DOMINGO, 22/03/2026

Em destaque

L

Saúde

Prefeitura de Porto Velho abre Campanha de Vacinação contra a Poliomielite na capital

Imunizante direcionado para crianças menores de 5 anos está disponível nas unidades básicas de saúde

Por João Muniz/SMC/PMPV - 010

Publicado em 

Foto: João Muniz

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite foi aberta pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O imunizante já está disponível em todas as unidades de saúde do município. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a pólio é destinada para crianças menores de 5 anos de idade.

Em Porto Velho, 32 mil pessoas estão aptas para tomar o imunizante nesta campanha.

Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem levar as crianças para a unidade de saúde mais próxima de sua residência, tendo em mãos o cartão do SUS ou CPF.

Durante a abertura, na última segunda-feira (27), na Unidade de Saúde da Família Renato Medeiros, Jéssica Oliveira, mãe do Brian Gustavo, de 2 anos, foi uma das mamães que levou o filho para se imunizar. “Eu acho muito importante essa vacinação, tendo em vista que a pólio é uma doença grave, por isso eu já trouxe meu filho para se vacinar e recomendo a todas as mamães que vacinem seus filhos”.

Elizeth Gomes destaca que as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município

A campanha segue o calendário nacional do Ministério da Saúde e ficará disponível até o dia 14 de junho de 2024, em Porto Velho. Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, a oferta do imunizante em todas as unidades faz parte dos esforços contínuos da pasta em proporcionar a vacinação para a comunidade.

“As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, assim como todas as outras do Calendário Nacional de Imunização. Nesta campanha da pólio, nós precisamos resgatar os indicadores recomendados pelo Ministério da Saúde, então precisamos que os pais levem seus filhos para se vacinar”, disse Elizeth.

Dados da Divisão da Imunização da Semusa, apontam que, em 2023, Porto Velho registrou 86% de cobertura vacinal contra a poliomielite, resultado que está abaixo da meta de 95% do Ministério da Saúde.

ESQUEMA VACINAL

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

Marilene Penati reforçou a necessidade dos pais levarem seus filhos para se imunizarem e garantirem a proteção contra a doença

A partir do próximo semestre, essas doses de reforço também passarão a ser aplicadas de forma injetável, fazendo a transição da vacina oral (gotinha – VOP) para a VIP. Durante entrevista, na abertura da Campanha, a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, reforçou a necessidade dos pais levarem seus filhos para se imunizarem e garantirem a proteção contra a doença.

“Hoje começamos uma nova campanha contra a poliomielite, considerando que essa vai ser a última vez da vacina contra a pólio em gotinha. Então, pais ou responsáveis, levem seus filhos para se imunizarem. A poliomielite é uma doença que mata ou pode deixar sequelas graves nessas crianças, nós precisamos do apoio de vocês”, disse Penati.

POLIOMIELITE

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, através do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacina é o método preventivo mais eficaz nesse caso.

No Brasil, o último caso da doença foi registrado em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023, a federação nacional foi classificada como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), devido à baixa vacinação.

A doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 1/01 a 23/04/24 mostram que foram confirmados 13 casos de poliomielite causados pelo poliovírus selvagem (PVS): seis no Afeganistão e sete no Paquistão.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Ação batizada de Dia “E” mobiliza 45 hospitais universitários com foco na saúde da mulher; iniciativa visa reduzir filas do SUS nas regiões Norte e Nordeste.
L
Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Data simboliza a trissomia do cromossomo 21; especialistas destacam que estímulo na infância e adaptação pedagógica são chaves para a autonomia.
L
Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Boletim InfoGripe aponta avanço da Influenza A em diversas regiões; vacinação nacional começa em 28 de março para grupos prioritários.
L
Ministério da Saúde realiza mutirão nacional para atendimento feminino

Ministério da Saúde realiza mutirão nacional para atendimento feminino

Ação inédita ocorre neste sábado e domingo em centenas de hospitais; iniciativa inclui cirurgias agendadas, exames de alta complexidade e transporte gratuito.
L
Semusa promove "Dia B" da Saúde Bucal em escolas da rede municipal

Semusa promove “Dia B” da Saúde Bucal em escolas da rede municipal

Ação leva orientação, prevenção e atendimento odontológico a estudantes da rede municipal, incentivando hábitos saudáveis desde a infância
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

ANPD define cronograma para fiscalização do ECA Digital até 2027

Agência Nacional de Proteção de Dados monitora 37 empresas de tecnologia; regras de verificação de idade para crianças e adolescentes já estão em vigor.
L
Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Governo intensifica fiscalização em postos para coibir preços abusivos

Operação nacional já percorreu 179 municípios e emitiu mais de 900 notificações; força-tarefa une Polícia Federal e Senacon contra a formação de cartéis.
L

