QUARTA-FEIRA, 21/01/2026

Em destaque

L

Saúde

RETROSPECTIVA – Governo fortalece e aumenta cobertura da atenção de média e alta complexidade da saúde em Rondônia

A construção do novo hospital deve iniciar este ano.

Publicado em 

Responsável pela atenção de média e alta complexidade em Rondônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alcançou feitos inéditos e avançou para solução de problemas históricos em 2021. A maior conquista para a Saúde de Rondônia trata-se da liberação da construção do  novo Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia. O consórcio responsável pela obra foi escolhido por meio de um procedimento transparente na Bolsa de Valores, e a lisura do certame foi comprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A construção do novo hospital deve iniciar este ano.

O novo hospital era um desejo antigo da população e uma necessidade diante do fato da atual unidade, o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, não comporta mais a demanda da população que aumentou ao longo dos anos. O novo hospital permite ao Estado aumentar a cobertura da atenção de média e alta complexidade, pois terá 399 leitos, mais que o dobro do JP II. Atualmente há 10 leitos de UTI e quatro salas de cirurgias, no novo hospital haverá 64 leitos de UTI e 10 salas de cirurgia, além dos novos espaços para inovar na prestação de serviço de saúde aos rondonienses.

Outra unidade hospitalar aguardada há anos pela população, o Hospital de Guajará- Mirim que também teve a continuidade da construção destravada em 2021 com apontamento inovador de como resolver a situação. O projeto da obra do hospital ficou paralisado há anos e não se adequava mais a legislação, então será necessário adequar a legislação atual para ter a liberação para funcionar e receber recursos do Governo Federal.

O escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo operacional da ONU, está fazendo os projetos e as obras devem começar ainda no primeiro semestre deste ano.   A Sesau também utilizou do mesmo método para destravar as reformas dos hospitais Cosme e Damião e Cemetron, que devem ocorrer este ano.

A melhoria da Saúde Estadual faz parte do Plano Estratégico de Rondônia – Um Novo Norte, Novos Caminhos criado pelo Governo do Estado. Para o governador Marcos Rocha, todos os esforços devem estar concentrados em melhorar a qualidade dos serviços à população e ampliar o alcance dos atendimentos aos rondonienses, promovendo assim uma atenção de média e alta complexidade que seja referência no Brasil.

PROJETO ENXERGAR

A continuidade do Projeto Enxergar também foi apontada como uma das grandes conquistas da saúde em 2021. Aproximadamente 8 mil pessoas já fizeram cirurgia de catarata e pterígio no Estado.

‘‘Esse projeto continuará firme agora em 2022 com o objetivo de zerar o quanto antes a fila de cirurgias para essas doenças. De cerca de 550 pessoas cegas, aproximadamente 300 foram operadas e estão enxergando’’, afirma o secretário da Sesau, Fernando Máximo.

SAÚDE INTERIOR

2021 também foi o ano do lançamento do projeto Saúde no Interior, onde médicos especialistas foram atender a população nas regiões mais distantes do Estado por meio de mutirões de consultas clínicas, exames e cirurgias. Nesta primeira etapa, as ações ocorreram no Vale do Guaporé, Zona da Mata e Cone Sul

Cerca de 20 médicos participaram de cada edição do projeto de várias especialidades como cardiologistas, oftalmologistas, ortopedistas, pediatras, endocrinologistas, reumatologistas, geriatras, urologistas, neurologistas e cirurgiões gerais.

O reforço ao atendimento da população também foi feito por meio do Barco Hospital, que fez mais de 21 mil procedimentos médicos em 2021 em várias comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

OPERA RONDÔNIA

Para avançar na realização de cirurgias eletivas, foi criado o Opera Rondônia. Três salas de cirurgias do Hospital, antes usado como Campanha da covid-19, foram utilizadas para este objetivo. Além disso, conforme o secretário, houve o aumento da capacidade de operar no Hospital de Base drº Ary Pinheiro e no Hospital Regional de Cacoal. O secretário informou ainda que está sendo feito credenciamento de hospitais privados para atuarem também nessas operações.

Ainda houve convênios com 11 municípios para ampliar a oferta dessas cirurgias, sendo eles Colorado do Oeste, Porto Velho, Cerejeiras, Vilhena, Jaru, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Nova Mamoré, Ariquemes e Rolim de Moura. O que totaliza um repasse de aproximadamente R$ 15 milhões do Estado para os municípios.

APARELHAMENTO DOS HOSPITAIS

Os municípios receberam reforço no aparelhamento, sendo entregues raio-x digital para Extrema e Cacoal, aparelhos de mamografia para Cacoal e Ji-Paraná; tomógrafo moderno e aparelho videolaparoscopia para o Hospital João Paulo II, em Porto Velho; aparelho e arco cirúrgico para o Hospital Regional de Cacoal; aparelho videolaparoscopia para o Hospital de Base, e aparelhos de ultrassonografia foram entregues há várias unidades.

