QUINTA-FEIRA, 13/11/2025

Em destaque

L

Saúde

Fiocruz prepara médicos para o combate a efeitos de agrotóxicos

Curso, encerrado neste domingo (28), teve duração de cinco dias

Por Cristina Indio do Brasil - Agencia - Brasil

Publicado em 

Fiocruz prepara médicos para o combate a efeitos de agrotóxicos
Giulia Miragaya / VPAAPS- Fiocru

Um grupo de 47 médicos de várias regiões do país, que atendem em áreas rurais e assentamentos, participou durante cinco dias, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na zona norte do Rio de Janeiro, do Curso de Saúde e Agrotóxicos para o Fortalecimento do SUS no Campo. O encontro foi organizado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz, em parceria com a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMP), o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Para a Fiocruz, o curso, que terminou neste domingo (28), representou um “marco na busca por soluções efetivas diante dos impactos dos agrotóxicos na saúde humana”. A intenção foi abordar a problemática dos agrotóxicos, por meio de debates sobre as estratégias de controle social e vigilância popular em saúde e, com isso, fortalecer a atuação dos profissionais de saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com o combate à subnotificação de intoxicações por agrotóxicos e ampliação da conscientização sobre essa questão.

“Foi uma formação bem consistente para sedimentar conhecimento nos campos de diagnóstico, de tratamento, de prevenção, promoção da saúde e de vigilância em saúde nos territórios, um tema muito abordado, com a possibilidade de eles se tornarem multiplicadores, isso, como um primeiro encaminhamento desses profissionais com as equipes de saúde locais”, analisou o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, Hermano Castro.

O vice-presidente destacou que o combate aos efeitos dos agrotóxicos não é fácil, uma vez que a quantidade de tipos desses produtos é muito grande e pode provocar diversos sintomas, inclusive com impactos na saúde mental. “Para cada tipo de cultura, tem um tipo de agrotóxico, então os sintomas são diferentes”, disse.

Hermano Castro adiantou que a Fiocruz pretende dar uma continuidade ao curso por meio de uma plataforma, que poderia atender os profissionais em diferentes regiões do país. Segundo ele, o modelo será discutido com as entidades parceiras, e a ideia é fazer a educação continuada com o grupo que participou deste curso. “Exatamente para a gente ver a constituição de uma plataforma de formação, inicialmente com esses que já começaram e depois a gente poder ampliar para outros médicos e também para outros profissionais de saúde que atuam nesses territórios rurais”, explicou.

Samuel Átila foi um dos médicos que fizeram o curso. Ele atende em Fortaleza e é integrante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMP). “A gente viu este curso como uma possibilidade de aprender mais e alertar os médicos sobre os perigos do agrotóxico”, disse à Agência Brasil

O médico destacou que, ao mesmo tempo em que ocorria o curso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria manter a lei que proibiu a pulverização de agrotóxicos no estado do Ceará. “Coincidiu com o curso em que a gente estava justamente aprendendo sobre os riscos de câncer, depressão, suicídio. Agrotóxico mata e é um dos maiores perigos que a gente tem no Brasil”, pontuou.

De acordo com o médico, o curso mostrou também ser possível ter uma produção agroecológica, que preserva o meio ambiente. “A nossa função é tanto denunciar o uso de agrotóxicos, como propor que a agricultura agroecológica de maneira sustentável, sem uso de agrotóxicos, é possível e é o futuro de vida e não de morte. Um futuro possível”, afirmou.

Samuel considerou também relevantes as informações transmitidas sobre a identificação dos agrotóxicos, a possibilidade de apresentar denúncias de intoxicações agudas por este tipo de produto, o acompanhamento e a vigilância das águas e como os agrotóxicos são analisados e liberados para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A gente aprendeu a levar este curso para os nossos territórios, replicar tanto para as pessoas do campo, como para as pessoas da cidade essa emergência do uso dos agrotóxicos no país”, completou.

O médico disse que ficou surpreso ao saber que a legislação brasileira, que trata desses produtos, é até considerada avançada, mas, ainda assim, os produtos perigosos são usados causando doenças nos usuários. Samuel defendeu uma revisão periódica da lista de produtos autorizados, que possam ter, atualmente, uma avaliação ultrapassada.

A união de várias entidades em parceria com a Fiocruz para a realização do curso, na visão do profissional, fortaleceu o combate ao uso indiscriminado do agrotóxico. “Esse é um momento de união. Junta a força que vem do campo com o MST, com a força mais institucional e acadêmica que dá o embasamento científico para a gente tocar o curso que é da Fiocruz, essa força das médicas e médicos que estão nos territórios e atendendo as populações intoxicadas, e a Campanha Permanente contra o Uso de Agrotóxicos, que é a junção dessas forças. A gente precisa juntar mais entidades que estejam sensíveis à causa”, apontou.

