SÁBADO, 20/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Populações periféricas são mais vulneráveis à dengue

Avaliação é que mudanças climáticas aumentam riscos da doença

Por Luiz Claudio Ferreira e Vinicius Lisboa - Repórteres da Agência Brasil * - 20

Publicado em 

Populações periféricas são mais vulneráveis à dengue
Marcello Casal jr/Agência Brasil
“O meu homem-aranha está amuado, tristinho. É tão estranho”. A auxiliar de serviços gerais Juliana Pereira, de 28 anos de idade, está acostumada com o pequeno Vitor, de 3 anos de idade, pulando de um canto para o outro, tal como um super-herói. Ligeiro na bicicleta, correndo atrás de bola e sem parar pela casa. Mas o menino passou a semana com febre alta e dor, sem sair do colo da mãe. Tudo por causa da dengue.

Eles moram em uma casa na Cidade Estrutural, região administrativa periférica do Distrito Federal, “cercada de mato, lixo, água parada e falta de estrutura”, como diz a mãe que também teve a doença em fevereiro. “Estou sem ir para o trabalho porque preciso cuidar deles”, diz Juliana. O outro morador da casa, Jeferson Muniz, de 25 anos de idade, irmão de Juliana, também não podia ir trabalhar havia 5 dias por causa dos sintomas da doença.

Vulnerabilidade

O médico infectologista José Davi Urbaez diz que as condições sociais são causas do avanço da dengue. “É claríssimo que, no caso da dengue e, habitualmente, todas as doenças infecciosas, são grandes marcadores dessa vulnerabilidade porque ela é construída”, avalia. As populações com menos condições de saneamento básico, de moradia digna, de emprego, de educação e de acesso à saúde, segundo o médico, estão mais vulneráveis à disseminação das doenças como a dengue.

Jeferson, o tio do pequeno Vitor, reclamou de, além das dores no corpo, de falta de ar e muito enjoo. Ele trabalha em um lava jato o dia inteiro e chegou a tentar trabalhar doente, mas não aguentou o ritmo. Cercado por profissionais de saúde pública e deitado em uma maca, em um dos atendimentos que recebeu, melhorou depois de ser medicado e receber hidratação venosa com soro.

Durante a semana, a família foi junta em uma tenda de atendimento instalada pelo governo do Distrito Federal junto à Unidade Básica de Saúde da região, para reforçar o atendimento diante da crise sanitária na capital do País, que tem o maior número de mortes causadas pela doença.  Na UBS, já foram confirmados 2.391 casos da doença até sexta-feira (1º). Inclusive, os dez postos com mais notificações da doença eram todos nas áreas mais vulneráveis, que contabilizavam 27.264 casos.

Capital em surto

Segundo as informações do Ministério da Saúde, até o sábado (2 de março), eram 77 óbitos confirmados no DF, o equivalente a 29,8% da quantidade de mortos no país, do total de 258, por causa da dengue até o momento. Havia outras 60 ocorrências em investigação.

Ao todo, o DF somava mais de 102.757 diagnósticos da doença, o que representava quase 10% dos casos de todo o Brasil, que superou a marca de mais de um milhão de notificações durante a semana. Os postos de atendimento nas periferias lideram as notificações da doença.

“O que mais me apavorou foi a possibilidade da dengue ficar mais grave. A gente é pobre e tem muito medo”, diz Juliana, que tem medo de todos adoecerem ao mesmo tempo. Ela viu os vizinhos ficarem mal nas últimas semanas.

O médico infectologista Hemerson Luz explica que pode acontecer de pessoas que tiveram dengue uma vez apresentarem um quadro mais grave numa segunda ocasião. “Por uma reação do sistema imunológico, pode ocorrer uma resposta inflamatória pior. O termo dengue hemorrágica não é utilizado mais”.

O médico entende que as condições sociais urbanas podem influenciar a disseminação da doença. “Sabemos que hoje realmente a dengue é uma doença que pode ser prevenida com medidas para combater o mosquito e também com a vacina que está chegando”, explica.

