QUINTA-FEIRA, 24/07/2025

L

Saúde

Agevisa participa de audiência pública e articula implementação do Programa Saúde na Escola em todos os municípios

A diretora reforça que os municípios devem estar sensibilizados para pactuar com as escolas estaduais, e vice-versa, visando o trabalho conjunto.

Publicado em 

Agevisa participa de audiência pública e articula implementação do Programa Saúde na Escola em todos os municípios - News Rondônia

Representantes das Secretarias de Estado da Saúde e Educação participaram este mês, da Audiência Pública que tratou da implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) no Estado de Rondônia. Os representantes apresentaram as demandas inerentes ao programa.

A audiência aconteceu após o tema ter sido discutido previamente entre a Agência de Vigilância e Saúde (Agevisa) e os deputados que presidem comissões, Dr. Neidson e Adelino Follador. “Essa audiência é fruto de algumas reuniões que tivemos, nas Comissão de Saúde e de Educação da Casa de Leis e também em nosso gabinete. “, destacou o deputado estadual Neidson, à imprensa.

Agevisa participa de audiência pública e articula implementação do Programa Saúde na Escola em todos os municípios - News Rondônia

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, reconhece como necessária a união das forças institucionais para efetivar o programa. “A consolidação do programa no Estado, permite avançar rumo a ampliação da nossa rede de atendimento por parte da vigilância em saúde. A comunidade escolar é uma camada expressiva da população rondoniense, e o Governo do Estado pretende ampliar o atendimento de saúde pública para esse público”, refletiu.

A coordenadora do programa na Agevisa, professora Maria Inês Fernandes, apresentou as demandas necessárias para implementação e destacou as particularidades que suscitam condições estruturais, logísticas e de recursos humanos para efetivar o PSE em todos os estabelecimentos de ensino do estado de Rondônia.

Após a apresentação do programa, feito por Maria Inês, os integrantes da mesa discutiram sobre a situação exposta, e ficou acordado pelos parlamentares, que eles encaminharão ao Executivo, a indicação para criação de um Projeto de Lei sobre a promoção e prevenção da saúde e educação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

PSE

O PSE conta com importantes ações desenvolvidas no Estado: verificação da situação vacinal; de prevenção à covid-19; de combate ao mosquito Aedes aegypti; ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; das violências e dos acidentes; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; da segurança alimentar e nutricional, alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; identificação de estudantes com sinais de agravos negligenciados: hanseníase, verminoses, tracoma e tuberculose; promoção da saúde ocular/e auditiva e identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração; avaliação da saúde bucal e aplicação tópica de flúor; direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/Aids; e da cultura de paz, cidadania e direitos humanos.

No entanto, os desafios para execução desse programa são formados por Grupos Gestores Intersetorial GTI-E; fortalecer Grupos Gestores Intersetorial Municipal GTI-M; definir estratégia unificada de ações de educação e saúde nos municípios, e garantir instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações do PSE nas diversas instâncias de governo.

AGEVISA

A gerente da vigilância epidemiológica da Agevisa, Arlete Baldez, disse que a implementação do PSE tem importância ímpar nos 52 municípios de Rondônia. “Hoje o programa está em 828 escolas do Estado, mas faz necessário que todos esses benefícios cheguem a todos os estudantes das 1397 escolas de Rondônia.”

Para Arlete, o fato do programa NutriSUS não estar em todas as creches do Estado ainda é um grande problema, sobretudo, porque essa estratégia de fortificação alimentar tem como objetivo atender crianças com idade entre 6 e 45 meses; potencializar o pleno desenvolvimento infantil; prevenir e controlar as deficiências de vitaminas e minerais; e promover garantias de direitos básicos das crianças.

