SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil

Precisão do diagnóstico evita transmissão da malária pelo sangue.

Por Cristina Indio do Brasil / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil
Bio-Manguinhos/Fiocruz

A aplicação do NAT Plus, primeiro kit diagnóstico do mundo a detectar a malária, completou um ano e elevou o Brasil ao mais alto patamar de segurança nas transfusões de sangue. Desenvolvido e produzido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o kit, usado em parceria com a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde nos hemocentros da rede pública brasileira registrou avanços nesse período.

Especialista em Saúde Pública do Instituto Leônidas e Maria Deane da Fiocruz Amazônia (ILMD/Fiocruz Amazônia) e pesquisador e médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado do estado do Amazonas, Marcus Lacerda explicou que o objetivo mais direto do uso do kit é evitar a transmissão da malária pelo sangue.

Segundo o médico, uma das formas muito raras de transmissão é quando uma pessoa que já está doente recebe a indicação de tomar um derivado do sangue. Se esse sangue estiver contaminado com plasmodium, o parasito da malária, ela pode ter o agravamento do quadro pela malária.

“Como a gente está em uma região endêmica na Amazônia, eventualmente as pessoas que vão doar sangue não estão sentindo nada, portanto, não acham que estão doentes, mas têm o parasito no sangue. Até então, a forma que a gente usava para saber se esse sangue não tinha o parasito da malária não era uma forma tão sensível. Agora, a gente tem uma forma que detecta com muita sensibilidade a presença desse parasito para evitar o que a gente chama de malária transfusional”, explicou em entrevista à Agência Brasil.

O kit, que inclui a testagem da malária na triagem das bolsas de sangue, pode identificar também HIV e hepatites B e C. Esses últimos já estavam sendo testados na primeira geração do kit NAT [Testagem de Ácido Nucleico] brasileiro, disponibilizado desde 2011.

Identificação

A especialista científica em Diagnóstico Molecular de Bio-Manguinhos Patricia Alvarez ressalta que o uso do NAT Plus permitiu a identificação de bolsas de sangue contaminadas com malária fora das áreas endêmicas. Segundo a pesquisadora, como não é comum fazer testes da doença em pessoas de regiões não endêmicas, era mais difícil registrar casos desse tipo nas transfusões nesses locais.

De acordo com pesquisadora, geralmente o diagnóstico da malária e a verificação em indivíduos que estão infectados são realizados mais nas áreas endêmicas, porque os médicos não têm muito que se preocupar com infecções da doença nas áreas não endêmicas. Geralmente se faz um questionário em paciente para saber se fez uma viagem para área endêmica. Se a a resposta é negativa, acaba se descartando a possibilidade de um diagnóstico de malária.

Os dados da Bio-Manguinhos indicam que o kit foi responsável por identificar, de outubro de 2022 a novembro deste ano, 22 bolsas de sangue contaminadas com malária. Entre elas, 11 no Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia, duas no Maranhão, cinco no Rio de Janeiro e quatro em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A especialista lembra que existe a malária autóctone, resultado da importação do plasmodium da malária, que pode ser da Região Amazônica ou da África, para outros locais, como já ocorreu nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, que estão em regiões não endêmicas.

Nesses casos, segundo Patrícia Alvrez, a aplicação do kit mostrou infectados em uma população de doadores de sangue considerada saudável, por não ter febre, nem qualquer sintoma, e que ainda passou por um questionário para analisar se há risco na doação, onde é avaliada toda a parte clínica, além das questões de viagens ou de atividades extras sejam profissionais ou sexuais.

“É uma população que se espera ser mais segura. Com o NAT Plus, a gente está vendo que mesmo com esses indivíduos que passaram por essa triagem, a gente está verificando a ocorrência e detecção desses doadores com infecção do plasmodium da malária na Região Sul, no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, ou seja, regiões que não têm muito costume de ter pacientes com malária”, disse, acrescentando que até outubro deste ano foram identificadas 19 bolsas de sangue contaminadas.

Outro avanço com o uso do kit NAT Plus, que já realizou testes em mais de 500 mil bolsas, foi a redução de 12 meses para 1 mês do período de impedimento à doação de sangue de pessoas que estiveram em áreas endêmicas para malária. Essa diminuição para o período de aptidão resulta no aumento de doações.

