QUARTA-FEIRA, 23/07/2025

L

Saúde

OMS aprova ação que eleva saúde indígena ao nível de prioridade global

ONU diz que população indígena é de 476 milhões em 90 países.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

OMS aprova ação que eleva saúde indígena ao nível de prioridade global
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (29), em Genebra, na Suíça, resolução apresentada pelo Brasil visando garantir acesso igualitário e integral à saúde para a população indígena em todo o mundo. A partir da aprovação –  durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS) – a OMS criará um plano global de saúde indígena, tornando a questão prioritária na pauta do organismo internacional, conforme proposto pelo Brasil. A estratégia mundial permitirá, ainda, a troca de experiências sobre o tema entre as nações signatárias. OMS aprova ação que eleva saúde indígena ao nível de prioridade global - News RondôniaOMS aprova ação que eleva saúde indígena ao nível de prioridade global - News Rondônia

Weibe Tapeba, secretário de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, comemorou a aprovação unânime, via rede social. “Vitória indígena. Um momento histórico de avanço, de um novo tempo de inclusão dos povos indígenas e seus direitos a nível mundial”, disse ele. Weibe ainda pediu aos demais países para copatrocinem o documento.

A resolução pioneira votada nesta segunda-feira foi apresentada pelo Brasil ainda no sábado (27), em Genebra. O texto contou com apoio de outros 13 países (Austrália, Bolívia, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru e Estados Unidos), além da União Europeia.

Diplomacia

As adesões à resolução ocorreram a partir de negociações da diplomacia brasileira com outras delegações, desde a semana passada, como destacado pela ministra da Saúde Nísia Trindade, na última quarta-feira (24). “Foi um trabalho realizado em conjunto para chegarmos até a possibilidade de uma votação” [ocorrida nesta segunda-feira].

Em seu discurso de apresentação da resolução, no sábado (27), o secretário de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, marcou o posicionamento do Brasil, desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Liderar a proposição de um projeto de resolução que trate do tema saúde dos povos indígenas representa simbolicamente o esforço que o nosso país tem feito para assegurar a universalização da saúde em todo o país, evidentemente assegurando a cobertura assistencial também nos territórios em que vivem os povos indígenas”, afirmou Weibe.

É a primeira vez que a OMS adota uma resolução específica sobre a saúde dos povos indígenas. O secretário de Saúde Indígena (Sesai) destacou a importância da decisão. “É simbólico para a OMS, em seus 75 anos de história, aprovar uma resolução que determina a elaboração de um Plano Global da OMS, encoraja os demais países a desenvolverem planos nacionais e a buscarem estratégias que possam assegurar o acesso à saúde dos povos indígenas, respeitando o direito à consulta e fortalecendo a participação social na construção de ações, programas e políticas voltadas a essas populações”, explicou.

A 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS) ocorrerá até terça-feira (30), em Genebra e, neste ano, tem o tema “OMS aos 75 [anos]: salvando vidas, levando saúde para todos”.

Respeito

Pelo acordo, os países são convocados a montar planos regionais para avançar em sistemas de saúde que promovam ações específicas para populações indígenas locais. A adesão é voluntária.

A ministra Nísia Trindade explicou que, embora a resolução comece a valer logo que aprovada, é necessário um tempo de adaptação para o desenvolvimento das diretrizes do plano global, além dos planos regionais dos países signatários.

“Entre os exemplos de mudança de abordagem necessária, está a assimilação de costumes das populações indígenas para a oferta de um tratamento mais adequado”, frisou o Ministério da Saúde.

No sábado, o secretário Weibe Tapeba discursou ainda sobre a necessidade de respeitar e valorizar as práticas tradicionais e culturais dos povos indígenas. “O acesso à saúde dos povos indígenas significa também assegurar formas de valorização dos saberes ancestrais e da medicina nativa ou tradicional desses povos indígenas, o que passa desde as formas de cuidado e de cura, uso de plantas, raízes e ervas medicinais, até mesmo na realização de rituais e a valorização da espiritualidade indígena”.

