SEGUNDA-FEIRA, 05/01/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral

Boletim mostra que entre os diagnosticados, 95% estão se tratando.

Por Paula Laboissière / Agência Brasil - 25

Publicado em 

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral
Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dados apresentados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde revelam que 1 milhão de pessoas viviam com HIV no Brasil em 2022. Desse total, 90% (900 mil) foram diagnosticadas, 81% (731 mil) das que têm diagnóstico estão em tratamento antirretroviral e 95% (695 mil) de quem está em tratamento antirretroviral têm carga indetectável do vírus.

O boletim epidemiológico HIV/aids mostra, portanto, que o Brasil alcançou uma das três metas globais definidas pela Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) para que a aids deixe de ser uma ameaça à saúde pública até 2030. A entidade fixou as metas popularmente conhecidas como 95-95-95, em que os três índices devem ficar em 95%.

Homens x mulheres 

Do total de 1 milhão de pessoas vivendo com HIV no país, 35% ou 350 mil são mulheres e 65% ou 650 mil são homens. Apenas 86% das mulheres foram diagnosticadas contra 92% dos homens. Além disso, 79% das mulheres recebem tratamento antirretroviral contra 82% dos homens e 94% das mulheres têm carga suprimida contra 96% dos homens.

“De modo geral, as mulheres têm desfechos piores, desde a detecção até a supressão da carga viral”, avaliou o diretor do departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Draurio Barreira.

Vulnerabilidades 

Entre gays e outros homens que fazem sexo com homens com mais de 18 anos, a prevalência do HIV é de 18,4%, enquanto a média da população brasileira é 0,49%. “Vejam a distância”, destacou o diretor. Entre pessoas que usam drogas, o índice é de 6,9%. Entre trabalhadoras do sexo com mais de 18 anos, 5,3%.

Novos casos 

Em 2022, o país registrou 43.403 novos casos de HIV. Desses, 73,6% em homens e 26,3% em mulheres. Entre essas mulheres, 63,3% são jovens e têm idade entre 20 e 39 anos. Além disso, 31% do total de novos casos têm ensino fundamental completo, 62,8% são pessoas pretas e pardas e 54,3% são homens que fazem sexo com homens.

Já os novos casos de aids, fase avançada do HIV, totalizaram 36.753 em 2022, sendo 71,1% em homens e 28,9% em mulheres. Nesse grupo, o nível de escolaridade, de acordo com o diretor, é ainda mais baixo: somente 27,1% das pessoas têm ensino fundamental completo. Além disso, 60,1% são pretas e pardas e 42,3% são homens que fazem sexo com homens.

“Quando a gente compara as pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade, pensando pretos, pardos, pobres, periféricos, todas as vulnerabilidades somadas contra os brancos de maior escolaridade, existe uma queda acentuada entre os brancos de maior escolaridade um aumento acentuado nas outras populações mais vulneráveis, formando um x [no gráfico] e mostrando que as vulnerabilidades são determinantes na questão do HIV como de tantas outras doenças.”

Tratamento 

Até setembro de 2023, 770 mil pessoas vivendo com HIV estavam em tratamento antirretroviral – 5% a mais que o registrado em todo o ano de 2022. Dessas, 49 mil iniciaram o tratamento em 2023. Atualmente, quase 200 mil pessoas sabem que têm o HIV no Brasil, mas não se tratam. “Estamos conseguindo recuperar essas pessoas para os serviços de saúde”.

“O grande desafio é combater o estigma e a discriminação, fazendo com que essas pessoas tenham portas abertas, não só nos serviços de saúde, mas dentro das organizações da sociedade civil, para que possam também ajudar a resgatar essas pessoas para o tratamento, assim como para fazer o diagnóstico.”

Os números mostram que 89% das pessoas brancas diagnosticadas com HIV estão em tratamento, contra 86% das pessoas negras e 84% de indígenas. Além disso, 90% das pessoas diagnosticadas e que têm 12 anos ou mais de estudo estão em tratamento, contra 88% das que têm de oito a 11 anos de estudo e 85% das que têm até sete anos de estudo.

“É sempre um cumulativo de vulnerabilidade”, pontuou o diretor.

Mortes 

Em 2022, o país registrou 10.994 óbitos que tinham o HIV como causa básica, contra 11.515 em 2021. Ainda assim, o total leva a uma média de 30 mortes por dia, sendo que 61,7% foram entre pessoas negras (47% pardos e 14,7% pretos) e 35,6% entre brancos.

Profilaxia pré-exposição 

Uma das formas de se prevenir contra o HIV é fazendo uso da profilaxia pré-exposição (PrEP), que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual, permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. De acordo com o boletim epidemiológico, a PrEP é mais acessada pela população branca (55,6%) em comparação a pessoas pardas (31,4%), pretas (12,6%) e indígenas (0,4%).

