SEGUNDA-FEIRA, 21/07/2025

L

Saúde

Saiba como o calor excessivo altera metabolismo do corpo

Desidratação e queimaduras solares são alguns dos riscos nesse período.

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Saiba como o calor excessivo altera metabolismo do corpo
Tânia Rêgo/Agência Brasil
As mudanças bruscas de temperatura verificadas nos últimos dias no país alteram muito o metabolismo do corpo humano. O calor excessivo pode levar à desidratação e provocar queimaduras solares, se a pessoa estiver sem proteção, alertou nesta segunda-feira (13) a médica Marcela Benez, coordenadora do Departamento de Cirurgia e Oncologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ).Saiba como o calor excessivo altera metabolismo do corpo - News RondôniaSaiba como o calor excessivo altera metabolismo do corpo - News Rondônia

As queimaduras podem ocorrer em quem está exposto diretamente ao sol na face e onde a roupa não cobre. “É importante sempre fazer uso de filtro solar antes de sair de casa, usar roupas mais frescas e fazer reposição de água e outros meios de hidratação ao longo do dia”, disse Marcela, em entrevista à Agência Brasil.

Sobre o câncer de pele, a médica explicou que ele aparece com o acúmulo de fotoexposição ao longo da vida e devido a queimaduras solares. Segundo Marcela, a queimadura feita na infância vai gerando alteração no DNA da célula, e isso vai se acumulando ao longo da vida. “É uma exposição mais prolongada. Não é de imediato, mas várias exposições podem ser fator de risco.” Com a exposição prolongada ao sol, o câncer de pele pode começar a surgir no adulto jovem e na pessoa idosa. “Tem pessoas com 30 e poucos anos e até com 20 e poucos anos com câncer de pele, resultado de grande exposição ao sol desde crianças. A queimadura solar que faz eritemas e bolhas na pele vai gerando isso no futuro, na idade mais adulta.”

Algumas doenças podem ser agravadas pelas temperaturas elevadas, especialmente as fotossensibilizantes, como lúpus e a dermatomiosite, que são autoimunes. “São agravadas diretamente pelo sol e pelo calor”. Também a dermatite atópica (doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira) pode ficar um pouco descontrolada.

A dermatologista recomendou que as pessoas, diante dessas temperaturas elevadas, façam a fotoproteção, que inclui o uso de chapéus, barracas na praia e piscina, roupas com fator UV de proteção, além do filtro solar, que deve ser passado na pele ainda em casa, antes da exposição ao sol, e reaplicado, em média, duas ou três horas depois, que é o tempo de duração na pele. “Com o suor, ou quando a pessoa se molha na piscina ou na praia, o protetor deve ser reaplicado.”

Botando para fora

A endocrinologista Ana Cristina Belsito, do Hospital São Vicente de Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, enfatizou que, nos casos de calor excessivo, é preciso botar para fora o calor. “A sudorese aumenta nesse período, a pessoa começa a suar mais, e o sódio tende a cair. Os níveis tensionais [níveis de pressão arterial] também caem com isso”, disse Ana Cristina à Agência Brasil.

Outra coisa importante é a possibilidade de deterioração dos alimentos. “Muitas vezes, a conservação dos alimentos não é tão bem-feita nos locais onde se fazem refeições, e isso aumenta o risco de infecções intestinais, como diarreia, que fazem com que as pessoas tenham outros problemas de desidratação.”

Além disso, Ana Cristina reiterou a necessidade de tomar cuidado com as roupas. “As vestimentas têm de ser mais frescas, para eliminar calor, porque nosso organismo fica muito aquecido. E as comidas têm que ser leves, frescas. Importante a hidratação e a proteção solar também, contra a radiação ultravioleta intensa e queimadura de pele.”

A médica reforçou que as pessoas devem se hidratar bem nesse período de calor excessivo e evitar se expor nos horários de pico, desempenhando suas atividades em horários de temperatura mais amena. “Os sinais que a falta de água no organismo pode gerar incluem prostração, desidratação, dor de cabeça [cefaleia], boca seca, desorientação. “São sinais que alertam que o organismo não está bem.”

Os hipertensas, que costumam usar diuréticos com frequência, devem ficar atentos. O excesso de medicação, quando a pessoa é submetida a uma carga maior de temperatura, faz com que ela perca água. Com essa perda, pode haver um desequilíbrio hidroeletrolítico e, junto com a sudorese, isso pode fazer com que a pressão caia muito, mais do que o normal. Ana Cristina alertou que esse quadro pode levar à desorientação, desidratação e prostração, além de gerar alterações renais devido ao menor aporte de água. A desorientação é o sintoma mais frequente.

Caso a pessoa tenha esses sintomas, a recomendação é procurar um serviço de emergência, pronto atendimento, para fazer os exames necessários como sódio, potássio, ureia, creatinina, hemograma. Se necessário for, deve ainda medir a pressão. Feitos os exames de urgência, o indivíduo é encaminhado ao médico especializado na área do problema que estiver apresentando.