“A Agevisa tem se esforçado no sentido de construir estratégias específicas de atenção ao Programa Saúde na Escola, consolidando parcerias fundamentais para a implementação do PSE em Rondônia”. Baldez destacou ainda a importância da aquisição de equipamento móvel para o PSE, por meio de parcerias institucionais, fazer prestação de serviços, atendendo a demanda dos municípios.

SESAU

O chefe de Núcleo da Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Claudemilson Duran, falou que a implementação do PSE deve ser feita através de uma gestão compartilhada, e a instituição do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) estadual é o instrumento, que deve ser estabelecido com maior brevidade, uma vez que garante apoio aos grupos municipais. Para Duran, o grande desafio na implementação do PSE é a rotatividade de secretários de saúde e profissionais de enfermagem nos municípios, bem como, a ausência de recursos financeiros específicos para atender a implementação do PSE nos 52 municípios.

“Embora o programa esteja sendo pactuado desde 2013, ainda há nas gestões municipais um grande desconhecimento da sua potencialidade, sobretudo, na pactuação das escolas estaduais; não oportunizando que as estratégias atendam os jovens e adolescentes, que são uma população de mais carência de informações sobre prevenção do HPV, das sífilis, Aids, hepatites virais, gravidez na adolescência”, disse.

SEDUC

Segundo a diretora-geral da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Irany Oliveira, é fundamental que as ações do Programa Saúde na Escola sejam planejadas de forma conjunta. Para a diretora geral, é necessário que a saúde e a educação planejem as 13 ações pactuadas no PSE, que serão implementadas no interior da escola, visto que o calendário escolar tem as suas especificidades nos 200 dias letivos.

“Nossa preocupação é realizar as ações de promoção e prevenção à saúde escolar, como uma forma de garantia o direito dos estudantes. Nesse sentido, nós pedimos à equipe de saúde dos municípios que atendam às demandas específicas de saúde na escola”. Irani informa ainda que as 18 coordenadorias regionais de educação já dispõem de um coordenador do PSE para fazer interface com todos os municípios de suas jurisdições. A diretora reforça que os municípios devem estar sensibilizados para pactuar com as escolas estaduais, e vice-versa, visando o trabalho conjunto.

De acordo com a diretora, a implementação da Saúde na Escola é fundamental, pois hoje a ação obrigatória no ciclo 2021/2022 do PSE é a prevenção à covid-19 na escola, e a própria Seduc tem realizado diversas ações por meio de plataformas digitais, sob prevenção do coronavírus nas escolas. A professora informa também que a Seduc aquisicionou materiais e insumos para garantir a volta às aulas com segurança nas escolas estaduais e municipais de Rondônia.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Conforme o deputado estadual Dr. Neidson, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e proponente da Audiência Pública, o PSE demonstra objetivos claros, métodos específicos de atendimento e monitoramento das ações de saúde nas escolas, mas, “como podemos observar, o grande desafio encontra-se na ausência de recursos específicos para implementar as ações que vêm ao encontro à garantia de direitos às crianças, adolescentes, jovens e adultos, matriculados na Rede Estadual de Ensino”.

Fonte

Texto: Aurimar Lima

Fotos: Thyago Lorentz

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Casos de Síndrome respiratória aguda grave diminuem no Brasil, aponta Fiocruz

Casos de Síndrome respiratória aguda grave diminuem no Brasil, aponta Fiocruz

Boletim Infogripe revela queda geral nas hospitalizações por SRAG, mas mantém alerta para alta incidência entre crianças pequenas e idosos em algumas regiões.
L
Ministério da Saúde lança edital para programa "Agora Tem Especialistas" com 1,7 mil vagas para médicos

Ministério da Saúde lança edital para programa “Agora Tem Especialistas” com 1,7 mil vagas para médicos

O programa “Agora Tem Especialistas” busca preencher a lacuna de profissionais na Atenção Especializada do SUS e oferece bolsa-formação de R$ 10 mil aos selecionados.
L
Prefeitura de Porto Velho leva testagens e vacinação contra hepatites virais a caminhoneiros

