DOMINGO, 06/04/2025

L

Saúde

Inca manifesta apoio a imposto seletivo sobre bebidas alcoólicas

Com aumento da tributação, instituto espera queda no consumo

Por Léo Rodrigues/Agência Brasil - 35

Publicado em 

Inca-manifesta-apoio-a-imposto-seletivo-sobre-bebidas-alcoólicas
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou nota em apoio ao aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas como uma das formas de proteger a saúde da população brasileira. O tema está sendo discutido em meio à tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 29/2024, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Vinculado ao Ministério da Saúde, o Inca presta serviços médico-assistenciais a pacientes com câncer e também participa da formulação de políticas nacionais e coordena ações relacionadas com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer. Além disso, também desenvolve pesquisas clínicas e epidemiológicas.

De acordo com a nota, estudo do Inca – realizado em 2022 – concluiu que o consumo de álcool foi responsável por R$ 81,51 milhões dos gastos federais com o tratamento de câncer, em 2018, no país.

Trata-se de um valor parcial, pois, segundo os pesquisadores, foram calculados os aportes referentes a procedimentos hospitalares e ambulatoriais no Sistema Único de Saúde (SUS) em pacientes com 30 anos ou mais.

Além disso, eles estimaram que esse montante poderia chegar a R$ 203 milhões em 2030.

Câncer

“Se as pessoas não consumirem esse tipo de produto [bebidas alcoólicas], 17 mil novos casos e 9 mil mortes por câncer poderiam ser evitadas por ano”, acrescenta a nota.

O Inca adverte que o uso de bebidas alcoólicas está diretamente associado ao aumento do risco de desenvolvimento de pelo menos oito tipos de câncer, os quais estão entre os mais diagnosticados na população: boca, faringe, laringe, esôfago, fígado, intestino, mama e estômago.

O aumento da tributação – com a esperada queda no consumo – poderia contribuir para a redução de mortes e também dos custos econômicos envolvidos nos tratamentos.

O Projeto de Lei Complementar 29/2024 deverá regulamentar o Imposto Seletivo (IS), como vem sendo chamado um dos novos impostos previstos na Reforma Tributária aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional.

O artigo 153 da Constituição Federal foi alterado para incluir um novo inciso. Ele estabelece um imposto sobre a produção, extração, comercialização ou importação de bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. A Reforma Tributária, no entanto, fixou a necessidade de uma Lei Complementar para regulamentar o tributo, na qual ficaram definidos quais os produtos serão taxados, bem como as alíquotas e as regras.

O Imposto Seletivo tem por princípio a seletividade, isto é, usa a tributação para desencorajar o consumo de bens selecionados. Ele foi adotado por outras nações e ganhou o apelidado em inglês por Sin Tax (“imposto do pecado”, em tradução literal).

O alvo são geralmente produtos com alto potencial ofensivo à sociedade e que são prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. As legislações variam de país para país e podem atingir produtos variados como álcool, doces, tabaco, armas de fogo, etc.

No Brasil, há debates em curso para que cigarro, bebidas alcoólicas e alimentos ultraprocessados sejam taxados pela nova tributação. Entre os serviços, discute-se a incidência do Imposto Seletivo sobre a extração de petróleo e minério.

A disputa em torno do Projeto de Lei Complementar 29/2024 tem movimentado posições variadas na indústria de bebidas alcoólicas. Entidades representantes do setor cervejeiro, como o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja) e a Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), defendem que a taxação ocorra de acordo com o teor alcoólico. Embora essa seja a prática usual em diversos países, produtores de bebidas destiladas são críticos dessa proposta.

Teor alcoólico

Em recomendação divulgada em março último, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão colegiado do Sistema Único de Saúde (SUS), subordinado ao Ministério da Saúde, também manifestou posição contrária à taxação conforme o teor alcoólico.

“Esta medida reduziria significativamente o impacto sobre a cerveja, responsável por 90% do consumo de álcool no país”, indica o texto aprovado por 48 conselheiros, majoritariamente representantes de diferentes entidades representativas de profissionais e usuários da saúde pública.

O impacto dessa taxação para o consumidor final é incerto, não apenas porque as alíquotas ainda serão definidas, como também porque hoje as bebidas alcoólicas já são alvo de uma tributação diferenciada. Incidem sobre elas alíquotas mais elevadas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

No entanto, a reforma tributária estabeleceu que – a partir de 2033 – o ICMS e o IPI serão unificados a outros três tributos (ISS, PIS e Cofins), de forma a simplificar o sistema. Haveria, assim, uma única cobrança, com a arrecadação sendo repartida entre a esfera federal (Contribuição sobre Bens e Serviços – CBS) e as esferas estadual e municipal (Imposto sobre Bens e Serviços – IBS). Nesse caso, é provável que o papel de garantir uma tributação distinta para as bebidas alcoólicas caberia ao Imposto Seletivo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa proíbe suplementos com ora-pro-nóbis e determina recolhimento dos produtos

Anvisa proíbe suplementos com ora-pro-nóbis e determina recolhimento dos produtos

Agência determina ainda recolhimento dos produtos
L
Ministro da Saúde defende mobilização nacional contra o negacionismo e reforça campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Ministro da Saúde defende mobilização nacional contra o negacionismo e reforça campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Saúde promete atuar em diversas frentes para aumentar a vacinação
L
Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

A participação na ação de doação de sangue está aberta tanto para doadores já cadastrados quanto para aqueles que desejam se voluntariar pela primeira vez.
L

Início da 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Porto Velho reúne mais de 230 participantes

