SEGUNDA-FEIRA, 15/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Médicos comemoram avanço da vacinação infantil no Brasil

Movimento Nacional pela Vacinação é o responsável, diz ministra

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Médicos comemoram avanço da vacinação infantil no Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil

Especialistas em vacinação e no cuidado de crianças e adolescentes apontam que avanços recentes na cobertura vacinal são resultado de ações do governo, sociedades médicas e de pais e responsáveis. E garantem que o maior grau de imunização tem o efeito imediato de salvar vidas e evitar doenças grandes.

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada nesta segunda-feira (15) revelou que diminuiu o número de crianças não vacinadas no Brasil. Os números tiram o Brasil da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, atribuiu a melhoria brasileira na vacinação ao Movimento Nacional pela Vacinação, lançado pelo governo em fevereiro de 2023, primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao comentar o resultado do estudo global, Nísia disse que 2023 marcou uma inflexão no comportamento da cobertura vacinal do país.

“Desde 2016, o Brasil enfrentava quedas crescentes nas coberturas vacinais de vários imunizantes do calendário infantil. Depois de conquistas tão importantes como a erradicação da varíola e a eliminação da circulação do vírus de poliomielite, o Programa Nacional de Imunizações encontrou forte risco”, assinalou.

“Mas conseguimos reverter esse cenário”, comemorou a ministra. “O movimento pela vacinação venceu com a volta da ciência e da confiança da população brasileira nas vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirmou.

A ministra disse que recebeu com “alegria e esperança” a notícia do aumento da cobertura vacinal de 13 das 16 principais vacinas do calendário infantil. Nísia destacou ainda o empenho das “famílias que levaram as crianças para atualizar a caderneta de vacinação”.

Entre os destaques de crescimento estão as vacinas contra a poliomielite (VIP e VOP), pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, meningocócica C (1ª dose e reforço), pneumocócica 10 (1ª dose e reforço), tríplice viral (1ª e 2ª doses) e reforço da tríplice bacteriana (DTP).

Nos 13 imunizantes que apresentaram recuperação, a média de alta foi de 7,1 pontos percentuais.

Efeito imediato

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Flávia Bravo, explicou à Agência Brasil que a reversão da queda na cobertura vacinal tem um efeito imediato e direto. “Aumentar a chance de melhorias de saúde, evitar doenças infecciosas preveníveis. Proteção é salvar vidas, evitar doenças graves”.

A integrante do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) Melissa Palmieri destacou que a maior proporção de vacinados se reflete também na maior proteção das crianças que, por algum motivo de saúde, não podem tomar determinadas vacinas.

“Esse aumento da cobertura vacinal também impacta naquelas – que é um percentual muito pequeno – que por algum motivo médico não podem ser vacinadas para algumas doenças. Isso faz com que a alta cobertura diminua a circulação desses agentes infecciosos e haja uma proteção indireta para aquelas crianças que não puderam se vacinar”, explicou à Agência Brasil.

Confiança

Flávia Bravo, da Sbim, aponta três agentes responsáveis pelos números positivos de 2023, o Ministério da Saúde, as sociedades médicas e as famílias, que, destaca, recuperaram a confiança nas vacinas mesmo estando expostas a notícias falsas e comentários não verdadeiros sobre riscos e efeitos adversos dos imunizantes.

A diretora da Sbim entende que um dos motivos que fizeram com que a cobertura vacinal tivesse caído nos anos anteriores a 2023 foi a junção de notícias falsas e um desconhecimento da gravidade das doenças.

“É muito complicado para a população lembrar do impacto dessas doenças que a gente tinha controlado exatamente com a vacinação. Você não tem o medo da doença, você tem um desconhecimento, não sabe sequer o que essas doenças são”, disse.

Essa “falta de medo da doença” se associava, segundo ela, “ao medo da vacina, a ver os eventos adversos falsos e a risco propagados que não são verdadeiros”.

Melissa Palmieri, da SBP, também reconhece os efeitos negativos da circulação de informações falsas. Ela recomenda que país e responsáveis busquem informações confiáveis sobre a importância dos imunizantes.

“Eles devem se informar com pediatras, que estão atualizados com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações e da SBP, bem como agências ou instituições idôneas, as secretarias municipais e estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde, que vem trabalhando para disseminação de informações importantes para que os pais tenham a melhor decisão em vacinar”, orienta.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o papel do personagem Zé Gotinha. “O Zé Gotinha viajou pelo Brasil levando a mensagem de que vacinas salvam vidas”.