Sintonia 360: Charlene Brito destaca o impacto social da ASAS

Com formação sólida e multidisciplinar, Charlene é bacharel em Direito, contadora e possui pós-graduação em Criminologia, além de especialização em Auditoria e Perícia Contábil. Sua trajetória profissional reúne conhecimento jurídico, contábil e social, elementos que fortalecem sua atuação dentro da ASAS.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 8 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 8 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 2.987 podem ser realizadas até as 20h; sorteio ocorre em São Paulo com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Ação com meias coloridas mobiliza alunos e reforça respeito à diversidade, com 36 estudantes atendidos na rede municipal de ensino.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Eyder Brasil reúne mais de 1300 pessoas em encontro de prestação de contas do mandato em Porto Velho

Evento contou com a presença do governador Coronel Marcos Rocha e destacou ações nas áreas de segurança, esporte e cidadania
L
Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Segunda Turma do STF mantém prisão de Daniel Vorcaro por unanimidade

Colegiado referendou decisão do ministro André Mendonça; mudança na defesa de dono do Banco Master sinaliza avanço em acordo de delação premiada.
L
Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Gilmar Mendes critica envio de Daniel Vorcaro a presídio federal

Ministro votou pela manutenção da prisão do dono do Banco Master, mas contestou a legalidade do regime de segurança máxima e o vazamento de dados sigilosos.
L
Lula entrega ônibus escolares e defende educação como prioridade estratégica

Lula entrega ônibus escolares e defende educação como prioridade estratégica

Governo federal distribui 324 veículos para áreas de difícil acesso; investimento de R$ 500 milhões no Novo PAC deve atender 120 mil estudantes.
L
“É banditismo”, diz Boulos sobre aumento do diesel e ameaça prender donos de postos

“É banditismo”, diz Boulos sobre aumento do diesel e ameaça prender donos de postos

Ministro da Secretaria-Geral acusa distribuidoras de crime contra a economia popular; operações da Polícia Federal já fiscalizaram 400 postos em 48 horas.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Promotor de eventos é preso suspeito de tentativa de violência sexual em RO

Mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil após denúncia de jovem de 19 anos sobre crime ocorrido neste mês
18
Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em Espigão do Oeste

Suspeito morre após sacar arma e investir contra policiais em RO

Homem reagiu à abordagem durante cumprimento de mandado e acabou baleado em ação da Polícia Militar
14
Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Bandidos armados com faca abordam motorista em Porto Velho; criminosos fugiram levando documentos e as chaves do veículo durante a noite de sexta-feira.
10
Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

O objetivo principal da operação é cumprir 26 (vinte e seis) mandados de prisão preventiva deferidos pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, nas cidades de Porto Velho Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste em Rondônia; Rio Branco no Acre e Catanduvas no Paraná.
14
Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Flagrante ocorreu em residência no bairro Flamboyant durante a madrugada deste sábado; polícia encontrou entorpecentes e RG adulterado no local.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Documentário valoriza cultura indígena Sabanê em Vilhena

Curta exibido em aldeias fortalece identidade cultural, promove inclusão e amplia visibilidade dos saberes ancestrais na região.
L
Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Morre o ator e diretor Juca de Oliveira aos 91 anos em São Paulo

Ícone das artes cênicas estava internado no Hospital Sírio-Libanês; trajetória na TV e no teatro marcou gerações com personagens como Dr. Albieri e João Gibão.
L
Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Reforma tributária e cidadania empresarial são tema de palestra da FACER em RO

Capacitação realizada em parceria com SEFIN e SEBRAE orienta empreendedores sobre mudanças no sistema tributário e reforça papel social das empresas.
L
Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

Entidades do setor produtivo pedem redução urgente do ICMS do diesel em Rondônia

A medida foi proposta diante da recente alta nos preços dos combustíveis e dos reflexos diretos na economia estadual.
L
Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Órgãos federais oferecem serviços gratuitos para proteção contra golpes

Receita Federal e Banco Central disponibilizam ferramentas para blindar o CPF e monitorar contas bancárias; Gov.br recomenda verificação em duas etapas.
L
Brasileiros no Líbano relatam cenário de guerra e incerteza

Brasileiros no Líbano relatam cenário de guerra e incerteza

Conflito entre Israel e Hezbollah já expulsou mais de 1 milhão de pessoas de suas casas; brasileiros descrevem rotina de bombardeios e destruição no sul do país.
L
Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no Rio de Janeiro

Governo inaugura primeira Casa da Igualdade Racial no país

Equipamento público inédito oferecerá acolhimento jurídico, psicossocial e orientação para acesso a políticas públicas; unidade inicia atendimentos na segunda-feira.
L
Atleta de Rondônia, Artur Czerwinski é convocado para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa

Atleta de Rondônia, Artur Czerwinski é convocado para a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa

Jovem de 13 anos vai representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano e reforça destaque do esporte rondoniense no cenário nacional
L
Programa Pão Nosso atinge 100 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho em três meses

Programa Pão Nosso atinge 100 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho em três meses

Iniciativa do Governo de Rondônia garante alimentação diária a pessoas em situação de vulnerabilidade e reforça políticas de segurança alimentar
L
Frentes de trabalho avançam na recuperação de bueiros e reforçam segurança em Porto Velho

Frentes de trabalho avançam na recuperação de bueiros e reforçam segurança em Porto Velho

Quase uma tonelada de cimento é utilizada nas obras, que eliminam riscos de acidentes e melhoram a qualidade de vida da população
L