QUINTA-FEIRA, 30/11/2023

L

Saúde

Sob censura, surto de meningite foi um dos primeiros desafios do PNI

Ditadura militar tentou abafar gravidade da epidemia

Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - 35

Publicado em 

Sob censura, surto de meningite foi um dos primeiros desafios do PNI
© Fábio Nunves Teixeira/ PMG

A organização do Programa Nacional de Imunizações (PNI) dava seus primeiros passos após sua criação, em 1973, quando o Brasil enfrentou uma de suas mais graves crises de saúde pública do século 20, a epidemia de meningite meningocócica, com 67 mil casos entre 1971 e 1976, sendo 40 mil apenas no estado de São Paulo. Doença grave e imunoprevenível, a meningite bacteriana pode causar infecções generalizadas, as meningococcemias, que têm alta letalidade e deixam sequelas permanentes como amputações de membros.

Hoje integrante da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações do Estado de São Paulo, Guido Levi já era médico na época e lembra que a doença provocou cenas difíceis de esquecer.

“Foi uma época terrível. O Hospital Emílio Ribas, que era o principal hospital de isolamento em São Paulo, chegou a ter crianças internadas no pátio. Um hospital que normalmente tinha 180, 200 leitos ocupados, chegou a ter mais de mil crianças. Como não cabiam mais nas enfermarias, ficaram no estacionamento, no pátio. Felizmente, isso foi controlado. Hoje, temos um controle dessa doença com a vacinação.”

A situação se agravou com a censura da ditadura militar, que tentou abafar a gravidade da epidemia e só começou a agir quando não havia mais como controlá-la.

“Em determinado momento não deu mais para ocultar, porque a coisa foi explosiva. Mas se tentou ocultar. Isso ocorreu historicamente com muitas doenças, desde a antiguidade. Hoje, felizmente, a população está informada da existência da vacina e o número de casos caiu demais”, conta Levi.

Autoritarismo criminoso

Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz e presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o historiador Carlos Fidelis Ponte classifica como autoritária, criminosa e burra a tentativa de censura por parte da ditadura militar a uma doença que precisava ser contida por medidas preventivas.

“Era uma época em que se falava do Brasil grande, Brasil potência, do Brasil do futuro, desenvolvido. E o Geisel ainda tinha força, não estava na mesma crise que o Figueiredo. Então, eles procuraram censurar a existência de uma epidemia em São Paulo. Essa foi a coisa mais burra que existiu, porque, quando você censura, você censura inclusive para a máquina estatal. A máquina que deveria combater também não sabe da existência. E a população não se prepara. Isso faz com que a doença tenha campo livre, aumente o número de casos e o raio de ação. Foi uma tentativa autoritária, burra e criminosa, porque fez com que a doença se expandisse mais rapidamente e atingisse um número maior de pessoas.”

Naquela época, o Brasil não produzia a vacina contra a doença, e, quando não foi possível mais esconder a epidemia, foi preciso comprar às pressas não um número de doses para conter a expansão de casos em São Paulo, mas uma quantidade que pudesse enfrentar um surto já de proporções nacionais.

“O Brasil precisou importar uma quantidade de vacinas que não existia em produção no mundo. Os franceses precisaram construir uma nova fábrica para atender à demanda do Brasil.”

O economista Vinícius da Fonseca, na época na Secretaria de Planejamento (Seplan), conseguiu nessa negociação com o Instituto Pasteur, na França, a inclusão da transferência de tecnologia da vacina contra o meningococo. Foi a partir disso que, em 1976, foi criado o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), com Fonseca na presidência da Fiocruz, para incorporar e nacionalizar tecnologias existentes no mundo em prol do PNI e, futuramente, do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, o Sob censura, surto de meningite foi um dos primeiros desafios do PNI - News RondôniaSob censura, surto de meningite foi um dos primeiros desafios do PNI - News RondôniaPrograma Nacional de Imunizações completa 50 anos.

“Ele é o primeiro a usar o poder de compra do Estado para gerar emprego, desenvolvimento científico e reduzir a dependência. Isso inaugurou uma estratégia política que alimentou Bio-Manguinhos durante anos e alimenta até hoje”, destaca o historiador.

