QUARTA-FEIRA, 12/11/2025

Em destaque

L

Saúde

Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil

Precisão do diagnóstico evita transmissão da malária pelo sangue.

Por Cristina Indio do Brasil / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil
Bio-Manguinhos/Fiocruz

A aplicação do NAT Plus, primeiro kit diagnóstico do mundo a detectar a malária, completou um ano e elevou o Brasil ao mais alto patamar de segurança nas transfusões de sangue. Desenvolvido e produzido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o kit, usado em parceria com a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde nos hemocentros da rede pública brasileira registrou avanços nesse período.

Especialista em Saúde Pública do Instituto Leônidas e Maria Deane da Fiocruz Amazônia (ILMD/Fiocruz Amazônia) e pesquisador e médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado do estado do Amazonas, Marcus Lacerda explicou que o objetivo mais direto do uso do kit é evitar a transmissão da malária pelo sangue.

Segundo o médico, uma das formas muito raras de transmissão é quando uma pessoa que já está doente recebe a indicação de tomar um derivado do sangue. Se esse sangue estiver contaminado com plasmodium, o parasito da malária, ela pode ter o agravamento do quadro pela malária.

“Como a gente está em uma região endêmica na Amazônia, eventualmente as pessoas que vão doar sangue não estão sentindo nada, portanto, não acham que estão doentes, mas têm o parasito no sangue. Até então, a forma que a gente usava para saber se esse sangue não tinha o parasito da malária não era uma forma tão sensível. Agora, a gente tem uma forma que detecta com muita sensibilidade a presença desse parasito para evitar o que a gente chama de malária transfusional”, explicou em entrevista à Agência Brasil.

O kit, que inclui a testagem da malária na triagem das bolsas de sangue, pode identificar também HIV e hepatites B e C. Esses últimos já estavam sendo testados na primeira geração do kit NAT [Testagem de Ácido Nucleico] brasileiro, disponibilizado desde 2011.

Identificação

A especialista científica em Diagnóstico Molecular de Bio-Manguinhos Patricia Alvarez ressalta que o uso do NAT Plus permitiu a identificação de bolsas de sangue contaminadas com malária fora das áreas endêmicas. Segundo a pesquisadora, como não é comum fazer testes da doença em pessoas de regiões não endêmicas, era mais difícil registrar casos desse tipo nas transfusões nesses locais.

De acordo com pesquisadora, geralmente o diagnóstico da malária e a verificação em indivíduos que estão infectados são realizados mais nas áreas endêmicas, porque os médicos não têm muito que se preocupar com infecções da doença nas áreas não endêmicas. Geralmente se faz um questionário em paciente para saber se fez uma viagem para área endêmica. Se a a resposta é negativa, acaba se descartando a possibilidade de um diagnóstico de malária.

Os dados da Bio-Manguinhos indicam que o kit foi responsável por identificar, de outubro de 2022 a novembro deste ano, 22 bolsas de sangue contaminadas com malária. Entre elas, 11 no Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia, duas no Maranhão, cinco no Rio de Janeiro e quatro em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A especialista lembra que existe a malária autóctone, resultado da importação do plasmodium da malária, que pode ser da Região Amazônica ou da África, para outros locais, como já ocorreu nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, que estão em regiões não endêmicas.

Nesses casos, segundo Patrícia Alvrez, a aplicação do kit mostrou infectados em uma população de doadores de sangue considerada saudável, por não ter febre, nem qualquer sintoma, e que ainda passou por um questionário para analisar se há risco na doação, onde é avaliada toda a parte clínica, além das questões de viagens ou de atividades extras sejam profissionais ou sexuais.

“É uma população que se espera ser mais segura. Com o NAT Plus, a gente está vendo que mesmo com esses indivíduos que passaram por essa triagem, a gente está verificando a ocorrência e detecção desses doadores com infecção do plasmodium da malária na Região Sul, no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, ou seja, regiões que não têm muito costume de ter pacientes com malária”, disse, acrescentando que até outubro deste ano foram identificadas 19 bolsas de sangue contaminadas.