Ao todo, 5.533 novos usuários passaram a utilizar a PrEP até outubro de 2023 – 77% a mais do que o total registrado em outubro de 2022. Atualmente, 73.537 pessoas estão em PrEP no país, um aumento de 45% quando comparado ao ano anterior. Entre os usuários de PrEP, somente 12,6% são pretos, 3,3% são mulheres transexuais, 2% são homens trans, 0,4% são indígenas e 0,3% são travestis.

“Uma absoluta prioridade do ministério”, avaliou o diretor Draurio Barreira, ao comentar sobre a PrEP. “Em lugares onde você tem mais pessoas em tratamento pré-exposição do HIV, quando se chega a um nível de pelos menos três pessoas em PrEP para cada caso novo, se tem o início do decréscimo da epidemia. Aqui no Brasil, a gente está chegando próximo. Há lugares que têm três, quatro, seis no máximo.”

“No dia em que a gente conseguir chegar a seis, a gente vai ter realmente uma epidemia com decréscimo importante. Essa é nossa prioridade absoluta neste momento. Expandir o uso de PrEP e de todas as formas de prevenção, preservativos interno e externos, testagem antes e regular, enfim, todas as formas combinadas para que a gente consiga realmente mudar completamente a curva da epidemia no Brasil.”

A meta, segundo Barreira, é expandir o uso da PrEP no Brasil em 300%, passando de 73 mil para mais de 200 mil pessoas.

“Mudando desde já aquela recomendação de que só profissionais do sexo, trans ou com vulnerabilidade muito aumentada deveriam fazer PrEP. Hoje, a gente preconiza que quem queira fazer PrEP terá acesso”, ressalta Barreira.

Gestantes com HIV 

O boletim mostra ainda que, em 2022, houve um predomínio de casos de gestantes com infecção pelo HIV, sobretudo entre mulheres pardas (52,1%), seguidas por brancas (28,5%) e pretas (14%). O diagnóstico do HIV em gestantes, de acordo com a pasta, é importante para que medidas de prevenção possam ser aplicadas de forma eficaz e consigam evitar a transmissão vertical do vírus (da mãe para o bebê).

“A maior parte das gestantes notificadas já é sabidamente HIV positiva antes do pré-natal e, em 2022, essas mulheres representaram quase 60% dos casos. É importante que essas gestantes estejam em uso regular de terapia antirretroviral e tenham suas cargas virais indetectáveis no momento do parto”, reforçou o ministério.

Em 2022, o uso de tratamento antirretroviral durante o pré-natal foi relatado em apenas 66,8% dos casos. A meta é atingir cobertura igual ou superior a 95%. Já o percentual de gestantes, parturientes e puérperas sem uso de tratamento antirretroviral foi de 13,5%. Em 19,7% dos casos, a informação sobre o uso da terapia foi ignorada.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TEA em idosos: estudo estima 300 mil brasileiros no espectro

TEA em idosos: estudo estima 300 mil brasileiros no espectro

Levantamento com base no Censo 2022 aponta prevalência de autismo em pessoas acima de 60 anos e indica que diagnóstico tardio costuma trazer alívio e autocompreensão.
L
Atestados médicos em papel continuam válidos em 2026

Atestados médicos em papel continuam válidos em 2026

CFM esclarece resolução e rebate fake news sobre atestados.
L

Vista Alegre do Abunã: falta de médico na USF obriga paciente com dores a procurar farmácia

O caso tem sido apontado como negligência médica por moradores da região, que frequentemente buscam atendimento no Hospital Regional de Extrema, Acre, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Porto Velho e, às vezes, até na Bolívia, devido à precariedade dos serviços locais, que deixam muito a desejar.
L
Ministério da Saúde renova contrato bilionário com Rede Sarah

Ministério da Saúde renova contrato bilionário com Rede Sarah

Investimento garante atendimento a mais de 2 milhões de pacientes do SUS.
L
Ministério da Saúde atualiza Caderneta da Pessoa Idosa

Ministério da Saúde atualiza Caderneta da Pessoa Idosa

Versão inclui saúde mental, prevenção à violência e cuidados paliativos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Maduro é preso em Nova York: ex-líder passa primeira noite sob custódia

Maduro é preso em Nova York: ex-líder passa primeira noite sob custódia

Nicolás Maduro foi levado a um centro federal nos EUA após captura em Caracas e enfrentará acusações de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas
L

Rondônia celebra 44 anos de instalação: do sonho territorial à potência da Amazônia

Estado completa 44 anos em 4 de janeiro de 2026, consolidando uma trajetória marcada por desafios, integração nacional e crescimento econômico, social e produtivo
L

Fortes chuvas com trovoadas se aproximam da capital e interior

Alerta de descargas elétricas, especialmente nas regiões Norte e Sudoeste do estado.
L