Responsabilidade

O especialista salienta que qualquer objeto abandonado que acumule água pode acabar sendo um criadouro do mosquito. “Lembrando que os ovos do Aedes aegypti podem ficar até 1 ano em um terreno seco, esperando cair água e acumular. Todo o combate se baseia em eliminar esses criadores, como objetos jogados, caixas d’água sem tampa, aquele vaso que tem um pratinho com água embaixo”, alerta. Hemerson Luz diz que todos esses cuidados são necessários com responsabilidade dos órgãos públicos e dos cidadãos.

A recomendação do especialista é que as pessoas devem buscar apoio de saúde a partir de sintomas como o quadro clássico que inclui dor de cabeça, febre alta, cansaço, dor atrás dos olhos. Há possibilidade de aparecimento de manchas vermelhas na pele. O médico pede especial atenção para a existência de dor abdominal, vômitos e queda da pressão.

Inclusive, foi por causa de dores abdominais que a cuidadora de idosos Joseana Rosa, de 49 anos de idade, teve que pensar em cuidar de si mesma. Ela foi também ao atendimento na Cidade Estrutural e relatou aos médicos que não dormia havia 2 dias e sentia dores pelo corpo, que teve dificuldades de explicar. “Tive muita febre e enjoo. Essa doença, para mim, foi pior do que a covid (que ela foi diagnosticada em 2022)”, comparou a paciente. Joseana também pensou em ir trabalhar e encarar uma viagem de ônibus de quase 50 minutos até o trabalho. Ela desistiu depois de dar o primeiro passo em direção à porta.

Angústia

A cerca de 20 km da Estrutural, uma família estava desesperada na Unidade de Pronto Atendimento da Ceilândia, a maior região administrativa do Distrito Federal. A fisioterapeuta Amanda Oliveira, de 33 anos de idade, estava agoniada com a situação da mãe Maria Luzemar, de 57 anos de idade, internada na sala vermelha para receber suporte intensivo de oxigênio e monitoramento dos sinais vitais.

“Minha mãe começou com muita febre e piorou pela madrugada. Ela teve sangue ao evacuar e estava delirando. Ela pediu que a gente ajudasse urgentemente”. Há uma semana, a mãe deixou de ir trabalhar como vendedora de churrasquinho no bairro em que mora. “Ela não aguentava mais”, disse Amanda.

Na porta da UPA, familiares de pacientes ficam à espera da possibilidade de receber notícias e a possibilidade de fazer visitas.

Encostado à UPA, o Hospital de Campanha da Aeronáutica, com a atuação de militares de outras regiões do país, inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, com atividades 24 horas por dia. A aposentada Francisca Miranda, de 65 anos de idade, estava acompanhada da filha Taynah, de 28 anos de idade, porque mal conseguia se movimentar. Elas moram em Ceilândia, região em que as unidades de saúde pública são as que têm mais notificações, 25.250 até sexta-feira, representando um a cada quatro casos de dengue no Distrito Federal.

Crianças e idosos

Segundo o infectologista Hemerson Luz, qualquer pessoa pode ter a doença agravada. “Mas pode ser pior em crianças muito pequenas, ou mesmo em pessoas idosas, grávidas, pessoas que têm comorbidades. E um grande foco hoje da atenção é justamente crianças e adolescentes por onde estão começando os programas de vacinação”, explica.

Para combater a dengue, o médico Hemerson Luz defende que o sistema público de saúde pode contar com o uso de tecnologias para apontar qual rua ou bairro há mais casos. “O mosquito tem uma autonomia de voo muito pequena, cerca de 200 metros apenas. O uso de drones para procurar esses locais que podem estar acumulando lixo, pode ser usado pelo poder público para fazer essa busca. Esse é um dever de todos”.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, cidade que já passou por epidemias recentes da doença, como nos anos de 2002, 2008 e 2012, um polo de atendimento de dengue funciona na Policlínica Hélio Pellegrino, na Praça da Bandeira, na zona norte da cidade. Lá também chegam diferentes casos. A preocupação com as crianças faz parte da rotina do lugar.

A cabeleireira Jaqueline Souza, por exemplo, levou o filho Gabriel, de 6 anos de idade, depois que o garoto apresentou febre alta. “Ele começou a ficar caidinho. Aí logo vieram as dores. Ele se queixou bastante das dores nas costas, no olho e nas pernas também. Depois, as pintinhas”, detalhou. Quando avaliou que o menino estava um pouco melhor, levou para a escola. Mas ainda era cedo para voltar à rotina. Ela buscou o garoto na escola porque voltaram os sintomas.

