SEXTA-FEIRA, 04/04/2025

L

Saúde

Vacinação no Rio Grande do Sul atende à demanda, diz ministério

Doses de imunizantes contra gripe, covid e tétano reforçam estratégia

Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Vacinação no Rio Grande do Sul atende à demanda, diz ministério
@CristineRochol/PMPA

O Ministério da Saúde negou que haja desabastecimento em relação às vacinas recomendadas para a uso da população do Rio Grande do Sul atingida pelas enchentes. De acordo com a pasta, todas as solicitações feitas pelo estado estão sendo atendidas pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), respeitando a capacidade de recebimento e armazenamento estadual.

“Houve reforço da imunização”, disse o secretário de Atenção Primária em Saúde e coordenador do Centro de Operações de Emergência em Saúde, Felipe Proenço, em entrevista à Agência Brasil. Estão disponíveis cerca de 300 mil imunizantes, que foram pensados para manter o Programa Nacional de Imunização dentro das orientações que já são feitas cotidianamente, mas voltadas para o momento que o estado vive atualmente o Rio Grande do Sul, com a oferta de doses para gripe, covid e tétano, informou o secretário.

Segundo Proenço, que tem feito visitas frequentes ao Rio Grande do Sul, os pedidos de imunizantes já vinham sendo atendidos, mas, diante das emergências, houve reforço no envio de vacinas ao estado, principalmente às destinadas à prevenção da gripe, da covid e do tétano.

Proenço explicou que é preciso entender o contexto: entre as pessoas que estão nos abrigos e aglomeradas, sazonalmente, já era esperado aumento de doenças respiratórias. “Mas, nessas condições de abrigados e de pessoas desalojadas, a tendência é de aumento das doenças respiratórias. Quanto ao tétano, na medida em que a água vai baixando e as pessoas vão voltando para casa, para consertar o que é possível e tirar o que tiveram de perda, elas tendem a se machucar. Nesse caso, a prevenção do tétano é fundamental”, disse o secretário. De acordo com ele, diante do cenário bastante dinâmico do estado, o Ministério da Saúde faz avaliações diárias para verificar se há novas necessidades.

“Dentro do que foi demandado e do que temos das equipes volantes da Força Nacional do SUS [Sistema Único de Saúde] que têm acompanhado as ações nos abrigos, estamos em contato constante com a Secretaria de Estado de Saúde e secretarias municipais de Saúde. Então, no que foi demandado, entendemos que é suficiente”, acrescentou.

Até o dia 24 de maio, foram encaminhados ao Rio Grande do Sul 955,4 mil imunizantes: 190,4 mil para covid-19, 200 mil para difteria e tétano (dT – dupla bacteriana adulto), 50 mil pentavalentes, 65 mil de DTP (difteria, tétano e pertussis), 10 mil vacinas adsorvidas para difteria, tétano e pertussis (acelular) (dTpa – tríplice bacteriana acelular tipo adulto), 22 mil para hepatite A, 5 mil contra raiva canina, 18 mil vacinas contra raiva em células vero e 400 mil para influenza, informou o Ministério da Saúde em resposta à reportagem.

Prioridades

Segundo a chefe da Seção de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul, Eliese Denardi Cesar, o estado tem priorizado as vacinas que estão na nota técnica conjunta com o Ministério da Saúde, que são contra covid, influenza, tétano, hepatite A e raiva. “Nesse contexto das inundações, das enchentes, essas foram elencadas como prioridade”, confirmou Eliese à reportagem.

Para o pesquisador Cristóvão Barcelos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), Cristóvão Barcelos, mesmo que o ideal seja as pessoas se imunizarem antes de tragédias como as enchentes do Rio Grande do Sul, em alguns casos, ainda há tempo de vacinar para prevenir doenças. Barcelos ressaltou que esta é uma inundação diferente porque está durando muito tempo e que quem ainda não foi exposto aos riscos patogênicos, daqui por diante, pode ser infectado e ficar doente.

“Como a duração do desastre é muito grande, ainda dá tempo de vacinar as pessoas mais fragilizadas, mas isso tem que ter critério porque não pode ter vacinação de todos infelizmente”, disse Barcelos, em entrevista à Agência Brasil.

