QUARTA-FEIRA, 01/10/2025

L

Saúde

Fiocruz prepara médicos para o combate a efeitos de agrotóxicos

Curso, encerrado neste domingo (28), teve duração de cinco dias.

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

Fiocruz prepara médicos para o combate a efeitos de agrotóxicos
Foto: Giulia Miragaya / VPAAPS- Fiocruz
Um grupo de 47 médicos de várias regiões do país, que atendem em áreas rurais e assentamentos, participou durante cinco dias, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na zona norte do Rio de Janeiro, do Curso de Saúde e Agrotóxicos para o Fortalecimento do SUS no Campo. O encontro foi organizado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz, em parceria com a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMP), o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Para a Fiocruz, o curso, que terminou neste domingo (28), representou um “marco na busca por soluções efetivas diante dos impactos dos agrotóxicos na saúde humana”. A intenção foi abordar a problemática dos agrotóxicos, por meio de debates sobre as estratégias de controle social e vigilância popular em saúde e, com isso, fortalecer a atuação dos profissionais de saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com o combate à subnotificação de intoxicações por agrotóxicos e ampliação da conscientização sobre essa questão.

“Foi uma formação bem consistente para sedimentar conhecimento nos campos de diagnóstico, de tratamento, de prevenção, promoção da saúde e de vigilância em saúde nos territórios, um tema muito abordado, com a possibilidade de eles se tornarem multiplicadores, isso, como um primeiro encaminhamento desses profissionais com as equipes de saúde locais”, analisou o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Hermano Castro, em entrevista à Agência Brasil.

O vice-presidente destacou que o combate aos efeitos dos agrotóxicos não é fácil, uma vez que a quantidade de tipos desses produtos é muito grande e pode provocar diversos sintomas, inclusive com impactos na saúde mental. “Para cada tipo de cultura, tem um tipo de agrotóxico, então os sintomas são diferentes”, disse.

Hermano Castro adiantou que a Fiocruz pretende dar uma continuidade ao curso por meio de uma plataforma, que poderia atender os profissionais em diferentes regiões do país. Segundo ele, o modelo será discutido com as entidades parceiras, e a ideia é fazer a educação continuada com o grupo que participou deste curso. “Exatamente para a gente ver a constituição de uma plataforma de formação, inicialmente com esses que já começaram e depois a gente poder ampliar para outros médicos e também para outros profissionais de saúde que atuam nesses territórios rurais”, explicou.

Samuel Átila foi um dos médicos que fizeram o curso. Ele atende em Fortaleza e é integrante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMP). “A gente viu este curso como uma possibilidade de aprender mais e alertar os médicos sobre os perigos do agrotóxico”, disse à Agência Brasil.

O médico destacou que, ao mesmo tempo em que ocorria o curso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria manter a lei que proibiu a pulverização de agrotóxicos no estado do Ceará. “Coincidiu com o curso em que a gente estava justamente aprendendo sobre os riscos de câncer, depressão, suicídio. Agrotóxico mata e é um dos maiores perigos que a gente tem no Brasil”, pontuou.

De acordo com o médico, o curso mostrou também ser possível ter uma produção agroecológica, que preserva o meio ambiente. “A nossa função é tanto denunciar o uso de agrotóxicos, como propor que a agricultura agroecológica de maneira sustentável, sem uso de agrotóxicos, é possível e é o futuro de vida e não de morte. Um futuro possível”, afirmou.

Samuel considerou também relevantes as informações transmitidas sobre a identificação dos agrotóxicos, a possibilidade de apresentar denúncias de intoxicações agudas por este tipo de produto, o acompanhamento e a vigilância das águas e como os agrotóxicos são analisados e liberados para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A gente aprendeu a levar este curso para os nossos territórios, replicar tanto para as pessoas do campo, como para as pessoas da cidade essa emergência do uso dos agrotóxicos no país”, completou.

O médico disse que ficou surpreso ao saber que a legislação brasileira, que trata desses produtos, é até considerada avançada, mas, ainda assim, os produtos perigosos são usados causando doenças nos usuários. Samuel defendeu uma revisão periódica da lista de produtos autorizados, que possam ter, atualmente, uma avaliação ultrapassada.

