DOMINGO, 14/12/2025

Em destaque

L

Saúde

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral

Boletim mostra que entre os diagnosticados, 95% estão se tratando.

Por Paula Laboissière / Agência Brasil - 25

Publicado em 

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral
Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dados apresentados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde revelam que 1 milhão de pessoas viviam com HIV no Brasil em 2022. Desse total, 90% (900 mil) foram diagnosticadas, 81% (731 mil) das que têm diagnóstico estão em tratamento antirretroviral e 95% (695 mil) de quem está em tratamento antirretroviral têm carga indetectável do vírus.

O boletim epidemiológico HIV/aids mostra, portanto, que o Brasil alcançou uma das três metas globais definidas pela Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) para que a aids deixe de ser uma ameaça à saúde pública até 2030. A entidade fixou as metas popularmente conhecidas como 95-95-95, em que os três índices devem ficar em 95%.

Homens x mulheres 

Do total de 1 milhão de pessoas vivendo com HIV no país, 35% ou 350 mil são mulheres e 65% ou 650 mil são homens. Apenas 86% das mulheres foram diagnosticadas contra 92% dos homens. Além disso, 79% das mulheres recebem tratamento antirretroviral contra 82% dos homens e 94% das mulheres têm carga suprimida contra 96% dos homens.

“De modo geral, as mulheres têm desfechos piores, desde a detecção até a supressão da carga viral”, avaliou o diretor do departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Draurio Barreira.

Vulnerabilidades 

Entre gays e outros homens que fazem sexo com homens com mais de 18 anos, a prevalência do HIV é de 18,4%, enquanto a média da população brasileira é 0,49%. “Vejam a distância”, destacou o diretor. Entre pessoas que usam drogas, o índice é de 6,9%. Entre trabalhadoras do sexo com mais de 18 anos, 5,3%.

Novos casos 

Em 2022, o país registrou 43.403 novos casos de HIV. Desses, 73,6% em homens e 26,3% em mulheres. Entre essas mulheres, 63,3% são jovens e têm idade entre 20 e 39 anos. Além disso, 31% do total de novos casos têm ensino fundamental completo, 62,8% são pessoas pretas e pardas e 54,3% são homens que fazem sexo com homens.

Já os novos casos de aids, fase avançada do HIV, totalizaram 36.753 em 2022, sendo 71,1% em homens e 28,9% em mulheres. Nesse grupo, o nível de escolaridade, de acordo com o diretor, é ainda mais baixo: somente 27,1% das pessoas têm ensino fundamental completo. Além disso, 60,1% são pretas e pardas e 42,3% são homens que fazem sexo com homens.

“Quando a gente compara as pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade, pensando pretos, pardos, pobres, periféricos, todas as vulnerabilidades somadas contra os brancos de maior escolaridade, existe uma queda acentuada entre os brancos de maior escolaridade um aumento acentuado nas outras populações mais vulneráveis, formando um x [no gráfico] e mostrando que as vulnerabilidades são determinantes na questão do HIV como de tantas outras doenças.”

Tratamento 

Até setembro de 2023, 770 mil pessoas vivendo com HIV estavam em tratamento antirretroviral – 5% a mais que o registrado em todo o ano de 2022. Dessas, 49 mil iniciaram o tratamento em 2023. Atualmente, quase 200 mil pessoas sabem que têm o HIV no Brasil, mas não se tratam. “Estamos conseguindo recuperar essas pessoas para os serviços de saúde”.

“O grande desafio é combater o estigma e a discriminação, fazendo com que essas pessoas tenham portas abertas, não só nos serviços de saúde, mas dentro das organizações da sociedade civil, para que possam também ajudar a resgatar essas pessoas para o tratamento, assim como para fazer o diagnóstico.”

Os números mostram que 89% das pessoas brancas diagnosticadas com HIV estão em tratamento, contra 86% das pessoas negras e 84% de indígenas. Além disso, 90% das pessoas diagnosticadas e que têm 12 anos ou mais de estudo estão em tratamento, contra 88% das que têm de oito a 11 anos de estudo e 85% das que têm até sete anos de estudo.

“É sempre um cumulativo de vulnerabilidade”, pontuou o diretor.

Mortes 

Em 2022, o país registrou 10.994 óbitos que tinham o HIV como causa básica, contra 11.515 em 2021. Ainda assim, o total leva a uma média de 30 mortes por dia, sendo que 61,7% foram entre pessoas negras (47% pardos e 14,7% pretos) e 35,6% entre brancos.