De acordo com o especialista, os números indicam que cerca de 2 milhões de pessoas foram atingidas pelas cheias no estado, e não há quantidade de vacinas nesta proporção. “Não existe vacina para 2 milhões de pessoas. Tem que elaborar uma lista de prioridades. Por exemplo, pessoas que estão em abrigos já estão recebendo vacinas da gripe, que são doenças respiratórias muito comuns em condições de abrigo. Isso é importante. Pessoas que estão em algum tipo de aglomeração, muito juntas umas das outras”, acrescentou.

Entre as doenças que precisam de vacinação, Barcelos destacou a hepatite A e, mais uma vez, sugeriu a adoção de um esquema de prioridades. “Não vale a pena, hoje, vacinar 2 milhões de pessoas contra a hepatite A. Então, tem que selecionar muito bem os grupos que seriam prioritários, que tenham alguma deficiência imunológica. É um momento muito delicado de estimar quais são as áreas mais atingidas e os grupos mais prioritários para a vacinação.”

O professor lamentou que a leptospirose, que tem infectado algumas pessoas no Rio Grande do Sul, não tenha imunizantes. “Infelizmente para a leptospirose não tem vacina.”

Logística

Na visão do pesquisador, uma das iniciativas interessantes em termos de logística é fazer atendimento nos próprios locais que receberam famílias desalojadas ou desabrigadas. “Alguns abrigos estão se tornando unidades de saúde na prática, porque ali tem médicos, tem alguma condição de armazenamento, as pessoas já buscam abrigo para [receber] alguma atenção. Às vezes, é só para informação, não é algum tratamento, diagnóstico de nada, então, os abrigos já estão funcionando como locais de atenção à saúde e outros estão sendo retomados.”

De certa forma, essa logística diminui o impacto do atendimento nas redes pública e privada de saúde. Conforme cálculos de especialistas, cerca de 3 mil estabelecimentos de saúde das duas redes foram atingidos pelas cheias.

Barcelos disse que o termo correto a ser usado é estabelecimento, porque abrange desde farmácias e hospitais, passando por postos de saúde, unidades de pronto atendimento e clínicas da família. “Estabelecimento de saúde é um nome mais genérico para todas as atividades, inclusive farmácias e consultórios particulares. Não são 3 mil unidades básicas de saúde, são 3 mil estabelecimentos em geral”, explicou.

Eliese Denardi Cesar informou que, aproveitando a estrutura dos abrigos, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul já aplicou mais de 21 mil doses de vacinas contra a influenza, além de ter disponibilizado o imunizante nas unidades de saúde para a população acima de 6 meses de idade. “Está sendo feita essa ação de vacinação que a gente chama de extramuros e também nas unidades de saúde, assim como os municípios fizeram vacinação em pontos onde estão socorristas, onde estavam ocorrendo os resgates.”

Vacinas

Ainda que o estado não tenha registro de casos de sarampo entre as crianças, Barcelos ressaltou que as cadernetas de vacinação precisam estar atualizadas. “Não custa lembrar para as mães e pais e perguntar sobre o status de vacinação [da criança] para tomar [a vacina] caso esteja faltando”, disse ele, acrescentando a necessidade também de idosos tomarem a vacina da gripe.

No caso da covid-19, o pesquisador lembrou que, apesar de o país não estar em momento tão grave de transmissão, é uma das doenças que podem surgir por causa do frio e da aglomeração. Diante da estratégia de vacinação contra a doença, para a qual se espera uma cobertura alta, Barcelos destaca que ela deve ser reforçada em algumas áreas, principalmente em abrigos, onde as pessoas podem ficar doentes nas próximas semanas. “É perguntar se a pessoa já tomou o reforço da vacina, lembrar as pessoas que devem se vacinar.”

A Secretaria Estadual de Saúde informou que recebeu, na segunda-feira (27), 56 mil doses de vacinas contra covid-19 do laboratório Moderna da cepa XBB. “Estamos fazendo a distribuição da vacina para os municípios com a cepa atualizada que o Ministério da Saúde encaminhou para o estado, para que a população que está nos grupos prioritários possa ser imunizada. Também foram  incluídas as pessoas que estão nos abrigos e os socorristas, tanto profissionais quanto voluntários, informou Eliese Denardi Cesar, acrescentando que a secretaria segue a orientação do ministério de inclusão do imunizante no calendário vacinação de crianças e grupos prioritários.