Prefeitura de Porto Velho leva testagens e vacinação contra hepatites virais a caminhoneiros

Campanha itinerante reforça prevenção das hepatites virais com ação noturna em postos de combustível
L
Porto Velho avança na saúde com melhorias em UPAs, Policlínica Ana Adelaide e Samu

Porto Velho avança na saúde com melhorias em UPAs, Policlínica Ana Adelaide e Samu

Fiscalizações apontam avanços na estrutura, insumos e atendimento das unidades de saúde em Porto Velho
L
Programa Agora Tem Especialistas lança edital com 1.778 vagas

Programa Agora Tem Especialistas lança edital com 1.778 vagas

Ministério da saúde publicará nesta quinta-feira, 24 de julho de 2025, o edital do programa agora tem especialistas, visando ampliar o número de médicos em regiões carentes e reduzir o tempo de espera.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Coluna social Marisa Linhares destaca movimentação em Cacoal com GWM, aniversários e viagens

Na coluna social Marisa Linhares, destaque para entrega de modelos eletrificados GWM na Mega Motors, aniversários de Linda Von Rondon e Márcio Ermenegildo, e férias de empresários em João Pessoa
L

Falaê PodCast | Entrevista Laurindo Silva, coordenador do CRAS Betinho

O Falaê Podcast desta quinta-feira, dia 24, às 18h, recebe Laurindo Silva, coordenador do CRAS Betinho.
L

Agenda News | Entrevista Andressa Fabiana – artista visual

Nesta quinta-feira, dia 24, às 17h, o Agenda News recebe Andressa Fabiana, artista visual à frente do Estúdio Lettere, para uma conversa inspiradora sobre a arte do lettering. O tema do programa será: “Palavras ganham forma, cor e sentimento com lettering.”
L
Chuva prevista em Rondônia nos próximos dez dias pode aliviar seca, mas baixa umidade ainda preocupa

Chuva prevista em Rondônia nos próximos dez dias pode aliviar seca, mas baixa umidade ainda preocupa

Previsão aponta precipitações leves entre 15 e 20 mm em Rondônia, enquanto Inmet alerta para baixa umidade do ar e riscos à saúde.
L
agenda-news-grego-original-aquece-a-semana-com-happy-friday-feijuka-com-rock-e-especial-indie-e-emo

Agenda News: Grego Original aquece a semana com Happy Friday, Feijuka com Rock e Especial Indie e Emo

Música, sabor e nostalgia se encontram no Grego Original. Uma agenda repleta de rock, happy hour, feijoada e tributos que vão agitar Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

Feirão do Emprego em Porto Velho vai conectar jovens ao mercado de trabalho, diz Paulo Moraes

Feirão do Emprego em Porto Velho, no dia 11 de agosto, oferece vagas, palestras e serviços gratuitos para facilitar o acesso de novos candidatos ao mercado.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita instalação de totens de segurança em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita instalação de totens de segurança em Guajará-Mirim

Proposta reforça segurança pública com tecnologia de vigilância, botão de emergência e comunicação direta com a polícia
L
Dra. Taíssa solicita projeto de bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim para garantir segurança e valorizar o Festival Duelo na Fronteira

Dra. Taíssa solicita projeto de bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim para garantir segurança e valorizar o Festival Duelo na Fronteira

Deputada defende melhorias na infraestrutura do espaço cultural, um dos maiores símbolos do município
L
Jaime Bagattoli entrega R$ 500 mil ao Abrigo Pingo de Gente e doa van para transporte das crianças em Cacoal

Jaime Bagattoli entrega R$ 500 mil ao Abrigo Pingo de Gente e doa van para transporte das crianças em Cacoal

Recurso destinado por Jaime Bagattoli fortalece atendimento no abrigo infantil com novos equipamentos e veículo para deslocamento escolar e médico.
L
UBS Elói de Lima Machado recebe cadeira odontológica com apoio de Gislaine Lebrinha

