TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Sob censura, surto de meningite foi um dos primeiros desafios do PNI

Ditadura militar tentou abafar gravidade da epidemia

Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - 35

Publicado em 

Sob censura, surto de meningite foi um dos primeiros desafios do PNI
© Fábio Nunves Teixeira/ PMG

A organização do Programa Nacional de Imunizações (PNI) dava seus primeiros passos após sua criação, em 1973, quando o Brasil enfrentou uma de suas mais graves crises de saúde pública do século 20, a epidemia de meningite meningocócica, com 67 mil casos entre 1971 e 1976, sendo 40 mil apenas no estado de São Paulo. Doença grave e imunoprevenível, a meningite bacteriana pode causar infecções generalizadas, as meningococcemias, que têm alta letalidade e deixam sequelas permanentes como amputações de membros.

Hoje integrante da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações do Estado de São Paulo, Guido Levi já era médico na época e lembra que a doença provocou cenas difíceis de esquecer.

“Foi uma época terrível. O Hospital Emílio Ribas, que era o principal hospital de isolamento em São Paulo, chegou a ter crianças internadas no pátio. Um hospital que normalmente tinha 180, 200 leitos ocupados, chegou a ter mais de mil crianças. Como não cabiam mais nas enfermarias, ficaram no estacionamento, no pátio. Felizmente, isso foi controlado. Hoje, temos um controle dessa doença com a vacinação.”

A situação se agravou com a censura da ditadura militar, que tentou abafar a gravidade da epidemia e só começou a agir quando não havia mais como controlá-la.

“Em determinado momento não deu mais para ocultar, porque a coisa foi explosiva. Mas se tentou ocultar. Isso ocorreu historicamente com muitas doenças, desde a antiguidade. Hoje, felizmente, a população está informada da existência da vacina e o número de casos caiu demais”, conta Levi.

Autoritarismo criminoso

Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz e presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o historiador Carlos Fidelis Ponte classifica como autoritária, criminosa e burra a tentativa de censura por parte da ditadura militar a uma doença que precisava ser contida por medidas preventivas.

“Era uma época em que se falava do Brasil grande, Brasil potência, do Brasil do futuro, desenvolvido. E o Geisel ainda tinha força, não estava na mesma crise que o Figueiredo. Então, eles procuraram censurar a existência de uma epidemia em São Paulo. Essa foi a coisa mais burra que existiu, porque, quando você censura, você censura inclusive para a máquina estatal. A máquina que deveria combater também não sabe da existência. E a população não se prepara. Isso faz com que a doença tenha campo livre, aumente o número de casos e o raio de ação. Foi uma tentativa autoritária, burra e criminosa, porque fez com que a doença se expandisse mais rapidamente e atingisse um número maior de pessoas.”

Naquela época, o Brasil não produzia a vacina contra a doença, e, quando não foi possível mais esconder a epidemia, foi preciso comprar às pressas não um número de doses para conter a expansão de casos em São Paulo, mas uma quantidade que pudesse enfrentar um surto já de proporções nacionais.

“O Brasil precisou importar uma quantidade de vacinas que não existia em produção no mundo. Os franceses precisaram construir uma nova fábrica para atender à demanda do Brasil.”

O economista Vinícius da Fonseca, na época na Secretaria de Planejamento (Seplan), conseguiu nessa negociação com o Instituto Pasteur, na França, a inclusão da transferência de tecnologia da vacina contra o meningococo. Foi a partir disso que, em 1976, foi criado o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), com Fonseca na presidência da Fiocruz, para incorporar e nacionalizar tecnologias existentes no mundo em prol do PNI e, futuramente, do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, o Programa Nacional de Imunizações completa 50 anos.

“Ele é o primeiro a usar o poder de compra do Estado para gerar emprego, desenvolvimento científico e reduzir a dependência. Isso inaugurou uma estratégia política que alimentou Bio-Manguinhos durante anos e alimenta até hoje”, destaca o historiador.

A produção nacional começou a chegar aos brasileiros em 1977, ano em que os casos se normalizaram, em parte pela vacinação e em parte pelo grande número de infectados pela bactéria. Hoje, a meningite meningocócica é considerada uma doença controlada pela vacinação.

Para crianças e adolescentes

Disponível no PNI, a vacina meningocócica C conjugada deve ser administrada com duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade, e requer ainda uma dose de reforço aos 12 meses. O Sistema Único de Saúde oferece ainda a vacina meningocócica ACWY a adolescentes de 11 a 14 anos de idade.