Saúde indígena

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), há mais de 476 milhões de indígenas espalhados em cerca de 90 países em todo o mundo, representando pouco mais de 6% da população global.

Porém, a ONU destaca que 19% dessas pessoas são extremamente pobres. Além disso, as populações indígenas também têm uma expectativa de vida até 20 anos menor que os não indígenas em todo o mundo.

O Ministério da Saúde aponta que o Brasil registra 305 povos indígenas espalhados em todo o território nacional.  A população desses povos é estimada em cerca de 1,5 milhão de pessoas.

No aspecto da saúde, o governo federal tem a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, com ações específicas para este público geridas pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde enfatiza que a gestão Lula tem priorizado a contratação de profissionais indígenas, como Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento para atuar na prevenção de doenças, orientações sobre as ações de saúde e sobre o cuidado com o ambiente.

Weibe comentou os desafios que o Brasil tem para garantir a universalização do acesso à saúde nos territórios indígenas. “Há ainda muitos vazios assistenciais. Sobretudo, porque os povos indígenas em diversas regiões ocupam locais de difícil acesso ou isolados. Levar saúde para esses povos nesses locais envolve estratégias de logística, infraestrutura e modelos de provimento de profissionais que busquem a fixação de profissionais para atuar nessas condições”, finalizou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura mobiliza mais de 11 mil eleitores em consulta inédita nos distritos de Porto Velho

Prefeitura mobiliza mais de 11 mil eleitores em consulta inédita nos distritos de Porto Velho

Fortaleza do Abunã teve maior participação popular; posse dos novos administradores distritais está marcada para 1º de agosto.
L
Pré-Natal é essencial para redução de anomalias congênitas em bebês

Pré-Natal é essencial para redução de anomalias congênitas em bebês

Estudo da Fiocruz revela que acompanhamento pré-natal completo e fatores socioeconômicos influenciam a incidência de anomalias congênitas no Brasil.
L

Com estoques de sangue em baixa em Porto Velho, Fhemeron faz apelo por doações

Tipos O+ e O- estão com reservas críticas; campanha reforça a importância da solidariedade para salvar vidas
L

Centro de Diálise Madeira Mamoré oferece atendimento 24h para pacientes renais crônicos e agudos

Unidade anexa ao Hospital de Base garante assistência diária e especializada; serviço também inclui diálise peritoneal domiciliar e implante de cateter.
L
Anvisa proíbe cosméticos com referência à Cannabis no rótulo

Anvisa proíbe cosméticos com referência à Cannabis no rótulo

Produtos com a expressão “hemp” em suas embalagens estão vetados pela Anvisa por sugerir componentes derivados da Cannabis sativa.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L

Nuvem de poeira do deserto do Saara está chegando em direção a Amazônia

Partículas da poeira do Deserto do Saara viajam mais de 5 mil km e chegam à floresta amazônica, sendo detectadas por instrumentos do Observatório ATTO e contribuindo para a fertilidade do solo.
L
Dra. Amanda Assis revela como o bioestimulador de colágeno transforma a qualidade da pele no Agenda News

Dra. Amanda Assis revela como o bioestimulador de colágeno transforma a qualidade da pele no Agenda News

Em entrevista à jornalista Renata Camurça, Dra. Amanda Assis apresenta os benefícios do bioestimulador de colágeno na recuperação da firmeza da pele.
L

Momento Empresarial | Entrevista Alex Sarmento Leite

Nesta quarta-feira (23), às 10h, o programa Momento Empresarial recebe Alex Sarmento Leite, Líder de Setor da Coordenação de Lazer do SESC, para falar sobre três iniciativas que promovem saúde, bem-estar e integração social por meio do esporte.
L
Horóscopo 2025: veja a previsão para hoje (23/7) em todos os signos

