TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Com mais de 30 salas simultâneas, Porto Velho realiza Dia D de Vacinação

Ação faz parte da Campanha de Multivacinação, que segue até o dia 16 de outubro

Por Taís Botelho/SMC/PMPV - 010

Publicado em 

Foto: Felipe Ribeiro

A Unidade de Saúde da Família Renato Medeiros, localizada no bairro Cidade do Lobo, amanheceu lotada na manhã de sábado (7). O motivo foi o Dia D de Multivacinação, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para incentivar a imunização da população de Porto Velho.

No sábado, unidades de Porto Velho abriram as portas para atender a população que está com vacinas atrasadas e não conseguiu buscar atendimento durante a semana. Um exemplo é a técnica de enfermagem Luciana Rocha, que compartilhou que mantém um cuidado frequente com a filha de 10 anos.

Luciana Rocha aproveitou para atualizar a caderneta de vacinação da filhaLuciana Rocha aproveitou para atualizar a caderneta de vacinação da filha

“Eu sou profissional de saúde e sei a importância da vacinação, sempre verifico a caderneta dela, e vi que estava faltando a vacina da covid. De seis em seis meses eu trago ela na unidade para saber se está tudo bem. Chegamos às 8h30, participamos da palestra, e o atendimento foi rápido”, destacou.

Larissa Pontes contou que soube da ação pelas redes sociais, e levou os três filhos para serem imunizados contra a gripe. “Eu trouxe os três, mas eles estão todos com as vacinas em dias, só a de gripe que ainda não tinham tomado. Eu fiquei sabendo da ação pelas redes sociais da Prefeitura, e aproveitei que era no sábado e não estou trabalhando, é melhor pra mim”.

OUTROS SERVIÇOS

Foco são crianças de até 14 anos, mas a vacinação é para todas as idadesFoco são crianças de até 14 anos, mas a vacinação é para todas as idades

Além da vacinação, a Unidade de Saúde também ofereceu outros serviços importantes, como exames preventivos, palestras educativas e consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, feitas em parceria com professores e estudantes da Faculdade Unisapiens.

Raquel Cunha, que é dona de casa, também já estava com suas vacinas em dia, mas aproveitou para fazer o exame papanicolau, que ajuda a prevenir o câncer do colo do útero. Ela destacou o bom atendimento que sempre recebe na unidade e como isso é essencial para sua família, especialmente porque sua filha tem autismo. “Sempre que eu necessito, eu sou muito bem atendida por todos. Tem um ano que eu fiz o meu preventivo, e fui avisada pela unidade que estaria disponível. Eu necessito deles porque a minha filha tem autismo severo, e eles estão sempre nos ajudando”.

CAMPANHA

Silmultaneamente, também aconteciam consultas e atendimentos odontológicosSilmultaneamente, também aconteciam consultas e atendimentos odontológicos

O Dia D faz parte da campanha de multivacinação, que iniciou no dia 2 de outubro. Durante a campanha, todos os imunizantes do Calendário Nacional de Imunização estão disponíveis para a população, como: covid-19, influenza, BCG, hepatite B, poliomielite, febre amarela; sarampo, caxumba e rubéola; pneumocócica, dentre outras.

Elizeth Gomes, gerente da Divisão de Imunização da Semusa, destaca que o evento faz parte do calendário do Ministério da Saúde (MS) e é uma das estratégias adotadas pela Semusa para aumentar os índices de imunização na capital, que diminuíram durante a pandemia.

“O Brasil enfrenta uma baixa cobertura vacinal em todas as vacinas, com isso já temos casos de sarampo, casos de coqueluche, na fronteira com a Bolívia, e é muito importante a atualização do cartão de vacinação. Hoje, a Prefeitura de Porto Velho, juntamente com a Semusa, está com as unidades de saúde abertas da capital e dos distritos, para atualização do cartão vacinal. O foco é crianças até 14 anos, mas quando falamos em multivacinação significa que todos devem ser vacinados”.

