SÁBADO, 13/04/2024

L

Saúde

Dia Mundial da Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS

ABORL-CCF e a Sociedade Brasileira de Otologia destacam benefícios da técnica que está mudando a vida de pacientes com perda auditiva severa e profunda.

Por Cidiana Regina - 25

Publicado em 

Dia Mundial da Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS
Foto - Freepik

Aproximadamente 430 milhões de pessoas no mundo sofrem com perda auditiva incapacitante, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS). Apenas no continente americano, a estimativa do Relatório Mundial sobre Audição é que 217 milhões possuam algum grau de deficiência auditiva, sendo que cerca de 6% desse contingente apresentam perda em nível moderado ou mais elevado.

Para auxiliar na reversão de casos de perda auditiva em graus severo ou profundo, o implante coclear tem sido uma opção cada vez mais usada pela medicina. Estatísticas do Datasus revelam que em 2022, a técnica que registrou 774 procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, houve aumento de 16,5%, totalizando 902 implantes.

Na data que marca o Dia Mundial da Audição e Dia do Otorrinolaringologista (03/03), no Brasil, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) destacam a técnica como uma das tecnologias mais promissoras para a reabilitação de pessoas com surdez completa ou quase total.

O implante coclear é um aparelho eletrônico digital que cumpre o papel do sistema auditivo, conforme explica o especialista da ABORL-CCF e presidente da SBO, Dr. Robinson Koji Tsuji.

“É composto por duas partes que são interligadas. O lado externo é formado por um dispositivo que coleta e processa os sons, transforma-os em energia eletromagnética, e os envia à parte do equipamento que foi inserido atrás da orelha, na região da cóclea, por meio de uma cirurgia.  Essa parte interna é composta por eletrodos conectados ao receptor externo que capta os sinais elétricos”, esclarece.

De acordo com o médico otorrinolaringologista, a tecnologia pode reabilitar vários tipos de perda auditiva, como infecciosa, traumáticas, congênita e malformações. Além disso, também é um recurso de tratamento para pacientes submetidos à extração de alguns tipos de tumores.

“Ao fazer o implante, o paciente sentirá um ganho significativo na qualidade de vida pois terá a sua audição ativada, garantindo melhora da capacidade de comunicação e de relacionamento social, entre outras questões da rotina diária. Após a cirurgia, o paciente terá que fazer uma terapia fonoaudiológica por alguns meses e acompanhamento com o otorrino para conquistar esses resultados positivos”, afirma Tsuji.

Benefícios às crianças

De acordo com a OMS, 34 milhões de crianças sofrem com o impacto causado pela perda auditiva incapacitante. E quase 60% da perda auditiva pode ser evitada se o diagnóstico for precoce.

Para detectar os sinais de algo não vai bem com a audição, é importante ficar atento a qualquer dificuldade de rendimento escolar, atraso de fala, troca de letras, ou déficit de atenção, visto que nessa faixa etária a criança não irá se queixar. Também é necessário avaliar se há o aparecimento de sintomas de dor, secreção ou coceira no ouvido. No caso de bebês, é importante prestar atenção também na ausência de reação da criança diante de ruídos.

Tsuji esclarece que o implante coclear é um recurso que pode ser utilizado com esse público diante do diagnóstico de perda auditiva severa ou profunda, principalmente casos de bebês que nasceram com surdez total. “Na surdez congênita, o ideal é operar precocemente, até dois anos de idade. mas crianças mais velhas também podem ter bons resultados. Isso vai variar conforme a causa da perda auditiva, a idade, o tipo do problema, uso de aparelho auditivo e tempo de fonoterapia, por exemplo”, esclarece.

No caso de crianças, a perda auditiva é uma barreira para o desenvolvimento saudável, causando prejuízos de linguagem, aprendizagem e habilidades sociais, que vão afetar a sua vida adulta.

O serviço no SUS   

O implante coclear é um procedimento custeado pelo Sistema Único de Saúde, desde 1999. Atualmente há 25 centros habilitados a realizar Implante Coclear junto ao SUS, sendo 6 na região Nordeste (Bahia, Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, e Paraíba), 1 no Norte (Pará), 4 no Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), 2 no Centro-Oeste (Brasília e Goiás) e 12 no Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo).

