Anderson Nascimento
Jornalismo Newsrondonia
Porto Velho, RO – A equipe de jornalismo conversou com o psicólogo e presidente do Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região RO/AC, Cleibson André Nunes Torres após a reportagem envolvendo um servidor público, ao qual estaria apresentando má conduta.
Em primeiro momento, questionamos André se ele estaria ciente da denúncia que foi realizada por moradores de Alto Alegre dos Parecis, que aponta que um servidor público (psicólogo) estava sendo denunciado por cobrar consultas em órgão público. André, por sua vez, respondeu que sim, e que o próprio CRP recebeu várias representações éticas e o processo tramita administrativamente. O presidente deixou claro que, assim que o processo for finalizado, disponibilizará à toda sociedade uma cópia e disse:
“É uma lástima uma notícia tão forte nesse início de ano, ainda mais vindo de um profissional que deveria cuidar da saúde mental de uma criança e não o fez conforme a denúncia apresentada. Ainda estamos em um momento pós-pandemia da COVID-19, onde os profissionais psicólogos se tornaram necessários no acompanhamento e tratamento das pessoas que foram afetadas pela pandemia, e agora expostos por um profissional que pelos indícios fora acusado de má conduta”, lamentou.
Segundo André, um dos pilares principais da entidade é preservar a sociedade da má conduta profissional, e de maneira alguma compactuará com agentes públicos que se beneficiam da população mais vulnerável. Assim, garantindo a toda sociedade Rondoniense que o CRP 24 não estará de braços cruzados e ouvidos fechados para a conduta do referido profissional. Se, houver comprovação da falta ética do profissional, obviamente sofrerá sanções conforme os rigores da lei que preza nosso código de ética.
Além de presidente, André também desempenha a função de conselheiro de Saúde, e indagamos sobre quais medicas poderiam ser adotadas pelo CES/RO – Conselho Estadual de Saúde. Sucinto, ele informou que o CES/RO, através da diretoria, publicou uma nota e irá cobrar ações enérgicas para não prejudicar a imagem da Instituição.
Ainda na entrevista, o conselheiro lembrou que tomou posse no Conselho Estadual de Saúde após o referido profissional da denúncia, ser afastado por unanimidade em virtude de uma denúncia que foi apresentada ao CRP 24, ao CES, ao Conselho Municipal de Saúde do município de Cacoal e no Ministério Público.
Por fim, o Presidente do Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região, nos encaminhou a “NOTA OFICIAL” da Comissão de Orientação e Ética – COE, que fala sobre a conduta que o referido conselho adotará. Esperamos de verdade que todos os órgãos envolvidos julguem no rigor da lei essa atitude vergonhosa desse profissional e que as punições possam ser conforme a gravidade dessas ilegalidades por ele cometidas.
NOTA
O Conselho Regional de Psicologia da 24ª Região Rondônia e Acre (CRP24), através da Comissão de Orientação e Ética (COE), vem a público manifestar seu posicionamento em defesa de uma apuração rigorosa das denúncias de cobrança de consultas em órgão público envolvendo o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia que estão repercutindo na imprensa.
A COE é o órgão especial de assessoramento ao Plenário e à Diretoria do CRP 24, comprometido com a ética, com a transparência e a disciplina no exercício da profissão da Psicologia. Pelo fato denunciado ser contra um psicólogo, também cabe a ela apurar as possíveis infrações disciplinares, aplicando as medidas cabíveis conforme estabelecido no Código de Processamento Disciplinar (CPD).
Ressaltamos a missão do CRP 24 no fortalecimento do compromisso social da Psicologia, na realização de ações de orientação, fiscalização e disciplina, contribuindo para o seu desenvolvimento enquanto ciência e profissão, a partir das especificidades do seu território de abrangência. Dessa forma, tornando-se referência para a sociedade na garantia do exercício profissional pautado em princípios éticos e técnicos.
Diante do exposto, com base nas representações apresentadas ao Conselho Regional e nos fatos conhecidos, a COE apresentará requerimento de ofício para apuração de infrações éticas que podem ter sido praticadas pelo psicólogo referido no exercício da sua função. Assim, as medidas legais dentro das atribuições deste conselho de classe serão adotadas, sendo assegurado o contraditório e a ampla defesa.
Comissão de Orientação e Ética – CRP 24 RO/AC