Horóscopo 2025: veja a previsão para hoje (23/7) em todos os signos

O horóscopo 2025 desta quarta-feira (23/7) destaca decisões práticas, bem-estar e reestruturações pessoais e profissionais. Veja o que os astros reservam para seu signo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

Feirão do Emprego em Porto Velho vai conectar jovens ao mercado de trabalho, diz Paulo Moraes

Feirão do Emprego em Porto Velho, no dia 11 de agosto, oferece vagas, palestras e serviços gratuitos para facilitar o acesso de novos candidatos ao mercado.
L
CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

Prazo para a Prova Nacional Docente se encerra em 25 de julho; taxa de R$ 85 deve ser paga até dia 31.
L

POLÍTICA

Márcio Pacele solicita telemedicina para Vista Alegre e reforça avanço na saúde da Ponta do Abunã

Márcio Pacele solicita telemedicina para Vista Alegre e reforça avanço na saúde da Ponta do Abunã

Vereador Márcio Pacele quer ampliar o serviço de telemedicina para Vista Alegre, beneficiando moradores da Ponta do Abunã com atendimento especializado.
L
Eyder Brasil garante transporte e leva delegação de Rondônia à 3ª Copa Bolpebra de Natação no Acre

Eyder Brasil garante transporte e leva delegação de Rondônia à 3ª Copa Bolpebra de Natação no Acre

Com apoio do deputado, 54 pessoas embarcam no dia 28 de agosto rumo a uma das maiores competições internacionais da natação na região Norte.
L
Cristiane Lopes garante torre de telefonia móvel para União Bandeirantes após mais de 20 anos de espera

Cristiane Lopes garante torre de telefonia móvel para União Bandeirantes após mais de 20 anos de espera

Com emenda destinada pela deputada, distrito de Porto Velho conquista conectividade inédita com tecnologia 4G e 5G, beneficiando cerca de 30 mil moradores.
L
Salles protesta contra o aparelhamento, denunciando a relação entre instituições e o crime organizado

Salles protesta contra o aparelhamento, denunciando a relação entre instituições e o crime organizado

Em discurso na Câmara, o deputado Ricardo Salles criticou o avanço do crime organizado, citou aparelhamento institucional e cobrou intransigência da classe política.
L
Recesso na Câmara proíbe reuniões, frustrando apoio a Bolsonaro

Recesso na Câmara proíbe reuniões, frustrando apoio a Bolsonaro

Presidente Hugo Motta veta encontros de comissões até 1º de agosto, impedindo votação de moções de solidariedade ao ex-presidente.
L
Publicidade

POLÍCIA

Fogo em terreno ameaça atingir casas no bairro Cuniã

Fogo em terreno ameaça atingir casas no bairro Cuniã

Chamas se alastraram rapidamente próximo a residências e uma marcenaria na Rua Transamazônica; populares ajudaram no controle até a chegada da equipe.
10
Motociclista fica ferida em colisão no segundo Distrito

Motociclista fica ferida em colisão no segundo Distrito

Uma mulher ficou ferida em um acidente de trânsito envolvendo carro e moto na manhã desta segunda-feira (22), no cruzamento da T-26 com a Rua Goiânia, em Ji-Paraná.
10
Menina de 9 anos denuncia abuso sexual em Ji-Paraná

Menina de 9 anos denuncia abuso sexual em Ji-Paraná

Uma menina de apenas 9 anos denunciou ter sido abusada sexualmente por um vizinho em Ji-Paraná após entregar uma encomenda. O suspeito foi preso e a Polícia Militar apreendeu materiais de cunho sexual em sua residência.
16
Vulgo “Old Par” é preso furtando whisky em supermercado na zona sul

Vulgo “Old Par” é preso furtando whisky em supermercado na zona sul

Segundo a PM, seguranças do estabelecimento comercial viram pelas câmeras quando o suspeito pegou um produto e colocou na calça, depois tentou sair sem pagar, mas foi detido em cima da moto já ligada.
14
Jovem de 27 anos é encontrado morto em Seringueiras

