TERÇA-FEIRA, 05/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

Pacientes ostomizados são acolhidos com atendimento humanizado e recebem material de alta qualidade na Policlínica Oswaldo Cruz

Quem passa pela ostomia de eliminação precisa usar uma bolsa coletora, fixadas na parte externa do abdômen.

Publicado em 

Pacientes ostomizados são acolhidos com atendimento humanizado e recebem material de alta qualidade na Policlínica Oswaldo Cruz - News Rondônia

Autora – Vanessa Moura

A ostomia, procedimento cirúrgico para construção de um novo caminho para eliminação intestinal, salva a vida de pessoas que tiveram a função do intestino comprometida, seja devido a complicações de doenças ou acidentes, e em Porto Velho, elas encontram acolhimento na Policlínica Oswaldo Cruz – POC, onde é oferecido tratamento humanizado e acesso aos melhores materiais existentes no mercado internacional, de forma gratuita.

O diretor-geral da Policlínica Oswaldo Cruz, Chisthoper Teixeira Rosa, acompanhado da diretora adjunta Irani Albuquerque, da diretora clínica Hevila Tamar Rolim Lima, da diretora técnica Lisiane da Luz Silva Rodrigues, e da coordenadora do Programa de Ostomias, Maria Borges, destacou os princípios do serviço público de saúde, pautados na transparência e tratamento humanizado dos pacientes. No total, 258 pacientes ostomizados são acompanhados na unidade.

Pacientes ostomizados são acolhidos com atendimento humanizado e recebem material de alta qualidade na Policlínica Oswaldo Cruz - News Rondônia

Foto: Daiane Mendonça

‘‘A nossa ideia é promover a saúde de maneira adequada, idônea, integral e principalmente, humanizada, desenvolvida por meio da equipe POC. E isso faz com que os pacientes se sintam acolhidos, pois há uma boa recepção desses. O trabalho feito pelos servidores, com bons materiais ajuda as pessoas naquilo que elas mais precisam, que se chama dignidade, pois a dignidade humana tem que prevalecer acima de qualquer circunstância’’, afirma o diretor.

ATENDIMENTO

A coordenadora do Programa de Ostomias da POC, Maria Borges, reforçou que ao chegar no hospital da Rede Estadual de Saúde, encaminhados das unidades hospitalares públicas e privadas, os pacientes recebem acompanhamento técnico humanizado para melhor serem instruídos sobre a nova condição. Quem passa pela ostomia de eliminação precisa usar uma bolsa coletora, fixadas na parte externa do abdômen. Na maioria dos casos atendidos na unidade, a situação é reversível.

O programa funciona na policlínica desde 2013, e atende a regional Madeira-Mamoré, além dos pacientes de outros Estados em decorrência do atendimento para tratamento de câncer na Capital de Rondônia, contemplando pessoas de municípios do Amazonas, Pará, Tocantins, Acre e Roraima. Ao fazer o cadastro, o paciente já recebe o material para uso, e agendamento para avaliação e atendimento com a equipe multifuncional. Eles também passam a ter uma carteirinha de ostomizados, em que há o controle da quantidade de bolsas dispensadas por mês, e a data para que recebam mais bolsas, e assim se mantêm continuamente com material suficiente.

Segundo a coordenadora, as avaliações são feitas às quarta e sextas-feiras. ‘‘Orientamos sobre a higiene e manuseio na troca de bolsa, adaptação do material, tratamento de dermatite, assim como orientamos sobre o uso de adjuvantes, a exemplo do cinto de sustentação da bolsa, e eles passam a se sentirem mais seguros, e acabamos criando vínculos com eles, pois não se sentem discriminados’’, explica.

Os pacientes novos passam por três avaliações no mês, e depois o atendimento é feito mensalmente. Além do serviço de enfermagem, ao ser acompanhado pelo Programa de Ostomias da POC, o paciente também é contemplado com serviços de nutrição, assistência social e de psicologia.

PRODUTOS

A policlínica, segundo a coordenadora do Programa de Ostomias fornece aos pacientes, bolsas de ostomia das três melhores marcas do mercado internacional. A compra do material é feita por meio de licitações, na qual a quantidade de bolsas e adjuvantes (Pó, creme pasta, fita meia lua, spray removedor, cinto) é adquirida conforme a demanda dos pacientes já atendidos, e mais um percentual para os casos novos. A dispensação aos pacientes é feita de acordo com a Portaria de n° 400 de 16 de novembro de 2009.

‘‘A maioria dos casos é reversível, mas o tempo que leva, depende muito de como será a reação deles de quimioterapia e radioterapia, pois o câncer precisa ficar sob controle para que possa fazer a reversão. Pode levar seis meses ou até dois anos, por exemplo’’, explica a coordenadora. Mas o câncer não é a única causa da necessidade do uso de bolsa de ostomia.

