SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral

Boletim mostra que entre os diagnosticados, 95% estão se tratando.

Por Paula Laboissière / Agência Brasil - 25

Publicado em 

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral
Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dados apresentados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde revelam que 1 milhão de pessoas viviam com HIV no Brasil em 2022. Desse total, 90% (900 mil) foram diagnosticadas, 81% (731 mil) das que têm diagnóstico estão em tratamento antirretroviral e 95% (695 mil) de quem está em tratamento antirretroviral têm carga indetectável do vírus.

O boletim epidemiológico HIV/aids mostra, portanto, que o Brasil alcançou uma das três metas globais definidas pela Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) para que a aids deixe de ser uma ameaça à saúde pública até 2030. A entidade fixou as metas popularmente conhecidas como 95-95-95, em que os três índices devem ficar em 95%.

Homens x mulheres 

Do total de 1 milhão de pessoas vivendo com HIV no país, 35% ou 350 mil são mulheres e 65% ou 650 mil são homens. Apenas 86% das mulheres foram diagnosticadas contra 92% dos homens. Além disso, 79% das mulheres recebem tratamento antirretroviral contra 82% dos homens e 94% das mulheres têm carga suprimida contra 96% dos homens.

“De modo geral, as mulheres têm desfechos piores, desde a detecção até a supressão da carga viral”, avaliou o diretor do departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Draurio Barreira.

Vulnerabilidades 

Entre gays e outros homens que fazem sexo com homens com mais de 18 anos, a prevalência do HIV é de 18,4%, enquanto a média da população brasileira é 0,49%. “Vejam a distância”, destacou o diretor. Entre pessoas que usam drogas, o índice é de 6,9%. Entre trabalhadoras do sexo com mais de 18 anos, 5,3%.

Novos casos 

Em 2022, o país registrou 43.403 novos casos de HIV. Desses, 73,6% em homens e 26,3% em mulheres. Entre essas mulheres, 63,3% são jovens e têm idade entre 20 e 39 anos. Além disso, 31% do total de novos casos têm ensino fundamental completo, 62,8% são pessoas pretas e pardas e 54,3% são homens que fazem sexo com homens.

Já os novos casos de aids, fase avançada do HIV, totalizaram 36.753 em 2022, sendo 71,1% em homens e 28,9% em mulheres. Nesse grupo, o nível de escolaridade, de acordo com o diretor, é ainda mais baixo: somente 27,1% das pessoas têm ensino fundamental completo. Além disso, 60,1% são pretas e pardas e 42,3% são homens que fazem sexo com homens.

“Quando a gente compara as pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade, pensando pretos, pardos, pobres, periféricos, todas as vulnerabilidades somadas contra os brancos de maior escolaridade, existe uma queda acentuada entre os brancos de maior escolaridade um aumento acentuado nas outras populações mais vulneráveis, formando um x [no gráfico] e mostrando que as vulnerabilidades são determinantes na questão do HIV como de tantas outras doenças.”

Tratamento 

Até setembro de 2023, 770 mil pessoas vivendo com HIV estavam em tratamento antirretroviral – 5% a mais que o registrado em todo o ano de 2022. Dessas, 49 mil iniciaram o tratamento em 2023. Atualmente, quase 200 mil pessoas sabem que têm o HIV no Brasil, mas não se tratam. “Estamos conseguindo recuperar essas pessoas para os serviços de saúde”.

“O grande desafio é combater o estigma e a discriminação, fazendo com que essas pessoas tenham portas abertas, não só nos serviços de saúde, mas dentro das organizações da sociedade civil, para que possam também ajudar a resgatar essas pessoas para o tratamento, assim como para fazer o diagnóstico.”

Os números mostram que 89% das pessoas brancas diagnosticadas com HIV estão em tratamento, contra 86% das pessoas negras e 84% de indígenas. Além disso, 90% das pessoas diagnosticadas e que têm 12 anos ou mais de estudo estão em tratamento, contra 88% das que têm de oito a 11 anos de estudo e 85% das que têm até sete anos de estudo.

“É sempre um cumulativo de vulnerabilidade”, pontuou o diretor.

Mortes 

Em 2022, o país registrou 10.994 óbitos que tinham o HIV como causa básica, contra 11.515 em 2021. Ainda assim, o total leva a uma média de 30 mortes por dia, sendo que 61,7% foram entre pessoas negras (47% pardos e 14,7% pretos) e 35,6% entre brancos.

Profilaxia pré-exposição 

Uma das formas de se prevenir contra o HIV é fazendo uso da profilaxia pré-exposição (PrEP), que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual, permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. De acordo com o boletim epidemiológico, a PrEP é mais acessada pela população branca (55,6%) em comparação a pessoas pardas (31,4%), pretas (12,6%) e indígenas (0,4%).

