QUARTA-FEIRA, 24/09/2025

L

Saúde

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Movimentos sociais e especialistas repudiam projeto de lei na Câmara

Por Gilberto Costa - repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas
Agência Brasil/Marcello Casal Jr./Arquivo
Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano, foram feitas 7.887 denúncias de estupro de vulnerável ao serviço Disque Direitos Humanos (Disque 100). A média de denúncias nos primeiros 134 dias do ano foi de cerca de 60 casos por dia ou de dois registros por hora, conforme reportado pela Agência Brasil.

Esses números poderão ser ainda piores em eventual aprovação do Projeto de Lei 1.904/2024 e poderá aumentar também o volume de casos de gravidez indesejável entre crianças e adolescentes, especialmente as meninas vítimas de estupro e que vivem em situações de vulnerabilidade social. O alerta é de movimentos sociais e de instituições que vieram a público repudiar a proposta que altera o Código Penal Brasileiro.

O projeto de lei, assinado por 32 deputados federais , equipara aborto a homicídio; e prevê que meninas e mulheres que vierem a fazer o procedimento após 22 semanas de gestação, inclusive quando vítimas de estupro, terão penas de seis a 20 anos de reclusão – punição maior do que a prevista para quem comete crime de estupro de vulnerável (de oito a 15 anos de reclusão). A legislação brasileira não prevê um limite máximo para interromper a gravidez de forma legal.

Retrocesso inconstitucional

De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o PL é inconstitucional, viola o Estatuto da Criança e do Adolescente e contraria normas internacionais que o Brasil é signatário.

“Representa um retrocesso aos direitos de crianças e adolescentes, aos direitos reprodutivos e à proteção das vítimas de violência sexual”, assinala nota do Conanda.

Também em nota, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, lembra que “as principais vítimas de estupro no Brasil são meninas menores de 14 anos, abusadas por seus familiares, como pais, avôs e tios. São essas meninas que mais precisam do serviço do aborto legal, e as que menos têm acesso a esse direito garantido desde 1940 pela legislação brasileira”.

Em média, 38 meninas de até 14 anos se tornam mães a cada dia no Brasil. Em 2022, último período disponível nos relatórios do Sistema Único de Saúde (SUS), foram mais de 14 mil gestações entre meninas com idade até 14 anos.

“O Brasil delega a maternidade forçada a essas meninas vítimas de estupro, prejudicando não apenas o futuro social e econômico delas, como também a saúde física e psicológica. Ou seja, perpetua ciclos de pobreza e vulnerabilidade, como o abandono escolar”, lembra a ministra.

“A gente está institucionalizando a barbárie. A gente está deixando com que cada um haja com a sua própria energia, na medida das suas possibilidades para lidar com uma situação criminosa e que o Estado brasileiro está se recusando a equacionar”, acrescenta a advogada Juliana Ribeiro Brandão, pesquisadora sênior do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo FBSP, contabiliza que 56,8% das vítimas de estupro (adultos e vulneráveis) em 2022 eram pretas ou pardas; 42,3% das vítimas eram brancas; 0,5% indígenas; e 0,4% amarelas. A pesquisadora assinala o recorte racial e social do PL e pondera que quem tem possibilidade de custear os procedimentos para aborto seguro, no exterior ou mesmo clandestino no Brasil, “não vai mudar nada.”

Aberração jurídica

O advogado Ariel de Castro Alves, especialista em direitos da infância e juventude, considera o PL 1.904/2024 “uma verdadeira aberração jurídica.”

Em sua opinião, o Brasil precisa “aprimorar o atendimento social, psicológico, policial, judicial e de saúde das mulheres e meninas gestantes em decorrência de estupros, e também gestantes que estejam em risco de vida ou grávidas de fetos anencéfalos.”

Ele acrescenta que meninas e mulheres vítimas de estupros “não demoram para realização do procedimento por mero capricho.” As vítimas podem demorar mais a fazer os procedimentos de aborto previstos em lei para além da 20ª semana de gestação “por estarem submetidas, ameaçadas e constrangidas por seus agressores, e em razão da burocracia dos serviços de saúde, policiais e judiciais, e também pelas oposições morais e religiosas de alguns profissionais públicos e privados e das próprias famílias.”

