QUINTA-FEIRA, 03/04/2025

L

Saúde

Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo

Número de casos aumenta no Brasil e em 17 países europeus

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Pelo menos 17 países da União Europeia registram aumento de casos de coqueluche – entre janeiro e dezembro do ano passado, foram notificadas 25.130 ocorrências no continente. Já entre janeiro e março deste ano, 32.037 casos foram registrados na região em diversos grupos etários, com maior incidência entre menores de 1 ano, seguidos pelos grupos de 5 a 9 anos e de 1 a 4 anos.

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China informou que, em 2024, foram notificados no país 32.380 casos e 13 óbitos por coqueluche até fevereiro. A Bolívia também registra surto da doença, com 693 casos confirmados de janeiro a agosto de 2023, sendo 435 (62,8%) em menores de 5 anos, além de oito óbitos.

No Brasil, o último pico epidêmico de coqueluche ocorreu em 2014, quando foram confirmados 8.614 casos. De 2015 a 2019, o número de casos confirmados variou entre 3.110 e 1.562. A partir de 2020, houve uma redução importante de casos da doença, associada à pandemia de covid-19 e ao isolamento social.

De 2019 a 2023, todas as 27 unidades federativas notificaram casos de coqueluche. Pernambuco confirmou o maior número de casos (776), seguido por São Paulo (300), Minas Gerais (253), Paraná (158), Rio Grande do Sul (148) e Bahia (122). No mesmo período, foram registradas 12 mortes pela doença, sendo 11 em 2019 e uma em 2020.

Em 2024, os números continuam altos. A Secretaria de Saúde de São Paulo notificou 139 casos de coqueluche de janeiro até o início de junho – um aumento de 768,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 16 registros da doença no estado.

Esquema vacinal

O Ministério da Saúde reforça que a principal forma de prevenção da coqueluche é a vacinação de crianças menores de 1 ano, com a aplicação de doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos, além da imunização de gestantes e puérperas e de profissionais da área da saúde.

O esquema vacinal primário é composto por três doses, aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses, da vacina penta, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b, seguida de doses de reforço com a vacina DTP, contra difteria, tétano e coqueluche, conhecida como tríplice bacteriana.

Para gestantes, como estratégia de imunização passiva de recém-nascidos, recomenda-se, desde 2014, uma dose da vacina dTpa tipo adulto por gestação, a partir da vigésima semana. Para quem não foi imunizada durante a gravidez, a orientação é administrar uma dose da dTpa no puerpério, o mais precocemente possível e até 45 dias pós-parto.

Desde 2019, a vacina dTpa passou a ser indicada também a profissionais da saúde, parteiras tradicionais e estagiários da área da saúde atuantes em unidades de terapia intensiva (UTI) e unidades de cuidados intensivos neonatal convencional (UCI) e berçários, como complemento do esquema vacinal para difteria e tétano ou como reforço para aqueles que apresentam o esquema vacinal completo para difteria e tétano.

Imunização ampliada

Em meio a tantos surtos de coqueluche, o ministério publicou neste mês nota técnica em que recomenda ampliar, em caráter excepcional, e intensificar a vacinação contra a doença no Brasil. A pasta pede ainda que estados e municípios fortaleçam ações de vigilância epidemiológica para casos de coqueluche.

O documento amplia a indicação de uso da vacina dTpa (tríplice bacteriana acelular tipo adulto), que combate difteria, tétano e coqueluche, para trabalhadores da saúde que atuam em serviços de saúde públicos e privados, ambulatorial e hospitalar, com atendimento em ginecologia e obstetrícia; parto e pós-parto imediato, incluindo casas de parto; UTIs e UCIs, berçários (baixo, médio e alto risco) e pediatria.

Ainda de acordo com a nota técnica, profissionais que atuam como doulas, acompanhando gestantes durante os períodos de gravidez, parto e pós-parto; além de trabalhadores que atuam em berçários e creches onde há atendimento de crianças com até 4 anos, também devem ser imunizados contra a coqueluche.

A administração da dose nesse público deve considerar o histórico vacinal contra difteria e tétano (dT). Pessoas com o esquema vacinal completo devem receber uma dose da dTpa, mesmo que a última imunização tenha ocorrido há menos de dez anos. Já os que têm menos de três doses administradas devem receber uma dose de dTpa e completar o esquema com uma ou duas doses de dT.

A doença

Causada pela bactéria Bordetella Pertussis, a coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma infecção respiratória presente em todo o mundo. A principal característica são crises de tosse seca, mas a doença pode atingir também traqueia e brônquios. Os casos tendem a se alastrar mais em épocas de clima ameno ou frio, como primavera e inverno.

