TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Relatório anual de gestão da Semusa é apresentado em audiência pública na Câmara Municipal

O documento apresentou seis diretrizes, 23 objetivos e 135 metas, gerando uma média de 680 ações

Por Renata Beccária/SMC/PMPV - 010

Publicado em 

Foto: Renata Beccária

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) apresentou na última terça-feira (31), na Câmara Municipal de Porto Velho, o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2022 já avaliado e aprovado em agosto pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). O RAG é um importante instrumento de gestão que apresenta um conjunto de ações, metas e indicadores, e possibilita ao gestor apontar os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde (PAS).

Aberta ao público por meio de uma Sessão Especial de Audiência Pública, a apresentação do RAG 2022 aconteceu no plenário da casa de leis municipal com a presença da secretária adjunta, Marilene Penati, de vereadores, servidores da secretaria e de populares. O documento detalha diretrizes, objetivos e metas; índice esperado de alcance; ações programadas; indicador de monitoramento da ação; meta esperada para as ações no ano de 2022 e outras informações e foi apresentado pela diretora em exercício do departamento de Planejamento da Semusa, Gabriele Gaspar.

“Mesmo depois do período trágico que passamos da covid, nós voltamos a fazer um planejamento baseado nos indicadores de saúde e a prefeitura e a secretaria tem se esforçado para dar ênfase às ações da atenção primária, ampliando as equipes de estratégia das Unidades de Saúde da Família (USF) e a cobertura de saúde para tentar desafogar as unidades de Pronto Atendimento, às UPAs, que acabam sofrendo com a alta demanda que eles têm diariamente”, detalhou Gabriele.

Apresentação foi aberta ao público e aconteceu no plenário da casa de leis municipal Apresentação foi aberta ao público e aconteceu no plenário da casa de leis municipal

O RAG é o instrumento de gestão com elaboração anual que permite ao gestor apresentar os resultados alcançados com a execução da PAS e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano Municipal de Saúde além de proporcionar condições de maior segurança e menor margem de erros nas programações previstas anualmente para as ações de saúde no município.

O documento apresentou seis diretrizes, 23 objetivos e 135 metas, gerando uma média de 680 ações da PAS. Os servidores indicados pelos departamentos explicaram como ocorreu a execução de cada ação bem como os resultados alcançados no que foi proposto.

Marilene Penati, secretária adjunta da Semusa, apontou que a saúde tem um custo muito mais elevado do que se é disponível para ela em termos de orçamento financeiro. “Com isso, sempre vamos ter uma defasagem entre o que temos e o que gostaríamos de oferecer, como reforma e construções de unidades, ampliação de equipes, aquisição de mais medicamentos. Nós já avançamos na organização, almoxarifado, controle de gastos, controle de consumo, tudo isso é muito mais organizado do que antes. É importante que a população entenda os valores e como são aplicados para oferecer uma saúde melhor”, destacou Penati.

A secretária também declarou que, apesar dos investimentos constantes, as liDefinir imagem destacadamitações existem e que a Semusa está trabalhando para reduzir as dificuldades. “Por exemplo, nós temos uma cobertura de pouco mais de 60% da população, a gente quer ampliar isso ao longo dos anos. Evidentemente que não se consegue isso em um, dois anos, ampliar para que toda a população tenha acesso à assistência de fazer uma medicina preventiva, uma saúde de fato. Nós queremos que a Semusa trabalhe oferecendo saúde e não tratando doenças”, concluiu a secretária adjunta.

Para quem deseja consultar o documento ele pode ser acessado neste link. Relatórios anteriores também estão disponíveis para consulta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde para ampliar atendimento com 160 profissionais na rede municipal, fortalecendo equipes em Porto Velho e distritos com foco assistencial.
L
Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Agência registra 145 suspeitas de eventos adversos no país e reforça que medicamentos só devem ser usados com prescrição e acompanhamento médico.
L
Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Dados apontam que idosos foram os mais afetados; vírus lidera mortes por síndromes respiratórias e cobertura vacinal segue abaixo do ideal.
L
SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

Governo atribui resultado a políticas públicas e parcerias com estados e hospitais; número supera marca histórica registrada no ano anterior.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prosa & Pesquisa: Thalyta Karina Correia Chediak fala sobre “Do medo ao método” na escrita acadêmica

Parte de experiências comuns na vida universitária, como insegurança, bloqueio de escrita, perfeccionismo e a chamada síndrome do impostor.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Abertura do ano letivo destaca investimentos, entrega de materiais e melhorias estruturais que beneficiam mais de 170 mil alunos da rede estadual em Rondônia.
L
Conexão RH: Mauricio Mendes fala sobre gestão, pessoas e infraestrutura na Nova 364

Conexão RH: Mauricio Mendes fala sobre gestão, pessoas e infraestrutura na Nova 364

Programa Conexão RH recebe Mauricio Mendes para falar sobre liderança, pessoas e infraestrutura no projeto Nova 364 em Rondônia.
L
Caixa e governo lançam microcrédito para famílias do CadÚnico