Representantes de diversas instituições reforçaram a necessidade de atualização das políticas públicas de saúde do trabalhador
L
Caminhada integra ações do projeto "Caps fora do Caps" em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Caminhada integra ações do projeto Caps fora do Caps em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Ação tem a finalidade de conscientizar população sobre os benefícios das atividades físicas para a saúde mental do indivíduo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

ALIANÇA PELA VIDA: Casal Rocha fortalece compromisso com a cidadania na edição especial do Rondônia Cidadã no residencial Morar Melhor

A ação faz parte do Plano Aliança Pela Vida, lançado em dezembro de 2024, e representa uma importante mobilização do governo estadual em prol da garantia dos direitos sociais e da dignidade das comunidades mais vulneráveis.
L

Na geladeira: BPTAR esfria os planos de traficante e encontra 1kg de maconha no congelador

Droga foi encontrada escondida entre os “frios” de um apartamento na zona sul; suspeito confessou e acabou com os planos congelados pela polícia.
10

CARDE amplia acervo com modelos exclusivos da Ferrari, Pegaso e Tucker

Museu em Campos do Jordão conta com mais de 100 veículos
L

Terapia com animais auxilia na recuperação de pacientes

Interação com pets contribui para o bem-estar e alívio de sintomas
L

Motoniveladora comemorativa da New Holland Construction tem tiragem limitada

Edição Titanium da RG170.B EVO marca os 75 anos da marca no Brasil com numeração exclusiva e pintura especial
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Abertura dos portões está marcada para meio dia no horário de Brasília
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Todos os procedimentos devem ser concluídos no prazo máximo 30 dias.
L
Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Os profissionais têm o prazo de cinco dias úteis para se apresentarem.
L
Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2026, entre outros requisitos presentes no edital.
L
ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Publicidade

POLÍTICA

Senadores Jaime Bagattoli e Marco Rogério participam de manifestação pela anistia dos envolvidos no 8 de Janeiro

O ato contou com discursos de parlamentares e representantes da direita, como o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da primeira-dama Michelle Bolsonaro, mas o momento mais aguardado ficou por conta da fala de Bolsonaro.
L

Deputado Cássio Gois apoia independência do Saae de Rondônia e propõe revisão das microrregiões de saneamento

O parlamentar, que não votou a matéria quando da sua aprovação em 2023, agora lidera debates para garantir autonomia das autarquias
L
Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Sílvia Cristina destinou recurso para projeto do Ifro de Ji-Paraná, que oferece qualificação gratuita.
L
Nota de Esclarecimento - Hildon Chaves

Nota de Esclarecimento – Hildon Chaves

Circula nas redes uma fake news sobre eleições de 2026.
L

Produtores sofrem com preço da arroba do boi e recebem apoio de Cláudia de Jesus durante Comissão

Parlamentar defende mais atenção ao setor produtivo e políticas públicas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre táxi e carro de passeio deixa ferido em cruzamento da Pinheiro Machado

Colisão ocorreu durante a noite no bairro Igarapé e deixou o condutor do táxi com ferimentos no rosto; demais envolvidos saíram ilesos.
10

Operação desmantela esquema de grilagem em terra indígena de Rondônia

PF investiga grupo que loteava e vendia ilegalmente áreas da Terra Indígena Igarapé Lage; construções clandestinas foram destruídas
10

Ficou sozinha: criminoso foge e deixa companheira para ser presa com drogas perto da rodoviária

Uma jovem de 19 anos foi presa por tráfico de drogas neste sábado (05), após ser flagrada com entorpecentes na Avenida Dom Pedro II, nas proximidades da rodoviária de Porto Velho.
10

Casal é preso após tentativa de homicídio mútua durante briga em vila de apartamentos

Durante a confusão, ambos acabaram se esfaqueando.
12

Homem leva duas facadas durante bebedeira na zona leste

A vítima não revelou quem foi o autor do crime, nem a motivação.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Librelato amplia rede e inaugura mais um Box Libreparts no Brasil

Nova unidade expande operação e reforça a proximidade com os clientes, oferecendo soluções práticas e ágeis
L

Recebimento da Licença Ambiental: A B SERVICOS MEDICOS LTDA

Licença Ambiental/LAS Nº 176 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: MAIS LOCACOES LTDA.

LAS – Licença Ambiental Simplificada 
L

Abril das Invasões: rondonienses protestam, mas MST avisa que voltará aos ataques com toda a força

Parlamentar denuncia falta de transparência na destinação de R$ 850 milhões ao MST, supostamente para a Reforma Agrária, sem detalhamento dos critérios de aplicação dos recursos.
L

Gestão municipal articula com instituições estratégias para lidar com a cheia do Rio Madeira

Tom foi de solidariedade, prontidão e respeito ao sofrimento das famílias ribeirinhas
L
Governo de RO marca um feito inédito com o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual

Governo de RO marca um feito inédito com o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual

O Programa, que integra políticas públicas federais, estaduais e municipais, possibilita que os próprios indígenas produzam e comercializem seus alimentos com garantia de preço justo e qualidade.
L

AMG GT 63 S E PERFORMANCE estreia no Brasil com motor V8 híbrido

Modelo combina tecnologias da Fórmula 1 com tração integral e bateria de refrigeração direta
L

Motociclista fica em estado grave após colisão com carro na zona leste

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros.
14

Mulher perde o controle de carro e capota ao lado de viaduto na zona sul

A motorista ferida foi socorrida em um carro particular para a UPA Sul.
10
Atletas rondonienses recebem incentivo do Governo de RO para competir no Challenge Junior

Atletas rondonienses recebem incentivo do Governo de RO para competir no Challenge Junior

O atleta Marcus Rodrigues ressaltou a importância do apoio do governo do estado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.