Qualidade da água

O médico Antônio Marcos de Almeida, mora há 12 anos no assentamento 16 de Março, no Pontão, no norte do Rio Grande do Sul. Segundo ele, uma das recomendações feitas no curso, de verificar a qualidade da água usada na produção dos alimentos, vai ser muito útil na região em que vive. “Nós temos a questão do agrotóxico na água que em Passo Fundo, próximo onde a gente mora e [onde] foram detectados 16 tipos de agrotóxico na água de consumo humano, sendo deles oito reconhecidamente cancerígenos. E, no assentamento, a gente não tem esse levantamento da água de consumo humano. São desafios que a gente vai ter neste período para ver e testar se está tendo resíduos na água consumida pela população”, relatou à reportagem.

Antônio Marcos revelou que, embora não tenha ainda uma correlação causal, o fato é que nos últimos anos aumentaram os casos de câncer de intestino, de mama e de pele, além da incidência de pessoas com o espectro autista. “É difícil estabelecer um nexo causal, mas que pode ter influência. A gente quer ver como consegue cientificizar isso que é a alta incidência de quadros do transtorno do espectro autista que a gente está tendo na comunidade”, comentou.

Outra preocupação, conforme o médico, são os casos de doenças neurodegenerativas, também sem se conseguir estabelecer qualquer nexo causal. “Como esclerose lateral amiotrófica, como algumas neuropatias de origem inexplicável sem uma doença de base. São desafios que a gente acaba levando para o território com muito mais trabalho a ser feito e colocado em cada diversidade brasileira. A situação do Norte não é a mesma do Sul, a do Nordeste não é a mesma do Centro-Oeste. É conseguir levar isso para a realidade local e interagir com os atores e forças locais”, concluiu.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia moderniza e amplia Ouvidoria do SUS

Governo de Rondônia moderniza e amplia Ouvidoria do SUS

Com mais de 7,5 mil manifestações registradas, a Ouvidoria Geral do SUS/Sesau investe em tecnologia, capacitação e novos canais de atendimento.
L
Brasil registra 37 casos de Sarampo, mas mantém certificado de Área Livre

Brasil registra 37 casos de Sarampo, mas mantém certificado de Área Livre

Apesar do aumento de infecções confirmadas em sete estados, a maior parte dos casos tem origem importada, sem evidência de circulação endêmica do vírus no país.
L
Prefeitura de Porto Velho promove ação do Novembro Azul na Unidade Caladinho com foco na saúde do homem

Prefeitura de Porto Velho promove ação do Novembro Azul na Unidade Caladinho com foco na saúde do homem

Evento acontece neste sábado (15), das 8h às 12h, com consultas, testes de ISTs e vacinação, reforçando a prevenção do câncer de próstata.
L
Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença e evitar complicações graves, alerta a Secretaria Municipal de Saúde.
L
Anvisa determina retirada do mercado de duas marcas de suplementos alimentares

Anvisa determina retirada do mercado de duas marcas de suplementos alimentares

Produtos da Proteus/Whey Isolate Protein Mix e da Bugroon foram suspensos por falta de regularização e licenciamento sanitário.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Mansueto Vinicio Tumelero

Familiares e amigos se despedem de Mansueto Vinicio Tumelero, exemplo de amor, simplicidade e generosidade, em emocionante cerimônia de homenagem em Porto Velho.
L

Cassuli Advogados garante segurança jurídica ao agro de RO

Escritório de regularização fundiária e ambiental amplia atuação em Rondônia, orienta produtores sobre riscos de embargos e planeja unidade em Porto Velho.
L

Professor Mário Jonas: Conselho de Direitos Humanos em Rondônia

No estúdio do Comunidade News, o professor e advogado Mário Jonas explicou o papel do Conselho de Direitos Humanos de Rondônia, destacou os desafios de atuação do órgão e refletiu sobre a relação entre direitos, sociedade e meio ambiente.
L

Quando a IA Aprende a Trocar Rostos: Os Algoritmos e o Potencial Criativo por Trás do Face Swap

A evolução do Face Swap com IA transformou a criação digital, unindo tecnologia avançada, criatividade e segurança para permitir que qualquer pessoa produza vídeos e imagens realistas com rapidez e qualidade profissional.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L
CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

CNU 2025: Resultado definitivo das provas objetivas será divulgado nesta quarta-feira

O Ministério da Gestão e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicam o resultado e o gabarito definitivo das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) a partir das 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira (12).
L
Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L
Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L

POLÍTICA

Gonet defende atuação da PGR e nega criminalização da política em sabatina no Senado

Gonet defende atuação da PGR e nega criminalização da política em sabatina no Senado

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, rebateu críticas de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), afirmando que o trabalho do órgão não é guiado por cores partidárias.
L
Governo estuda busca ativa de aposentados com descontos indevidos

Governo estuda busca ativa de aposentados com descontos indevidos

Ministro da Previdência propõe localizar grupos vulneráveis após prorrogação do prazo de solicitação de ressarcimento para fevereiro de 2026.
L
Caso Ezequiel, denunciado por Jaime Bagattoli, ganha destaque em documentário internacional sobre abusos de Alexandre de Moraes

Caso Ezequiel, denunciado por Jaime Bagattoli, ganha destaque em documentário internacional sobre abusos de Alexandre de Moraes

