QUARTA-FEIRA, 11/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Baixa adesão vacinal para poliomielite no país preocupa especialistas

Oito em dez municípios têm alto risco para reintrodução da doença.

Publicado em 

Autor – Elaine Patricia Cruz

Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou que vai prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite até o dia 30 de setembro. A medida, segundo a pasta, visa aumentar a cobertura vacinal e a adesão da população à vacinação. Até a última terça-feira (6), o ministério computava que, durante a campanha, apenas 35% das crianças na faixa etária entre 1 e 5 anos de idade haviam sido imunizadas contra a poliomielite. A meta da campanha é alcançar uma cobertura igual ou maior que 95% neste público.


Tomaz Silva

A baixa cobertura vacinal observada no Brasil contra a doença nos últimos anos tem preocupado especialistas, que alertam que esse cenário pode provocar a reintrodução do vírus no país. “Aqui no país, nós temos um risco de reintrodução [do vírus] com esse cenário de baixa cobertura vacinal”, falou Caroline Gava, assessora técnica do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Programa Nacional de Imunizações.

“As últimas campanhas exclusivas [para a pólio] foram em 2018 e em 2020, onde já não alcançamos boas metas de cobertura vacinal. E hoje ela está muito aquém do que a gente desejaria”, acrescentou ela. Caroline palestrou hoje (8) em uma mesa que discutiu a situação da poliomielite no Brasil durante a XXIV Jornada Nacional de Imunizações (SBIm 2022), evento que acontece até sábado (10) no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.

A poliomielite, que causa paralisia infantil e pode ser fatal, chegou a ser uma das doenças mais temidas no mundo. Mas, com a vacinação, o Brasil deixou de apresentar casos da doença desde 1989, tendo recebido, em 1994, um certificado de eliminação da doença. No entanto, com a baixa cobertura vacinal e problemas relacionados à vigilância epidemiológica e condições sociais, o Brasil voltou a figurar como um país de grande potencial para a volta da doença.

“Em uma avaliação de risco feito nas Américas e no Caribe pela Opas [Organização Pan-Americana de Saúde], considerando variáveis como cobertura vacinal, vigilância epidemiológica e outros determinantes de saúde, o Brasil aparece em segundo lugar, como de altíssimo risco para a reintrodução da pólio, só antecedido pelo Haiti”, disse a infectologista Luiza Helena Falleiros Arlant, que também participou da mesa, mas à distância. Luiza Helena integra o Núcleo Assessor Permanente da Sociedade Latinoamericana de Infectologia Pediátrica (Slipe).

Mapa vermelho

Durante sua palestra, Caroline apresentou um mapa do Brasil quase inteiramente pintado de vermelho. A cor vermelha indica o alto risco dos municípios do país para a reintrodução do vírus, levando em consideração não somente a cobertura vacinal, como também a vigilância epidemiológica e indicadores sociodemográficos. Nessa situação, encontravam-se 58,9% dos municípios brasileiros. O mapa, com dados referentes a 2021, apresenta três variações de cores além do vermelho: o laranja representa risco alto (situação de 25,6% dos municípios); o amarelo, risco médio (13,5%); e o verde, risco baixo (1,8%).

“Esse é um mapa que assusta. É um mapa da nossa realidade em relação ao risco para a poliomielite no país. Temos 84% dos municípios do país que registram risco alto ou risco muito alto para a reintrodução da pólio. Apenas 100 municípios, ao final de 2021, apresentaram risco baixo”, explicou Caroline.

A infectologista Luiza Helena também destacou a cor do mapa. “Nosso país está praticamente todo em vermelho, um vermelho muito intenso, com muito poucos lugares com risco médio. Não é a toa que vemos uma cobertura vacinal que, em 2021, não chegou a 70% no Brasil como um todo. O estado que se saiu melhor foi Santa Catarina, com 83%, mas longe de alcançar o proposto que é de 95% de cobertura vacinal. E há cifras de muita preocupação, como de apenas 44% no Amapá. Isso tudo é muito preocupante”, acrescentou ela.

Desde 2015, quando conseguiu obter uma cobertura vacinal de 98,3%, o Brasil não alcança mais a meta de vacinação para a doença [estabelecida em 95%]. Em 2020, ela somou apenas 76,2%. E, no ano passado, 69,9%.