“Evitou-se o descarte de bolsas e de doações, porque agora se pode aceitar o doador que foi fazer uma viagem de férias ou de trabalho, e ao retornar [para áreas não endêmicas] fique só um mês nesse critério de inaptidão. O NAT Plus cada vez é mais seguro, porque aumenta o número de patógenos que se verifica na bolsa”, explicou.

Doação de órgãos

O uso do kit NAT Plus também é indicado para amostras de doadores de órgãos ou doadores mortos por parada cardiorrespiratória. Essa medida vai ampliar a proteção em transplantes.

“Foi uma demanda para a nova geração do produto, que é auxiliar na doação de órgãos. Quando tem um órgão que vai ser doado, tem que ser feita uma avaliação se o doador tem alguma infecção. Você não pode doar um órgão de uma pessoa, por exemplo, que esteja infectada com hepatite C, com vírus da hepatite B, HIV, sífilis. Por isso se faz uma testagem na amostra daquele doador do órgão, para ver se ele tem ou não alguma das patologias, alguns dos patógenos que fazem parte da triagem de doadores. Na primeira geração do produto, a gente não tinha ele validado para o processamento em amostras de doadores em paradas cardiorrespiratórias”, disse.

Com a segunda geração do teste, que é o NAT Plus, é possível fazer a avaliação de órgãos de pacientes em parada cardiorrespiratória, e caso seja negativo para HIV, Hepatites C e B e malária, o órgão é passível de ser transplantado. “Esse é outro ganho diferencial da nova geração do NAT Plus”, disse, lembrando que o Hemorio, do Rio de Janeiro, foi o primeiro hemocentro em que foi implantado o NAT Plus, em outubro do ano passado.

Entre os ganhos tecnológicos, Patricia Alvarez destacou a ampliação da automação nos testes. “A gente tem a possibilidade de uma maior automação. É um produto que traz mais reprodutividade em baixas cargas e o ponto mais importante é a incorporação da detecção da malária”.

Eliminação

A detecção da malária por meio do kit NAT Plus é um instrumento fundamental para a eliminação da doença até 2035, conforme pretende o Ministério da Saúde. Para o médico Marcus Lacerda, o NAT Plus vai contribuir no futuro para algo importante que é monitorar a malária na Amazônia, dentro do processo do país de eliminação da doença.

“O NAT Plus pode servir nos bancos de sangue como um sinal de que a malária de fato acabou em um determinado estado ou cidade. Na hora que a gente começar a ver nos bancos de sangue que o NAT não está detectando nenhum caso de malária, isso é um sinal de que a malária de fato está desaparecendo daquela localidade. Hoje, ele é usado para evitar a malária transfusional, mas no futuro deve ser também um termômetro da transmissão de casos naquela localidade”, disse.

“O NAT Plus vai poder auxiliar nesse screening [rastreamento] de ter uma amplitude de todo o território nacional, porque o NAT é processado em 100% do sangue no SUS. São cerca de 3,5 milhões de doações por ano e de todas as regiões. Quando se tem a possibilidade de fazer um screening em todo o espectro regional do país, isso traz uma fotografia muito mais real da epidemiologia. A partir daí os dados vão poder auxiliar o Programa de Eliminação da Malária”, completou Patrícia Alvarez.

Conforme a pesquisadora, as amostras de bolsas positivas são enviadas para o laboratório de Bio-Manguinhos, onde é feita a identificação da espécie. “A gente verificou que nas áreas não endêmicas circulam a vivax e a malarie [espécies registradas no plasmodium da malária] e na região endêmica tem também o falciparum”.

“Na medida que a gente pega as amostras e tipa as espécies, a gente também auxilia no Programa de Eliminação, porque dependendo do tipo da malária tem uma condição clínica ou outra. O falciparum é mais agressivo e leva a quadros mais graves”, explicou.

Malária

Segundo Marcus Lacerda, a malária é transmitida por um mosquito espalhado por quase todo do Brasil, mas se concentra mais na Região Amazônica, onde no período noturno, entre 18h e 6h, se o mosquito estiver infectado pode picar uma pessoa e transmitir a doença. “Os sintomas costumam aparecer duas semanas depois da picada do inseto”.

