SÁBADO, 14/02/2026

Em destaque

L

Saúde

Baixa adesão vacinal para poliomielite no país preocupa especialistas

Oito em dez municípios têm alto risco para reintrodução da doença.

Publicado em 

Autor – Elaine Patricia Cruz

Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou que vai prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite até o dia 30 de setembro. A medida, segundo a pasta, visa aumentar a cobertura vacinal e a adesão da população à vacinação. Até a última terça-feira (6), o ministério computava que, durante a campanha, apenas 35% das crianças na faixa etária entre 1 e 5 anos de idade haviam sido imunizadas contra a poliomielite. A meta da campanha é alcançar uma cobertura igual ou maior que 95% neste público.


Tomaz Silva

A baixa cobertura vacinal observada no Brasil contra a doença nos últimos anos tem preocupado especialistas, que alertam que esse cenário pode provocar a reintrodução do vírus no país. “Aqui no país, nós temos um risco de reintrodução [do vírus] com esse cenário de baixa cobertura vacinal”, falou Caroline Gava, assessora técnica do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Programa Nacional de Imunizações.

“As últimas campanhas exclusivas [para a pólio] foram em 2018 e em 2020, onde já não alcançamos boas metas de cobertura vacinal. E hoje ela está muito aquém do que a gente desejaria”, acrescentou ela. Caroline palestrou hoje (8) em uma mesa que discutiu a situação da poliomielite no Brasil durante a XXIV Jornada Nacional de Imunizações (SBIm 2022), evento que acontece até sábado (10) no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.

A poliomielite, que causa paralisia infantil e pode ser fatal, chegou a ser uma das doenças mais temidas no mundo. Mas, com a vacinação, o Brasil deixou de apresentar casos da doença desde 1989, tendo recebido, em 1994, um certificado de eliminação da doença. No entanto, com a baixa cobertura vacinal e problemas relacionados à vigilância epidemiológica e condições sociais, o Brasil voltou a figurar como um país de grande potencial para a volta da doença.

“Em uma avaliação de risco feito nas Américas e no Caribe pela Opas [Organização Pan-Americana de Saúde], considerando variáveis como cobertura vacinal, vigilância epidemiológica e outros determinantes de saúde, o Brasil aparece em segundo lugar, como de altíssimo risco para a reintrodução da pólio, só antecedido pelo Haiti”, disse a infectologista Luiza Helena Falleiros Arlant, que também participou da mesa, mas à distância. Luiza Helena integra o Núcleo Assessor Permanente da Sociedade Latinoamericana de Infectologia Pediátrica (Slipe).

Mapa vermelho

Durante sua palestra, Caroline apresentou um mapa do Brasil quase inteiramente pintado de vermelho. A cor vermelha indica o alto risco dos municípios do país para a reintrodução do vírus, levando em consideração não somente a cobertura vacinal, como também a vigilância epidemiológica e indicadores sociodemográficos. Nessa situação, encontravam-se 58,9% dos municípios brasileiros. O mapa, com dados referentes a 2021, apresenta três variações de cores além do vermelho: o laranja representa risco alto (situação de 25,6% dos municípios); o amarelo, risco médio (13,5%); e o verde, risco baixo (1,8%).

“Esse é um mapa que assusta. É um mapa da nossa realidade em relação ao risco para a poliomielite no país. Temos 84% dos municípios do país que registram risco alto ou risco muito alto para a reintrodução da pólio. Apenas 100 municípios, ao final de 2021, apresentaram risco baixo”, explicou Caroline.

A infectologista Luiza Helena também destacou a cor do mapa. “Nosso país está praticamente todo em vermelho, um vermelho muito intenso, com muito poucos lugares com risco médio. Não é a toa que vemos uma cobertura vacinal que, em 2021, não chegou a 70% no Brasil como um todo. O estado que se saiu melhor foi Santa Catarina, com 83%, mas longe de alcançar o proposto que é de 95% de cobertura vacinal. E há cifras de muita preocupação, como de apenas 44% no Amapá. Isso tudo é muito preocupante”, acrescentou ela.

Desde 2015, quando conseguiu obter uma cobertura vacinal de 98,3%, o Brasil não alcança mais a meta de vacinação para a doença [estabelecida em 95%]. Em 2020, ela somou apenas 76,2%. E, no ano passado, 69,9%.

