QUARTA-FEIRA, 11/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral

Boletim mostra que entre os diagnosticados, 95% estão se tratando.

Por Paula Laboissière / Agência Brasil - 25

Publicado em 

HIV: Brasil cumpre meta de pessoas em tratamento antirretroviral
Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dados apresentados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde revelam que 1 milhão de pessoas viviam com HIV no Brasil em 2022. Desse total, 90% (900 mil) foram diagnosticadas, 81% (731 mil) das que têm diagnóstico estão em tratamento antirretroviral e 95% (695 mil) de quem está em tratamento antirretroviral têm carga indetectável do vírus.

O boletim epidemiológico HIV/aids mostra, portanto, que o Brasil alcançou uma das três metas globais definidas pela Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) para que a aids deixe de ser uma ameaça à saúde pública até 2030. A entidade fixou as metas popularmente conhecidas como 95-95-95, em que os três índices devem ficar em 95%.

Homens x mulheres 

Do total de 1 milhão de pessoas vivendo com HIV no país, 35% ou 350 mil são mulheres e 65% ou 650 mil são homens. Apenas 86% das mulheres foram diagnosticadas contra 92% dos homens. Além disso, 79% das mulheres recebem tratamento antirretroviral contra 82% dos homens e 94% das mulheres têm carga suprimida contra 96% dos homens.

“De modo geral, as mulheres têm desfechos piores, desde a detecção até a supressão da carga viral”, avaliou o diretor do departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Draurio Barreira.

Vulnerabilidades 

Entre gays e outros homens que fazem sexo com homens com mais de 18 anos, a prevalência do HIV é de 18,4%, enquanto a média da população brasileira é 0,49%. “Vejam a distância”, destacou o diretor. Entre pessoas que usam drogas, o índice é de 6,9%. Entre trabalhadoras do sexo com mais de 18 anos, 5,3%.

Novos casos 

Em 2022, o país registrou 43.403 novos casos de HIV. Desses, 73,6% em homens e 26,3% em mulheres. Entre essas mulheres, 63,3% são jovens e têm idade entre 20 e 39 anos. Além disso, 31% do total de novos casos têm ensino fundamental completo, 62,8% são pessoas pretas e pardas e 54,3% são homens que fazem sexo com homens.

Já os novos casos de aids, fase avançada do HIV, totalizaram 36.753 em 2022, sendo 71,1% em homens e 28,9% em mulheres. Nesse grupo, o nível de escolaridade, de acordo com o diretor, é ainda mais baixo: somente 27,1% das pessoas têm ensino fundamental completo. Além disso, 60,1% são pretas e pardas e 42,3% são homens que fazem sexo com homens.

“Quando a gente compara as pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade, pensando pretos, pardos, pobres, periféricos, todas as vulnerabilidades somadas contra os brancos de maior escolaridade, existe uma queda acentuada entre os brancos de maior escolaridade um aumento acentuado nas outras populações mais vulneráveis, formando um x [no gráfico] e mostrando que as vulnerabilidades são determinantes na questão do HIV como de tantas outras doenças.”

Tratamento 

Até setembro de 2023, 770 mil pessoas vivendo com HIV estavam em tratamento antirretroviral – 5% a mais que o registrado em todo o ano de 2022. Dessas, 49 mil iniciaram o tratamento em 2023. Atualmente, quase 200 mil pessoas sabem que têm o HIV no Brasil, mas não se tratam. “Estamos conseguindo recuperar essas pessoas para os serviços de saúde”.

“O grande desafio é combater o estigma e a discriminação, fazendo com que essas pessoas tenham portas abertas, não só nos serviços de saúde, mas dentro das organizações da sociedade civil, para que possam também ajudar a resgatar essas pessoas para o tratamento, assim como para fazer o diagnóstico.”

Os números mostram que 89% das pessoas brancas diagnosticadas com HIV estão em tratamento, contra 86% das pessoas negras e 84% de indígenas. Além disso, 90% das pessoas diagnosticadas e que têm 12 anos ou mais de estudo estão em tratamento, contra 88% das que têm de oito a 11 anos de estudo e 85% das que têm até sete anos de estudo.

“É sempre um cumulativo de vulnerabilidade”, pontuou o diretor.

Mortes 

Em 2022, o país registrou 10.994 óbitos que tinham o HIV como causa básica, contra 11.515 em 2021. Ainda assim, o total leva a uma média de 30 mortes por dia, sendo que 61,7% foram entre pessoas negras (47% pardos e 14,7% pretos) e 35,6% entre brancos.

Profilaxia pré-exposição 

Uma das formas de se prevenir contra o HIV é fazendo uso da profilaxia pré-exposição (PrEP), que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual, permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. De acordo com o boletim epidemiológico, a PrEP é mais acessada pela população branca (55,6%) em comparação a pessoas pardas (31,4%), pretas (12,6%) e indígenas (0,4%).

