QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Médicos comemoram avanço da vacinação infantil no Brasil

Movimento Nacional pela Vacinação é o responsável, diz ministra

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Médicos comemoram avanço da vacinação infantil no Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil

Especialistas em vacinação e no cuidado de crianças e adolescentes apontam que avanços recentes na cobertura vacinal são resultado de ações do governo, sociedades médicas e de pais e responsáveis. E garantem que o maior grau de imunização tem o efeito imediato de salvar vidas e evitar doenças grandes.

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada nesta segunda-feira (15) revelou que diminuiu o número de crianças não vacinadas no Brasil. Os números tiram o Brasil da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, atribuiu a melhoria brasileira na vacinação ao Movimento Nacional pela Vacinação, lançado pelo governo em fevereiro de 2023, primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao comentar o resultado do estudo global, Nísia disse que 2023 marcou uma inflexão no comportamento da cobertura vacinal do país.

“Desde 2016, o Brasil enfrentava quedas crescentes nas coberturas vacinais de vários imunizantes do calendário infantil. Depois de conquistas tão importantes como a erradicação da varíola e a eliminação da circulação do vírus de poliomielite, o Programa Nacional de Imunizações encontrou forte risco”, assinalou.

“Mas conseguimos reverter esse cenário”, comemorou a ministra. “O movimento pela vacinação venceu com a volta da ciência e da confiança da população brasileira nas vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirmou.

A ministra disse que recebeu com “alegria e esperança” a notícia do aumento da cobertura vacinal de 13 das 16 principais vacinas do calendário infantil. Nísia destacou ainda o empenho das “famílias que levaram as crianças para atualizar a caderneta de vacinação”.

Entre os destaques de crescimento estão as vacinas contra a poliomielite (VIP e VOP), pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, meningocócica C (1ª dose e reforço), pneumocócica 10 (1ª dose e reforço), tríplice viral (1ª e 2ª doses) e reforço da tríplice bacteriana (DTP).

Nos 13 imunizantes que apresentaram recuperação, a média de alta foi de 7,1 pontos percentuais.

Efeito imediato

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Flávia Bravo, explicou à Agência Brasil que a reversão da queda na cobertura vacinal tem um efeito imediato e direto. “Aumentar a chance de melhorias de saúde, evitar doenças infecciosas preveníveis. Proteção é salvar vidas, evitar doenças graves”.

A integrante do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) Melissa Palmieri destacou que a maior proporção de vacinados se reflete também na maior proteção das crianças que, por algum motivo de saúde, não podem tomar determinadas vacinas.

“Esse aumento da cobertura vacinal também impacta naquelas – que é um percentual muito pequeno – que por algum motivo médico não podem ser vacinadas para algumas doenças. Isso faz com que a alta cobertura diminua a circulação desses agentes infecciosos e haja uma proteção indireta para aquelas crianças que não puderam se vacinar”, explicou à Agência Brasil.

Confiança

Flávia Bravo, da Sbim, aponta três agentes responsáveis pelos números positivos de 2023, o Ministério da Saúde, as sociedades médicas e as famílias, que, destaca, recuperaram a confiança nas vacinas mesmo estando expostas a notícias falsas e comentários não verdadeiros sobre riscos e efeitos adversos dos imunizantes.

A diretora da Sbim entende que um dos motivos que fizeram com que a cobertura vacinal tivesse caído nos anos anteriores a 2023 foi a junção de notícias falsas e um desconhecimento da gravidade das doenças.

“É muito complicado para a população lembrar do impacto dessas doenças que a gente tinha controlado exatamente com a vacinação. Você não tem o medo da doença, você tem um desconhecimento, não sabe sequer o que essas doenças são”, disse.

Essa “falta de medo da doença” se associava, segundo ela, “ao medo da vacina, a ver os eventos adversos falsos e a risco propagados que não são verdadeiros”.

Melissa Palmieri, da SBP, também reconhece os efeitos negativos da circulação de informações falsas. Ela recomenda que país e responsáveis busquem informações confiáveis sobre a importância dos imunizantes.

“Eles devem se informar com pediatras, que estão atualizados com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações e da SBP, bem como agências ou instituições idôneas, as secretarias municipais e estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde, que vem trabalhando para disseminação de informações importantes para que os pais tenham a melhor decisão em vacinar”, orienta.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o papel do personagem Zé Gotinha. “O Zé Gotinha viajou pelo Brasil levando a mensagem de que vacinas salvam vidas”.

O Ministério da Saúde e Flávia Bravo, da Sbim, apontam que uma das estratégias adotadas em 2023 e que permitiram a expansão da vacinação pelos mais diversos cantos do país foi o microplanejamento, método recomendado pela OMS que leva em conta as diferentes características das cidades. Consistem em atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

“Quem executa as ações de imunização, no fim das contas são os municípios”, esclarece Flávia Bravo. Ela exemplifica regiões em que a grande parte dos pais e responsáveis trabalham no horário comercial, e a campanha de vacinação precisa ser realizada em horário diferenciado.