No mesmo dia, no atendimento na policlínica, o autônomo Nelson Amado revela que teve sintomas por uma semana. “Uma dor muito forte no corpo e estava com febre. Eu não consegui mais ficar no trabalho e fui para casa”, disse. Depois do exame, verificou-se que havia infecção e passou a ficar mais preocupado com hidratação. “É o segundo dia que eu volto aqui na Policlínica”.

Mudanças climáticas

O avanço da doença nas grandes cidades é motivo de alerta para o médico Carlos Starling, vice-presidente da Sociedade Mineira de Infectologia. “O que chama a atenção é que o número de casos aumentou muito nos últimos dias, não só de dengue, mas também de covid. Então nós estamos, no momento, convivendo com duas epidemias ao mesmo tempo”, disse.

Para o especialista, ainda será necessário que o trabalho de prevenção seja mais efetivo. Para ele, o número de casos deve seguir aumentando até final de abril, quando a temperatura deve começar a cair. “Com isso, a população de mosquito também diminui e, consequentemente, a transmissão da doença também. O período sazonal da dengue tradicionalmente vai até abril”, explica. Entretanto, o especialista alerta para o fato que as mudanças climáticas podem alterar essa lógica.

O aumento da temperatura altera o regime de chuvas, e isso poderia fazer, em tese, que esse período se estenda até junho, que tradicionalmente o número de casos cai de forma drástica. “O que deve modificar muito esse perfil epidemiológico é a maior disponibilidade de vacinas nos próximos anos. Mas para esse ano, as vacinas ainda não vão ter o impacto que nós gostaríamos que tivesse”.

Confira o painel da dengue no Brasil.

Confira painel da dengue do Distrito Federal.

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estilo de vida leva jovens a apresentar risco cardíaco precoce

Estilo de vida leva jovens a apresentar risco cardíaco precoce

Sedentarismo e hábitos inadequados afetam pessoas de 20 a 30 anos.
L
Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan

Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan

Butantan-DV é a primeira vacina em dose única contra dengue no Brasil.
L
Lei garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos

Lei garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos

Mamografia passa a ser direito no SUS para mulheres desde os 40 anos.
L
Sistema Regula RO otimiza transferência de pacientes na regulação da saúde

Sistema Regula RO otimiza transferência de pacientes na regulação da saúde

Sistema Regula RO moderniza a regulação estadual, agiliza solicitação de leitos e melhora o fluxo de transferência de pacientes
L
Ministério da Saúde monitora novo vírus da influenza no Brasil

Ministério da Saúde monitora novo vírus da influenza no Brasil

Vírus da influenza do subclado K atinge quatro pessoas no país e Ministério da Saúde reforça vigilância após alerta da organização mundial.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 62 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h.
L
Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

Flamengo e Grêmio decidem terceira edição da Copinha Feminina

Meninas da Gávea buscam bi e Mosqueteiras querem título inédito.
L
TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios

TST determina manutenção de 80% do efetivo durante greve dos Correios

Decisão exige que greve não paralise totalmente os serviços essenciais.
L
Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar

Ex-presidente poderá deixar prisão para procedimento cirúrgico, sem direito à domiciliar.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 18/12/2025: escolhas conscientes e avanço gradual

Horóscopo de Sábado, 20/12/2025: descanso consciente e ajustes emocionais

O horóscopo de 20 de dezembro de 2025 indica um dia favorável para desacelerar, organizar sentimentos e fortalecer relações com mais presença e equilíbrio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF anula parte da investigação contra governador do Acre

STF anula parte da investigação contra governador do Acre

Decisão reconhece irregularidades em apuração da Polícia Federal.
L
Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica construção de muros

Lula inaugura ponte em Foz do Iguaçu e critica construção de muros

Presidente destaca integração e comércio entre Brasil e Paraguai.
L
Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato

Deltan paga indenização a Lula por PowerPoint da Lava Jato

Ex-procurador Deltan Dallagnol quita R$ 146 mil em indenização a Lula.
L
Coronel Chrisóstomo trata de novos investimentos em reunião na Prefeitura de Guajará-Mirim

Coronel Chrisóstomo trata de novos investimentos em reunião na Prefeitura de Guajará-Mirim

