SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

L

Saúde

RETROSPECTIVA – Governo fortalece e aumenta cobertura da atenção de média e alta complexidade da saúde em Rondônia

A construção do novo hospital deve iniciar este ano.

Publicado em 

Responsável pela atenção de média e alta complexidade em Rondônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alcançou feitos inéditos e avançou para solução de problemas históricos em 2021. A maior conquista para a Saúde de Rondônia trata-se da liberação da construção do  novo Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia. O consórcio responsável pela obra foi escolhido por meio de um procedimento transparente na Bolsa de Valores, e a lisura do certame foi comprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A construção do novo hospital deve iniciar este ano.

O novo hospital era um desejo antigo da população e uma necessidade diante do fato da atual unidade, o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, não comporta mais a demanda da população que aumentou ao longo dos anos. O novo hospital permite ao Estado aumentar a cobertura da atenção de média e alta complexidade, pois terá 399 leitos, mais que o dobro do JP II. Atualmente há 10 leitos de UTI e quatro salas de cirurgias, no novo hospital haverá 64 leitos de UTI e 10 salas de cirurgia, além dos novos espaços para inovar na prestação de serviço de saúde aos rondonienses.

Outra unidade hospitalar aguardada há anos pela população, o Hospital de Guajará- Mirim que também teve a continuidade da construção destravada em 2021 com apontamento inovador de como resolver a situação. O projeto da obra do hospital ficou paralisado há anos e não se adequava mais a legislação, então será necessário adequar a legislação atual para ter a liberação para funcionar e receber recursos do Governo Federal.

O escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo operacional da ONU, está fazendo os projetos e as obras devem começar ainda no primeiro semestre deste ano.   A Sesau também utilizou do mesmo método para destravar as reformas dos hospitais Cosme e Damião e Cemetron, que devem ocorrer este ano.

A melhoria da Saúde Estadual faz parte do Plano Estratégico de Rondônia – Um Novo Norte, Novos Caminhos criado pelo Governo do Estado. Para o governador Marcos Rocha, todos os esforços devem estar concentrados em melhorar a qualidade dos serviços à população e ampliar o alcance dos atendimentos aos rondonienses, promovendo assim uma atenção de média e alta complexidade que seja referência no Brasil.

PROJETO ENXERGAR

A continuidade do Projeto Enxergar também foi apontada como uma das grandes conquistas da saúde em 2021. Aproximadamente 8 mil pessoas já fizeram cirurgia de catarata e pterígio no Estado.

‘‘Esse projeto continuará firme agora em 2022 com o objetivo de zerar o quanto antes a fila de cirurgias para essas doenças. De cerca de 550 pessoas cegas, aproximadamente 300 foram operadas e estão enxergando’’, afirma o secretário da Sesau, Fernando Máximo.

SAÚDE INTERIOR

2021 também foi o ano do lançamento do projeto Saúde no Interior, onde médicos especialistas foram atender a população nas regiões mais distantes do Estado por meio de mutirões de consultas clínicas, exames e cirurgias. Nesta primeira etapa, as ações ocorreram no Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul

Cerca de 20 médicos participaram de cada edição do projeto de várias especialidades como cardiologistas, oftalmologistas, ortopedistas, pediatras, endocrinologistas, reumatologistas, geriatras, urologistas, neurologistas e cirurgiões gerais.

O reforço ao atendimento da população também foi feito por meio do Barco Hospital, que fez mais de 21 mil procedimentos médicos em 2021 em várias comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

OPERA RONDÔNIA

Para avançar na realização de cirurgias eletivas, foi criado o Opera Rondônia. Três salas de cirurgias do Hospital, antes usado como Campanha da covid-19, foram utilizadas para este objetivo. Além disso, conforme o secretário, houve o aumento da capacidade de operar no Hospital de Base drº Ary Pinheiro e no Hospital Regional de Cacoal. O secretário informou ainda que está sendo feito credenciamento de hospitais privados para atuarem também nessas operações.

Ainda houve convênios com 11 municípios para ampliar a oferta dessas cirurgias, sendo eles Colorado do Oeste, Porto Velho, Cerejeiras, Vilhena, Jaru, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Nova Mamoré, Ariquemes e Rolim de Moura. O que totaliza um repasse de aproximadamente R$ 15 milhões do Estado para os municípios.

APARELHAMENTO DOS HOSPITAIS

Os municípios receberam reforço no aparelhamento, sendo entregues raio-x digital para Extrema e Cacoal, aparelhos de mamografia para Cacoal e Ji-Paraná; tomógrafo moderno e aparelho videolaparoscopia para o Hospital João Paulo II, em Porto Velho; aparelho e arco cirúrgico para o Hospital Regional de Cacoal; aparelho videolaparoscopia para o Hospital de Base, e aparelhos de ultrassonografia foram entregues há várias unidades.