Outros fatores são acidentes automobilísticos, acidentes com arma de fogo e com perfuro cortantes; até acidente com osso de galinha, espinha de peixe e caroço de cupuaçu. E doenças como tuberculose e renal. ‘‘A ostomia é considerada a cirurgia da vida porque antigamente, por essas causas as pessoas iam a óbito, principalmente nos casos de câncer, e a ostomia oferece uma sobrevida maior aos pacientes, inclusive proporciona uma vida tão longa que há pacientes que conseguem se recuperar da doença, fazer a reversão, e seguir normalmente a vida’’.

ACOLHIMENTO

A coordenadora destaca que uma das principais dúvidas dos que fazem a cirurgia é saber o que mudará em suas vidas, e ela explica que é possível ter uma vida social, laboral e sexual ativa. O sucesso dos casos dependem muito do acompanhamento contínuo dos casos. José Pereira Lima, 49 anos, é acompanhado pelo programa há mais de dois anos. Cadeirante, ele foi contaminado por uma bactéria que se transformou em úlcera. ‘‘Tetraplégico, era difícil fazer a higiene, usava fraldas’’.

Ele passou por intervenção cirúrgica, e utiliza duas bolsas, coletora de fezes e urina. ‘‘Foi assim que conheci esse trabalho da POC, sempre fui muito bem assistido, nunca faltou material, e o que considero mais importante é a troca de informações porque precisamos de muitos esclarecimentos. Para mim, que sou cadeirante, poder ligar para tirar dúvidas, mesmo fora do expediente e ser atendido, faz toda a diferença’’, ressalta.

O jornalista Abdoral Cardoso precisou passar pela ostomia devido a um câncer na musculatura da bexiga, que também levou à retirada da próstata em 2017. ‘‘Passei nove horas na mesa de cirurgia. Os médicos consideraram ser um câncer muito agressivo, um caso raro para a literatura médica, provavelmente consequência da época de fumante’’.

Ele conta um pouco dos desafios que enfrenta. “Há bastante discriminação. Há clubes que não permitem o acesso de ostomizados às piscinas. A lei diz que somos deficientes, mas podemos ter vida normal. Eu deixei de ir a banhos de riachos porque a placa que sustenta a bolsa de urostomia descola’’, revela.

O trabalho realizado na POC o ajudou. ‘‘Principalmente o de psicologia. E na enfermagem, temos a segurança do recebimento dos acessórios e insumos uma vez por mês. Além disso, é possível fazer avaliação do estoma com a dedicada enfermeira Maria. Os acessórios e insumos são produtos caros, mas distribuídos via SUS pela POC’’, afirma  o jornalista.

Desde 2015, devido a um câncer no reto, o caminhoneiro, Ivair Rodrigues da Silva, 60 anos, passou a usar bolsa de eliminação. “Eu tinha muita preocupação antes da cirurgia, mas eu fui muito bem amparado pelos profissionais da POC, e estou bem com as bolsas. No começo não me adaptei bem, mas fui recebendo orientação, e encontrei uma marca de bolsa que se adaptou bem”.

Os desafios surgem mesmo quando frequenta lugares públicos. “O desafio que enfrento é quando entro em lugares públicos e dá um desconforto no intestino e começa a fazer barulho, aí tem que explicar que é em virtude da colostomia. No mais, não há dificuldade. Agradeço às enfermeiras da POC que me ajudam a conviver com a colostomia”.

 

 

PALESTRA

A policlínica trabalha com a conscientização da frequência necessária para as avaliações e também por meio das ações de acolhimento como caminhadas, pit stop e cafés da manhã.

No próximo dia 24, às 8h30, haverá café da manhã, na POC, com um bate-papo especial, onde um advogado da previdência convidado irá falar sobre o direito que os ostomizados têm do seguro de saúde. ‘‘Além do palestrante, também estará presente a assistente social e a nutricionista’’, pontua a coordenadora.

“Aqui na Policlínica Oswaldo Cruz, nós temos profissionais capacitados, um programa em pleno funcionamento, contamos com os melhores equipamentos do mercado internacional, tudo dentro do prazo de validade, e todos os ostomizados  podem nos procurar, que estamos à disposição para dar todo apoio, para que passem por esse novo período”, acrescenta a coordenadora do Programa de Ostomias da POC, Maria Borges.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coleta itinerante em Buritis mobiliza doadores, mas Rondônia mantém alerta para estoques de sangue

Coleta itinerante em Buritis mobiliza doadores, mas Rondônia mantém alerta para estoques de sangue

Mesmo com boa adesão em Buritis, a Fhemeron alerta para baixos estoques de sangue em Rondônia, especialmente dos tipos O+ e A+, e reforça apelo por doações.
L
Farmácia Especializada garante acesso a medicamentos de alto custo para pacientes em Rondônia