Nas crianças, a imunidade à doença é adquirida apenas quando administradas as três doses da vacina, sendo necessária a realização dos reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Bebês menores de 6 meses podem apresentar complicações pela coqueluche e o quadro pode levar à morte.

O ministério alerta que um adulto, mesmo tendo sido vacinado quando bebê, pode se tornar suscetível novamente à coqueluche, já que a vacina pode perder o efeito com o passar do tempo. Por conta do risco de exposição, a imunização de crianças já nos primeiros meses de vida é tão importante.

A transmissão da coqueluche ocorre, principalmente, pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar. Em alguns casos, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes.

Os sintomas podem se manifestar em três níveis. No primeiro, o mais leve, os sintomas são parecidos com os de um resfriado e incluem mal-estar geral, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa. Esses sintomas iniciais podem durar semanas, período em que a pessoa também está mais suscetível a transmitir a doença.

No estágio intermediário da coqueluche, a tosse seca piora e outros sinais aparecem e a tosse passa de leve e seca para severa e descontrolada, podendo comprometer a respiração. As crises de tosse podem provocar ainda vômito ou cansaço extremo. Geralmente, os sinais e sintomas da coqueluche duram entre seis e dez semanas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campanha de conscientização: Cero recebe cadeiras de rodas e outros equipamentos de locomoção para redistribuição

Campanha de conscientização: Cero recebe cadeiras de rodas e outros equipamentos de locomoção para redistribuição

A arrecadação beneficiará pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de entidades sociais.
L

Projeto Semusa na Comunidade esteve no bairro Jardim Santana no último fim de semana

Atendimento médico, vacinação, saúde bucal, entre outros serviços foram oferecidos
L

Porto Velho sedia a 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora a partir de amanhã

Com participação popular, evento busca avanços na garantia de direitos e segurança dos trabalhadores
L

força de um jovem e a importância da doação de sangue

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforçou a necessidade de manter os estoques de sangue abastecidos.
L
Rondônia melhora a saúde pública com menos filas de espera e mais cirurgias e exames

Rondônia fortalece a saúde pública com menos filas de espera e ampliação de cirurgias e exames

Foram realizadas 17.129 cirurgias nos últimos três anos, sendo 8.113 apenas em 2024, um crescimento expressivo em relação aos 3.799 procedimentos de 2022 e aos 4.763 de 2023.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Abertura de “Vale Tudo” traz a identidade do homem e da mulher amazônida

O Norte se enxerga na abertura do folhetim, mas também critica a pouca visibilidade da cultura local retratada na chamada
L
Porto Velho Airport amplia oferta de voos para São Paulo e outras capitais

Porto Velho Airport amplia oferta de voos para São Paulo e outras capitais

Entre junho e agosto, LATAM aumentará frequências para Guarulhos; aeroporto também retoma voos diretos para Cuiabá, Rio Branco e Manaus.
L

#ComunidadeNews | Entrevista Elton Parente – IPERON

Nesta quarta-feira, dia 02, às 16h, o programa Comunidade News recebe Elton Parente, diretor de Previdência do IPERON, para falar sobre o início do Censo Cadastral Previdenciário 2025.
L

CEACLIN Laboratórios: referência em exames e cuidado com as pessoas em Porto Velho

Com quase 30 anos de atuação, o laboratório se consolida como líder em serviços laboratoriais, tecnologia e valorização humana na capital de Rondônia
L

#InFocoPodCast | Entrevista Herbert Lins de Albuquerque

Nesta quarta-feira, dia 02 de abril, às 15h, o In Foco Podcast recebe Herbert Lins de Albuquerque, mestre em Geografia, professor, escritor e consultor em marketing político e eleitoral. Autor do livro Marketing Eleitoral: É candidato? Seja um Vencedor!, Herbert compartilha sua trajetória, que vai da sala de aula na Amazônia até os bastidores da política. Nascido em João Pessoa e atuante em Rondônia, ele fala sobre território, poder, educação e os desafios de comunicar ideias em tempos de transformação. Imperdível!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês
L

Concurso da Conab abre nove vagas para Rondônia com salários de até R$ 8,1 mil

No estado, as vagas são destinadas ao cargo de Assistente, que exige nível médio, com salário base de R$ 3.459,87, e ao cargo de Analista, voltado para candidatos com formação superior, cuja remuneração inicial ultrapassa os R$ 8 mil.
L
Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Ganho foi influenciado por aumento da formalidade e do salário mínimo
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

O resultado preliminar será divulgado no site da banca, com possibilidade de recurso em até dois dias úteis.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus alerta sobre colapso logístico no Porto e exige medidas na Comissão de Agropecuária

Deputada articula comissão para tratar da crise no escoamento de grãos.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo e oposição obstruem trabalhos na Câmara e pressionam por votação do PL da Anistia