A união de várias entidades em parceria com a Fiocruz para a realização do curso, na visão do profissional, fortaleceu o combate ao uso indiscriminado do agrotóxico. “Esse é um momento de união. Junta a força que vem do campo com o MST, com a força mais institucional e acadêmica que dá o embasamento científico para a gente tocar o curso que é da Fiocruz, essa força das médicas e médicos que estão nos territórios e atendendo as populações intoxicadas, e a Campanha Permanente contra o Uso de Agrotóxicos, que é a junção dessas forças. A gente precisa juntar mais entidades que estejam sensíveis à causa”, apontou.

Qualidade da água

O médico Antônio Marcos de Almeida, mora há 12 anos no assentamento 16 de Março, no Pontão, no norte do Rio Grande do Sul. Segundo ele, uma das recomendações feitas no curso, de verificar a qualidade da água usada na produção dos alimentos, vai ser muito útil na região em que vive. “Nós temos a questão do agrotóxico na água que em Passo Fundo, próximo onde a gente mora e [onde] foram detectados 16 tipos de agrotóxico na água de consumo humano, sendo deles oito reconhecidamente cancerígenos. E, no assentamento, a gente não tem esse levantamento da água de consumo humano. São desafios que a gente vai ter neste período para ver e testar se está tendo resíduos na água consumida pela população”, relatou à reportagem.

Antônio Marcos revelou que, embora não tenha ainda uma correlação causal, o fato é que nos últimos anos aumentaram os casos de câncer de intestino, de mama e de pele, além da incidência de pessoas com o espectro autista. “É difícil estabelecer um nexo causal, mas que pode ter influência. A gente quer ver como consegue cientificizar isso que é a alta incidência de quadros do transtorno do espectro autista que a gente está tendo na comunidade”, comentou.

Outra preocupação, conforme o médico, são os casos de doenças neurodegenerativas, também sem se conseguir estabelecer qualquer nexo causal. “Como esclerose lateral amiotrófica, como algumas neuropatias de origem inexplicável sem uma doença de base. São desafios que a gente acaba levando para o território com muito mais trabalho a ser feito e colocado em cada diversidade brasileira. A situação do Norte não é a mesma do Sul, a do Nordeste não é a mesma do Centro-Oeste. É conseguir levar isso para a realidade local e interagir com os atores e forças locais”, concluiu.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Outubro Rosa e Saúde no centro do debate da Conferência das Mulheres

Outubro Rosa e Saúde no centro do debate da Conferência das Mulheres

A ministra Márcia Lopes fez um alerta sobre o câncer de mama no início da 5ª CNPM, reforçando a importância do diagnóstico precoce e orientando que mulheres façam mamografia de graça pelo SUS.
L
Prefeitura de Porto Velho abre credenciamento para empresas prestadoras de serviços médicos

Prefeitura de Porto Velho abre credenciamento para empresas prestadoras de serviços médicos

Processo visa atendimento complementar à rede municipal de saúde e terá vigência de 12 meses
L
Governo lança campanha de multivacinação para crianças e jovens

Governo lança campanha de multivacinação para crianças e jovens

Imunização com doses de todo o calendário será realizada de 6 a 31 de outubro em todo o país; Dia D está agendado para o dia 18.
L
São Paulo confirma cinco mortes em casos de intoxicação por metanol

São Paulo confirma cinco mortes em casos de intoxicação por metanol

O governo de São Paulo registrou cinco óbitos em sete casos de intoxicação por metanol, intensificando a investigação para rastrear a origem da bebida alcoólica adulterada e alertando a população sobre os graves sintomas, como dores abdominais e confusão mental.
L

Os principais erros que homens cometem ao negligenciar sua saúde: Urologista Lawrence Aseba Tipo

Ignorar sinais do corpo pode custar caro: entenda os impactos da falta de autocuidado masculino
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Câmara libera isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil e promete taxar milionários

Projeto aprovado por unanimidade na Câmara pode beneficiar 16 milhões de brasileiros a partir de janeiro, enquanto cria novas regras de tributação para altas rendas.
L