Ao todo, 5.533 novos usuários passaram a utilizar a PrEP até outubro de 2023 – 77% a mais do que o total registrado em outubro de 2022. Atualmente, 73.537 pessoas estão em PrEP no país, um aumento de 45% quando comparado ao ano anterior. Entre os usuários de PrEP, somente 12,6% são pretos, 3,3% são mulheres transexuais, 2% são homens trans, 0,4% são indígenas e 0,3% são travestis.

“Uma absoluta prioridade do ministério”, avaliou o diretor Draurio Barreira, ao comentar sobre a PrEP. “Em lugares onde você tem mais pessoas em tratamento pré-exposição do HIV, quando se chega a um nível de pelos menos três pessoas em PrEP para cada caso novo, se tem o início do decréscimo da epidemia. Aqui no Brasil, a gente está chegando próximo. Há lugares que têm três, quatro, seis no máximo.”

“No dia em que a gente conseguir chegar a seis, a gente vai ter realmente uma epidemia com decréscimo importante. Essa é nossa prioridade absoluta neste momento. Expandir o uso de PrEP e de todas as formas de prevenção, preservativos interno e externos, testagem antes e regular, enfim, todas as formas combinadas para que a gente consiga realmente mudar completamente a curva da epidemia no Brasil.”

A meta, segundo Barreira, é expandir o uso da PrEP no Brasil em 300%, passando de 73 mil para mais de 200 mil pessoas.

“Mudando desde já aquela recomendação de que só profissionais do sexo, trans ou com vulnerabilidade muito aumentada deveriam fazer PrEP. Hoje, a gente preconiza que quem queira fazer PrEP terá acesso”, ressalta Barreira.

Gestantes com HIV 

O boletim mostra ainda que, em 2022, houve um predomínio de casos de gestantes com infecção pelo HIV, sobretudo entre mulheres pardas (52,1%), seguidas por brancas (28,5%) e pretas (14%). O diagnóstico do HIV em gestantes, de acordo com a pasta, é importante para que medidas de prevenção possam ser aplicadas de forma eficaz e consigam evitar a transmissão vertical do vírus (da mãe para o bebê).

“A maior parte das gestantes notificadas já é sabidamente HIV positiva antes do pré-natal e, em 2022, essas mulheres representaram quase 60% dos casos. É importante que essas gestantes estejam em uso regular de terapia antirretroviral e tenham suas cargas virais indetectáveis no momento do parto”, reforçou o ministério.

Em 2022, o uso de tratamento antirretroviral durante o pré-natal foi relatado em apenas 66,8% dos casos. A meta é atingir cobertura igual ou superior a 95%. Já o percentual de gestantes, parturientes e puérperas sem uso de tratamento antirretroviral foi de 13,5%. Em 19,7% dos casos, a informação sobre o uso da terapia foi ignorada.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Semusa registra novos casos de HIV em 2026 e reforça prevenção com preservativos, testagem e acesso gratuito a PrEP e PEP pelo SUS.
L
Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Orientação sobre uso excessivo de telas destaca impactos físicos e mentais e reforça a importância do equilíbrio digital para crianças, jovens e adultos.
L
Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Deputados declaram medicamentos para emagrecimento como de interesse público; medida visa facilitar o acesso, enquanto Anvisa alerta para riscos do uso indevido.
L
Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde para ampliar atendimento com 160 profissionais na rede municipal, fortalecendo equipes em Porto Velho e distritos com foco assistencial.
L
Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Agência registra 145 suspeitas de eventos adversos no país e reforça que medicamentos só devem ser usados com prescrição e acompanhamento médico.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Alciréa de Farias Tabosa

Cantora e empresária, natural de Belém e radicada em Porto Velho, Alciréa de Farias Tabosa deixa um legado de alegria, trabalho e amor à família, marcado por música e união.
L

Única Talks: Educação em foco com o juiz Audarzean Santana da Silva

O Única Talks segue como um espaço de diálogo qualificado, aproximando o público de temas relevantes e de convidados que ajudam a pensar o presente e projetar o futuro, sempre com foco em conhecimento, cidadania e desenvolvimento.
L

Agenda News Folia 2026: Musas da Banda do Vai Quem Quer agitam a terça-feira

A entrevista com Nádia Caldas e Lidiane Shockness promete ser leve, animada e cheia de energia, do jeito que a folia merece.
L
Governo federal reajusta repasse da merenda escolar em 14,3% para 2026

Governo federal reajusta repasse da merenda escolar em 14,3% para 2026

Medida também eleva para 45% cota obrigatória de produtos da agricultura familiar; investimento total no programa chega a R$ 6,7 bilhões neste ano.
L
Três municípios de Rondônia entram no ranking dos maiores exportadores da Amazônia