Lembrando que, com o sarampo, a história não foi diferente. O Brasil chegou a receber o certificado de eliminação do sarampo em 2016. Mas em 2019, também com queda vacinal para a doença, o país perdeu esse reconhecimento após não conseguir controlar um surto, que se espalhou por diversos estados.

A poliomielite

A poliomielite ou pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

A doença não tem cura. “A poliomielite provoca uma paralisia irreversível nos membros inferiores. E quando grave, ela pode provocar também uma paralisia dos músculos respiratórios. Temos uma taxa de letalidade, que é a morte pela doença, bastante alta”, disse Caroline, em entrevista à Agência Brasil.

A única forma de prevenção possível para a doença é a vacinação. “Os pais devem sempre deve estar olhando a caderneta de vacinação [dos filhos], que é assinalada, indicando quando ele deve retornar à unidade de saúde”, falou Caroline. “Lembrando que a vacina pode ser dada em qualquer sala [do país], não precisa ser na sua unidade de referência. Então, se eu estiver viajando, mas estiver na hora ou no dia da vacinação, com a documentação da criança eu conseguirei vaciná-la em qualquer unidade de saúde. E se eu atrasei ou se eu perdi a data, posso voltar a qualquer momento na unidade de saúde para executar essa vacinação e deixar o calendário vacinal da minha criança em dia”, disse ela.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Saúde reforça atendimento nos blocos de Carnaval

Saúde reforça atendimento nos blocos de Carnaval

Semusa disponibiliza Van de Acolhimento, Tenda da Saúde e equipes do Samu nos circuitos de blocos em Porto Velho.
L
Saúde divulga funcionamento no Carnaval

Saúde divulga funcionamento no Carnaval

UPAs e prontos atendimentos funcionam 24h; Corujão da Saúde atende casos leves até a meia-noite entre 13 e 19 de fevereiro.
L
Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

Saúde de RO revoga processo emergencial de ambulâncias inter-hospitalares

SESAU anula homologação e determina apuração sobre contratação de ambulâncias após parecer da PGE e questionamento do MPC.
L
Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Operação conjunta reforça segurança de fantasias, bebidas, preservativos e cosméticos durante a folia, com foco em orientação ao consumidor.
L
Reunião em Rolim de Moura fortalece integração do SUS em Rondônia

Reunião em Rolim de Moura fortalece integração do SUS em Rondônia

Governo de Rondônia e municípios pactuam repasses para o Samu e UPAs 24h durante a 1ª Reunião da CIB Itinerante, realizada no interior do estado.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

INSS contesta enquadramento da atividade como especial após reforma da Previdência.
L
Carnaval acende alerta para bebidas adulteradas com metanol nos estados

Carnaval acende alerta para bebidas adulteradas com metanol nos estados

Autoridades reforçam que foliões devem consumir apenas produtos de origem comprovada.
L
Especialistas orientam foliões a reforçar hidratação e alimentação leve no Carnaval

Especialistas orientam foliões a reforçar hidratação e alimentação leve no Carnaval

Beber ao menos dois litros de água por dia é recomendação básica para evitar complicações.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sábado (14/02): leveza emocional e energia social

Previsões para 14 de fevereiro de 2026 indicam interações positivas, lazer e busca por equilíbrio.
L

O que assistir no Cine Araújo Porto Velho neste fim de semana

A programação do Cine Araújo reúne animação, aventura, suspense e títulos para todas as idades no fim de semana, com sessões durante a tarde e noite.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes.
L
Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Vice-presidente afirma que propostas legislativas para licenciamento compulsório de fármacos emagrecedores prejudicam a segurança jurídica e afastam novos negócios.
L
Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Governo Federal estabelece cronograma de pagamentos e limites de empenho para ministérios sem aplicar cortes imediatos no Orçamento aprovado pelo Congresso.
L
Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos a pacientes com doenças crônicas

Leis estaduais reconhecem fibromialgia como deficiência, ampliam benefícios e reforçam campanhas como Fevereiro Roxo e Laranja.
L
Alex Redano destina R$ 500 mil para subestação no Hospital de Ariquemes

Alex Redano destina R$ 500 mil para subestação no Hospital de Ariquemes

Alex Redano destina R$ 500 mil para subestação no Hospital de Ariquemes
L
Publicidade

