SÁBADO, 21/06/2025

L

Saúde

OMS diz que medidas contra tabaco protegem 71% da população mundial

Brasil é referência global, mas também enfrenta desafios.

Por Rafael Cardoso – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

OMS diz que medidas contra tabaco protegem 71% da população mundial
REUTERS/Mohamed Abd El Ghany/Direitos Reservados
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, nesta segunda-feira (31), relatório sobre a epidemia de tabaco: 5,6 bilhões de pessoas (ou 71% da população mundial) estão protegidos por algum tipo de medida de controle. O número é cinco vezes maior do que o registrado em 2007. A organização diz que a implementação de políticas específicas sobre o assunto levou o mundo a ter 300 milhões de fumantes a menos nos últimos 15 anos.OMS diz que medidas contra tabaco protegem 71% da população mundial - News RondôniaOMS diz que medidas contra tabaco protegem 71% da população mundial - News Rondônia
O relatório destaca que as Ilhas Maurício, na África, e os Países Baixos, na Europa, se juntaram ao Brasil e à Turquia como exemplos internacionais. O grupo segue os seis critérios principais de controle do tabaco, conhecidos pela sigla em inglês MPOWER: monitorar o uso e as políticas de prevenção, proteger as pessoas da fumaça, oferecer ajuda para quem deseja abandonar a prática, alertar sobre os perigos, criar barreiras contra publicidade e aumentar os impostos.

“Os dados mostram que, de forma lenta, mas segura, cada vez mais pessoas estão protegidas dos danos do tabaco por políticas de práticas ótimas baseadas em evidências”, disse o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Parabenizo as Ilhas Maurício, por serem o primeiro país da África, e os Países Baixos, por serem o primeiro da União Europeia, a introduzirem o plano completo de políticas de controle do tabaco da OMS no nível mais alto. A OMS está disposta a prestar apoio a todos que quiserem seguir o exemplo desses países e protegerem sua população contra um flagelo mortal.”

Oito países precisam cumprir apenas mais um dos critérios MPOWER para entrar no grupo de líderes em controle do tabaco: Espanha, Etiópia, Irã, Jordânia, Madagascar, México e Nova Zelândia. Por outro lado, existem 44 países que não adotam nenhum dos critérios e 53 países que sequer proíbem o fumo dentro de estabelecimentos de saúde. E apenas 50% de todos os países têm locais de trabalho e restaurantes que proíbem a prática.

A OMS reforça que criar espaços livres de fumo é importante para que as pessoas respirem um ar mais limpo e para que a população seja protegida dos efeitos mortais do tabaco. Ambientes assim também são importantes para estimular as pessoas a deixaram de fumar e evitar que outras sejam atraídas para a prática.

As estimativas são de que em torno de 1,3 milhão de pessoas morram todos os anos como fumantes passivos em todo o mundo. A exposição à fumaça do cigarro aumenta os riscos de ataques cardíacos, de acidente vascular cerebral (AVC), doenças respiratórias, diabetes do tipo 2 e diferentes tipos de câncer.

Desafios no Brasil

O Brasil alcançou o nível mais alto das medidas de controle do tabaco em 2019, mas isso não significa que o país esteja livre dos problemas relacionados ao produto. Os dados mais recentes, que são da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, mostram que o total de adultos fumantes no país é de 12,6%. E uma das principais causas de morte no país, o câncer de pulmão, é causado pelo tabagismo em 80% dos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diretor executivo da Fundação do Câncer, cirurgião oncológico Luiz Augusto Maltoni, disse à Agência Brasil que o país precisa continuar investindo em políticas públicas para diminuir a circulação do tabaco e o número de fumantes.

“O Brasil é um exemplo pela política de controle do tabaco, mas é preciso ficar atento, não esmorecer e continuar nesse trabalho de combate. Nós precisamos intervir mais no preço do cigarro, que ainda é um dos mais baratos do mundo. E sabemos que umas medidas mais importantes para a redução do tabagismo é o aumento do preço e da taxação. Também seria fundamental aumentar o controle das divisas para coibir ao máximo o comércio ilegal”, disse Maltoni.

Uma das maiores preocupações, nesse sentido, é o consumo de cigarros eletrônicos, principalmente pelos mais jovens. Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2009 proíbe a comercialização e propaganda relacionada ao produto, mas isso não impede que se tenha acesso por meios ilegais. Relatório divulgado em maio do ano passado pelo sistema Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, indica que um a cada cinco jovens de 18 a 24 anos usa cigarros eletrônicos no Brasil.

“A indústria do tabaco vem tentando ampliar o número de dependentes, principalmente a população mais jovem, com esse apelo de que o cigarro eletrônico seria menos danoso, menos problemático. E a gente sabe que isso é mentira”, diz Luiz Augusto Maltoni. “Os países que permitiram o uso, como os Estados Unidos, têm tido um número crescente de dependentes, muitos com doenças graves, induzidas pelo cigarro eletrônico. Existe uma síndrome chamada Evali, uma inflamação nos pulmões pelo uso específico do cigarro eletrônico, que tem provocado insuficiência respiratória nos mais jovens. Além disso, existem substâncias tóxicas e cancerígenas, e o risco de explosões dos dispositivos, que causam queimaduras graves no corpo”, acrescentou o médico.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é entregue à população após reforma geral