Deputado Coronel Chrisóstomo e oposição obstruem trabalhos na Câmara e pressionam por votação do PL da Anistia

Movimento pressiona o presidente Hugo Motta a dar um posicionamento sobre a data da apreciação do PL da Anistia.
L
Governador Marcos Rocha ressalta investimentos na capacitação de novos sargentos da PMRO

Governador Marcos Rocha ressalta investimentos na capacitação de novos sargentos da PMRO

A primeira etapa da formatura ocorreu no dia 1º de abril, em Porto Velho, com 74 formandos.
L
Câmara pode votar Lei de Reciprocidade Comercial em resposta a barreiras contra produtos brasileiros

Câmara pode votar Lei de Reciprocidade Comercial em resposta a barreiras contra produtos brasileiros

Projeto foi aprovado por unanimidade no Senado
L
Deputado Edevaldo Neves sugere apoio financeiro a estivadores impactados pela seca do Rio Madeira

Deputado Edevaldo Neves sugere apoio financeiro a estivadores impactados pela seca do Rio Madeira

Sem trabalho, muitos desses profissionais ficam sem fonte de renda, o que afeta diretamente suas famílias.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem pula do 3º andar de prédio no Orgulho do Madeira

De acordo com testemunhas, o indivíduo afirmou que estava olhando pela janela do apartamento quando sentiu vontade de pular e, então, se jogou.
12

Homem é preso ao tentar vender celular roubado para a própria vítima

O flagrante ocorreu na Rua Humaitá, próximo ao residencial Porto Madero 3, no bairro Socialista, em Porto Velho.
10
Ladrão de calcinhas, meias e até ração é preso após furto de carne em caminhão frigorífico

Ladrão de calcinhas, meias e até ração é preso após furto de carne em caminhão frigorífico

O idoso chegou a levar um “carinho” da população, depois a PM fez a prisão em flagrante, encaminhando o criminoso ao Departamento de Polícia.
12
PRF prende homem por embriaguez ao volante em Ariquemes

PRF prende homem por embriaguez ao volante em Ariquemes

Valor da aferição extrapolava em mais de três vezes o limite para que a conduta fosse considerada apenas como infração de trânsito.
10
Operador de máquinas pesadas morre dentro de carro após queda de moto

Operador de máquinas pesadas morre dentro de carro após queda de moto

Segundo testemunhas, o rapaz e uma mulher estavam de moto no setor chacareiro, quando sofreram uma queda ao passar na lombada.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Detran-RO lança o programa “CNH Sem Barreiras” para ampliar a inclusão de pessoas com deficiência

Detran-RO lança o programa “CNH Sem Barreiras” para ampliar a inclusão de pessoas com deficiência

Além disso, para participar do programa, o candidato interessado deve se dirigir a um Centro de Formação de Condutores (CFC) e iniciar o processo.
L
Governo de RO adota medidas para melhorar o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista em espaços públicos e privados

Governo de RO adota medidas para melhorar o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista em espaços públicos e privados

Os primeiros sinais podem ser notados com o comportamento do bebê nos primeiros meses de vida.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: RIO MADEIRA COMERCIO DE FERRAGENS E FERRAMENTAS IMP. E EXP.  LTDA

Licença Ambiental de Operação nº 78 SOL/DLA, Processo nº SUL.0000011364/2021-E e Protocolo nº 16.00189.00.2021
L

Requerimento da Licença Ambiental: IAGO RODRIGUES MUNHOZ

Licença Ambiental LAPP – Licença Ambiental de Pequeno Porte, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação
L

Requerimento da Licença Ambiental: 50.599.779 SUSIARA VICENTE DIAS

Licença Ambiental Simplificada (LAS)
L

Planos de saúde em pauta: um bate-papo direto sobre desafios e soluções com Yuri Benvenuti

No episódio #0097 do podcast “Mais Saúde”, especialista esclarece dúvidas, aponta caminhos e fala sobre inovação no setor
L
Rondônia lidera na Região Norte em sustentabilidade social

Rondônia lidera na Região Norte em sustentabilidade social

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo.
L

Casas impressas em 3D: uma solução inovadora para a crise habitacional

O cânhamo, derivado da espécie Cannabis Sativa, tem sido apontado por especialistas como um recurso promissor para tornar a construção civil mais sustentável e acessível.
L

Livro de receitas especiais para crianças com anemia falciforme

Taioba: um superalimento no combate à anemia falciforme.
L
STF determina prisão de Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, por envolvimento nos atos de 8 de janeiro

STF determina prisão de Léo Índio, sobrinho de Bolsonaro, por envolvimento nos atos de 8 de janeiro

Pedido de prisão de Léo Índio foi feito pela PGR
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.