SEGUNDA-FEIRA, 14/07/2025

L

Saúde

NOVEMBRO AZUL – Mesmo com percentual baixo de casos, público masculino deve ficar atento aos sintomas do câncer de mama

A unidade de Barretos de Porto Velho atende ainda a demanda de pacientes vindos do Sul do Amazonas, Roraima, Acre, bolivianos, peruanos e indígenas.

Publicado em 

NOVEMBRO AZUL - Mesmo com percentual baixo de casos, público masculino deve ficar atento aos sintomas do câncer de mama - News Rondônia

O câncer de mama no homem é uma doença rara e talvez por isso pouco divulgada. Mesmo com pequena incidência de casos, pode vir a acometer a população masculina da mesma forma como afeta as mulheres, embora o percentual de casos diagnosticados em homens seja de apenas 1%.

Enquanto isso, 99% do total incidem entre as mulheres no mundo inteiro, inclusive no Brasil, além de ser o tipo que causa mais mortes entre o público feminino, segundo a médica mastologista do Hospital de Amor da Amazônia (HAA), Betânia Rocha.

Em 2021, foram atendidos na unidade hospitalar somente três homens com câncer de mama. O Governo de Rondônia participa dessa parceria com o  HAA, por meio da assinatura de um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para o repasse de cerca de R$ 4 milhões, contribuindo assim para às ações de prevenção e tratamento de câncer em homens e mulheres.

A unidade de Barretos de Porto Velho atende ainda a demanda de pacientes vindos do Sul do Amazonas, Roraima, Acre, bolivianos, peruanos e indígenas.

Por causa da visão preconceituosa, a população masculina não comparece às unidades de saúde em busca de cuidados preventivos e, quando o faz, a doença já se agravou. “O maior desafio do homem é vencer esse preconceito. A maioria não costuma procurar assistência à saúde para exames preventivos, muito menos para verificar a saúde das mamas. Quando procuram essa avaliação é porque na maioria das vezes já tem essa alteração”, comenta a mastologista.

O principal sintoma no homem é o nódulo, o caroço na aréola do mamilo, ou na axila, e ainda uma “ferida” na região da mama, que o homem pode sentir passando a mão nessa parte do corpo durante o banho ou ao dormir. “Se constatar qualquer anormalidade é preciso procurar os cuidados médicos o mais rápido possível”, orienta.

Uma outra situação é quando ocorre uma mutação genética e a pessoa fica sujeita a contrair o câncer de mama, pois o gene é modificado. Isso pode acontecer com o homem também. Se o médico descobre um caso de câncer de mama em um homem da família é um sinal importante a ser investigado. O médico deve ficar atento e buscar junto aos parentes se houve algum tipo de mutação genética.

O cenário da doença em homens em Rondônia não é diferente do restante do país. O câncer mamário masculino se comporta como uma doença rara nos mesmos níveis de incidência de outras regiões. “Por isso, o recomendável é que o homem deve fazer também, como a mulher faz, se cuidar. Procurar inclusive, conhecer melhor seu corpo”, lembra Betânia.

VIDA SAUDÁVEL

A prática de um estilo de vida saudável também ajuda tanto no caso da mulher quanto no do homem para a prevenção da doença. A especialista diz que não se pode descuidar de atividades físicas frequentes na prevenção ao sobrepeso. Deve ser evitado ainda o consumo de bebida alcoólica em excesso. Se a pessoa conseguir mudar seus hábitos e adotar um estilo de vida saudável, estará evitando não só o câncer de mama, mas também outras doenças.

A prevenção é a grande arma contra a doença e por isso é importante que o homem, de acordo com a médica Betânia Rocha, procure regularmente um clínico geral, ou um urologista para fazer os exames preventivos de imagens e laboratoriais, o seu check up, mesmo sem estar sentindo qualquer sintoma.

IGUALDADE

O tratamento do câncer de mama é um direito do homem e da mulher e pode ser realizado da mesma forma no hospital particular, do Governo do Estado e no Hospital de Amor Amazônia. Na hipótese de se confirmar o diagnóstico de câncer de mama no homem, geralmente 99% dos caos são tratados com a realização da mastectomia, ou seja, a retirada da mama, da aréola e a pele do mamilo.

Já no caso da mulher, há uma lei que dá a ela o direito da reconstituição mamária, por meio de prótese ou rotação de retalho do abdômen ou do dorso (costas) para a mama. O homem já não tem esse desejo, mas sim, o mesmo direito de receber o tratamento, com quimioterapia e até o mesmo cirurgia.

Os procedimentos para assistência à saúde, segundo a enfermeira responsável pelo Setor de Prevenção ao Câncer do HAA, Andressa Furtado, seguem os seguintes passos: marca-se uma avaliação com a mastologista e dependendo da idade é feita a mamografia e a ultrassonografia. Antes da avaliação com o urologista, é feita uma entrevista e se ouve os mais diferentes tipos de relatos.

