DOMINGO, 28/12/2025

Em destaque

L

Saúde

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral

Boletim mostra que entre os diagnosticados, 95% estão se tratando.

Por Paula Laboissière / Agência Brasil - 25

Publicado em 

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral
Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dados apresentados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde revelam que 1 milhão de pessoas viviam com HIV no Brasil em 2022. Desse total, 90% (900 mil) foram diagnosticadas, 81% (731 mil) das que têm diagnóstico estão em tratamento antirretroviral e 95% (695 mil) de quem está em tratamento antirretroviral têm carga indetectável do vírus.

O boletim epidemiológico HIV/aids mostra, portanto, que o Brasil alcançou uma das três metas globais definidas pela Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) para que a aids deixe de ser uma ameaça à saúde pública até 2030. A entidade fixou as metas popularmente conhecidas como 95-95-95, em que os três índices devem ficar em 95%.

Homens x mulheres 

Do total de 1 milhão de pessoas vivendo com HIV no país, 35% ou 350 mil são mulheres e 65% ou 650 mil são homens. Apenas 86% das mulheres foram diagnosticadas contra 92% dos homens. Além disso, 79% das mulheres recebem tratamento antirretroviral contra 82% dos homens e 94% das mulheres têm carga suprimida contra 96% dos homens.

“De modo geral, as mulheres têm desfechos piores, desde a detecção até a supressão da carga viral”, avaliou o diretor do departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Draurio Barreira.

Vulnerabilidades 

Entre gays e outros homens que fazem sexo com homens com mais de 18 anos, a prevalência do HIV é de 18,4%, enquanto a média da população brasileira é 0,49%. “Vejam a distância”, destacou o diretor. Entre pessoas que usam drogas, o índice é de 6,9%. Entre trabalhadoras do sexo com mais de 18 anos, 5,3%.

Novos casos 

Em 2022, o país registrou 43.403 novos casos de HIV. Desses, 73,6% em homens e 26,3% em mulheres. Entre essas mulheres, 63,3% são jovens e têm idade entre 20 e 39 anos. Além disso, 31% do total de novos casos têm ensino fundamental completo, 62,8% são pessoas pretas e pardas e 54,3% são homens que fazem sexo com homens.

Já os novos casos de aids, fase avançada do HIV, totalizaram 36.753 em 2022, sendo 71,1% em homens e 28,9% em mulheres. Nesse grupo, o nível de escolaridade, de acordo com o diretor, é ainda mais baixo: somente 27,1% das pessoas têm ensino fundamental completo. Além disso, 60,1% são pretas e pardas e 42,3% são homens que fazem sexo com homens.

“Quando a gente compara as pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade, pensando pretos, pardos, pobres, periféricos, todas as vulnerabilidades somadas contra os brancos de maior escolaridade, existe uma queda acentuada entre os brancos de maior escolaridade um aumento acentuado nas outras populações mais vulneráveis, formando um x [no gráfico] e mostrando que as vulnerabilidades são determinantes na questão do HIV como de tantas outras doenças.”

Tratamento 

Até setembro de 2023, 770 mil pessoas vivendo com HIV estavam em tratamento antirretroviral – 5% a mais que o registrado em todo o ano de 2022. Dessas, 49 mil iniciaram o tratamento em 2023. Atualmente, quase 200 mil pessoas sabem que têm o HIV no Brasil, mas não se tratam. “Estamos conseguindo recuperar essas pessoas para os serviços de saúde”.

“O grande desafio é combater o estigma e a discriminação, fazendo com que essas pessoas tenham portas abertas, não só nos serviços de saúde, mas dentro das organizações da sociedade civil, para que possam também ajudar a resgatar essas pessoas para o tratamento, assim como para fazer o diagnóstico.”

Os números mostram que 89% das pessoas brancas diagnosticadas com HIV estão em tratamento, contra 86% das pessoas negras e 84% de indígenas. Além disso, 90% das pessoas diagnosticadas e que têm 12 anos ou mais de estudo estão em tratamento, contra 88% das que têm de oito a 11 anos de estudo e 85% das que têm até sete anos de estudo.

“É sempre um cumulativo de vulnerabilidade”, pontuou o diretor.

Mortes 

Em 2022, o país registrou 10.994 óbitos que tinham o HIV como causa básica, contra 11.515 em 2021. Ainda assim, o total leva a uma média de 30 mortes por dia, sendo que 61,7% foram entre pessoas negras (47% pardos e 14,7% pretos) e 35,6% entre brancos.