Outro avanço com o uso do kit NAT Plus, que já realizou testes em mais de 500 mil bolsas, foi a redução de 12 meses para 1 mês do período de impedimento à doação de sangue de pessoas que estiveram em áreas endêmicas para malária. Essa diminuição para o período de aptidão resulta no aumento de doações.

“Evitou-se o descarte de bolsas e de doações, porque agora se pode aceitar o doador que foi fazer uma viagem de férias ou de trabalho, e ao retornar [para áreas não endêmicas] fique só um mês nesse critério de inaptidão. O NAT Plus cada vez é mais seguro, porque aumenta o número de patógenos que se verifica na bolsa”, explicou.

Doação de órgãos

O uso do kit NAT Plus também é indicado para amostras de doadores de órgãos ou doadores mortos por parada cardiorrespiratória. Essa medida vai ampliar a proteção em transplantes.

“Foi uma demanda para a nova geração do produto, que é auxiliar na doação de órgãos. Quando tem um órgão que vai ser doado, tem que ser feita uma avaliação se o doador tem alguma infecção. Você não pode doar um órgão de uma pessoa, por exemplo, que esteja infectada com hepatite C, com vírus da hepatite B, HIV, sífilis. Por isso se faz uma testagem na amostra daquele doador do órgão, para ver se ele tem ou não alguma das patologias, alguns dos patógenos que fazem parte da triagem de doadores. Na primeira geração do produto, a gente não tinha ele validado para o processamento em amostras de doadores em paradas cardiorrespiratórias”, disse.

Com a segunda geração do teste, que é o NAT Plus, é possível fazer a avaliação de órgãos de pacientes em parada cardiorrespiratória, e caso seja negativo para HIV, Hepatites C e B e malária, o órgão é passível de ser transplantado. “Esse é outro ganho diferencial da nova geração do NAT Plus”, disse, lembrando que o Hemorio, do Rio de Janeiro, foi o primeiro hemocentro em que foi implantado o NAT Plus, em outubro do ano passado.

Entre os ganhos tecnológicos, Patricia Alvarez destacou a ampliação da automação nos testes. “A gente tem a possibilidade de uma maior automação. É um produto que traz mais reprodutividade em baixas cargas e o ponto mais importante é a incorporação da detecção da malária”.

Eliminação

A detecção da malária por meio do kit NAT Plus é um instrumento fundamental para a eliminação da doença até 2035, conforme pretende o Ministério da Saúde. Para o médico Marcus Lacerda, o NAT Plus vai contribuir no futuro para algo importante que é monitorar a malária na Amazônia, dentro do processo do país de eliminação da doença.

“O NAT Plus pode servir nos bancos de sangue como um sinal de que a malária de fato acabou em um determinado estado ou cidade. Na hora que a gente começar a ver nos bancos de sangue que o NAT não está detectando nenhum caso de malária, isso é um sinal de que a malária de fato está desaparecendo daquela localidade. Hoje, ele é usado para evitar a malária transfusional, mas no futuro deve ser também um termômetro da transmissão de casos naquela localidade”, disse.

“O NAT Plus vai poder auxiliar nesse screening [rastreamento] de ter uma amplitude de todo o território nacional, porque o NAT é processado em 100% do sangue no SUS. São cerca de 3,5 milhões de doações por ano e de todas as regiões. Quando se tem a possibilidade de fazer um screening em todo o espectro regional do país, isso traz uma fotografia muito mais real da epidemiologia. A partir daí os dados vão poder auxiliar o Programa de Eliminação da Malária”, completou Patrícia Alvarez.

Conforme a pesquisadora, as amostras de bolsas positivas são enviadas para o laboratório de Bio-Manguinhos, onde é feita a identificação da espécie. “A gente verificou que nas áreas não endêmicas circulam a vivax e a malarie [espécies registradas no plasmodium da malária] e na região endêmica tem também o falciparum”.