Três municípios de Rondônia entram no ranking dos maiores exportadores da Amazônia

Vilhena, Rolim de Moura e Jaru aparecem no ranking de janeiro de 2026 e reforçam a força do agronegócio e da agroindústria rondoniense no comércio exterior.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eyder Brasil destina R$ 80 mil ao Projeto Ação Mulher em Ariquemes

Eyder Brasil destina R$ 80 mil ao Projeto Ação Mulher em Ariquemes

Iniciativa oferece oficinas de artesanato, pintura e crochê para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
L
STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente

STM dá dez dias para Bolsonaro entregar defesa contra perda de patente

Ministro Carlos Vuyk de Aquino abre prazo para ex-presidente se manifestar; MPM pede expulsão do Exército após condenação por tentativa de golpe de Estado.
L
Fachin diz que CNJ vai priorizar combate à violência contra a mulher

Fachin diz que CNJ vai priorizar combate à violência contra a mulher

Presidente do conselho reafirma compromisso com o enfrentamento ao feminicídio em abertura de sessão; fala ocorre em meio a denúncias contra ministro do STJ.
L
Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Leur Lomanto Júnior assume a presidência da CCJ na Câmara

Deputado do União Brasil foi eleito com 36 votos e terá o desafio de priorizar a PEC da jornada 6×1 em ano eleitoral, conforme pedido de Hugo Motta.
L
Hugo Motta classifica como "feliz" decisão sobre penduricalhos

Hugo Motta classifica como “feliz” decisão sobre penduricalhos

Presidente da Câmara apoia suspensão de benefícios acima do teto constitucional e defende que reajuste de 8% para servidores da Casa mantém paridade com Judiciário.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende medicamentos proibidos na BR-364

PRF apreende medicamentos proibidos na BR-364

Carga de canetas emagrecedoras sem registro na ANVISA foi localizada em cabine de caminhão
10
PF apreende R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025

PF apreende R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025

Balanço recorde revela foco na descapitalização de facções com apreensão de imóveis e aeronaves; PRF detém 41 mil pessoas em rodovias federais.
L
Venezuelano é agredido com barra de ferro e pauladas durante roubo

Venezuelano é agredido com barra de ferro e pauladas durante roubo

Vítima foi atacada por dois homens na Rua Miguel Chakian e buscou socorro na rodoviária de Porto Velho; criminosos fugiram levando o celular do rapaz.
14
PRF apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR 425

PRF apreende cerca de 11 kg de skunk em ônibus na BR 425

Agentes em Guajará-Mirim detêm passageiro de 20 anos que transportava droga em mochila e sob poltrona; material tinha como destino a capital Porto Velho.
12
Polícia Civil deflagra operação contra alambique clandestino em Ji-Paraná

Polícia Civil deflagra operação contra alambique clandestino em Ji-Paraná

Investigado é preso após fabricar bebidas sem autorização e ameaçar servidores da Vigilância Sanitária; equipe de fiscalização chegou a suspender atividades por segurança.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: SABRINA ALMEIDA VASCONCELOS

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 685 SOL/DLA
L
Paramount aumenta oferta para comprar Warner e desafia proposta da Netflix

Paramount aumenta oferta para comprar Warner e desafia proposta da Netflix

Nova oferta prevê US$ 30 por ação e pagamento de multa bilionária caso contrato com Netflix seja cancelado. Operação ainda depende de aprovação regulatória e acionária.
L
Microcrédito transforma a vida de pescadores e ribeirinhos na região Norte

Microcrédito transforma a vida de pescadores e ribeirinhos na região Norte

Linha de financiamento permite aquisição de barco e ampliação da produção familiar, gerando mais renda e autonomia.
L
Jaru: prefeito sanciona lei que reajusta salário de Agentes de Saúde e Endemias

Jaru: prefeito sanciona lei que reajusta salário de Agentes de Saúde e Endemias

Piso salarial passa a ser de R$ 3.242,00 e pagamento retroativo a janeiro será realizado ainda este mês.
L
Prefeitura de Jaru reforça coleta seletiva com recolhimento de eletrônicos e recicláveis em frente às casas

Prefeitura de Jaru reforça coleta seletiva com recolhimento de eletrônicos e recicláveis em frente às casas

Serviço visa destinação correta de materiais e fortalecimento da reciclagem no município, envolvendo cooperativa local de catadores.
L
Caixa fora do ar: aplicativo apresenta erro e clientes relatam instabilidade nesta terça

Caixa fora do ar: aplicativo apresenta erro e clientes relatam instabilidade nesta terça

Mensagem de erro I-001-NF impede login e afeta serviços como Pix; usuários recorrem a monitoramento online e redes sociais para verificar situação.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.