TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Anvisa autoriza pesquisa em pacientes com leucemia linfoide aguda B

Estudos estão em fase clínica inicial.

Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Anvisa autoriza pesquisa em pacientes com leucemia linfoide aguda B
Arte: Pfizer
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (Fundndherp), em parceria com o Instituto Butantan, a iniciar ensaio clínico no Brasil com um medicamento a base de células CAR-T em pacientes com leucemia linfoide aguda B e linfoma não Hodgkin B, recidivados e refratários (ou seja, em casos de reaparecimento da doença ou de resistência ao tratamento padrão). Os estudos estão em fase clínica inicial, quando o objetivo é avaliar a segurança e a eficácia.

A aprovação do ensaio clínico com as células geneticamente modificadas é parte de um projeto inovador de colaboração regulatória entre a Anvisa e pesquisadores e desenvolvedores brasileiros visando incentivar o desenvolvimento de produtos de terapias avançadas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Anvisa, o tratamento consiste na reprogramação das próprias células do paciente para atacar e destruir o câncer de forma precisa. Em laboratório, é feita a transferência de genes de interesse para as células de defesa (linfócito T) do paciente.

Nessa forma de tratamento, as células T do paciente (um tipo de célula do sistema imunológico) são alteradas em laboratório para reconhecer e atacar as células cancerígenas ou tumorais. O termo CAR refere-se a um receptor de antígeno quimérico (chimeric antigen receptor, em inglês). O procedimento já é adotado nos Estados Unidos e em outros países para tratar linfomas e leucemias avançadas como último recurso.

“Em janeiro deste ano, a Fundherp e o Instituto Butantan foram selecionados através do Edital de Chamamento 17/2022. Isso deu início a um suporte regulatório intensificado para aprimorar e acelerar a fase de busca de dados pré-clínicos para início da fase de desenvolvimento clínico do produto. Foram 104 dias de avaliação documental realizada pela Anvisa e 144 dias de respostas às exigências trabalhadas pela Fundherp”, explicou a Anvisa.

Revisões frequentes

A partir de agora, o estudo será acompanhado com revisões frequentes dos dados e informações da pesquisa, com ações planejadas até dezembro de 2024, para monitorar de perto o desenvolvimento do produto.

Se os resultados forem bons, o objetivo é registrar o produto rapidamente para que as pessoas tenham acesso a uma opção de tratamento seguro, eficaz e de alta qualidade disponível no SUS.

Segundo a Anvisa, desde 2020, a agência registrou três produtos de terapia gênica, do tipo CAR-T, para tratamento de leucemias, linfomas e mielomas, e dois produtos de terapia gênica para doenças genéticas raras, desenvolvidos por empresas farmacêuticas biotecnológicas internacionais. No momento, mais de 40 ensaios clínicos com produtos de terapia avançada (PTAs) experimentais estão acontecendo no país, após a aprovação da Anvisa.

Tratamento em Ribeirão Preto

Os primeiros estudos no Brasil começaram entre pacientes em tratamento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no interior paulista, em 2019.

Nos Estados Unidos, o FDA (agência reguladora de saúde) fez a liberação para uso da indústria farmacêutica em 2017. No Brasil, o uso da indústria farmacêutica começou em janeiro deste ano.

Para quem pode pagar o tratamento, o custo é de cerca de R$ 2 milhões. Como a terapia celular ainda estava em fase experimental no Brasil, os pacientes foram tratados de forma compassiva, ou seja, por decisão médica, quando o câncer está em estágio avançado e não há alternativas de terapia.

No programa de tratamento, um dos pacientes estava com linfoma não-Hodgkin. “Cerca de um mês após a produção dessas células, podemos infundi-las no sangue. Então, as células vão se direcionar contra as células do tumor, porque estão capacitadas a fazer isso, para poder combater os tumores, no caso desse paciente, o linfoma. Ele teve uma remissão completa um mês depois da injeção dessas células”, explicou o professor de hematologia, hemoterapia e terapia celular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Vanderson Rocha, também coordenador nacional de terapia celular da rede D’Or.

Segundo Rocha, o primeiro caso de remissão da doença por meio dessa técnica no país ocorreu em 2019, mas o paciente morreu por outra causa dois meses depois do tratamento.

“O paciente obteve uma remissão parcial, mas pode ser que, naquele momento, ainda tivesse tempo de responder [totalmente ao tratamento]”, detalha o médico.

