Autor: Emerson Barbosa
O Ministério da Saúde boliviano confirmou na quinta-feira (26), a possibilidade de o país ter detectado o primeiro caso de Varíola dos Macacos. Segundo o órgão, os sintomas foram apresentados por um homem de 26 anos que teria tido contato com duas pessoas vindas da Espanha.
O jovem está em isolamento em uma unidade hospitalar na cidade de Santa Cruz de la Sierra, da qual o estado faz fronteira com o Rondônia. Ainda de acordo com o governo, as duas pessoas vindas do exterior, mais 14 pessoas que vivem na casa do paciente estão cumprindo isolamento domiciliar por dez dias.
O quadro de saúde do jovem é instável. Como o país ainda não tem a confirmação definitiva, amostras de sangue do paciente estão sendo enviadas para a Argentina, pois a Bolívia não conta com os reagentes necessários para realizar o diagnóstico. O resultado deve ficar pronto entre dez e 15 dias.
Além da Bolívia, a Argentina também trabalha com um caso suspeito, dois nos Estados Unidos e um no Canadá. A Varíola dos Macacos é uma doença endêmica de países africanos. Ao todo, segundo a Organização Mundial da Saúde já foram confirmados 131 registros, e outros 106 suspeitos. No Brasil, não se houve por enquanto nenhum registro. Com informações de El Deber.