SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

L

Saúde

Em dois anos, Agevisa recolheu mais de 130 mil testes para detectar a covid-19, em Rondônia

No mês de março de 2022, quando completou exatos dois anos de pandemia, 133.172 amostras coletadas.

Publicado em 

Em dois anos, Agevisa recolheu mais de 130 mil testes para detectar a covid-19, em Rondônia - News Rondônia

Autor – Mineia Capistrano

Importante ação desenvolvida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, o recolhimento de amostras para diagnóstico da covid-19, contabilizou no mês de março de 2022, quando completou exatos dois anos de pandemia, 133.172 amostras coletadas, garantindo o diagnóstico padrão ouro realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia – Lacen, em Porto Velho.

Em dois anos, Agevisa recolheu mais de 130 mil testes para detectar a covid-19, em Rondônia - News Rondônia

No período de dois anos foram realizadas 362 viagens para recolhimento das amostras – Mineia Capistrano

No dia 25 de março, após ser publicada Nota Técnica, a Agevisa informou a redução da coleta de amostras, tendo em vista a diminuição de casos graves da covid-19 e utilização de Teste Rápido para detecção do coronavírus, por parte dos municípios. Mas, para registrar a relevância desta ação, a Agevisa elaborou uma matéria especial com o depoimento de profissionais da área da Saúde, que contribuíram com o recolhimento das amostras, em todo o Estado.

No período de dois anos foram realizadas 362 viagens para coleta das amostras envolvendo profissionais de diversos órgãos, como Agevisa, Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, por meio das Regionais de Saúde e prefeituras municipais dos 52 municípios rondonienses.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, ressalta a relevância deste trabalho, desenvolvido com empenho e assiduidade por parte das equipes da agência.

“Foram dias intensos de dedicação de nossos técnicos, que cumpriram uma rotina disciplinada e rigorosa em busca dos testes, para levar diagnóstico rápido a população de nosso Estado”, reconhece o diretor.

REGIONAL DE ARIQUEMES

A gerente regional de saúde do município de Ariquemes, Rosecleia da Silva, endossa as palavras do diretor: “A Agevisa está de parabéns, no sentido de organizar essa logística, tendo em vista que os municípios não precisaram se deslocar até Porto Velho para entregar os testes. Esse papel foi recebido com grande valia. Nós, enquanto Gerência Regional replicamos a ação, prestando apoio aos municípios buscando receber em tempo hábil as amostras”, resume.

REGIONAL DE CACOAL

Na Regional de Cacoal, Rita de Cássia Passarelo e Dalva Chader, também falaram sobre o trabalho de coleta das amostras: “É muito bom, porque você sabia que os municípios trariam as amostras e no dia certo, na data certa era enviado para Porto Velho, para o Lacen examinar. Tínhamos a certeza que as amostras não ficariam paradas na Regional”, pontua Rita de Cássia Passarelo.

Em dois anos, Agevisa recolheu mais de 130 mil testes para detectar a covid-19, em Rondônia - News Rondônia

Checagem da documentação, uma importante ação no recolhimento das amostras – FOTO: Mineia Capistrano 

Ela define ainda que o exame como o destino certo, facilitando a vinda da resposta, seja, ela negativa ou positiva, o mais rápido possível. “A pessoa quando está doente está precisando de ajuda e a pronta resposta cumpre em partes essa função, porque a partir do resultado o paciente estará pronto para ser tratado, ter alta do hospital se estiver internado, ou se tiver em sua casa, voltar aos seus afazeres. Temos o maior respeito por isso”.

Dalva Chader fala sobre a integração das equipes em manipular as amostras até que cheguem ao Lacen. “Nossa Regional é pequena, mas temos ótimos técnicos, profissionais muito responsáveis. A gente tem certeza que esse material está sendo armazenado como deve ser e está sendo enviado para Porto Velho com a maior seriedade. Temos essa tranquilidade”, acrescenta.

As técnicas ressaltam, também, o apoio para trabalhos técnicos que as equipes proporcionam. “Se a gente tem alguma coisa para enviar para a Capital, além da coleta da covid-19, as equipes da Agevisa tem o maior prazer em nos atender; nunca foi extraviado nada. As amostras da covid-19, sempre chegaram bem, sem faltar, sem trocar. A maior gratidão que tenho é que somos compostos por uma rede, a gente não fez nada sozinho. Somos uma equipe, muito engrenada e todo mundo trabalhou bastante”, reitera Rita de Cássia.