Em 2019, a reportagem da Agência Brasil contou a história do aposentado Vamberto Castro, que, aos 62 anos, estava com linfoma em estado grave e sem resposta a tratamentos convencionais.

Cerca de 20 dias após o início do tratamento, a resposta de saúde do paciente foi promissora: os exames passaram a mostrar que as células cancerígenas desapareceram. No fim do mesmo ano, no entanto, Vamberto morreu em decorrência de um acidente doméstico, não relacionado à doença.

Até maio de 2023, 14 pacientes haviam sido tratados com o CAR-T Cell. Todos os pacientes tiveram remissão de pelo menos 60% dos tumores e todos se trataram na rede do SUS.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saúde mental é tema de palestra para servidores da Semdec em Porto Velho

Saúde mental é tema de palestra para servidores da Semdec em Porto Velho

Atividade integra a Campanha Janeiro Branco e promove conscientização sobre cuidado emocional e bem-estar no trabalho.
L
Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

A agência determinou o recolhimento dos produtos por riscos à saúde após testes reprovarem o teor de iodo no sal e identificarem plástico no pó decorativo para festas.
L
Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que diagnósticos saltaram de 4 mil para 72 mil, com maior incidência nos estados do Sul e Sudeste.
L
Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Unidade recebeu certificação da Organização Nacional de Acreditação, que reconhece padrões de qualidade e segurança no atendimento em saúde.
L
Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Rondônia intensifica a vigilância contra a hanseníase, supera metas nacionais e lança webdocumentário inédito que resgata a história da doença e combate o estigma no estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

Universidade Federal de Rondônia oferta vagas para mestrado, doutorado e especialização em diferentes áreas, com editais próprios e prazos distintos.
L
Governo prorroga prazo para pedido de ressarcimento do INSS

Governo prorroga prazo para pedido de ressarcimento do INSS

O período para solicitar a devolução de descontos indevidos foi estendido até março após instabilidades no sistema; cerca de 850 mil pessoas ainda podem ter direito ao valor.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7

O cronograma de janeiro segue nesta terça-feira com valor médio de 697,77 reais; o programa alcança mais de 18 milhões de famílias e inclui adicionais para crianças.
L

Jovem News: Alyson Cuiabano defende guarda municipal e ações sociais em Porto Velho

No Jovem News, Alyson Cuiabano relembrou a trajetória nas urnas, falou de saúde, juventude e população em situação de rua, e pediu políticas públicas mais próximas da comunidade.
L

Nota de pesar: Verônica da Conceição Ferreira

Nota de falecimento de Verônica da Conceição Ferreira, porto-velhense dedicada ao serviço público, à fé cristã e à família, lembrada pelo amor ao próximo, retidão e legado de carinho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

ALE/RO aprova Transação Tributária após mobilização da AROM

ALE/RO aprova Transação Tributária após mobilização da AROM

Projeto defendido há anos pelo movimento municipalista permitirá a regularização de dívidas tributárias judicializadas e ampliará receitas dos municípios de Rondônia.
L
Dra. Taissa cobra revitalização urgente da Linha 23B em Nova Mamoré

Dra. Taissa cobra revitalização urgente da Linha 23B em Nova Mamoré

Estrada em estado crítico compromete transporte escolar, escoamento agrícola e segurança de moradores da zona rural do município.
L
Entidades acionam STF contra lei que proíbe cotas em Santa Catarina

Entidades acionam STF contra lei que proíbe cotas em Santa Catarina

A OAB e partidos políticos contestam a norma catarinense que veta a reserva de vagas por critérios raciais em instituições de ensino que recebem verbas estaduais.
L
Orçamento de 2026 de Porto Velho entra em vigor e define prioridades da gestão municipal

Orçamento de 2026 de Porto Velho entra em vigor e define prioridades da gestão municipal

Lei Orçamentária Anual autoriza início da execução de políticas públicas, programas e projetos, com participação popular na definição das prioridades.
L
Alex Redano indica instalação urgente de corrimão em ponte da RO-140, em Rio Crespo

Alex Redano indica instalação urgente de corrimão em ponte da RO-140, em Rio Crespo

O problema se agrava em períodos de chuvas intensas ou de grande fluxo de veículos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre motocicletas deixa duas mulheres feridas na zona leste