Profilaxia pré-exposição 

Uma das formas de se prevenir contra o HIV é fazendo uso da profilaxia pré-exposição (PrEP), que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual, permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. De acordo com o boletim epidemiológico, a PrEP é mais acessada pela população branca (55,6%) em comparação a pessoas pardas (31,4%), pretas (12,6%) e indígenas (0,4%).

Ao todo, 5.533 novos usuários passaram a utilizar a PrEP até outubro de 2023 – 77% a mais do que o total registrado em outubro de 2022. Atualmente, 73.537 pessoas estão em PrEP no país, um aumento de 45% quando comparado ao ano anterior. Entre os usuários de PrEP, somente 12,6% são pretos, 3,3% são mulheres transexuais, 2% são homens trans, 0,4% são indígenas e 0,3% são travestis.

“Uma absoluta prioridade do ministério”, avaliou o diretor Draurio Barreira, ao comentar sobre a PrEP. “Em lugares onde você tem mais pessoas em tratamento pré-exposição do HIV, quando se chega a um nível de pelos menos três pessoas em PrEP para cada caso novo, se tem o início do decréscimo da epidemia. Aqui no Brasil, a gente está chegando próximo. Há lugares que têm três, quatro, seis no máximo.”

“No dia em que a gente conseguir chegar a seis, a gente vai ter realmente uma epidemia com decréscimo importante. Essa é nossa prioridade absoluta neste momento. Expandir o uso de PrEP e de todas as formas de prevenção, preservativos interno e externos, testagem antes e regular, enfim, todas as formas combinadas para que a gente consiga realmente mudar completamente a curva da epidemia no Brasil.”

A meta, segundo Barreira, é expandir o uso da PrEP no Brasil em 300%, passando de 73 mil para mais de 200 mil pessoas.

“Mudando desde já aquela recomendação de que só profissionais do sexo, trans ou com vulnerabilidade muito aumentada deveriam fazer PrEP. Hoje, a gente preconiza que quem queira fazer PrEP terá acesso”, ressalta Barreira.

Gestantes com HIV 

O boletim mostra ainda que, em 2022, houve um predomínio de casos de gestantes com infecção pelo HIV, sobretudo entre mulheres pardas (52,1%), seguidas por brancas (28,5%) e pretas (14%). O diagnóstico do HIV em gestantes, de acordo com a pasta, é importante para que medidas de prevenção possam ser aplicadas de forma eficaz e consigam evitar a transmissão vertical do vírus (da mãe para o bebê).

“A maior parte das gestantes notificadas já é sabidamente HIV positiva antes do pré-natal e, em 2022, essas mulheres representaram quase 60% dos casos. É importante que essas gestantes estejam em uso regular de terapia antirretroviral e tenham suas cargas virais indetectáveis no momento do parto”, reforçou o ministério.

Em 2022, o uso de tratamento antirretroviral durante o pré-natal foi relatado em apenas 66,8% dos casos. A meta é atingir cobertura igual ou superior a 95%. Já o percentual de gestantes, parturientes e puérperas sem uso de tratamento antirretroviral foi de 13,5%. Em 19,7% dos casos, a informação sobre o uso da terapia foi ignorada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Depressão atinge mais de 10% dos agentes penitenciários brasileiros

Depressão atinge mais de 10% dos agentes penitenciários brasileiros

Pesquisa Cenários da Saúde Física e Mental dos Servidores do Sistema Penitenciário Brasileiro, com 22,7 mil profissionais, revela que um em cada dez agentes teve diagnóstico de depressão entre agentes penitenciários, refletindo o ritmo intenso de trabalho.
L
Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa nas Américas

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa nas Américas

Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) recomenda aos países das Américas monitoramento atento e reforço da vacinação contra a influenza, em resposta ao alerta da OMS sobre o subclado K do vírus H3N2, que pode antecipar ou intensificar a temporada de 2026.
L
Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Programa “Agora Tem Especialistas” mobiliza hospitais em todo o país para reduzir filas e tempo de espera.
L
Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Conselho Federal de Medicina esclarece boatos sobre proibição de documentos impressos.
L
Cuidados com a pele no fim de ano em Rondônia: alerta para riscos de soluções rápidas

Cuidados com a pele no fim de ano em Rondônia: alerta para riscos de soluções rápidas

Especialistas orientam prevenção adequada ao clima tropical.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames adequados no parreiral asseguram produtividade e regularidade da uva. 
L

Neide Cardozo da Kanindé convoca a população de Porto Velho para marchar contra a “anistia e o Marco Temporal”

O evento, que ocorrerá em todo o Brasil, terá início em Porto Velho, capital de Rondônia, às 15h de domingo (14), na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
L

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L

Da Linha Eletrônica, em Cacoal, para o mundo: Colheita semi mecanizada do café robusta desperta interesse internacional