O tratamento é gratuito e está disponível em todo o Brasil. Para o tipo de malária principal, que ocorre no país, os medicamentos são cloroquina e primaquina. No caso da malária mais grave, causada pelo plasmodium falciparum, e que pode matar, o tratamento é feito durante 3 dias com uma outra medicação. Se o diagnóstico e o tratamento não forem feitos rapidamente existe uma chance de complicação e morte”, relatou o médico.

Também é possível ocorrer a repetição das infecções, mas isso não é condicionante para as mortes. “O quadro grave é muito mais comum na pessoa que tem malária pela primeira vez e não tem a imunidade. Por exemplo, uma pessoa que mora no Rio de Janeiro e viaja para a África, como é a primeira vez que está sendo exposta ao parasito, a chance de contrair a malária grave é maior do que uma pessoa que já teve várias vezes”, disse, acrescentando que o problema dos pacientes da Amazônia com repetição das infecções é que, dependendo da idade, não poderão ir ao trabalho ou para a escola, além da anemia que vai piorando conforme aumentam as reinfecções.

Segundo a Bio-Manguinhos, o Brasil registrou 129,1 mil casos de malária em 2022, o que representou queda de 8,1% na comparação com o ano anterior. Entre os casos, cerca de 127 mil foram contraídos localmente. Foram notificadas 37 mortes em 2019, 51 em 2020, 58 em 2021 e 50 óbitos em 2022.

“Essas mortes são de pessoas que não tiveram o diagnóstico feito de forma oportuna”, apontou.

Encontro

Para marcar um ano do kit, em parceria com a Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, o Bio-Manguinhos realiza desde terça-feira (28) a 11ª edição da Oficina Técnica Nacional NAT Brasileiro, que termina nesta quinta-feira (30).

No encontro, representantes dos 14 hemocentros brasileiros compartilham experiências e discutem melhores práticas na utilização do kit NAT para a detecção de patógenos na rede brasileira de transfusões.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Unidade recebeu certificação da Organização Nacional de Acreditação, que reconhece padrões de qualidade e segurança no atendimento em saúde.
L
Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Rondônia intensifica a vigilância contra a hanseníase, supera metas nacionais e lança webdocumentário inédito que resgata a história da doença e combate o estigma no estado.
L
Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para atualizar as normas e o custeio da assistência psicossocial pública, buscando adaptar o serviço às novas demandas do pós-pandemia.
L
Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

País registrou mais de 1,7 mil mortes pela doença em 2025 e especialistas alertam para a necessidade de manter a imunização em dia nos grupos prioritários.
L
Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Unidade de referência em doenças tropicais passa por ampliação estrutural e recebe 10 leitos de UTI
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes solicita relatório sobre rotina de Bolsonaro na prisão

Moraes solicita relatório sobre rotina de Bolsonaro na prisão

Direção da Papudinha deve enviar ao Supremo Tribunal Federal informações detalhadas sobre visitas, atendimentos médicos e leitura de livros em até cinco dias.
L
Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Calendário segue o número final do cartão de benefício e os depósitos para quem recebe acima de um salário mínimo iniciam na próxima semana.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira

O processo seletivo para o primeiro semestre oferece bolsas de estudo em instituições privadas e exige que os candidatos tenham participado das edições recentes do Enem.
L
Fifa apresenta marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

Fifa apresenta marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

A identidade visual do Mundial une referências à bandeira do Brasil e ao empoderamento feminino, com o slogan GO EPIC marcando o início da contagem regressiva no Rio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Deputada estadual destacou diálogo com lideranças locais e conheceu projetos voltados à proteção de mulheres e à inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte.
L
Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Deputado promove pit stop de conscientização sobre saúde mental e reforça a importância do cuidado emocional, do diálogo e da prevenção junto à população.
L
Dra. Taissa reafirma compromisso com Vila Samuel: diálogo e escuta

Dra. Taissa reafirma compromisso com Vila Samuel: diálogo e escuta

Em visita ao distrito de Candeias do Jamari, deputada ouviu moradores e produtores rurais, reforçando a defesa por melhorias em infraestrutura, serviços básicos e fortalecimento da produção local.
L
Saúde pública: Cláudia de Jesus defende CDI em Cacoal