Profilaxia pré-exposição 

Uma das formas de se prevenir contra o HIV é fazendo uso da profilaxia pré-exposição (PrEP), que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual, permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. De acordo com o boletim epidemiológico, a PrEP é mais acessada pela população branca (55,6%) em comparação a pessoas pardas (31,4%), pretas (12,6%) e indígenas (0,4%).

Ao todo, 5.533 novos usuários passaram a utilizar a PrEP até outubro de 2023 – 77% a mais do que o total registrado em outubro de 2022. Atualmente, 73.537 pessoas estão em PrEP no país, um aumento de 45% quando comparado ao ano anterior. Entre os usuários de PrEP, somente 12,6% são pretos, 3,3% são mulheres transexuais, 2% são homens trans, 0,4% são indígenas e 0,3% são travestis.

“Uma absoluta prioridade do ministério”, avaliou o diretor Draurio Barreira, ao comentar sobre a PrEP. “Em lugares onde você tem mais pessoas em tratamento pré-exposição do HIV, quando se chega a um nível de pelos menos três pessoas em PrEP para cada caso novo, se tem o início do decréscimo da epidemia. Aqui no Brasil, a gente está chegando próximo. Há lugares que têm três, quatro, seis no máximo.”

“No dia em que a gente conseguir chegar a seis, a gente vai ter realmente uma epidemia com decréscimo importante. Essa é nossa prioridade absoluta neste momento. Expandir o uso de PrEP e de todas as formas de prevenção, preservativos interno e externos, testagem antes e regular, enfim, todas as formas combinadas para que a gente consiga realmente mudar completamente a curva da epidemia no Brasil.”

A meta, segundo Barreira, é expandir o uso da PrEP no Brasil em 300%, passando de 73 mil para mais de 200 mil pessoas.

“Mudando desde já aquela recomendação de que só profissionais do sexo, trans ou com vulnerabilidade muito aumentada deveriam fazer PrEP. Hoje, a gente preconiza que quem queira fazer PrEP terá acesso”, ressalta Barreira.

Gestantes com HIV 

O boletim mostra ainda que, em 2022, houve um predomínio de casos de gestantes com infecção pelo HIV, sobretudo entre mulheres pardas (52,1%), seguidas por brancas (28,5%) e pretas (14%). O diagnóstico do HIV em gestantes, de acordo com a pasta, é importante para que medidas de prevenção possam ser aplicadas de forma eficaz e consigam evitar a transmissão vertical do vírus (da mãe para o bebê).

“A maior parte das gestantes notificadas já é sabidamente HIV positiva antes do pré-natal e, em 2022, essas mulheres representaram quase 60% dos casos. É importante que essas gestantes estejam em uso regular de terapia antirretroviral e tenham suas cargas virais indetectáveis no momento do parto”, reforçou o ministério.

Em 2022, o uso de tratamento antirretroviral durante o pré-natal foi relatado em apenas 66,8% dos casos. A meta é atingir cobertura igual ou superior a 95%. Já o percentual de gestantes, parturientes e puérperas sem uso de tratamento antirretroviral foi de 13,5%. Em 19,7% dos casos, a informação sobre o uso da terapia foi ignorada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vamos usar órgãos de porcos em transplantes humanos? Xenotransplante avança com testes mais longos em 2025

Vamos usar órgãos de porcos em transplantes humanos? Xenotransplante avança com testes mais longos em 2025

Maior duração de órgãos editados gera esperança no xenotransplante.
L
Anvisa proíbe venda de produtos com alulose no Brasil

Anvisa proíbe venda de produtos com alulose no Brasil

Alulose tem comercialização proibida pela Anvisa.
L
Consumo de álcool nas festas eleva riscos à saúde e às relações

Consumo de álcool nas festas eleva riscos à saúde e às relações

Especialista alerta que bebida não deve ser o centro das celebrações.
L
Ministério da Saúde anuncia Rede D’Or no Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde anuncia Rede D’Or no Agora Tem Especialistas

Hospitais privados realizarão cirurgias cardíacas para o SUS visando reduzir filas de espera em unidades de alta complexidade.
L
UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

UPA Leste recebe reforma para modernizar saúde pública

Obras iniciadas em setembro avançam na infraestrutura da unidade na zona Leste; atendimentos continuam sem interrupções em sede provisória no bairro Juscelino Kubitschek.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alerta para descargas elétricas na região de Porto Velho devido a chuvas intensas

Projeções do CPTEC confirmam a ocorrência de numerosos pontos de raios em áreas dentro do município de Porto Velho e, em particular, na capital.
L
Cirurgia de Bolsonaro é realizada para tratar soluço persistente

Cirurgia de Bolsonaro é realizada para tratar soluço persistente

Cirurgia de Bolsonaro busca aliviar sintomas após meses de crises.
L
Audiência de custódia é marcada para presos por trama golpista