A enfermeira diz que uns afirmam que estavam aguardando resultado de biópsia, outros, o chamado para mamografia pela regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e alguns chegam a  afirmar que “eu só vim porque minha mulher mandou”.  São poucos os homens que admitem estarem ali para realizar exames de rotina. “Mas isto também acontece muito com as mulheres. A maioria nos procura, e é uma cultura aqui da região Norte, só quando sentem alguma anormalidade na mama”, diz Andressa.

Prossegue-se assim, com os exames de investigação seja biópsia, cirurgia e afins.

Boletins do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde, indicam que em 2017 houve no país 16.724 mortes por câncer de mama feminino e 203 mortes por câncer de mama masculino.

Em 2016, outras 16.069 mortes por câncer de mama feminino no país e 185 mortes por câncer de mama masculino e, em 2015, foram registradas 15.403 mortes por câncer de mama feminino e 187 mortes por câncer de mama masculino.

O tratamento do câncer de mama masculino é semelhante ao tratamento do câncer feminino, sendo indicada a realização de mastectomia – retirada da mama, aréola e tecido mamário; quimioterapia e hormonoterapia. Como o diagnóstico é, na maioria das vezes tardio, a taxa de cura pelo método terapêutico é baixa.

O diagnóstico do câncer de mama masculino é tardio, pois os homens não costumam ir ao médico quando os sintomas são pouco intensos. Dessa forma as células tumorais continuam a se multiplicar, sendo o diagnóstico realizado apenas no estágio mais avançado da doença.

Por isso, a doença tem pior prognóstico nos homens em comparação aos registrados em mulheres. O fato do homem também possuir glândula mamária e hormônios femininos, apesar de ser em menor quantidade do que na mulher, constitui fator de risco. No entanto, é raro e mais comum de acontecer em homens com idade entre 50 e 65 anos, principalmente quando há casos de câncer de mama ou de ovário na família.

GINECOMASTIA

A ginecomastia apontada como a doença mais comum da mama masculina não é um tumor, mas um aumento da quantidade de tecido mamário. Geralmente, os homens têm pouco tecido mamário para ser sentido ou percebido. Em alguns homens os sintomas da ginecomastia são mais aparentes, podendo a mama se parecer com seios pequenos. Embora seja mais comum que o câncer de mama em homens, pode ser percebido como um crescimento sob o mamilo, por isso é importante que qualquer protuberância seja examinada por um médico.

Aparece com maior frequência entre os adolescentes, quando o equilíbrio dos hormônios no corpo muda durante a fase de transformação para adulto. Também é comum em homens mais velhos, devido às mudanças em seu equilíbrio hormonal.

Com alguma raridade, a ginecomastia ocorre quando tumores ou doenças de determinadas glândulas endócrinas aumentam a produção de estrogêneo no corpo do homem. As glândulas masculinas normalmente produzem estrogênio, mas não o suficiente para provocar o crescimento da mama. Doenças no fígado, um órgão importante no metabolismo dos hormônios masculinos e femininos, podem alterar o equilíbrio dos hormônios masculinos e levar à ginecomastia. A obesidade é outro fator que pode aumentar os níveis do estrogênio nos homens.

Alguns medicamentos podem causar ginecomastia, como os utilizados para o tratamento de úlceras, azia, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e problemas psiquiátricos. Os homens com ginecomastia devem pedir maiores explicações  aos médicos sobre efeitos colaterais de alguns medicamentos.

A síndrome de Klinefelter é uma enfermidade genética rara que pode levar à ginecomastia, bem como aumentar o risco de um homem desenvolver câncer de mama.

Existem muitos tipos de tumores de mama benignos, como papilomas e fibroadenomas, de acordo ainda com relatos da American Cancer Society. Tumores benignos não se disseminam além da mama e não são fatais. Tumores benignos da mama são comuns em mulheres e raros em homens.

PRINCIPAIS TIPOS

Carcinoma ductal in situ (CDIS) também denominado carcinoma intraductal, cujas as células cancerígenas se formam nos ductos da mama, mas não invadem as paredes dos ductos para o tecido adiposo da mama ou se disseminam além da mama. O CDIS representa cerca de 10% dos casos de câncer de mama em homens. É quase sempre curável com tratamento cirúrgico.

Carcinoma lobular in situ conhecido ainda como neoplasia lobular. Não é um verdadeiro câncer pré-invasivo porque não se transforma em um câncer invasivo se não for tratado, mas está relacionado a um risco aumentado de câncer invasivo em ambas as mamas. É raro em homens.

