TERÇA-FEIRA, 18/06/2024

L

Saúde

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Movimentos sociais e especialistas repudiam projeto de lei na Câmara

Por Gilberto Costa - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas
Agência Brasil/Marcello Casal Jr./Arquivo
Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano, foram feitas 7.887 denúncias de estupro de vulnerável ao serviço Disque Direitos Humanos (Disque 100). A média de denúncias nos primeiros 134 dias do ano foi de cerca de 60 casos por dia ou de dois registros por hora, conforme reportado pela Agência Brasil.

Esses números poderão ser ainda piores em eventual aprovação do Projeto de Lei 1.904/2024 e poderá aumentar também o volume de casos de gravidez indesejável entre crianças e adolescentes, especialmente as meninas vítimas de estupro e que vivem em situações de vulnerabilidade social. O alerta é de movimentos sociais e de instituições que vieram a público repudiar a proposta que altera o Código Penal Brasileiro.

O projeto de lei, assinado por 32 deputados federais , equipara aborto a homicídio; e prevê que meninas e mulheres que vierem a fazer o procedimento após 22 semanas de gestação, inclusive quando vítimas de estupro, terão penas de seis a 20 anos de reclusão – punição maior do que a prevista para quem comete crime de estupro de vulnerável (de oito a 15 anos de reclusão). A legislação brasileira não prevê um limite máximo para interromper a gravidez de forma legal.

Retrocesso inconstitucional

De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o PL é inconstitucional, viola o Estatuto da Criança e do Adolescente e contraria normas internacionais que o Brasil é signatário.

“Representa um retrocesso aos direitos de crianças e adolescentes, aos direitos reprodutivos e à proteção das vítimas de violência sexual”, assinala nota do Conanda.

Também em nota, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, lembra que “as principais vítimas de estupro no Brasil são meninas menores de 14 anos, abusadas por seus familiares, como pais, avôs e tios. São essas meninas que mais precisam do serviço do aborto legal, e as que menos têm acesso a esse direito garantido desde 1940 pela legislação brasileira”.

Em média, 38 meninas de até 14 anos se tornam mães a cada dia no Brasil. Em 2022, último período disponível nos relatórios do Sistema Único de Saúde (SUS), foram mais de 14 mil gestações entre meninas com idade até 14 anos.

“O Brasil delega a maternidade forçada a essas meninas vítimas de estupro, prejudicando não apenas o futuro social e econômico delas, como também a saúde física e psicológica. Ou seja, perpetua ciclos de pobreza e vulnerabilidade, como o abandono escolar”, lembra a ministra.

“A gente está institucionalizando a barbárie. A gente está deixando com que cada um haja com a sua própria energia, na medida das suas possibilidades para lidar com uma situação criminosa e que o Estado brasileiro está se recusando a equacionar”, acrescenta a advogada Juliana Ribeiro Brandão, pesquisadora sênior do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo FBSP, contabiliza que 56,8% das vítimas de estupro (adultos e vulneráveis) em 2022 eram pretas ou pardas; 42,3% das vítimas eram brancas; 0,5% indígenas; e 0,4% amarelas. A pesquisadora assinala o recorte racial e social do PL e pondera que quem tem possibilidade de custear os procedimentos para aborto seguro, no exterior ou mesmo clandestino no Brasil, “não vai mudar nada.”

Aberração jurídica

O advogado Ariel de Castro Alves, especialista em direitos da infância e juventude, considera o PL 1.904/2024 “uma verdadeira aberração jurídica.”

Em sua opinião, o Brasil precisa “aprimorar o atendimento social, psicológico, policial, judicial e de saúde das mulheres e meninas gestantes em decorrência de estupros, e também gestantes que estejam em risco de vida ou grávidas de fetos anencéfalos.”

Ele acrescenta que meninas e mulheres vítimas de estupros “não demoram para realização do procedimento por mero capricho.” As vítimas podem demorar mais a fazer os procedimentos de aborto previstos em lei para além da 20ª semana de gestação “por estarem submetidas, ameaçadas e constrangidas por seus agressores, e em razão da burocracia dos serviços de saúde, policiais e judiciais, e também pelas oposições morais e religiosas de alguns profissionais públicos e privados e das próprias famílias.”