Ao todo, 5.533 novos usuários passaram a utilizar a PrEP até outubro de 2023 – 77% a mais do que o total registrado em outubro de 2022. Atualmente, 73.537 pessoas estão em PrEP no país, um aumento de 45% quando comparado ao ano anterior. Entre os usuários de PrEP, somente 12,6% são pretos, 3,3% são mulheres transexuais, 2% são homens trans, 0,4% são indígenas e 0,3% são travestis.

“Uma absoluta prioridade do ministério”, avaliou o diretor Draurio Barreira, ao comentar sobre a PrEP. “Em lugares onde você tem mais pessoas em tratamento pré-exposição do HIV, quando se chega a um nível de pelos menos três pessoas em PrEP para cada caso novo, se tem o início do decréscimo da epidemia. Aqui no Brasil, a gente está chegando próximo. Há lugares que têm três, quatro, seis no máximo.”

“No dia em que a gente conseguir chegar a seis, a gente vai ter realmente uma epidemia com decréscimo importante. Essa é nossa prioridade absoluta neste momento. Expandir o uso de PrEP e de todas as formas de prevenção, preservativos interno e externos, testagem antes e regular, enfim, todas as formas combinadas para que a gente consiga realmente mudar completamente a curva da epidemia no Brasil.”

A meta, segundo Barreira, é expandir o uso da PrEP no Brasil em 300%, passando de 73 mil para mais de 200 mil pessoas.

“Mudando desde já aquela recomendação de que só profissionais do sexo, trans ou com vulnerabilidade muito aumentada deveriam fazer PrEP. Hoje, a gente preconiza que quem queira fazer PrEP terá acesso”, ressalta Barreira.

Gestantes com HIV 

O boletim mostra ainda que, em 2022, houve um predomínio de casos de gestantes com infecção pelo HIV, sobretudo entre mulheres pardas (52,1%), seguidas por brancas (28,5%) e pretas (14%). O diagnóstico do HIV em gestantes, de acordo com a pasta, é importante para que medidas de prevenção possam ser aplicadas de forma eficaz e consigam evitar a transmissão vertical do vírus (da mãe para o bebê).

“A maior parte das gestantes notificadas já é sabidamente HIV positiva antes do pré-natal e, em 2022, essas mulheres representaram quase 60% dos casos. É importante que essas gestantes estejam em uso regular de terapia antirretroviral e tenham suas cargas virais indetectáveis no momento do parto”, reforçou o ministério.

Em 2022, o uso de tratamento antirretroviral durante o pré-natal foi relatado em apenas 66,8% dos casos. A meta é atingir cobertura igual ou superior a 95%. Já o percentual de gestantes, parturientes e puérperas sem uso de tratamento antirretroviral foi de 13,5%. Em 19,7% dos casos, a informação sobre o uso da terapia foi ignorada.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vacinação em Jaru atualiza cadernetas e emite certificado para estudantes

Vacinação em Jaru atualiza cadernetas e emite certificado para estudantes

Campanha de vacinação em Jaru reforça o Certificado de Vacinação do Estudante.
L
UPA em Números facilita escolha de atendimento em Porto Velho

UPA em Números facilita escolha de atendimento em Porto Velho

UPA em Números facilita escolha de atendimento em Porto Velho
L
Sala de Estabilização garante socorro médico 24 horas em distrito da Capital

Sala de Estabilização garante socorro médico 24 horas em distrito da Capital

Léo Moraes inaugura Sala de Estabilização Roberval Ferraz de Lima que oferece socorro médico 24 horas, atendendo ao clamor histórico da população de União Bandeirantes por mais saúde.
L
Jaru promove ações do Dezembro Vermelho com pit stop e distribuição de kits

Jaru promove ações do Dezembro Vermelho com pit stop e distribuição de kits

Campanha destaca prevenção ao HIV com orientação, testes rápidos e entrega de kits.
L
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS

Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS

O Ministério da Saúde enviou mensagens para 14 milhões de meninas e mulheres inscritas no CadÚnico com orientações sobre o acesso gratuito a absorventes higiênicos pelo Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

TJRO absolve Carlinhos Camurça por ausência de provas do fato criminoso

Decisão da 1ª Câmara Criminal reconhece que o processo não apresentou elementos que confirmassem o crime nos termos descritos na denúncia
L
Conselhão entrega ao presidente Lula plano com metas de desenvolvimento

Conselhão entrega ao presidente Lula plano com metas de desenvolvimento

A 6ª Reunião Plenária do CDESS, realizada em Brasília, reuniu representantes do governo, empresariado e sociedade civil para formalizar a entrega do documento “Pilares de um Projeto de Nação”, com propostas estratégicas de longo prazo.
L
Governo federal cria grupo de trabalho para debater direitos de entregadores por app

Governo federal cria grupo de trabalho para debater direitos de entregadores por app

A Secretaria-Geral da Presidência coordenará o GT, que irá formular propostas de regulação trabalhista para entregadores por aplicativo, focando em melhor remuneração, previdência e transparência de algoritmos.
L

Quer sobrancelhas perfeitas? Participe do sorteio!