Obra de mais de R$ 345 mil foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de Porto Velho e traz melhorias na estrutura e nos serviços ofertados
L
Vacinação no Brasil enfrenta desafios de cobertura e desigualdades regionais, aponta anuário VacinaBR

Vacinação no Brasil enfrenta desafios de cobertura e desigualdades regionais, aponta anuário VacinaBR

Curvas de imunização indicam queda das taxas de cobertura desde 2015
L
Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
L

Semed orienta pais sobre riscos de infecções virais nas crianças e impactos no ambiente escolar

O período de maior transmissão geralmente ocorre entre o 3º e o 5º dia da infecção
L
Censo aponta que 94,6% das UBS têm acesso à Internet e 97,6% usam prontuário eletrônico

Censo aponta que 94,6% das UBS têm acesso à Internet e 97,6% usam prontuário eletrônico

Levantamento foi realizado em mais de 44 mil unidades básicas de saúde
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inverno chega à Amazônia, trazendo seca, calor e friagem

Na estação seca, queimadas e incêndios proporcionam cenários de devastação.
L

Txai Suruí e Neide Cardozo, ativistas de Rondônia, participam da demarcação da TI Jaraguá em São Paulo

“Estamos muito emocionados com a demarcação da Terra Indígena Jaraguá”.
L

Povoado Nerd | Entrevista Vinícius Santana, designer gráfico e Youtuber gamer

Designer gráfico e Youtuber gamer, Vinícius Santana participa do programa Povoado Nerd nesta sexta-feira, dia 20, às 17h. Ele fala sobre sua trajetória no design e no universo dos games, além dos desafios e inspirações da criação de conteúdo.
L

Extermínio: A Evolução chega ao Cine Araújo com ação e terror de tirar o fôlego

Novo capítulo da saga mostra como a humanidade tenta sobreviver em um mundo dominado pelo vírus da raiva
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Câmera registra vulgo “Leva Eu” sendo atacado a tiros na zona leste

O Samu socorreu a vítima e a encaminhou ao Hospital João Paulo II.
14

Homicídios prende suspeito de matar costureira degolada na zona leste

Segundo a Polícia Civil, o suspeito saiu por volta das 2h da residência da vítima, que foi encontrada morta pela manhã.
12
Grave batida entre duas motos é registrada na zona leste

Grave batida entre duas motos é registrada na zona leste

De acordo com testemunhas, uma das motos era ocupada por duas pessoas, e o acidente ocorreu quando o veículo que transitava na Rua Fábia avançou a preferencial, causando colisão.
16
PM recebe denúncia e prende suspeito com drogas em apartamento de condomínio

PM recebe denúncia e prende suspeito com drogas em apartamento de condomínio

Segundo a PM, no apartamento do suspeito foram encontradas porções de maconha e cocaína, além de mais de R$1,000 reais em espécie, configurando crime de tráfico.
14
Júri popular condena réus por homicídio filmado a penas de 22 e 27 anos de prisão

Júri popular condena réus por homicídio filmado a penas de 22 e 27 anos de prisão

A defesa de M.A. Jansons argumentou por uma participação de menor importância, mas a tese não foi aceita pelos jurados. Da mesma forma, os advogados de F.R.O. Almeida defenderam a negativa de autoria, que também foi rejeitada pelo júri.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro do STF vota por condenar réu do 8 de janeiro a 17 anos de prisão por participação em atos golpistas

Ministro do STF vota por condenar réu do 8 de janeiro a 17 anos de prisão por participação em atos golpistas

Bola foi furtada na invasão da Câmara durante os atos golpistas de 8/1
L

Prefeitura de Porto Velho participa da ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez” neste sábado (21)

Evento oferecerá serviços gratuitos de saúde, emissão de documentos, atendimento jurídico e muito mais para a população
L
Em pleno ponto facultativo, TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Em pleno ponto facultativo, TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

A ação ocorreu nas UPAs Leste e Sul e nas Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino, todas sob gestão da Prefeitura da capital.
L
Professora grava respostas engraçadas de alunos sobre profissões e viraliza

Professora grava respostas engraçadas de alunos sobre profissões e viraliza. ‘Alfaiate faz salsicha’

A professora Khawanny, de Goiás, viralizou com as respostas engraçadas dos alunos para perguntas aparentemente simples.
L
Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Programa aproxima servidores municipais de metodologias inovadoras para resolver problemas públicos reais.
L
Conab atualiza tarifas de armazenagem para reforçar gestão dos estoques públicos

Conab começa a doar alimentos para atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Nesta primeira etapa, foram disponibilizadas 4 mil cestas de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
L
Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Violência contra crianças em conflitos armados atinge níveis sem precedentes em 2024

Relatório alerta para níveis alarmantes de violações em 2024
L
Flamengo vence Chelsea de virada no Super Mundial de Clubes e assume a liderança do grupo

Flamengo vence Chelsea de virada no Super Mundial de Clubes e assume a liderança do grupo

O resultado garantiu ao clube carioca a liderança isolada do grupo, somando agora seis pontos.
L

Como a tecnologia de streaming transformou os hábitos de entretenimento

Os usuários escolhem o que assistir sem precisar de horários fixos. Isso mudou completamente o jeito de consumir conteúdo. Além disso, dispositivos como smart TVs, Chromecast e Roku tornaram tudo ainda mais acessível.
L

A evolução do consumo de conteúdo audiovisual na era digital

Entender essas mudanças é crucial. Elas criaram um novo mundo para o consumo de conteúdo audiovisual.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.