SEXTA-FEIRA, 05/07/2024

L

Saúde

No Senado, entidades denunciam cortes em planos de saúde

"Relatos são dramáticos", diz defensora pública federal

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

No Senado, entidades denunciam cortes em planos de saúde
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entidades de defesa do consumidor, de pessoas com deficiência, com autismo, entre outros grupos, denunciaram nesta terça-feira (4), no Senado, suspensões unilaterais de planos de saúde. Nos últimos meses, têm crescido reclamações de usuários sobre cancelamentos unilaterais, que deixam as pessoas sem acesso à assistência médica privada.

“Os idosos estão sendo excluídos de forma unilateral. Somos agora presa fácil para ser excluída do mercado. É descartável. E a falta de respeito está no contrato [firmado com o plano]”, ressaltou Renê Patriota, da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps).

Renê participou de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado que discutiu o tema. Representantes de empresas também participaram do debate, destacando as dificuldades financeiras do setor.

Entre abril de 2023 e janeiro de 2024, foram registradas mais de 5,4 mil reclamações de cancelamentos unilaterais de planos de saúde no portal do consumidor.gov.br, ligado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Para Renê, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) precisa regular melhor o mercado e impedir que os contratos sejam assinados da forma com têm sido. Ela citou uma idosa, ligada à sua associação, que recebeu uma carta nesta segunda-feira (3) informando que seu plano foi cancelado.

“Nós temos várias cartas dizendo que o contrato está sendo cancelado unilateralmente. O contrato diz que pode ser cancelado. Além disso, os ajustes são extremamente abusivos. E já vi uma pessoa que completou 59 anos e teve um reajuste de 90%. Isso é uma exclusão”, destacou.

Diante da pressão social, um acordo verbal foi firmado na última semana entre parlamentares, liderados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), e empresários do setor. O acordo definiu que os cortes dos últimos dois anos devem ser revistos para pessoas com doenças graves ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Relatos dramáticos

A defensora pública federal Carolina Godoy Leite, coordenadora do Grupo de Trabalho da Saúde da Defensoria Pública da União (DPU), contou que tem recebido denúncias “dramáticas” de cancelamentos unilaterais.

“Mães de crianças com autismo tiveram o plano cancelado e, mesmo após a reunião da semana passada, várias crianças continuam com o plano suspenso. Pessoas idosas que estavam em tratamento, não internadas, mas em tratamento domiciliar, tiveram também os seus planos cancelados. Os relatos que nós recebemos são dramáticos”, afirmou.

O coordenador do Programa de Saúde do Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor (Idec), Lucas Andrietta, defendeu que o cancelamento seja proibido em todos os modelos de planos de saúde. Atualmente, os planos individuais e familiares não podem ser cancelados unilateralmente, mas os coletivos sim.

O representante do Idec alertou que muitos desses planos são falsos planos coletivos. “Mais de 80% dos planos de saúde hoje estão em planos coletivos, inclusive planos falsos coletivos”, disse.

De acordo com Renê Patriota, vendem-se planos coletivos com características de planos individuais. “Vende-se contrato coletivo que deveria ser individual; contrato coletivo empresarial para a família; duas ou três pessoas podem fazer um contrato coletivo”, denunciou.

Carolina alertou ainda que é preciso rever o sistema da saúde suplementar no Brasil. “O cidadão precisa saber que no futuro ele terá que vender a casa própria para poder pagar a sua conta de plano de saúde. Eu tenho 68 anos, meu plano de saúde hoje é 4 mil reais. Se eu viver mais 30 anos pagando 4 mil reais e não houver aumento, eu terei pago R$ 1,5 milhão de plano de saúde. Se prepare, cidadão, se prepare”, disse.

Planos de saúde

De acordo com representantes do setor, a saúde suplementar está enfrentando dificuldades financeiras para manter os atendimentos. De acordo com a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), 55% das operadoras existentes no Brasil fecharam 2023 com resultado negativo, contra 31% com resultados negativos entre 2018 e 2019. São 309 operadoras com resultados negativos hoje que estão vinculadas a 23 milhões de pessoas.

