SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico

Proposta foi aprovada por unanimidade pela diretoria da agência.

Por Paula Laboissière e Pedro Peduzzi – Repórteres da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico
Joédson Alves/Agência Brasil
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (1º) a abertura de uma proposta de consulta pública para revisar a proibição de cigarros eletrônicos no Brasil. Desde 2009, uma resolução da entidade proíbe a fabricação, a comercialização, a importação e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como vape. De acordo com a decisão da Anvisa de hoje, a sociedade civil terá 60 dias para manifestar-se sobre o tema na consulta pública.

Ao longo da reunião, transmitida em tempo real por meio do canal oficial da Anvisa no YouTube, diversas manifestações do setor regulado, de entidades civis e da população em geral foram veiculadas por meio de vídeos enviados à agência. Ao todo, mais de 60 pessoas, com opiniões favoráveis e contrárias à regulamentação dos cigarros eletrônicos, foram ouvidas pelos diretores antes que proferissem seus votos.

Protestos

Enquanto a diretoria colegiada da Anvisa se reunia, um grupo de cerca de 20 pessoas ligadas à organização não governamental (ONG) Direta – Diretório de Informações para a Redução de Danos do Tabagismo defendia, em frente à sede da Anvisa, a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil. Entre as argumentações apresentadas está a de que esses dispositivos não causam os mesmos males do tabagismo.

O grupo argumenta ainda que, em razão da ausência de uma regulamentação, dispositivos de má qualidade acabam sendo comercializados livremente no país e que há pessoas fabricando líquido para cigarros eletrônicos até mesmo dentro de casa. O presidente da ONG, Alexandro Lucian Alves Cordeiro dos Santos, cita revisões científicas que indicariam redução de danos de até 95% para pessoas que substituíram o cigarro comum pelo eletrônico.

Ao ser questionado sobre outros estudos que apresentaram resultados diferentes, indicando que dispositivos eletrônicos para fumar podem ser até mais prejudiciais à saúde do que os cigarros tradicionais, ele argumentou que, nesses casos, a confusão se dá porque, enquanto algumas pesquisas abrangem dados brutos sobre a presença da nicotina, outras tratam do potencial de absorção da substância pelo organismo – algo que varia de pessoa para pessoa.

Além disso, acrescentou, como o cigarro eletrônico só começou a ser comercializado em 2006 (nos Estados Unidos e na Europa), não há, até o momento, dados científicos referentes a grupos que utilizaram o cigarro eletrônico na fase adulta e que já tenham chegado à faixa etária dos 80 anos.

“Nosso papel aqui é mostrar que cigarros eletrônicos são alternativas eficazes para ajudar as pessoas a pararem de fumar, substituindo o tabagismo pelo nicotismo”, disse, ao afirmar, que “nicotina não faz tanto mal à saúde e nem causa câncer, apesar de alguns médicos afirmarem que sim”. “Há muita desinformação”, complementou.

O presidente da ONG Direta, que veio do Paraná a Brasília para participar da manifestação, disse também que nunca obteve benefício (financiamento ou parceria) de empresas ou grupos que possam vir a ter alguma vantagem com a comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar.

Entenda

Os dispositivos eletrônicos para fumar são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vape, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn (tabaco aquecido). Embora a comercialização no Brasil seja proibida, os dispositivos podem ser encontrados em diversos estabelecimentos comerciais e o consumo, sobretudo entre os jovens, tem aumentado.

Desde 2003, quando foram criados, os equipamentos passaram por diversas mudanças: produtos descartáveis ou de uso único; produtos recarregáveis com refis líquidos (que contém, em sua maioria, propileno glicol, glicerina, nicotina e flavorizantes), em sistema aberto ou fechado; produtos de tabaco aquecido, que possuem dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com tabaco; sistema pods, que contém sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido e se assemelham a pen drives, dentre outros.

Riscos à saúde

Com aroma e sabor agradáveis, os cigarros eletrônicos chegaram ao mercado com a promessa de serem menos agressivos que o cigarro comum. Entretanto, a Associação Médica Brasileira (AMB) alerta que a maioria absoluta dos vapes contém nicotina – droga psicoativa responsável pela dependência e que, ao ser inalada, chega ao cérebro entre sete e 19 segundos, liberando substâncias químicas que trazem sensação imediata de prazer.