Audiência de custódia é marcada para presos por trama golpista

Audiência de custódia será realizada por videoconferência neste sábado.
L
Moraes ordena prisão domiciliar de réus por trama golpista

Moraes ordena prisão domiciliar de réus por trama golpista

Trama golpista leva STF a restringir liberdade de militares e ex-assessor.
L
Brigitte Bardot, estrela mundial do cinema, morre aos 91 anos

Brigitte Bardot se despede do mundo, mas permanece eterna na memória do cinema e da causa animal

Ícone francês que marcou gerações com coragem, beleza e irreverência, a atriz deixou as telas para defender os animais e encerrou sua vida cercada de admiração, polêmicas e um legado impossível de apagar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista tem prisões domiciliares confirmadas após audiências.
L
Toffoli mantém diretor do BC em acareação do Master

Toffoli mantém diretor do BC em acareação do Master

Toffoli nega recurso do BC e reforça relevância de participação.
L
Instituto Voto Legal tem presidente considerado foragido pela PF

Instituto Voto Legal tem presidente considerado foragido pela PF

Instituto Voto Legal entra no foco após mandado não ser cumprido.
L
Chrisóstomo lamenta morte do pai e exalta legado

Chrisóstomo lamenta morte do pai e exalta legado

Coronel Chrisóstomo destaca fé e valores do ex-militar aos 91 anos.
L
Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

Bolsonaro deve fazer novo procedimento na segunda-feira.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia fecha ponto de drogas e prende casal em Porto Velho

Polícia fecha ponto de drogas e prende casal em Porto Velho

Ação do 5º BPM captura suspeitos de tráfico de drogas no Socialista.
14
Casal é preso com drogas durante ação no bairro Socialista

Casal é preso com drogas durante ação no bairro Socialista

Tráfico de drogas é alvo de operação do 5º Batalhão neste domingo.
12
Violência doméstica em Porto Velho termina com prisões e resistência

Violência doméstica em Porto Velho termina com prisões e resistência

Violência doméstica relatada em ocorrência policial envolve agressões e tentativa de impedir ação da PM.
16
Incêndio destrói centro automotivo no centro de Porto Velho

Incêndio destrói centro automotivo no centro de Porto Velho

Incêndio atinge centro automotivo e causa destruição total.
12
Acidente grave deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Acidente grave deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Acidente envolve Ford Ka e Onix na zona Leste.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Araguaína vence Tocantinópolis na final do Tocantinense

Araguaína vence Tocantinópolis na final do Tocantinense

Tocantinense tem primeiro jogo da decisão com vitória do Araguaína.
L
Corpo de piloto é encontrado após queda de ultraleve em Copacabana

Corpo de piloto é encontrado após queda de ultraleve em Copacabana

Piloto de ultraleve é a única vítima confirmada do acidente.
L
Ultraleve cai no mar de Copacabana no RJ

Ultraleve cai no mar de Copacabana no RJ

Ultraleve desaparece na água e equipes fazem buscas no litoral.
L
DOU publica empréstimo de R$ 12 bi para os Correios

DOU publica empréstimo de R$ 12 bi para os Correios

Correios receberão aporte bilionário para reestruturação financeira.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano de 2026 e desafios do Brasil no horizonte

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano de 2026 e desafios do Brasil no horizonte

complexidade política e econômica marcará 2026.
L
Adolescente se entrega com medo do CV na Central de Flagrantes

Adolescente se entrega com medo do CV na Central de Flagrantes

Adolescente afirma temer o CV e prefere prisão.
14

Nota de pesar: Juvino Moura Filho

Familiares e amigos se despedem de Juvino Moura Filho, ex-vereador de Costa Marques e militar reformado do Exército Brasileiro, lembrado por sua alegria, simplicidade, amor à família e dedicação à comunidade.
L
Rosângela é referência como mentora de desenvolvimento imagem e carreira

Rosângela é referência como mentora de desenvolvimento imagem e carreira

Especialista Rosângela Cidade utiliza 20 anos de experiência para transformar o posicionamento executivo e a mentora de desenvolvimento imagem e carreira eleva perfis profissionais
L
Adolescente procurado pela Justiça se entrega no Departamento de Flagrantes

Adolescente procurado pela Justiça se entrega no Departamento de Flagrantes

Com mandado em aberto, adolescente se entrega após relatar ameaças de morte por facção criminosa rival.
10
Grave acidente deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Grave acidente deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Colisão entre dois veículos no bairro Lagoas mobiliza SAMU e Polícia Militar após motorista avançar sinal.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.