Retinoblastoma é uma doença rara que corresponde de 10% a 15% de todos os cânceres que acometem as crianças no 1º ano de vida. Esse câncer é uma mutação das células da retina. A retina fica localizada na parte interna dos olhos, ou seja, na parte nobre e devido a essa desorganização das células no local, leva ao surgimento do câncer.
Essa doença é um tumor maligno que pode levar a cegueira, perda do globo ocular e quando existe Metástase para o cérebro, que é a formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra, mas sem continuidade entre as duas, pode levar até a morte.
Camille disse que na maioria dos casos quando a doença ainda está nos estágios iniciais a criança não apresenta nenhum sinal e sintomas que façam os pais acreditarem que podem existir alguma alteração oftalmológica em seu bebê.
A doutora afirmou que é muito importante levar as crianças para fazer consulta de rotina, independente, do bebê estiver com sintomas ou não, até porque os bebês não se queixam, não reclamam que a visão está embaçada, isso porque o Retinoblastoma atinge as crianças ainda muito pequenas, no período de 0 a 2 anos.
Existem dicas para os pais para que possam reparar alguns sinais em seus filhos, que sinalizem que há algum problema na visão da criança, e que no caso de haver algum desses sinais devem levar o seu filho (a) imediatamente ao oftalmologista, e quais são esses sinais?
-Quando a criança passa a desviar os olhos, apresentando estrabismo
-Movimento anormal dos olhos
-Baixa de visão
-Após tirar uma foto com flash do rosto da criança, veja se os dois olhos estão com reflexo vermelho, caso não estiver com esse reflexo vermelho, ficar esbranquiçado ou alterado, leve ao oftalmologista
É importante a criança passar por uma avaliação completa com a dilatação das pupilas para fazer um mapeamento de retina e examinar os olhos 360 graus. Atualmente há várias formas para tratar o câncer, porém, para isso é necessário saber o estagio que está a doença, e por isso é tão importante fazer avaliações e consultas constantemente, para descobrir o quanto antes a Retinoblastoma.