De acordo com o Ministério da Saúde, R$ 150 milhões foram repassados em 2023 aos estados e municípios, em apoio às ações de imunização, com foco no microplanejamento, ou seja, nas ações de comunicação regionalizadas. Para este ano, está sendo destinado o mesmo valor.

Programa

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações disse que o avanço do Brasil no cenário global é também um recado para o mundo. “É uma comprovação que o programa nacional sabe trabalhar, tem vontade e, tendo condições e apoio, a gente recupera aquilo que a gente sempre soube fazer e voltar a ser uma história de sucesso”, afirmou, se referindo ao protagonismo do Brasil na imunização da população.

Flávia Bravo enfatizou ainda que as imunizações para cada doença devem ser todas tratadas como prioridades. “Qualquer uma delas, se você não atinge a meta cobertura, que para algumas vacinas é 80%, para outras é 95%, você vai acumulando suscetíveis”, disse.

“Basta um caso para virar um surto, um aumento no número de casos de doenças que são preveníveis, então não existe um calcanhar de Aquiles”, alerta.

Ela cita algumas doenças que podem voltar ao cenário epidemiológico, caso haja baixa da cobertura de imunização. “A poliomielite tem o vírus derivado do vírus vacinal circulante e fazendo surtos ao redor do mundo, que pode chegar ao Brasil e encontrar suscetíveis. O sarampo e a coqueluche são a mesma coisa”, assinala.

A especialista lembra que, recentemente, o Ministério da Saúde emitiu uma nota de alerta para a coqueluche em território brasileiro.

Melissa Palmieri, do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, lembra que, assim como o governo, pais e responsáveis têm a obrigação de atuar para garantir a segurança das crianças.

“Além da garantia em legislação pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os pais devem assegurar de oferecer todas as ferramentas para manutenção de saúde de seus filhos, prevenção e manutenção”, afirma.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Estado intensifica vigilância epidemiológica e mantém campanha de vacinação contra a gripe após identificação do subclado K da Influenza A no Brasil.
L
Ação integrada une educação no trânsito e incentivo à doação de sangue em Porto Velho

Ação integrada une educação no trânsito e incentivo à doação de sangue em Porto Velho

Como parte da programação, foi realizada uma simulação realista de sinistro envolvendo uma motocicleta e um carro.
L
Vacinação em Jaru terá horário estendido nesta terça

Vacinação em Jaru terá horário estendido nesta terça

Sala de vacinação do Centro de Saúde Marcelina Tereza funcionará até as 21h para atualização da caderneta e emissão do certificado exigido para matrícula escolar.
L
Acne adulta cresce entre mulheres e exige cuidado contínuo

Acne adulta cresce entre mulheres e exige cuidado contínuo

Condição atinge principalmente mulheres entre 25 e 45 anos, tem causas multifatoriais e requer tratamento individualizado para evitar manchas e cicatrizes.
L
Rondônia institui política estadual de conscientização sobre a Síndrome de Tourette

Rondônia institui política estadual de conscientização sobre a Síndrome de Tourette

Nova lei sancionada pelo governador Marcos Rocha amplia a conscientização, incentiva diagnóstico precoce, combate o preconceito e fortalece a inclusão social no estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Frigoríficos de RO avançam e entram na rota de exportação de carne para o Vietnã, anuncia MAPA

Dois frigoríficos de Rondônia foram autorizados a vender carne bovina ao Vietnã, elevando para oito o número de plantas brasileiras aptas ao mercado asiático.
L
Ministério da Educação avalia impacto de um ano da restrição de celulares nas escolas

Ministério da Educação avalia impacto de um ano da restrição de celulares nas escolas

O MEC anunciou uma pesquisa nacional para medir os efeitos pedagógicos e sociais da lei federal que limita o uso de aparelhos eletrônicos por estudantes em todo o país.
L
Marcos Rocha sanciona lei contra práticas discriminatórias no ensino em Rondônia

Marcos Rocha sanciona lei contra práticas discriminatórias no ensino em Rondônia

Nova legislação proíbe práticas excludentes em escolas públicas e privadas e reforça o direito à educação inclusiva para pessoas com deficiência no estado.
L

Professora de Espanhol de Rondônia participa de um concurso literário focado nos estudos do idioma

O apoio de alunos, amigos e colegas é fundamental para que ela alcance um bom resultado, pois a pontuação depende dos comentários em um vídeo no Instagram.
L
Rondônia publica três leis e fortalece a pesca esportiva no estado

Rondônia publica três leis e fortalece a pesca esportiva no estado

Normas criam circuito anual, reconhecem a atividade como estratégica e declaram entidade do setor de utilidade pública em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Alero define estrutura, cronograma e ações institucionais para atuação do Poder Legislativo durante a Rondônia Rural Show 2026, em Ji-Paraná.
L
Assessoria de Coronel Chrisóstomo se reúne com lideranças da Resex Rio Pacaás Novos

Assessoria de Coronel Chrisóstomo se reúne com lideranças da Resex Rio Pacaás Novos

Reunião em Guajará-Mirim reuniu comunidades para apresentar demandas e fortalecer o diálogo com o mandato do deputado Coronel Chrisóstomo.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para centro de convivência de agentes de saúde em Seringueiras

Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para centro de convivência de agentes de saúde em Seringueiras

Recurso destinado por indicação da deputada Gislaine Lebrinha, a pedido da vereadora Jéssica da Saúde, visa fortalecer a atenção básica e oferecer melhores condições de trabalho.
L
Moraes nega novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Moraes nega novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

O ministro do STF rejeitou o pedido da defesa para levar o caso ao plenário, mantendo a pena de 27 anos de prisão em regime fechado para o ex-presidente.
L
Alexandre de Moraes autoriza general condenado a trabalhar no Exército

Alexandre de Moraes autoriza general condenado a trabalhar no Exército

O ministro do STF permitiu que Mário Fernandes, mentor de plano golpista, realize atividades intelectuais no Comando Militar do Planalto como parte de sua ressocialização.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista é atropelado por carro na Jorge Teixeira

Ciclista é atropelado por carro na Jorge Teixeira

Um ciclista ficou gravemente ferido após ser atropelado por um carro no cruzamento das Avenidas Jorge Teixeira e Carlos Gomes, em Porto Velho, com acionamento do resgate.
16
Polícia Federal deflagra operação contra o garimpo ilegal na fronteira

Polícia Federal deflagra operação contra o garimpo ilegal na fronteira

A ação integrada destruiu dragas clandestinas nos rios Mamoré e Madeira, resultando em prisões e na apreensão de materiais poluentes na região entre Brasil e Bolívia.
10
Teodomiro Antunes de França morre em colisão frontal na RO-383, em Alta Floresta do Oeste

Teodomiro Antunes de França morre em colisão frontal na RO-383, em Alta Floresta do Oeste

Homem de 88 anos não resistiu após Volkswagen Gol invadir contramão e colidir frontalmente com outro veículo; outras vítimas foram socorridas.
16
Motorista não habilitada causando acidente com motoneta em Cerejeiras

Motorista não habilitada causa acidente com motoneta em Cerejeiras

Condutora sem habilitação atingiu Honda Biz com duas mulheres na garupa; vítimas sofreram apenas escoriações leves.
14
Ataques em sequência a lotérica e banco em Chupinguaia causam mais de R$ 100 mil em prejuízos

Ataques em sequência a lotérica e banco em Chupinguaia causam mais de R$ 100 mil em prejuízos

Crimes ocorreram na madrugada de sábado para domingo; ladrões abriram buraco em agência e invadiram a única casa lotérica da cidade.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em algum lugar da Amazônia – A cabine indevassável

Entre a barbárie institucional e o esvaziamento ético da democracia
L
Corte do Rei Momo 2026

Corte do Rei Momo 2026

Funcultural inicia processo para contratação de artistas e foliões da Corte do Rei Momo, com envio de documentação por e-mail e regras previstas em lei.
L
Prefeitura de Jaru: manutenção do asfalto avança em quatro setores

Prefeitura de Jaru: manutenção do asfalto avança em quatro setores

A Prefeitura de Jaru realiza reparos e conservação das vias nos setores 01, 02, 05 e 06, garantindo segurança e melhor trafegabilidade para moradores.
L
Prefeitura de Jaru: editais convocam aprovados em concurso e seletivo

Prefeitura de Jaru: editais convocam aprovados em concurso e seletivo

A Prefeitura de Jaru publicou editais de convocação para aprovados em concurso público e processo seletivo, abrangendo cargos administrativos, de saúde e infraestrutura.
L

Requerimento da Licença Ambiental: TELMA DE FATIMA RIBEIRO

LICENÇA AMBIENTAL Previa – Licença de Instalação (LAPP)
L
Cultura e Meio Ambiente celebram acordo para fortalecer povos e comunidades tradicionais

Cultura e Meio Ambiente celebram acordo para fortalecer povos e comunidades tradicionais

MinC, MMA, Iphan e ICMBio firmam cooperação para valorizar modos de vida e gestão socioambiental que mantêm os biomas brasileiros vivos.
L
Governo brasileiro manifesta preocupação com crise e mortes no Irã

Governo brasileiro manifesta preocupação com crise e mortes no Irã

O Ministério das Relações Exteriores lamentou a perda de vidas durante as manifestações populares no país persa e reforçou a defesa da soberania iraniana em meio a pressões externas.
L
CBF detalha primeiras oito rodadas do Brasileirão 2026

CBF detalha primeiras oito rodadas do Brasileirão 2026

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta terça-feira a tabela detalhada com datas, horários e locais das partidas iniciais da Série A, que começa em 28 de janeiro.
L
PM prende suspeito por receptação de motocicleta em Porto Velho

PM prende suspeito por receptação de motocicleta em Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão localizaram veículos roubados em uma residência na rua Piquiá e detiveram um homem de 38 anos que já possui antecedentes criminais.
10
Brasil e Portugal articulam aceleração do acordo Mercosul-União Europeia

Brasil e Portugal articulam aceleração do acordo Mercosul-União Europeia

O presidente Lula e o primeiro-ministro Luís Montenegro discutiram estratégias para implementar o tratado comercial histórico, cuja assinatura oficial está prevista para o próximo sábado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.