TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Pacientes ostomizados são acolhidos com atendimento humanizado e recebem material de alta qualidade na Policlínica Oswaldo Cruz

Quem passa pela ostomia de eliminação precisa usar uma bolsa coletora, fixadas na parte externa do abdômen.

Publicado em 

Autora – Vanessa Moura

A ostomia, procedimento cirúrgico para construção de um novo caminho para eliminação intestinal, salva a vida de pessoas que tiveram a função do intestino comprometida, seja devido a complicações de doenças ou acidentes, e em Porto Velho, elas encontram acolhimento na Policlínica Oswaldo Cruz – POC, onde é oferecido tratamento humanizado e acesso aos melhores materiais existentes no mercado internacional, de forma gratuita.

O diretor-geral da Policlínica Oswaldo Cruz, Chisthoper Teixeira Rosa, acompanhado da diretora adjunta Irani Albuquerque, da diretora clínica Hevila Tamar Rolim Lima, da diretora técnica Lisiane da Luz Silva Rodrigues, e da coordenadora do Programa de Ostomias, Maria Borges, destacou os princípios do serviço público de saúde, pautados na transparência e tratamento humanizado dos pacientes. No total, 258 pacientes ostomizados são acompanhados na unidade.

Foto: Daiane Mendonça

‘‘A nossa ideia é promover a saúde de maneira adequada, idônea, integral e principalmente, humanizada, desenvolvida por meio da equipe POC. E isso faz com que os pacientes se sintam acolhidos, pois há uma boa recepção desses. O trabalho feito pelos servidores, com bons materiais ajuda as pessoas naquilo que elas mais precisam, que se chama dignidade, pois a dignidade humana tem que prevalecer acima de qualquer circunstância’’, afirma o diretor.

ATENDIMENTO

A coordenadora do Programa de Ostomias da POC, Maria Borges, reforçou que ao chegar no hospital da Rede Estadual de Saúde, encaminhados das unidades hospitalares públicas e privadas, os pacientes recebem acompanhamento técnico humanizado para melhor serem instruídos sobre a nova condição. Quem passa pela ostomia de eliminação precisa usar uma bolsa coletora, fixadas na parte externa do abdômen. Na maioria dos casos atendidos na unidade, a situação é reversível.

O programa funciona na policlínica desde 2013, e atende a regional Madeira-Mamoré, além dos pacientes de outros Estados em decorrência do atendimento para tratamento de câncer na Capital de Rondônia, contemplando pessoas de municípios do Amazonas, Pará, Tocantins, Acre e Roraima. Ao fazer o cadastro, o paciente já recebe o material para uso, e agendamento para avaliação e atendimento com a equipe multifuncional. Eles também passam a ter uma carteirinha de ostomizados, em que há o controle da quantidade de bolsas dispensadas por mês, e a data para que recebam mais bolsas, e assim se mantêm continuamente com material suficiente.

Segundo a coordenadora, as avaliações são feitas às quarta e sextas-feiras. ‘‘Orientamos sobre a higiene e manuseio na troca de bolsa, adaptação do material, tratamento de dermatite, assim como orientamos sobre o uso de adjuvantes, a exemplo do cinto de sustentação da bolsa, e eles passam a se sentirem mais seguros, e acabamos criando vínculos com eles, pois não se sentem discriminados’’, explica.

Os pacientes novos passam por três avaliações no mês, e depois o atendimento é feito mensalmente. Além do serviço de enfermagem, ao ser acompanhado pelo Programa de Ostomias da POC, o paciente também é contemplado com serviços de nutrição, assistência social e de psicologia.

PRODUTOS

A policlínica, segundo a coordenadora do Programa de Ostomias fornece aos pacientes, bolsas de ostomia das três melhores marcas do mercado internacional. A compra do material é feita por meio de licitações, na qual a quantidade de bolsas e adjuvantes (Pó, creme pasta, fita meia lua, spray removedor, cinto) é adquirida conforme a demanda dos pacientes já atendidos, e mais um percentual para os casos novos. A dispensação aos pacientes é feita de acordo com a Portaria de n° 400 de 16 de novembro de 2009.

‘‘A maioria dos casos é reversível, mas o tempo que leva, depende muito de como será a reação deles de quimioterapia e radioterapia, pois o câncer precisa ficar sob controle para que possa fazer a reversão. Pode levar seis meses ou até dois anos, por exemplo’’, explica a coordenadora. Mas o câncer não é a única causa da necessidade do uso de bolsa de ostomia.

