SÁBADO, 14/02/2026

Em destaque

L

Saúde

Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre covid-19

Nova variante ainda não modificou cenário epidemiológico no Brasil.

Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre covid-19
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A Sociedade Brasileira de Infectologia emitiu uma nota informativa nesta quinta-feira (17) avaliando que a nova variante de interesse (EG.5) monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não modificou o cenário epidemiológico no Brasil. Apesar disso, a entidade pede que as autoridades sanitárias reforcem a vigilância genômica dos casos sintomáticos de covid-19, para que qualquer mudança de cenário seja detectada precocemente.

Essa vigilância é feita com o sequenciamento genético das amostras positivas do coronavírus SARS-CoV-2 coletadas nos testes RT-PCR, e permite identificar quais variantes estão circulando no país e mudanças nesse cenário.

A nota informativa foi assinada pelo presidente da SBI, o infectologista Alberto Chebabo, que salienta que a nova variante ainda não foi detectada no Brasil, mas pode já estar circulando de forma silenciosa, devido ao baixo índice de coleta para análise genômica no país.

“Apesar disto, não houve modificação no cenário de casos notificados de covid-19 ou aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil no momento, não havendo necessidade de mudança das recomendações vigentes”.

O texto foi divulgado um dia depois de a Universidade Federal do Rio de Janeiro ter recomendado a retomada do uso de máscaras em aglomerações e ambientes fechados na universidade, como prevenção contra a covid-19.

A universidade afirma ter detectado aumento moderado e progressivo nos testes positivos de covid-19 realizados por seu centro de testagem, e menciona avaliação da OMS de que 1,5 milhão de novos casos de covid-19 foram registrados em todo o mundo entre 10 de julho e 6 de agosto, um aumento de 80% em relação ao período anterior. Esse aumento, porém, está concentrado principalmente no Leste da Ásia e Oceania, segundo a organização.

Para o secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, “não há neste momento nenhuma alteração no cenário epidemiológico que justifique o uso indiscriminado de máscara, a recomendação é que todos os maiores de 12 anos realizem a dose de reforço para covid-19 com a vacina bivalente”.

Nova subvariante Ômicron

Na nota divulgada nesta quinta, a Sociedade Brasileira de Infectologia contextualiza que 51 países já confirmaram casos da nova subvariante EG.5, da cepa Ômicron.

Essa variante apresenta maior capacidade de transmissão e escape imune, o que pode aumentar os casos de covid-19 globalmente até que ela se torne a nova cepa dominante e se estabilize dessa forma. Apesar destas características, a OMS classificou a EG.5 apenas como variante de interesse, e como de baixo risco para a saúde pública em nível global, porque ela não trouxe mudanças no padrão de gravidade de doença (hospitalização e óbitos). Os óbitos por covid-19, na verdade, tiveram queda de 80% no mesmo período em que os casos aumentaram, segundo a OMS.

Vacinação

No cenário atual, a Sociedade Brasileira de Infectologia enfatiza que é necessário manter o calendário vacinal atualizado com as doses de reforço. A vacina bivalente foi desenvolvida justamente para aumentar a proteção contra as subvariantes da Ômicron, que tem grande capacidade de escape do esquema vacinal básico, sem as doses de reforço.

A SBI reforça que grupos de risco (pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos, gestantes, população indígena e profissionais de saúde) devem ter doses de reforço realizadas com não mais de um ano de intervalo da dose anterior, preferencialmente com a vacina bivalente.

Em relação às máscaras, a indicação de uso é para a população de risco em locais fechados, com baixa ventilação e aglomeração, caso haja futuramente aumento de casos de síndrome gripal, circulação e detecção viral no Brasil.

A sociedade científica também considera importante que seja realizada testagem dos casos de síndrome gripal para redução da transmissão em caso de covid-19, com isolamento dos casos positivos.

Tratamento

Para o tratamento dos casos diagnosticados, a SBI aconselha que, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sejam prescritos dentro dos cinco primeiros dias de sintomas os antivirais Nirmatrelvir/ritonavir (NMV/r), para pacientes com 65 anos ou mais e imunossuprimidos. A recomendação tem como objetivo reduzir risco de agravamento, complicação e morte. Também deve haver avaliação médica devido à possibilidade de interações com outras medicações e possíveis contraindicações à sua utilização.

Na rede privada de saúde, em situações de impossibilidade de uso do NMR/r, devem ser considerados alternativamente o uso de Molnupiravir ou Rendesevir nos primeiros dias de sintomas, também nos casos de maior risco de hospitalização.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saúde divulga funcionamento no Carnaval

Saúde divulga funcionamento no Carnaval

UPAs e prontos atendimentos funcionam 24h; Corujão da Saúde atende casos leves até a meia-noite entre 13 e 19 de fevereiro.
L
Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

SESAU anula homologação e determina apuração sobre contratação de ambulâncias após parecer da PGE e questionamento do MPC.
L
Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Operação conjunta reforça segurança de fantasias, bebidas, preservativos e cosméticos durante a folia, com foco em orientação ao consumidor.
L
Reunião em Rolim de Moura fortalece integração do SUS em Rondônia