REGIONAL DE VILHENA

O gerente regional de Saúde da Sesau de Vilhena, Sérgio Souza Matos, explica como foi realizada a dinâmica no município. “Houve uma verdadeira integração entre Estado e municípios na coleta das amostras: as equipes da Agevisa ficavam aqui um dia inteiro recebendo as amostras das localidades. As cidades, por sua vez, ligavam e agendavam o horário para vir entregar e a equipe ficava à disposição nesses horários. Alguns agendavam 7 horas, outros meio-dia, outros 16h e até 18 horas, ou seja, não havia horário definido, mas a equipe estava sempre à disposição. Então só temos a agradecer, porque para o diagnóstico dos testes, a única despesa que o município teve foi com o transporte dos materiais de sua cidade até a Regional de Saúde de Vilhena, o restante foi tudo por conta do Governo de Rondônia”, pontua.

REGIONAL DE ROLIM DE MOURA

Salete Guiller e Nerdilei Pereira, da Regional de Saúde de Rolim de Moura, explicaram que a dinâmica de recebimento das amostras foi a seguinte: os municípios levavam o material à Regional de segunda a domingo. De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, e no período da tarde, das 16h às 17h de segunda a domingo, independente de ser feriado.

Em dois anos, Agevisa recolheu mais de 130 mil testes para detectar a covid-19, em Rondônia - News Rondônia

Profissional de Saúde checando as amostras – FOTO: Mineia Capistrano

“Todas as amostras passam pela Regional, as documentações são conferidas, amostras recebidas, armazenadas, temperatura monitorada (dever ser entre 2 e 8 graus celsius), e depois encaminhada ao Lacen, com a equipe de Porto Velho. Depois que sai da Regional, o tempo médio de resposta é de 48 horas”, explica Salete Guiller.

A gerente regional, Nerdilei Pereira, diz que a dinâmica do trabalho propiciou fortalecimento de laços com os municípios e até foi criado um grupo de WhatsApp só para o recebimento das amostras. “Às vezes o pessoal de Porto Velho estava aqui para levar as amostras e alguns municípios, mais distantes, como exemplo Seringueiras ou Parecis, tinham o risco de atrasar, mas iam avisando no grupo e as equipes aguardavam. Fortalecemos a amizade profissional e as equipes que recebem as amostras perceberam essa integração e também fazem parte deste bom relacionamento”.

REGIONAL DE JI-PARANÁ

O gerente Regional de Ji-Paraná, Alexandre Mates Tavares,  explica a dinâmica e até mesmo sofrimento enfrentado por algumas cidades para a entrega das amostras. Nosso trabalho foi desenvolvido assim: os municípios geralmente coletam à noite, outros bem cedo para chegar em tempo hábil. Geralmente as amostras começavam a chegar a partir das 8h da manhã, dependendo da distância das localidades. Temos, por exemplo, o município de Vale do Anari, que é bem distante e dele recebíamos até às 11h. O empenho das cidades sempre foi muito grande e importante para que as amostras pudessem chegar a tempo e a população tivesse o resultado em mãos o mais rápido possível”, destacou.

Em dois anos, Agevisa recolheu mais de 130 mil testes para detectar a covid-19, em Rondônia - News Rondônia

Amostras precisam ser condicionadas na temperatura adequada – FOTO: Mineia Capistrano 

A secretária da Comissão Intergestores Regional, Carla Shutz, que também atua na Regional de Ji-Paraná complementa ressaltando o trabalho em equipe: “Tivemos dias difíceis. Aos finais de semana, por exemplo, trabalhava somente uma pessoa, que tinha que dar conta de receber os documentos, conferir, receber as amostras, checar amostra por amostra e armazenar. Quando a equipe da Agevisa estava em trânsito ia avisando, enquanto preparávamos a caixa para ser recolhida. Foi um trabalho árduo; trabalhamos intensamente, muitas vezes bem cansados, ainda assim, quando encerrava o expediente, se algum município precisasse de ajuda, continuávamos trabalhando”.

LONGAS DISTÂNCIAS

Alexandre Mates Tavares detalhou como foi a logística para municípios distantes como Costa Marques. “Era uma luta porque eles têm que coletar no fim do dia, sair muito cedo com as amostras para chegar aqui em tempo hábil, se não tiver nenhuma intercorrência na estrada. Quando eles têm alguma intercorrência, entravam em contato e a equipe da Agevisa aguardava. Tudo para não perder as amostras. E assim também foi com Vale do Anari e Theobroma. Foi muito tenso para Costa Marques e São Francisco, mas conseguimos”, lembra.

