SEXTA-FEIRA, 11/10/2024

L

Saúde

Fiocruz: estudo reduz riscos do tratamento contra leishmaniose cutânea

Nova conduta é mais barata e eficaz, segundo pesquisador

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Fiocruz: estudo reduz riscos do tratamento contra leishmaniose cutânea
Fernando Correa Losada/Arquivo Pessoal

Estudo desenvolvido na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abre nova perspectiva de tratamento e cura para pacientes com leishmaniose cutânea, com altos níveis de evidência científica. A doença, transmitida pela picada de um inseto que se alimenta de sangue, tem tratamentos antigos e que podem ser tóxicos para o coração, fígado e pâncreas.

“A grande luta da gente nesse trabalho é que não faz sentido que pessoas venham a falecer por tratamento de uma doença que habitualmente não mata. E o que a gente tem para tratar são esses remédios muito tóxicos”, explicou à Agência Brasil o dermatologista Marcelo Rosandiski Lyra, pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica e Vigilância em Leishmanioses do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), da Fiocruz. O especialista destaca que mesmo para aquele paciente que não venha a óbito, as complicações do tratamento convencional são muito grandes. “Porque o paciente também sofre o tratamento, tem dor muscular, dor de cabeça. Pode ter uma série de complicações relacionadas ao tratamento mesmo”.

Coordenado no Rio de Janeiro por Lyra, o estudo propõe uma mudança no tratamento para leishmaniose cutânea, substituindo o tratamento convencional por intralesional, ou seja, com aplicação do remédio na própria lesão. No Rio, foram sorteados dois grupos de pessoas com leishmaniose cutânea que foram tratados de forma diferente e monitorados durante dois anos. “Monitoramos durante esse período todos os efeitos que eles tiveram e o doente volta ao ambulatório diversas vezes. Ele é visto com muito cuidado”. Segundo Lyra, o trabalho mostrou uma força de evidência muito grande. “Ele foi capaz de provar que é um tratamento em termos de eficácia de 83% de cura, enquanto o tratamento convencional tem 68%. E em termos de segurança e diminuição de efeitos colaterais, foi goleada”.

O estudo contou com apoio de várias instituições, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Brasília (UNB), a Faculdade de Medicina Tropical de Manaus, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre outras, o que, para Marcelo Lyra, é importante  para dar um caráter nacional aos resultados.

Doença tropical

A leishmaniose é uma doença causada por protozoários pertencentes ao gênero Leishmania e transmitida pela picada de um inseto hematófago [que se alimenta de sangue] da família dos flebótomos, conhecido popularmente, entre outros nomes, como mosquito-palha. A leishmaniose é uma doença que ocorre nas regiões tropicais, em países em desenvolvimento, e pode acometer a espécie humana e outros animais.

Existem dois tipos de leishmaniose, a cutânea ou tegumentar, que provoca feridas na pele e mucosas, e a visceral, que acomete órgãos internos e tem como principal hospedeiro o cão. Não há, contudo, transmissão direta entre pessoas e pessoas e cães. A leishmaniose visceral é uma doença extremamente grave. “Se a pessoa não tratar, morre até 90% sem tratamento, porque pega os órgãos internos”, explicou Lyra. Já a leishmaniose cutânea pode pegar, além da pele, mucosas do nariz, da boca. “É uma doença grave porque, às vezes, o paciente faz lesões desfigurantes, faz feridas muito grandes na pele. Mas, embora seja desfigurante nos casos mais graves, a doença não costuma ser letal. É uma doença que tem gravidade, tem impacto social importante, mas dificilmente a pessoa vai morrer em decorrência dessa doença”.

Manual

O último manual do Ministério da Saúde que regula as normas de tratamento da leishmaniose é de 2017. Um novo manual deverá sair até 2025. O anterior já incluía o tratamento intralesional, mas ainda com muitas restrições, indicado somente para lesões bem pequenas e únicas. Lyra deseja ver incluído no manual o novo tratamento para lesões maiores, em pacientes com número maior de lesões. “Como era muito restrito (no manual anterior), aquilo praticamente ninguém fazia. Ampliando as recomendações, a gente vai contemplar um número maior de pessoas”.

Para o pesquisador, em termos de saúde pública, é positivo ver mais gente usando o tratamento intralesional, já que diminui a letalidade e os efeitos colaterais. “O tratamento é mais barato porque, como é feito direto sobre a lesão, acaba que a quantidade de remédio colocado é em torno de 10% a 15% do que se faz em um tratamento convencional. Além de tudo, é uma economia. É tudo que o Ministério da Saúde queria: tem um remédio que é mais barato, mais seguro, tão ou mais eficaz. Já o tratamento convencional não reverte em benefícios para ninguém”.