UBS Elói de Lima Machado recebe cadeira odontológica com apoio de Gislaine Lebrinha

Equipamento entregue em Ministro Andreazza reforça a atenção básica do SUS após articulação da deputada e solicitação da vereadora Jucileia Alves
L
Cláudia de Jesus solicita construção de Centro de Referência em Saúde Indígena para Rondônia

Cláudia de Jesus solicita construção de Centro de Referência em Saúde Indígena para Rondônia

Proposta quer ampliar o acesso à saúde respeitando culturas e direitos dos povos originários
L
Publicidade

POLÍCIA

Forte colisão entre motos deixa jovem ferido no Jardim Santana

Forte colisão entre motos deixa jovem ferido no Jardim Santana

Acidente no cruzamento da Raimundo Cantuária com Mané Garrincha envolveu moto de aplicativo; vítima foi levada à UPA Leste.
12
Vulgo “Terror do PCC” é preso no centro de Porto Velho

Vulgo “Terror do PCC” é preso no centro de Porto Velho

O suspeito foi levado para a Central de Flagrantes e permanece à disposição da Justiça.
10
Carros invadem calçada de comércio em grave acidente

Carros invadem calçada de comércio em grave acidente

Colisão aconteceu no cruzamento da Dom Pedro II com Guanabara, em Porto Velho
14
Motociclista atropela cachorro na Avenida Rio de Janeiro e sofre queda

Motociclista atropela cachorro na Avenida Rio de Janeiro e sofre queda

A vítima foi socorrida ao Unidade de Saúde na Zona Leste.
12

Homem é preso com garrucha após agredir esposa por ciúmes em Porto Velho

Vítima foi impedida de sair de casa e precisou pedir ajuda por mensagens; arma foi apreendida
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho esclarece processo de contratação de alimentação hospitalar para maternidade

Prefeitura de Porto Velho esclarece processo de contratação de alimentação hospitalar para maternidade

Administração municipal reforça que não há contrato assinado ou fornecedor homologado; procedimento segue Lei de Licitações
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): CLINICA GEMELLI LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE LAPP
L
Rapper Oruam é classificado como de "alta periculosidade" ao ser preso no Rio de Janeiro

Rapper Oruam é classificado como de “alta periculosidade” ao ser preso no Rio de Janeiro

Após se entregar à polícia, Oruam foi apontado como de “alta periculosidade” pelo sistema prisional do RJ; ele responde por sete crimes, incluindo tráfico e ameaça.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAPP): LIMA BEZERRA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE- LAPP
L
 Governo Federal anuncia R$ 2,3 bilhões para construção de creches e transporte escolar em 1.455 municípios

 Governo Federal anuncia R$ 2,3 bilhões para construção de creches e transporte escolar em 1.455 municípios

Pelo Novo PAC, 505 creches e 1.000 veículos escolares serão entregues a cidades de todas as regiões; foco é ampliar acesso à educação básica.
L
França anunciará reconhecimento do Estado Palestino em setembro, afirma Macron

França anunciará reconhecimento do Estado Palestino em setembro, afirma Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou que a França fará o reconhecimento formal do Estado palestino na Assembleia Geral das Nações Unidas, tornando-se a primeira grande potência ocidental a fazê-lo.
L
SGB e Marinha mapeiam Itacoatiara para assegurar monitoramento hidrológico essencial na Amazônia

SGB e Marinha mapeiam Itacoatiara para assegurar monitoramento hidrológico essencial na Amazônia

O Serviço Geológico do Brasil e a Marinha do Brasil realizaram um monitoramento geodésico na Estação Fluviométrica de Itacoatiara, no Amazonas, para garantir a continuidade da coleta de dados do Rio Amazonas e apoiar ações preventivas na região.
L

Requerimento da Outorga: RONALDO RODRIGUES DOS SANTOS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.