Para Jolúzia Batista, articuladora política do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), “o Projeto de Lei 1.904/2024 é uma tragédia”, e ganhou status de proposição que deve tramitar com urgência, depois de votação simbólica no Plenário da Câmara dos Deputados, em razão de “um contexto político e eleitoral”, disse se referindo às eleições municipais em outubro e à sucessão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2025.

Votação simbólica

A decisão de acelerar a tramitação é atribuída ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Em declaração à Agência Câmara, Lira disse que a votação simbólica foi acertada por todos os líderes partidários durante reunião nessa quarta-feira (12). Em regime de urgência, o projeto é votado diretamente no plenário, sem passar por debates nas comissões da Casa.

“É vergonhoso e um golpe contra os direitos das mulheres, da infância e da adolescência a manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ao colocar o PL em regime de votação de urgência. Ao impedir o debate público pelas comissões pertinentes e pela sociedade, Lira desrespeita os direitos de crianças e mulheres”, critica o movimento Me Too Brasil, organização que atua contra o assédio e o abuso sexual.

Em 2022, de cada quatro estupros, três foram cometidos contra pessoas “incapazes de consentir, fosse pela idade (menores de 14 anos), ou por qualquer outro motivo (deficiência, enfermidade etc.)”, informa publicação do FBSP, em 2023.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que apenas 8,5% dos estupros no Brasil são relatados à polícia. A projeção do instituto é que, de fato, ocorram 822 mil casos anuais.

Mantida a proporção de três quartos dos casos registrados nas delegacias, o Brasil teria mais de 616 mil casos de vulneráveis por ano.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Qualidade do ar no país será adequada aos padrões da OMS

Qualidade do ar no país será adequada aos padrões da OMS

Segundo a agência, 99% da população mundial respira ar tóxico
L
Barco saúde inicia mais uma viagem para levar serviços especializados à população ribeirinha

Barco saúde inicia mais uma viagem para levar serviços especializados à população ribeirinha

Essa é a sétima vez que a embarcação desce o Madeira desde a reativação do serviço, em 2021.
L
Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo

Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo

Número de casos aumenta no Brasil e em 17 países europeus
L
Não é só gotinha: entenda como funciona a vacinação contra a pólio

Não é só gotinha: entenda como funciona a vacinação contra a pólio

Atualmente, as três primeiras doses da vacina são injetáveis
L

Síndrome de Dandy-Walker: O que é e como afeta os pacientes

Essa condição rara é caracterizada por uma tríade de anomalias.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscritos no Enem 2024 têm até quarta-feira para pagar taxa

Inscritos no Enem 2024 têm até quarta-feira para pagar taxa

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro
L

Rondônia: estado é o terceiro da Região Norte que mais matou pessoas trans

Entre 2017 e 2023, foram 16 vítimas.
L

#GiroNews | Entrevista Pastor Sandro de Carvalho, pré-candidato a vereador de Porto Velho

Nesta segunda-feira, dia 17, às 16h35, o programa Giro News apresenta uma entrevista especial com o pré-candidato a vereador de Porto Velho.
L

#GiroNews | Entrevista Vanderlei Oriani, pré-candidato a vereador de Porto Velho

Nesta segunda-feira, dia 17, às 16h, o programa Giro News traz uma entrevista com Vanderlei Oriani.
L

Quadrilha Rádio Farol adulta prepara o tema “São João” para o Arraial Flor do Maracujá

Apresentação da quadrilha está marcada para o dia 29 de junho, às 22h40
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições no concurso UNIR 2024 encerram nesta quinta-feira, dia 20

São ofertadas 74 vagas para servidores técnico-administrativos nos níveis médio e superior.
L

Grande rede de restaurantes espera por candidatos à vaga de atendimento até esta quinta-feira (20)

As vagas são para primeiro emprego ou pessoas sem experiência
L

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 104 vagas de trabalho

Vagas têm diferentes pré-requisitos que devem ser observados
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Concurso TRF 1ª Região: Oportunidade de carreira no Tribunal Regional Federal

Edital Oferece Vagas Imediatas e Cadastro de Reserva para Analista e Técnico Judiciário
L
Publicidade

POLÍTICA

Argumentos de companhias aéreas são ultrapassados, diz Valdir Vargas em audiência pública na Câmara dos deputados