O Ministério da Saúde e Flávia Bravo, da Sbim, apontam que uma das estratégias adotadas em 2023 e que permitiram a expansão da vacinação pelos mais diversos cantos do país foi o microplanejamento, método recomendado pela OMS que leva em conta as diferentes características das cidades. Consistem em atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

“Quem executa as ações de imunização, no fim das contas são os municípios”, esclarece Flávia Bravo. Ela exemplifica regiões em que a grande parte dos pais e responsáveis trabalham no horário comercial, e a campanha de vacinação precisa ser realizada em horário diferenciado.

De acordo com o Ministério da Saúde, R$ 150 milhões foram repassados em 2023 aos estados e municípios, em apoio às ações de imunização, com foco no microplanejamento, ou seja, nas ações de comunicação regionalizadas. Para este ano, está sendo destinado o mesmo valor.

Programa

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações disse que o avanço do Brasil no cenário global é também um recado para o mundo. “É uma comprovação que o programa nacional sabe trabalhar, tem vontade e, tendo condições e apoio, a gente recupera aquilo que a gente sempre soube fazer e voltar a ser uma história de sucesso”, afirmou, se referindo ao protagonismo do Brasil na imunização da população.

Flávia Bravo enfatizou ainda que as imunizações para cada doença devem ser todas tratadas como prioridades. “Qualquer uma delas, se você não atinge a meta cobertura, que para algumas vacinas é 80%, para outras é 95%, você vai acumulando suscetíveis”, disse.

“Basta um caso para virar um surto, um aumento no número de casos de doenças que são preveníveis, então não existe um calcanhar de Aquiles”, alerta.

Ela cita algumas doenças que podem voltar ao cenário epidemiológico, caso haja baixa da cobertura de imunização. “A poliomielite tem o vírus derivado do vírus vacinal circulante e fazendo surtos ao redor do mundo, que pode chegar ao Brasil e encontrar suscetíveis. O sarampo e a coqueluche são a mesma coisa”, assinala.

A especialista lembra que, recentemente, o Ministério da Saúde emitiu uma nota de alerta para a coqueluche em território brasileiro.

Melissa Palmieri, do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, lembra que, assim como o governo, pais e responsáveis têm a obrigação de atuar para garantir a segurança das crianças.

“Além da garantia em legislação pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os pais devem assegurar de oferecer todas as ferramentas para manutenção de saúde de seus filhos, prevenção e manutenção”, afirma.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Procedimentos de urgência e emergência superam 4,5 milhões em Porto Velho em 2025

Procedimentos de urgência e emergência superam 4,5 milhões em Porto Velho em 2025

Procedimentos de urgência e emergência refletem atuação da Semusa para manter atendimento contínuo na rede municipal de saúde
L
Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar a transmissão vertical do HIV

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar a transmissão vertical do HIV

O país é o maior do mundo a alcançar o marco de eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho como problema de saúde pública, resultado atribuído ao trabalho do SUS e ao acesso a testes rápidos e medicamentos, conforme anunciado por Alexandre Padilha.
L
Cientistas descobrem ‘gatilho’ para caos genético que torna o câncer mais agressivo

Cientistas descobrem ‘gatilho’ para caos genético que torna o câncer mais agressivo

Pesquisa da Universidade da Califórnia, publicada na revista Science, identifica a enzima N4BP2 como a responsável por iniciar a cromotripsia, um fenômeno que fragmenta cromossomos e acelera a resistência dos tumores aos tratamentos.
L
“Estamos vencendo essa batalha”, diz Padilha sobre aumento da vacinação

“Estamos vencendo essa batalha”, diz Padilha sobre aumento da vacinação

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a cobertura vacinal dos 16 imunizantes obrigatórios está subindo no Brasil, mas alertou que o negacionismo e a disseminação de informações falsas continuam sendo desafios centrais.
L
Assistência jurídica amplia acesso de pacientes com câncer a direitos e benefícios garantidos em lei

Assistência jurídica amplia acesso de pacientes com câncer a direitos e benefícios garantidos em lei

Orientação gratuita reduz negativas, atrasos e entraves no SUS e em planos de saúde.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto: Entrevista com Valdir de Andrade Souza Junior

advogado licenciado OAB/RO 6840, assistente jurídico do Tribunal de Justiça de Rondônia, empresário do setor de tiro esportivo e palestrante sobre legislação de armas.
L
Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro reitera urgência por cirurgia e prisão domiciliar

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao STF autorização para procedimento de hérnia inguinal após confirmação por ultrassom.
L
Marco temporal de terras indígenas recebe dois votos contrários no STF

Marco temporal de terras indígenas recebe dois votos contrários no STF

Ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino votam pela inconstitucionalidade da tese que condiciona a demarcação à data de 1988.
L
Segurança pública de Rondônia avança em 2025 com redução de crimes e reconhecimento nacional