O trabalho do dermatologista e pesquisador da Fiocruz foi premiado no 76º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O artigo científico “Um Ensaio Randomizado, Controlado, de Não Inferioridade e Multicêntrico de Tratamento Sistêmico vs Intralesional com Antimoniato de Meglumina para Leishmaniose Cutânea no Brasil”, foi também considerado uma das dez publicações mais importantes na área de doenças parasitárias no Congresso Europeu sobre Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ECCMID), ocorrido recentemente em Barcelona, Espanha. O estudo foi reconhecido por minimizar os efeitos colaterais do tratamento convencional da leishmaniose e, portanto, evitar mortes, reduzir morbidade e ainda com um custo mais baixo. O trabalho foi publicado em 2023 na revista Clinical Infect Disease, especializada em doenças infecciosas. As premiações, segundo Marcelo Lyra, dão credibilidade para fazer no país as mudanças necessárias.

Lyra lamentou que não haja interesse de grande parte da comunidade internacional sobre o tema porque se trata de uma doença de países pobres, até porque esse tipo de tratamento não reverte em dinheiro para ninguém. Reverte para a saúde pública ao diminuir custos. Como não se vai vender remédios ou vacinas, o tema não possui grandes fomentadores desse tipo de pesquisa, explicou.

Paciente

Fernando Correa Losada, engenheiro civil e advogado, 65 anos, foi encaminhado para a Fiocruz, por intermédio do Serviço de Epidemiologia Municipal, em setembro de 2023, com suspeita de leishmaniose. Ele apresentava lesão ulcerada no dorso da mão esquerda sem dor ou prurido. Foi feito uso de antibioticoterapia, sem sucesso clínico. Na consulta realizada no mês seguinte na Fiocruz, Marcelo Lyra fez a única biópsia que confirmou a doença.

Após o resultado positivo, o tratamento de Losada começou em 6 de novembro do ano passado. Como ele tem bloqueio de ramo esquerdo do coração, fez tratamento intralesional, porque o tradicional era contraindicado. “A resposta foi excelente”, garantiu o paciente.

Ele informou que no último exame de sorologia para leishmaniose, realizado no início de fevereiro deste ano, o resultado foi não reativo. “Estou curado”, comemorou Losada. O acompanhamento que terá que fazer engloba consultas e exames de sangue, com intervalos maiores.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério prestará assistência a infectados por HIV após transplantes

Ministério prestará assistência a infectados por HIV após transplantes

Laboratório responsável pelos testes foi interditado
L
Campanha Outubro Rosa reforça a importância do exame clínico e cuidados necessários

Campanha Outubro Rosa reforça a importância do exame clínico e cuidados necessários

A cirurgiã-geral e mastologista, Mariana Góis, enfatiza que o exame clínico é indicado para mulheres a partir dos 40 anos.
L
Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste

Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste

Na região Centro-Sul, tendência é de diminuição de casos
L
Dia Mundial da Visão: governo de Rondônia alerta a população quanto à importância da saúde ocular

Dia Mundial da Visão: governo de Rondônia alerta a população quanto à importância da saúde ocular

A oftalmologista também destacou as recomendações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica sobre o uso de telas por crianças.
L
Quase 5 mil mulheres do Norte devem receber o diagnóstico de câncer de mama no biênio 2024/2025

Quase 5 mil mulheres do Norte devem receber o diagnóstico de câncer de mama no biênio 2024/2025

Em alusão ao Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) reforça a importância da adoção de um estilo de vida saudável e outras medidas preventivas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia na 21ª posição no ranking de pessoas economicamente ativas com ensino superior

Este indicador específico do ranking considera o percentual de pessoas com 14 anos ou mais, inseridas na força de trabalho, que possuem ensino superior completo.
L
Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas

Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas

Prazo para apostador retirar recursos terminou na quinta-feira
L

Acre tem supersafra de manga que transforma praças da capital em lamaçal

Boa parte das mangas, por exemplo, poderia servir como alimentos nas escolas, presídios, casas de acolhimento.
L

Rondônia teve a menor taxa de prefeitos reeleitos na Região Norte

Em primeiro lugar aparece Roraima, com 100% dos prefeitos reeleitos.
L
Identificadas vítimas que morreram no acidente da BR-364

Identificadas vítimas que morreram no acidente da BR-364

Além dos óbitos, dez pessoas foram socorridas ao hospital.
18
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Candidatos devem enviar documentação somente pelo site do certame
L

UNIR abre concurso para contratação de 37 docentes efetivos do Magistério Superior