A produção nacional começou a chegar aos brasileiros em 1977, ano em que os casos se normalizaram, em parte pela vacinação e em parte pelo grande número de infectados pela bactéria. Hoje, a meningite meningocócica é considerada uma doença controlada pela vacinação.

Para crianças e adolescentes

Disponível no PNI, a vacina meningocócica C conjugada deve ser administrada com duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade, e requer ainda uma dose de reforço aos 12 meses. O Sistema Único de Saúde oferece ainda a vacina meningocócica ACWY a adolescentes de 11 a 14 anos de idade.

O Brasil teve uma queda expressiva no número de casos da doença desde que adotou a vacina no SUS, em 2010. A queda da cobertura nos últimos anos, porém, traz um alerta, porque a doença não parou de circular.

A meningite é uma doença causada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, o que se dá por meio da infecção causada principalmente por vírus ou bactérias.

Ao todo, o SUS oferece sete vacinas contra a meningite, que é considerada uma doença endêmica no país. Isso significa que são esperados casos ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. Segundo o Ministério da Saúde, a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e no inverno, e a das virais, na primavera e no verão.

Bactéria agressiva

A bactéria meningococo C é considerada agressiva e pode levar à morte em menos de 24 horas, mesmo quando diagnosticada e tratada. Nesses casos mais agudos, a infecção pode ir para o sangue e se tornar generalizada, causando a chamada meningococcemia.

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabela Ballalai, explica que a meningite meningocócica está entre as mais graves, por ser uma doença que chega a causar a morte de 20% dos pacientes e a deixar um em cada cinco com sequelas importantes, como amputações de braços e pernas e danos neurológicos irreversíveis.

“As meningites por bactérias são as mais graves, e as duas bactérias que mais causam são o meningococo e o pneumococo. A meningocócica é a mais comum no país, mas, nesse um ano após a pior fase da pandemia, a gente está vendo aumentar a pneumocócica”, alertou. “É uma doença muito grave, que, quando não mata, pode deixar sequelas para o resto da vida.”

Isabela Ballalai ressalta que a vacinação de bebês contra a meningite não pode ser deixada para depois, porque a imunização é programada para o primeiro ano de vida justamente por ser o momento de maior vulnerabilidade.

“A doença meningocócica acontece em qualquer idade, mas a incidência em crianças menores de 2 anos é muito mais alta que em adultos. E, proporcionalmente, há mais casos em crianças menores de 1 ano”, alerta ela. “As pessoas não deixam de se vacinar porque receberam fake news, elas deixam de se vacinar porque não perceberam o risco da doença. Elas acabam protelando, e isso leva a baixas coberturas.”

Prevenção

A vacinação contra a meningite deve começar ao nascer, com a vacina BCG, que protege contra formas graves da tuberculose, o que inclui a meningite tuberculosa.

A vacina pentavalente, prescrita para 2, 4 e 6 meses de idade, previne contra a meningite causada pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, além de difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

Aos 2 meses de idade, os bebês também devem tomar a primeira dose da pneumocócica 10-valente, que requer ainda uma dose aos 4 meses de idade e um reforço ao completar o primeiro ano de vida. Essa vacina protege contra a meningite pneumocócica e contra pneumonias.

A vacina meningocócica C conjugada, que protege contra o sorotipo C do meningococo, deve ser aplicada aos 3, 5 e 12 meses idade. Nesse caso, a prevenção é contra a meningite meningocócica.

Já a meningocócica ACWY, contra o mesmo tipo de meningite, protege contra os sorotipos A, C, W e Y, e é recomendada para adolescentes de 11 a 14 anos de idade. A vacinação com a ACWY no país está em situação ainda pior que a da meningocócica C, com cobertura de apenas 57% em 2022, segundo o Ministério da Saúde.

A vacina pneumocócica 23-valente não faz parte do calendário infantil e é recomendada pelo Ministério da Saúde para toda a população indígena acima de 5 anos de idade e para a população com mais de 60 anos de idade abrigada em instituições de acolhimento.