Os estabelecimentos atendem somente via encaminhamento de médicos do SUS. “O paciente deve procurar a unidade básica de saúde, que direcionará o caso para o otorrino da rede pública. Após todos os exames com esse especialista, ele fará o encaminhamento para um centro de implante coclear para tratar a condição da perda auditiva,” explica doutor Tsuji.

De acordo com a OMS, o avanço da idade é um fator de risco para a perda auditiva. Mais de 25% das pessoas com mais de 60 anos são afetadas pelo problema. Até 2050, a previsão é que aproximadamente 2,5 mil milhões de pessoas sofram alguma redução da capacidade de ouvir e pelo menos 700 milhões precisem de reabilitação auditiva.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campanha de vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado

Campanha de vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado

Vacina protege contra três tipos de vírus de influenza
L
Comissão Intergestores Regionais

Ações de Educação em Saúde são debatidas em encontro do Governo de RO com gestores municipais

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações reafirmam o compromisso do Estado com a saúde pública.
L

Ferramenta tecnológica facilita na abordagem para tratamento cardíaco 

O método tem como objetivo facilitar a discussão de casos clínicos desafiadores.
L
Saúde da Família terá ferramenta para avaliação de atendimentos

Saúde da Família terá ferramenta para avaliação de atendimentos

Reestruturação prevê priorizar o retorno das visitas domiciliares
L
Brasil concentra quase 70% dos casos de dengue da AL e Caribe

Brasil concentra quase 70% dos casos de dengue da AL e Caribe

Em números absolutos, país é primeiro no ranking.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

IASD Nova Porto Velho

TRANSMISSÃO AO VIVO: IASD Nova Porto Velho – Culto Sábado – 13/04/2024

Sábados Escola Sabatina às 08h15 Culto Divino às 10h00 Culto Jovem às 16h45.
L
Inmet alerta para chuva intensa no Norte, Sul e parte do Centro-Oeste

Inmet alerta para chuva intensa no Norte, Sul e parte do Centro-Oeste

Há risco de corte de energia, alagamentos e descargas elétricas
L

Porto Inoxx apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia

Em contato com o proprietário da Porto Inoxx, Gilberto Januário, este se pronunciou com muito orgulho e otimismo em poder contribuir com a construção e o desenvolvimento do estado de Rondônia.
L
Entenda em quais casos a saidinha de presos fica permitida ou proibida

Entenda em quais casos a saidinha de presos fica permitida ou proibida

Lei que restringe o benefício foi sancionada com vetos
L

Programa Sintonia 360 entrevista: Marina Falcão

uma entrevista imperdível no programa Sintonia 360.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Ajudante de Obra

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe como ajudante.de obra
L
Vagas de Emprego

Rhesultados Consultoria abre vaga para Comprador Agropecuário em Porto Velho

A vaga, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e um salário mensal de R$ 2.000,00, além de benefícios como plano odontológico e outros.
L
Vaga de Empregos

PB Serviços abre vaga para Lavador(a) de Carros em Porto Velho

A oportunidade, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e promete um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

M. A. Engenharia abre vaga para Mecânico de Refrigeração em Porto Velho

A vaga, publicada em 10 de abril de 2024, oferece tempo integral e promete um ambiente de trabalho desafiador e dinâmico.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Recepcionista em Porto Velho

A vaga, publicada em 10 de abril de 2024, oferece tempo integral e um ambiente dinâmico de trabalho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Secom/Gov-RO

MPF emite parecer pela manutenção do mandato do Governador Marcos Rocha

Mesma tese – ausência de provas – foi alegado pelo MPF para afastar as demais irregularidades ventiladas no recurso do PL.
L
Valtinho Canuto na comunidade Bom Será: compromisso com soluções para as demandas locais

Valtinho Canuto na comunidade Bom Será: compromisso com soluções para as demandas locais

Na ocasião, o vereador se reuniu com líderes comunitários e moradores, que apresentaram diversas reivindicações.
L
Movimento liderado pela deputada Cristiane Lopes e a Sociedade Civil Organizada busca redução das passagens aéreas em Rondônia

Movimento liderado pela deputada Cristiane Lopes e a Sociedade Civil Organizada busca redução das passagens aéreas em Rondônia