POLÍCIA

Veículo capota na avenida Rio Madeira e casal abandona local

Veículo capota na avenida Rio Madeira e casal abandona local

Acidente registrado na madrugada deste sábado envolve colisão contra árvore e capotamento de um Celta no bairro Lagoa com garrafas de bebidas no interior.
10
Polícia prende quatro mulheres com 13 celulares furtados

Polícia prende quatro mulheres com 13 celulares furtados

Uma ação da Patrulha Precursora em Porto Velho resultou na prisão de quatro suspeitas do Amazonas que portavam aparelhos roubados de foliões durante o carnaval.
12
Ação integrada apreende mais de 42 kg de droga e prende quatro em RO

Ação integrada apreende mais de 42 kg de droga e prende quatro em RO

Operação Protetor das Fronteiras e Divisas resultou na apreensão de entorpecentes e veículos em Nova Brasilândia d’Oeste.
12
PM apreende arma e droga em Itapuã do Oeste

PM apreende arma e droga em Itapuã do Oeste

Pistola calibre .380, munições e cerca de 330 gramas de cocaína foram localizadas após denúncia de ameaça
10
Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Apenado é preso por agredir esposa em Porto Velho

Homem foi detido após cortar o cabelo da companheira durante discussão no bairro Areia Branca.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

HOJE É O GRANDE DIA! Banda do Vai Quem Quer arrasta multidão em Porto Velho

HOJE É O GRANDE DIA! Banda do Vai Quem Quer arrasta multidão em Porto Velho

Bloco histórico celebra 46 anos com folia, mensagem social e alerta contra a violência à mulher
L
Igreja de Jesus Cristo e Prefeitura de Porto Velho dialogam sobre projetos humanitários

Igreja de Jesus Cristo e Prefeitura de Porto Velho dialogam sobre projetos humanitários

Encontro institucional discutiu cooperação para ampliar ações sociais voltadas a famílias em vulnerabilidade e comunidade
L
Estratégias para evitar fraudes financeiras durante o Carnaval

Estratégias para evitar fraudes financeiras durante o Carnaval

Especialistas alertam para táticas comuns como troca de cartões e venda de ingressos falsos, que podem causar grandes prejuízos aos foliões em blocos e festas.
L
Intercâmbio comercial entre Brasil e Reino Unido sobe 10,5%

Intercâmbio comercial entre Brasil e Reino Unido sobe 10,5%

Trocas bilaterais somaram US$ 17,3 bilhões em um ano, impulsionadas pelo setor de serviços britânicos e pelo aumento na venda de carnes e máquinas brasileiras.
L
Trump autoriza retirada de agentes de imigração de Minnesota

Trump autoriza retirada de agentes de imigração de Minnesota

Czar da fronteira confirma encerramento de operação após protestos em massa e mortes de cidadãos norte-americanos durante ações de deportação em Minneapolis.
L
Arthur Elias anuncia convocadas para primeiros desafios de 2026

Arthur Elias anuncia convocadas para primeiros desafios de 2026

Técnico da seleção feminina promove o retorno da volante Luana, recuperada de câncer, e chama a jovem Maiara para amistosos contra Costa Rica, Venezuela e México.
L
Verstappen critica novo carro da F1 e compara à Fórmula E

Verstappen critica novo carro da F1 e compara à Fórmula E

Tetracampeão mundial demonstra insatisfação com as mudanças técnicas da temporada 2026 durante os testes de pré-temporada realizados no Bahrein nesta quinta-feira (12).
L
Cadastur identifica empresas regulares para um Carnaval seguro

Cadastur identifica empresas regulares para um Carnaval seguro

Foliões podem consultar o cadastro oficial do Ministério do Turismo para verificar a legalidade de serviços e evitar golpes durante as festas em todo o Brasil.
L

Amazonas: Bombeiros seguem buscas por desaparecidos após naufrágio no encontro das águas

Segundo informações preliminares, pelo menos sete pessoas seguem desaparecidas.
10
Emenda de R$ 1,5 milhão garante transporte coletivo gratuito em Ariquemes

Emenda de R$ 1,5 milhão garante transporte coletivo gratuito em Ariquemes

Recursos destinados pelos deputados Delegado Lucas e Alex Redano viabilizam início do sistema nos próximos meses.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.