Doenças cardiovasculares

O coordenador assistencial do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Alexandre Rouge, ressaltou que, quando se fala de aumento da temperatura, é preciso entender duas coisas: uma é o aquecimento global, que, no longo prazo, pode estar relacionado ao aumento progressivo das doenças cardiovasculares. Já há, inclusive, um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrando isso, disse Rouge.

Nos meses mais quentes do ano, o aumento da temperatura, somado à redução da umidade do ar, também aumenta os eventos cardiovasculares. “Para tentar compensar o calor, a gente dilata os vasos e, fazendo isso, tem quedas de pressão e aumento de frequência cardíaca, o que favorece o consumo do coração. Aumenta-se o consumo do coração por oxigênio, e isso pode levar à instabilidade de uma doença que esteja ali quietinha”, destacou.

Rouge lembrou que a pessoa sua mais e, aí, acaba se desidratando e perdendo os eletrólitos do sangue (sódio, potássio), tem menos volume de sangue no organismo, o que também facilita a queda de pressão e o aparecimento de eventos cardiovasculares. “O suor e a queda desses sais favorecem o aparecimento de arritmias, principalmente nos idosos. Então, o aumento da temperatura favorece tanto eventos isquêmicos do coração, que são as anginas e infartos, como eventos de arritmia.”

Hidratação o tempo todo é o principal cuidado para evitar problemas cardíacos nos períodos de altas temperaturas. Se possível, a pessoa deve andar com uma garrafinha de água, para não se esquecer da hidratação e evitar atividades físicas nos momentos de maior calor. “Não é para parar a atividade física, porque isso também seria ruim, mas não fazer nos horários de pico de calor.” Quando estiver em áreas expostas ao sol, a pessoa deve buscar sempre um local mais fresco, ao longo do dia, se possível, ambientes refrigerados, como dar uma passada em uma galeria ou shopping center onde possa passar algumas horas em ambiente mais refrigerado, fugindo da onda de calor, acrescentou o cardiologista.

De acordo Rouge, do ponto de vista do coração, a pessoa precisa estar sempre alerta – como deve ser durante todo o ano – para sintomas como dor no peito, desmaios, palpitações. Não há, porém, nenhuma recomendação de exame extra a ser feito. “Só estar atento aos sintomas.” E procurar o médico, se os sintomas persistirem, a orientação é procurar o médico.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no Brasil

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no Brasil

Doença frequentemente assintomática em estágios iniciais, ressaltando a importância do rastreamento precoce e da conscientização.
L
Hospital de Retaguarda realiza quase 2 mil cirurgias em 2025

Hospital de Retaguarda realiza quase 2 mil cirurgias em 2025

Unidade de saúde reforça o apoio à rede pública de Rondônia, reduz filas do João Paulo II e mantém foco em cirurgias ortopédicas.
L
Tecnologia laboratorial avançada do Lacen garante maior precisão no acompanhamento clínico de doenças

Tecnologia laboratorial avançada do Lacen garante maior precisão no acompanhamento clínico de doenças

Lacen utiliza tecnologia de ponta para monitorar pacientes com HIV e reforça combate à transmissão em Rondônia.
L
Brasil inaugura maior Biofábrica de mosquitos com Wolbachia para combater Dengue

Brasil inaugura maior Biofábrica de mosquitos com Wolbachia para combater Dengue

Unidade no Paraná, a Wolbito do Brasil, terá capacidade de produzir 100 milhões de ovos por semana para controle de arboviroses.
L

Rondônia amplia acesso a cirurgias de quadril com incentivo financeiro complementar ao SUS

Nova política do governo estadual prevê investimento superior a R$ 22,8 milhões para reduzir fila de espera e melhorar a qualidade de vida dos rondonienses.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Eduardo Ribeiro e Denise Campelo, servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia

Nesta segunda-feira, 21 de julho de 2025, às 15h, o Giro News irá entrevistar Eduardo Ribeiro e Denise Campelo, servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia e integrantes da comissão organizadora da VII Mostra Cultural do TJRO. Eles vão destacar as atrações, a importância da iniciativa para a promoção da cultura jurídica e comunitária, além de convidar o público a prestigiar a programação especial.
L
CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

Candidatos não isentos devem quitar o valor de R$ 70 até esta segunda-feira, 21 de julho, para garantir a participação.
L

Leitura Finalizada: Workshop OLIVI ajuda novos escritores a destravar a criatividade e escrever o livro da própria vida com mentoria de Sonia Miquelin

Realizado pela AJEB-RO e Rotary Club de Porto Velho, evento acontece em 25 de julho e oferece manhã de inspiração com foco em escrita autobiográfica.
L
Caixa permite usar imóvel financiado como garantia em Novos Empréstimos

Caixa permite usar imóvel financiado como garantia em Novos Empréstimos

Nova modalidade de crédito da Caixa Econômica Federal possibilita que imóveis, mesmo com financiamento ativo, sejam dados como garantia para outros tipos de empréstimos.
L

RondônCAP realizou sorteio especial neste domingo com prêmios e solidariedade

Edição acessível de R$ 5 sorteou 5 motos Honda ou PIX de R$ 60 mil e ajudou as APAEs de Rondônia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