Saúde pública: Cláudia de Jesus defende CDI em Cacoal

Deputada estadual apresentou indicação ao Governo de Rondônia para implantação de um Centro de Diagnóstico de Imagem, ampliando exames do SUS e reduzindo filas no município.
L
Ieda Chaves: Corumbiara recebe R$ 2,4 milhões em investimentos

Ieda Chaves: Corumbiara recebe R$ 2,4 milhões em investimentos

Deputada estadual cumpriu agenda no município, acompanhou entrega de implementos agrícolas, dialogou com a comunidade e recebeu reconhecimento por ações no setor produtivo e no esporte.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

A suspeita, conhecida como “Mandraca”, foi flagrada com dezenas de papelotes de cocaína na rua T-15; ela alegou que vendia o entorpecente para pagar dívidas com uma facção criminosa.
12
Corpo com indícios de violência é encontrado em córrego no bairro Jotão

Corpo com indícios de violência é encontrado em córrego no bairro Jotão

O cadáver foi localizado no final da Rua Santos Dumont, em Ji-Paraná, em uma área de difícil acesso; a Polícia Civil investiga o caso como possível homicídio.
18
Polícia Militar impede tentativa de suicídio e apreende arma no bairro Urupá

Polícia Militar impede tentativa de suicídio e apreende arma no bairro Urupá

A intervenção rápida de uma guarnição em Ji-Paraná evitou que um homem disparasse contra a própria cabeça neste domingo; ele foi conduzido à delegacia por posse ilegal de arma.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPRO ajuíza ação para garantir educação especial em Guajará-Mirim

MPRO ajuíza ação para garantir educação especial em Guajará-Mirim

Ação civil pública busca assegurar atendimento educacional especializado a crianças e adolescentes da rede municipal, com profissionais qualificados e estrutura adequada.
L
CNJ lança cartilha sobre entrega voluntária para adoção

CNJ lança cartilha sobre entrega voluntária para adoção

Publicação apresenta protocolos humanizados e diretrizes legais para o atendimento de gestantes e parturientes, reforçando a proteção integral da mulher e da criança.
L
VII Concurso de Cartórios: aprovados na 1ª fase em Rondônia

VII Concurso de Cartórios: aprovados na 1ª fase em Rondônia

CGJ-RO divulga lista final da prova objetiva e confirma prova escrita e prática para fevereiro, avançando mais uma etapa do certame para serventias extrajudiciais no estado.
L
Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Entrada histórica de insumos, avanço nas exportações de grãos e logística portuária fortalecida sustentam perspectivas positivas para a produção agrícola e o mercado de fretes em 2026.
L
Nova 364 recupera em tempo recorde cabeceira de ponte na BR-364

Nova 364 recupera em tempo recorde cabeceira de ponte na BR-364

Ação emergencial restabeleceu a segurança viária e evitou o agravamento da erosão entre Cacoal e Pimenta Bueno.
L
Conselho Municipal de Assistência Social empossa novos membros para o biênio 2026–2028

Conselho Municipal de Assistência Social empossa novos membros para o biênio 2026–2028

Novos conselheiros do CMAS assumem mandato até 2028 e serão responsáveis por fiscalizar as ações da política de assistência social em Porto Velho.
L
RO-418 recebe melhorias em trecho entre Cacoal e Rondolândia para reforçar a segurança viária

RO-418 recebe melhorias em trecho entre Cacoal e Rondolândia para reforçar a segurança viária

DER-RO executa encascalhamento em 38 quilômetros da RO-418, melhorando a trafegabilidade especialmente no período chuvoso.
L
Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Sorteio define ambulantes credenciados para eventos que abrem o Carnaval 2026 em Porto Velho e será realizado nesta terça-feira (27), na Seinfra.
L
Governo de Rondônia institui Política de Segurança da Informação no Iperon

Governo de Rondônia institui Política de Segurança da Informação no Iperon

A nova política foi aprovada pelo Conselho do Iperon e estabelece diretrizes para proteção de dados e sistemas previdenciários.
L
Efetivação de direitos sociais melhora a qualidade de vida de famílias vulneráveis em Rondônia

Efetivação de direitos sociais melhora a qualidade de vida de famílias vulneráveis em Rondônia

Programas sociais do governo ampliaram atendimentos, fortaleceram a assistência social e impactaram positivamente famílias desde 2019.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.