O governo realizou a entrega de mais de 13 mil meios de locomoção, são cadeiras de rodas motorizadas, cadeiras de banho, muletas e andajares destinados aos que possuem restrição de locomoção.

SOS VACINAÇÃO E TESTAGEM EM MASSA

Apesar do Estado ser responsável apenas pela distribuição das doses de vacina, a Sesau decidiu reforçar a imunização dos rondonienses e criou o SOS Vacinação para somar esforços com as prefeituras no avanço da vacinação.

‘‘Junto com a Agevisa, a Sesau montou uma força-tarefa e através do SOS Vacinação socorreu vários municípios, e assim atuou em cidades como Guajará- Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Ariquemes; Rolim de Moura; Cacoal; Pimenta Bueno e Colorado do Oeste. E isso foi fundamental para aumentar o percentual de pessoas vacinadas no estado’’, considera o secretário.

Semelhante a esta iniciativa, a Sesau também ajudou a promover a testagem em massa para covid-19 nos municípios a exemplo de Guajará- Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Costa Marques e Nova União.

o governo reuniu esforços para criação de leitos que ajudaram na recuperação de vidas, e além disso encaminhou 161 pacientes para serem tratados em outros estados, sendo que 116 foram recuperados. ‘‘Eram pessoas que estavam intubadas, com baixa perspectiva de vida, e voltaram curadas. Uma conquista grande’’, avalia o secretário. Fez ainda o cofinanciamento, ou seja, repasses às prefeituras para ajudar no enfrentamento à pandemia.

PCCR DA SAÚDE

O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores efetivos da Sesau, com previsão de aumento da remuneração, foi aprovado pelo Governo de Rondônia. ‘‘Era um sonho de mais de 20 anos que o Governo realizou, dando mais dignidade aos nossos servidores, e reconhecendo o trabalho realizado por eles’’, afirma o secretário.

DESTAQUES DA SAÚDE ESTADUAL DE RONDÔNIA

–  Primeiro lugar na transparência nas compras covid-19

– Usou unidade de concreto como Hospital de Campanha da covid-19

–  Foi considerado o Estado com mais testagem rápida em massa

– Rondônia é o quarto estado com maior agilidade na distribuição de vacinas

Texto: Vanessa Moura

Fotos: Daiane Mendonça/ Ítalo Ricardo/Frank Néry

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério da Saúde habilita novo centro para saúde do trabalhador em Rondônia

Ministério da Saúde habilita novo centro para saúde do trabalhador em Rondônia

A cidade de Ji-Paraná recebeu a habilitação de uma nova unidade do Cerest, elevando para cinco o número de centros especializados no estado e expandindo a assistência para mais de 40% dos municípios rondonienses.
L
Produção de vacina contra covid fortalece estrutura do SUS

Produção de vacina contra covid fortalece estrutura do SUS

Mobilização da Fiocruz resultou em tecnologia nacionalizada e novas pesquisas para o tratamento de doenças raras e futuras estratégias de imunização no Brasil.
L
CAPS AD promove caminhada no Skate Park em alusão ao Janeiro Branco

CAPS AD promove caminhada no Skate Park em alusão ao Janeiro Branco

Iniciativa busca aproximar serviços de saúde mental da comunidade e oferecer atendimentos gratuitos como testes rápidos e aferição de pressão no dia 30 de janeiro.
L
Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Anvisa determina recolhimento de gliter e pó para alimentos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe a venda de itens de decoração com plásticos e substâncias não autorizadas que eram comercializados na internet.
L
Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Período chuvoso exige alerta, mas Porto Velho reduz em mais de 60% os casos de dengue

Porto Velho registra queda expressiva nos casos de dengue em 2025 e reforça ações de vigilância em saúde.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alerta: Em Rondônia, as chuvas devem se intensificar nas próximas 24 a 48 horas

Alerta: Em Rondônia, as chuvas devem se intensificar nas próximas 24 a 48 horas

A capital Porto Velho será a cidade mais atingida por chuvas de nível 3, com potencial para registrar alagamentos em diversos bairros. Entre os dias 20 e 26, a previsão aponta para volumes diários de chuva de 50 milímetros ou mais.
L
MEC anuncia sanções para cursos de medicina com baixo desempenho

MEC anuncia sanções para cursos de medicina com baixo desempenho

A primeira edição do Enamed revelou que 30% das faculdades avaliadas tiveram resultados insatisfatórios, o que gerará medidas como redução de vagas e suspensão do Fies.
L

GIRO NEWS: Paulo Alberto Ferreira Neto revela a alma do Rio Madeira em livro simbólico

o programa GIRO NEWS recebe Paulo Alberto Ferreira Neto, escritor que transforma o Rio Madeira em personagem central de uma obra que vai além da geografia e mergulha na alma da Amazônia.
L
Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

O Ministério da Educação oferece 594 mil bolsas de estudo na maior edição da história do programa, com oportunidades distribuídas entre mensalidades integrais e parciais.
L
Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

