SEGUNDA-FEIRA, 13/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico

Proposta foi aprovada por unanimidade pela diretoria da agência.

Por Paula Laboissière e Pedro Peduzzi – Repórteres da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico
Joédson Alves/Agência Brasil
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (1º) a abertura de uma proposta de consulta pública para revisar a proibição de cigarros eletrônicos no Brasil. Desde 2009, uma resolução da entidade proíbe a fabricação, a comercialização, a importação e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como vape. De acordo com a decisão da Anvisa de hoje, a sociedade civil terá 60 dias para manifestar-se sobre o tema na consulta pública.Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico - News RondôniaAnvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico - News Rondônia

Ao longo da reunião, transmitida em tempo real por meio do canal oficial da Anvisa no YouTube, diversas manifestações do setor regulado, de entidades civis e da população em geral foram veiculadas por meio de vídeos enviados à agência. Ao todo, mais de 60 pessoas, com opiniões favoráveis e contrárias à regulamentação dos cigarros eletrônicos, foram ouvidas pelos diretores antes que proferissem seus votos.

Protestos

Enquanto a diretoria colegiada da Anvisa se reunia, um grupo de cerca de 20 pessoas ligadas à organização não governamental (ONG) Direta – Diretório de Informações para a Redução de Danos do Tabagismo defendia, em frente à sede da Anvisa, a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil. Entre as argumentações apresentadas está a de que esses dispositivos não causam os mesmos males do tabagismo.

O grupo argumenta ainda que, em razão da ausência de uma regulamentação, dispositivos de má qualidade acabam sendo comercializados livremente no país e que há pessoas fabricando líquido para cigarros eletrônicos até mesmo dentro de casa. O presidente da ONG, Alexandro Lucian Alves Cordeiro dos Santos, cita revisões científicas que indicariam redução de danos de até 95% para pessoas que substituíram o cigarro comum pelo eletrônico.

Ao ser questionado sobre outros estudos que apresentaram resultados diferentes, indicando que dispositivos eletrônicos para fumar podem ser até mais prejudiciais à saúde do que os cigarros tradicionais, ele argumentou que, nesses casos, a confusão se dá porque, enquanto algumas pesquisas abrangem dados brutos sobre a presença da nicotina, outras tratam do potencial de absorção da substância pelo organismo – algo que varia de pessoa para pessoa.

Além disso, acrescentou, como o cigarro eletrônico só começou a ser comercializado em 2006 (nos Estados Unidos e na Europa), não há, até o momento, dados científicos referentes a grupos que utilizaram o cigarro eletrônico na fase adulta e que já tenham chegado à faixa etária dos 80 anos.

“Nosso papel aqui é mostrar que cigarros eletrônicos são alternativas eficazes para ajudar as pessoas a pararem de fumar, substituindo o tabagismo pelo nicotismo”, disse, ao afirmar, que “nicotina não faz tanto mal à saúde e nem causa câncer, apesar de alguns médicos afirmarem que sim”. “Há muita desinformação”, complementou.

O presidente da ONG Direta, que veio do Paraná a Brasília para participar da manifestação, disse também que nunca obteve benefício (financiamento ou parceria) de empresas ou grupos que possam vir a ter alguma vantagem com a comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar.

Entenda

Os dispositivos eletrônicos para fumar são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vape, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn (tabaco aquecido). Embora a comercialização no Brasil seja proibida, os dispositivos podem ser encontrados em diversos estabelecimentos comerciais e o consumo, sobretudo entre os jovens, tem aumentado.

Desde 2003, quando foram criados, os equipamentos passaram por diversas mudanças: produtos descartáveis ou de uso único; produtos recarregáveis com refis líquidos (que contém, em sua maioria, propileno glicol, glicerina, nicotina e flavorizantes), em sistema aberto ou fechado; produtos de tabaco aquecido, que possuem dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com tabaco; sistema pods, que contém sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido e se assemelham a pen drives, dentre outros.

Riscos à saúde

Com aroma e sabor agradáveis, os cigarros eletrônicos chegaram ao mercado com a promessa de serem menos agressivos que o cigarro comum. Entretanto, a Associação Médica Brasileira (AMB) alerta que a maioria absoluta dos vapes contém nicotina – droga psicoativa responsável pela dependência e que, ao ser inalada, chega ao cérebro entre sete e 19 segundos, liberando substâncias químicas que trazem sensação imediata de prazer.