Outros fatores são acidentes automobilísticos, acidentes com arma de fogo e com perfuro cortantes; até acidente com osso de galinha, espinha de peixe e caroço de cupuaçu. E doenças como tuberculose e renal. ‘‘A ostomia é considerada a cirurgia da vida porque antigamente, por essas causas as pessoas iam a óbito, principalmente nos casos de câncer, e a ostomia oferece uma sobrevida maior aos pacientes, inclusive proporciona uma vida tão longa que há pacientes que conseguem se recuperar da doença, fazer a reversão, e seguir normalmente a vida’’.

ACOLHIMENTO

A coordenadora destaca que uma das principais dúvidas dos que fazem a cirurgia é saber o que mudará em suas vidas, e ela explica que é possível ter uma vida social, laboral e sexual ativa. O sucesso dos casos dependem muito do acompanhamento contínuo dos casos. José Pereira Lima, 49 anos, é acompanhado pelo programa há mais de dois anos. Cadeirante, ele foi contaminado por uma bactéria que se transformou em úlcera. ‘‘Tetraplégico, era difícil fazer a higiene, usava fraldas’’.

Ele passou por intervenção cirúrgica, e utiliza duas bolsas, coletora de fezes e urina. ‘‘Foi assim que conheci esse trabalho da POC, sempre fui muito bem assistido, nunca faltou material, e o que considero mais importante é a troca de informações porque precisamos de muitos esclarecimentos. Para mim, que sou cadeirante, poder ligar para tirar dúvidas, mesmo fora do expediente e ser atendido, faz toda a diferença’’, ressalta.

O jornalista Abdoral Cardoso precisou passar pela ostomia devido a um câncer na musculatura da bexiga, que também levou à retirada da próstata em 2017. ‘‘Passei nove horas na mesa de cirurgia. Os médicos consideraram ser um câncer muito agressivo, um caso raro para a literatura médica, provavelmente consequência da época de fumante’’.

Ele conta um pouco dos desafios que enfrenta. “Há bastante discriminação. Há clubes que não permitem o acesso de ostomizados às piscinas. A lei diz que somos deficientes, mas podemos ter vida normal. Eu deixei de ir a banhos de riachos porque a placa que sustenta a bolsa de urostomia descola’’, revela.

O trabalho realizado na POC o ajudou. ‘‘Principalmente o de psicologia. E na enfermagem, temos a segurança do recebimento dos acessórios e insumos uma vez por mês. Além disso, é possível fazer avaliação do estoma com a dedicada enfermeira Maria. Os acessórios e insumos são produtos caros, mas distribuídos via SUS pela POC’’, afirma  o jornalista.

Desde 2015, devido a um câncer no reto, o caminhoneiro, Ivair Rodrigues da Silva, 60 anos, passou a usar bolsa de eliminação. “Eu tinha muita preocupação antes da cirurgia, mas eu fui muito bem amparado pelos profissionais da POC, e estou bem com as bolsas. No começo não me adaptei bem, mas fui recebendo orientação, e encontrei uma marca de bolsa que se adaptou bem”.

Os desafios surgem mesmo quando frequenta lugares públicos. “O desafio que enfrento é quando entro em lugares públicos e dá um desconforto no intestino e começa a fazer barulho, aí tem que explicar que é em virtude da colostomia. No mais, não há dificuldade. Agradeço às enfermeiras da POC que me ajudam a conviver com a colostomia”.

 

 

PALESTRA

A policlínica trabalha com a conscientização da frequência necessária para as avaliações e também por meio das ações de acolhimento como caminhadas, pit stop e cafés da manhã.

No próximo dia 24, às 8h30, haverá café da manhã, na POC, com um bate-papo especial, onde um advogado da previdência convidado irá falar sobre o direito que os ostomizados têm do seguro de saúde. ‘‘Além do palestrante, também estará presente a assistente social e a nutricionista’’, pontua a coordenadora.