Lembrando que, com o sarampo, a história não foi diferente. O Brasil chegou a receber o certificado de eliminação do sarampo em 2016. Mas em 2019, também com queda vacinal para a doença, o país perdeu esse reconhecimento após não conseguir controlar um surto, que se espalhou por diversos estados.

A poliomielite

A poliomielite ou pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

A doença não tem cura. “A poliomielite provoca uma paralisia irreversível nos membros inferiores. E quando grave, ela pode provocar também uma paralisia dos músculos respiratórios. Temos uma taxa de letalidade, que é a morte pela doença, bastante alta”, disse Caroline, em entrevista à Agência Brasil.

A única forma de prevenção possível para a doença é a vacinação. “Os pais devem sempre deve estar olhando a caderneta de vacinação [dos filhos], que é assinalada, indicando quando ele deve retornar à unidade de saúde”, falou Caroline. “Lembrando que a vacina pode ser dada em qualquer sala [do país], não precisa ser na sua unidade de referência. Então, se eu estiver viajando, mas estiver na hora ou no dia da vacinação, com a documentação da criança eu conseguirei vaciná-la em qualquer unidade de saúde. E se eu atrasei ou se eu perdi a data, posso voltar a qualquer momento na unidade de saúde para executar essa vacinação e deixar o calendário vacinal da minha criança em dia”, disse ela.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Anvisa amplia indicação da vacina contra HPV para prevenir novos tipos de câncer

Imunizante passa a incluir proteção contra tumores de orofaringe, cabeça e pescoço.
L
Conheça estratégias para desenvolver a cognição dos cães em casa e na rua

Conheça estratégias para desenvolver a cognição dos cães em casa e na rua

Rotina, ambiente e interação influenciam o desenvolvimento mental dos pets
L
Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Prefeitura de Jaru alerta para aumento de ISTs no município

Semusa registra novos casos de HIV em 2026 e reforça prevenção com preservativos, testagem e acesso gratuito a PrEP e PEP pelo SUS.
L
Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Uso excessivo de telas: Sesau alerta riscos

Orientação sobre uso excessivo de telas destaca impactos físicos e mentais e reforça a importância do equilíbrio digital para crianças, jovens e adultos.
L
Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Câmara aprova urgência para quebra de patente do Mounjaro

Deputados declaram medicamentos para emagrecimento como de interesse público; medida visa facilitar o acesso, enquanto Anvisa alerta para riscos do uso indevido.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo envia alerta sobre novo Imposto de Renda pelo Gov.br e WhatsApp

Governo envia alerta sobre novo Imposto de Renda pelo Gov.br e WhatsApp

Trabalhadores que ganham até R$ 5 mil já estão isentos.
L

Estreias da semana no Cine Araújo e promoção de Sexta-feira 13 agitam Porto Velho

Cinemas recebem dois novos filmes e oferecem ingressos promocionais em ação especial de Sexta-feira 13, além da já tradicional Dobradona válida em dias úteis em Porto Velho.
L

Palestra orienta estudantes sobre caminhos do TCC na pós em Docência na Educação Profissional e Tecnológica

Evento 100% online reúne a palestrante Ana Gicélia Sousa e o mediador Oseías Lima para orientar estudantes sobre escolhas metodológicas no TCC da pós em Docência na Educação Profissional e Tecnológica.
L

Quando ensinar vira risco: até quando vamos perder professores? | Em Cima da Hora

A proposta é informar, provocar reflexão e apontar caminhos, sempre com linguagem acessível e foco no interesse da comunidade de Rondônia e do Brasil.
L
Estudo aponta que economia suportaria redução da jornada e fim da escala 6x1

Estudo aponta que economia suportaria redução da jornada e fim da escala 6×1

Levantamento do Ipea indica impacto inferior a 1% em grandes setores e possível avanço na redução de desigualdades.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Câmara aprova redução temporária de tributos para indústria química

Proposta segue para o Senado e amplia recursos do regime especial.
L
Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Corte italiana inicia análise sobre extradição de Carla Zambelli

Sessão foi interrompida e deve continuar nesta quinta-feira.
L
Cláudia de Jesus articula inclusão de municípios no programa Agora Tem Especialistas