Produção rural próxima à Linha 21 ganha projeção fora do país após vídeo mostrar a realidade da lavoura, a produtividade e o trabalho de famílias e vizinhos, chamando a atenção de empresas do Vietnã e da China
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

Cenário político de Rondônia projeta 2026 com movimentações intensas.
L
Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade denuncia perseguições internas em audiência na ALE-RO. 
L
Deputado Edevaldo Neves cobra transparência e exige relatório sobre motoristas de aplicativo em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves cobra transparência e exige relatório sobre motoristas de aplicativo em Rondônia

Parlamentar solicita informações detalhadas ao Governo sobre empresas de transporte por aplicativo e o cumprimento das exigências para concessão de isenção do IPVA.
L
Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Presidente da Câmara sai em defesa de Mariângela Fialek e afirma que decisão do STF não identifica irregularidades financeiras.
L
Fim da escala 6x1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Fim da escala 6×1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Proposta que reduz jornada de trabalho para até 36 horas semanais segue para novas etapas legislativas.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Suspeita foi presa em flagrante após ataque que deixou vítima com ferimentos graves no rosto. 
14
Homem morto a facadas dentro de motel em Porto Velho

Homem morto a facadas dentro de motel em Porto Velho

Homem morto a facadas foi identificado após crime no bairro Nova Porto Velho. 
18
Furto em loja na Avenida Calama é registrado por câmeras 

Furto em loja na Avenida Calama é registrado por câmeras 

Furto em loja ocorreu durante a madrugada na Avenida Calama. 
14
Tentativa de homicídio marca briga entre vizinhos em Porto Velho 

Tentativa de homicídio marca briga entre vizinhos em Porto Velho 

Tentativa de homicídio ocorreu após nova briga entre vizinhos durante a madrugada. 
16
Suspeito preso com drogas após fuga no bairro Escola de Polícia 

Suspeito preso com drogas após fuga no bairro Escola de Polícia 

Suspeito preso com drogas tentou fugir da PM durante patrulhamento no bairro Escola de Polícia. 
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Candidatos negros do CNU passam por etapa de confirmação neste fim de semana 

Candidatos negros do CNU passam por etapa de confirmação neste fim de semana 

Procedimento é obrigatório para manutenção das vagas reservadas e ocorre em 224 municípios. 
L
Prisão de foragido é realizada pelo 1º BPM na Jorge Teixeira

Prisão de foragido é realizada pelo 1º BPM na Jorge Teixeira

Prisão de foragido ocorreu durante patrulhamento na Avenida Jorge Teixeira.
14
Nota de pesar: Zilmar De Souza Reis

Nota de pesar: Zilmar De Souza Reis

Falecimento de Zilmar de Souza Reis ocorreu neste domingo em Porto Velho.
L
Homem é atacado a facadas por vulgo “Herói” em lava jato

Homem é atacado a facadas por vulgo “Herói” em lava jato

o suspeito desferiu dois golpes de faca, atingindo a nuca e as costas e em seguida fugiu.
14

Foragido da Justiça por roubo é preso durante patrulhamento na BR-364 em Candeias do Jamari

Foragido da Justiça por roubo é localizado pela Polícia Militar durante patrulhamento ostensivo na BR-364, em Candeias do Jamari
12
Pedreiro morre enquanto rebocava parede de residência na zona leste

Pedreiro morre enquanto rebocava parede de residência na zona leste

O pedreiro passou mal durante serviço de reboco no bairro Porto Cristo e morreu antes de chegar ao hospital.
18
Equipe do sgt Machado recupera moto roubada na BR-319

Equipe do sgt Machado recupera moto roubada na BR-319

De acordo com a PM, a equipe recebeu denúncias indicando o possível paradeiro do veículo, que havia sido roubado em Porto Velho.
10
Reunião do Conselho Estadual de Turismo reforça novas iniciativas e apresenta resultados de 2025 em Rondônia

Reunião do Conselho Estadual de Turismo reforça novas iniciativas e apresenta resultados de 2025 em Rondônia

Reunião discute resultados de 2025 e define estratégias para fortalecer o turismo de Rondônia em 2026.
L
Estudantes de Rondônia se destacam na Olimpíada Tesouro Direto de Educação Financeira 2025

Estudantes de Rondônia se destacam na Olimpíada Tesouro Direto de Educação Financeira 2025

Estudantes conquistam reconhecimento nacional na Olimpíada Tesouro Direto de Educação Financeira 2025 e recebem premiação em títulos públicos.
L
Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York

Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York

Artista teve carreira de 35 anos em Hollywood e marcou o cinema dos anos 1990.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.