Reunião em Rolim de Moura fortalece integração do SUS em Rondônia

Governo de Rondônia e municípios pactuam repasses para o Samu e UPAs 24h durante a 1ª Reunião da CIB Itinerante, realizada no interior do estado.
L
Canetas emagrecedoras semusa alerta para riscos do uso sem acompanhamento médico

Canetas emagrecedoras semusa alerta para riscos do uso sem acompanhamento médico

Prefeitura reforça perigos do uso indiscriminado de medicamentos para emagrecimento, após Anvisa registrar aumento de reações adversas graves no Brasil.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O que assistir no Cine Araújo Porto Velho neste fim de semana

A programação do Cine Araújo reúne animação, aventura, suspense e títulos para todas as idades no fim de semana, com sessões durante a tarde e noite.
L
Amazônia, Gente e Justiça: Adriana Vieira da Costa fala sobre Lei do RECAM

Amazônia, Gente e Justiça: Adriana Vieira da Costa fala sobre Lei do RECAM

Programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Adriana Vieira da Costa para comentar a Lei nº 6.329/2026, que cria o RECAM em Rondônia.
L
Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Nova 364 e PRF conscientizam motorista na saída do feriado de carnaval

Ação foi realizada nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, na BR-364.
L
Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Bora Ali: Camila Schiavinato Canova e os caminhos do turismo em Rondônia

Programa Bora Ali entrevista Camila Schiavinato Canova sobre políticas públicas, Expo Turismo e inclusão por meio do Turismo Social no estado.
L
Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Relator do caso no STF rejeitou recursos de ex-comandantes por omissão no 8 de janeiro; ministros têm até o dia 24 de fevereiro para concluir o julgamento virtual.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Delegado Camargo cobra explicações sobre transporte inter-hospitalar em RO

Deputado questiona Governo de Rondônia e SESAU sobre possíveis irregularidades trabalhistas e tributárias no Pregão nº 90197/2024.
L
Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Flávio Dino vota por afastar Lei da Anistia em crimes permanentes

Ministro defende que perdão legal não alcança delitos como ocultação de cadáver e sequestro que se estenderam além de 1979; julgamento foi suspenso por pedido de vista.
L
André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

Ministro do STF lidera inquérito sobre fraudes bancárias após saída de Dias Toffoli; magistrado busca atualização sobre dados colhidos em aparelhos apreendidos.
L
Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Câmara argentina aprova novo Código Penal Juvenil e baixa responsabilidade penal para 14 anos; tema volta ao centro do debate sobre segurança pública no Brasil.
L
Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Proposta aprovada em comissão da Câmara dos Deputados do Brasil cria regras para destinação de máquinas apreendidas e busca segurança jurídica a trabalhadores do setor.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM apreende arma e droga em Itapuã do Oeste

PM apreende arma e droga em Itapuã do Oeste

Pistola calibre .380, munições e cerca de 330 gramas de cocaína foram localizadas após denúncia de ameaça
10
Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Homem foi detido após cortar o cabelo da companheira durante discussão no bairro Areia Branca.
10
Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Casal é preso pela PM após furto em residência na zona sul de Porto Velho

Suspeitos foram localizados horas após crime no bairro Castanheiras
14
Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Thales publicou mensagem em rede social citando crise conjugal antes de atirar contra os filhos e cometer suicídio; documento foi apagado logo depois.
18
Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário Thales atirou contra os próprios filhos antes de tirar a vida; criança de 8 anos segue internada em estado gravíssimo em Goiás.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parque da Cidade reabre com novas áreas de lazer

Parque da Cidade reabre com novas áreas de lazer

Espaço será reaberto às 5h deste sábado (14)
L
Feira de adoção oferece cães neste sábado

Feira de adoção oferece cães neste sábado

Evento acontece das 8h às 11h, no Parque da Cidade, com até 10 cães disponíveis para adoção responsável.
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para monitor educacional

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para monitor educacional

Inscrições online ficam abertas de 16 a 20 de fevereiro; vagas são para contratação imediata e cadastro reserva na zona urbana e rural
L
Primeiras imagens de “Bom Futuro”: drama amazônico resgata memória e resistência feminina

Primeiras imagens de “Bom Futuro”: drama amazônico resgata memória e resistência feminina

Longa filmado em Rondônia mistura ficção histórica, thriller social e realismo mágico para revisitar o ciclo do garimpo sob o olhar de quatro mulheres.
L

Requerimento de Outorga: NUCLEO DE MEDICINA INTEGRATIVA DRA FERNANDA NATHALIA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
Trânsito: Jaru terá novo fluxo nas avenidas Brasil e Marechal Rondon

Trânsito: Jaru terá novo fluxo nas avenidas Brasil e Marechal Rondon

Prefeitura anuncia sistema binário para reorganizar circulação, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança viária.
L
Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra

Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra

Contemplação no consórcio exige análise estratégica para preservar poder de compra
L
Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Manutenção preventiva dos pneus reduz riscos nas estradas no Carnaval

Feriado prolongado exige revisão completa antes de enfrentar rodovias movimentadas
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.