Farmácia Especializada garante acesso a medicamentos de alto custo para pacientes em Rondônia

Mais de 22 mil atendimentos foram realizados em sete meses pela Farmácia Especializada, que distribui medicamentos do CEAF conforme critérios técnicos do SUS
L
POC oferece atendimentos em mais de 40 especialidades médicas com equipe multiprofissional em Rondônia

POC oferece atendimentos em mais de 40 especialidades médicas com equipe multiprofissional em Rondônia

Plataforma ambulatorial da Policlínica Oswaldo Cruz amplia acesso à saúde especializada no estado; atendimentos são feitos via encaminhamento das UBS
L
Câncer Colorretal pode ter aumento de 36% nas mortes até 2040

Câncer Colorretal pode ter aumento de 36% nas mortes até 2040

Estudo da Fundação do Câncer aponta crescimento da mortalidade e destaca que a maioria dos diagnósticos ocorre em fases avançadas da doença.
L
Campanha Mundial da Amamentação destaca aleitamento como prática que preserva a vida

Campanha Mundial da Amamentação destaca aleitamento como prática que preserva a vida

Fiocruz apoia a Semana Mundial de Amamentação e ressalta a importância de um ambiente sustentável e saudável para mães e bebês.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontece no dia 11 de agosto, e candidatos já podem se cadastrar no site oficial para agilizar o atendimento.
L

Agenda News | Entrevista Dra. Ingrid Pessoa – Especialista em Medicina Interna

Nesta terça-feira (05/08), às 17h, o Agenda News recebe a Especialista em Medicina Interna Dra. Ingrid Pessoa para uma entrevista esclarecedora sobre o tema: “O que saber sobre o uso do Mounjaro para emagrecimento saudável”.
L

Comunidade News | Entrevista Josemar Araújo, Presidente da Asdemap

Nesta terça-feira (05/08), às 15h, o Comunidade News recebe Josemar Araújo, presidente da ASDEMAP, para uma entrevista especial sobre os projetos e desafios da associação na defesa dos direitos e apoio à comunidade.
L
Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Cinco senadores ocupam plenário do Senado para obstruir votações e protestar contra prisão domiciliar de Bolsonaro

Senadores protestam contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro e pressionam Davi Alcolumbre por medidas que “devolvam a democracia” ao país.
L
Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Mega-Sena acumula em R$ 100 milhões para sorteio desta terça-feira

Apostas para o concurso 2.897 podem ser feitas até as 19h em lotéricas ou pela internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Edital seleciona profissionais da Atenção Primária à Saúde em Porto Velho; projeto “Saúde Já” busca fortalecer atendimento nas unidades básicas
L
Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Empresas de Rondônia ampliam uso do Geração Emprego; 905 adesões só em 2025

Plataforma Geração Emprego, do governo de Rondônia, soma mais de 6 mil empresas cadastradas e facilita contratação em todo o estado
L
Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Prefeitura de Porto Velho realiza Feirão do Emprego com mais de mil vagas e lança site para facilitar cadastros

Feirão do Emprego acontece dia 11 de agosto com mais de mil vagas; site agiliza seleção e atendimento aos candidatos em Porto Velho
L
Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Brasil registra 166,6 mil novos empregos formais em junho

Abertura de postos de trabalho em junho de 2025 é menor que a do ano anterior, com destaque para os setores de serviços e comércio.
L

Vaga para Agente Funerário em Porto Velho – Envie seu currículo

Oportunidade aberta para Agente Funerário em Porto Velho. Salário fixo, prêmios variáveis e benefícios. Confira os requisitos e candidate-se.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa visita Instituto Previva em Ariquemes e destaca atendimento humanizado a pacientes com câncer

Dra. Taíssa visita Instituto Previva em Ariquemes e destaca atendimento humanizado a pacientes com câncer

Durante visita ao Instituto Previva, Dra. Taíssa elogiou o trabalho humanizado com pacientes com câncer e reforçou apoio às ações de saúde em Ariquemes.
L
Alex Redano solicita Rondônia Cidadã para moradores de Ouro Preto do Oeste

Alex Redano solicita Rondônia Cidadã para moradores de Ouro Preto do Oeste

Deputado Alex Redano pede ao governo a realização do Rondônia Cidadã em Ouro Preto do Oeste para garantir acesso à emissão de documentos e outros serviços básicos.
L
Deputado Pedro Fernandes garante avanços em obras viárias para Cujubim, Machadinho e Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes garante avanços em obras viárias para Cujubim, Machadinho e Ariquemes

O deputado Pedro Fernandes (PRD) garantiu o início da pavimentação na saída de Cujubim e cobrou o avanço de outras obras viárias no Vale do Jamari.
L
Parlamentares de oposição ocupam a Câmara e o Senado em protesto