“Devido a todo este estado de calamidade, foram feitas algumas exceções para o Rio Grande do Sul, como a de vacinar quem está nos abrigos e os socorristas”, destacou Eliese.

A chefe da Seção de Imunização da Secretaria de Saúde lembrou a preocupação de fazer a vacinação prévia contra a raiva para quem trabalha com socorro ou nos abrigos de animais. “Essas pessoas podem fazer a vacinação para prevenir acidentes de mordeduras de animais, principalmente de cães e gatos. Claro que, se já houve mordedura, vai ter o atendimento adequado”, ressaltou.

No mesmo sentido, segue a orientação para a aplicação da vacina contra tétano. “Socorristas, população com ferimento. Fazer a vacina se já passou mais de cinco anos da última dose de reforço,  fazer um novo reforço da vacina para prevenir contra o tétano, principalmente por causa do contato com a água das enchentes, contaminada”, lembrou a chefe da Seção de Imunização.

Animais peçonhentos

O pesquisador Cristóvão Barcelos Barcelos chamou a atenção para os casos de aparecimento de animais peçonhentos, que não contam com imunizantes, mas têm tratamento.

“Aranha, escorpião infelizmente são comuns e tem coincidência muito grande com as áreas que foram alagadas. A distribuição dos acidentes com aranhas parece muito com a mancha de inundação. Onde o habitat [local onde vive a espécie] foi afetado, eles vão procurar abrigos em escombros, restos de construção destruída, no lixo. É uma preocupação muito grande”, alertou o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministro da Saúde defende mobilização nacional contra o negacionismo e reforça campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Ministro da Saúde defende mobilização nacional contra o negacionismo e reforça campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Saúde promete atuar em diversas frentes para aumentar a vacinação
L
Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

A participação na ação de doação de sangue está aberta tanto para doadores já cadastrados quanto para aqueles que desejam se voluntariar pela primeira vez.
L

Início da 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Porto Velho reúne mais de 230 participantes

Representantes de diversas instituições reforçaram a necessidade de atualização das políticas públicas de saúde do trabalhador
L
Caminhada integra ações do projeto "Caps fora do Caps" em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Caminhada integra ações do projeto Caps fora do Caps em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Ação tem a finalidade de conscientizar população sobre os benefícios das atividades físicas para a saúde mental do indivíduo.
L
Fiocruz firma parceria para produção 100% nacional de insulina e reduzir dependência externa

Fiocruz firma parceria para produção 100% nacional de insulina e reduzir dependência externa

Acordo prevê transferência de tecnologia para produção do hormônio
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#PovoadoNerd | Entrevista o influencer digital e repórter Lero Amaral

Nesta sexta-feira, dia 04, o programa Povoado Nerd recebe o influencer digital e repórter Lero Amaral para um bate-papo descontraído e cheio de conteúdo.
L
Rondônia inscreve mais de 300 propostas para obras e aquisição de equipamentos no Novo PAC Seleções

Rondônia inscreve mais de 300 propostas para obras e aquisição de equipamentos no Novo PAC Seleções

Segunda edição do programa federal voltado para infraestrutura recebeu mais de 35 mil projetos de 5.537 municípios brasileiros
L
Porto Velho Shopping vira ponto de apoio a famílias atingidas pela enchente no Baixo Madeira

Porto Velho Shopping vira ponto de apoio a famílias atingidas pela enchente no Baixo Madeira

A partir de segunda-feira (7) a população poderá se unir à corrente de apoio
L

Deputada Cristiane Lopes cobra soluções urgentes ao DNIT para Rodovias em Rondônia

Parlamentar alerta sobre trechos críticos das BRs 425, 435, 429 e 364, que prejudicam a população e a economia do estado
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Todos os procedimentos devem ser concluídos no prazo máximo 30 dias.
L
Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Os profissionais têm o prazo de cinco dias úteis para se apresentarem.
L
Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2026, entre outros requisitos presentes no edital.
L
ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês
L
Publicidade

POLÍTICA

Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Sílvia Cristina destinou recurso para projeto do Ifro de Ji-Paraná, que oferece qualificação gratuita.
L
Nota de Esclarecimento - Hildon Chaves

Nota de Esclarecimento – Hildon Chaves

Circula nas redes uma fake news sobre eleições de 2026.
L

Produtores sofrem com preço da arroba do boi e recebem apoio de Cláudia de Jesus durante Comissão