Moradores de Rondônia, Amazonas, Tocantins e Pará devem se preparar para uma intensa onda de calor

Na primeira semana de outubro, essas regiões deverão enfrentar calor intenso, com temperaturas previstas para superar ou quase chegar aos 40°C. As temperaturas devem começar a subir no próximo domingo, 5 de outubro.
L

Assista ao vivo: 1ª noite dos 111 anos de Porto Velho tem show gospel com Jeferson e Suelen

Celebração reúne artistas locais e dupla nacional em noite de fé, união e emoção, marcando a abertura da programação oficial do aniversário da capital.
L

Ponto & Contraponto: Dr. Rodrigo Rafael explica diferenças entre crimes militares e comuns

Em entrevista nesta segunda, 29, às 16h, o advogado detalhou competências da Justiça Militar e da Justiça Comum, crimes próprios e impróprios, e impactos práticos para policiais e cidadãos.
L

Agenda News: Depile-se trata axilas escuras com resultado real e conforto

Com o tratamento exclusivo Clari, a Depile-se clareia a pele de forma segura, progressiva e sem dor, elevando a autoestima de suas clientes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Candidatos devem checar locais de prova com urgência

CNU 2025: Candidatos devem checar locais de prova com urgência

O Concurso Nacional Unificado será aplicado no próximo domingo, 5 de outubro, e portões fecham rigorosamente às 12h30 pelo horário de Brasília.
L
Brasil supera 1,5 milhão de empregos com carteira assinada em oito meses de 2025

Brasil supera 1,5 milhão de empregos com carteira assinada em oito meses de 2025

Dados do Novo Caged mostram crescimento recorde no estoque de vínculos formais, que chegou a 48,69 milhões, com destaque para serviços e indústria.
L
Vendedor lidera entre mais de 3 mil vagas de emprego disponíveis em Rondônia

Vendedor lidera entre mais de 3 mil vagas de emprego disponíveis em Rondônia

A função de vendedor é a mais ofertada nas 3.108 vagas de emprego em Rondônia, com destaque para Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal.
L
Taxa de desemprego recorde no Brasil repete a mínima de 5,6% em agosto

Taxa de desemprego recorde no Brasil repete a mínima de 5,6% em agosto

A taxa de desemprego recorde de 5,6% foi registrada no Brasil no trimestre encerrado em agosto, marcando o menor patamar da série histórica da Pnad Contínua, segundo o IBGE.
L
CNU 2025 terá provas objetivas neste domingo em 288 cidades

CNU 2025 terá provas objetivas neste domingo em 288 cidades

Mais de 761 mil candidatos participam do concurso; Rio de Janeiro lidera em inscrições
L

POLÍTICA

Vereador Dr. Santana defende auxílio alimentação, transporte gratuito e apoio ampliado para acadêmicos em audiência pública

Propostas apresentadas incluem gratuidade no transporte coletivo, auxílio para equipamentos e estágio remunerado, reforçando o compromisso com os estudantes de Porto Velho.
L
Assembleia Legislativa inscreve projeto CCJ Cidadã em premiação nacional da Unale

Assembleia Legislativa inscreve projeto CCJ Cidadã em premiação nacional da Unale

Anúncio foi feito pelo deputado Delegado Lucas, presidente da Comissão, que destacou a importância da iniciativa para aproximar o Legislativo da população
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre intensa agenda em Porto Velho com conquistas para Guajará-Mirim e região

Deputada Dra. Taíssa cumpre intensa agenda em Porto Velho com conquistas para Guajará-Mirim e região

Parlamentar articula avanços em cultura, infraestrutura, educação, esporte e segurança para municípios da fronteira
L
Deputada Dra. Taíssa realiza atendimentos no gabinete e garante apoio a demandas de Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa realiza atendimentos no gabinete e garante apoio a demandas de Nova Mamoré

Parlamentar recebeu lideranças e representantes de diferentes setores, reforçando diálogo em áreas como esporte, segurança e projetos sociais
L
Deputada Dra. Taíssa solicita recapeamento da BR-425 e DNIT confirma execução da obra