Moraes autoriza redução de pena do coronel Marcelo Câmara

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, permitiu que o militar condenado por envolvimento em trama golpista utilize a leitura e o estudo para diminuir seu tempo de permanência na prisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo do Brasil abre mil novas vagas para municípios reforçarem combate à fome

Governo do Brasil abre mil novas vagas para municípios reforçarem combate à fome

Prefeituras têm até 31 de janeiro para aderir à Estratégia Alimenta Cidades +1000, que promove inovação na busca por soluções alimentares saudáveis para os centros urbanos.
L
Vereador Dr. Gilber discute prioridades de infraestrutura em Porto Velho

Vereador Dr. Gilber discute prioridades de infraestrutura em Porto Velho

O parlamentar reuniu-se com o secretário da Seinfra para planejar ações de drenagem, pavimentação e manutenção viária que devem ser executadas ao longo de 2026.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo visita SEMUSA e acompanha aplicação de quase R$ 50 milhões na saúde de Porto Velho

Deputado Coronel Chrisóstomo visita SEMUSA e acompanha aplicação de quase R$ 50 milhões na saúde de Porto Velho

Recursos indicados pelo parlamentar estão sendo aplicados em UPAs, UBSs, USFs, compra de ambulâncias e custeio de média e alta complexidade.
L
Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Dra. Taíssa intercede junto à Caerd para garantir abastecimento de água no distrito de Surpresa

Iniciativa fundamenta-se nos relatos da comunidade local, que enfrenta sérias dificuldades devido à inexistência de uma rede de encanação adequada para atender as famílias da região.
L
Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Alex Redano indica criação de postos do IML e contratação de médicos legistas no interior de Rondônia

Indicação visa garantir atendimento pericial mais rápido e humanizado às famílias.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende quatro motos adulteradas em rodovias de Rondônia

PRF apreende quatro motos adulteradas em rodovias de Rondônia

As fiscalizações ocorreram nas BRs 364 e 319, resultando na prisão de quatro homens e na recuperação de um veículo com registro de roubo durante ações de combate à criminalidade.
10
Motociclista morre após perder o controle e bater em meio-fio

Motociclista morre após perder o controle e bater em meio-fio

Um acidente fatal foi registrado na tarde desta terça-feira na avenida Guaporé, onde um homem perdeu o controle de sua motocicleta ao tentar ajustar uma peça que carregava sob a roupa.
18
Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

Colisão entre motos deixa jovem ferido na zona sul de Porto Velho

O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira na avenida Jatuarana após uma manobra de conversão, resultando em um motociclista socorrido pelo Corpo de Bombeiros.
12
Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Criança de três anos é baleada no rosto em Rondônia

Uma menina foi atingida durante troca de tiros entre criminosos na noite de domingo, quando passava de carro com a mãe em uma rua próxima a uma garagem de veículos.
16
Morte em presídio de Vilhena foi homicídio, diz polícia

Capotamento na RO-010 deixa vítima presa às ferragens em Rolim de Moura

Um grave acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate do Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira, entre as linhas 180 e 176, após veículo capotar na rodovia.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LOC – AMAZONIA SERVICOS DE LOCAÇÃO LTDA

Licença Ambiental Simplificada LAS nº 676 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: Claudenir de Souza Jordão

LICENÇAS DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO –
L
Feirinha da ACEP celebra aniversário de Porto Velho na EFMM

Feirinha da ACEP celebra aniversário de Porto Velho na EFMM

O evento gratuito Compre Mais Aqui acontece nos dias 24 e 25 de janeiro para fortalecer o comércio local e oferecer promoções exclusivas em comemoração aos 111 anos da capital.
L
Produção com kits importados ameaça 69 mil empregos

Produção com kits importados ameaça 69 mil empregos

Estudo da Anfavea alerta para os riscos da montagem de veículos desmontados no Brasil, prevendo perdas bilionárias na arrecadação e no setor de autopeças.
L
Com a nota 4 conquistada na avaliação do Enamed, o curso de Medicina da Unir se destaca como o melhor de Rondônia

Com a nota 4 conquistada na avaliação do Enamed, o curso de Medicina da Unir se destaca como o melhor de Rondônia

A UNIR, Campus José Ribeiro Filho, continua classificada entre as 163 melhores do país. O resultado, impulsionado pelo bom desempenho dos acadêmicos, destaca a instituição e a diferencia das demais na Região Norte tanto públicas quanto privadas – que registraram os piores resultados em nível nacional.
L

Recebimento da Licença Ambiental: FISIO & CO – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS, Nº 016.00306.002/2024-SUL
L
Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Dra. Taíssa garante restabelecimento de energia na Aldeia Sagarana

Ação reforça o compromisso com os Povos Originários e resultou em uma vitória para as comunidades tradicionais de RO.
L
Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Alerta: Religar energia por conta própria aumenta risco de acidentes e pode ser fatal

Em dois anos, cinco mortes foram registradas em Rondônia por autorreligação; Energisa reforça orientações de segurança e canais oficiais para religação segura.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.