Quando indagadas sobre o preço ao consumidor, asseveram que é porque a tarifa é dinâmica, o que, segundo Vargas, os argumentos são incongruentes entre si.
L
Cristiane Lopes anuncia importantes investimentos para Rio Crespo-RO

Cristiane Lopes anuncia importantes investimentos para Rio Crespo-RO

Durante a visita, a parlamentar anunciou a destinação de R$ 470 mil para o município, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas e promover melhorias significativas na comunidade.
L

Cláudia de Jesus apoia agricultura familiar em Theobroma e Vale do Paraíso

Emenda parlamentar da deputada garantiu a compra de equipamentos agrícolas
L

Dra. Taíssa celebra entrega de títulos rurais definitivos em Vilhena e reforça compromisso com Guajará-Mirim

Evento representa um marco na regularização fundiária do Estado de Rondônia.
L

Alan Queiroz destina R$ 248 mil para aquisição de materiais esportivos em Alvorada do Oeste

O apoio financeiro contribui para a promoção do esporte local.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Caminhão-tanque não sobe ladeira e quase tomba em viaduto na capital

A PRF foi acionada para fazer o registro.
10
Assaltante é preso após roubar motorista de aplicativo na zona leste

Assaltante é preso após roubar motorista de aplicativo na zona leste

A PM foi acionada e conseguiu localizar o assaltante com dois simulacros de pistola e uma TV de procedência duvidosa.
12
PF prende em flagrante três pessoas por inserção de dados falsos em sistemas da Caixa Econômica em RO

PF prende em flagrante três pessoas por inserção de dados falsos em sistemas da Caixa Econômica em RO

Indivíduos sacavam saldos residuais de contas da CEF, mediante a colaboração de um empregado da instituição
10
Homem é baleado no peito em Porto Velho

Homem é baleado enquanto voltava de balneário na BR-319

Segundo apurado pelo site, o homem e um amigo estavam voltando de um balneário no km 07, quando escutaram barulho de tiro, em seguida, percebeu que foi alvejado no tórax.
16
Veículo da Fhemeron capota e deixa duas servidoras feridas

Veículo da Fhemeron capota e deixa duas servidoras feridas

Segundo informações obtidas no local, uma caminhonete Fiat Toro teria invadido a preferencial e batido na traseira do outro veículo, fazendo o mesmo capotar na via, deixando as ocupantes lesionadas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Combates continuam em Gaza, apesar de anúncio das forças israelenses

Combates continuam em Gaza, apesar de anúncio das forças israelenses

Militares haviam anunciado paradas nas ações para facilitar ajuda
L
Financiamento de veículos cresce 15,4% em maio

Financiamento de veículos cresce 15,4% em maio

Aumento foi verificado na comparação com o mesmo período de 2023
L
Dino chama conciliação e quer garantir proibição ao orçamento secreto

Dino chama conciliação e quer garantir proibição ao orçamento secreto

Ministro marca audiência para 1º de agosto
L
Caso Samarco: atingidos fazem ato contra sigilo envolvendo novo acordo

Caso Samarco: atingidos fazem ato contra sigilo envolvendo novo acordo

Mobilização foi em frente ao TRF-6, responsável por mediar novo acordo
L
OAB diz que PL do aborto é flagrantemente inconstitucional e atroz

OAB diz que PL do aborto é flagrantemente inconstitucional e atroz

Parecer foi aprovado hoje por aclamação
L
Arraiá do clube de nova mutum Paraná arrecada cerca de 800kg de alimentos

Arraiá do clube de nova mutum Paraná arrecada cerca de 800kg de alimentos

Ao todo, foram 786 kg de alimentos não perecíveis durante dois dias de festa.
L
Começa mais uma pesquisa da Conab para atualização dos números da safra brasileira de grãos

Começa mais uma pesquisa da Conab para atualização dos números da safra brasileira de grãos

Os números atualizados do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, com o resultado da produção em todo o país, serão divulgados no dia 13 de junho.
L
Brasileiro ajuda a decifrar manuscrito da infância de Jesus

Brasileiro ajuda a decifrar manuscrito da infância de Jesus; veja o vídeo

O brasileiro Gabriel Nocchi Macedo participou das pesquisas para decifrar o manuscrito da época de Jesus ainda criança. O papiro fala sobre o milagre dos pardais.
L