E para finalizar, Alexandre Mates Tavares, fala da importância do profissionalismo e integração entre todas as equipes: “Temos uma boa equipe trabalhando. Todos abraçaram a causa. E a equipe do Estado está sempre à disposição; a qualquer hora, qualquer dia, qualquer momento e sempre tem reposta rápida para todos nossos questionamentos”.

A coordenadora estadual das ações da covid-19 na Agevisa Flávia Serrano, resume o desenvolvimento das ações: “Foram dois anos de muita experiência, que vamos levar para o resto da vida. Adquirimos muito conhecimento nessa situação, que muitas vezes a gente acha que sabe e vem um vírus mostrando que a gente tem muito a aprender”, considera.“Mesmo com a diminuição do transporte, as coletas para realização do RT-PCR em todo Estado são necessárias, é por meio dessa técnica que temos a possibilidade de vigilância genômica. Precisamos continuar conhecendo sobre as variantes circulantes em Rondônia”, complementa.

DEDICAÇÃO

Também houve nesses dois anos de recolhimento das amostras, empenho pessoal de profissionais que buscaram superar obstáculos e traumas.

Em dois anos, Agevisa recolheu mais de 130 mil testes para detectar a covid-19, em Rondônia - News Rondônia

Exemplo de como as amostras são transportadas até chegarem ao Lacen –  FOTO: Mineia Capistrano 

Surlange Freire Ramalhaes, chefe do Núcleo de Doenças Imonopreviníveis da Agevisa, perdeu um cunhado e mãe para a covid-19, quando não havia vacina contra o coronavírus e buscou no desempenho de sua função, força para ajudar pacientes de todo o Estado a buscarem resposta rápida para o resultado do exame. “Nossa atividade começou na segunda quinzena de março de 2020, acontecia todo dia par do mês; então durante um mês realizávamos até 15 viagens de Porto Velho até Vilhena para buscar as amostras de covid-19”, conta.

Ela explicou que a logística funcionava da seguinte forma: o veículo saia da Regional de Porto Velho, passava pelas Regionais de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal, chegando até Vilhena. Em Vilhena, as equipes aguardavam as amostras dos municípios pertencentes a essa Regional, acondicionavam em caixas térmicas; no terceiro dia, às cinco horas da manhã, o veículo descia sentido Porto Velho recolhendo as amostras nas demais Regionais. Além do recolhimento de amostras, as equipes deram suporte para as ações como, o transporte dos kits RT PCR, de insumos, documentos e outros materiais que tinham urgência de serem entregues, tanto nos Hospitais Regionais quanto em Porto Velho. A técnica se emociona ao lembrar que por trás dessas ações há profissionais envolvidos em busca de ofertar o seu melhor para impactar positivamente a vida do cidadão de Rondônia.

“Eu acredito que não existam palavras para dizer o quanto é gratificante fazer esse trabalho. Se a gente for parar para pensar com a razão, é um trabalho bem difícil. São dois dias e meio na estrada; a gente saía cinco horas da manhã de Porto Velho, chegava em Vilhena entre 18h e 19h, passava o segundo dia à disposição dos municípios desta Regional, aguardando as amostras. No terceiro dia pegávamos a estrada de volta para Porto Velho. Tudo muito bem cronometrado para não correr o risco de perder nenhuma amostra, para que chegasse dentro do prazo, levar a resposta o mais rápido possível a paciente e famílias aquele município”, ressalta Surlange Ramalhaes.

Em dois anos, Agevisa recolheu mais de 130 mil testes para detectar a covid-19, em Rondônia - News Rondônia

Sulange Ramalhaes comenta que equipes realizavam até 15 viagens por mês para transportar os testes – FOTO: Mineia Capistrano 

“Quando a gente fala da razão, é tudo muito rápido, você não consegue pensar, mas quando a gente fala com o coração é uma sensação gratificante. Nós, no meio de uma pandemia e essa equipe faz com maior prazer essa viagem, para buscar, servir, fazer o nosso trabalho de formiguinha, voltado única e exclusivamente para dar uma resposta para a população”, comenta a técnica.