A campanha de Multivacinação segue até o dia 16 de outubro. Em Porto Velho, todas as unidades de saúde das zonas rural e urbana estão participando. Para se vacinar, a população deve buscar a unidade mais próxima de casa e ter em mãos um documento oficial com foto, a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que diagnósticos saltaram de 4 mil para 72 mil, com maior incidência nos estados do Sul e Sudeste.
L
Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Unidade recebeu certificação da Organização Nacional de Acreditação, que reconhece padrões de qualidade e segurança no atendimento em saúde.
L
Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Rondônia intensifica a vigilância contra a hanseníase, supera metas nacionais e lança webdocumentário inédito que resgata a história da doença e combate o estigma no estado.
L
Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para atualizar as normas e o custeio da assistência psicossocial pública, buscando adaptar o serviço às novas demandas do pós-pandemia.
L
Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

País registrou mais de 1,7 mil mortes pela doença em 2025 e especialistas alertam para a necessidade de manter a imunização em dia nos grupos prioritários.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Alyson Cuiabano fala sobre políticas públicas e ações sociais

Jovem News desta segunda-feira, dia 26, às 17h, entrevista Alyson Cuiabano, assessor parlamentar, que vai abordar políticas públicas, ações sociais e projetos voltados para beneficiar a comunidade.
L
Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Previsão indica volumes elevados e pancadas isoladas na capital, influenciadas pela umidade amazônica e instabilidades vindas do Amazonas.
L
Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Cessão gratuita de imóvel da União autoriza uso de complexo abandonado da PRF para centralizar a estrutura da Prefeitura.
L
Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Empreendedores devem realizar o pedido pela internet para garantir o regime de tributação simplificada que abrange impostos federais, estaduais e municipais.
L
Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Novo valor de venda para as distribuidoras entra em vigor nesta terça-feira e representa uma queda média de 14 centavos por litro do combustível puro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Gilber visita CREAS e reforça compromisso com proteção social em 2026

Vereador Dr. Gilber visita CREAS e reforça compromisso com proteção social em 2026

Parceria entre Legislativo e assistência social visa fortalecer atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade em Porto Velho.
L
Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Decano do Supremo Tribunal Federal afirma que atuação do ministro segue ritos processuais e destaca que a Procuradoria-Geral da República validou sua permanência no comando do inquérito.
L
Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Presidente do Supremo Tribunal Federal participa de posse na Corte Interamericana de Direitos Humanos e alerta para o perigo da erosão institucional nas Américas.
L
Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Em ligação de 50 minutos nesta segunda-feira (26), o presidente brasileiro sugeriu limitar o novo órgão ao conflito em Gaza.
L
Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Parlamentar solicita ao governo uma lancha para garantir agilidade no atendimento policial às comunidades ribeirinhas e ao distrito de Surpresa.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF ouve diretor do Banco de Brasília sobre caso Banco Master

PF ouve diretor do Banco de Brasília sobre caso Banco Master

Investigação no Supremo Tribunal Federal apura suspeitas de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro em negociação bilionária entre as instituições financeiras.
L
Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Vítima foi atacada por outro homem em situação de rua nas proximidades do Mercado quilômetro 1 e buscou auxílio de populares antes de ser socorrida pelo Samu.
16
PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

Agentes localizaram a droga escondida em bolsa de passageira durante fiscalização de rotina em ônibus que seguia do Acre para o Distrito Federal.
12
Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

Instituto esclarece que notícias sobre bloqueio de benefícios atuais são falsas e que a implementação da biometria digital será gradual até o ano de 2028.
L
Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Devota de Nossa Senhora Aparecida, Selva deixa legado de afeto e alegria; velório será em Porto Velho e cortejo no Cemitério Inocentes
L
TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

Presidência do tribunal concluiu que não houve má-fé ou desídia em conduta questionada pela Amatra14, reforçando a segurança jurídica da categoria.
L
INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

Ampliação busca garantir direitos de aposentados e pensionistas após instabilidades no Meu INSS e manutenção programada dos sistemas da Dataprev.
L
Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Data marca a origem dos serviços postais no Brasil e valoriza profissionais que conectam o país há quase quatro séculos.
L
Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Programa federal começa nova etapa na capital de Rondônia e garante vale-gás gratuito, com previsão de atender todos os municípios do país até março.
L
Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Publicação terá como foco o Direito do Trabalho contemporâneo, inovação, governança e direitos humanos, com submissões abertas até 30 de junho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.