De acordo com a entidade, nos cigarros eletrônicos, a nicotina se apresenta sob a forma líquida, com forte poder aditivo, ao lado de solventes (propilenoglicol ou glicerol), água, flavorizantes (cerca de 16 mil tipos), aromatizantes e substâncias destinadas a produzir um vapor mais suave, para facilitar a tragada e a absorção pelo trato respiratório. “Foram identificadas, centenas de substâncias nos aerossóis, sendo muitas delas tóxicas e cancerígenas.”

“O cigarro eletrônico em forma de pen drive e com USB entrega nicotina na forma de ‘sal de nicotina’, algo que se assemelha à estrutura natural da nicotina encontrada nas folhas de tabaco, facilitando sua inalação por períodos maiores, sem ocasionar desconforto ao usuário”, destacou a AMB.

“Cada pod do cigarro eletrônico no formato de pen drive contêm 0,7 mililitro (ml) de e-líquido com nicotina, possibilitando 200 tragadas, similar, portanto, ao número de tragadas de um fumante de 20 cigarros convencionais. Ou seja, pode-se afirmar que vaporizar um pen drive equivale a fumar 20 cigarros (um maço).”

Ainda de acordo com a entidade, o uso de cigarro eletrônico foi associado como fator independente para asma, aumento da rigidez arterial em voluntários saudáveis, sendo um risco para infarto agudo do miocárdio, da mesma forma que os cigarros tradicionais. Em estudos de laboratório, o cigarro eletrônico se mostrou carcinógeno para pulmão e bexiga.

Congresso Nacional

Além do debate no âmbito da Anvisa, tramita no Senado Federal o Projeto de Lei (PL) 5008/2023, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que permite a produção, importação, exportação e o consumo dos cigarros eletrônicos no Brasil.

Jovens

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 22,6% dos estudantes de 13 a 17 anos no país disseram já ter experimentado cigarro pelo menos uma vez na vida, enquanto 26,9% já experimentaram narguilé e 16,8%, o cigarro eletrônico.

O estudo ouviu adolescentes de 13 a 17 anos que frequentavam do 7º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio das redes pública e privada.

Controle do tabaco

O Brasil é reconhecido internacionalmente por sua política de controle do tabaco. Em julho de 2019, tornou-se o segundo país a implementar integralmente todas as medidas previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no intuito de reduzir o consumo do tabaco e proteger as pessoas das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia fortalece saúde pública em Ji-Paraná com entrega de ambulâncias e insumos médicos

O investimento teve como objetivo atender as demandas da população no município
L
Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório

Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório

Teste deverá ser feito nas redes pública e privada de saúde
L

Transplante de fígado cura câncer de intestino de mulher pela primeira vez no Reino Unido

Essa é Bianca, uma mulher do Reino Unido, que fez uma cirurgia de transplante de fígado e consegue a cura de câncer do intestino
L
Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

Lei garante obrigatoriedade do Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos em Rondônia

O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.
L

Presidente sanciona lei que torna exame para Fibrodisplasia Ossificante obrigatório para recém-nascidos

Diagnóstico precoce é considerado importante para identificar a doença rara, que leva à formação óssea fora do esqueleto, afeta tendões e ligamentos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Com dois alertas instalados, Inmet emite atenção redobrada para os temporais

Chuvas volumosas são previstas para o interior de Rondônia, com agravante nos municípios localizados entre o eixo noroeste e sudeste.
L

Jeep Commander chega com novo motor e mais versões na linha 2025

SUV ganha melhorias na motorização e amplia a gama de opções para atrair diferentes perfis de consumidores
L

Pão de abóbora fofinho: uma delícia caseira para aquecer seus dias

Surpreenda-se com este pão de abóbora macio, perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde
L
Urina de cães pode comprometer componentes do automóvel

Urina de cães pode comprometer componentes do automóvel

Especialistas alertam sobre danos causados por corrosão e desgaste em rodas, pneus e sistemas do carro
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Abertas as inscrições para processo seletivo para Juiz de Paz de Cabixi

O certame visa selecionar candidatos para exercer a função de Juiz de Paz, com competência para realizar casamentos, verificar o processo de habilitação e outras atribuições conforme a legislação vigente.
L

Empregadores podem anunciar vagas gratuitamente através do Sine Municipal de Porto Velho

Serviço oferece equipe técnica para a triagem dos candidatos
L

Vaga de Vendedor(a) na Livraria Leitura Porto Velho!