“Na medida que a gente pega as amostras e tipa as espécies, a gente também auxilia no Programa de Eliminação, porque dependendo do tipo da malária tem uma condição clínica ou outra. O falciparum é mais agressivo e leva a quadros mais graves”, explicou.

Malária

Segundo Marcus Lacerda, a malária é transmitida por um mosquito espalhado por quase todo do Brasil, mas se concentra mais na Região Amazônica, onde no período noturno, entre 18h e 6h, se o mosquito estiver infectado pode picar uma pessoa e transmitir a doença. “Os sintomas costumam aparecer duas semanas depois da picada do inseto”.

O tratamento é gratuito e está disponível em todo o Brasil. Para o tipo de malária principal, que ocorre no país, os medicamentos são cloroquina e primaquina. No caso da malária mais grave, causada pelo plasmodium falciparum, e que pode matar, o tratamento é feito durante 3 dias com uma outra medicação. Se o diagnóstico e o tratamento não forem feitos rapidamente existe uma chance de complicação e morte”, relatou o médico.

Também é possível ocorrer a repetição das infecções, mas isso não é condicionante para as mortes. “O quadro grave é muito mais comum na pessoa que tem malária pela primeira vez e não tem a imunidade. Por exemplo, uma pessoa que mora no Rio de Janeiro e viaja para a África, como é a primeira vez que está sendo exposta ao parasito, a chance de contrair a malária grave é maior do que uma pessoa que já teve várias vezes”, disse, acrescentando que o problema dos pacientes da Amazônia com repetição das infecções é que, dependendo da idade, não poderão ir ao trabalho ou para a escola, além da anemia que vai piorando conforme aumentam as reinfecções.

Segundo a Bio-Manguinhos, o Brasil registrou 129,1 mil casos de malária em 2022, o que representou queda de 8,1% na comparação com o ano anterior. Entre os casos, cerca de 127 mil foram contraídos localmente. Foram notificadas 37 mortes em 2019, 51 em 2020, 58 em 2021 e 50 óbitos em 2022.

“Essas mortes são de pessoas que não tiveram o diagnóstico feito de forma oportuna”, apontou.

Encontro

Para marcar um ano do kit, em parceria com a Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, o Bio-Manguinhos realiza desde terça-feira (28) a 11ª edição da Oficina Técnica Nacional NAT Brasileiro, que termina nesta quinta-feira (30).

No encontro, representantes dos 14 hemocentros brasileiros compartilham experiências e discutem melhores práticas na utilização do kit NAT para a detecção de patógenos na rede brasileira de transfusões.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença e evitar complicações graves, alerta a Secretaria Municipal de Saúde.
L
Anvisa determina retirada do mercado de duas marcas de suplementos alimentares

Anvisa determina retirada do mercado de duas marcas de suplementos alimentares

Produtos da Proteus/Whey Isolate Protein Mix e da Bugroon foram suspensos por falta de regularização e licenciamento sanitário.
L
Consumo de café pode reduzir em 39% o risco de recorrência de arritmia cardíaca

Consumo de café pode reduzir em 39% o risco de recorrência de arritmia cardíaca

Estudo conduzido por universidades dos EUA e Austrália sugere que a cafeína é segura e pode ter efeito protetor contra a fibrilação atrial.
L
Setor público concentra 61,9% dos profissionais de Enfermagem, aponta Ministério da Saúde

Setor público concentra 61,9% dos profissionais de Enfermagem, aponta Ministério da Saúde

Estudo revela que o país teve aumento de 44% nos postos de trabalho no setor entre 2017 e 2022; mulheres representam 85% da força de trabalho.
L
Porto Velho reduz casos de dengue em mais de 50% com ações integradas