“Aqui na Policlínica Oswaldo Cruz, nós temos profissionais capacitados, um programa em pleno funcionamento, contamos com os melhores equipamentos do mercado internacional, tudo dentro do prazo de validade, e todos os ostomizados  podem nos procurar, que estamos à disposição para dar todo apoio, para que passem por esse novo período”, acrescenta a coordenadora do Programa de Ostomias da POC, Maria Borges.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que diagnósticos saltaram de 4 mil para 72 mil, com maior incidência nos estados do Sul e Sudeste.
L
Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Unidade recebeu certificação da Organização Nacional de Acreditação, que reconhece padrões de qualidade e segurança no atendimento em saúde.
L
Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Rondônia intensifica a vigilância contra a hanseníase, supera metas nacionais e lança webdocumentário inédito que resgata a história da doença e combate o estigma no estado.
L
Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para atualizar as normas e o custeio da assistência psicossocial pública, buscando adaptar o serviço às novas demandas do pós-pandemia.
L
Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

País registrou mais de 1,7 mil mortes pela doença em 2025 e especialistas alertam para a necessidade de manter a imunização em dia nos grupos prioritários.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Alyson Cuiabano fala sobre políticas públicas e ações sociais

Jovem News desta segunda-feira, dia 26, às 17h, entrevista Alyson Cuiabano, assessor parlamentar, que vai abordar políticas públicas, ações sociais e projetos voltados para beneficiar a comunidade.
L
Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Previsão indica volumes elevados e pancadas isoladas na capital, influenciadas pela umidade amazônica e instabilidades vindas do Amazonas.
L
Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Cessão gratuita de imóvel da União autoriza uso de complexo abandonado da PRF para centralizar a estrutura da Prefeitura.
L
Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Empreendedores devem realizar o pedido pela internet para garantir o regime de tributação simplificada que abrange impostos federais, estaduais e municipais.
L
Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Novo valor de venda para as distribuidoras entra em vigor nesta terça-feira e representa uma queda média de 14 centavos por litro do combustível puro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Gilber visita CREAS e reforça compromisso com proteção social em 2026

Vereador Dr. Gilber visita CREAS e reforça compromisso com proteção social em 2026

Parceria entre Legislativo e assistência social visa fortalecer atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade em Porto Velho.
L
Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Decano do Supremo Tribunal Federal afirma que atuação do ministro segue ritos processuais e destaca que a Procuradoria-Geral da República validou sua permanência no comando do inquérito.
L
Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Presidente do Supremo Tribunal Federal participa de posse na Corte Interamericana de Direitos Humanos e alerta para o perigo da erosão institucional nas Américas.
L
Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Em ligação de 50 minutos nesta segunda-feira (26), o presidente brasileiro sugeriu limitar o novo órgão ao conflito em Gaza.
L
Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Parlamentar solicita ao governo uma lancha para garantir agilidade no atendimento policial às comunidades ribeirinhas e ao distrito de Surpresa.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF ouve diretor do Banco de Brasília sobre caso Banco Master

PF ouve diretor do Banco de Brasília sobre caso Banco Master

Investigação no Supremo Tribunal Federal apura suspeitas de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro em negociação bilionária entre as instituições financeiras.
L
Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Vítima foi atacada por outro homem em situação de rua nas proximidades do Mercado quilômetro 1 e buscou auxílio de populares antes de ser socorrida pelo Samu.
16
PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

Agentes localizaram a droga escondida em bolsa de passageira durante fiscalização de rotina em ônibus que seguia do Acre para o Distrito Federal.
12
Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

Instituto esclarece que notícias sobre bloqueio de benefícios atuais são falsas e que a implementação da biometria digital será gradual até o ano de 2028.
L
Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Devota de Nossa Senhora Aparecida, Selva deixa legado de afeto e alegria; velório será em Porto Velho e cortejo no Cemitério Inocentes
L
TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

Presidência do tribunal concluiu que não houve má-fé ou desídia em conduta questionada pela Amatra14, reforçando a segurança jurídica da categoria.
L
INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

Ampliação busca garantir direitos de aposentados e pensionistas após instabilidades no Meu INSS e manutenção programada dos sistemas da Dataprev.
L
Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Data marca a origem dos serviços postais no Brasil e valoriza profissionais que conectam o país há quase quatro séculos.
L
Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Programa federal começa nova etapa na capital de Rondônia e garante vale-gás gratuito, com previsão de atender todos os municípios do país até março.
L
Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Publicação terá como foco o Direito do Trabalho contemporâneo, inovação, governança e direitos humanos, com submissões abertas até 30 de junho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.