Para Jolúzia Batista, articuladora política do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), “o Projeto de Lei 1.904/2024 é uma tragédia”, e ganhou status de proposição que deve tramitar com urgência, depois de votação simbólica no Plenário da Câmara dos Deputados, em razão de “um contexto político e eleitoral”, disse se referindo às eleições municipais em outubro e à sucessão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2025.

Votação simbólica

A decisão de acelerar a tramitação é atribuída ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Em declaração à Agência Câmara, Lira disse que a votação simbólica foi acertada por todos os líderes partidários durante reunião nessa quarta-feira (12). Em regime de urgência, o projeto é votado diretamente no plenário, sem passar por debates nas comissões da Casa.

“É vergonhoso e um golpe contra os direitos das mulheres, da infância e da adolescência a manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ao colocar o PL em regime de votação de urgência. Ao impedir o debate público pelas comissões pertinentes e pela sociedade, Lira desrespeita os direitos de crianças e mulheres”, critica o movimento Me Too Brasil, organização que atua contra o assédio e o abuso sexual.

Em 2022, de cada quatro estupros, três foram cometidos contra pessoas “incapazes de consentir, fosse pela idade (menores de 14 anos), ou por qualquer outro motivo (deficiência, enfermidade etc.)”, informa publicação do FBSP, em 2023.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que apenas 8,5% dos estupros no Brasil são relatados à polícia. A projeção do instituto é que, de fato, ocorram 822 mil casos anuais.

Mantida a proporção de três quartos dos casos registrados nas delegacias, o Brasil teria mais de 616 mil casos de vulneráveis por ano.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Aprovada pelo CNS, a política busca melhorar a atenção a doenças reumáticas no Brasil com foco em acesso, telemedicina e redução de custos.
L
Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Nota oficial do Ministério da Saúde desmente afirmação feita por Donald Trump, reforçando a segurança do paracetamol e combatendo a desinformação.
L
Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

A pasta ampliou as diretrizes do SUS para o rastreamento do câncer de mama, que afeta 23% das mulheres na faixa dos 40 a 49 anos.
L
Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Referência no tratamento da fissura labiopalatina, o Nufis garante atendimento multiprofissional em Porto Velho e amplia qualidade de vida dos pacientes.
L

Nova brinquedoteca do Hospital Infantil Cosme e Damião promove alegria e acolhimento durante a internação

Espaço lúdico reforça o cuidado integral à saúde das crianças internadas em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Bolo caseiro da Vó Alzira conquista Porto Velho

Receitas afetivas, mais de 50 sabores e entrega rápida: a unidade Zona Sul da Fábrica de Bolo Vó Alzira é parada obrigatória para quem ama café com bolo.
L

Atenção, Rondônia: quarta-feira será marcada por fortes chuvas

O Inmet expandiu o alcance do alerta de perigo potencial de nível 2 para chuvas, que agora cobre uma vasta área em Rondônia, englobando quase todo o estado.
L

Agenda News: Peeling Gluco Depile-se combate acne e oleosidade

Indicado para todos os tipos de pele, o tratamento oferece resultados visíveis e seguros desde a primeira sessão.
L

Momento Empresarial: Fernando Schimilowski, empresário e consultor de negócios

No Momento Empresarial desta quarta-feira, vamos entrevistar Fernando Schimilowski, empresário, consultor empresarial e gestor de negócios, que acumula 31 anos de experiência profissional e um amplo conhecimento em administração de equipes e operações.
L
Empreendedorismo

Coluna do Simpi: Com uma década de atraso, atualização dos limites do Simples e do MEI volta à pauta no Congresso

Congelados há quase dez anos, os limites de faturamento do Simples Nacional e do MEI voltam a ser debatidos na Câmara para garantir justiça fiscal e preservar micro e pequenas empresas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa participa do Seminário Nacional União pela Autonomia, em Brasília

Evento reúne lideranças para debater a emancipação distrital e a criação de novos municípios.
L

Deputado Cássio Gois apoia 1ª Agro feira Flor do Café e Rodeio Fest em Ministro Andreazza

Evento reuniu mais de 10 mil pessoas com shows, rodeio e feira agropecuária, movimentando a economia e fortalecendo a cultura local.
L
Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Relatório mostra que apenas 14,3% dos magistrados são negros no Brasil; presidente do STF e CNJ destaca a importância de políticas afirmativas.
L
Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Ministro do STF atende a pedido da Procuradoria-Geral da República para comunicar a Câmara sobre a denúncia por coação contra o deputado.
L
Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