“Nosso risco maior é chegar em momento tal que a gente não consiga dar sustentabilidade para o setor. A sustentabilidade é nosso objetivo maior, que vai nos possibilitar dar atenção para esses 51 milhões de brasileiros. São mais de 600 operadores”, destacou Marcos Novais, diretor-executivo da Abramge.

Segundo Novais, os cancelamentos que ocorreram foram de planos coletivos por adesão, não sendo feita nenhuma seleção individual de beneficiário de plano. “Foram rescisões de um contrato inteiro. Não há nenhum tipo de seleção nesses contratos para selecionar pessoas”, disse.

O presidente da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde no Distrito Federal (Unidas DF), Anderson Antônio Monteiro Mendes, é responsável por gerir os planos de saúde de 4,5 milhões de pessoas, incluindo de empresas como Itaú, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Ele alertou que os contratos no Brasil são hoje deficientes, o que deve repercutir em todo o sistema de saúde suplementar e público.

“Essa deficiência vai ser repartida por todos, não só por aqueles que eles contratam, todo mundo vai pagar essa conta. Nós precisamos pensar em encontrar alternativas de ter um sistema mais eficiente, que entregue a melhor qualidade de saúde”, afirmou.

ANS

A agência responsável por regular o mercado dos planos de saúde afirmou que os contratos individuais e familiares só podem ser cancelados por fraude ou inadimplência. Já os contratos coletivos por adesão e coletivos empresariais podem ser cancelados a depender do contrato de cada um, mas que não é possível fazer exclusões por “seleção de riscos”, que é quando a empresa avalia o risco de gastos com determinada pessoa ou grupo.

“Só é possível estabelecer regras para esse cancelamento dos planos coletivos, essas regras têm que estar bem claras, e não é possível que as operadoras façam seleção de risco. O cancelamento tem que ser no contrato como um todo”, destacou Carla Figueiredo Soares, diretora-adjunta da ANS.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saúde atualiza gestores e profissionais sobre normas em vacinas

Saúde atualiza gestores e profissionais sobre normas em vacinas

Evento será feito pelo canal da Secretaria de Vigilância em Saúde
L
ANS suspende comercialização de nove planos de saúde

ANS suspende comercialização de nove planos de saúde

Reclamações relacionadas à cobertura assistencial geraram suspensão
L
Dengue: Saúde encerra atividades do Centro de Operações em Emergência

Dengue: Saúde encerra atividades do Centro de Operações em Emergência

Órgão permaneceu ativo por 142 dias.
L
InfoGripe destaca alta incidência e mortalidade de VSR em crianças

InfoGripe destaca alta incidência e mortalidade de VSR em crianças

Recomenda-se uso de máscaras em locais fechados
L
Saúde cria grupo para propor ações de cuidados a pessoas com autismo

Saúde cria grupo para propor ações de cuidados a pessoas com autismo

Membros do grupo de trabalho serão indicados em 15 dias
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Em Nova Mamoré, governador Marcos Rocha reforça compromisso para Rondônia continuar avançando

obra começou em 2023 e a conclusão aconteceu em 1º de julho de 2024.
L

#EntreLevels | Entrevista Vinícius Mavi – Cantor

O programa ENTRE LEVELS apresentará uma entrevista imperdível com o cantor Vinícius Mavi.
L

Decreto de situação de emergência em Rondônia, por causa da estiagem, é publicado no DIOF

No mesmo ato, assinado pelo governador Marcos Rocha (UB), ficou revogado um decreto assinado no ano passado no mesmo intuito.
L

#NortProTeam | Entrevista Magno Araujo – Fisioterapeuta esportivo

Nesta sexta-feira, dia 04, o programa Nort Pro Team traz uma entrevista imperdível com o fisioterapeuta esportivo Magno Araujo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L

OPORTUNIDADE: Governo de RO abre processo seletivo para contratação temporária no Corpo de Bombeiros

As vagas são para as áreas de Arquitetura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atuação em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena
L
Publicidade

POLÍTICA

População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

A honraria foi proposta pelo vereador Claudinei Fernandes de Souza, popularmente conhecido como Claudinho da Cascalheira.
L
Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Deputada federal Sílvia Cristina participou da grande mobilização de pré-candidatura de Maria Rezende.
L
Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Também foram entregues dois motores, para atender a comunidade indígena Rio Branco.
L
Toco do Sticcero recebe apoio de trabalhadores dos Correios em Porto Velho