O Brasil teve uma queda expressiva no número de casos da doença desde que adotou a vacina no SUS, em 2010. A queda da cobertura nos últimos anos, porém, traz um alerta, porque a doença não parou de circular.

A meningite é uma doença causada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, o que se dá por meio da infecção causada principalmente por vírus ou bactérias.

Ao todo, o SUS oferece sete vacinas contra a meningite, que é considerada uma doença endêmica no país. Isso significa que são esperados casos ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. Segundo o Ministério da Saúde, a ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e no inverno, e a das virais, na primavera e no verão.

Bactéria agressiva

A bactéria meningococo C é considerada agressiva e pode levar à morte em menos de 24 horas, mesmo quando diagnosticada e tratada. Nesses casos mais agudos, a infecção pode ir para o sangue e se tornar generalizada, causando a chamada meningococcemia.

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabela Ballalai, explica que a meningite meningocócica está entre as mais graves, por ser uma doença que chega a causar a morte de 20% dos pacientes e a deixar um em cada cinco com sequelas importantes, como amputações de braços e pernas e danos neurológicos irreversíveis.

“As meningites por bactérias são as mais graves, e as duas bactérias que mais causam são o meningococo e o pneumococo. A meningocócica é a mais comum no país, mas, nesse um ano após a pior fase da pandemia, a gente está vendo aumentar a pneumocócica”, alertou. “É uma doença muito grave, que, quando não mata, pode deixar sequelas para o resto da vida.”

Isabela Ballalai ressalta que a vacinação de bebês contra a meningite não pode ser deixada para depois, porque a imunização é programada para o primeiro ano de vida justamente por ser o momento de maior vulnerabilidade.

“A doença meningocócica acontece em qualquer idade, mas a incidência em crianças menores de 2 anos é muito mais alta que em adultos. E, proporcionalmente, há mais casos em crianças menores de 1 ano”, alerta ela. “As pessoas não deixam de se vacinar porque receberam fake news, elas deixam de se vacinar porque não perceberam o risco da doença. Elas acabam protelando, e isso leva a baixas coberturas.”

Prevenção

A vacinação contra a meningite deve começar ao nascer, com a vacina BCG, que protege contra formas graves da tuberculose, o que inclui a meningite tuberculosa.

A vacina pentavalente, prescrita para 2, 4 e 6 meses de idade, previne contra a meningite causada pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, além de difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

Aos 2 meses de idade, os bebês também devem tomar a primeira dose da pneumocócica 10-valente, que requer ainda uma dose aos 4 meses de idade e um reforço ao completar o primeiro ano de vida. Essa vacina protege contra a meningite pneumocócica e contra pneumonias.

A vacina meningocócica C conjugada, que protege contra o sorotipo C do meningococo, deve ser aplicada aos 3, 5 e 12 meses idade. Nesse caso, a prevenção é contra a meningite meningocócica.

Já a meningocócica ACWY, contra o mesmo tipo de meningite, protege contra os sorotipos A, C, W e Y, e é recomendada para adolescentes de 11 a 14 anos de idade. A vacinação com a ACWY no país está em situação ainda pior que a da meningocócica C, com cobertura de apenas 57% em 2022, segundo o Ministério da Saúde.

A vacina pneumocócica 23-valente não faz parte do calendário infantil e é recomendada pelo Ministério da Saúde para toda a população indígena acima de 5 anos de idade e para a população com mais de 60 anos de idade abrigada em instituições de acolhimento.

A vacina pneumocócica 13-valente é aplicada apenas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), e seu uso é recomendado para indivíduos com ao menos 5 anos de idade que vivem com HIV, pacientes oncológicos, transplantados de órgãos sólidos e transplantados de medula óssea.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa proíbe venda de fitas para clareamento dental

Anvisa proíbe venda de fitas para clareamento dental

O produto 9D White Teeth Whitening Strips foi barrado por falta de registro e autorização de funcionamento da fabricante em território nacional.
L
Saúde ocupacional: Prefeitura amplia atendimento

Saúde ocupacional: Prefeitura amplia atendimento

Prefeitura de Porto Velho fortalece ações de saúde ocupacional com ampliação dos serviços, novo endereço de atendimento e foco na prevenção e bem-estar dos servidores municipais.
L
Saúde mental é tema de palestra para servidores da Semdec em Porto Velho

Saúde mental é tema de palestra para servidores da Semdec em Porto Velho

Atividade integra a Campanha Janeiro Branco e promove conscientização sobre cuidado emocional e bem-estar no trabalho.
L
Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