O edital na íntegra, com todas as orientações e cronograma, pode ser acessado no portal da UNIR (www.unir.br) e no portal de processos seletivos da instituição
L
Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Instituições públicas de Rolim de Moura abrem vagas para concursos

onforme o edital, as inscrições poderão ser feitas entre 16/10/2024 e 18/11/2024, com taxas de R$ 96,00 para os cargos de Ensino Médio e R$ 120,00 para os de Ensino Superior.
L
CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

Candidatos de todos os blocos têm até 23h59 para enviar documentação
L
Publicidade

POLÍTICA

Léo Moraes e Mariana debaterão saneamento básico com trabalhadores do saneamento em datas diferentes

Após as perguntas dos cinco inscritos, que serão feitas em um único bloco, será concedido 10 minutos para o candidato e a candidata responderem aos questionamentos e já fazerem suas considerações finais.
L

Ieda Chaves apresenta requerimentos para investigar a emissão de carteiras de identidade

Abrangência por regiões/faixas etárias e falhas na emissão do documento serão avaliadas.
L
Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Sistema destina 30% das candidaturas para mulheres
L
Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira

Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira

Programação vai até 25 de outubro em 52 cidades
Mariana Carvalho confirma presença nos debates televisivos

Mariana Carvalho confirma presença nos debates televisivos

Candidata a prefeita vai apresentar propostas de seu plano de governo.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF prende dois homens pelo crime de homicídio em Porto Velho

PF prende dois homens pelo crime de homicídio em Porto Velho

Na ação, foram cumpridos dois mandados de prisão
10
Polícia suspeita de envolvimento de facção criminosa em atentado no DF

Polícia suspeita de envolvimento de facção criminosa em atentado no DF

Carro do ex-presidente do PRTB em SP foi alvo de tiros
L
Motorista de caminhonete foge depois de subir calçada e atropelar adolescente

Motorista de caminhonete foge depois de subir calçada e atropelar adolescente

Testemunhas contaram que a jovem estava na calçada, quando uma caminhonete de cor roxa subiu o meio fio e atropelou a vítima, depois o motorista fugiu sem prestar socorro a vítima.
12
Motociclista bate em traseira de Fiat Strada e sofre fratura na zona leste

Motociclista bate em traseira de Fiat Strada e sofre fratura na zona leste

O motorista do Fiat Strada contou que estava saindo de ré da garagem, quando o motociclista que seguia na Ananias Ferreira de Andrade, estava distraído e acabou batendo na traseira do carro.
16
Proprietários de comércios são presos por furto de energia em operação na capital

Proprietários de comércios são presos por furto de energia em operação na capital

Só este ano, a distribuidora de energia já realizou 125 mil inspeções, nas quais foram encontradas 40 mil irregularidades.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes vota para tornar réu investigado que ameaçou ministros do STF

Moraes vota para tornar réu investigado que ameaçou ministros do STF

Ivan Rejane é acusado de incitação ao crime e associação criminosa
L
STJD nega pedido do São Paulo para anular jogo contra o Fluminense

STJD nega pedido do São Paulo para anular jogo contra o Fluminense

Por 9 votos a 0, auditores também rejeitaram marcação de nova partida
L

Requerimento de Outorga: MARCOS SEVERINO ALVES

TERMO de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Justiça Solidária: TRT-14, MPT e Sesc/ RO antecipam o Dia das Crianças na Zona Rural de Porto Velho

Alegria e conscientização contra o trabalho infantil marcaram o Dia das Crianças em escola municipal da zona rural de Porto Velho.
L

Governo Federal e Google firmam parceria para ampliar acesso ao Ligue 180

Iniciativa permitirá acesso rápido e fácil aos serviços de atendimento a mulheres vítimas de violência no serviço de buscas do Google.
L

Mulheres do Campo: um sucesso histórico marca o 1º Encontro em Vilhena

O sucesso do 1º Encontro da Mulher Rural em Vilhena abre portas para um futuro mais promissor para as mulheres do campo.
L

TJRO apresenta projeto para adolescentes indígenas que cumprem medidas socioeducativas

Cartilha informativa sobre a ação já está disponível. O Projeto “Fortalecendo Vínculos” é realizado pela Vara da Infância e Juventude de Guajará-Mirim.
L
Milhões de pessoas na Flórida seguem sem energia após furacão Milton

Milhões de pessoas na Flórida seguem sem energia após furacão Milton

Pelo menos 16 pessoas morreram
L

Presidente  do TJRO participa de posse de juízes no Paraná

Raduan ainda testemunhou o juramento, assinatura do termo de posse e discursos emocionados dos juízes que iniciaram a carreira da magistratura do estado.
L