Autor – Lara Lívia
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou na quarta-feira (20), a transferência de 30 pacientes que aguardavam por cirurgias ortopédicas no Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero). Os internados foram redirecionados para o Hospital de Campanha na região Central de Porto Velho, onde devem receber acompanhamento ortopédico e para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), onde será realizada a cirurgia.
O antigo cero funcionava como retaguarda do Hospital João Paulo ll durante o período crítico da pandemia – FOTO: Italo Ricardo
O antigo Cero estava funcionando como retaguarda do Hospital João Paulo ll. Dos 30 pacientes internados na unidade, 10 foram transferidos para o Hospital de Base Ary Pinheiro com o objetivo de realizarem cirurgias ortopédicas e 20 para Hospital de Campanha para receberem avaliação dos profissionais de ortopedia.
O Hospital de Campanha realiza atualmente procedimentos cirúrgicos como retirada de vesícula; retirada de hérnias; retirada de lipomas; retirada de cistos; tireoidectómicas; cirurgias ginecológicas; e ainda procedimentos de ambulatório cardiológico para risco cirúrgico; consultas de cirurgia geral, de ginecologia, cardiologia e neurologia.
Com a pandemia do coronavírus houve a necessidade de transformar a unidade do Cero em hospital de retaguarda para pacientes em tratamento, para ampliação de leitos de internações de terapia intensiva e tratamento de pacientes. Essa transferência visa a retomada dos atendimentos da unidade como Centro de Reabilitação de pacientes, sendo considerado referência em tratamentos de fisioterapia ortopédica adulto, fisioterapia neurológica adulto e infantil, terapia ocupacional e fonoaudiologia a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).