuperação, a média de alta foi de 7,1 pontos percentuais.

Efeito imediato

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Flávia Bravo, explicou à Agência Brasil que a reversão da queda na cobertura vacinal tem um efeito imediato e direto. “Aumentar a chance de melhorias de saúde, evitar doenças infecciosas preveníveis. Proteção é salvar vidas, evitar doenças graves”.

A integrante do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) Melissa Palmieri destacou que a maior proporção de vacinados se reflete também na maior proteção das crianças que, por algum motivo de saúde, não podem tomar determinadas vacinas.

“Esse aumento da cobertura vacinal também impacta naquelas – que é um percentual muito pequeno – que por algum motivo médico não podem ser vacinadas para algumas doenças. Isso faz com que a alta cobertura diminua a circulação desses agentes infecciosos e haja uma proteção indireta para aquelas crianças que não puderam se vacinar”, explicou à Agência Brasil.

Confiança

Flávia Bravo, da Sbim, aponta três agentes responsáveis pelos números positivos de 2023, o Ministério da Saúde, as sociedades médicas e as famílias, que, destaca, recuperaram a confiança nas vacinas mesmo estando expostas a notícias falsas e comentários não verdadeiros sobre riscos e efeitos adversos dos imunizantes.

A diretora da Sbim entende que um dos motivos que fizeram com que a cobertura vacinal tivesse caído nos anos anteriores a 2023 foi a junção de notícias falsas e um desconhecimento da gravidade das doenças.

“É muito complicado para a população lembrar do impacto dessas doenças que a gente tinha controlado exatamente com a vacinação. Você não tem o medo da doença, você tem um desconhecimento, não sabe sequer o que essas doenças são”, disse.

Essa “falta de medo da doença” se associava, segundo ela, “ao medo da vacina, a ver os eventos adversos falsos e a risco propagados que não são verdadeiros”.

Melissa Palmieri, da SBP, também reconhece os efeitos negativos da circulação de informações falsas. Ela recomenda que país e responsáveis busquem informações confiáveis sobre a importância dos imunizantes.

“Eles devem se informar com pediatras, que estão atualizados com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações e da SBP, bem como agências ou instituições idôneas, as secretarias municipais e estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde, que vem trabalhando para disseminação de informações importantes para que os pais tenham a melhor decisão em vacinar”, orienta.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o papel do personagem Zé Gotinha. “O Zé Gotinha viajou pelo Brasil levando a mensagem de que vacinas salvam vidas”.

O Ministério da Saúde e Flávia Bravo, da Sbim, apontam que uma das estratégias adotadas em 2023 e que permitiram a expansão da vacinação pelos mais diversos cantos do país foi o microplanejamento, método recomendado pela OMS que leva em conta as diferentes características das cidades. Consistem em atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

“Quem executa as ações de imunização, no fim das contas são os municípios”, esclarece Flávia Bravo. Ela exemplifica regiões em que a grande parte dos pais e responsáveis trabalham no horário comercial, e a campanha de vacinação precisa ser realizada em horário diferenciado.

De acordo com o Ministério da Saúde, R$ 150 milhões foram repassados em 2023 aos estados e municípios, em apoio às ações de imunização, com foco no microplanejamento, ou seja, nas ações de comunicação regionalizadas. Para este ano, está sendo destinado o mesmo valor.

Programa

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações disse que o avanço do Brasil no cenário global é também um recado para o mundo. “É uma comprovação que o programa nacional sabe trabalhar, tem vontade e, tendo condições e apoio, a gente recupera aquilo que a gente sempre soube fazer e voltar a ser uma história de sucesso”, afirmou, se referindo ao protagonismo do Brasil na imunização da população.

Flávia Bravo enfatizou ainda que as imunizações para cada doença devem ser todas tratadas como prioridades. “Qualquer uma delas, se você não atinge a meta cobertura, que para algumas vacinas é 80%, para outras é 95%, você vai acumulando suscetíveis”, disse.

“Basta um caso para virar um surto, um aumento no número de casos de doenças que são preveníveis, então não existe um calcanhar de Aquiles”, alerta.

Ela cita algumas doenças que podem voltar ao cenário epidemiológico, caso haja baixa da cobertura de imunização. “A poliomielite tem o vírus derivado do vírus vacinal circulante e fazendo surtos ao redor do mundo, que pode chegar ao Brasil e encontrar suscetíveis. O sarampo e a coqueluche são a mesma coisa”, assinala.

A especialista lembra que, recentemente, o Ministério da Saúde emitiu uma nota de alerta para a coqueluche em território brasileiro.

Melissa Palmieri, do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, lembra que, assim como o governo, pais e responsáveis têm a obrigação de atuar para garantir a segurança das crianças.

