SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

L

Saúde

Em dois anos, Agevisa recolheu mais de 130 mil testes para detectar a covid-19, em Rondônia

No mês de março de 2022, quando completou exatos dois anos de pandemia, 133.172 amostras coletadas.

Publicado em 

Autor – Mineia Capistrano

Importante ação desenvolvida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, o recolhimento de amostras para diagnóstico da covid-19, contabilizou no mês de março de 2022, quando completou exatos dois anos de pandemia, 133.172 amostras coletadas, garantindo o diagnóstico padrão ouro realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia – Lacen, em Porto Velho.

No período de dois anos foram realizadas 362 viagens para recolhimento das amostras – Mineia Capistrano

No dia 25 de março, após ser publicada Nota Técnica, a Agevisa informou a redução da coleta de amostras, tendo em vista a diminuição de casos graves da covid-19 e utilização de Teste Rápido para detecção do coronavírus, por parte dos municípios. Mas, para registrar a relevância desta ação, a Agevisa elaborou uma matéria especial com o depoimento de profissionais da área da Saúde, que contribuíram com o recolhimento das amostras, em todo o Estado.

No período de dois anos foram realizadas 362 viagens para coleta das amostras envolvendo profissionais de diversos órgãos, como Agevisa, Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, por meio das Regionais de Saúde e prefeituras municipais dos 52 municípios rondonienses.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, ressalta a relevância deste trabalho, desenvolvido com empenho e assiduidade por parte das equipes da agência.

“Foram dias intensos de dedicação de nossos técnicos, que cumpriram uma rotina disciplinada e rigorosa em busca dos testes, para levar diagnóstico rápido a população de nosso Estado”, reconhece o diretor.

REGIONAL DE ARIQUEMES

A gerente regional de saúde do município de Ariquemes, Rosecleia da Silva, endossa as palavras do diretor: “A Agevisa está de parabéns, no sentido de organizar essa logística, tendo em vista que os municípios não precisaram se deslocar até Porto Velho para entregar os testes. Esse papel foi recebido com grande valia. Nós, enquanto Gerência Regional replicamos a ação, prestando apoio aos municípios buscando receber em tempo hábil as amostras”, resume.

REGIONAL DE CACOAL

Na Regional de Cacoal, Rita de Cássia Passarelo e Dalva Chader, também falaram sobre o trabalho de coleta das amostras: “É muito bom, porque você sabia que os municípios trariam as amostras e no dia certo, na data certa era enviado para Porto Velho, para o Lacen examinar. Tínhamos a certeza que as amostras não ficariam paradas na Regional”, pontua Rita de Cássia Passarelo.

Checagem da documentação, uma importante ação no recolhimento das amostras – FOTO: Mineia Capistrano 

Ela define ainda que o exame como o destino certo, facilitando a vinda da resposta, seja, ela negativa ou positiva, o mais rápido possível. “A pessoa quando está doente está precisando de ajuda e a pronta resposta cumpre em partes essa função, porque a partir do resultado o paciente estará pronto para ser tratado, ter alta do hospital se estiver internado, ou se tiver em sua casa, voltar aos seus afazeres. Temos o maior respeito por isso”.

Dalva Chader fala sobre a integração das equipes em manipular as amostras até que cheguem ao Lacen. “Nossa Regional é pequena, mas temos ótimos técnicos, profissionais muito responsáveis. A gente tem certeza que esse material está sendo armazenado como deve ser e está sendo enviado para Porto Velho com a maior seriedade. Temos essa tranquilidade”, acrescenta.

As técnicas ressaltam, também, o apoio para trabalhos técnicos que as equipes proporcionam. “Se a gente tem alguma coisa para enviar para a Capital, além da coleta da covid-19, as equipes da Agevisa tem o maior prazer em nos atender; nunca foi extraviado nada. As amostras da covid-19, sempre chegaram bem, sem faltar, sem trocar. A maior gratidão que tenho é que somos compostos por uma rede, a gente não fez nada sozinho. Somos uma equipe, muito engrenada e todo mundo trabalhou bastante”, reitera Rita de Cássia.

REGIONAL DE VILHENA

O gerente regional de Saúde da Sesau de Vilhena, Sérgio Souza Matos, explica como foi realizada a dinâmica no município. “Houve uma verdadeira integração entre Estado e municípios na coleta das amostras: as equipes da Agevisa ficavam aqui um dia inteiro recebendo as amostras das localidades. As cidades, por sua vez, ligavam e agendavam o horário para vir entregar e a equipe ficava à disposição nesses horários. Alguns agendavam 7 horas, outros meio-dia, outros 16h e até 18 horas, ou seja, não havia horário definido, mas a equipe estava sempre à disposição. Então só temos a agradecer, porque para o diagnóstico dos testes, a única despesa que o município teve foi com o transporte dos materiais de sua cidade até a Regional de Saúde de Vilhena, o restante foi tudo por conta do Governo de Rondônia”, pontua.