Uma oportunidade para quem ama livros e quer trabalhar com o universo literário.
L
Concurso do Ebserh para hospitais universitários é lançado; salários até R$ 17,9 mil

Concurso do Ebserh para hospitais universitários é lançado; salários até R$ 17,9 mil

Os editais para o concurso da Ebserh tem 545 vagas em 45 hospitais universitários no país. As inscrições estão abertas.
L
Desemprego em novembro chega a 6,1%, o menor desde 2012

Desemprego em novembro chega a 6,1%, o menor desde 2012

Dados são da pesquisa PNAD Contínua, do IBGE
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois fortalece a educação de toda a rede municipal com uniformes escolares em Cacoal e Ministro Andreazza

Além da entrega dos materiais escolares e uniformes, o deputado disse que está empenhado em criar uma legislação que transforme essa ação em uma política pública permanente.
L

Analistas criticam impunidade de militares na história do país

Gilmar Mendes defende rever politização das Forças Armadas
L

Deputada Cláudia de Jesus busca solução para impasse da Lei Paulo Gustavo em Rondônia

Parlamentar esteve reunida com representação do governo estadual para mediar pagamentos de artistas e produtores culturais.
L

Deputada Cláudia de Jesus entrega ambulância e medicamentos ao município de Guajará Mirim

Recurso liberado pela deputada para compra do carro totalizou R$ 300 mil.
L

Coronel Chrisóstomo destaca investimentos em buritis e reforça defesa dos valores conservadores

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO) concedeu entrevista nesta terça-feira (7) à rádio Interativa FM, de Buritis, Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Câmera registra dupla baleando ex-policial na zona sul de Porto Velho

O ex-policial foi socorrido por uma viatura da Polícia Militar e levado ao Hospital João Paulo II, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
16

Ex-policial penal baleado não resiste e morre no hospital

A vítima chegou a ser levada às pressas para o pronto-socorro.
18

Motoboy sofre queda após atropelar ‘caramelo’ solto na rua

Uma equipe do Samu foi acionada e socorreu a vítima para uma unidade médica.
12
Foragida do Pará é presa em apartamento invadido pela facção no Porto Madero

PELAS COSTAS: Mulher sai de carro e ataca homem com facadas em bar na zona leste de Porto Velho

A Polícia Militar registrou a ocorrência.
10

NA CINTURA: BPTAR flagra foragido “Chiquinho do CV” armado no Orgulho do Madeira

O suspeito tentou fugir correndo assim que avistou a guarnição em patrulhamento, mas, após resistir, acabou sendo abordado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ladrão cai do forro durante furto em panificadora e acaba preso

O proprietário contou que, por volta das 3h, recebeu uma ligação de uma funcionária que mora no andar de cima do estacionamento, informando ter ouvido barulhos no local.
14

Lamborghini registra recorde histórico em 2024

Fabricante atinge melhor resultado anual de entregas com nova estratégia híbrida
L

O maior e mais famoso biólogo do país defende o uso correto da floresta: “conservação, e não preservação!

O mais famoso biólogo brasileiro defende o manejo correto da floresta e sua utilização com os cuidados necessários para sua renovação.
L

NO ORGULHO DO MADEIRA: Força Tática prende cunhados com drogas em condomínio na zona leste de Porto Velho

A suspeita afirmou que guardava as drogas para o cunhado, que seria membro do CV
10

TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população

Destaque positivo para a melhora do atendimento e do serviço dos profissionais de saúde, conforme depoimentos dos próprios pacientes e usuários.
L
Sakamoto Days, WWE ao vivo e mais: todas as estreias da Netflix em janeiro de 2025

Sakamoto Days, WWE ao vivo e mais: todas as estreias da Netflix em janeiro de 2025

Confira a lista completa de séries, filmes, animes e documentários que chegam à Netflix no primeiro mês de 2025.
L
Goosebumps, Canina e mais: as estreias do Disney+ em janeiro de 2025

Goosebumps, Canina e mais: as estreias do Disney+ em janeiro de 2025

Veja as séries e filmes que chegam ao catálogo brasileiro do streaming da Disney.
L

Três sobremesas brasileiras estão entre as melhores do mundo, diz ranking

No ranking das melhores sobremesas do mundo, o Brasil aparece com três delícias. O pudim de leite condensado está no topo
L

Fernanda Torres vira Barbie diva, nas mãos de artista brasileiro

Fernanda Torres virou Barbie pelas mãos do artista catarinense, Vanio Tomé
L