Cláudia de Jesus articula inclusão de municípios no programa Agora Tem Especialistas

Diagnóstico precoce precisa ser prioridade em Nova Mamoré e Guajará-Mirim, diz deputada.
L
Dra. Taíssa solicita instalação do Tudo Aqui em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita instalação do Tudo Aqui em Guajará-Mirim

Proposta da deputada visa centralizar atendimentos estaduais e federais em um único local, reduzindo burocracia para a população.
L
Alex Redano indica recuperação urgente da RO-144

Alex Redano indica recuperação urgente da RO-144

Solicitação atende pedido do vereador Thiago Viola para patrolamento e cascalhamento da estrada B-40 Sul, visando facilitar o escoamento da produção rural
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Homem suspeito de furtos é agredido por populares na zona Leste de Porto Velho

Acusado teria cometido crimes em ao menos dois estabelecimentos,
14
Denarc apreende 11 quilos de Skunk em lava jato na Capital

Denarc apreende 11 quilos de Skunk em lava jato na Capital

Operação das Divisas resulta na prisão de proprietário e na apreensão de entorpecentes e veículo.
10
Motociclista sofre fratura exposta após idoso avançar preferencial na zona Leste

Motociclista sofre fratura exposta após idoso avançar preferencial na zona Leste

Acidente grave entre Hyundai Santa Fe e Yamaha mobiliza equipe do Samu no bairro Agenor Martins de Carvalho
14
Polícia Civil prende dois por venda de “vapes” a adolescentes em Alvorada d’Oeste

Polícia Civil prende dois por venda de “vapes” a adolescentes em Alvorada d’Oeste

Operação apreendeu cerca de 150 cigarros eletrônicos próximos a escola.
10
Motociclista foge da PRF e é capturado após perseguição no Setor 07

Motociclista foge da PRF e é capturado após perseguição no Setor 07

Condutor realizou manobras perigosas e tentou se esconder em residência.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recuperação ambiental em Porto Velho recebe plantio de 2.500 mudas no Assentamento Nova Conquista

Recuperação ambiental em Porto Velho recebe plantio de 2.500 mudas no Assentamento Nova Conquista

Parceria entre Prefeitura, Ecoporé e Bloco Pirarucu do Madeira utiliza técnica de muvuca para restaurar reserva legal no Ramal São Domingos.
L
Transporte inter-hospitalar vira alvo de questionamentos

Transporte inter-hospitalar vira alvo de questionamentos

Documentos oficiais apontam atrasos na entrega de exigências contratuais por empresa em Rondônia e levantam debate sobre fiscalização, prazos e legalidade.
L
Semias apresenta o Plano Municipal de Assistência Social 2026–2029 ao Conselho em Porto Velho

Semias apresenta o Plano Municipal de Assistência Social 2026–2029 ao Conselho em Porto Velho

Secretaria detalha metas e estratégias para a política socioassistencial que norteará as ações de inclusão e proteção pelos próximos três anos.
L
Ministro afirma que pacote de R$ 5,7 bi marca maior investimento da aviação brasileira

Ministro afirma que pacote de R$ 5,7 bi marca maior investimento da aviação brasileira

Recursos vão modernizar 11 aeroportos e ampliar capacidade para 40 milhões de passageiros.
L
OAB RO lança lista feminina para vaga no TRE

OAB RO lança lista feminina para vaga no TRE

Edital exclusivo para advogadas abre seleção histórica para compor lista sêxtupla ao TRE-RO, reforçando representatividade feminina no sistema de Justiça.
L

Requerimento da Outorga: PAULO JUNIOR FERNANDES GADELHA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Educação Fiscal nas escolas de Rondônia promove formação cidadã e consciência tributária

Educação Fiscal nas escolas de Rondônia promove formação cidadã e consciência tributária

A iniciativa foi formalizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
L
Mulheres na ciência recebem incentivo do Governo de RO para impulsionar a inovação na Amazônia

Mulheres na ciência recebem incentivo do Governo de RO para impulsionar a inovação na Amazônia

Investimentos por meio da Fapero fortalecem o protagonismo de pesquisadoras como Juliana Pavan Zuliani e Carolina Doria no desenvolvimento científico regional
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.