Segurança pública de Rondônia avança em 2025 com redução de crimes e reconhecimento nacional

Rondônia registra queda nos índices criminais, apreensões recordes e destaque nacional em investigações ao longo de 2025
L
Veja como vai funcionar a renovação automática e de graça da nova CNH

Veja como vai funcionar a renovação automática e de graça da nova CNH

Medida provisória cria a possibilidade de renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital para motoristas que atenderem aos critérios do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

“Estatais não são peso, são patrimônio”, defende ministra da Gestão

Esther Dweck rebate críticas à existência de empresas públicas e confirma que o governo federal prepara plano de reestruturação dos Correios.
L
Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

Dra. Taíssa cobra ações imediatas e denuncia precariedade da saúde no Distrito de Extrema

A localidade é conhecida pela produção de cupuaçu e pela presença histórica de ex-seringueiros.
L
Dra. Taíssa Souza prestigia Domingão da CDL e reforça apoio ao comércio local em Porto Velho

Dra. Taíssa Souza prestigia Domingão da CDL e reforça apoio ao comércio local em Porto Velho

Dra. Taíssa circula pelo comércio da capital e destaca importância dos pequenos empreendedores
L
Moraes solicita aos EUA extradição do deputado Alexandre Ramagem

Moraes solicita aos EUA extradição do deputado Alexandre Ramagem

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou o pedido formal para que o ex-diretor da Abin, condenado por golpe, seja trazido de volta ao Brasil.
L
Ramagem fugiu pela Guiana de forma clandestina, confirma PF

Ramagem fugiu pela Guiana de forma clandestina, confirma PF

O deputado Alexandre Ramagem utilizou passaporte diplomático para entrar nos Estados Unidos após sair do Brasil sem passar por fiscalização.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

A vítima foi baleada no Bairro B-1, no distrito de Vista Alegre do Abunã, e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
18
PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

PF apreende R$ 9,5 bilhões em bens e dinheiro do crime organizado em 2025

O valor total confiscado pela Polícia Federal superou os R$ 6,1 bilhões do ano anterior, focando na descapitalização do crime organizado.
10
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

Os flagrantes ocorreram em Ariquemes e Vilhena.
L
Idoso de 85 anos é encontrado morto em quintal de residência na capital

Idoso de 85 anos é encontrado morto em quintal de residência na capital

O corpo do homem foi localizado por uma sobrinha na manhã desta segunda-feira em uma casa no bairro Nacional, em Porto Velho, e a perícia indicou um ataque fulminante como causa da morte.
18
Polícia Civil apreende mais de 500 dispositivos eletrônicos em Rondônia

Polícia Civil apreende mais de 500 dispositivos eletrônicos em Rondônia

A Operação Vape, realizada pela Polícia Civil em Espigão do Oeste, cumpriu mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de 547 dispositivos eletrônicos de fumo com valor estimado em mais de R$ 40 mil, visando combater o comércio ilegal em Rondônia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: R Z SANTOS

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00600.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: HOSPEDARIA ROSA TABORDA LTDA

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00491.002/2025-SUL.
L

Requerimento da Licença Ambiental: RD PNEUS LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação-LO
L

Requerimento de Renovação de Outorga: ALVIM MARQUES DE ALMEIDA

RENOVAÇÃO DE  OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

SEI Porto Velho Prefeitura esclarece funcionamento do sistema na gestão municipal

Prefeitura afirma que sistema não ficou fora do ar e explica suspensão temporária de módulo público
L
Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização fundiária avança com entrega de mais de 350 títulos definitivos

Regularização arante segurança jurídica a moradores de diversos bairros da capital
L
Prefeitura esclarece aplicação do FUNDEB e ações para educação em Porto Velho

Prefeitura esclarece aplicação do FUNDEB e ações para educação em Porto Velho

FUNDEB detalha que valores questionados referem-se a encargos legais da folha da educação e não configuram desvio
L
Refis 2026 começa em janeiro com até 100% de desconto em multas e juros em Porto Velho

Refis 2026 começa em janeiro com até 100% de desconto em multas e juros em Porto Velho

Refis permite regularização de débitos municipais com parcelamento em até 36 vezes
L
Porto Velho consolida Capital da Pesca Esportiva e do Turismo de Observação de Aves

Porto Velho consolida Capital da Pesca Esportiva e do Turismo de Observação de Aves

O rio Madeira concentra mais de 800 espécies de peixes catalogadas, consolidando a região como um dos maiores polos naturais de pesca do país.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.