SEGUNDA-FEIRA, 21/04/2025

L

Saúde

Teste de sangue pode revolucionar diagnóstico de Alzheimer

Estudos podem permitir diagnóstico em segundos no prazo de 5 anos.

Por Cristina Sambado - Repórter da RTP - 20

Publicado em 

Teste de sangue pode revolucionar diagnóstico de Alzheimer
Louis Reed/ Unsplash
Estudos recentes tornaram mais próxima de se tornar realidade a possibilidade de fazer análises do sangue confiáveis para detectar a demência.

Teste de sangue pode revolucionar diagnóstico de Alzheimer - News RondôniaTeste de sangue pode revolucionar diagnóstico de Alzheimer - News Rondônia

Um projeto no valor de 5 milhões de libras foi lançado por pesquisadores do Reino Unido no ano passado com o objetivo de permitir que as pessoas sejam diagnosticadas em segundos no Serviço Nacional de Saúde (NHS) dentro de cinco anos.

Segundo o jornal britânico The Guardian, os investigadores avaliaram um teste sanguíneo comercial, que já se encontra no mercado, que pode ser tão bom, ou mesmo ultrapassar, as punções lombares e os exames dispendiosos na detecção de sinais de Alzheimer no cérebro.

Nicholas Ashton, primeiro autor do estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, afirmou que os resultados têm implicações importantes, uma vez que a investigação demonstrou que os medicamentos donanemab e lecanemab podem retardar o declínio cognitivo nos doentes de Alzheimer.

“Para receber [os novos medicamentos], é preciso provar que se tem amiloide no cérebro”, afirmou. “É simplesmente impossível fazer punções lombares e exames cerebrais a todas as pessoas que precisariam de fazê-los em todo o mundo. É por isso que a análise do sangue tem um enorme potencial.”

No entanto, Ashton acrescentou que os testes podem ser úteis mesmo que esses medicamentos não estejam disponíveis – como é o caso no Reino Unido.

“Pode dizer-se que não se trata da doença de Alzheimer e que pode ser outro tipo de demência”, destaca Ashton, o que ajudaria a orientar a rotina de gestão e tratamento do doente.

Na revista Jama Neurology, Ashton e os colegas explicaram que a proteína p-tau217 é um biomarcador bem conhecido para as alterações no cérebro associadas à doença de Alzheimer.

Trabalhos anteriores demonstraram que a proteína pode ser usada para diferenciar o Alzheimer de outras doenças neurodegenerativas e para detectar a doença mesmo em caso de déficit cognitivo ligeiro.

As medições da p-tau217 no sangue revelaram-se promissoras como instrumento de diagnóstico da doença de Alzheimer. No entanto, a disponibilidade de tais testes para investigação e utilização clínica é limitada.

Numa tentativa de melhorar a disponibilidade, os investigadores avaliaram um teste sanguíneo comercial existente para a proteína p-tau217, chamado ALZpath.

O ALZpath está sendo discutido com laboratórios do Reino Unido para ser lançado para utilização clínica este ano, e um dos coautores, Henrik Zetterberg, disponibilizou o ensaio para utilização na investigação como parte da “fábrica de biomarcadores” da University College London (UCL).

A investigação envolveu a análise de dados de diferentes ensaios nos Estados Unidos, Canadá e na Espanha e envolveu 786 pessoas (504 do sexo feminino e 282 do sexo masculino) – incluindo pessoas com e sem déficit cognitivo.

Nos três ensaios, os doentes foram submetidos a uma punção lombar ou a uma PET amiloide para identificar sinais das proteínas amiloide e tau – características da doença de Alzheimer. A equipa comparou os resultados aos da análise sanguínea ALZpath.

Os investigadores afirmaram que  seu teste mostrou que a análise ao sangue era tão exata como os testes baseados em punções lombares e era superior às avaliações da atrofia cerebral, na identificação de sinais de Alzheimer.