Parlamentar defende mais atenção ao setor produtivo e políticas públicas.
L

Lei da deputada Dra. Taíssa assegura aos pais o direito de decidir sobre vacinação infantil contra a covid-19 em Rondônia

Medida reforça o direito dos pais na decisão sobre imunização.
L

Deputado Alan Queiroz solicita Audiência Pública para debater alta dos combustíveis em Rondônia

A Audiência Pública está prevista para ocorrer no dia 7 de abril.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ônibus com estudantes cai em ribanceira e deixa sete mortos

Ônibus com estudantes cai em ribanceira e deixa sete mortos

Alunos de Santa Maria fariam visita a cactário na cidade de Imigrante
18
Vulgo “Jhonny” é preso com pistola furtada em carro na zona leste

Vulgo “Jhonny” é preso com pistola furtada em carro na zona leste

Durante revista no veículo os policiais encontraram no porta-luvas, uma pistola calibre 9mm e uma mira laser.
12
Governo de Rondônia amplia capacitação de novos sargentos da Polícia Militar

Governo de Rondônia amplia capacitação de novos sargentos da Polícia Militar

O subcomandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Glauber Souto, enfatizou a importância da capacitação contínua dos policiais.
L
Usuário de drogas é agredido por grupo nas proximidades da Avenida de Paraná

Usuário de drogas é agredido por grupo nas proximidades Avenida Paraná

De acordo com a Polícia Militar, a vítima apresentava lesão na cabeça e sangramento.
16
Família cai em golpe via PIX ao tentar comprar cimento com “desconto”

Família cai em golpe via PIX ao tentar comprar cimento com “desconto”

Convencida pela oferta e pela insistência do golpista, a família realizou um pagamento de R$ 500,00 via PIX.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça do Trabalho assegura teletrabalho a bancário responsável por filha autista

Justiça do Trabalho assegura teletrabalho a bancário responsável por filha autista

Decisão reconhece o dever de adaptação razoável e prioriza o cuidado familiar a dependente com TEA em localidade sem estrutura adequada.
L
INCLUTEA: Evento gratuito promove inclusão e apoio a famílias de pessoas com autismo na capital

INCLUTEA: Evento gratuito promove inclusão e apoio a famílias de pessoas com autismo na capital

Programação oferece rodas de conversa, workshops e feira de empreendedorismo para ampliar a conscientização sobre o TEA
L
Receita Federal recebe 8,2 milhões de declarações do IR 2025 até o fim de março, 17,75% do total previsto

Receita Federal recebe 8,2 milhões de declarações do IR 2025 até o fim de março, 17,75% do total previsto

Prazo para entrega termina às 23h59min59s de 30 de maio
L
IBGE alerta contra fake news sobre visitas domiciliares e pede apoio da população para pesquisa de orçamentos familiares

IBGE alerta contra fake news sobre visitas domiciliares e pede apoio da população para pesquisa de orçamentos familiares

Uma dos levantamentos prejudicados é o que define cálculo do IPCA
L
Associações de 56 municípios da região Norte demonstram interesse em implantar rádios comunitárias

Associações de 56 municípios da região Norte demonstram interesse em implantar rádios comunitárias

Ministério das Comunicações registra, em edital, pedidos de abertura de emissoras em 293 municípios em todo o Brasil.
L

Requerimento da Licença Ambiental: JTC EMPREENDIMENTO E ADMINISTRAÇÃO LTDA

LICENÇA PRÉVIA e LICENÇA DE INSTALAÇÃO
L

Recebimento da Licença Ambiental:. ASSUNÇÃO LTDA

Licenças Ambiental Simplificado Nº 016.00147.002/2025-SUL
L
Balança comercial tem superávit de US$ 8,15 bilhões em março, segundo melhor da história para o mês

Balança comercial tem superávit de US$ 8,15 bilhões em março, segundo melhor da história para o mês

Resultado é o segundo melhor da história para o mês
L
Renato Gaúcho comanda primeiro treino no Fluminense após 11 anos e projeta time com “alegria e coragem”

Renato Gaúcho comanda primeiro treino no Fluminense após 11 anos e projeta time com “alegria e coragem”

Treinador convoca tricolores para duelo de domingo contra o Bragantino
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.