O presidente da Câmara, Hugo Motta, elogiou a abertura de conversa entre os líderes, que pode ajudar a resolver o impasse diplomático e comercial.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a pauladas, pedradas e facada por causa de comida no centro

Homem é atacado a pauladas, pedradas e facada por causa de comida no centro

Após as agressões, o homem caiu no cruzamento das ruas Joaquim Nabuco com Benjamin Constant.
16
PRF em Rondônia apreende mais de 3.700 caixas de bebidas com apoio da SEFIN em Ji-Paraná

PRF em Rondônia apreende mais de 3.700 caixas de bebidas com apoio da SEFIN em Ji-Paraná

A carga estava desacompanhada de documentos que respaldavam o seu transporte
10
Homem agride mulher acusada de assediar sua esposa em Vilhena

Homem agride mulher acusada de assediar sua esposa em Vilhena

Vítima foi encontrada com ferimentos na cabeça após ser agredida com barra de concreto em um apartamento no bairro Novo Tempo.
16
Polícia interrompe festa com menores em Vilhena e prende quatro adultos

Polícia interrompe festa com menores em Vilhena e prende quatro adultos

Quatro pessoas são detidas por corrupção de menores e perturbação do sossego em uma residência no bairro Jardim Primavera, na madrugada de sábado.
14
Homem abastece carro furtado, é amarrado por populares e preso em Vilhena

Homem abastece carro furtado, é amarrado por populares e preso em Vilhena

Suspeito, de 28 anos, se recusa a pagar por combustível e é contido por populares em posto na BR-364; veículo havia sido furtado em Rolim de Moura.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professores garantem apoio técnico e emocional aos atletas de Rondônia nos Jogos da Juventude 2025

Professores garantem apoio técnico e emocional aos atletas de Rondônia nos Jogos da Juventude 2025

Delegação rondoniense participa em Brasília com 190 integrantes, reforçando o papel dos professores de educação física na preparação e no suporte aos jovens
L

Governo de Rondônia impulsiona economia através do turismo no Duelo na Fronteira

O Duelo na Fronteira 2025 acontece de 22 a 27 de outubro, no bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim.
L

Programa Rondônia Cidadã retorna a Cacoal neste fim de semana com serviços gratuitos

No mês de agosto, mais de 3 mil atendimentos foram realizados no município de Cacoal.
L
Fazendeiro de Corumbiara é investigado por abuso sexual de menina de 6 anos

Fazendeiro de Corumbiara é investigado por abuso sexual de menina de 6 anos

Caso de abuso sexual de vulnerável domina as conversas em Corumbiara; suspeito teria se mudado para Vilhena e a investigação corre em segredo.
16
Cerca de 45% dos médicos apresentam algum quadro de doença mental

Cerca de 45% dos médicos apresentam algum quadro de doença mental

Pesquisa aponta alta incidência de ansiedade e burnout entre profissionais da saúde no Brasil, com destaque para médicos do Norte
L
Carretas do Grupo Amaggi se envolvem em acidente na BR-364

Carretas do Grupo Amaggi se envolvem em acidente na BR-364

Colisão entre dois rodotrens da mesma empresa ocorre na entrada de Comodoro (MT), sem deixar feridos, apenas danos materiais.
10

Mucura conquista Melhor Filme do Júri Jovem no maior festival de cinema da Amazônia

Curta rondoniense Mucura vence Júri Jovem e Direção de Arte no Olhar do Norte, no Teatro Amazonas, e reafirma a força criativa do cinema amazônico contemporâneo.
L

Prazo final para licenciamento de veículos com placa final 9 encerra na próxima terça-feira, 30

Proprietários podem acessar a Central de Serviços do Detran-RO para emissão da guia de pagamento.
L
Corpo de comerciante é exumado em Chupinguaia para exame de envenenamento

Corpo de comerciante é exumado em Chupinguaia para exame de envenenamento

Suspeita de envenenamento leva a Polícia Civil a exumar o corpo do empresário Miguel Beth Castilho Mamani, conhecido como “Bolívia”, de 51 anos.
18
Foragido é agredido por facção após não pagar taxa semanal em Candeias do Jamari

Foragido é agredido por facção após não pagar taxa semanal em Candeias do Jamari

Homem com mandado de prisão em aberto é encontrado ferido na rua e diz à polícia que sofreu “disciplina” do Comando Vermelho.
16
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.