Carcinoma lobular invasivo é um tipo de câncer de mama que começa nas glândulas produtoras de leite (lobos), podendo se disseminar para outras partes da mama e do corpo. O carcinoma lobular invasivo é muito raro em homens, representando apenas 2% dos cânceres de mama masculinos. Isto ocorre porque os homens não possuem muito tecido lobular.

A doença de Paget começa nos ductos mamários e se dissemina para o mamilo ou auréola. A pele do mamilo geralmente apresenta crostas, escamas, vermelhidão, com áreas de prurido (coceira), inchaço, queimação ou sangramento. Pode estar associada ao carcinoma ductal in situ ou com o carcinoma ductal invasivo. A doença de Paget representa de 1 a 3% dos cânceres de mama feminino e um percentual um pouco maior (5%) para os cânceres de mama masculinos.

O câncer de mama inflamatório é um tipo agressivo, mas raro. Esse tipo de câncer deixa a mama inchada, vermelha e quente ao invés de formar um nódulo. Ele pode ser confundido com uma infecção mamária. É muito raro em homens.

TIPOS ESPECIAIS

Existem alguns tipos especiais de câncer de mama que são subtipos do carcinoma invasivo. Eles são menos comuns do que os cânceres de mama mencionados acima. São eles: o carcinoma adenoide cístico (ou adenocístico), carcinoma adenoescamoso de baixo grau, carcinoma medular, carcinoma mucinoso (ou coloide), carcinoma papilar, carcinoma tubular, carcinoma metaplásico, carcinoma micropapilar e o carcinoma misto (tem características de ductal invasivo e lobular).

Os outros tipos de câncer de mama em homens são: Carcinoma Ductal In Situ cujas células cancerígenas se formam nos ductos da mama, mas não os invadem ou espalham para fora da mama e é quase sempre curável com cirurgia; Carcinoma Lobular Invasivo apresenta crescimento no lóbulo da mama e corresponde ao tipo mais raro nos homens; e a Doença de Paget que começa nos ductos mamários e provoca crostas no mamilo, escamas, coceira, inchaço, vermelhidão e sangramento. Pode estar associada ao carcinoma ductal in situ ou com o carcinoma ductal invasivo.

Há ainda o câncer de mama inflamatório considerado muito raro nos homens e consiste na inflamação da mama que provoca o seu inchaço, vermelhidão e queimação, ao contrário de formar um nódulo.

Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Abdoral Cardoso e Daiane Brito

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho lança campanha Julho Amarelo para prevenção das hepatites virais

Porto Velho lança campanha Julho Amarelo para prevenção das hepatites virais

Ação da Prefeitura de Porto Velho reforça testagem gratuita, vacinação e informações sobre hepatites virais em toda a rede municipal de saúde.
L

Gestão Marcos Rocha investe em unidades de saúde e fortalece rede hospitalar de Rondônia

Rede hospitalar de Rondônia recebe investimentos da gestão Marcos Rocha com foco em qualidade, modernização e ampliação de atendimentos em diversas regiões.
L
Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Campanha Julho Amarelo 2025 reforça ações de prevenção, testagem e vacinação contra hepatites virais em todo o estado de Rondônia.
L
Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Evento da Comissão Intergestores Bipartite reúne Sesau e secretários dos 52 municípios de Rondônia para pactuar políticas de saúde do SUS.
L
Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Com 99% concluída, reforma do Cemetron amplia estrutura, adiciona 10 leitos de UTI e mantém serviços do SUS em Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Alicante Bouschet em grande estilo: Encostas de Estremoz Grande Reserva reafirma o potencial do Alentejo

Descubra como o Encostas de Estremoz Grande Reserva revela a força da Alicante Bouschet e reafirma o Alentejo como berço de grandes vinhos tintos de guarda.
L

Patrulha Maria da Penha completa 8 anos em Rondônia com mais de 7 mil atendimentos a vítimas de violência doméstica

Projeto da Polícia Militar, em parceria com o TJ e MP, reforça proteção de mulheres e amplia ações com novas viaturas e prédio revitalizado
L

Zeekr 7X será lançado oficialmente no Brasil em agosto

SUV elétrico chega ao país com autonomia de 543 quilômetros e recarga em 13 minutos
L

Porto Velho destaca oportunidades de estágio e desenvolvimento profissional com IEL e Fiero Talentos

Entrevista com Michele Corrêa e Thansey Iara no programa Momento Empresarial detalha funcionamento dos portais de carreira e ações para inserir jovens no mercado de trabalho
L
Hildon Chaves revela plano para disputar o Governo de Rondônia em 2026

Hildon Chaves revela plano para disputar o Governo de Rondônia em 2026

Sem esconder o jogo, Chaves afirmou que está reorganizando a estrutura partidária e percorrendo o estado com o objetivo de fortalecer a sigla e abrir caminho para um projeto majoritário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Com apoio de Dra. Taíssa, 30ª Expoagum reúne multidão em Guajará-Mirim com shows, montaria e gastronomia típica