O motorista da Agevisa há cinco anos, Edmilson Cardoso Marques, faz parte da equipe que realiza o transporte das amostras. Conta que em novembro de 2020 chegava de uma viagem do interior quando recebeu a notícia de que deveria fazer o teste de covid-19, pois sua colega havia positivado. “Eu não sentia nada, achei que não estava positivo, mas fiz o teste e estava. Me isolei e aguardei os dias para voltar ao trabalho”, conta.

Hoje, quando olha para trás, Edmilson Cardoso Marques, lembra que as equipes chegaram a transportar até 1.200 amostras numa viagem e diz que faria tudo de novo. “Acho que vale à pena, porque ajudamos muitas vidas. É um trabalho feito com gosto e confiando em Deus”, resume.

No ano de 2020 foram transportadas 42.890 amostras; 81.628 amostras em 2021; e até o dia 16 de março de 2022 foram transportadas 8.654 amostras até o Lacen, em Porto Velho.

A equipe da Agevisa que realiza o transporte do material é composta por técnicos da gerência de Vigilância Epidemiológica (enfermeiras e técnicas de enfermagem) e motoristas, que se revezam para atender esta demanda. Atualmente as viagens são realizadas uma vez por semana e as amostras coletadas continuam sendo entregues pontualmente no Lacen, para diagnóstico, bem como, para ações de vigilância, no sentido de haver possibilidade de ser compreendido quais as variantes do coronavírus ainda circulam em Rondônia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mutirão nacional realiza mais de 1,1 mil cirurgias e 10 mil atendimentos no SUS

Mutirão nacional realiza mais de 1,1 mil cirurgias e 10 mil atendimentos no SUS

Dia-E realizou ainda 10 mil procedimentos neste sábado pelo SUS
L

PORTO VELHO: Fiscalização do TCE revela falhas graves em unidades de saúde da capital

Relatório aponta falta de medicamentos, insumos, problemas estruturais e sobrecarga no SAMU
L
Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Cirurgias, exames e consultas serão realizados em 45 Hospitais Universitários de 24 unidades da Federação. Objetivo é ampliar atendimento e reduzir tempo de espera no SUS.
L
Dia D de vacinação contra a Influenza será neste sábado (05)

Dia D de vacinação contra a Influenza será neste sábado (05)

Meta é imunizar mais de 17 mil pessoas do grupo prioritário
L

Governo de RO inaugura novos setores no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Guajará-Mirim recebe novos leitos de UTI e salão de hemodiálise
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Procedimento personalizado une técnica, sensibilidade e orientação para uma pele saudável, viçosa e livre de impurezas.
L
Previsões do Horóscopo

Previsões do Horóscopo desta segunda-feira (7/7) para seu signo

Confira as previsões desta segunda-feira (7/7) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L

Sorteio do RondônCAP Especial de Férias premia rondonienses com carro, barco, motos e giros de R$ 500

Fiat Strada cabine dupla, três motos Honda POP e R$ 20 mil em Giros da Sorte marcaram o domingo de prêmios
L

Ram Rampage 2025 combina desempenho, conectividade e segurança

Linha oferece quatro versões com propostas distintas para uso urbano, rodoviário e fora de estrada
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Reparos na Rua Santa Efigênia garantem mais dignidade e segurança para moradores do bairro Industrial

A via, que há tempos apresentava problemas estruturais, recebeu serviços de tapa-buracos, nivelamento com encascalhamento e melhorias no sistema de drenagem
L

Deputado Cássio Gois promove sessão solene de homenagens durante a Cafecau 2025

A sessão, realizada no último sábado (5), reconheceu personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e progresso de Cacoal em várias frentes
L

Cafecau consolida Cacoal como capital do café e atrai milhares de visitantes, destaca deputado Cássio Gois

Da lavoura às homenagens: Cafecau 2025 une sucesso agrícola e reconhecimento
L

Eyder Brasil garante reforço de 20 novos peritos do INSS para Rondônia

Em reunião com o diretor da Perícia Médica Federal, em Brasília, deputado recebeu a notícia de que chamamento de aprovados vai e reduzir a fila de espera no estado
L

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Com investimento de R$ 13,9 milhões, nova estrutura do Hospital Regional de Guajará-Mirim inclui UTI com 10 leitos, sala de hemodiálise e tomógrafo moderno, reforçando a regionalização da saúde em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista cai com carro em Rio após desviar de animal, em Rondônia

