QUINTA-FEIRA, 19/03/2026

Em destaque

L

Saúde

Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre covid-19

Nova variante ainda não modificou cenário epidemiológico no Brasil.

Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre covid-19
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A Sociedade Brasileira de Infectologia emitiu uma nota informativa nesta quinta-feira (17) avaliando que a nova variante de interesse (EG.5) monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não modificou o cenário epidemiológico no Brasil. Apesar disso, a entidade pede que as autoridades sanitárias reforcem a vigilância genômica dos casos sintomáticos de covid-19, para que qualquer mudança de cenário seja detectada precocemente.

Essa vigilância é feita com o sequenciamento genético das amostras positivas do coronavírus SARS-CoV-2 coletadas nos testes RT-PCR, e permite identificar quais variantes estão circulando no país e mudanças nesse cenário.

A nota informativa foi assinada pelo presidente da SBI, o infectologista Alberto Chebabo, que salienta que a nova variante ainda não foi detectada no Brasil, mas pode já estar circulando de forma silenciosa, devido ao baixo índice de coleta para análise genômica no país.

“Apesar disto, não houve modificação no cenário de casos notificados de covid-19 ou aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil no momento, não havendo necessidade de mudança das recomendações vigentes”.

O texto foi divulgado um dia depois de a Universidade Federal do Rio de Janeiro ter recomendado a retomada do uso de máscaras em aglomerações e ambientes fechados na universidade, como prevenção contra a covid-19.

A universidade afirma ter detectado aumento moderado e progressivo nos testes positivos de covid-19 realizados por seu centro de testagem, e menciona avaliação da OMS de que 1,5 milhão de novos casos de covid-19 foram registrados em todo o mundo entre 10 de julho e 6 de agosto, um aumento de 80% em relação ao período anterior. Esse aumento, porém, está concentrado principalmente no Leste da Ásia e Oceania, segundo a organização.

Para o secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, “não há neste momento nenhuma alteração no cenário epidemiológico que justifique o uso indiscriminado de máscara, a recomendação é que todos os maiores de 12 anos realizem a dose de reforço para covid-19 com a vacina bivalente”.

Nova subvariante Ômicron

Na nota divulgada nesta quinta, a Sociedade Brasileira de Infectologia contextualiza que 51 países já confirmaram casos da nova subvariante EG.5, da cepa Ômicron.

Essa variante apresenta maior capacidade de transmissão e escape imune, o que pode aumentar os casos de covid-19 globalmente até que ela se torne a nova cepa dominante e se estabilize dessa forma. Apesar destas características, a OMS classificou a EG.5 apenas como variante de interesse, e como de baixo risco para a saúde pública em nível global, porque ela não trouxe mudanças no padrão de gravidade de doença (hospitalização e óbitos). Os óbitos por covid-19, na verdade, tiveram queda de 80% no mesmo período em que os casos aumentaram, segundo a OMS.

Vacinação

No cenário atual, a Sociedade Brasileira de Infectologia enfatiza que é necessário manter o calendário vacinal atualizado com as doses de reforço. A vacina bivalente foi desenvolvida justamente para aumentar a proteção contra as subvariantes da Ômicron, que tem grande capacidade de escape do esquema vacinal básico, sem as doses de reforço.

A SBI reforça que grupos de risco (pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos, gestantes, população indígena e profissionais de saúde) devem ter doses de reforço realizadas com não mais de um ano de intervalo da dose anterior, preferencialmente com a vacina bivalente.

Em relação às máscaras, a indicação de uso é para a população de risco em locais fechados, com baixa ventilação e aglomeração, caso haja futuramente aumento de casos de síndrome gripal, circulação e detecção viral no Brasil.

A sociedade científica também considera importante que seja realizada testagem dos casos de síndrome gripal para redução da transmissão em caso de covid-19, com isolamento dos casos positivos.

Tratamento

Para o tratamento dos casos diagnosticados, a SBI aconselha que, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sejam prescritos dentro dos cinco primeiros dias de sintomas os antivirais Nirmatrelvir/ritonavir (NMV/r), para pacientes com 65 anos ou mais e imunossuprimidos. A recomendação tem como objetivo reduzir risco de agravamento, complicação e morte. Também deve haver avaliação médica devido à possibilidade de interações com outras medicações e possíveis contraindicações à sua utilização.

Na rede privada de saúde, em situações de impossibilidade de uso do NMR/r, devem ser considerados alternativamente o uso de Molnupiravir ou Rendesevir nos primeiros dias de sintomas, também nos casos de maior risco de hospitalização.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Wagner Borges leva RO à vice-presidência do CONASEMS

Wagner Borges leva RO à vice-presidência do CONASEMS

Estado conquista espaço inédito na saúde pública nacional com representação na diretoria executiva do conselho.
L
Mortes por câncer colorretal no Brasil devem quase triplicar até 2030, aponta estudo

Mortes por câncer colorretal no Brasil devem quase triplicar até 2030, aponta estudo

Pesquisa publicada na revista The Lancet estima 127 mil óbitos em cinco anos; diagnóstico tardio e avanço de hábitos nocivos explicam alta da mortalidade.
L
Rondônia abre vagas para especialização em enfermagem neonatal