Toco do Sticcero recebe apoio de trabalhadores dos Correios em Porto Velho

A confirmação do apoio foi anunciada durante um encontro que contou com a presença de várias lideranças sindicais da região.
L
JAIME BAGATTOLI: A convite de Jair Bolsonaro, senador estará presente na CPAC Brasil, maior congresso da direita mundial

JAIME BAGATTOLI: A convite de Jair Bolsonaro, senador estará presente na CPAC Brasil, maior congresso da direita mundial

Encontro terá a presença do presidente argentino, Javier Milei.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é perseguido e morto a tiro na zona leste

O Samu foi acionado e constatou o óbito.
18
polícia

Bandidos baleados trocam tiros com vigilante durante assalto em embarcação

O roubo foi frustrado com a reação dos vigilantes de plantão que trocaram tiros com o bando, deixando um deles morto.
16
Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Alguns populares notaram quando o venezuelano começou a passar mal, onde ainda tentaram reanimar a vítima enquanto o Samu foi acionado, no entanto, quando a equipe chegou, fez a constatação do óbito.
18
Polícia Civil prende várias pessoas suspeitas de roubo e tortura no bairro Primavera

Polícia Civil prende várias pessoas suspeitas de roubo e tortura no bairro Primavera

Os criminosos são acusados de sequestro, roubo e tortura de uma vítima, que foi raptada e roubada em R$ 1.800 e um celular há alguns dias.
14
Colisão de trânsito em Rua T-26 com K-04: Motorista não vê placa de pare e causa acidente

Colisão de trânsito em Rua T-26 com K-04: Motorista não vê placa de pare e causa acidente

Com o impacto, o veículo Siena foi arremessado contra o muro de uma residência, causando danos parciais à estrutura.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Retomada da obra da Rodoviária consolida mais de 90 milhões em obras em Ariquemes

Retomada da obra da Rodoviária consolida mais de 90 milhões em obras em Ariquemes

O novo terminal rodoviário de Ariquemes contará com uma área de embarque e desembarque moderna, espaços para restaurantes, terminal de espera, banheiros, estacionamento, mirante e área administrativa.
L
13ª edição do arraial flor do Mutum começa nesta sexta-feira

13ª edição do arraial flor do Mutum começa nesta sexta-feira

A entrada é gratuita e segue até o domingo (07/07), no espaço da rua Pitomba com a Poraquê.
L
Do campo ao prato: os elos do PAA no combate à fome no Brasil

Do campo ao prato: os elos do PAA no combate à fome no Brasil

Programa federal criado em 2003 foi ingrediente fundamental para tirar o Brasil do Mapa da Fome em 2014. Retomado com prioridade em 2023, já permitiu a doação de 184 mil toneladas de alimentos em 17 meses, produzidos por mais de 81 mil agricultores familiares.
L

Requerimento da Licença Ambiental: B & A PERFUMARIA E COSMETICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Rondônia: prazo para o responder ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde é até 31 de julho

Rondônia: prazo para o responder ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde é até 31 de julho

A pesquisa é importante para que o Ministério da Saúde entenda quais as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil
L
TRT-14 promove palestras sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho para catadores(as) de materiais recicláveis

TRT-14 promove palestras sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho para catadores(as) de materiais recicláveis

Além de orientações importantes para a segurança e saúde dos(as) catadores(as) em Porto Velho, também foram entregues kits de protetores solares e botas.
L
Defesa Civil Nacional apoia prefeituras no cadastro de moradores do RS

Defesa Civil Nacional apoia prefeituras no cadastro de moradores do RS

Força-tarefa vai ajudar famílias a receberem o Auxílio Reconstrução
L

Autorizado o início das obras de mais de R$ 16 milhões em pavimentação asfáltica para Jaru

As obras serão custeadas com recursos destinados pelo deputado federal Lúcio Mosquini, mais contrapartida com recursos próprios da Prefeitura de Jaru.
L
Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Ex-presidente é um dos 11 envolvidos no caso das joias sauditas
L
Corte IDH ouve relato de mulher torturada grávida na ditadura

Corte IDH ouve relato de mulher torturada grávida na ditadura

Viúva de Bacuri foi ouvida pela Corte na condição de vítima
L