“Oitenta por cento dos indivíduos podem ser definitivamente diagnosticados através de uma análise ao sangue, sem qualquer outra investigação”, afirmou Ashton.

David Curtis, professor honorário do Instituto de Genética da UCL, congratulou-se com os resultados e sugeriu que as análises ao sangue pudessem ser utilizadas para rastrear todas as pessoas com mais de 50 anos de idade, de tempos em tempos, da mesma forma que atualmente se rastreia o colesterol elevado.

No entanto, Ashton pediu cautela, observando que ainda não foi demonstrado que os medicamentos para a doença de Alzheimer são eficazes em pessoas sem sintomas.

“Se tivermos amiloide no cérebro aos 50 anos de idade, a análise ao sangue será positiva”, disse. “Mas o que recomendamos, e o que as diretrizes recomendam, em relação a estas análises do sangue é que estas se destinam a ajudar os médicos – por isso, alguém deve ter tido alguma preocupação objetiva de que tem a doença de Alzheimer ou de que a sua memória diminuindo.”

Para Richard Oakley, diretor adjunto de Investigação e Inovação da Alzheimer’s Society, o estudo é um passo bem-vindo na direção certa.

“Mostra que as análises ao sangue podem ser tão exatas como os testes mais invasivos e dispendiosos para prever se alguém tem características da doença de Alzheimer no cérebro”, afirmou.

“Além disso, sugere que os resultados destes testes podem ser suficientemente claros para não exigir mais investigações de acompanhamento para algumas pessoas que vivem com a doença de Alzheimer, o que poderia acelerar significativamente o caminho do diagnóstico no futuro.”

Mas ele sublinhou que é necessária mais investigação. “Ainda precisamos de ver mais investigação em diferentes comunidades para compreender a eficácia destas análises do sangue em todas as pessoas que vivem com a doença de Alzheimer”, reforçou.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos.
L
Hábitos simples que fortalecem o cérebro e ajudam a prevenir demências

Hábitos simples que fortalecem o cérebro e ajudam a prevenir demências

“Alguns exercícios podem estimular o cérebro e melhorar a capacidade do sistema nervoso de criar novas conexões neuronais”, afirma o neurocirurgião
L
Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, com 668 mortes confirmadas

Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, com 668 mortes confirmadas

País contabiliza ainda 668 mortes confirmadas pela doença
L

Explosão de afastamentos por saúde mental no trabalho acende alerta nas empresas

Brasil registra aumento de 134% nos afastamentos por transtornos psicológicos; especialistas apontam urgência em políticas de bem-estar corporativo
L
Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero

Resolução do CFM revisou critérios éticos e técnicos de atendimento
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tiradentes: o mártir da liberdade no Brasil

Símbolo da luta contra a opressão, Joaquim José da Silva Xavier permanece vivo na memória nacional
L

Adeus, Papa Francisco

O mundo se despede de um pastor humilde, que tocou corações com fé, coragem e amor pelos esquecidos
L

Acusado de matar a esposa estrangulada é preso trabalhando como moto aplicativo

Kennedi W. U. de C., de 29 anos, foi preso no início da madrugada desta segunda-feira (21), acusado de matar a esposa, Estefany Karolayne Pommerehn, de 21 anos, em um caso que chocou Porto Velho.
10

Morre Papa Francisco aos 88 anos

O mundo se despede do primeiro papa latino-americano, símbolo de humildade, fé e cuidado com os mais simples
L

Páscoa premiada: sorteio especial do RondônCAP já aconteceu e mudou vidas!