Parlamentares de oposição ocupam a Câmara e o Senado em protesto

Ato, que ocorre após a prisão de Jair Bolsonaro, foi chamado de “chantagem” e “sequestro do parlamento” por deputados da base governista.
L
Coronel Chrisóstomo durante mobilização da oposição no Congresso

“Defendendo o Brasil literalmente de peito aberto”, diz Coronel Chrisóstomo durante mobilização da oposição no Congresso

Mesmo em recuperação de cirurgia cardíaca, deputado participa de ocupação no plenário e cobra anistia aos presos do 8 de janeiro e impeachment de Moraes após decreto de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM fecha laboratório de drogas sintéticas e prende três traficantes na zona norte de Porto Velho

PM fecha laboratório de drogas sintéticas e prende três traficantes na zona norte de Porto Velho

Operação Força Total apreende skunk, ecstasy, LSD e prende integrantes de facção criminosa no bairro Costa e Silva
10
Projeto de Rondônia contra crimes ambientais recebe 2º lugar no Prêmio Brasil MAIS 2025

Projeto de Rondônia contra crimes ambientais recebe 2º lugar no Prêmio Brasil MAIS 2025

Ação da Polícia Militar integra satélites, geoprocessamento e inteligência em tempo real no combate ao desmatamento e ao garimpo ilegal na Amazônia.
L

IDENTIFICADO: Foragido é preso após ser baleado durante ataque a tiros; criança também foi ferida

O crime aconteceu na Rua Guanabara perto da Avenida Rio de Janeiro, bairro Matogrosso em Porto Velho
16
Ataque a tiros deixa homem e criança baleados no centro

Foragido é preso após ser baleado durante ataque a tiros; criança também foi ferida

As primeiras informações são de que dois criminosos em duas motos tentaram matar o rapaz e durante o tiroteio atingiram a criança na perna, depois a dupla fugiu.
16

Estudante é agredida de joelhos por quatro colegas em escola de Mato Grosso; caso é investigado

Vídeo mostra alunas usando até cabo de vassoura para bater na vítima; Seduc e Polícia Civil apuram violência em Alto Araguaia
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Creche Noturna: Prefeitura de Porto Velho lança edital com 80 vagas para crianças de 1 a 3 anos

Creche Noturna: Prefeitura de Porto Velho lança edital com 80 vagas para crianças de 1 a 3 anos

Projeto Creche Noturna atenderá famílias em situação de vulnerabilidade; inscrições eletrônicas já estão abertas para unidade na zona Sul da capital.
L
Jirau é homenageada pela Federação Rondoniense de Tênis de Mesa

Jirau é homenageada pela Federação Rondoniense de Tênis de Mesa

A Jirau Energia foi homenageada pela Federação Rondoniense de Tênis de Mesa por seu apoio ao esporte e à inclusão social no estado.
L

Edital de Convocação AGO: ICAMO

Av. Imigrantes, 2743, Bairro: São João Bosco, CEP: 76.803-840 Porto Velho – RO.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará novos leilões nos dias 13 e 14 de agosto para comprar 41,5 mil toneladas de milho e abastecer os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB).
L

Edital de Convocação – AGO: ICAMO

Av. Imigrantes, 2743, Bairro: São João Bosco, CEP: 76.803-840 Porto Velho – RO.
L
Desbarrancamento no Cai N’água mobiliza Defesa Civil e compromete acesso ao porto em Porto Velho

Desbarrancamento no Cai N’água mobiliza Defesa Civil e compromete acesso ao porto em Porto Velho

Defesa Civil isolou a área após erosão nas margens do rio Madeira; escadas foram destruídas e equipes da Seinfra iniciaram obras emergenciais de contenção.
L
Empresa terá que pagar R$ 10 mil por vazamento de dados que infringiu a LGPD

Empresa terá que pagar R$ 10 mil por vazamento de dados que infringiu a LGPD

Um homem receberá R$ 10 mil de indenização por danos morais após um órgão de proteção ao crédito vazar seus dados, infringindo a LGPD.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab reforça ações do Governo Federal contra a estiagem na Amazônia e no Pantanal

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apoia o Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica e no Pantanal (PNEAP).
L
Prefeitura inicia regularização fundiária no Jardim Miraflores com visitas e pré-cadastro

Prefeitura inicia regularização fundiária no Jardim Miraflores com visitas e pré-cadastro

Ação no Jardim Miraflores, em Porto Velho, vai até 8 de agosto e busca garantir o direito à moradia com segurança jurídica para 178 famílias.
L
Congresso Nacional homenageia os 90 anos da Voz do Brasil

Congresso Nacional homenageia os 90 anos da Voz do Brasil

Em sessão solene, parlamentares e autoridades celebram a história do programa de rádio, considerado uma “instituição da democracia”.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.