A agência determinou o recolhimento dos produtos por riscos à saúde após testes reprovarem o teor de iodo no sal e identificarem plástico no pó decorativo para festas.
L
Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que diagnósticos saltaram de 4 mil para 72 mil, com maior incidência nos estados do Sul e Sudeste.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

A nova regra entrou em vigor nesta segunda-feira em São Paulo e outros três estados, passando a permitir também o uso de veículos automáticos nos exames.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Pagamento dos servidores municipais é antecipado pela Prefeitura de Porto Velho, muda de sexta para quarta-feira e injeta recursos na economia local, beneficiando ativos, aposentados e pensionistas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Presidente do TSE alerta para riscos da desinformação em 2026

Presidente do TSE alerta para riscos da desinformação em 2026

A ministra Cármen Lúcia destacou a necessidade de proteger a liberdade de escolha do eleitor contra o uso malicioso de tecnologias durante o ciclo eleitoral.
L
Cláudia de Jesus: mais vagas no transporte intermunicipal

Cláudia de Jesus: mais vagas no transporte intermunicipal

Deputada propõe ampliar assentos gratuitos para idosos e PCDs em ônibus executivos, tornando efetivo o direito ao passe livre previsto na lei estadual.
L
Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Proposta da deputada aprovada na Assembleia Legislativa reconhece a Sociedade Pestalozzi como entidade de utilidade pública em todo o estado de Rondônia.
L
Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

O presidente brasileiro participa como convidado especial de encontro que discute infraestrutura, inteligência artificial e comércio na América Latina.
L
ICMS do gado em Rondônia: Pedro Fernandes comemora redução

ICMS do gado em Rondônia: Pedro Fernandes comemora redução

Deputado celebra aprovação de projeto que reduz imposto sobre a venda do gado em pé, amplia a liberdade de negociação do produtor rural e fortalece a competitividade do setor.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Dois adolescentes investigados pelas agressões que levaram à morte do animal em Florianópolis viajam ao exterior.
16
Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

A Polícia Militar apreendeu drogas e objetos furtados em um imóvel utilizado como ponto de tráfico; um dos suspeitos usava peruca e forneceu nome falso para evitar a prisão.
12
Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira durante manobras de acesso à rodovia federal em Jaru; apesar do impacto lateral, não houve registro de feridos.
14
Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Uma câmera de monitoramento registrou o momento em que o suspeito levou o veículo na madrugada desta segunda-feira em Jaru; a polícia busca identificar o autor do crime.
12
PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

As diligências da Operação Bisturi ocorreram em Porto Velho e Guajará-Mirim para identificar colaboradores que ajudaram na fuga de investigadas para a Bolívia.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: A F CECCON JUCA & OLIVEIRA LTDA,

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE –LAPP
L
Resgate Heroico: Bombeiros salvam cachorro de afogamento em piscina

Resgate Heroico: Bombeiros salvam cachorro de afogamento em piscina

O animal foi resgatado em uma residência no município de Sorriso após uma vizinha avistar a cena da sacada de um prédio.
L
ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

Redução do imposto de 12% para 4% aprovada pela Assembleia libera venda de gado vivo para outros estados e busca corrigir distorções que pressionavam o preço ao produtor.
L
Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Enamed: Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Relatório do Enamed revela falhas graves no conhecimento de estudantes de medicina em temas básicos como manejo da dengue e tratamento de Parkinson.
L
Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Alunos aprovados em universidades enfrentam dificuldades para obter o diploma escolar e temem perder prazos de matrícula devido à falta de sistema digital.
L
Brasil conquista três indicações ao Bafta 2026

Brasil conquista três indicações ao Bafta 2026

O filme O Agente Secreto e o documentário Apocalipse nos Trópicos representam o cinema brasileiro na premiação britânica que ocorre em fevereiro em Londres.
L
Alex Redano pede reforma da quadra da Escola General Osório

Alex Redano pede reforma da quadra da Escola General Osório

Indicação do deputado ao Governo de Rondônia solicita intervenção urgente na quadra da Escola General Osório, em Porto Velho, para garantir segurança e ampliar atividades esportivas e pedagógicas.
L
Alero aprova transação tributária: municípios recebem recursos

Alero aprova transação tributária: municípios recebem recursos

Projeto aprovado pela Assembleia Legislativa autoriza acordos de dívidas com o Estado e garante repasse de parte da arrecadação aos municípios de Rondônia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.