Jovem de 27 anos é encontrado morto em Seringueiras

Um homicídio foi registrado na madrugada desta terça-feira (22) em Seringueiras (RO), onde Jhonny dos Santos Francisco, de 27 anos, foi encontrado sem vida com intenso sangramento. A Polícia Civil investiga o crime e busca por informações sobre a autoria.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura realiza mutirão para manutenção e reconstrução de bocas de lobo em Porto Velho

Prefeitura realiza mutirão para manutenção e reconstrução de bocas de lobo em Porto Velho

Mutirão de bocas de lobo reforça sistema de drenagem em Porto Velho e garante escoamento das águas pluviais
L
Nota de Pesar: Dr. Marcos Alberto de Mendonça é lembrado por legado de dedicação à saúde

Nota de Pesar: Dr. Marcos Alberto de Mendonça é lembrado por legado de dedicação à saúde

A Prefeitura de Porto Velho manifesta pesar pela morte de Dr. Marcos Alberto de Mendonça, esposo da secretária-adjunta da Semdec, Lucimar Rapozo.
L
Porto Velho avança na inclusão com vagas exclusivas para TEA, PCD e idosos

Porto Velho avança na inclusão com vagas exclusivas para TEA, PCD e idosos

A Prefeitura de Porto Velho amplia vagas exclusivas para TEA, PCD e idosos, com sinalização e emissão facilitada de credencial pela Semtran.
L
União Bandeirantes recebe última edição de julho do Rondônia Cidadã com serviços gratuitos à população

União Bandeirantes recebe última edição de julho do Rondônia Cidadã com serviços gratuitos à população

Distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, é o próximo a receber o Rondônia Cidadã, que já realizou mais de 2 mil atendimentos em Santana do Guaporé.
L
Governo de Rondônia e Incra realizam regularização fundiária rural em Nova Brasilândia d’Oeste e região

Governo de Rondônia e Incra realizam regularização fundiária rural em Nova Brasilândia d’Oeste e região

Ação conjunta da Sepat e Incra beneficia produtores rurais de quatro municípios, garantindo títulos de terra, crédito e mais segurança jurídica.
L
Detran-RO lança Emplacamento Digital para facilitar primeiro emplacamento de veículos em Rondônia

Detran-RO lança Emplacamento Digital para facilitar primeiro emplacamento de veículos em Rondônia

Emplacamento Digital do Detran-RO permite que proprietários de veículos novos façam todo o processo online, com rapidez e menos burocracia.
L
Dia de Campo em Machadinho d’Oeste destaca potencial da banana BRS Terra-anã para diversificar renda

Dia de Campo em Machadinho d’Oeste destaca potencial da banana BRS Terra-anã para diversificar renda

Evento realizado pela Emater-RO reuniu produtores e parceiros para mostrar benefícios da banana BRS Terra-anã no fortalecimento da agricultura familiar.
L
Simpósio de Ciência e Pesquisa marca 14 anos da Fapero com programação especial em Rondônia

Simpósio de Ciência e Pesquisa marca 14 anos da Fapero com programação especial em Rondônia

A Fapero celebra 14 anos com o III Simpósio de Ciência e Pesquisa, promovendo integração entre sociedade e comunidade científica em Porto Velho.
L
Programa sanitário fortalece suinocultura em Rondônia e garante status livre de Peste Suína

Programa sanitário fortalece suinocultura em Rondônia e garante status livre de Peste Suína

Ações da Idaron impulsionam sanidade animal e contribuem para expansão da suinocultura em Rondônia, que mantém status sanitário livre de doenças.
L
Audiências públicas do PDES 2030 fortalecem participação popular nas 10 regiões de Planejamento de Rondônia

Audiências públicas do PDES 2030 fortalecem participação popular nas 10 regiões de Planejamento de Rondônia

Audiências do PDES 2030 reforçam escuta ativa da população em todas as regiões de Rondônia para planejar o desenvolvimento sustentável até 2030.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.