Rondônia abre vagas para especialização em enfermagem neonatal

Seleção do Ministério da Saúde e Fiocruz oferece oportunidades pelo SUS; inscrições seguem até 6 de abril.
L
Palestras reforçam prevenção às drogas em escolas de Porto Velho

Palestras reforçam prevenção às drogas em escolas de Porto Velho

Ação do Conepod e Sesdec reúne estudantes nesta quarta (18) e prevê novas atividades para ampliar a conscientização nas escolas
L
Vírus respiratórios: ação reforça vigilância em RO

Vírus respiratórios: ação reforça vigilância em RO

Ação integrada em Rondônia reúne especialistas para ampliar vigilância de vírus respiratórios, melhorar diagnóstico e fortalecer imunização na rede pública de saúde.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Ministro de Minas e Energia afirma que “não haverá trégua” contra crimes à economia popular; Polícia Federal e ANP intensificam vistorias em postos e distribuidoras.
L
Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Presidente da estatal afirma que medida visa garantir o abastecimento interno; instabilidade no Oriente Médio e desvio de navios cargueiros elevam cautela da companhia.
L

Fonte de Vida: Galdiana dos Santos e Aline Leon debatem direitos das mulheres

Especialistas trazem reflexões sobre violência, justiça e empoderamento feminino em um programa marcado por experiências reais e conhecimento jurídico
L
Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Decreto assinado pelo presidente Lula institui núcleo para centralizar denúncias e agilizar remoção de conteúdos ilícitos; regulamentação do ECA Digital endurece regras para plataformas e influenciadores mirins.
L
Fazenda tira de projeto de lei proposta para socorrer bancos em crise

Fazenda tira de projeto de lei proposta para socorrer bancos em crise

Ministro Fernando Haddad afirma que exclusão de recursos da União amadurece o texto no Congresso; proposta foca em soluções de mercado para crises financeiras.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra "desordem normativa" na proteção de jovens

Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra “desordem normativa” na proteção de jovens

Ministro do STF destaca que novas regras trazem segurança jurídica e previsibilidade para usuários e plataformas; discurso ocorreu após assinatura de decretos presidenciais.
L
Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Emenda da deputada vai financiar máquinas e fortalecer produção rural no distrito de Palmeiras, em Nova Mamoré.
L
CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

Comissão busca identificar donos reais de fundos de investimento; requerimentos de quebra de sigilo de Paulo Guedes e convocação de Valdemar da Costa Neto são rejeitados.
L
Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Secretaria de Radiodifusão apura conduta após ofensas contra a deputada Erika Hilton; Ministério Público Federal pede multa de R$ 10 milhões.
L
Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal terá mais 60 dias para concluir investigações da Operação Compliance Zero; suspeitas de rombo financeiro chegam a R$ 17 bilhões.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Com o impacto da colisão, o piloto e a passageira da moto foram arremessados ao solo.
16
Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Policiais do 9º Batalhão prendem suspeitos e recuperam objetos furtados no Loteamento Tropical após denúncia
12
Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

De acordo com as primeiras informações, a briga teria iniciado por conta da disputa pela casa, deixada de herança.
16
Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Suspeito invadiu imóvel na Rua Panamá e causou danos à estrutura elétrica e hidráulica; Polícia Militar precisou usar spray de pimenta para conter o indivíduo em Porto Velho.
16
Casal é preso com entorpecentes em embarcação durante Operação Desarme no Rio Madeira

Casal é preso com entorpecentes em embarcação durante Operação Desarme no Rio Madeira

Ação conjunta do BPCHOQUE e Núcleo de Inteligência intercepta barco com destino ao Amazonas; suspeito tentou usar nome falso para ocultar antecedentes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CBAA – ASFALTOS LTDA

Licença Operação Nº 008.000063/2026-35/COLMAM/SEDAM
L
Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Semias alerta que mais de 800 famílias de Porto Velho possuem valores do Bolsa Família disponíveis e podem perder o benefício caso o saque não ocorra em 180 dias
L

Como identificar produtos duráveis e fazer investimentos seguros na estruturação da cozinha

Com renda pressionada e aumento no consumo de energia, escolher eletrodomésticos duráveis e eficientes se torna essencial para evitar gastos contínuos e decisões por impulso.
L

Brasil ajusta regras do mutualismo em 2026, e debate sobre perda total ganha urgência

Aumento dos custos de reparo e novas regras para proteção veicular reforçam a importância de entender quando há perda total e como reduzir prejuízos no trânsito.
L
Autonomia feminina e combate à violência são pautas de ação conjunta em Porto Velho

Autonomia feminina e combate à violência são pautas de ação conjunta em Porto Velho

Evento promovido pelo MPT e MPRO discute independência financeira como ferramenta para romper ciclos de violência contra a mulher na capital
L

Principais áreas de conhecimento médico para um futuro doutor se especializar

Ampliação de bolsas de residência e desigualdade na distribuição de especialistas reforçam a importância de escolhas estratégicas na formação médica, alinhadas às demandas do SUS.
L

7 modelos de calça jeans que estão dominando as tendências atuais

Modelagens como reta, wide leg, mom e flare seguem em alta por unir conforto, estilo e praticidade, permitindo combinações versáteis para diferentes ocasiões do dia a dia.
L