Produção do jornalista português Sérgio Tavares, intitulada “The Fake Judge: The Story of a Nation in the Hands of a Psychopath”, cita o caso do motorista de Ji-Paraná condenado a 17 anos após o 8 de Janeiro.
L
EBC abre inscrições para vagas no Comitê Editorial e de Programação

EBC abre inscrições para vagas no Comitê Editorial e de Programação

Prazo segue até 27 de novembro e contempla três segmentos da sociedade civil.
L
Gleisi afirma que tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

Gleisi afirma que tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

Ministra reforça que governo está pronto para debates em plenário sobre projeto Antifacção.
L
Publicidade

POLÍCIA

Dupla é detida após furto de cosméticos em drogaria da Ultrapopular na zona Leste

Dupla é detida após furto de cosméticos em drogaria da Ultrapopular na zona Leste

Polícia Militar prendeu duas travestis flagradas furtando produtos de beleza.
10
Ônibus com presos da Operação Godo chega ao Departamento de Flagrantes

Ônibus com presos da Operação Godo chega ao Departamento de Flagrantes

A ação foi deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e contou com apoio de forças policiais estaduais e federais.
12
Suspeito de furtar celular é espancado após tentar vender aparelho para a vítima na zona sul

Suspeito de furtar celular é espancado após tentar vender aparelho para a vítima na zona sul

De acordo com o boletim de ocorrência, após ter o celular furtado de dentro de casa, a vítima viu o aparelho sendo vendido na internet e marcou encontro com o suposto vendedor para recuperar o aparelho.
14
Academia Sena é arrombada e tem TV furtada na Campos Sales em Porto Velho

Academia D’Sena é arrombada e tem TV furtada na Campos Sales em Porto Velho

Câmeras de segurança registraram a ação de dois criminosos encapuzados na noite de terça-feira, 11 de novembro; bandidos agiram com agressividade para levar o aparelho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia garante transporte fluvial para alunos ribeirinhos no Enem 2025

Governo de Rondônia garante transporte fluvial para alunos ribeirinhos no Enem 2025

Estudantes dos distritos de Nazaré e Calama contaram com barcos disponibilizados pela Seduc para participar das provas do Enem.
L
Cúpula dos Povos traz perspectiva social e ambiental para debates paralelos à COP30 em Belém

Cúpula dos Povos traz perspectiva social e ambiental para debates paralelos à COP30 em Belém

O encontro de movimentos populares e organizações globais terá início nesta quarta-feira (12) com uma Barqueata no Rio Guamá, visando ampliar as vozes de comunidades tradicionais na pauta de justiça climática.
L
Setor de serviços cresce 0,6% em setembro e atinge maior patamar da série histórica

Setor de serviços cresce 0,6% em setembro e atinge maior patamar da série histórica

Impulsionado pelo segmento de transportes, o setor de serviços registrou o oitavo mês consecutivo de alta, acumulando expansão de 3,3% e superando em 19,5% o período pré-pandemia.
L
Bruno Soares volta às quadras para disputar torneio com lendas do tênis

Bruno Soares volta às quadras para disputar torneio com lendas do tênis

O ex-tenista brasileiro Bruno Soares, que se aposentou em 2022, participará da Legends Tennis Cup em São Paulo, ao lado de grandes nomes da história do tênis da América do Sul.
L
Áreas protegidas representam quase metade do território da Amazônia Legal

Áreas protegidas representam quase metade do território da Amazônia Legal

Dados do IBGE divulgados na COP30 em Belém mostram que 46,6% da região político-administrativa é composta por terras indígenas, unidades de conservação e territórios quilombolas.
L
Áreas protegidas na Amazônia Legal têm piores condições de moradia, diz IBGE

Áreas protegidas na Amazônia Legal têm piores condições de moradia, diz IBGE

Dados consolidados pelo IBGE e divulgados na COP30 em Belém mostram que 75,19% dos moradores de unidades de conservação da Amazônia Legal enfrentam precariedade em água, esgoto ou lixo.
L
Novo decreto do vale-alimentação ajuda no combate à inflação, diz Abras

Novo decreto do vale-alimentação ajuda no combate à inflação, diz Abras

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) considera o decreto do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) um marco histórico que beneficia o trabalhador ao tornar o sistema mais justo e fortalecer a concorrência.
L

Conexão RH: Ariane Lopes e as cestas de café da manhã

No Conexão RH, a personal chef Ariane Lopes relembra a infância na cozinha, explica como as cestas de café da manhã nasceram para ajudar uma amiga e mostra como empreende em Porto Velho unindo família, fé e gestão.
L

Recebimento da Licença Ambiental: Condomínio Residencial Riviera

Licença Ambiental de Operação Nº  45 SOL /DLA
L
Países lançam na COP30 declaração para enfrentar desinformação climática

Países lançam na COP30 declaração para enfrentar desinformação climática

Liderada pelo Brasil e com 11 nações signatárias, a Iniciativa Global visa promover um debate público sobre o clima baseado em evidências científicas e transparência.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.