Depile-se sorteia combo de sobrancelhas perfeitas com design e buço.
L

Sorteio: Ingressos para a Festa Corsário Revival

Participe e concorra a 3 pares de ingressos para a festa que celebra os 30 anos do DJ Leudson!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus cobra implementação da lei que divulga lista de condenados por violência contra a mulher em Rondônia

Cláudia de Jesus cobra implementação da lei que divulga lista de condenados por violência contra a mulher em Rondônia

Deputada solicita transparência e informações sobre cumprimento da Lei 5.910/2024, que obriga a publicação dos nomes de agressores.
L
Cristiane Lopes acompanha obras do Complexo Deroche Pequeno Franco em Porto Velho

Cristiane Lopes acompanha obras do Complexo Deroche Pequeno Franco em Porto Velho

Parlamentar destinou R$ 500 mil para revitalização do espaço, que ganhará novas áreas de esporte, lazer e convivência
L
Ieda Chaves sugere criação de Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Ieda Chaves sugere criação de Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Parlamentar propõe estudo para estruturar políticas de proteção, fiscalização e apoio à causa animal
L
Dezembro Vermelho reforça prevenção ao HIV e investimentos da Alero na saúde em Rondônia

Dezembro Vermelho reforça prevenção ao HIV e investimentos da Alero na saúde em Rondônia

Estado amplia testagem, prevenção e acesso a tratamento, enquanto Assembleia fortalece orçamento para políticas de saúde
L
Ações do governo de RO impulsionam eficiência de gastos públicos e serviços para o cidadão em 2025

Ações do governo de RO impulsionam eficiência de gastos públicos e serviços para o cidadão em 2025

Governo de Rondônia economiza quase R$ 5 milhões em gastos administrativos e moderniza atendimento ao público
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no estado, investigando um esquema estruturado que promovia a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com possíveis delitos conexos como lavagem de capitais.
10
Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar nesta quinta-feira, em Porto Velho, após ser agredida por um cliente dentro de um apartamento na zona leste da capital de Rondônia.
16
Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

A vítima, de 45 anos, foi localizada no cruzamento das Avenidas 7 de Setembro e Rogério Weber, com diversas lesões e em visível estado de embriaguez, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
16
Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

João Pedro Costa da Silva, 28, foi executado na noite de quinta-feira na zona leste; a Polícia Civil investiga a ligação do crime com ameaças feitas por uma mulher membro da facção.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença e Outorga: PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPIGÃO D’OESTE

LICENÇA PRÉVIA, OUTORGA DE RECURSO HÍDRICO e LICENÇA DE INSTALAÇÃO
L
Modernização do trânsito em Rondônia impulsiona avanços e fortalece segurança viária em 2025

Modernização do trânsito em Rondônia impulsiona avanços e fortalece segurança viária em 2025

Trânsito segue como prioridade do governo de Rondônia, que em 2025 ampliou investimentos, qualificou servidores e expandiu serviços tecnológicos voltados à segurança viária e ao atendimento ao cidadão.
L
Leilão de frete da Conab movimenta 12,8 mil toneladas de milho para o ProVB

Leilão de frete da Conab movimenta 12,8 mil toneladas de milho para o ProVB

Leilão de frete reforça o ProVB ao distribuir estoques públicos de milho.
L
Selo verificado do X rende multa bilionária na União Europeia

Selo verificado do X rende multa bilionária na União Europeia

Selo verificado leva Comissão Europeia a aplicar primeira grande sanção contra a plataforma de Elon Musk.
L
Tecnologias que ajudam a desvendar crimes em Rondônia são tema da Expo Forense 2025 na EFMM

Tecnologias que ajudam a desvendar crimes em Rondônia são tema da Expo Forense 2025 na EFMM

Evento apresenta ao público ferramentas avançadas usadas pela Politec e reforça transparência na investigação científica
L
Vila Natalina encanta famílias e impulsiona empreendedores no Natal Porto Velho Luz

Vila Natalina encanta famílias e impulsiona empreendedores no Natal Porto Velho Luz

Vila Natalina encanta famílias e impulsiona empreendedores no Natal Porto Velho Luz
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.