Deputada Dra. Taíssa solicita recapeamento da BR-425 e DNIT confirma execução da obra

Parlamentar reforça importância da rodovia para Guajará-Mirim, Nova Mamoré e todo o estado de Rondônia; obra deve ser concluída em abril de 2026
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR estoura boca de fumo e prende dupla com 20kg de drogas na zona leste

BPTAR estoura boca de fumo e prende dupla com 20kg de drogas na zona leste

O flagrante ocorreu em uma boca de fumo na Avenida Raimundo Cantuária, bairro Socialista.
10
Homem é preso com cerca de 100 porções de drogas na Zona Leste de Porto Velho

Homem é preso com cerca de 100 porções de drogas na Zona Leste de Porto Velho

Durante operação conjunta da Força Tática e do 1º BPM, homem de 33 anos é detido com cocaína, maconha, crack, celulares e dinheiro no Jardim Santana.
10
DENARC fecha boca de fumo do “Rato” e apreende drogas e arma em Porto Velho

DENARC fecha boca de fumo do “Rato” e apreende drogas e arma em Porto Velho

A ação reforça o combate ao tráfico de drogas na capital e nas áreas de fronteira de Rondônia.
10

Briga entre familiares termina em tentativa de homicídio na Zona Leste de Porto Velho

Conflito ocorreu na Rua Atulfo Alves, bairro Mariana; suspeita fugiu e vítimas foram socorridas para a UPA.
12
Forte colisão entre motocicletas deixa dois feridos no bairro Aeroclube

Forte colisão entre motocicletas deixa dois feridos no bairro Aeroclube

Vítimas foram socorridas e levadas para unidade de saúde.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Smartphones, IA e moedas digitais: o futuro dos dispositivos e do dinheiro

Novos smartphones com chips avançados e câmeras robustas vão além do hardware, tornando-se centrais em pagamentos digitais e identidade eletrônica.
L

“Shutdown” no governo Trump: o que fecha, e o que permanece funcionando, na paralisação dos EUA

Com o prazo orçamentário expirando em 1º de outubro de 2025, cerca de 900 mil servidores são afetados, entenda quais serviços públicos seguem ativos, quais já estão suspensos e o impacto humano dessa interrupção.
L
Banda gospel Jefferson & Suellen abre festa dos 111 anos de Porto Velho com show de louvor e efeitos especiais

Banda gospel Jefferson & Suellen abre festa dos 111 anos de Porto Velho com show de louvor e efeitos especiais

Dupla cristã de renome nacional promete momentos de fé, emoção e adoração na abertura das comemorações nesta quarta-feira (1º).
L
Prefeito Léo Moraes recepciona artistas para abertura dos 111 anos de Porto Velho

Prefeito Léo Moraes recepciona artistas para abertura dos 111 anos de Porto Velho

Dupla gospel Jefferson e Suellen é atração nacional da primeira noite de shows; programação terá ainda Joelma e artistas locais
L
Exposição de carros antigos marca programação dos 111 anos de Porto Velho

Exposição de carros antigos marca programação dos 111 anos de Porto Velho

Evento no Complexo Madeira-Mamoré acontece nos dias 2 e 3 de outubro e contará com 50 veículos clássicos, reunindo amantes da história automotiva
L
Fiat anuncia cinco novos produtos até 2030 como parte de plano estratégico

Fiat anuncia cinco novos produtos até 2030 como parte de plano estratégico

Marca inicia contagem regressiva para os 50 anos com plano de lançamentos anuais até o fim da década.
L
Motociclista fica ferida após acidente na Avenida Jatuarana em Porto Velho

Motociclista fica ferida após acidente na Avenida Jatuarana em Porto Velho

Mulher abria a porta de um carro estacionado quando atingiu a motociclista, que sofreu um corte na perna e foi levada à UPA Sul.
14

Saúde de Rondônia: Coronel Chrisóstomo garante R$ 10,5 milhões para municípios em 2025

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) assegurou o pagamento de R$ 10.546.318,00, liberados em 26 de setembro, para custeio, exames, cirurgias eletivas e procedimentos de média e alta complexidade em diversas cidades do estado de Rondônia.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): C M CORDEIRO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.