O deputado reafirma compromisso com educação, saúde, cultura e esporte em Guajará-Mirim durante reunião com prefeito e secretários
L
Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Fux suspende bloqueio de bets para beneficiários sociais

Bets voltam a permitir contas ativas de beneficiários por decisão do STF.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motorista morre após choque elétrico em caminhão boiadeiro

Motorista morre após choque elétrico em caminhão boiadeiro

Acidente com fio de alta tensão causa morte em área rural.
18
Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603

Motociclista fica em estado gravíssimo após acidente na Linha 603

Vítima sofreu queda de moto na zona rural de Jaru e foi transferida para UTI na capital com coágulo no cérebro após o impacto.
16
Caminhoneiro tem caixa de cozinha arrombada e itens furtados em RO

Caminhoneiro tem caixa de cozinha arrombada e itens furtados em RO

Vítima percebeu o crime na manhã desta sexta-feira na região central; este é o segundo registro de furto a veículos de carga em menos de um mês.
14
Polícia Militar prende homem com mandado por tráfico em RO

Polícia Militar prende homem com mandado por tráfico em RO

Equipe da Ptran localiza suspeito durante patrulhamento e cumpre ordem de prisão preventiva expedida pela Justiça de Porto Velho.
12
Operação integrada desarticula ponto de venda de drogas

Operação integrada desarticula ponto de venda de drogas

Ação conjunta entre as polícias Civil e Militar resulta na prisão de homem e apreensão de entorpecentes no Setor 14 durante cumprimento de mandado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é presa após agredir filha de 12 anos com socos e mordidas

Mulher é presa após agredir filha de 12 anos com socos e mordidas

Polícia Militar detém suspeita em Vilhena após denúncia de violência física e psicológica contra a própria criança em condomínio residencial.
16
Mulher é encontrada inconsciente em residência após ingerir medicamentos

Mulher é encontrada inconsciente em residência após ingerir medicamentos

Idosa de 61 anos localiza a irmã desacordada e pede auxílio a vizinha médica para realizar manobras de reanimação antes da chegada dos bombeiros em Vilhena.
16
Homem é preso com moto furtada após romper tornozeleira em RO

Homem é preso com moto furtada após romper tornozeleira em RO

Suspeito havia recebido liberdade condicional há apenas 24 horas e foi flagrado pela Polícia Militar empurrando veículo na Avenida Melvin Jones.
14
Reforma tributária muda regras de impostos e setores da economia

Reforma tributária muda regras de impostos e setores da economia

Projeto da reforma tributária define IBS e impactos econômicos.
L
Casal é preso após abandonar criança para ir a casa noturna em RO

Casal é preso após abandonar criança para ir a casa noturna em RO

Menino de 4 anos foi localizado por motoboy em praça pública no bairro Bodanese enquanto os pais estavam em estabelecimento no outro lado da cidade.
16
Motocicleta é furtada de estacionamento de escola estadual em RO

Motocicleta é furtada de estacionamento de escola estadual em RO

Imagens de segurança flagram criminoso levando veículo de jovem que realizava matrícula no Ceeja durante a noite de quinta-feira.
12
Homem é preso com bicicleta furtada de escola estadual em RO

Homem é preso com bicicleta furtada de escola estadual em RO

Polícia Militar localiza suspeito evadido do sistema prisional com veículo levado da Escola Shirlei Ceruti no bairro Jardim das Oliveiras.
10
Carreta baú tomba na Serra de Colorado e motorista é hospitalizado

Carreta baú tomba na Serra de Colorado e motorista é hospitalizado

Veículo de carga sofreu danos graves em trecho crítico da BR-435 e condutor foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com escoriações.
12
Professor aposentado Antônio Mantelli é encontrado morto em RO

Professor aposentado Antônio Mantelli é encontrado morto em RO

Ex-servidor público de 78 anos cumpria prisão domiciliar e foi localizado sem vida por amigo que entregava alimentos no Cone Sul.
18
Patamo fecha ponto de venda de drogas e detém suspeitos em RO

Patamo fecha ponto de venda de drogas e detém suspeitos em RO

Policiais militares apreendem crack e materiais de facção criminosa após denúncia de tráfico em campo de futebol frequentado por crianças.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.