Colisão entre motocicletas deixa duas mulheres feridas na zona leste

O acidente aconteceu no bairro Lagoinha após uma conversão irregular em um cruzamento; as vítimas foram socorridas por equipes de resgate e levadas para atendimento médico.
14
Confronto na zona leste termina com dois mortos e um ferido

Confronto na zona leste termina com dois mortos e um ferido

O tiroteio ocorreu no bairro Mariana após um ataque armado que resultou em revide; os envolvidos morreram em locais distintos e a Delegacia de Homicídios investiga o caso.
18
Homem é baleado em troca de tiros na zona sul

Homem é baleado em troca de tiros na zona sul

Suspeito foi atingido após confronto com policiais do Bope no bairro Castanheira.
12
Ataque a tiros deixa um morto e dois feridos na zona Leste

Ataque a tiros deixa um morto e dois feridos na zona Leste

Criminosos atiraram contra vítimas nos bairros Tiradentes e Pantanal.
18
Briga entre cunhadas termina em tentativa de homicídio na zona leste

Briga entre cunhadas termina em tentativa de homicídio na zona leste

Mulher foi presa após ferir a cunhada com uma facada durante discussão em residência no bairro Mariana.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndios na Austrália provocam evacuações e suspendem Grand Slam

Incêndios na Austrália provocam evacuações e suspendem Grand Slam

As altas temperaturas e os fortes ventos em Vitória forçaram centenas de pessoas a deixarem suas casas; em Melbourne, jogos de tênis foram cancelados devido ao calor extremo.
L
França aprova projeto que veta redes sociais para menores de 15 anos

França aprova projeto que veta redes sociais para menores de 15 anos

A proposta avançou na Assembleia Nacional com amplo apoio e visa combater o bullying e proteger a saúde mental; o governo francês quer implementar a restrição até setembro.
L
Isonomia e transparência marcam licitações em Rondônia entre 2019 e 2025

Isonomia e transparência marcam licitações em Rondônia entre 2019 e 2025

Atuação da Supel garantiu eficiência, economia de recursos públicos e fortalecimento da governança nas compras do Estado ao longo dos últimos anos.
L
Governo sueco planeja prisão para menores a partir dos 13 anos

Governo sueco planeja prisão para menores a partir dos 13 anos

O projeto de lei foca em crimes graves como homicídios e atentados para conter o recrutamento de crianças por gangues; autoridades locais criticam a medida.
L
Ataques russos interrompem negociações de paz entre Ucrânia e Rússia

Ataques russos interrompem negociações de paz entre Ucrânia e Rússia

O bombardeio massivo contra Kiev e Kharkiv comprometeu o diálogo mediado pelos Estados Unidos em Abu Dhabi, deixando um milhão de ucranianos sem energia em pleno inverno.
L
Justiça federal bloqueia suspensão de status legal de imigrantes nos EUA

Justiça federal bloqueia suspensão de status legal de imigrantes nos EUA

A decisão impede que o governo de Donald Trump encerre programas de reunificação familiar, protegendo mais de 8 mil cidadãos de sete países latinos que vivem legalmente no país.
L
Calor extremo interrompe jogos e Sinner supera cãibras na Austrália

Calor extremo interrompe jogos e Sinner supera cãibras na Austrália

O Aberto da Austrália teve partidas suspensas nas quadras externas devido às altas temperaturas, enquanto Jannik Sinner e Novak Djokovic avançaram na competição em Melbourne.
L
ONU pede investigação contra EUA após nova morte em Minneapolis

ONU pede investigação contra EUA após nova morte em Minneapolis

O alto comissariado das Nações Unidas denunciou abusos sistemáticos e o uso de força desproporcional por agentes de imigração após o assassinato de um cidadão de 37 anos.
L
Justiça inicia julgamento criminal da tragédia de Brumadinho após sete anos

Justiça inicia julgamento criminal da tragédia de Brumadinho após sete anos

As audiências de instrução começam em fevereiro na Justiça Federal de Belo Horizonte para ouvir 15 réus acusados pelo rompimento da barragem que vitimou 272 pessoas.
L
Prefeitura de Minneapolis convoca Guarda Nacional para conter crise

Prefeitura de Minneapolis convoca Guarda Nacional para conter crise

O pedido de reforço ocorre após o assassinato de um enfermeiro por agentes federais de imigração, evento que sobrecarregou a segurança local e inflamou protestos em toda a cidade.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.