Comissão denominada “Céus Abertos”, se reúne para impulsionar mudanças no setor de aviação na região Norte do Brasil.
L
Cláudia de Jesus realiza audiência pública sobre acesso público a medicamentos

Cláudia de Jesus realiza audiência pública sobre acesso público a medicamentos

Evento será na Assembleia Legislativa.
L

DER atende pedido da Dra. Taíssa e recupera ponte da linha do Tucano em União Bandeirantes

Parlamentar ressalta a importância da revitalização para os moradores e produtores rurais da região
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é baleada no peito em residência na zona norte

Mulher é baleada no peito em residência na zona norte

As primeiras informações dão conta que após o disparo, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e socorreu a mulher as pressas ao Hospital João Paulo II.
16
Motociclista é preso com revólver na cintura na zona leste

Motociclista é preso com revólver na cintura na zona leste

Na revista pessoal foi localizado na cintura do suspeito um revólver calibre 38 municiado.
12

Suspeitos de participação em assassinato a facadas são presos pela Polícia Civil

A dupla presa foi apresentada na Delegacia de Candeias do Jamari.
12
Corpo de adolescente decapitado é encontrado pela PM na zona leste

Corpo de adolescente decapitado é encontrado pela PM na zona leste

Na ocasião, o jovem teve a cabeça arrancada e jogada em uma bolsa no portão de entrada do residencial Porto Madero 3, local onde morava o irmão de Mikael.
18
Homem é encontrado morto a golpes de facão em matagal

Homem é encontrado morto a golpes de facão em matagal

Informações apuradas pelo site dão conta que populares que passavam pelo local avistaram a vítima caída dentro de uma área de mata e acionaram a PM.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OABRO recebe representantes de instituições em encontro que debateu políticas públicas e direitos humanos

OABRO recebe representantes de instituições em encontro que debateu políticas públicas e direitos humanos

De acordo com a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública, o órgão recebeu reclamações e denúncias de moradores que ocupam dentro de Terras Indígenas e os da Região de Rio Pardo.
L

Requerimento de Alteração da Razão Social: D. P. DOS SANTOS COMÉRCIO DE MADEIRAS LTDA para DA SILVA COMERCIO DE MADEIRA LTDA.

Alteração de Razão Social – processo: 1801/00932/2022 – COLMAM/SEDAM
L
Governo de RO investe em boas práticas de fabricação para empreendedores de Porto Velho

Governo de RO investe em boas práticas de fabricação para empreendedores de Porto Velho

O treinamento visa orientar os empreendedores para que eles possam alavancar suas vendas com um produto de qualidade.
L
Rondônia inicia colheita de cacau com expectativa de aumento na safra

Rondônia inicia colheita de cacau com expectativa de aumento na safra

Durante o lançamento da colheita foram promovidas palestras sobre poda, nutrição, fermentação e secagem do cacau.
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Emoções à Flor da Pele em “Renascer”

Segredos Revelados e Relações Tensionadas
L
Restaurante sustentável, onde cliente paga quanto puder, faz sucesso

Restaurante sustentável, onde cliente paga quanto puder, faz sucesso

Lá no Long Table é assim, você paga quanto puder.
L
Milei oferece ajuda a Musk em conflito judicial da rede X no Brasil

Milei oferece ajuda a Musk em conflito judicial da rede X no Brasil

Presidente e empresário defenderam liberdade de expressão
L
Brasil debate preservação de oceanos em reunião do G20 em Brasília

Brasil debate preservação de oceanos em reunião do G20 em Brasília

Encontro nesta sexta reuniu delegados de 53 países
L
Dólar sobe para R$ 5,12 com inflação nos EUA e tensões geopolíticas

Dólar sobe para R$ 5,12 com inflação nos EUA e tensões geopolíticas

Bolsa cai 1,14% e atinge menor nível em quatro meses
L
Brasil tem 22 cursos entre os 50 melhores do mundo; veja o ranking

Brasil tem 22 cursos entre os 50 melhores do mundo; veja o ranking

Na USP, 44 cursos estão entre os 100 melhores do mundo, sendo que 16 estão entre os 50 melhores.
L