Porto Velho reduz casos de dengue em mais de 50% com ações integradas

Trabalho conjunto entre equipes de saúde e população garante resultados expressivos no combate à dengue e ao vírus Zika.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A rivalidade entre Malhadinho e Flor do Campo ganha novo capítulo na “Perola do Mamoré”

A partir da quarta-feira, 12, a festa ganha vida com apresentações culturais que abrem o evento, antecedendo o aguardado confronto especial entre os bois-bumbás no domingo, 16.
L
Conselho do FGTS eleva teto de imóveis do Minha Casa, Minha Vida para até R$ 275 mil

Conselho do FGTS eleva teto de imóveis do Minha Casa, Minha Vida para até R$ 275 mil

O Conselho Curador do Fundo aprovou, por unanimidade, o novo limite, que varia conforme o porte do município, e definiu o orçamento de R$ 160,2 bilhões do FGTS para 2026.
L
Agenda News: Trio 40 Graus retorna ao Carnaval de Porto Velho

Agenda News: Trio 40 Graus retorna ao Carnaval de Porto Velho

Com estrutura moderna e som potente, trio elétrico 40 Graus promete agitar os blocos e garantir um Carnaval inesquecível na capital em 2026.
L
Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Instituto publicou a grade de correção da questão discursiva e a análise dos recursos contra a versão preliminar.
L

Comunidade News: Direitos Humanos em Debate com Professor Mário Jonas

Durante a entrevista, o público poderá entender de forma acessível como a legislação e as políticas públicas se conectam com o cotidiano das pessoas.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L

POLÍTICA

Haddad critica parecer de Derrite e diz que texto trava investigações da máfia de combustíveis

Haddad critica parecer de Derrite e diz que texto trava investigações da máfia de combustíveis

Ministro da Fazenda alerta que relatório do PL Antifacção enfraquece a Receita Federal e a Polícia Federal, podendo comprometer a Operação Carbono Oculto.
L
Ministro da Agricultura propõe blindar orçamento do Seguro Rural de cortes e ampliar uso do seguro paramétrico

Ministro da Agricultura propõe blindar orçamento do Seguro Rural de cortes e ampliar uso do seguro paramétrico

A pasta defende novas regras para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, visando dar previsibilidade ao setor e evitar o endividamento dos produtores.
L
Lula assina decreto que moderniza o PAT e impõe limites em taxas de vale-alimentação/refeição

Lula assina decreto que moderniza o PAT e impõe limites em taxas de vale-alimentação/refeição

A medida beneficia mais de 22 milhões de trabalhadores e busca aumentar a transparência, concorrência e garantir que os recursos sejam usados exclusivamente para alimentação.
L
Defesa de réus do Núcleo 3 da trama golpista nega participação em ações criminosas no STF

Defesa de réus do Núcleo 3 da trama golpista nega participação em ações criminosas no STF

A Primeira Turma da Corte ouviu as sustentações da PGR e de seis advogados; o julgamento será retomado na manhã desta quarta-feira (12) com os votos dos ministros.
L
Deputado Cássio Gois entrega veículo zero quilômetro à ACIEO e reforça apoio ao empreendedorismo em Espigão do Oeste

Deputado Cássio Gois entrega veículo zero quilômetro à ACIEO e reforça apoio ao empreendedorismo em Espigão do Oeste

A entrega aconteceu na sede da entidade e reuniu empresários, autoridades locais e representantes do setor produtivo, que destacaram a importância do investimento para fortalecer o associativismo e o desenvolvimento econômico do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Toro avança preferencial e atropela motociclista em Porto Velho

Toro avança preferencial e atropela motociclista em Porto Velho

Mulher ficou ferida e foi levada pelo Samu ao Hospital João Paulo II após colisão no cruzamento da Alexandre Guimarães com Manoel Laurentino.
12
Grávida de nove meses fica ferida em acidente entre moto e carro na zona Leste

