O Ministério da Saúde instalou hoje (1), um Centro de Operações de Emergência (COE) específico para tratar de Arboviroses, principalmente da Dengue. O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade durante a abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada em Brasília (DF).
A ministra afirmou que não existe uma situação de emergência em todo o país, mas a criação do COE é importante para “atender as regiões mais atingidas e evitar a proliferação de casos”.
O COE vai ter o objetivo de orientar a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e de controle de vetores. O planejamento das ações e a resposta coordenada serão feitos em conjunto com estados e municípios e de forma interministerial.
Segundo a pasta, o dispositivo permite também uma análise minuciosa, porém ágil, dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão e definição de ações adequadas e oportunas para o enfrentamento dos casos. Rondônia está na lista dos estados que serão foco do COE, onde o grupo vai monitorar os índices e avanço da doença nas cidades.
Na semana passada, o Ministério da Saúde deu a lista das unidades da federação que vão receber malotes com vacina contra a dengue. O estado de Rondônia não foi incluído nesta leva. As doses serão aplicadas inicialmente em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 16 estados e no Distrito Federal. No total, 521 cidades. As aplicações começam neste mês. Entre os estados que vão receber as vacinas, dois são vizinhos: Acre e Amazonas.