A vacina pneumocócica 13-valente é aplicada apenas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), e seu uso é recomendado para indivíduos com ao menos 5 anos de idade que vivem com HIV, pacientes oncológicos, transplantados de órgãos sólidos e transplantados de medula óssea.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova lista de doenças do trabalho inclui covid-19, burnout e câncer

Nova lista de doenças do trabalho inclui covid-19, burnout e câncer

Alterações dão respaldo a auditores fiscais do trabalho.
L
Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil

Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil

Precisão do diagnóstico evita transmissão da malária pelo sangue.
L

Obra do Hospital de Guajará-Mirim valoriza mão de obra local e fomenta economia no município

Profissionais do município de Guajará-Mirim que trabalham na obra executam várias funções
L
Seminário debate avanços e desafios da saúde indígena no Brasil

Seminário debate avanços e desafios da saúde indígena no Brasil

Iniciativa é parceria da Fiocruz e da Secretaria de Saúde Indígena.
L
Mais Médicos terão 28 mil profissionais em campo até o fim do ano

Mais Médicos terão 28 mil profissionais em campo até o fim do ano

Profissionais concluem esta semana curso de capacitação.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Iniciativa Amazônica: governador do Amazonas busca compensação pelo uso do nome ‘Amazon’ por multinacional

Wilson Lima questiona os benefícios para o Estado em reunião planejada com a gigante da tecnologia na COP28
L

Confira o resultado da Promoção Arte na Pele: Tatuagem no Boto Ink Tatto Studio

Conheça agora o nome do sortudo que ganhará uma tattoo com a renomada tatuadora, Carole Shirazae.
L

Coluna social Marisa Linhares: 3ª corrida social Arpe em prol do Cernic

O renomado SICOOB FRONTEIRAS foi um dos vários patrocinadores oficiais do evento.
L
Incentivo para estudantes permanecerem no ensino médio é aprovado

Incentivo para estudantes permanecerem no ensino médio é aprovado 

Senadores autorizaram uso do Fundo Social para custear a permanência.
L
Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional

Câmara aprova Dia da Consciência Negra como feriado nacional

Texto vai para sanção do presidente Lula.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Serviços Gerais

Envie seu currículo para o e-mail [email protected]
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Auxiliar Adm/Financeiro

Empresa busca profissional com formação em administração ou contabilidade e experiência na área.
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senador apresenta emenda para a construção do Anel Viário de Porto Velho

JAIME BAGATTOLI: Senador apresenta emenda para a construção do Anel Viário de Porto Velho

Parlamentar solicitou a inclusão da emenda ao Governo Federal já para o ano de 2024.
L
Feira de Empreendedores “Natal de Luz” acontece nesta sexta-feira e sábado, em Porto Velho

Feira de Empreendedores “Natal de Luz” acontece nesta sexta-feira e sábado, em Porto Velho

A feira vai proporcionar uma estrutura voltada a empreendimentos de diversos segmentos.
L
Busca pela construção da Ceasa é um dos compromissos do deputado Alan Queiroz

Busca pela construção da Ceasa é um dos compromissos do deputado Alan Queiroz

Local para produção de hortifrutigranjeiros beneficiará a população e aos pequenos e médios produtores rurais.
L
STF julga em dezembro omissão do Congresso sobre licença-paternidade

STF julga em dezembro omissão do Congresso sobre licença-paternidade

Votos devem ser computados no julgamento presencial.
L
Na Comissão de Saúde, Cláudia de Jesus debate regulação do SUS

Na Comissão de Saúde, Cláudia de Jesus debate regulação do SUS

Deputada cobrou divulgação da ordem de espera de pacientes para realização de procedimentos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem morre após sofrer descarga elétrica em fio de internet

Homem morre após sofrer descarga elétrica em fio de internet

Claudiomiro chegou a ser socorrido até o Hospital Municipal de Urupá, mas acabou falecendo.
18
Acusado de latrocínio de sargento da PM de Rondônia é preso na Bolívia