Caixa e governo lançam microcrédito para famílias do CadÚnico

Programa experimental oferece empréstimos de até R$ 21 mil com juros reduzidos para incentivar o empreendedorismo e a qualificação de pessoas vulneráveis.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Articulações entre Hildon, Flori e Léo redesenham alianças para o governo, revelando disputas estratégicas, negociações partidárias e impactos eleitorais em Rondônia.
L
RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

A filiação de Marcos Rocha ao PSD reforça a influência de Expedito Júnior, mostrando a capacidade de articulação e apostas estratégicas que moldam a política estadual.
L
Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Ministra do STF entende que alteração na pontuação de desempenho de servidores ativos não garante paridade automática para aposentados e pensionistas do órgão.
L
Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Senador ficou quatro dias internado após apresentar mal-estar associado a um quadro de desidratação e seguirá em recuperação com orientações médicas em casa.
L
Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Presidente brasileiro destaca fortalecimento da democracia e afirma que Brasil seguirá atuando em parceria com o novo governo português para ampliar relações bilaterais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro colide com animal solto na RO-010 em RO

Carro colide com animal solto na RO-010 em RO

Motorista seguia em direção ao município quando foi surpreendido por um cavalo na pista; animal morreu com o impacto e o condutor saiu ileso.
10
Colisão fatal entre carro e moto mobiliza equipes na BR-364

Colisão fatal entre carro e moto mobiliza equipes na BR-364

Acidente ocorrido no início desta terça-feira em Pimenta Bueno deixa uma vítima morta e gera interdições no tráfego sentido Vilhena para perícia.
14
Colisão entre carro e moto deixa ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa ferido em RO

Motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com queixas de tontura após batida transversal em cruzamento movimentado na manhã desta terça-feira.
14
Policial de folga impede tentativa de feminicídio em boate

Policial de folga impede tentativa de feminicídio em boate

Homem armado com pistola .380 ameaçou funcionária após ser expulso do local por causar transtornos; suspeito foi imobilizado por militar que estava no recinto.
16
Caminhoneiro foge após causar acidente com duas mortes na BR-364

Ultrapassagem em curva termina em tragédia com dois mortos na BR-364

Vítimas eram socorristas da concessionária que administra a rodovia e seguiam para o trabalho quando foram atingidas por carreta em ultrapassagem proibida.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manutenção da RO-370: governo reforça segurança viária

Manutenção da RO-370: governo reforça segurança viária

Serviços na manutenção da RO-370 garantem estabilidade da pista entre Parecis e Vila Bosco, com drenagem e melhorias que reforçam o tráfego no período chuvoso.
L
Chuvas intensas: Energisa alerta para riscos elétricos

Chuvas intensas: Energisa alerta para riscos elétricos

Concessionária orienta moradores de Rondônia a redobrar cuidados durante temporais, após aumento do risco de choques e acidentes causados por descargas elétricas.
L

Requerimento de Mudança de Titularidade de Outorga: CARNES TAURANO LTDA

PEDIDO DE MUDANÇA DE TITULARIDADE DE OUTORGA DE POÇO “AMAZÔNICO”.
L
OAB Rondônia: bloco leva causa ao Carnaval

OAB Rondônia: bloco leva causa ao Carnaval

Bloco da OAB Rondônia estreia na Banda do Vai Quem Quer para conscientizar sobre violência contra a mulher, unindo Carnaval, cidadania e responsabilidade social.
L
PGE de Rondônia: posse reforça quadro jurídico

PGE de Rondônia: posse reforça quadro jurídico

Posse de três procuradores amplia a atuação da PGE de Rondônia, fortalecendo a segurança jurídica, o suporte às políticas públicas e a estrutura institucional do estado.
L
Foragido é preso com iPhone roubado em bar na zona leste

Foragido é preso com iPhone roubado em bar na zona leste

Criminoso de 39 anos tentou enganar a polícia recentemente ao se passar pelo próprio pai, mas foi capturado novamente por receptação de aparelho furtado.
12
CBF define datas e horários da primeira fase da Copa do Brasil

CBF define datas e horários da primeira fase da Copa do Brasil

Competição nacional começa em 17 de fevereiro com 28 clubes em campo; torneio deste ano traz mudanças no regulamento e vaga extra para a Libertadores.
L
Ministro do STJ vira alvo de nova denúncia de importunação sexual

Ministro do STJ vira alvo de nova denúncia de importunação sexual

Conselho Nacional de Justiça abre segunda investigação contra Marco Buzzi após depoimento de suposta vítima, enquanto magistrado segue afastado por licença médica.
L
Porto Rico é colônia dos Estados Unidos e mantém status político ambíguo

Porto Rico é colônia dos Estados Unidos e mantém status político ambíguo

Ilha natal de Bad Bunny pertence aos EUA, mas não é estado, não vota para presidente e segue submetida a decisões de Washington, o que reacende debate histórico e político.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.