O governo brasileiro age para garantir a segurança na fronteira com Roraima após a invasão dos EUA na Venezuela

“O Brasil condena estas ações e reafirma sua disposição de promover o diálogo e a cooperação”, disse Lula.
L

Confira o que está em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho

Filmes de ação, suspense e animação movimentam a programação desta semana no Cine Araújo, com opções para toda a família, incluindo estreias aguardadas e sucessos consagrados nas telonas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Presidente afirma que empresas americanas atuarão fortemente no setor.
L
Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Procuradora diz que Maduro responderá à Justiça americana.
L
Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Secretário dos EUA diz que governo venezuelano não é legítimo.
L
Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Presidente Lula acompanha crise e retorna a Brasília ainda hoje.
L
Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Presidente argentino associa Lula a Maduro em vídeo nas redes sociais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Enteado ataca padrasto com panela de pressão na cabeça para defender mãe de agressões

Enteado ataca padrasto com panela de pressão na cabeça para defender mãe de agressões

O idoso precisou de atendimento médico na Policlínica Ana Adelaide, e depois de receber alta foi encaminhado junto do enteado para o Departamento de Flagrantes.
16
Equipe do sgt Machado fecha “Boca da Bia” e prende traficante com drogas na zona leste

Equipe do sgt Machado fecha “Boca da Bia” e prende traficante com drogas na zona leste

O flagrante aconteceu em uma boca de fumo na Rua Constelação, bairro Flamboyant, zona leste de Porto Velho.
14

Jovem presa por violência doméstica é encontrada morta em cela na Central de Flagrantes

As causas da morte estão sendo apuradas pela Polícia Civil.
18
Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Forças de segurança realizaram a Operação Madeira-Mamoré e localizaram granadas, fuzil e drogas em residência no bairro Jardim das Esmeraldas.
12
Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Suspeito armado com facão descumpriu medida protetiva e resistiu à prisão.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Nova York critica ação de Trump contra a Venezuela

Prefeito de Nova York critica ação de Trump contra a Venezuela

Zohran Mamdani classifica captura de Nicolás Maduro como “ato de guerra” e cita impactos diretos para venezuelanos que vivem na cidade.
L
Incêndio na Suíça: 24 das 40 vítimas já foram identificadas

Incêndio na Suíça: 24 das 40 vítimas já foram identificadas

Explosão em bar de estação de esqui deixou 40 mortos e 119 feridos; polícia suíça avança no processo de identificação das vítimas.
L
Venezuelanos no exterior reagem a ataque dos EUA e queda de Maduro

Venezuelanos no exterior reagem a ataque dos EUA e queda de Maduro

Manifestações de repúdio e comemoração ocorreram em vários países após a captura do líder venezuelano e o anúncio de uma administração norte-americana no país.
L
China cobra libertação de Maduro: EUA violaram direito internacional

China cobra libertação de Maduro: EUA violaram direito internacional

Governo chinês exige soltura imediata do presidente venezuelano e de sua esposa, afirma que ação fere a Carta da ONU e defende solução por meio do diálogo.
L
Ataque dos EUA à Venezuela: ofensiva fortalece extrema-direita

Ataque dos EUA à Venezuela: ofensiva fortalece extrema-direita

Professora da Uerj avalia que ação de Washington integra estratégia de Donald Trump para articular redes transnacionais de extrema-direita e ampliar instabilidade regional.
L
Argentina restringe imigração de aliados de Maduro: entrada é barra

Argentina restringe imigração de aliados de Maduro: entrada é barra

Governo argentino endurece regras para impedir que funcionários, militares e empresários ligados ao regime venezuelano usem o país como refúgio político.
L
Venezuela: Conselho de Segurança da ONU será convocado após ação dos EUA

Venezuela: Conselho de Segurança da ONU será convocado após ação dos EUA

Reunião solicitada pela Colômbia, com apoio de Rússia e China, discutirá impacto da ofensiva americana e alertas da ONU sobre violação do direito internacional.
L
Trump afirma que operação na Venezuela é aviso à soberania dos EUA

Trump afirma que operação na Venezuela é aviso à soberania dos EUA

Presidente dos Estados Unidos diz que ação militar serve como recado global, anuncia controle do país e afirma que exigências americanas deverão ser cumpridas integralmente.
L
Trump indica diálogo com vice e descarta oposição na Venezuela

Trump indica diálogo com vice e descarta oposição na Venezuela

Presidente dos EUA afirma que Washington vai administrar a Venezuela por tempo indefinido e rejeita liderança de Maria Corina Machado
L
Intervenção dos EUA na Venezuela: Espanha não reconhecerá ação

Intervenção dos EUA na Venezuela: Espanha não reconhecerá ação

Pedro Sánchez afirma que Madri rejeita qualquer intervenção dos EUA na Venezuela que viole o direito internacional e pede respeito à Carta da ONU.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.