O governo realizou a entrega de mais de 13 mil meios de locomoção, são cadeiras de rodas motorizadas, cadeiras de banho, muletas e andajares destinados aos que possuem restrição de locomoção.

SOS VACINAÇÃO E TESTAGEM EM MASSA

Apesar do Estado ser responsável apenas pela distribuição das doses de vacina, a Sesau decidiu reforçar a imunização dos rondonienses e criou o SOS Vacinação para somar esforços com as prefeituras no avanço da vacinação.

‘‘Junto com a Agevisa, a Sesau montou uma força-tarefa e através do SOS Vacinação socorreu vários municípios, e assim atuou em cidades como Guajará- Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Ariquemes; Rolim de Moura; Cacoal; Pimenta Bueno e Colorado do Oeste. E isso foi fundamental para aumentar o percentual de pessoas vacinadas no estado’’, considera o secretário.

Semelhante a esta iniciativa, a Sesau também ajudou a promover a testagem em massa para covid-19 nos municípios a exemplo de Guajará- Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Costa Marques e Nova União.

o governo reuniu esforços para criação de leitos que ajudaram na recuperação de vidas, e além disso encaminhou 161 pacientes para serem tratados em outros estados, sendo que 116 foram recuperados. ‘‘Eram pessoas que estavam intubadas, com baixa perspectiva de vida, e voltaram curadas. Uma conquista grande’’, avalia o secretário. Fez ainda o cofinanciamento, ou seja, repasses às prefeituras para ajudar no enfrentamento à pandemia.

PCCR DA SAÚDE

O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores efetivos da Sesau, com previsão de aumento da remuneração, foi aprovado pelo Governo de Rondônia. ‘‘Era um sonho de mais de 20 anos que o Governo realizou, dando mais dignidade aos nossos servidores, e reconhecendo o trabalho realizado por eles’’, afirma o secretário.

DESTAQUES DA SAÚDE ESTADUAL DE RONDÔNIA

–  Primeiro lugar na transparência nas compras covid-19

– Usou unidade de concreto como Hospital de Campanha da covid-19

–  Foi considerado o Estado com mais testagem rápida em massa

– Rondônia é o quarto estado com maior agilidade na distribuição de vacinas

Texto: Vanessa Moura

Fotos: Daiane Mendonça/ Ítalo Ricardo/Frank Néry

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Refrigerantes zero e diet aumentam risco de doença hepática em 60%, diz estudo

Refrigerantes zero e diet aumentam risco de doença hepática em 60%, diz estudo

Um novo estudo revelou que refrigerantes zero oferecem risco maior ao fígado que os tradicionais, com o consumo de bebidas com baixo ou sem açúcar elevando em 60% o risco de desenvolver a doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD).
L
Anvisa proíbe venda de perfume e maquiagem capilar por falta de registro

Anvisa proíbe venda de perfume e maquiagem capilar por falta de registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização de perfume e maquiagem capilar no Brasil, após verificar que os produtos não possuíam o registro sanitário obrigatório.
L
Lula entrega centros de radioterapia em cinco cidades com foco no SUS

Lula entrega centros de radioterapia em cinco cidades com foco no SUS

A inauguração faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que recebeu R$ 67,5 milhões em investimentos federais para a compra de aceleradores lineares, beneficiando o tratamento de câncer em cinco municípios brasileiros.
L
Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

A (SBEM), a Febrasgo e a (SBC) emitiram uma nota conjunta restringindo o uso de testosterona para mulher apenas à indicação formalmente reconhecida e alertando para os riscos potenciais do uso sem indicação terapêutica.
L
Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro a uma nova tecnologia que permite o diagnóstico rápido de hantavirose em apenas 20 minutos, o que pode reduzir a alta letalidade da doença, que atualmente atinge 40% das pessoas infectadas.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Os Ministérios da Gestão e das Mulheres publicaram portaria conjunta que confere o direito de remover servidores em casos de violência doméstica, sendo que o risco pode ser comprovado pelo deferimento de medida protetiva.
L

Arregou, negociou…, mas voltou atrás: o vaivém presidencial do 01

Após anunciar pré-candidatura e sinalizar desistência em menos de 72 horas, Flávio Bolsonaro recua novamente e reacende críticas de uso político para pressão e impunidade.
L
Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atualizou o Celular Seguro, permitindo que o usuário registre o furto ou roubo de seu aparelho a partir de outro dispositivo, sem a necessidade de informar o IMEI ou ter o Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado.
L

EM CIMA DA HORA: entrevista com o prefeito Flori Cordeiro

A entrevista procura ampliar o olhar sobre a administração, oferecendo espaço para contextualizações, justificativas, indicadores e informações que muitas vezes não chegam ao grande público.
L
Brasil prevê 14 leilões rodoviários e 8 ferroviários em 2026

Brasil prevê 14 leilões rodoviários e 8 ferroviários em 2026

O ministro Renan Filho (Transportes) afirmou que o governo planeja 14 leilões rodoviários no país em 2026, superando o recorde do ano anterior, além de projetar oito novos leilões para o setor ferroviário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Novo edital de Acordo Direto em precatórios disponibiliza R$ 124 milhões para pagamentos em Rondônia