“Além da garantia em legislação pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os pais devem assegurar de oferecer todas as ferramentas para manutenção de saúde de seus filhos, prevenção e manutenção”, afirma.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa proíbe venda de produtos com alulose no Brasil

Anvisa proíbe venda de produtos com alulose no Brasil

Alulose tem comercialização proibida pela Anvisa.
L
Consumo de álcool nas festas eleva riscos à saúde e às relações

Consumo de álcool nas festas eleva riscos à saúde e às relações

Especialista alerta que bebida não deve ser o centro das celebrações.
L
Ministério da Saúde anuncia Rede D’Or no Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde anuncia Rede D’Or no Agora Tem Especialistas

Hospitais privados realizarão cirurgias cardíacas para o SUS visando reduzir filas de espera em unidades de alta complexidade.
L
UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

Obras iniciadas em setembro avançam na infraestrutura da unidade na zona Leste; atendimentos continuam sem interrupções em sede provisória no bairro Juscelino Kubitschek.
L
Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Anvisa proíbe venda de medicamentos da Bwell e Needs

Comércio de remédios das marcas é suspenso, mas produtos de beleza seguem à venda.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasil amplia influência global em nova fase da política externa

Brasil amplia influência global em nova fase da política externa

Política externa fortalece protagonismo e política externa reposiciona o país.
L
Brasil tem 30 milhões de animais abandonados

Brasil tem 30 milhões de animais abandonados

Campanha reforça alerta contra abandono de animais.
L
Horóscopo de Segunda-Feira, 29/12/2025: organização emocional e foco no encerramento do ano

Horóscopo de Sábado, 27/12/2025: balanços finais e preparo para novos ciclos

O horóscopo de 27 de dezembro de 2025 indica um dia propício para reflexões profundas, ajustes emocionais e decisões conscientes antes do encerramento do ano.
L
Produção sustentável em Rondônia ganha destaque internacional com articulação da Sibra em 2025

Produção sustentável em Rondônia ganha destaque internacional com articulação da Sibra em 2025

Sob liderança do governador Marcos Rocha, estado amplia exportações para US$ 2,5 bilhões e fortalece laços diplomáticos com foco em bioeconomia e logística.
L
Entrega do Porto Madeiro V é suspensa após orientação do Ministério das Cidades

Entrega do Porto Madeiro V é suspensa após orientação do Ministério das Cidades

Evento programado para o dia 29 de dezembro foi adiado devido a pendências técnicas entre Ministério das Cidades, Caixa e Energisa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Quilombola Mesquita busca retirar fazendeiros após reconhecimento

Quilombola Mesquita busca retirar fazendeiros após reconhecimento

Comunidade quilombola celebra reconhecimento territorial quilombola.
L
Lula faz balanço anual e projeta desafios para 2026

Lula faz balanço anual e projeta desafios para 2026

Pronunciamento de Lula destaca avanços e desafios nacionais.
L
AGU derruba liminar e mantém novas regras para CNH

AGU derruba liminar e mantém novas regras para CNH

Decisão garante continuidade do programa CNH do Brasil e redução de custos.
L
Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia de hérnia em Brasília

Bolsonaro inicia reabilitação após cirurgia de hérnia em Brasília

Ex-presidente recebe fisioterapia e medicação para prevenir trombose.
L
Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratar hérnia bilateral

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratar hérnia bilateral

Servidor público: Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia bilateral.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF prende Filipe Martins, condenado por trama golpista

PF prende Filipe Martins, condenado por trama golpista

Trama golpista tem novas prisões determinadas por Moraes.
12
Briga termina em tentativa de homicídio a facada

Briga termina em tentativa de homicídio a facada

Tentativa de homicídio é investigada pela polícia.
14
Operação apreende cocaína de alta pureza em Rondônia

Operação apreende cocaína de alta pureza em Rondônia

Ação integrada combate tráfico na Operação Madeira-Mamoré.
12
Homem é preso com R$ 245 mil e barra de ouro pela FICCO/RO

Homem é preso com R$ 245 mil e barra de ouro pela FICCO/RO

Lavagem de dinheiro investigada após apreensão de valores e ouro.
14
Adolescentes apreendidos por roubo a funcionária de pizzaria

Adolescentes apreendidos por roubo a funcionária de pizzaria

Roubo registrado próximo a faculdade termina com apreensões.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colégio Marista de Santa Maria sofre incêndio

Colégio Marista de Santa Maria sofre incêndio

Subtítulo: Incêndio mobiliza bombeiros e apoio municipal.
L
Retrospectiva paralímpica destaca atletismo e judô

Retrospectiva paralímpica destaca atletismo e judô

Atletismo lidera temporada e impulsiona o Brasil no ciclo; atletismo.
L
Marrocos empata com Mali pela Copa Africana

Marrocos empata com Mali pela Copa Africana

Marrocos mantém liderança após empate na Copa Africana.
L
Professores recebem retroativo do Piso Nacional do Magistério

Professores recebem retroativo do Piso Nacional do Magistério

Pagamento segue acordo judicial entre Sintero e categoria.
L
Ações integram forças contra extração ilegal de madeira

Ações integram forças contra extração ilegal de madeira

Extração ilegal de madeira mobiliza operação integrada.
12
Foragido internacional é capturado em Guajará-Mirim

Foragido internacional é capturado em Guajará-Mirim

Foragido internacional preso com documento falso.
12
Denarc intercepta carregamento de skunk em Porto Velho

Denarc intercepta carregamento de skunk em Porto Velho

Entorpecentes apreendidos em empresa logística.
12
Furto em terreiro na zona sul de Porto Velho

Furto em terreiro na zona sul de Porto Velho

Furto é registrado dentro de templo religioso.
12
Calor intenso e tempestades preocupam o país

Calor intenso e tempestades preocupam o país

Calor intenso segue e aumenta risco de tempestades.
L
Marta e Gabi Zanotti disputam Rainha da América

Marta e Gabi Zanotti disputam Rainha da América

Rainha da América terá brasileiras na final do prêmio.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.