REGIONAL DE ROLIM DE MOURA

Salete Guiller e Nerdilei Pereira, da Regional de Saúde de Rolim de Moura, explicaram que a dinâmica de recebimento das amostras foi a seguinte: os municípios levavam o material à Regional de segunda a domingo. De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e no período da tarde, das 16h às 17h de segunda a domingo, independente de ser feriado.

Profissional de Saúde checando as amostras – FOTO: Mineia Capistrano

“Todas as amostras passam pela Regional, as documentações são conferidas, amostras recebidas, armazenadas, temperatura monitorada (dever ser entre 2 e 8 graus celsius), e depois encaminhada ao Lacen, com a equipe de Porto Velho. Depois que sai da Regional, o tempo médio de resposta é de 48 horas”, explica Salete Guiller.

A gerente regional, Nerdilei Pereira, diz que a dinâmica do trabalho propiciou fortalecimento de laços com os municípios e até foi criado um grupo de WhatsApp só para o recebimento das amostras. “Às vezes o pessoal de Porto Velho estava aqui para levar as amostras e alguns municípios, mais distantes, como exemplo Seringueiras ou Parecis, tinham o risco de atrasar, mas iam avisando no grupo e as equipes aguardavam. Fortalecemos a amizade profissional e as equipes que recebem as amostras perceberam essa integração e também fazem parte deste bom relacionamento”.

REGIONAL DE JI-PARANÁ

O gerente Regional de Ji-Paraná, Alexandre Mates Tavares,  explica a dinâmica e até mesmo sofrimento enfrentado por algumas cidades para a entrega das amostras. Nosso trabalho foi desenvolvido assim: os municípios geralmente coletam à noite, outros bem cedo para chegar em tempo hábil. Geralmente as amostras começavam a chegar a partir das 8h da manhã, dependendo da distância das localidades. Temos, por exemplo, o município de Vale do Anari, que é bem distante e dele recebíamos até às 11h. O empenho das cidades sempre foi muito grande e importante para que as amostras pudessem chegar a tempo e a população tivesse o resultado em mãos o mais rápido possível”, destacou.

Amostras precisam ser condicionadas na temperatura adequada – FOTO: Mineia Capistrano 

A secretária da Comissão Intergestores Regional, Carla Shutz, que também atua na Regional de Ji-Paraná complementa ressaltando o trabalho em equipe: “Tivemos dias difíceis. Aos finais de semana, por exemplo, trabalhava somente uma pessoa, que tinha que dar conta de receber os documentos, conferir, receber as amostras, checar amostra por amostra e armazenar. Quando a equipe da Agevisa estava em trânsito ia avisando, enquanto preparávamos a caixa para ser recolhida. Foi um trabalho árduo; trabalhamos intensamente, muitas vezes bem cansados, ainda assim, quando encerrava o expediente, se algum município precisasse de ajuda, continuávamos trabalhando”.

LONGAS DISTÂNCIAS

Alexandre Mates Tavares detalhou como foi a logística para municípios distantes como Costa Marques. “Era uma luta porque eles têm que coletar no fim do dia, sair muito cedo com as amostras para chegar aqui em tempo hábil, se não tiver nenhuma intercorrência na estrada. Quando eles têm alguma intercorrência, entravam em contato e a equipe da Agevisa aguardava. Tudo para não perder as amostras. E assim também foi com Vale do Anari e Theobroma. Foi muito tenso para Costa Marques e São Francisco, mas conseguimos”, lembra.

E para finalizar, Alexandre Mates Tavares, fala da importância do profissionalismo e integração entre todas as equipes: “Temos uma boa equipe trabalhando. Todos abraçaram a causa. E a equipe do Estado está sempre à disposição; a qualquer hora, qualquer dia, qualquer momento e sempre tem reposta rápida para todos nossos questionamentos”.

A coordenadora estadual das ações da covid-19 na Agevisa Flávia Serrano, resume o desenvolvimento das ações: “Foram dois anos de muita experiência, que vamos levar para o resto da vida. Adquirimos muito conhecimento nessa situação, que muitas vezes a gente acha que sabe e vem um vírus mostrando que a gente tem muito a aprender”, considera.“Mesmo com a diminuição do transporte, as coletas para realização do RT-PCR em todo Estado são necessárias, é por meio dessa técnica que temos a possibilidade de vigilância genômica. Precisamos continuar conhecendo sobre as variantes circulantes em Rondônia”, complementa.

DEDICAÇÃO

Também houve nesses dois anos de recolhimento das amostras, empenho pessoal de profissionais que buscaram superar obstáculos e traumas.