NOVA364 contrata Operador de Guincho Pesado em Rondônia

Salário de R$ 3.040 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 abre vagas para Operador de Munck em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

NOVA364 contrata Operador de Caminhão Pipa em Rondônia

Salário de R$ 2.580 + benefícios | Vagas CLT | Escala 12×2
L

Oportunidade de Emprego: NOVA364 contrata Inspetor de Tráfego em Rondônia

Vagas disponíveis em 14 cidades; salário de R$ 2.580,00 + benefícios
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L

POLÍTICA

Lula e líderes convocam instituições em defesa da democracia

Lula e líderes convocam instituições em defesa da democracia

Em reunião no Chile, presidentes defendem participação cidadã e confiança em instituições para combater o extremismo e a desinformação.
L
Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso da tradicional Cavalgada da Expoari em Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso da tradicional Cavalgada da Expoari em Ariquemes

Evento reuniu cavaleiros de toda a região e reforçou o orgulho da cultura do campo, com apoio declarado do deputado Pedro Fernandes.
L

Porto Velho realiza eleição inédita para escolha de representantes distritais em 13 comunidades

Com apoio do TRE-RO, moradores participaram da primeira eleição de representantes distritais de Porto Velho, fortalecendo a gestão participativa.
L

Proerd forma quase 600 alunos em Ariquemes com apoio do deputado Pedro Fernandes

Deputado estadual reforça compromisso com a prevenção às drogas e destaca importância da parceria entre escola, família e poder público
L

PEC 66: Sílvia Cristina destaca benefícios a municípios com novas regras para dívidas previdenciárias e precatórios

Deputada federal afirma que PEC 66 garante parcelamento de débitos e liberdade orçamentária, dando fôlego à gestão municipal
L
Publicidade

POLÍCIA

Corpo é encontrado boiando no Rio Candeias

Corpo é encontrado boiando no Rio Candeias

Equipes de resgate foram acionadas para fazer a retirada do cadáver das águas enquanto a PM isolou o local.
18
PM recupera moto escondida em área de mata, em Ji-Paraná

PM recupera moto escondida em área de mata, em Ji-Paraná

Uma Honda NXR 160 Bros com registro de furto/roubo foi encontrada no bairro Boa Esperança após denúncia anônima.
12
Motocicleta furtada é encontrada abandonada em posto de combustíveis em Ji-Paraná

Motocicleta furtada é encontrada abandonada em posto de combustíveis em Ji-Paraná

Veículo Honda vermelho com restrição de roubo/furto foi localizado pela Polícia Militar no pátio de um posto, no Segundo Distrito.
10
Polícia apreende grande quantidade de drogas após acidente na RO-383

Polícia apreende grande quantidade de drogas após acidente na RO-383

Veículo monitorado por suspeita de tráfico se envolveu em colisão na RO-383, revelando mais de 57 kg de maconha e crack.
14
Mulher fica ferida na cabeça após colisão entre carro e caminhão leiteiro em Theobroma

Mulher fica ferida na cabeça após colisão entre carro e caminhão leiteiro em Theobroma

Acidente na RO-133, provocado por suposta invasão de pista do caminhão, deixou passageira com corte na testa e sob observação.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CNJ abre inscrições para o 2º Prêmio PopRuaJud

CNJ abre inscrições para o 2º Prêmio PopRuaJud

Iniciativas do Judiciário focadas na população em situação de rua podem ser inscritas até 23 de julho.
L
"AtermaJus" do TJRO concorre ao prêmio Innovare 2025

“AtermaJus” do TJRO concorre ao prêmio Innovare 2025

Sistema inovador do Tribunal de Justiça de Rondônia amplia o acesso à Justiça online, eliminando a necessidade de deslocamento físico.
L

Requerimento da Licença Ambiental ( LAP-LAI-LAO- PT-02): ÁGUAS DE ARIQUEMES SANEAMENTO SPE S/A

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Outorga (PT-02): ÁGUAS DE ARIQUEMES SANEAMENTO SPE S/A

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
INSS: mais de 714 mil aderem a reembolso de descontos ilegais

INSS: mais de 714 mil aderem a reembolso de descontos ilegais

Pagamentos de valores indevidos começam nesta quinta-feira (24), com parcela única e corrigida para aposentados e pensionistas.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO-PT-06): ÁGUAS DE ARIQUEMES SANEAMENTO SPE S/A

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Enade 2025: concluintes devem preencher questionário do estudante

Enade 2025: concluintes devem preencher questionário do estudante

Etapa obrigatória para colação de grau, o preenchimento do questionário do estudante no Enade 2025 é crucial para acesso ao local de prova.
L

Requerimento da Outorga (PT-06): ÁGUAS DE ARIQUEMES SANEAMENTO SPE S/A

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Moraes alerta Bolsonaro: uso de Redes Sociais por terceiros leva à prisão

Moraes alerta Bolsonaro: uso de Redes Sociais por terceiros leva à prisão

Ex-presidente é advertido sobre descumprimento de cautelares e proibição de veicular conteúdo em plataformas alheias.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO-PT-BNH): ÁGUAS DE ARIQUEMES SANEAMENTO SPE S/A

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.