De acordo com a entidade, nos cigarros eletrônicos, a nicotina se apresenta sob a forma líquida, com forte poder aditivo, ao lado de solventes (propilenoglicol ou glicerol), água, flavorizantes (cerca de 16 mil tipos), aromatizantes e substâncias destinadas a produzir um vapor mais suave, para facilitar a tragada e a absorção pelo trato respiratório. “Foram identificadas, centenas de substâncias nos aerossóis, sendo muitas delas tóxicas e cancerígenas.”

“O cigarro eletrônico em forma de pen drive e com USB entrega nicotina na forma de ‘sal de nicotina’, algo que se assemelha à estrutura natural da nicotina encontrada nas folhas de tabaco, facilitando sua inalação por períodos maiores, sem ocasionar desconforto ao usuário”, destacou a AMB.

“Cada pod do cigarro eletrônico no formato de pen drive contêm 0,7 mililitro (ml) de e-líquido com nicotina, possibilitando 200 tragadas, similar, portanto, ao número de tragadas de um fumante de 20 cigarros convencionais. Ou seja, pode-se afirmar que vaporizar um pen drive equivale a fumar 20 cigarros (um maço).”

Ainda de acordo com a entidade, o uso de cigarro eletrônico foi associado como fator independente para asma, aumento da rigidez arterial em voluntários saudáveis, sendo um risco para infarto agudo do miocárdio, da mesma forma que os cigarros tradicionais. Em estudos de laboratório, o cigarro eletrônico se mostrou carcinógeno para pulmão e bexiga.

Congresso Nacional

Além do debate no âmbito da Anvisa, tramita no Senado Federal o Projeto de Lei (PL) 5008/2023, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que permite a produção, importação, exportação e o consumo dos cigarros eletrônicos no Brasil.

Jovens

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 22,6% dos estudantes de 13 a 17 anos no país disseram já ter experimentado cigarro pelo menos uma vez na vida, enquanto 26,9% já experimentaram narguilé e 16,8%, o cigarro eletrônico.

O estudo ouviu adolescentes de 13 a 17 anos que frequentavam do 7º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio das redes pública e privada.

Controle do tabaco

O Brasil é reconhecido internacionalmente por sua política de controle do tabaco. Em julho de 2019, tornou-se o segundo país a implementar integralmente todas as medidas previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no intuito de reduzir o consumo do tabaco e proteger as pessoas das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Unidade recebeu certificação da Organização Nacional de Acreditação, que reconhece padrões de qualidade e segurança no atendimento em saúde.
L
Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Rondônia intensifica a vigilância contra a hanseníase, supera metas nacionais e lança webdocumentário inédito que resgata a história da doença e combate o estigma no estado.
L
Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para atualizar as normas e o custeio da assistência psicossocial pública, buscando adaptar o serviço às novas demandas do pós-pandemia.
L
Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

País registrou mais de 1,7 mil mortes pela doença em 2025 e especialistas alertam para a necessidade de manter a imunização em dia nos grupos prioritários.
L
Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Unidade de referência em doenças tropicais passa por ampliação estrutural e recebe 10 leitos de UTI
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes solicita relatório sobre rotina de Bolsonaro na prisão

Moraes solicita relatório sobre rotina de Bolsonaro na prisão

Direção da Papudinha deve enviar ao Supremo Tribunal Federal informações detalhadas sobre visitas, atendimentos médicos e leitura de livros em até cinco dias.
L
Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Calendário segue o número final do cartão de benefício e os depósitos para quem recebe acima de um salário mínimo iniciam na próxima semana.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira

O processo seletivo para o primeiro semestre oferece bolsas de estudo em instituições privadas e exige que os candidatos tenham participado das edições recentes do Enem.
L
Fifa apresenta marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

Fifa apresenta marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

A identidade visual do Mundial une referências à bandeira do Brasil e ao empoderamento feminino, com o slogan GO EPIC marcando o início da contagem regressiva no Rio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Deputada estadual destacou diálogo com lideranças locais e conheceu projetos voltados à proteção de mulheres e à inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte.
L
Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Deputado promove pit stop de conscientização sobre saúde mental e reforça a importância do cuidado emocional, do diálogo e da prevenção junto à população.
L
Dra. Taissa reafirma compromisso com Vila Samuel: diálogo e escuta

Dra. Taissa reafirma compromisso com Vila Samuel: diálogo e escuta

Em visita ao distrito de Candeias do Jamari, deputada ouviu moradores e produtores rurais, reforçando a defesa por melhorias em infraestrutura, serviços básicos e fortalecimento da produção local.
L
Saúde pública: Cláudia de Jesus defende CDI em Cacoal