Exemplo de como as amostras são transportadas até chegarem ao Lacen –  FOTO: Mineia Capistrano 

Surlange Freire Ramalhaes, chefe do Núcleo de Doenças Imonopreviníveis da Agevisa, perdeu um cunhado e mãe para a covid-19, quando não havia vacina contra o coronavírus e buscou no desempenho de sua função, força para ajudar pacientes de todo o Estado a buscarem resposta rápida para o resultado do exame. “Nossa atividade começou na segunda quinzena de março de 2020, acontecia todo dia par do mês; então durante um mês realizávamos até 15 viagens de Porto Velho até Vilhena para buscar as amostras de covid-19”, conta.

Ela explicou que a logística funcionava da seguinte forma: o veículo saia da Regional de Porto Velho, passava pelas Regionais de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal, chegando até Vilhena. Em Vilhena, as equipes aguardavam as amostras dos municípios pertencentes a essa Regional, acondicionavam em caixas térmicas; no terceiro dia, às cinco horas da manhã, o veículo descia sentido Porto Velho recolhendo as amostras nas demais Regionais. Além do recolhimento de amostras, as equipes deram suporte para as ações como, o transporte dos kits RT PCR, de insumos, documentos e outros materiais que tinham urgência de serem entregues, tanto nos Hospitais Regionais quanto em Porto Velho. A técnica se emociona ao lembrar que por trás dessas ações há profissionais envolvidos em busca de ofertar o seu melhor para impactar positivamente a vida do cidadão de Rondônia.

“Eu acredito que não existam palavras para dizer o quanto é gratificante fazer esse trabalho. Se a gente for parar para pensar com a razão, é um trabalho bem difícil. São dois dias e meio na estrada; a gente saía cinco horas da manhã de Porto Velho, chegava em Vilhena entre 18h e 19h, passava o segundo dia à disposição dos municípios desta Regional, aguardando as amostras. No terceiro dia pegávamos a estrada de volta para Porto Velho. Tudo muito bem cronometrado para não correr o risco de perder nenhuma amostra, para que chegasse dentro do prazo, levar a resposta o mais rápido possível a paciente e famílias aquele município”, ressalta Surlange Ramalhaes.

Sulange Ramalhaes comenta que equipes realizavam até 15 viagens por mês para transportar os testes – FOTO: Mineia Capistrano 

“Quando a gente fala da razão, é tudo muito rápido, você não consegue pensar, mas quando a gente fala com o coração é uma sensação gratificante. Nós, no meio de uma pandemia e essa equipe faz com maior prazer essa viagem, para buscar, servir, fazer o nosso trabalho de formiguinha, voltado única e exclusivamente para dar uma resposta para a população”, comenta a técnica.

O motorista da Agevisa há cinco anos, Edmilson Cardoso Marques, faz parte da equipe que realiza o transporte das amostras. Conta que em novembro de 2020 chegava de uma viagem do interior quando recebeu a notícia de que deveria fazer o teste de covid-19, pois sua colega havia positivado. “Eu não sentia nada, achei que não estava positivo, mas fiz o teste e estava. Me isolei e aguardei os dias para voltar ao trabalho”, conta.

Hoje, quando olha para trás, Edmilson Cardoso Marques, lembra que as equipes chegaram a transportar até 1.200 amostras numa viagem e diz que faria tudo de novo. “Acho que vale à pena, porque ajudamos muitas vidas. É um trabalho feito com gosto e confiando em Deus”, resume.

No ano de 2020 foram transportadas 42.890 amostras; 81.628 amostras em 2021; e até o dia 16 de março de 2022 foram transportadas 8.654 amostras até o Lacen, em Porto Velho.

A equipe da Agevisa que realiza o transporte do material é composta por técnicos da gerência de Vigilância Epidemiológica (enfermeiras e técnicas de enfermagem) e motoristas, que se revezam para atender esta demanda. Atualmente as viagens são realizadas uma vez por semana e as amostras coletadas continuam sendo entregues pontualmente no Lacen, para diagnóstico, bem como, para ações de vigilância, no sentido de haver possibilidade de ser compreendido quais as variantes do coronavírus ainda circulam em Rondônia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que diagnósticos saltaram de 4 mil para 72 mil, com maior incidência nos estados do Sul e Sudeste.
L
Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Unidade recebeu certificação da Organização Nacional de Acreditação, que reconhece padrões de qualidade e segurança no atendimento em saúde.
L
Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Governo de RO encerra Janeiro Roxo com ações e documentário

Rondônia intensifica a vigilância contra a hanseníase, supera metas nacionais e lança webdocumentário inédito que resgata a história da doença e combate o estigma no estado.
L
Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para atualizar as normas e o custeio da assistência psicossocial pública, buscando adaptar o serviço às novas demandas do pós-pandemia.
L
Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