Acusado de latrocínio de sargento da PM de Rondônia é preso na Bolívia

A ação é decorrente da Operação Horus, deflagrada pela PM do estado em combate a crimes em regiões de fronteiras.
10
Polícia Militar prende homem após encontrar arsenal de armas dentro de residência

Polícia Militar prende homem após encontrar arsenal de armas dentro de residência

Contra o acusado, consta um mandado de prisão expedido pela comarca de Espigão do Oeste. Como ele não foi  encontrado, o proprietário da residência foi conduzido à delegacia por posse ilegal de arma de fogo.
12
Dois homens são presos pela Polícia Civil de Seringueiras; um por descumprir medida protetiva e outro por porte ilegal de arma e receptação

Dois homens são presos pela Polícia Civil de Seringueiras; um por descumprir medida protetiva e outro por porte ilegal de arma e receptação

Delton C. R. foi preso pelo descumprimento da medida protetiva e Maycon S. B. foi preso por posse irregular de arma de fogo e receptação.
14

“João Rato” é encontrado morto a facadas no meio da rua

A vítima ainda chegou a ser socorrida em uma caminhonete particular até o Hospital de Extrema, mas já teria chegado sem vida.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Ariquemes lança edital para a chamada escolar, matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2024

Prefeitura de Ariquemes lança edital para a chamada escolar, matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2024

As inscrições podem ser feitas direto no Portal da Transparência da  Prefeitura, ou de forma presencial nas escolas.
L
Projeto MP Itinerante é agraciado com "Moção de Aplausos" da Câmara de Vereadores de Porto Velho

Projeto MP Itinerante é agraciado com “Moção de Aplausos” da Câmara de Vereadores de Porto Velho

Os representantes do Ministério Público, instituição idealizadora e executora do projeto, e dos parceiros, membros e servidores, foram agraciados durante o evento, realizado na tarde da quarta-feira (29/11).
L
Lançamento da Coletânea Vivências Amazônicas chega à Porto Velho nesta sexta-feira, 01/12

Lançamento da Coletânea Vivências Amazônicas chega à Porto Velho nesta sexta-feira (01)

Cerimônia acontece no 1º Encontro Estadual da AJEB/RO na Biblioteca Francisco Meireles.
L
Governo do Estado institui Comitê de Crise Hídrica para garantir consumo de água potável à população

Governo do Estado institui Comitê de Crise Hídrica para garantir consumo de água potável à população

Especialistas apontam resultado devastador na bacia do Rio Madeira resultante da combinação de fatores climáticos.
L
Lote promocional esgotado do Réveillon White Sensation do O Monarka

Lote promocional esgotado do Réveillon White Sensation do O Monarka

Venha com a sua família desfrute de uma mega estrutura com dois ambientes, sendo o interno totalmente climatizado, oferecendo as melhores atrações da cidade.
L
MPRO obtém condenação de executor que matou vítimas por engano em chacina em Buritis

MPRO obtém condenação de executor que matou vítimas por engano em chacina em Buritis

 quinta-feira, 30 de novembro de 2023.
L
Energisa implementa Projetos de Eficiência Energética em batalhões da Polícia Militar

Energisa implementa Projetos de Eficiência Energética em batalhões da Polícia Militar

De acordo com Camila Teixeira Lopes, analista de Eficiência Energética da Energisa Rondônia, a chamada pública de 2022, que viabilizou esses projetos, reflete o comprometimento da empresa com práticas sustentáveis e inovadoras.
L
Defesa Civil Municipal mantém distribuição de água mineral para famílias atingidas pela seca

Defesa Civil Municipal mantém distribuição de água mineral para famílias atingidas pela seca

Cerca de 700 famílias do médio e baixo Madeira sofrem com a falta de água potável devido à longa estiagem.
L
Semfaz e Conselho Regional de Contabilidade promovem treinamento sobre novo sistema tributário

Semfaz e Conselho Regional de Contabilidade promovem treinamento sobre novo sistema tributário

Evento esclareceu sobre a utilização do sistema recém-implantado.
L

Paisagismo Urbano Sustentável: Transformando a Cidade

O Verde nas Ruas
L