Motorista cai com carro em Rio após desviar de animal, em Rondônia

O motorista, que possui mais de 25 anos de experiência ao volante e afirma não beber, perdeu o controle de seu veículo, um Fiat Grand Siena, após se distrair com um animal na estrada, culminando na queda do carro em um rio.
14
Homem é morto a tiros em bar no bairro Novo, em Rondônia

Homem é morto a tiros em bar no bairro Novo, em Rondônia

Durante a análise, foram recolhidas cápsulas de pistola calibre 9mm, e o corpo apresentava aproximadamente sete perfurações.
18
Briga em bar termina em tentativa de homicídio, incêndio e duas prisões, em Rondônia

Briga em bar termina em tentativa de homicídio, incêndio e duas prisões, em Rondônia

A Polícia Militar foi acionada inicialmente para verificar um incêndio, mas novas informações indicaram que um indivíduo estava armado com uma faca e tentando assassinar outro.
16
Motociclista morre em colisão com carro na RO-133

Motociclista morre em colisão com carro na RO-133

Apesar de tentar desviar e jogar o carro para o acostamento, L. não conseguiu evitar a colisão frontal. Com o impacto, o veículo Gol perdeu estabilidade, girou sobre a pista e saiu da estrada.
18
Motocicleta furtada leva a tentativa de extorsão com pagamento de resgate, no interior de RO

Motocicleta furtada leva a tentativa de extorsão com pagamento de resgate, no interior de RO

Horas após o furto, a vítima recebeu uma mensagem exigindo R$ 500,00 para a devolução da motocicleta.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Idealizador do MDC é premiado em concurso literário Internacional por texto relacionado à sua luta contra Depressão

Idealizador do MDC é premiado em concurso literário Internacional por texto relacionado à sua luta contra Depressão

Trindade competiu com 54 escritores de diversas nacionalidades, e seu texto fará parte da Antologia Bilíngue (ítalo-brasileira) intitulada “Libertà & Liberdade”.
L
Motorista cochila ao volante e capota carro na RO-464

Motorista cochila ao volante e capota carro na RO-464

Em um trecho de reta da rodovia, o carro saiu da pista e capotou diversas vezes, parando à esquerda da via.
10
PRF intensifica fiscalização de trânsito no segundo semestre de 2025, em Rondônia

PRF intensifica fiscalização de trânsito no segundo semestre de 2025, em Rondônia

No primeiro fim de semana, dez prisões são registradas por combinação perigosa de álcool e direção
10
Polícia Militar recupera motocicleta furtada escondida em mata na zona rural de Jaru

Polícia Militar recupera motocicleta furtada escondida em mata na zona rural de Jaru

A guarnição foi acionada sobre o furto, ocorrido no dia anterior, e, com o apoio de outra equipe, localizou a motocicleta durante patrulhamento.
12
Acidente entre moto e caminhonete deixa motociclista com ferimentos leves

Acidente entre moto e caminhonete deixa motociclista com ferimentos leves, em RO

O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou socorro ao condutor da moto, que sofreu apenas ferimentos leves.
14
Colisão frontal entre motos deixa um morto e um ferido grave

Colisão frontal entre motos deixa um morto e um ferido grave na zona rural de Rolim de Moura

A colisão frontal envolveu uma Honda Biz 110i, pilotada por L. L., e uma Honda NXR160 Bros ESD, conduzida por B. E. S.
16
Jovem morre em acidente fatal em máquina de trituração de fábrica de ração

Jovem morre em acidente fatal em máquina de trituração de fábrica de ração, em RO

O jovem caiu dentro de um misturador de ração, equipamento utilizado na fabricação de suplementos agrícolas.
18
Homem é encontrado morto a tiros em via pública

Homem é encontrado morto a tiros em via pública no interior de Rondônia

Populares acionaram a polícia após encontrarem J. M. caído em via pública. Ao chegarem ao local, as autoridades confirmaram o óbito.
18
Homem é executado a tiros nos fundos de bar

Homem é executado a tiros nos fundos de bar

Testemunhas relataram que o ambiente tranquilo do bar foi interrompido por diversos tiros vindo da área externa, próxima ao banheiro.
18
Jovem é executado a tiros em bar após festa

Jovem é executado a tiros em bar após festa

O assassinato ocorreu entre 3h e 4h da madrugada, pouco após o encerramento de uma festa junina tradicional da Apae, realizada no mesmo local. Apesar do evento ter reunido muitos moradores, o bar estava quase vazio no momento do crime.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.