Evento gratuito teve investimento de R$ 858 mil em emenda parlamentar da deputada, parceria com Sejucel e Governo de Rondônia, e fortaleceu cultura e economia local
L

Dra. Taíssa Sousa fiscaliza obra de pavimentação na RO-420 em Jacinópolis viabilizada por emenda de R$ 2 milhões

Parlamentar destaca importância da estrada para o escoamento da produção rural e reforça compromisso com fiscalização de recursos públicos
L

Ieda Chaves investe mais de R$ 90 mil para impulsionar produção agrícola em Nova Mutum Paraná

Novas estufas e bancadas hidropônicas fortalecem o trabalho da Associação do Observatório Socioambiental
L

Com emenda de Cláudia de Jesus, associação rural de Jaru recebe veículo para reforçar agricultura familiar

Recurso de R$ 100 mil fortalece logística da Associação Cristo Bom Pastor
L

Eyder Brasil garante emenda para realização da 31ª Marcha para Jesus em Porto Velho

Cantor Isaías Saad será a atração principal do evento marcado para 2 de agosto
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido por roubo qualificado é preso em Porto Velho após tentar fugir pulando telhados

Procurado por roubo qualificado, foi capturado pela PM após denúncia e tentativa de fuga cinematográfica
12
Governo de Rondônia reforça policiamento e orienta população sobre segurança nas férias

Governo de Rondônia reforça policiamento e orienta população sobre segurança nas férias

Ações da Polícia Militar de Rondônia aumentam patrulhamento e prevenção para evitar furtos e garantir segurança nas férias escolares.
L
Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Devido a suspeita de morte violenta foi solicitada a presença de Agentes da Delegacia de Homicídios.
18
Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Colisão na zona sul da capital rondoniense deixa acompanhante de paciente do Hospital de Amor lesionada
12
Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Homem cai de motoneta na Rua T-26; falta de pintura e visibilidade do obstáculo são fatores de alerta
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colisão entre carro e moto deixa mulher e duas crianças feridas na zona sul de Porto Velho

O acidente aconteceu na Rua da Fortuna, bairro Areal da Floresta; vítimas foram levadas à UPA Sul e a condutora da moto não possuía habilitação.
12

Dr. Renan Maldonado defende inovação e sustentabilidade no agronegócio durante o Momento Agro

Entrevista destaca os desafios e as oportunidades do setor diante das mudanças climáticas e das exigências do mercado global
L
Lula anuncia comitê liderado por Alckmin para proteger economia brasileira após tarifas dos EUA

Lula anuncia comitê liderado por Alckmin para proteger economia brasileira após tarifas dos EUA

Grupo interministerial terá missão de ouvir setores produtivos e adotar medidas contra impactos econômicos causados pela taxação anunciada por Trump.
L
Universidade Federal Unir se prepara para o retorno das atividades do segundo semestre de 2025.2, com a volta de veteranos e calouros

Universidade Federal Unir se prepara para o retorno das atividades do segundo semestre de 2025.2, com a volta de veteranos e calouros

O período, intitulado como segundo semestre de 2025, começa oficialmente na próxima terça-feira (22).
L
Programa "Brasil Antenado" inicia instalação gratuita de Parabólicas Digitais em cidades sem acesso à TV Aberta

Programa “Brasil Antenado” inicia instalação gratuita de Parabólicas Digitais em cidades sem acesso à TV Aberta

Iniciativa beneficia famílias de baixa renda em 323 municípios, garantindo acesso à TV digital.
L
Novo cadastro nacional de celulares com restrição aumenta segurança na compra

Novo cadastro nacional de celulares com restrição aumenta segurança na compra

Ferramenta unifica dados de roubo, furto e extravio para consulta de IMEI.
L
Prefeitura de Porto Velho inicia capacitação para implantar sistema SEI

Prefeitura de Porto Velho inicia capacitação para implantar sistema SEI

Ferramenta moderniza gestão pública, garante economia e mais agilidade nos processos administrativos
L

Jovem News | Entrevista Luís Norberto

Nesta segunda-feira, dia 14, às 17h, o programa Jovem News recebe Luís Norberto, coordenador da Juventude no governo de Rondônia. Na pauta, as ações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos jovens no Estado. Uma conversa essencial para quem acredita no futuro!
L
Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Cristiane Lopes, que sempre participou da Marcha para Jesus, celebra a oportunidade de contribuir diretamente com o evento.
L
RO-133 recebe 10 km de asfalto e garante mais segurança para Espigão d’Oeste

RO-133 recebe 10 km de asfalto e garante mais segurança para Espigão d’Oeste

Obra fortalece escoamento da produção de calcário e agricultura no município.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.