Grávida de nove meses fica ferida em acidente entre moto e carro na zona Leste

Gestante foi socorrida pelo motorista do carro após colisão no cruzamento das Ruas Dener e Mané Garrincha, no bairro Socialista.
12
PRF em Rondônia prende cinco foragidos da justiça em menos de 24 Horas

PRF em Rondônia prende cinco foragidos da justiça em menos de 24 Horas

As prisões ocorreram em Vilhena, Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná e Porto Velho.
10
Equipe do sargento Machado fecha boca de fumo disfarçada de barbearia no bairro Mariana

Equipe do sargento Machado fecha boca de fumo disfarçada de barbearia no bairro Mariana

Ação do 5º BPM apreende drogas, balanças de precisão e materiais usados no tráfico em barbearia de fachada na zona leste de Porto Velho
14
Foragido é preso com munições e moto furtada na zona Leste de Porto Velho

Foragido é preso com munições e moto furtada na zona Leste de Porto Velho

Ação da Polícia Militar localizou o suspeito por meio de rastreamento do veículo furtado no bairro Três Marias
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reforma Administrativa: a proposta de desmonte do serviço público brasileiro

Servidores públicos e entidades nacionais alertam que a PEC 38/2025 ameaça direitos históricos, fragiliza carreiras e compromete áreas essenciais como educação, saúde e segurança, sob o pretexto de modernizar o Estado.
L
Brasil é reeleito para presidir o Conselho Executivo da ONU Turismo

Brasil é reeleito para presidir o Conselho Executivo da ONU Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, seguirá à frente do órgão até 2026, após o país vencer a Eslovênia por 21 a 13 em votação na Arábia Saudita.
L
Etiópia sediará a Cúpula Climática COP32 em 2027

Etiópia sediará a Cúpula Climática COP32 em 2027

A Etiópia foi endossada por nações africanas, afastando a proposta da Nigéria. No entanto, o anfitrião da COP31, em 2026, ainda está indefinido, com Austrália e Turquia em disputa.
L
Sebrae anuncia parceria internacional para incluir micro e pequenas empresas em estratégias climáticas globais

Sebrae anuncia parceria internacional para incluir micro e pequenas empresas em estratégias climáticas globais

O acordo, firmado com a We Mean Business Coalition e a SME Climate Hub, visa capacitar pequenos negócios para a economia de baixo carbono e reduzir emissões.
L
Ativistas protestam na COP30 e exigem "transição justa" e cumprimento de financiamento climático

Ativistas protestam na COP30 e exigem “transição justa” e cumprimento de financiamento climático

Ação da Climate Action Network (CAN) na zona de negociações cobra que países ricos paguem dívidas históricas e defende a criação do Mecanismo de Ação de Belém (BAM).
L
Continente americano perde certificação de eliminação do sarampo após surtos no Canadá

Continente americano perde certificação de eliminação do sarampo após surtos no Canadá

Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) retirou o status de região livre de transmissão endêmica; Brasil mantém certificado de país livre, mas há alerta com casos importados.
L
'COP das Crianças' cobra ações climáticas na COP30: "As gerações passadas já falharam com a gente"

‘COP das Crianças’ cobra ações climáticas na COP30: “As gerações passadas já falharam com a gente”

Movimento busca influenciar a agenda dos negociadores em Belém, destacando que a juventude será a mais impactada pelas decisões tomadas agora.
L
Tribunal de Contas de Rondônia se ilumina com o espírito do Natal e reafirma sua vocação de servir com propósito

Tribunal de Contas de Rondônia se ilumina com o espírito do Natal e reafirma sua vocação de servir com propósito

As luzes se acenderam antes mesmo do ano terminar. E com elas, um novo brilho tomou conta do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
L
5º Open Jaru de Voleibol começa nesta sexta-feira (14)

5º Open Jaru de Voleibol começa nesta sexta-feira (14)

Inscrições podem ser realizadas no Ginásio Sebastião Mesquita.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): GALENO SERVICOS MEDICOS LTDA

LAP – LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, LAI – LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E LAO – LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.