País registrou mais de 1,7 mil mortes pela doença em 2025 e especialistas alertam para a necessidade de manter a imunização em dia nos grupos prioritários.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Empreendedores devem realizar o pedido pela internet para garantir o regime de tributação simplificada que abrange impostos federais, estaduais e municipais.
L
Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Novo valor de venda para as distribuidoras entra em vigor nesta terça-feira e representa uma queda média de 14 centavos por litro do combustível puro.
L
Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Prazo para garantir participação no certame que oferece salários de até 30 mil reais encerra às 18h desta segunda-feira com provas previstas para todas as capitais.
L
Moraes solicita relatório sobre rotina de Bolsonaro na prisão

Moraes solicita relatório sobre rotina de Bolsonaro na prisão

Direção da Papudinha deve enviar ao Supremo Tribunal Federal informações detalhadas sobre visitas, atendimentos médicos e leitura de livros em até cinco dias.
L
Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Calendário segue o número final do cartão de benefício e os depósitos para quem recebe acima de um salário mínimo iniciam na próxima semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Em ligação de 50 minutos nesta segunda-feira (26), o presidente brasileiro sugeriu limitar o novo órgão ao conflito em Gaza.
L
Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Parlamentar solicita ao governo uma lancha para garantir agilidade no atendimento policial às comunidades ribeirinhas e ao distrito de Surpresa.
L
Lula sugere assento para Palestina em conselho criado por Trump

Lula sugere assento para Palestina em conselho criado por Trump

Durante conversa telefônica nesta segunda-feira, presidente brasileiro defendeu reforma na ONU e propôs cooperação no combate ao crime organizado internacional.
L
Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Deputada estadual destacou diálogo com lideranças locais e conheceu projetos voltados à proteção de mulheres e à inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte.
L
Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Deputado promove pit stop de conscientização sobre saúde mental e reforça a importância do cuidado emocional, do diálogo e da prevenção junto à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Vítima foi atacada por outro homem em situação de rua nas proximidades do Mercado quilômetro 1 e buscou auxílio de populares antes de ser socorrida pelo Samu.
16
PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

Agentes localizaram a droga escondida em bolsa de passageira durante fiscalização de rotina em ônibus que seguia do Acre para o Distrito Federal.
12
Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

A suspeita, conhecida como “Mandraca”, foi flagrada com dezenas de papelotes de cocaína na rua T-15; ela alegou que vendia o entorpecente para pagar dívidas com uma facção criminosa.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Devota de Nossa Senhora Aparecida, Selva deixa legado de afeto e alegria; velório será em Porto Velho e cortejo no Cemitério Inocentes
L
6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

Evento celebrou os 44 anos do Ministério Público de Rondônia, promoveu inclusão de pessoas com deficiência e arrecadou mais de 1.200 kits escolares para crianças do Baixo Madeira.
L
Fundo Garantidor de Créditos alerta para golpes envolvendo o Banco Master

Fundo Garantidor de Créditos alerta para golpes envolvendo o Banco Master

Criminosos utilizam indevidamente o nome da instituição e de órgãos públicos para fraudar clientes que buscam receber indenizações após a liquidação do banco.
L
Cientistas anunciam descoberta de oceano subterrâneo em lua de Saturno com potencial de vida

Cientistas anunciam descoberta de oceano subterrâneo em lua de Saturno com potencial de vida

A sonda Dragonfly detectou grandes massas de água líquida sob a crosta de gelo da lua Titã, revelando condições químicas favoráveis ao surgimento de microrganismos.
L
O agente secreto

Wagner Moura faz história com indicação inédita ao Oscar 2026 por ‘O Agente Secreto’

O ator Wagner Moura torna-se o primeiro brasileiro indicado à categoria de Melhor Ator, enquanto o longa de Kleber Mendonça Filho disputa quatro estatuetas, incluindo Melhor Filme.
L
Renault apresenta nova geração do Duster para mercados globais

Renault apresenta nova geração do Duster para mercados globais

Modelo estreia na Índia em 2026 e tende a chegar ao Brasil com poucas alterações
L
MPRO ajuíza ação para garantir educação especial em Guajará-Mirim

MPRO ajuíza ação para garantir educação especial em Guajará-Mirim

Ação civil pública busca assegurar atendimento educacional especializado a crianças e adolescentes da rede municipal, com profissionais qualificados e estrutura adequada.
L
CNJ lança cartilha sobre entrega voluntária para adoção

CNJ lança cartilha sobre entrega voluntária para adoção

Publicação apresenta protocolos humanizados e diretrizes legais para o atendimento de gestantes e parturientes, reforçando a proteção integral da mulher e da criança.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.