Novo edital de Acordo Direto em precatórios disponibiliza R$ 124 milhões para pagamentos em Rondônia

Programa reforça compromisso fiscal e garante celeridade no recebimento dos valores.
L
Moraes vota por perda imediata do mandato de Zambelli e pede anulação da votação da Câmara

Moraes vota por perda imediata do mandato de Zambelli e pede anulação da votação da Câmara

O ministro Alexandre de Moraes do STF votou nesta sexta-feira (12) por manter a anulação da votação na Câmara dos Deputados e determinar a perda imediata do mandato de Zambelli, alegando que a decisão judicial de condenação à prisão é automática.
L
Ieda Chaves participa da cerimônia do 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ neste sábado (13), em Porto Velho

Ieda Chaves participa da cerimônia do 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ neste sábado (13), em Porto Velho

Evento gratuito reúne imprensa, autoridades e empreendedoras para fortalecer a liderança e a inovação feminina.
L
Ieda Chaves destina mais de R$ 360 mil ao 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ em Porto Velho

Ieda Chaves destina mais de R$ 360 mil ao 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ em Porto Velho

Evento gratuito reforça inovação, economia criativa e empoderamento feminino na capital.
L
Ieda Chaves encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Ieda Chaves encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Deputada reforça desafios das mulheres amazônicas no enfrentamento da violência e na busca por condições dignas de trabalho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

Um agressor, já sob medida protetiva e monitoramento eletrônico, foi detido pela Polícia Militar do 1º Batalhão Rondon após invadir a residência da ex-companheira, agredi-la e ameaçá-la. O suspeito foi encontrado escondido no telhado após ter evadido e rompido a tornozeleira eletrônica.
16
Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Rogério Soares da Silva Junior foi alvejado após reagir a policiais do BPTAR, sendo o criminoso que morre em confronto com BPTAR durante a Operação “Quimera” contra líderes do Comando Vermelho (CV) em Vilhena.
18
Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Ação integrada entre Força Tática, Canil e Polícia Federal identifica encomenda destinada a São Paulo com entorpecente.
12
PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação APATE em Rondônia para combater o uso indevido de símbolos da instituição e a falsa personificação de autoridade policial em plataformas digitais.
10
Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Vítima, que não mora na cidade, foi resgatada por populares na manhã seguinte com múltiplas lesões e relata ter sido jogada dentro de canal pelo companheiro, após uma discussão durante a noite.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Núcleo comunitário Defesa Civil chega às comunidades ribeirinhas com primeiro Nupdec no médio Madeira

Núcleo comunitário Defesa Civil chega às comunidades ribeirinhas com primeiro Nupdec no médio Madeira

Defesa Civil iniciou ações no médio Madeira com a capacitação de voluntários para fortalecer a prevenção de riscos e o apoio às comunidades ribeirinhas.
L
Semtran novo endereço passa a funcionar em nova sede a partir desta segunda-feira em Porto Velho

Semtran novo endereço passa a funcionar em nova sede a partir desta segunda-feira em Porto Velho

A Semtran novo endereço começa a atender no prédio da avenida Guaporé, nº 214, em frente ao Cemetron, oferecendo estrutura ampliada e ambiente moderno aos usuários.
L
MPRO apresenta balanço da Operação Aruanã e reforça ações de proteção ambiental

MPRO apresenta balanço da Operação Aruanã e reforça ações de proteção ambiental

Coletiva detalha etapas, resultados e continuidade das ações para retomar a Estação Ecológica de Samuel.
L
Sebrae em Rondônia eleva padrão de gestão e infraestrutura com modernização e obras estratégicas

Sebrae em Rondônia eleva padrão de gestão e infraestrutura com modernização e obras estratégicas

Instituição avança em projetos, amplia presença no estado e reforça atendimento aos empreendedores.
L
'Clair Obscur: Expedition 33' vence Game Awards 2025 e se torna maior ganhador da história

‘Clair Obscur: Expedition 33’ vence Game Awards 2025 e se torna maior ganhador da história

O RPG “Clair Obscur: Expedition 33” foi o grande vencedor do Game Awards 2025, levando o prêmio de Jogo do Ano e um total de nove estatuetas, tornando-se o maior ganhador em uma única edição na história da premiação.
L
Sem recepção e 100% digital: hotéis autônomos chegam ao Brasil com diárias de R$ 119

Sem recepção e 100% digital: hotéis autônomos chegam ao Brasil com diárias de R$ 119

Com um modelo de negócio 100% digital e sem recepção, a rede de hotéis autônomos que chegam ao Brasil oferece hospedagem segura e rápida em rodovias, com quartos montados em até 45 dias para quem viaja pelo país.
L
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Ação reforça consumo consciente, preservação ambiental e valorização da cultura amazônica.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.