Saúde pública: Cláudia de Jesus defende CDI em Cacoal

Deputada estadual apresentou indicação ao Governo de Rondônia para implantação de um Centro de Diagnóstico de Imagem, ampliando exames do SUS e reduzindo filas no município.
L
Ieda Chaves: Corumbiara recebe R$ 2,4 milhões em investimentos

Ieda Chaves: Corumbiara recebe R$ 2,4 milhões em investimentos

Deputada estadual cumpriu agenda no município, acompanhou entrega de implementos agrícolas, dialogou com a comunidade e recebeu reconhecimento por ações no setor produtivo e no esporte.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

A suspeita, conhecida como “Mandraca”, foi flagrada com dezenas de papelotes de cocaína na rua T-15; ela alegou que vendia o entorpecente para pagar dívidas com uma facção criminosa.
12
Corpo com indícios de violência é encontrado em córrego no bairro Jotão

Corpo com indícios de violência é encontrado em córrego no bairro Jotão

O cadáver foi localizado no final da Rua Santos Dumont, em Ji-Paraná, em uma área de difícil acesso; a Polícia Civil investiga o caso como possível homicídio.
18
Polícia Militar impede tentativa de suicídio e apreende arma no bairro Urupá

Polícia Militar impede tentativa de suicídio e apreende arma no bairro Urupá

A intervenção rápida de uma guarnição em Ji-Paraná evitou que um homem disparasse contra a própria cabeça neste domingo; ele foi conduzido à delegacia por posse ilegal de arma.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPRO ajuíza ação para garantir educação especial em Guajará-Mirim

MPRO ajuíza ação para garantir educação especial em Guajará-Mirim

Ação civil pública busca assegurar atendimento educacional especializado a crianças e adolescentes da rede municipal, com profissionais qualificados e estrutura adequada.
L
CNJ lança cartilha sobre entrega voluntária para adoção

CNJ lança cartilha sobre entrega voluntária para adoção

Publicação apresenta protocolos humanizados e diretrizes legais para o atendimento de gestantes e parturientes, reforçando a proteção integral da mulher e da criança.
L
VII Concurso de Cartórios: aprovados na 1ª fase em Rondônia

VII Concurso de Cartórios: aprovados na 1ª fase em Rondônia

CGJ-RO divulga lista final da prova objetiva e confirma prova escrita e prática para fevereiro, avançando mais uma etapa do certame para serventias extrajudiciais no estado.
L
Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Entrada histórica de insumos, avanço nas exportações de grãos e logística portuária fortalecida sustentam perspectivas positivas para a produção agrícola e o mercado de fretes em 2026.
L
Nova 364 recupera em tempo recorde cabeceira de ponte na BR-364

Nova 364 recupera em tempo recorde cabeceira de ponte na BR-364

Ação emergencial restabeleceu a segurança viária e evitou o agravamento da erosão entre Cacoal e Pimenta Bueno.
L
Conselho Municipal de Assistência Social empossa novos membros para o biênio 2026–2028

Conselho Municipal de Assistência Social empossa novos membros para o biênio 2026–2028

Novos conselheiros do CMAS assumem mandato até 2028 e serão responsáveis por fiscalizar as ações da política de assistência social em Porto Velho.
L
RO-418 recebe melhorias em trecho entre Cacoal e Rondolândia para reforçar a segurança viária

RO-418 recebe melhorias em trecho entre Cacoal e Rondolândia para reforçar a segurança viária

DER-RO executa encascalhamento em 38 quilômetros da RO-418, melhorando a trafegabilidade especialmente no período chuvoso.
L
Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Sorteio define ambulantes credenciados para eventos que abrem o Carnaval 2026 em Porto Velho e será realizado nesta terça-feira (27), na Seinfra.
L
Governo de Rondônia institui Política de Segurança da Informação no Iperon

Governo de Rondônia institui Política de Segurança da Informação no Iperon

A nova política foi aprovada pelo Conselho do Iperon e estabelece diretrizes para proteção de dados e sistemas previdenciários.
L
Efetivação de direitos sociais melhora a qualidade de vida de famílias vulneráveis em Rondônia

Efetivação de direitos sociais melhora a qualidade de vida de famílias vulneráveis em Rondônia

Programas sociais do governo ampliaram atendimentos, fortaleceram a assistência social e impactaram positivamente famílias desde 2019.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.