Peugeot 0km, TVs gigantes e dezenas de giros fizeram a festa dos sortudos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Evento reuniu cerca de 300 moradores e trouxe alegria às crianças e famílias do bairro
L

Uma Páscoa de fé, esperança e renovação para Rondônia

Mensagem do Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha
L

Luana Rocha entrega mais de R$ 80 mil em equipamentos para entidade do 3º setor ao participar de comemorações aos povos indígenas, em Guajará-Mirim

Para a secretária e primeira-dama, escutar as demandas dos povos indígenas e atende-las é uma das maneiras de mostrar respeito para com os primeiros habitantes do Brasil, em especial de Rondônia.
L
CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Desembargador é afastado pelo CNJ após declarações públicas a favor de Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L
Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L
Publicidade

POLÍCIA

Imagem de capa da categoria de Polícia do News Rondônia

Homem liga para a mãe dizendo ter matado a esposa e que iria se suicidar

Quando a Polícia Militar chegou ao local, encontrou a jovem deitada nua sobre a cama, com mãos e pés amarrados e uma corda no pescoço. Uma equipe do Samu confirmou o óbito.
16

PM age rápido e prende quadrilha após assalto na zona norte de Porto Velho

Grupo foi capturado em um balneário pouco tempo depois do crime; vítimas reconheceram os suspeitos e tiveram os objetos recuperados.
10

Feminicídio em Porto Velho: marido é suspeito de estrangular esposa e fugir

Crime aconteceu na noite de domingo (20) no bairro Socialista, zona Leste da capital. Polícia investiga o paradeiro do autor.
18

ALTA TENSÃO: Trabalhador morre eletrocutado durante manutenção em rede elétrica da Energisa

Eletricista sofreu descarga elétrica mesmo após verificação de que a rede estaria desligada
18

FORAGIDO CAPTURADO: Suspeito de tráfico que fugiu da PRF e abandonou 50 kg de drogas é preso pelo Denarc

Um trabalho conjunto entre o Departamento de Narcóticos (Denarc) e o Serviço de Investigação e Captura (Sevic) de Nova Mamoré resultou na prisão de C.A.O.D., de 31 anos, na manhã deste domingo (20).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EM FORMA: Musa fitness revela sobremesa que não come nunca, para manter o corpão: “Não como sorvete de chocolate”

Com mais de 570 mil seguidores, Carolina Arjonas conta que a combinação de açúcar com gordura é a vilã das dietas
L
Dois ganhadores da Dupla de Páscoa levam R$ 25,1 milhões cada

Dois apostadores dividem prêmio de R$ 50,2 milhões da Dupla de Páscoa

Sorteio da Mega Sena também pagou R$ 52 milhões neste sábado (19)
L

NOTA DE PESAR: do Presidente da República pelo falecimento do Papa Francisco

O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.
L
Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

Calderano conquista título da Copa do Mundo de tênis de mesa

É o primeiro atleta não asiático ou europeu a conquistar o título
L

Morte do Papa Francisco leva Presidente Lula a decretar luto oficial de sete dias

Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados
L

Dia dos Povos Indígenas: Txai Suruí surge em “Vale Tudo” para reafirmar a importância dos indígenas na manutenção da Amazônia e da humanidade

“Lutamos há mais de 500 anos. Somos 5% de toda a população mundial e protegemos mais de 80% de toda a biodiversidade. Isso mostra como nós somos os guardiões da vida.”
L

Sobrevivente de acidente com ambulância, enfermeira segue internada com fraturas

Thaisa atuava na rede municipal desde janeiro deste ano
14

Jovem de 18 anos envolvida em grave acidente na BR-364 morre no Hospital Regional de Vilhena; namorado segue internado

Ela estava na garupa de uma motocicleta conduzida pelo namorado quando o veículo foi atingido por um dos carros envolvidos no acidente
12

NOTA DE PESAR: Do Presidente da República pelo falecimento da cantora Cristina Buarque

Aos seus familiares e ao meu amigo Chico Buarque, deixo minha solidariedade e um forte abraço.
L

Vazamento de cano da Caerd alaga casas e revolta moradores no Bairro Planalto em Porto Velho

Moradores da Rua Clara Nunes denunciam abandono e cobram providências após uma semana de espera
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.